domingo, 4 de janeiro de 2015

Os Três de Sarah Lotz - Saida de Emergência



Sinopse:

O dia que nunca será esquecido. O dia em que há quatro acidentes de avião, em simultâneo, em diferentes pontos do globo. E três crianças sobreviveram.

O mundo vive atordoado com a trágica coincidência. À beira do pânico global, as autoridades são pressionadas a encontrar as causas que motivaram os acidentes. Com terrorismo e desastres ambientais fora da equação, não parece haver uma correlação lógica, tirando o facto de ter havido uma criança sobrevivente em três dos quatro acidentes.

Intituladas Os Três pela imprensa internacional, as crianças exibem distúrbios de comportamento, presumivelmente causados pelo horror que viveram e pela pressão da comunicação social. Esta pressão torna-se ainda mais intrusiva quando um culto religioso liderado por um ministro fanático insiste que as crianças são três dos quatro profetas do Apocalipse. E se, para mal de toda a Humanidade, ele tiver razão?


Opinião:

Primeira leitura terminada em 2015 e devo dizer que embora reconheça ser um bom livro, demorei imenso a terminar, ajudou a que tenha ficado adoentado e dedicai-me à sua leitura.

O inicio do livro acaba por não prender muito o leitor, há muita informação em diferentes locais e de diferentes personagens o que acaba que não consigamos perceber o que a escritora tem em mente. Soube de casos que acabaram por desistir da leitura do livro mas fui persistente e acabei por ser recompensado, vale a pena, pois permitiu-me uma leitura um pouco diferente do que estou habituado.

Um livro que nos apresenta um misto de fantasia mas que tem tambem todo um ambiente de terror e que em certa medida me faz lembrar o estilo de escrita do Stephen King, mestre neste genero literário.

Uma boa aposta a da Editora, apostar em livros únicos ao invés de sagas / trilogias, pelo menos correm menos riscos, publicando livros com qualidade.

Um bom thriller, repleto de mistérios e que tem um final bem planeado, não me encheu as medidas, mas apartir do momento que me prendi ao enredo não mais parei até terminar.


69 comentários:

  1. Também já tive este livro em mãos mas "valores mais altos se levantaram". A sinopse parece ser interessante mas não deixa uma pessoa muito clarificada sobre o género do livro, mas se dizes que é um thriller com mistérios então é sem dúvida um livro a reter porque adoro. E se a identificas com King ainda melhor. :) É mais um livro a equacionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Se gostas do estilo do King e sei que sim este livro deves gostar seguramente, como sabes não atino muito com o King logo às tantas este livro até te enchia as medidas..

      Mas quem sabe não venhas a ler ;)

      Abraço e bom ano

      Eliminar
    2. Sim, eu sei que achas o King muito descritivo, mas eu delicio-me com as descrições do King. :D Ele consegue fazê-lo de uma forma super cinematográfica, e escreve com ironia. Adoro mesmo. :D Mas não podemos gostar todos do mesmo.
      Yap quem sabe eu não venho a ler, eheh
      Abraço

      Eliminar
    3. Não quer com isto dizer que desista do King, nada disso, tenho aqui por exemlo o 2 volume da serie a Torre Negra por ler e o Insónia, mas sim é um pouco descritivo ;)

      Acho que vais gostar deste :D

      Eliminar
    4. O livro A Escolha dos Três é genial. É incrível como é que eu odiei as fragilidades dos personagens, odiei aquela praia, achei a história completamente insana e... amei o livro. Tudo está interligado de uma forma fantástica, a relação entre Roland e Eddie, Eddie e Odetta... brutal. As viagens pelos portais são muito fixes. Mas se não gostas de King podes achar o livro um pouco chato. Eu como adoro e amei o livro só te posso recomendar.

      Eliminar
    5. E vou ler, fica prometido, só espero e que a Torre Negra, não seja mais uma serie que fique por publicar, enfim vamos aguardar ;)

      Eliminar
    6. Ia para dizer que a Bertrand não costuma deixar sagas pelo meio, mas depois lembrei-me do Jordan. :D Também espero que não deixem a história pelo meio, até porque ela já foi concluída pelo autor.

      Eliminar
    7. lol mas aqui a questão é se vende ou não vende, mas tambem quero que seja terminada e olha que a Berthand tem mais sagas que ficaram a meio :D

      Eliminar
    8. Sim, no que depender de mim vai vender :D

      Eliminar
  2. É uma pena quando um livro é bom, mas acabamos por desistir a meio por não ser cativante.

    Seja como for, ainda não tive oportunidade de ler stephen king (curiosamente, não tenho nenhum livro dele cá em casa) mas sabendo que os livros dele têm sempre uma boa dose de mistério, deixa-me muito curiosa.

    Não me importava de ler Sara Lotz, mas sabendo de antemão que não é uma leitura fácil... hum... não sei não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Penso que se não deres logo um grande avanço no livro, dado a quantidade de locais e persoangens a debitarem-te informação o liro pode não cativar logo de imediato, mas à medida que te vais enquadrando vais começando a ficar mais curioso por saber o que está por trás de tanto mistério ;)

      Sei que tens um plano de poupança para 2015 lol, mas pronto as regras foram feitas para se quebrar lol, quem sabe não será oferta na promoção na compra de 2 leve um grátis :D

      Bjs e bom ano

      Eliminar
    2. Ehhhh não me convences... Acredito que acabe por se tornar interessante, mas para custar a entusiasmar já ando às voltas com o Vinho Mágico...

      Ms fica registada a opinião, nunca se sabe se um dia não resolvo tentar. De preferencia se tiver o e-book :P

      Eliminar
    3. Sempre ouvi dizer que se deve beber com moderação ehehe, mas descansa que a mim acontece-me o mesmo :D

      Olha quem sabe, bem visto ;)

      Eliminar
    4. Não há moderação que me valha. E olha que o vinho da história faz efeito com muito pouco...

      Se encontrar o ebook ainda lhe dou uma oportunidade

      Eliminar
    5. :D estás a deixar-me curioso, ai o Vinho :D

      Fazes bem ;)

      Eliminar
  3. Olá!

    Já há muito que este livro estava na minha mira. E para o desafio da Sofia tinha pensado neste no género thriller, mas acho que vou pensar melhor. Gosto mais quando os livros me prendem desde o início. Mas talvez lhe dê uma oportunidade.
    Melhores livros virão, de certeza :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Fico contente que participes no desafio da Sofia, muito fixe por sinal e sim este livro é bom sem duvida mas não te prende logo de inicio, mas pronto eu não gosto muito do King e é um escritor venerado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha :D
    Sempre fiquei curioso em relação a este livro, não só pela premissa, como pela capa que é bonita. Temo é que ao lê-lo o ache previsível. Não sei explicar bem o porquê, mas sinto que a história não trás nada de novo.

    Nunca li nada do King. Por qual livro achas que devo começar?

    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lud! Se me permites intrometer no comentário, julgo que o Fiacha não é a melhor pessoa para te recomendar King, porque ele não gosta da escrita dele :) Eu também não li muito mas já sabes que é dos meus escritores preferidos. Ele escreveu grandes livros que deram em filmes memoráveis como Carrie, A Tempestade do Século, Shinning ou os Condenados de Shawshank. Eu sugeria-te a saga A Torre Negra, que demorou cerca de 30 anos a concluir, mas acho melhor leres um livro isolado porque podes não gostar da escrita dele e depois ficas com a saga interrompida. E adoro Under The Dome que deu origem à série com o mesmo nome, mas em Portugal A Cúpula também está dividido em dois livros por isso acontece-te o mesmo. A Bertrand tem muitos livros isolados do King por onde podes começar. Alguns mais de terror como Insónia, Meia-Noite e Quatro, A Hora do Vampiro, o Retrato de Rose Madder, e também já encontrei Os Olhos do Dragão em livro de bolso, que me parece ser um livro de fantasia com dragões e tesouros mas com a escrita inigualável e irónica de King, que me arrepia sempre e surpreende com os seus twists. :D Mas é apenas a minha opinião :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Viva Ludgero,

      O Nuno disse tudo não sou grande admirador do King mas a recumendar recomendava a Cupula por serem apenas dois, mas ainda não li, o que mais gostei foi mesmo o primeiro volume da serie Torre Negra (Pistoleiro)

      Abraço e boas leituras e sempre quero ver se gostaste da FC do George Martin :)

      Eliminar
    3. Sinceramente não pretendo ler o Cúpula, por causa da série. Já ouvi coisas menos boas e perdi o interesse. Para além disso, o livro é gigante! Talvez comece pelo Os Olhos do Dragão ou Carrie :D

      Eliminar
    4. Eu vi logo que não era o melhor para te ajudar, mas tens ai já algumas boas sugestões ;)

      Eliminar
    5. Eu por acaso pensava que acompanhavas a série, Lud. Acho que faz o teu género. Eu já vi as 2 temporadas que já saíram e vê-se bem, a segunda temporada é muito melhor que a primeira. Mas a opinião geral é que o livro é muito melhor que a série, mas isso já é normal.
      Concordo que é um livro muito grande para começares por aí. Eu sobre os Olhos do Dragão não faço ideia que história conta, apenas já ouvi dizer que é fantasia à King. Quanto ao Carrie já ouvi dizer maravilhas dele, mas é bem antigo, foi o primeiro livro do autor por isso (na minha opinião) não deve ser dos melhores dele, uma vez que os autores vão sempre evoluindo (alguns :D). De qualquer forma a crítica em relação a esse livro é excelente.

      Eliminar
  5. Boas Fiacha,
    Bem eu só li um livro do King (A Hora do Vampiro) e até que não foi mau, mas também não foi dos que adorei mais. A sinopse deste livro não me despertou a atenção, e pelos vistos, baseado na tua opinião, não deve ser um 'super livro'. Mas prontos, nem todos os livros podem ser do nosso agrado :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não é um super livro, mas reconheco-lhe qualidade sem duvida, se um dia poderes dá-lhe oportunidade :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  6. Sabes que este nunca me interessou? De momento continua a não me interessar mas fica registada a tua opinião. Nunca se sabe o dia de amanhã: p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      É um livro que tem qualidade, mas não tem um ritmo muito alto verdade seja dita ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha, bom ano

    já tinha visto este título antes de chegar a Portugal, sou fan de King desde os 14 anos, mas não me parece que este livro esteja à altura, as críticas dos próprios americanos não são nada boas, mas quem sabe um dia..

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Quem sabe um dia sim, porque na verdade o livro tem a sua qualidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá,

    A minha lista de livros para ler em 2015 é tão grande e ainda agora começamos o ano. Provavelmente este é um dos livros que só vou ler daqui a alguns anos ou nunca.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre a histórias.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      Ui se tens muitos livros em lista pronto compreendo, uma coisa é certa um bom livro é um bom livro e este embora não me tenha enchido as medidas, longe disso, tem qualidade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Não é que o livro seja mau. Mas engonha. E o final é inconclusivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Ora ai está dai ser algo dificil ficarmos de imediato presos ao livro ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Se gostam de livros de vampiros, leiam "A hora fo Vampiri" do King que é muito, muito bom.

    ResponderEliminar
  11. Inicialmente este livro chamou-me a atenção pela sua sinopse mas depois ouvi algumas opiniões menos positivas e pelo que dizes também não é um livro daqueles que ficam na memória, pelo que devo deixar passar :P
    Ainda assim gostei de ler a tua opinião ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Sei que és um grande admirador do S. King, talvez este livro te agrade, não deixes, caso venhas a ter oportunidade, de o ler ;)

      Abrao e boas leituras :)

      Eliminar
  12. Olá Fiacha :)

    Confesso que terror não é DE TODO o meu forte :). Sou uma mariquinhas :), logo dificilmente vou ler o livro acho eu. Mas daqui até ao fim da minha vida pode mudar muita coisa e quem sabe não comece a experimentar ler livros do género!

    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rosana,

      Não e bem terror, tem um pouco de suspense mas dai a terror não....penso que foi um livro que irá ser lido e comentado no vosso blog, depois vês o melhor :D

      Por acaso o terror é algo que ainda quero explorar melhor :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. ...bem, nem com elogios do King vai lá.

    Sinceramente esperava uma "voz diferente" tendo em atenção tratar-se de uma autora não americana,pensando eu,que como tal, com outro imaginário!

    Confesso ter sido esta a segunda vez que me senti "enganado" depois de ler um outro romance de uma autora igualmente sul-africana que a critica associa (?) a esta, Lauren Beukes, com o "As Raparigas Cintilantes", e que tendo as maiores recomendações de grandes autores de ficção e da critica especializada, redunda num triller absolutamente secante e mal escrito.
    Digo eu.

    Este, apesar de todos os clichés kingianos, lê-se um pouco melhor, estando um pouco acima dos livros de iniciação sexual vampiresca ( já não há homems a sério, é preciso que as senhoras recorram a vampiros!, ai ai) de um "Sangue Fresco" da Charlaine Harris, comungando com esta autora o explicito dos seus titulos, tal como o apavorante mas sempre desafiante "Os Três" (para mentes maldosas como a minha) sugere, ehehe.:):)

    Podia bem tratar-se ( atenção, pelo titulo, só pelo titulo! ) de um dos livros SoftPorno ou HardEroticos( a escolha é vossa ) com que esta autora brinda os seus potenciais (noutro ramo do negocio) leitores/as na sua "encarnação" ( de carnal :)) Helena S. Paige.

    Ai as Cast(as).....

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois ubik

      lol és unico e por acaso até estava na ideia de te oferecer este livro, mas vejo que já leste :)

      Sem duvida que este livro tem a sua qualidade, mil vezes melhor que esse tipo de livros, mas ainda assim já li coisas melhores, foi uma aposta da SDE, não sei se ganha :)

      Abraço e boas leituras :D

      Eliminar
  14. Oi Fi, esse livro não me agradou muito, mas é questão de goto mesmo, pois sua resenha está ótima, gostei de lê-la.

    Abraços brasileiros e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Muitas vezes as coisas não são o que parecem, mas tudo bem ehehe

      Bjs e boas leituras por terras de vera cruz :D

      Eliminar
  15. Ois Vanda,

    O livro não tem uma entrada muito envolvente, muita informação que nos deixa um pouco baralhado, mas é um bom livro, quem sabe um dia surja a oportunidade de o leres ;)

    Bjs e bpas leituras

    ResponderEliminar
  16. Olá amigo.
    A sinopse até é interessante se bem que pouco esclarecedora. Mas confesso que não fiquei impressionada. Gostos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Claro e não me parece que este livro te fosse agradar :)...falta de livros por ler não tens :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá amigo Fiacha!

    Bem, aqui está a primeira opinião deste ano! Gostei da sinceridade e da forma como referiste a história sem contares nada de relevante. Muito bem!

    Tenho curiosidade e gosto de um bom thriller, mas não é uma prioridade. =)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      Sim por norma tendo não revelar pormenores importantes, embora por vezes as sinopses já o façam :)

      Talvez até gostasses deste livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá Corvo

    Depois de ler a tua opinião e os comentários fiquei com vontade de não ler este livro, pelo menos tão depressa, mas se o encontrar "por ai" virá para casa...

    Podias ter escolhido um livro que tivesse feito BANG!!! para começar o ano :P :D

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Sendo tu um colecionador da BANG! acredito que um dia irá para a tua estante :D

      Já o tinha começado a ler em 2014 e sim esperava um livro um pouco diferente, ainda assim tem qualidade ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá Fiacha.

    A sinopse é bem interessante e deixa-me logo uma série de questões para resolver.
    Quem sabe um dia, mas para já tenciono ler outras coisas. King é uma delas, tenho de pifar mais uns livros ao meu irmão :P

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Nada como experimentares S. King, nunca atinei muito mas pode ser problema meu.

      Este livro é algo diferente do habitual, gostei de o ter lido ;)

      Bjs e boas leirturas

      Eliminar
  20. Ora aqui está um livro que ficou-me na vista quando saiu, mas como tinha outras prioridades, foi ficando, ficando...
    Concordo contigo quanto a séries. Estou cansada delas e a carteira também. Neste momento, prefiro apostar em livros individuais. Sigo as que já tenho e olhe lá!
    Quanto a este livro, confesso que tenho uma ligeira queda por thrillers apocalípticos. Vou mantê-lo debaixo de olho, até ter oportunidade de comprá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      A capa é linda e muito apelativa sem duvida ;)

      Pois e não corremos o risco de ficar pendurados, mau para ambas as partes...isto é muito mau :D

      Fazes bem tem qualidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Saudações, Fiacha!
    Este tem sido um dos que me pisca o olho na Saída de Emergência, por acaso. Ainda não li nada do Stephen King, apesar de ter cá "O retrato de rose madder". Gostas de Stephen King? Qual é que aconselhavas?

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Que prazer me dás ver-te a comentar aqui no blog, fico mesmo muito contente :)

      Há muita coisa boa na SDE, até te recomendava era leres a 2ª parte da serie Asteca do Gary Jymmings isso sim um grande livro e sei que já leste o primeiro volume ;)

      Quanto ao King e como já referi não sou o melhor para recomendar, mas aqui nos comentários já tens várias sugestões, mas o melhor é mesmo leres o que tens na tua estante, fica mais em conta eheheh

      Bjs e manda sempre

      Eliminar
    2. De nada! Agora já vou poder acompanhar melhor o teu blog. Siim, tenho mesmo de o adquirir xD como sabes, adorei-o.
      Ok hehehe
      bjs e boas leituras!

      Eliminar
    3. Mas que bem, não te inclui no post do aniversário mas foi mesmo esquecimento :D

      Fazes muito bem espero que o encontres a bom preço ;)

      Eliminar
  22. Boas, amigo Corvo e visitantes!

    Confesso que fui uma das desistências! :(

    Adorei a sinopse, e estava a gostar da ideia da estrutura, achei original e até desafiante.
    Mas à medida que fui avançando, aquilo cada vez me dizia menos, e tornou-se uma seca tremenda, que me deu cabo da persistência. Ainda tolero algumas secas, mas nunca num livro que é suposto ser de terror! ;)

    Afinal tenho tanta cosia boa à espera de ser lida, que não estive para perder tempo e não acabei. Pode ser que um dia dê outra oportunidade à autora, mas a este livro duvide muito que volte. :( :(

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark aka a corujinha eheheh

      Pois e olha que me aconteceu o mesmo que a ti, mas fiquei meio adoentado e peguei-lhe em força e depois melhora sem duvida, o livro tem qualidade se poderes dá-lhe uma oportunidade que vais ser compensada, mas percebo-te :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  23. Olá :D
    Bem..não sei que dizer...a ideia do livro é um pouco puxado e sinceramente até tenho curiosidade em perceber como isto tudo se desenrola...mas, pronto, por agora...mais não Fiacha...tenho livros empilhados no chão por falta de espaço..assim não dá...ahah :D obrigada pela partilha...Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem se tens tantos livros então estás desculpada acaba primeiro o que tens por ler, dando prioridade ao Scott Lynch :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá Fiacha

    Pois este vai ser um livro que não lerei tão cedo, porque tenho uma lista enorme que aguarda e porque não sei.... mas não me prende assim muito....quem sabe, um dia mais tarde, quando a pilha chegar ao fim :D
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim tens muito por ler, quem sabe um dia te apeteça ler sobre este tema ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  25. Livro terminado!
    Surpreendente! Não estava à espera de ficar tão agarrada à história.
    Uma mistura de thriller e horror, com uma narrativa fácil e bastante real.
    Quatro quedas de aviões, em quatro continentes no mesmo dia? Estranho…
    Um sobrevivente em três… Milagre! Cavaleiros do Apocalipse? Fim do Mundo? OVNI’s?
    Daí nasce todo o enredo! O fanatismo associado ao medo criará um turbilhão religioso e social. Até medo leva as pessoas? Bastante longe…
    Ao longo do livro, vamos lendo entrevistas feitas a pessoas ligadas directa ou indirectamente aos sobreviventes. Cada um terá o seu olhar sobre o acontecimento, a sua versão.
    Um conselho: atenção à ordem cronológica de cada entrevista.
    (Tenho o habito pesquisar sobre locais que aparecem nos livros que leio. “Aokigahara” existe mesmo! Creepy!!!)
    Um livro forte, inquietante e ótima opção para estes dias frios de hibernação caseira!
    Que venha o DAY FOUR (da mesma autora – lançamento em Maio de 2015)
    Obrigada Fiacha por teres proporcionado esta leitura :)

    ResponderEliminar
  26. Olá miga,

    Fico muito contente que tenhas gostado muito do livro, é sempre importante, acabas por o recomendar a outras pessoas e isso é bom.

    Nada a agradecer, bem o mereces sabes disso ;)

    E espero que venham mais da escritora a caminho :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar