sábado, 17 de janeiro de 2015

O Cavalheiro Inglês de Carla M. Soares



Sinopse:  

1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia. Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados.  

O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica.  

Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa.

Opinião:

Confesso que não era o livro que tinha em mente para a estreia da Editora Marcador, no entanto ao ver que as reações eram bastante positivas, acabei por o escolher e lhe dar a prioridade de leitura.

Foi uma excelente opção, pois acabou por ser uma leitura muito agradável. Por outro lado também cumpriu com o meu objetivo de ler estilos diferentes face ao que estou habituado, logo não poderia estar mais satisfeito.

Fico satisfeito por ver a Editora apostar em escritores portugueses, em livros com personagens lusas e passados em Portugal. Mais uma vez se prova que apenas um livro é suficiente para se escrever uma boa história.

Se é verdade que estamos na presença de um romance, também se pode dizer que estamos igualmente na presença de um romance histórico, tal a forma como nos é feita a contextualização do enredo, algo que me agradou muito, pois demonstra o excelente trabalho de pesquisa e investigação feito pela escritora, uma das suas maiores qualidades.

A história coloca-nos perante uma personagem feminina, forte, numa fase de luta pela igualdade dos direitos das mulheres em Portugal.

Se gostei do enredo e de conhecer melhor o período em que ação decorre, a escrita da Carla proporciona uma leitura muito fluída, é verdade que momentos houve que foi necessário descrever detalhes da época, e aprofundar as personagens, mas nunca achei que fosse demasiado descritivo, contrariamente ao que, por vezes, acaba por acontecer nos romances históricos. Sem dúvida que estamos perante uma escritora com muita qualidade.

Quanto às personagens, acabam por ser o que mais cativam, em especial Sofia, a condutora do enredo, que é uma personagem muito bem desenvolvida, foi crescendo à medida que o livro vai avançando. Chegamos a um determinado momento em que damos por nós a sofrer os seus problemas, a desejar que consiga ultrapassar as dificuldades que se lhe deparam, penso mesmo que ninguém lhe fica indiferente. Mas não só da Sofia se fica cativado a nível de personagens, há outras muito bem desenvolvidas, mesmo algumas das secundárias.

Não quero estar aqui a comentar muito mais até para não soltar nenhum spoiler, mas gostei bastante e mesmo com um final previsível, a forma como a escritora lá chega acaba por ser bem conseguido.

Fica aqui mais um admirador da escritora, pode não ser um livro completamente arrebatador, mas é um livro com muita qualidade e é mais uma prova que temos grandes escritores, só temos que apostar neles e claro ajudar a divulgar. Obviamente que fiquei com vontade de ler mais livros seus

Não deixem passar ao lado este excelente romance, misterioso, enigmático mas também muito realista, recomendado.

82 comentários:

  1. Oi Fi, esse livro parece ser muito bom, gostei de sua resenha, se tiver dele aqui no Brasil, irei ler, pois adoro Romance Histórico!

    Abraços brasileiros e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amanda.

      Infelizmente, creio que este livro não está ainda à venda no Brasil, e não tem, para já, edição em ebook... Se a situação se modificar, publico logo a notícia no meu blogue monsterblues, é uma promessa.

      Bjnhos
      Carla Soares

      Eliminar
    2. Ois Amanda,

      Olha aqui tens a resposta que por enquanto ainda nada e tenho a certeza que irias adorar ;)

      Bjs e boas leituras :D

      PS:

      Carla caso queiras deixa o link do teu blog, à vontade :)

      Eliminar
  2. Olá Paulo. :)

    Fico muito contente que tenhas gostado. Como sabes já li e gostei muito de "Alma Rebelde", pelo que quando tiver oportunidade, este também não me escapa. :)

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rita!

      Embora este livro seja um pouco diferente do Alma (no espírito e nas personagens, a Sofia é combativa e nem todos os leitores gostam dela) espero que agrade também quando / se o ler!

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois Rita,

      Olha ainda à pouco tempo falamos sobre isso, sobre teres lido o Alma Rebelde e sim gostei temos uma personagem muito real mas forte que cativa pela maneira de ser e claro todo o enredo bem desenvolvido, quanto à escrita já a conheces :D

      Vais gostar tenho a certeza ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Carla,

      Como é possivel não se gostar da Sofia ? grande personagem sem duvida :)

      Eliminar
  3. Olá, daqui a autora!

    Fico muito contente que este livro, que talvez não seja o "ideal" de leitura do bloguer, tenha agradado! É um livro para ser divertido e, se cumpriu esse objectivo, a escrita está boa e o enquadramento também, dou-me por feliz!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Eu é que agradeço o comentário e a presença no blog.

      Gostei muito do livro, alias tem muito de Romance Histórico e isso nota-se claramente, um dos meus generos preferidos, ainda assim é mais romance e soube-me mesmo bem variar um pouco. Este tipo de livros sabe bem e quando vemos que é escrito desta forma e por uma escritor nacional ainda mais contente fico, não é inferior em nada a muito que se publica por cá de escritores estrangeiros :)

      Sim só tens que te orgulhar e prometo que daqui deste lado tudo farei para ajudar a divulgar os seus livros, garantido ;)

      Bjs e obrigado pela visita :)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    parece a ser uma obra a não perder, na 6ºf até tentei ver se havia na Bertrand para ler a sinopse, mas não havia, vou apontar este nome sem dúvida

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Garantidamente uma boa aposta, não quero ser depenado ehehe

      E sabes o que se segue da Marcador ? - No pais da nuvem branca, de Sarah Lark ;)

      Bjs e vais fazer uma excelente compra ;)

      Eliminar
    2. Olá!

      Não havendo na Bertrand (o que é bom sinal para mim, porque de certeza já houve) deve haver na FNAC... e talvez até mais barato, porque fazem aquelas campanhas de lançamento dos 10% etc.

      Ou basta aceder à FNAC online ou Wook, para ler a sinopse. :D

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Grande Fiacha, sempre a divulgar o que há de bom no nosso Portugalinho :). Um livro a investigar com certeza.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Foi sem duvida uma agradável surpresa vai surpreender muito gente acredita ;)

      Fazes bem em investir ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Olá, Luís.

      Fico muito lisonjeada pelo interesse, obrigada. E se a "investigação" der em leitura, que seja boa!

      Eliminar
  6. Olá!

    Adorei a tua opinião! Já vi várias opiniões deste livro! Sempre muito positivas. Acho que vai ser a minha próxima aquisição.

    Também gosto da iniciativa das editoras (neste caso a Marcador) apostar em autores portugueses. Graças ao blog já conheci vários autores portugueses (e não só) e estou a adorar!

    Vale mesmo a pena.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Ainda bem que gostaste e quando um livro é bom só ode ter elogios, até podem não gostar por algum motivo mas que se lhe tem que reconhecer qualidade, sem duvida, como por exemplo o excelente trabalho de pesquisa e personagens fortes e credveis ;)

      Ainda bem e olha que nem teno divulgado muitos escritores nacionais :D

      Vais comprar um bom livro, seguro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Isaura!

      Fico muito contente quando o livro desperta reações, mesmo que nem todas sejam positivas! Felizmente, mesmo quem não gosta de um ou outro aspecto, tem gostado do livro em geral e, sobretudo, da escrita e da forma de enquadrar historicamente. Isso deixa-me mesmo contente!

      Espero que, se ler, também goste!

      Eliminar
  7. Olá, amigo Corvo! Ótima opinião. Tenho tantos romances históricos para ler e com essa qualidade apontada por você só pode ser coisa boa. Vou ficar esperando a autora confirmar se sairá em ebook ou não, ou se alguma editora brasileira mostrou interesse em publicá-lo.

    Vi que a autora se manifestou em alguns comentários e queria parabenizá-la pelo trabalho e por ter sido tão simpática; adoro ver a interação entre autores e seus leitores.

    Abraço a todos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tenho a certeza que seria bem recebido por ai no Brasil, algo que acontece com vários escritores, olha como o Tio Barrreiros que é muito elogiado por ai tal como o Manuel Alves ;)

      Sem duvida que o digital abre muitas oportunidades e tenho tanto livro que gostava de ler no Kobo, mas nem tenho tido tempo eheheh

      Por acaso a Carla é muito simpática e acessivel, até nisso mostra ser grande ;) e felizmente tenho tido a sorte de ver varios escritores comentar no blog o que me dá imenso prazer sem duvida :)

      Bjs e boas leituras e mande ai um calor para este lado do atlântico está frio rsrsrs

      Eliminar
    2. Olá!

      Sempre que me é possível, respondo aos leitores - não há razão para não o fazer, não vivo (infelizmente?hummmm) numa bolha de letras e histórias... O que pensam os leitores é importante para mim e gosto de saber as suas opiniões, mesmo as más. Essas ajudam-me a "limar" arestas.

      Obrigada pelo interesse!

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!

    Que bom, teres uma nova parceria e nos dares a conhecer outros géneros literários.
    Esse livro tem uma capa fantástica e se o visse numa livraria pegava para ver de certeza (depois ia reclamar do "selo" RTP, fazia caretas e no fim lá lia a sinopse :P).

    Parece um livro interessante e ainda bem que gostaste. Gosto muito de romance histórico. Vou pedinchar à famelga para me dar no aniversário :P

    Quanto à tua opinião... estavas um pouco desconcentrado
    "foi crescendo à medida que o livro vai avançando." :)

    beijo e boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que foi uma excelente estreia e penso que o livro seguinte, tambem da Marcador deve ser tão bom como este "No pais da nuvem branca", de Sarah Lark, e sim vais ter uma leitura muito boa pela frente, até a corva o quer ler e tenho a certeza que vai gostar ehehe

      Quem foi crescendo foi mesmo a personagem Sofia ehehe, quanto mais a vais conhecendo mais te sentes cativada por ela ;)

      Bjs e boas leituras (faço ideia o frio que por ai vai....muita neve ? )

      Eliminar
    2. Neve, só de vista! A serra está branquinha. Por aqui só frio :D

      Eliminar
    3. Ui ui mesmo ao jeito para se estar a ler, isso ai sim ar puro ;)

      Eliminar
    4. Neve? Que inveja! Por aqui está frio, mas é só chuva... :(

      Eliminar
    5. Olha que fixe, a neve é algo tão bom, gosto muito embora raramente a veja ehehe...parece algodão :D

      Eliminar
    6. Deve ser uma vista muito boa :D

      Eliminar
  9. Mas que bem, uma opinião muito boa e o livro também parece ser muito bom.
    Parabéns à Carla. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      És mais um exemplo de um escritor nacional e talentoso, fico contente que com o meu comentario te tenha despertado a curiosidade ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. É verdade, e espero que a Carla tenha o maior sucesso :D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha

    Aqui está um livro que não conhecia, nem a escritora. Já percebi pelos comentários que estou a perder ....
    Muitos parabéns por continuares a divulgar os escritores nacionais, e parabéns à Carla Soares pelo seu livro e pela simpatia com que tem interagido com os teus seguidores :)

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Já sabes caso queiras ler estás à vontade, acredito que farias um excelente trabalho de divulgação no teu blog, vale a pena variar um pouco as nossas leituras :)

      Sempre que posso divulgo e sim a Carla está a ser muito simpática, penso que acaba por ser bom para todos :)

      Bjs e boas leituras, espero que estejas a gostar do Fausto :D

      Eliminar
    2. pois podes contar com isso :) com o pedido de empréstimo e com a divulgação

      Quanto ao Dr. Fausto eh eh está do melhor com o seu amigo Mefistófeles :D

      Eliminar
    3. Muito bem ;)

      Estás a deixar-me curioso e olha que o Mefistófeles até gosto dele, quero conhece-o melhor e espero que viva mais uns tempos eheheh

      Eliminar
    4. Boa leitura, Caminhante, espero que não desaponte. :)

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    tenho aqui o meu exemplar para ler e espero lê-lo em breve, mas sabes como é...por vezes aparecem outros e assim. Por isso, não prometo que seja a leitura seguinte, mas vai ser uma das próximas, sem dúvida.

    Pela tua opinião já vi que é uma história bastante boa e agradável de ler, o que vai ao encontro do que já sabia do livro e da opinião primária que dele tinha formado. O que é excelente! =P

    Gostei muito do que disseste, sincero, sem contar spoilers, mas que deixa sempre um rasto para a curiosidade ficar ainda mais aguçada! Muito bem =)

    Fico feliz por teres gostado do primeiro livro que leste da Marcador, editora que aposta em títulos diferentes, muito bons, e nos autores portugueses. Mais uma vez, parabéns pela parceria =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Miss Lamora,

      E já sabes que te estarei para sempre agredecido, já tenho a camisola da Marcador vestida e por tua recomendação o seguinte a ler será o
      "No pais da nuvem branca", de Sarah Lark um livro que sei que gostaste muito e me fez tentar ter parceria com a Marcador ;)

      Fico então à espera de ler a tua opiniao tenho a certeza que irás ajudar a divulgar o livro e acima de tudo de o apreciar, vais adorar vais ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Seja a próxima ou não, espero que não desaponte.
      Escrita e história/História têm agradado, e as personagens têm suscitado reações muito diferentes (amor-ódio-irritação) que, como autora, acho mesmo muito interessantes... Fico sempre curiosa com a opinião seguinte!

      Eliminar
    3. Olá amigo Fiacha,

      foi com imenso gosto que o fiz e conta comigo! Espero que também gostes desse, que foi o melhor livro que li no ano que passou =)

      Acho bem! Sim, a Carla pode contar com a minha divulgação =)
      Espero gostar, estou a contar com isso!

      Bjs e boas leituras

      Olá Carla,

      assim espero. Romance histórico é um dos géneros que mais aprecio, pois aprendo sempre algo com eles e fazem-me sonhar com o passado. Isso é fantástico! É sinal que as personagens têm carisma =)
      Acredito que sim!

      Bj!

      Eliminar
  12. Olá Isa,

    Sendo assim sinto-me satisfeito, objetivo concretizado, dá-lhe uma oportunidade que bem merece ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá amigo :)
    Em primeiro quero relembrar-te que ficamos combinados de não divulgares bons livros. Este ano é para contenção. Rsrs estou a brincar tu sabes.
    Para o primeiro livro desta parceria escolheste muito bem. Tu sabes que eu adoro romance histórico então passado pelo nosso Portugal com personagens portuguesas melhor ainda.
    Gostei da sinopse e pelo teu comentário deve valer bem a pena investir no livro. Quando for a Portugal será uma aquisição garantida.
    Desejo muita sorte a Carla e tudo corra pelo melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Boa leitura (e boa viagem para Portugal!)

      Eliminar
    2. Ois Lince,

      E fazes muito bem, mais a mais tem aquilo que gostas ;)...vais gostar seguramente :D

      As minhas desculpas à tua carteira :P

      Bjs

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,

    Estou a ler este livro e a gostar muito. Infelizmente o tempo que tenho para ler é cada vez menor e acho que nem 100 páginas li (comecei a lê-lo dia 1!), mas estou a gostar muito.

    Beijinhos e bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu ansiosa para conhecer a opinião, que isto de ser autora infelizmente não nos dá resistência de ferro.... ehehehehe.

      Não, os livros são para ser apreciados (ou detestados) ao nosso ritmo e conforme o possível. Também eu ando com o da Célia Loureiro desde antes do Natal, só avancei 150 páginas e não é por não estar a gostar, porque estou!

      Boa leitura, Nádia!

      Eliminar
    2. Viva Nádia,

      Ai espera pegares-lhe de ponta e não descansas enquanto não acabares ehehe, depois quero ver o teu comentario ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Boa leitura, então, quando /se o ler!
    Fico curiosa com a opinião!

    ResponderEliminar
  16. Boas!

    Um livro com uma excelente posição na minha wishlist, é verdade. ;)

    Mas será que vai ser lançado em ebook? É que a minha mãe também está interessada, mas anda com dificuldade na visão, não consegue ler a maioria das letras impressas, por causa da luz e do tamanho. :(
    Entretanto descobriu o meu kindle e agora não quer outra coisa!
    Apoderou-se do meu bichinho, estou tramada! lol

    De qualquer maneira, também o quero e hei-de comprar, mas se for em versão papel não será para já, talvez no próximo Dia Aderente FNAC. Já ando a fazer a lista do costume...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é em ebook ainda, que pena... e não vai ser fácil para a mãe lê-lo, a letra não é pequena mas a mancha é densa.

      Em ebook tenho outro, A Chama ao Vento, através da Coolbooks, que ainda por cima está agora numa promoção dos 6 mais vendidos da editora. Mas atenção, e ewook e nem toda a gente gosta, embora possa ler-se offline.. enfim.

      https://www.goodreads.com/book/show/21976959-a-chama-ao-vento
      http://www.wook.pt/ficha/a-chama-ao-vento/a/id/15672043

      Eliminar
    2. Viva amiga Stark,

      Olha que bem a tua mãe a explorar as novas tecnologias, já sabes o que lhe oferecer nos anos ou no natal, depois de livros para lerem logo se arranja eheheh

      Fazes bem querer investir neste livro, é o que tenho a dizer, só não te ofereço porque penso que a corva vai tambem gostar :D

      Bjs e boas leituras e grande SLB :D

      Eliminar
  17. Olá Fiacha!

    Ja te disse uma vez que tenho curiosidade em ler alguma coisa da Carla. Ando há algum tempo com o Alma Rebelde debaixo de olho, e ainda há-de chegar cá a casa. Impressionante é que não me recordo de ver ainda nenhuma critica negativa ao livro. Só pode ser muito bom sinal :) Acabei por ficar mais tentada a investir neste livro, para conhecer o trabalho da autora.

    De resto, gostei da tua opinião. Está simples e acho que transmites muito bem o que poderemos encontrar ao abrir o livro. Se não te importares (que eu sei que não te importas) vou partilhar a tua opinião na minha página do facebook.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Foi sem duvida uma agradável surpresa e é verdade serve de forma impecável para o desafio que tu e a miga Su lançaram pelo menos em janeiro já cumpri, li um romance histórico :)

      Tens aqui um livro excelente, se tiver oportunidade é seguro ler mais livros da escritora, gostei sem duvida e tenho a certeza que se leres este livro, vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá.

      Se está curiosa, agora é uma boa altura, porque a wook está a fazer uma bela promoção: http://www.wook.pt/ficha/alma-rebelde/a/id/10333222

      Espero que o livro não desaponte... é como em tudo, não agradará decert a gregos e troianos. ;)

      Boa leitura!

      Eliminar
    3. É verdade, esqueci-me de dizer isso. Em Janeiro já cumpriste o desafio, e em beleza pelo que estou a ver. Ah! E sempre vou receber o livro do Ray Bradbury - vá, rói-te de inveja hihihi

      Carla:

      Antes de mais, espero que estejas a gostar do feedback dos restantes seguidores do blog do Fiacha, bem como da página do Cantinho no Facebook. Através deste amigo, tenho conhecido novos autores e novos leitores. Tenho a certeza que, no que depender do Fiacha, terás muitas pessoas a querer ler este novo livro. Eu sou uma delas, sem dúvida. Mas mantenho a minha decisão de ler primeiro o Alma Rebelde, que já está na minha wishlist há imenso tempo. Já agora, agradeço a dica :) Não tinha reparado que o teu livro constava dos descontos da Wook e está a um preço tentador. Como no final do mês sempre tenho que fazer um estrago na wook, vou aproveitar a oportunidade.

      beijinhos e muito sucesso!

      Eliminar
    4. Sim pelo menos este está feito agora tenho que ver o que se segue para fevereiro, a ver se consigo continuar a participar ehehe.

      Olha que fixe, tenho cá na ideia que vais ter uma excelente estreia com essa parceria, não me tentes eheheh :D

      Ena obrigado pelas palavras, ainda bem que vêm o meu blog e o cantinho dessa forma e fazes bem a Carl tem talento ;)

      Eliminar
    5. Para Fevereiro é o livro impingido, ou seja, algum livro que te tenham recomendado e tu ainda não leste. Eu e a su vamos fazer algumas trocas entre nós. Também sugerimos um livro mais cómico, já que é o mês do Carnaval.

      Não sei se já viste mas há um excerto do livro na página da editora. Fui lá espreitar e fiquei se palavras. Já deu para ver o que me espera. Mas desconfio que vou gostar :)

      Não tens que agradecer as palavras. São sinceras :)

      Eliminar
    6. Sendo assim já tenho ideia de qual será, espero ter oportunidade, não foi impingido mas anda lá perto ehehe e é A Bondade dos Estranhos do João Barreiros :D

      Bem que gostava de ler esse livro, vamos ver, li o "Algo Maligno Vem Ai" e gostei muito ;)

      Eliminar
  18. Já o queria ler antes, mas agora quero ainda mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Fazes bem e confirma-se o que me disseste a escritora é tambem uma excelente pessoa, alias aqui está a prova ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Carla M. Soares é alguém por quem tenho estima, visto acompanhar o Monster Blues desde o início.
    Estou curioso com este livro e tenho lido atentamente todas as opiniões que dele se vão tecendo.
    Gostei de ler tb. a tua amigo Fiacha. Talvez o venha a fazer em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Antes demais bons olhos te vejam e sem duvida que é fácil gostar da Carla, só posso dizer bem da escritora, alias está à vista, tenho que passar a seguir o blog com mais regularidade ;)

      E fazes muito bem, mais um a ajudar a divulgar uma escritora com talento nacional ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Nuno! O apreço é mútuo. Obrigada!

      Se chegares a ler, espero que te agrade... e que adores ou detestes as personagens, mas gostes da escrita e enquadramento, como tem acontecido! Boas leituras!

      Eliminar
  20. Olá,

    Já ando de olhos postos neste livro algum tempo. Quero muito ler principalmente porque as opiniões que vi são todas positivas.
    Cada vez mais tenho maior curiosidade no livro.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      E fazes bem, não passes ao lado de um excelente livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Nesse caso, espero que não desaponte! Boa leitura!

      Eliminar
  21. Olá Fiacha :)

    Fico muito contente que tenhas gostado! Eu vou ler o "Alma Rebelde" primeiro, será a minha próxima leitura :), mas acho que um dia também vou ler "O Cavaleiro Inglês".

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rosana,

      Boa nada como divulgar os livros da escritora que bem merece, espero que gostes do Alma Rebelde e depois quero ver a tua opinião ;)

      Não passes ao lado deste excelente livro, vai por mim :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim, é bom começar pelo Alma, que é mais pequeno e mais antigo...

      Boa leitura, para um ou/e para outro!

      Eliminar
  22. Olá :)
    Eu gosto muito de romances históricos. E parabéns pela opinião Fiacha, está muito boa e empolgante. Confesso...já está na listinha. Parace-me uma boa aposta...:D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Quando quiseres ler este livro ou outro que tenha já sabes ;)

      Fico contente que tenhas gostado da opinião ehehe obrigado :)

      Bjs :D

      Eliminar
    2. Espero que seja uma aposta ganha - para mim já é! Boa leitura!

      Eliminar
  23. Ois Vanda,

    Se tiveres oportunidade não deixes passar ao lado, uma escritora nacional, passado em portugal e com personagens lusas, vale bem a pena ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  24. Olá, Vanda!
    Espero que o livro lhe agrade, se chegar a lê-lo.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  25. Oi oi,
    Confesso que não conhecia este livro, mas com uma crítica destas, a curiosidade foi aguçada. Costumo ler romances históricos, mas com enredo em Portugal, só mesmo OS MAIAS, que gostei muito.
    Parabéns pelo objectivo cumprido! Ler outros estilos literários pode ser uma boa surpresa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Sem duvida que vale a pena leres este livro e sim valeu a pena variar um pouco as leituras, estou a adorar outro da Marcador, muito bom mesmo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá :)
    Já tinha lido a sinopse deste livro à muito tempo, mas nunca me despertou grande curiosidade para o ler. Mas, tal como tu, já li algumas coisas positivas sobre ele.
    Um dia terei de o ler para verificar se é tão bom como tu o dizes :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
  27. Ois -F ;)

    Fazes muito bem, nada como leres por ti, como vês eu recomendo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar