quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

No País da Nuvem Branca de Sarah Lark (Marcador)



Sinopse:

Londres, 1852. Duas raparigas empreendem uma viagem de barco rumo à Nova Zelândia e tornam-se amigas. Trata-se, para ambas, do início de uma nova vida como futuras esposas de dois homens que conhecem apenas por correspondência. É o começo de uma nova vida com homens que não conhecem. Gwyneira, de origem nobre, está prometida ao filho de um magnata da criação de ovelhas, enquanto Helen, uma jovem perceptora, parte para se casar com um fazendeiro. Procuram encontrar a felicidade num país que promete ser o paraíso. No entanto, as ilusões de ambas depressa se esfumam, principalmente quando descobrem que a sua amizade está em perigo porque os maridos são inimigos. 

Gwyneira e Helen são mais fortes do que acreditavam ser e rompem com os preconceitos e as restrições da sociedade onde vivem, mas serão capazes de alcançar o amor e a felicidade do outro lado do mundo?

Opinião:

Aqui está um dos melhores romances que tive o prazer de ler até hoje, e até já li alguns. Um livro que me deu imenso prazer ler, diferente do que estou habituado, apresentando personagens cativantes, uma escrita muito fluída e um trabalho de pesquisa sobre os hábitos e costumes muito bem desenvolvida. 

Apresenta algumas semelhanças com outro grande romance, "Pássaros Feridos" da Colleen McCulough, que se passa na Austrália, mas neste caso a escrita é muito mais fluída, fazendo com que ficasse completamente rendido à escritora.

Um livro que pode muito bem ser considerado Romance Histórico, tal o retrato que nos é feito pela escritora. A história conta-nos sobre a ida dos colonos Ingleses para a Nova Zelândia, onde nos é dado a conhecer a forma como se estabeleceram, a sua relação com os maoris (povo indígena), a caça à baleia e à foca (tanta crueldade meu deus) a febre do ouro e a exploração do gado. No fundo um enquadramento muito completo do período em que decorre a acção.

A tudo isto juntamos personagens verdadeiramente cativantes, que sofrem evoluções constantes ao longo do enredo, que vão crescendo, passando por situações difíceis, que se tornam complexas mas muito reais. Aliás, as personagens são um dos pontos fortes do livro, todas elas bem desenvolvidas, sejam principais ou secundárias.

É difícil continuar a comentar sem fazer spoilers, mas este é sem dúvida um livro fantástico, ninguém lhe ficará indiferente, um livro repleto de ação, amores, ódios, amizade, crueldade, tragédia, luta, muito mistério e que nota-se ser ainda um livro inicial, pois ainda tem muito por explorar e pelo que soube vamos ainda ter novidades ainda este ano. Não podia ficar mais contente!

Este livro tem tudo o que pretendemos quando queremos ler um romance, que nos arrebate, que nos emocione, que nos faça sofrer, uma história forte, cativante que nos faça ansiar por ler mais e mais, no fundo que nos deixe plenamente satisfeitos.

Sei que não fiz jus à qualidade do livro, mas não deixem passar ao lado um livro deste calibre, temos aqui uma verdadeira pérola, algo belo, algo que mexe connosco tal a qualidade.

51 comentários:

  1. Bem, parece que gostaste mesmo muito do livro. :D Nunca li nada desta autora e pela sinopse não me parece que faça muito o meu estilo, mas tens uma excelente opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Gostei sim senhor o livro é mesmo muito bom, uma verdadeira demanda. Foi por este tipo de livro que agora dou por muito bem empregue ter feito mais parcerias, permite-me variar as minhas leituras, muito satisfeito mesmo, embora me possa estar a fazer um pouco de pressão pois já tenho vários que se seguem.

      Mas digo-te este livro é mesmo muito bom, quem sabe um dia o venhas a ler e ainda te irás lembrar desta minha sugestão, vai por mim ;)

      Abraço e boas leituras :D

      Eliminar
  2. Parece mesmo o "meu tipo"!
    Vou ter de lhe dar uma vista de olhos :D
    O teu entusiasmo nesta crítica nota a léguas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Este livro é fantástico, é difícil ficarmos indiferentes, tão cedo não vais esquecer o enredo e claro em especial as personagens, marcante acima de tudo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Ena tantos elogios. Fiquei mesmo curiosa.
    Ainda não li nada da autora mas fiquei com vontade de o ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Aqui tens um excelente Romance sem duvida, vale mesmo a pena ler :)

      Dificilmente este livro sai da minha estante eheheh, até dá gosto :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    aqui está um livro que nunca tinha ouvido falar, mas transmitiste uma excelente opinião. Também a Maria Rita partilhou o seu contentamento no blogue dela, pelo que fico a pensar nele.

    Eu gosto de livros de viagens e do choque de culturas, não sei se é o caso, mas parece-me que sim. Será mais um a acrescentar á lista :)

    uma boa aposta da Marcador

    beijinhos e boas leituras de contos, não é? eh eh contos amigo ? boa, boa, estou a gostar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Sem duvida que vais gostar deste livro e tem sim, algo que acredito ainda vai ser explorado nos livros seguintes, pois mais cedo ou mais tarde os maoris terão uma palavra a dizer nisto tudo, eles que até são um povo bem interessante mas pacifico, mas estão a aprender muito graças a uma das grandes personagens deste primeiro livro ;)

      E foi graças à Maria Rita que soube deste livro, era a minha primeira escolha para iniciar a parceria, mas pronto acabou por ser ainda melhor que a estreia, algo já difícil ;)

      A Marcador está a surpreender-me e muito pela positiva só te digo, pedi um livro "Deserto dos Tártaros" que gostas muito e que como sabes o Tio Barreiros recomenda, vamos ver :D

      Isso mesmo, vamos ver se gosto pois do Brudbary já li um que gostei muito e outro que nem por isso, mas que ambos são de qualidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Parece interessante este livro. E percebo que gostaste a avaliar pela tua opinião. Eu por acaso andei numa de ler romance histórico e confesso que fiquei aborrecida. E não sei porquê esta sinopse não me convenceu a 100%. Talvez no futuro venha a Investir quando estiver outra vez virada para romance histórico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      Não tenhas a menor duvida que é um livro interessante e embora funcione muito bem como Romance Histórico, é acima de tudo um grande Romance e não tenho a menor duvida que vais adorar, tem muito daquilo que sei que gostas ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Eu tinha dito, embora não seja apreciadora de romance, que este é Maravilhoso, acabei por comprar os outros dois e li a trilogia.

    Sem dúvida mais uma escritora a seguir.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Sem duvida que a tua sugestão tambem teve imenso peso, dai ter muita curiosidade em ler o livro e mais a mais sabendo que os seguintes estão ao nível deste primeiro.

      Pelo que soube parece que vamos ter novidades este ano o que é um excelente sinal :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá,
    esse livro chamou-me logo a atenção quando saiu mas ainda não o tenho ;) Gostei muito de ler a tua opinião ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Espero que lhe venhas a dar oportunidade é um livro Fantástico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá amigo Fiacha,

    ainda bem que gostaste muito. Fico feliz! Recomendei-te o livro exactamente pela sua beleza, qualidade e personagens, que não nos deixam indiferentes. As histórias que vão sendo desenvolvidas ao longo da narrativa são bastante fortes, levando-nos a sofrer a a alegar-nos com as suas vivências.

    Gostei muito das relações que as personagens foram estabelecendo ao longo da história e dos seus passados e mistérios. A autora demonstrou uma grande mestria ao relacionar todos os acontecimentos entre si, de modo a criar um teia perfeita, sem fugas. Também não fiquei indiferente à cultura maori e ao choque cultural entre as personagens das diferentes culturas. A riqueza do relacionamento de ambas está muito bem presente no livro. Há ainda outros aspectos sociais muito presentes, mesmo que de forma subtil até à sua explosão, que são fundamentais para o enredo. Maravilhoso!

    A própria narrativa é uma delicia, super fluída, directa, sem rodeios. Excelente.

    Espero acompanhar os outros livros, que, penso, são mais dois.

    Excelente opinião, e não podias mesmo dizer muito mais sem estares a dizer spoilers. Acontece isto com frequência nas melhores histórias, a meu ver.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria,

      Sem duvida que devo a ti a leitura deste livro, passava-me completamente ao lado e ainda bem que isso não aconteceu.

      Dizes tudo o que o livro tem para oferecer, estou ansioso por ler a continuação, deve haver novas em este ano, vamos esperar :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Já estava em wish, mas depois desta review subiu por lá. O original é espanhol não é? Quero começar a ler em espanhol este ano e se tudo correr bem, prefiro ler no original :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Sinceramente não te sei dizer, a escritora vive em Espanha mas penso ser alemã :D

      Mas fazes muito bem, este livro é sem duvida um grande romance, do melhor que já li mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Wowwww tenho-o na estante mas ainda não o li.
    Quando falas em Colleen e parecido, as minhas orelhas arrebitaram logo. :p

    Beijinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Seja bem aparecida :)

      Tens que o ler e acabo de saber que a Colleen faleceu, que tristeza :(

      Bjs

      Eliminar
  11. Oi Fi, desculpe a demora em vir ao seu blog, certo?
    Gostei muito de sua opinião, e me deu vontade de ler esse livro, será que não tem como vc saber para mim, se ele será publicado no Brasil?

    Abraços e boas leituras!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Não tem problema não, nem sempre temos tempo e disponibilidade para visitar os blogues que gostamos.

      Este livro é muito bom, vale muito a pena ler e não sei se foi publicado ai, espero mesmo que sim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá!!

    Ora aqui está um livro que acho que vou gostar muito!! Já está anotado!
    Gostei muito da opinião!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Fico muito contente, fundamental para divulgar o livro, que é muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. O livro parecia-me interessante, mas se o aconselhas assim tanto, então se calhar tenho mesmo de o ler :D

    Bom comentário migo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      O livro é muito bom, quantos mais lermos mais ajudamos a divulgar e vais adorar vais ver ;)


      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá!!

    Gostei mais da tua opinião do que da sinopse :P
    Gosto de livros que me levem a viajar, que mostram outros países e realidades e confesso que me deixaste com alguma curiosidade. Só não percebi se é um romance remélico ou não...
    Neste momento ando a variar um pouco as minhas leituras, mas fica o registo.

    Ainda bem que gostaste do livro :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia,

      O livro é muito bom, vais adorar tenho a certeza e mesmo tendo algum romance não é lamechas nem de perto.

      ADOREI


      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá!

    Já tinha investigado o livro quando percebi que tinhas começado a lê-lo e achei interessante. Mas depois de ler a opinião e perceber o teu entusiasmo fiquei convencida :) Adicionei à wishlist. E já vais no segundo romance histórico do mês!

    Já agora, como vai a tua Cativa?

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Um livro extraordinário e merece que faças uma pequena pausa na greve a compra de livros ;)

      É verdade este mês missão cumprida :D

      Muito mal, ando mesmo mal no que ao Manuel diz respeito, tenho que lhe pegar de estaca :(

      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Tenho que pensar no assunto. Este mâs já não me porto mal de certeza, mas vamos ver como corre o próximo.

      Ai, não és o unico, deixa lá. O Manuel não tarda começa a enviar demónios para nos atormentar. Eu peguei-lhe ontem e ainda li um bom bocado, mas desconfio que não consigo terminar a tempo. Mas até ao final do mês não pego em mais nenhum. Pedi um livro à Chiado, mas como ainda devem demorar a enviar, não deve haver problema...

      beijinhos!

      Eliminar
    3. Se não fosse tão bom não te o recomendava, mas pronto quando poderes claro, quem sabe na feira do livro, o importante é que o leias e divulgues ;)

      lol a minha sorte é que já divulguei aqui o livro ehehe, mas não me livro dos demónios :D

      Vês como muda um pouco as nossas leituras ? É bom termos parcerias mas limita o que se lê ;)

      Eliminar
    4. Pela Páscoa costuma haver cá uma feira do livro e até costumam ter algumas novidades. Pode ser que apareça por cá também.

      Eu ainda não divulguei, ia fazê-lo com a opinião final. Hoje de tarde vou vingar-me e despachar mais um bocado do livro.

      É verdade. Quando te conheci reparei que lias muito dentro do mesmo género. A principio pensei que fosse mesmo por opção, mas já que que acaba por ser mais por causa das parcerias. Agora já te noto a variar mais, o que também é muito bom :) Este que pedi à Chiado é policial e está a ser muito bem falado. Vou tentar ir lendo em fevereiro em simultaneo com o do gabriel garcia marquez.

      http://www.chiadoeditora.com/livraria/contagem-decrescente

      Eliminar
    5. Sim volta e meia aparecem excelentes promoções sem duvida ;)

      Sim tens tempo, eu pelo menos esse trabalho está feito :D...boa ainda vais adorar o "Cativa" :D

      Olha passa muito pelo que a SDE anda a publicar, pois pelo menos no genero que gosto mais, fantasia estão um pouco por baixo, mas sim a Marcador veio ajudar e muito a variar as minhas leituras, no fundo o importante é ler um bom livro independentemente do genero :D

      Quanto ao livro da Chiado vou aguardar pelo teu comentário ;)

      Eliminar
  16. Olá, Fiacha!
    Fica a sugestão, então :D parece-me muito bom.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Su,

      Sem duvida que subscrevo, uma agradável surpresa sem duvida :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Já tinha curiosidade mas agora aumentou muito mais! Estou a ver que tenho mesmo que ler! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Fazes muito bem, vale bem a pena, até para se variar um pouco ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá :)
    Parece uma história muito interessante. Nunca li nada desta autora (bem, últimamente não tenho lido nada de ninguém). É mais um livro para juntar à minha longa lista de próximas leituras :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois -F :D

      Fazes muito bem, vale mesmo a pena e vai haver novas em breve ehhe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá :)

    Bem, o primeiro e único romance histórico que li foi "A Filha do Barão" de Célia Loureiro que adorei ler :). No entanto, já vi que há IMENSOS romances históricos BONS para ler :). Já acrescentei à minha lista.

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rosana,

      Sem duvida que há muitos romances com qualidade, este é mesmo muito bom :)

      Tenho que ler esse este ano, penso que está publicado na Marcador ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Vanda,

    Olha que ainda te vais lembrar que valeu mesmo a pena, vais ver ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  21. Parece-me interessante :)
    E agora até ando na onda de ver se leio um livro ou outro que não seja do fantástico :p

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Ois Negra seja bem vinda :D

    Um livro que não deves deixar passar ao lado e é isso mesmo, serve bem para variar um pouco, quando leio livros desta qualidade dou por mim a pensar se não leio demasiada fantasia :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  23. Olá amigo corvo. :)

    Confesso que não conhecia a obra, mas pelo que vi pela sinopse e pela tua opinião parece ser o género de livro que aprecio, conseguiste cativar-me, pelo que fica debaixo de olho. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Não percas a oportunidade de ler este excelente livro, nada me dava mais prazer de te ver a comentar no teu blog, tenho a certeza que conseguias transmitir muito melhor que eu tudo o que de bom este livro tem e bem merece ser divulgado ;)

      Ja sabes caso queiras posso emprestar :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. És sempre uma simpatia amigo corvo, mas acredita que construíste uma opinião bastante cativante, sem mencionar demais, e é isso que se procura. :) Entretanto já tive a ver no goodreads e também tem cotações fantásticas, pelo que acredito que seja realmente excelente, fica debaixo de olho para quando tiver oportunidade, mas obrigada pela oferta, sei que emprestas sem problema. :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    3. Ora essa sei com quem estou a falar ;)

      O livro é muito bom repito vale bem a pena :D

      Eliminar