sábado, 24 de janeiro de 2015

"A Cativa" de Manuel Alves



Opinião da amiga Stark Paula Pinto :


Este “A Cativa” é apenas o primeiro de uma saga de cinco volumes, mas é muito promissor. Com um ambiente sombrio e por vezes assustador mas, ao mesmo tempo, envolvente e irresistível, é uma história que vai muito para além do fantástico e do terror. Aliás, entre teologia e filosofia, quer-me parecer que ainda aparece por lá uma pincelada de FC! Basicamente, é um livro dos diabos! ☺
Já conhecia a escrita do Manuel, mas nunca tinha lido nada com esta dimensão, quer em tamanho, quer em ambição, mas o ligeiro receio que sentia era totalmente injustificado. Sim, podem vir os demónios puxar-me os pés à noite, por duvidar do Mestre! ☺ É que, salvo um início algo confuso, a escrita continua simples, sem artifícios exagerados, e, ao mesmo tempo, fluída e envolvente. E, adequadamente, ainda somos brindados com algumas “piscadelas” de malícia e humor negro, que só lhe dão ainda mais “calor”.
O grande desafio do livro é o seu enredo complexo, bem como a sua estrutura pouco linear. Cedo nos apercebemos que há milhares de anos de história e de memórias que desconhecemos e que são peças fundamentais para compreendermos o que está a acontecer. A ponta do véu vai sendo puxada muito lentamente, e, às tantas, quando pensamos que estamos prestes a desvendar algo, trocam-se as voltas, e nada é como pensávamos. Enquanto isso, as personagens vão, para nosso contentamento, crescendo em complexidade e malícia. E que personagens! Adorei ver Lúcifer numa luta constante com Wulfric pelo protagonismo! Ambos são personagens de grande envergadura, que ao longo do livro se enfrentaram constantemente pelo lugar de meu favorito, numa relação cheia de matizes e reviravoltas.
E, enquanto me deliciava com o desfile de personagens, as peças do puzzle começaram a encaixar, e o final foi excelente, com os acontecimentos ao rubro, como a história pedia! É verdade que nem tudo fica explicado, mas este primeiro volume funciona como um todo bastante coerente.
E “A Cativa”, ganha ainda noutra frente: a forma como o autor usa material potencialmente sensível, como crenças e valores da religião católica, sem instigar polémicas desnecessárias e sem se armar em intelectual, o que seria fácil, numa história em que as personagens são homens da Igreja e o Diabo, e até Deus e o Inferno não são exatamente como nós pensávamos! É verdade que é só querer: há nesta história questões interessantes que poderiam ser levantadas. Mas, na minha opinião, apesar de essas potenciais questões lhe conferirem ainda mais qualidade, ela não precisa delas para brilhar.
Especulações à parte, e para quem ainda tem dúvidas: não tenham! Pode não se gostar do género fantástico, pode não se gostar de histórias com violência, morte, e traições, por muito empolgantes que elas sejam. Mas que ninguém duvide que estamos perante um escritor talentoso, versátil e com as doses certas de ambição e humildade. E, pela sua versatilidade artística, não faltam obras do Manuel Alves para conhecermos, e nem todas elas são escritas. ☺
Voltando ao “Wulfric”, e para quem gosta do género, “A Cativa” é uma estreia promissora, e é óbvio que esta história ainda tem muito para nos dar. O final deste volume é simultaneamente revelador e enigmático para satisfazer e, ao mesmo tempo, querermos saber mais. E os comentários do Manuel Alves no facebook sobre o que aí vem só serviram para “atiçar” a fogueira. Para quem não se queria aventurar em mais sagas, tenho de morder a língua e admitir que já me estão a fazer penar pela continuação!


62 comentários:

  1. Ois amiga Stark,

    Bem que dizer desta excelente mensagem ? É o que eu digo tens mesmo que te tornar uma colaborado do blog com regularidade eheeh.

    Excelente mensagem como forma de divulgar o grande Manuel Alves, ele merece e sem duvida que a sua participação na leitura conjunta a decorrer está a ser uma excelente experiência.

    Confesso que ainda só li até à 2 fase e estou a gostar, mas sinto-me um pouco baralhado com a complexidade do enredo, mas é como referes acaba por ser uma mais valia. Acredito que este primeiro volume seja mais introdutório do universo, tem personagens muito interessantes logo uma leitura que vale bem a pena, mais a mais ao preço a que pode ser adquirido :)

    Aqui que ninguem nos ouve acho que vou falhar os prazos da 3ª fase ainda nao lhe toquei, mas pronto acho que acabo por não ir para o inferno ao divulgar aqui o seu livro ehehe

    Bjs e muitos parabens está um comentário excelente, logo que terminar venho comentar melhor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha, também me parece que a Paula é uma boa aquisição para o bando do Corvo. ;)

      Quanto à estrutura da narrativa, que pode trocar as voltas a alguns leitores, é o reflexo natural de um enredo um pouco complexo. Podia ter escolhido uma estrutura mais simples e uma forma mais linear de contar a história, mas seria uma opção que, no meu entender, diminuiria a imagem de um mundo que é, em si, edificado em ilusões e enganos de percepção. Se, em algumas partes, os leitores ficarem confundidos, ajudará (espero)a que percebam a complexidade da narrativa como algo mais real, em vez de apenas terem a noção de estarem diante de um relato onde todos os detalhes são explicados de imediato e sem darem tempo de os leitores se questionarem acerca dos porquês antes de lhes serem oferecidas as repostas de mão beijada. Não quero com isto dizer, claro, que excluo a possibilidade de alguns detalhes terem ficado menos claros do que o desejável por alguma omissão da minha parte, sem intenção. Por isso é que valorizo as opiniões honestas (mesmo que não sejam as mais agradáveis :D), porque qualquer leitor pode perfeitamente encontrar algo que me escapou. Para mim, todas as opiniões fundamentadas em argumentos sensatos oferecem algo útil. Sim, mesmo as que são aparentemente menos positivas. É que aquilo que desagrada a uns leitores pode ser (e é, com frequência) precismente aquilo que agrada a outros e, pelo menos, pode ser um bom indicador que me permita avaliar se estou a conseguir ao tipo de leitores que são o alvo (à falta de melhor palavra) preferencial para o género de leitura.

      Fiacha, em relação aos prazos, sem stress. Uns atrasam-se, outros já acabaram o livro. :D

      Eliminar
    2. Viva Manuel,

      Antes demais obrigado pela visita e comentários no blog, sempre uma mais valia para todos :)

      Não sabes o que tive que pedir para conseguir esta mensagem, mas penso que valeu o esforço, ela tem muito jeito ;)....mas tive que pagar bem :D

      O teu comentário faz-me lembrar que podemos arranjar aqui uma entrevista para o blog a falar sobre o livro ;)

      Sim tem mesmo que ser, mas começo a ficar com tantos das editoras por ler, mas vou lá com o tempo :)

      Abraço e já sabes podes contar aqui com o bando do corvo para te ajudar a divulgar o teu trabalho, é com muito gosto :)

      Eliminar
    3. Obrigada a ambos pela apreciação do meu texto!
      É isso mesmo, foi feito "por encomenda", mas é honesto, é o que penso realmente, e achei que devia contribuir para "a causa". ;)

      E foi, realmente, quase que "tirado a ferros", como de costume, mas o Fiacha já sabe que de vez em quando pode contar com um texto meu.
      Há uma conjugação de muitos fatores a ter em conta (disponibilidade mental, tempo, inspiração, etc para fazer um texto em condições), e por isso a minha participação por aqui não é muito frequente e tenho, de facto, recusado participar em muitos temas e comentar muitos textos.
      Mas pelo menos tenho consciência de que quando o faço, faço a sério. ;)

      Eliminar
    4. Fiacha, gosto de entrevistas. É ter tempo, e venha ela. :D

      Paula, o teu texto pode ter tido um parto difícil mas a criança nasceu saudável e a espernear. É o que interessa. ;)

      Eliminar
    5. Sem duvida são poucos mas bons Stark, penso que o elogio não vem só da minha parte e acredito que só te motive ainda mais ;)

      A ver se trato disso então Manuel ;)

      Eliminar
    6. Thanks. ;)

      E sim, bora com a entrevista para a frente!
      (isto de dar trabalho aos outros é muito giro...hihihi....)

      Eliminar
    7. Fiacha, estás à vontade até para fazeres perguntas absurdas. É claro que poderás receber respostas ainda mais absurdas. :D

      Paula, dar trabalho aos outros também tem que se lhe diga. É preciso saber mandar. :D

      Eliminar
  2. Vê-se pelo empolgamento na mensagem que a Paula gostou muito. :D Conseguiu transmitir neste post tudo aquilo que sentiu com a leitura e isso é muito positivo. Quanto ao livro não posso opinar mas posso dar os meus parabéns ao Manel e votos de sucesso.

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Nem mais algo que raramente consigo fazer, nem todos temos jeito para jogar com as palavras :D

      Como sabes o Manel é um fixolas, tens que um dia experimentar ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. noticiasdezallar (Nuno), és um fixola. :D

      E tu também és, Fiacha. Deve ser algum vírus que anda por estes lados. :D

      Eliminar
    3. Ahahah Um vírus de uma estirpe até agora desconhecida proveniente do planeta Fiachola. :P

      Eliminar
    4. lol faz lembrar-me os pergaminhos da Guardiã do Tempo sobre o planeta Fiacha :D

      Eliminar
    5. É fixolas, o Fiacholas, é....
      Vocês não têm é noção de como pode ser melga enquanto "patrão", a espicaçar todos os dias....lol. Um verdadeiro perigo! :D

      Eliminar
    6. "Fiacholas". Ahah. Bem trocadilhado. :D

      Eliminar
    7. lol gostei o Fiacholas, fica Fixolas :D

      Ahahah Paula tem que ser que é só malta preguiçosa :D

      Eliminar
  3. Olá!
    Excelente opinião. Vê-se e que gostaste muito :)
    Sou muito fã da escrita de Manuel Alves, mas desta vez não estou tão entusiasmada. Ainda me falta muito para acabar o livro e tudo pode mudar, mas o enredo complexo, aquelas aulas do Gervas, desanimam-me um pouco.
    Temos de ler até ao fim para compreender todo aquele ambiente e o que está por trás e ainda bem que assim é. Se o Manuel tivesse explicado tudo ao inicio era informação a mais :p
    Quando terminar volto para comentar.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Como te compreendo mas penso que se o enredo não fosse tão complexo logo mais fácil de se compreender tornava a leitura muito mais fluida, por exemplo como acontece no Terra Fria ;)

      Mas mais cedo ou mais tarde vamos ficar enquadrados com o enredo, estranha-se mas depois entranha-se ehehe

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá, Cátia. :)
      O Fiacha que me perdoe, mas acho que é mais importante leres ao ritmo da tua vontade do que respeitar os prazos da leitura conjunta (o Fiacha também tem telhados de vidro e não atirará pedras :D).
      Quem já leu até ao fim provavelmente concordará comigo quando digo que certas coisas começarão a fazer mais sentido a partir do meio da leitura. ;)

      Eliminar
    3. Olá, Cátia, e obrigada!
      Este livro é, em muitas coisas diferente de outros trabalhos do Manuel. E nem todos podemos gostar dos mesmos livros
      Por exemplo, o "A Invenção de Um Conto de Fadas" nem parece ter sido escrito pela mesma pessoa!
      E atenção, isto é um elogio à versatilidade e criatividade do Manuel! :D

      E sim,a partir do meio da leitura deste livro, as coisas começam a fazer mais sentido. ;)

      Eliminar
    4. Se eu lesse "A invenção de um conto de fadas" e "A Cativa" sem ser o autor de ambos, provavelmente também duvidaria um pouco de os dois livros terem sido escritos pela mesma pessoa. :D
      É um diferença que tento cultivar ao saltar entre géneros. O primeiro livro è ficção literária e o segundo é fantasia (principalmente). É claro que, enquanto eu for honesto com a minha voz, haverá sempre detalhes em comum, de livro para livro, mas mais em termos de forma (maneira de escrever) do que de conteúdo (história contada). Há tantas histórias para contar sem ter de repetir ideias (descaradamente). ;)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ois Cata,

      Não te sei responder bem, mas pode ser que o Manuel Alves ou mesmo a Paula te ajudem nisso, o que sei é que vale a pena ler este escritor ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Está sim. Foi lá que comprei o meu. :)

      Eliminar
    3. Está sim. Foi lá que comprei o meu. :)

      Eliminar
    4. Olá, Páginas Encadernadas. :)
      A Luisa já respondeu. ;)
      (obrigado, Luisa :D)

      Eliminar
  5. Olá :D
    Oarabéns Paula pela tua opinião, muito boa ^_^ Sublinho em tudo...apesar de ainda não ter terminado a leitura de Wulfric, posso desde já concordar no trabalho excelente que nos é presenteado neste livro, uma escrita e narrativa inteligente, persoagens brilhantes e que nos trocam as voltas, nada é como exatamente esperamos, é impossível prever o que vai acontecer porque o Manuel não deixa a história cair no previsível. Também concordo com a confusão gerada inicialmente, mas à medida que vamos lendo, desfazemos as dúvidas e tudo parece encaixar na perfeição. Mesmo já conhecendo algumas obras do escritor, acabamos por se deliciar com cada nova obra. Que dizer? o Manuel está mais uma vez de Parabéns e só lhe posso desejar muitos sucessos profissionais, porque é bem merecido. Ah..e o tema é muito interessante.
    Boas leituras...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Faço minha as tuas palavras, um talento e muito boa pessoa ehehe :D

      Quanto ao comentário acho que a Paula bem merece os parabens, logo os créditos todinhos para ela :)

      Bjs e a ver se acabamos o livro para comentar melhor :D

      Eliminar
    2. Olá, Carla. :)
      Se eu fosse de corar... :D
      É como dizes (e não apenas eu :D): com o avançar da leitura, as coisas esclarecem-se. Por isso, é avançar. ;)

      Fiacha, quer-me parecer que vou ter de estar sempre a dizer, em todas as repostas, que és um fixola. ahah

      Eliminar
    3. Obrigada, Carla. ;)
      Eu é que tenho que agradecer, pela oportunidade de partilhar a minha opinião, e sobretudo porque, desde que faço parte do Cantinho do Corvo e ter visto tantas recomendações (de tanta gente, leitores e até escritores!), ter lido livros muito, muito bons!
      E isto apesar de estar sempre a ameaçar o Corvo que o vou depenar, porque ele é um melga...lol

      Eliminar
    4. lol ainda bem que ajudo a melhorar as tuas leituras Stark bom sinal e mais importante que gostes de cá andar :D

      Tambem és Manel ;)

      Eliminar
  6. Olá amigos!
    Adorei esta mensagem a Paula conseguiu por letras exprimir muito bem o sentimento e a experiência que temos ao ler A Cativa.
    Confesso que no meu caso ainda me senti frustrada. Li este livro praticamente no telemóvel e não foi nada fácil. Pela complexidade da história em si. E ler um livro tão grande num formato pequeno ai meu Deus ainda deitei fumo, ia ao inferno e voltava a vir. Hehe Nem sempre me enquadrei com a época em que decorria a leitura. E nem sempre compreendi o que estava a ler. Talvez por estar a ler no telemóvel e porque o Manel foi maroto. Mas com paciência lá ia esclarecendo as dúvidas. E o facto de termos o Manel a acompanhar a leitura e a esclarecer pormenores também ajudou.
    Gostei bastante das personagens. Lúcifer e Wulfric são as mais misteriosas. Gostei especialmente destes dois. Acho que estão à altura um do outro. Gostei da Isa, acho que ainda tem muito a dar a série.
    Estou muito curiosa por ler mais. Espero que o Manel não nos faça penar muito. E gostava muito de ter esta série em livro e na minha estante.

    Paula és fantástica a divulgar livros. E este livro bem merece.
    Corvinho estás sempre a marcar pontos.
    Beijinhos a todos que eu tou de saída. E sempre se ouviu dizer "se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé " Vou a expo zoo...hehe adoro animais. O meu filho está super contente. Iupiii...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Olha nem mais a Paula tem talento para comentar livros, tenha ela tempo e disponibilidade :D...todos os crétidos para ela :D

      Penso que o Manuel poderá vir responder a algumas questoes que colocas, alias já tem dito umas coisitas na leitura conjunta :)

      E já acabaste o livro não é ? Pois vocês não se aguentam ehehe, ler no telemovel deve ser muito mau mesmo mas pronto ;)

      Olha que bem, que se divirtam muito ehehe

      bjs

      Eliminar
    2. Olá, Luisa. :)
      Se eu tivesse lido A Cativa no telemóvel, os meus neurónios fundiam e eu teria desaparecido em combustão instantânea. :D Por isso, quem ler no telemóvel tem o meu respeito. Ahah
      O Lúcifer estará presente em todos os livros e terá papel fundamental no fim da história de Wulfric (tal como teve no início... que terá um livro dedicado ;)).
      Para já, não posso falar muito da Isa, porque poderia ser spoiler para quem ainda não leu até ao fim, e não quero dar nenhuma indicação do que lhe poderá acontecer que diminua a revelação na leitura.
      Mas posso adiantar já uma coisa: no segundo livro, as personagens femininas assumirão papel central no enredo. ;)
      Diverte-te com o Martim no zoo. ;)

      O Fiacha é um fixola (ahah).

      Eliminar
    3. Sim Fiacha já acabei.
      Ler as mejecas não é comig. Até porque a história é complexa se leio uma fase eestou depois vários dias sem pegar no livro facilmente me perco principalmente a ler no telemóvel.
      Mas tenho intenção de ler novamente mas desta vez tenho que negociar com o pequen. Se ele estiver bem disposto vai correr bem.

      Eliminar
    4. Mau isto está a comer oooo rsrsrs...

      Eliminar
    5. Mau isto está a comer oooo rsrsrs...

      Eliminar
    6. lol está com fome :D

      Sim deve ser um livro que vale a pena reler ;)

      Eliminar
    7. Olá, Luísa, e obrigada. Eu sempre gostei muito de escrever, mas o que antigamente era fácil - era só dar-me o tema e em poucas horas fazia um bom texto... agora não é.
      Quando decido meter-me nisso, ando dias e dias a engonhar, a corrigir e a voltar a corrigir um Português macarrónico, e a cortar parágrafos que só servem para mostrar como passo a vida a repetir as mesmas ideias, e a saltar de temas.
      Enfim, com a idade adulta e o trabalho por turnos, devo ter fundido alguns neurónios... e sem precisar de ler no telemóvel... ;)

      Bjinhos

      Eliminar
    8. Olá!! Também estou a ler no telemóvel e quando posso em casa leio no Kobo. Não está muito fácil. Li os outros livros do Manuel assim, mas este exige mais atenção e ainda há algumas coisas que me fazem confusão e receio ter perdido informações pelo meio. Não entendo que seres são estes, mortos vivos? Não mortos? :P. agora até podem procriar... O Gervas era um humano normal? Até já duvido da minha inteligência... :/

      Eliminar
    9. Pronto, vou fazer aqui uma pequena confissão. Escrevi este livro propositadamente de um jeito que obriga (um bocadinho) os leitores a lerem sem interrupções para tirarem melhor partido do ritmo da história. Uma pequena maldade, eu sei. Mas que autor não tenta fazer com que os seus livros sejam lidos sem que os leitores tenham grandes hipóteses de os pousar? :D
      Dito isto, "A Cativa" não será o livro mais fácil de seguir numa leitura conjunta, com fases determinadas a dividir a história (sem ser em função do enredo) e prazos a influenciar o ritmo natural da leitura.
      Além disso, deve ser um livro ainda menos fácil de se ler no telemóvel. Para mim, as linhas de texto têm de ter uma dimensão mínima para o formato não interferir na fluidez natural da leitura.
      Portanto, Cátia, não duvides da tua inteligência. :D A leitura é que não é fácil.
      Posso responder-te já, sem spoilers, que o Gervas era essencialmente humano ("normal" é um termo que não usaria porque, como Pupilo, já podia fazer coisas interditas à generalidade dos humanos).
      Se me especificares a que "seres" te referes, tentarei esclarecer-te dentro do possível. ;)

      Eliminar
  7. Olá. :)
    Primeiro, o comentário mais imediato: Paula, és uma fixola. :D
    Podia perfeitamente usar as tuas palavras como estandarte de promoção para este primeiro livro da série Wulfric (e acabarei por fazê-lo, uma vez que divulgarei a tua opinião ;) ). És uma séria candidata a receber uma prenda linda no confronto de opiniões que se aproxima. Só poderá haver um/a. MUAHAHAHAHAHAHAH...

    Agora vou ler os restantes comentários e tentar responder a todos os que necessitem de resposta. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Welcome :)

      Fico contente que venhas comentar ao blog, acredito que todos vamos gostar e claro em especial a Paula, por mim tinha já o prémio :D

      Abraço e manda sempre ;)

      Eliminar
    2. lol.
      Pronto, somos todos fixolas, está visto! :D
      E eu que tomei a vacina da gripe este ano, afinal apanhei este vírus que anda por cá...
      Claro que vindo do planeta Fiachola nunca podia estar incluído na vacina..... :D :D :D

      Eliminar
    3. lol é esse o espírito Paula tudo Ficholas :D

      Eliminar
  8. De facto estás de parabéns Paula, uma opinião fantástica, muito bem escrita, opinativa sem divulgar nada que não se possa saber. muito bom :)

    quanto à obra em si, estou a lê-la na leitura conjunta, mas estou bastante atrasada, desculpem-me os colegas de leitura e o Manuel, mas irei apanhar-vos :D

    É claro que estamos perante mais uma das particularidades do Manuel Alves. A sua versatilidade aliada a uma simplicidade de escrita (e de pessoa) com que consegue criar as suas histórias, tornando-a, neste caso, complexa e cheia de enredo, levando-nos numa viagem entre a terra e os infernos.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Olá, Caminhante. :)
    O caminho faz-se a caminhar. Umas vezes depressa. Outras, devagar. O que interessa é chegar. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Não és a única a estar atrasada e sim o Manuel tem essa qualidade é versátil, não é para todos e sim é boa pessoa :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Obrigada pelas palavras, Caminhante. ;)

      Mas a culpa deste texto aparecer é do Fiacha, que nunca fica contente com o que tem, e do Manuel, que não tinha nada que escrever livros fixes. :)

      E não te preocupes com os atrasos, um dos fatores que me fez acabar mais cedo foi mesmo a batota, porque comecei a ler mal o comprei.... :)
      Estava sem nada para ler, não ia começar nada para deixar depois a meio... O problema resolveu-se facilmente! . lol

      Eliminar
  10. Olá Fiacha
    Depois de tudo que li deste livro aqui no teu blogue, e que adorei, já sei qual vai ser a minha próxima saga a comprar.
    Beijocas, boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Leitora,

      Objetivo do blog cumprido e vais gostar, espero :)

      Quanto ao comentário creditos para a Paula Pinto ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá, Leitora. :)
      Dizem por aí que é um livro do diabo (literalmente :D).

      Eliminar
  11. Olá "pissoas" do continente Fiacha :)

    Paula, gostei bastante do teu comentário, nota-se o teu entusiasmo e o teu gosto ao falar neste livro do Manuel. Não li A Cativa, gostaria de ler mas neste momento o tempo não abunda. Quanto ao Manuel, já li algumas coisas dele, e do pouco que conheço, não é nada difícil acreditar nessa torrente de elogios :)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Bem vinda ao continente :D

      Sem duvida ;)

      Bjs e boa semana

      Eliminar
    2. Bem vinda, Nádia, e obrigada. ;)
      Sim, o livro vale a mesmo a pena. Quando tiveres tempo, dá-lhe uma oportunidade, és capaz de ficar surpreendida. :)

      Eliminar
    3. Olá, Nádia. :)
      O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, e o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Como vês, há muito tempo. :D

      Eliminar
  12. Olá!!

    Também ando a ler mas vou falhar nesta terceira fase. Já estou a contar com os demónios a puxar-me os pés durante a noite, mas não há nada a fazer :) Vou dar o litro esta semana para tentar acabar o livro a tempo.

    Apesar de tudo não restam dúvidas da qualidade do livro! Ainda não tinha lido mais do Manuel Alves, portanto é a minha estreia, mas pelo pouco que li até agora fico com vontade de conhecer muito mais. E quanto à Cativa, partilho muitos aspectos referidos nesta opinião. Desde a escrita fluida e envolvente, à malícia e humor negro... Estou a gostar muito :)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Depois partilha a tua opinião e ainda bem que gostaste da opinião da Paula :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá, Sofia. :)
      Já ouço o raspar seco dos demónios afiar as garras. Mas, no mundo do Wulfric, há coisas piores para te puxar os pés de noite... uuuuuuuu. :D

      Eliminar
  13. Olá Paula e olá Fiacha!

    Vejo que este é mesmo mais um belo livro do Manuel. Gostei muito da forma como escreveste sobre a obra e como mostraste a força da história. Confesso que a história não me atrai muito, mas pode ser que um dia a leia. Quem sabe?! =P

    E claro, mais uma excelente iniciativa por parte do Fiacha, quanto à dinamização do passatempo, da divulgação e da leitura conjunta!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar