sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Questões respondidas na página do FB pelo Editor Luís Corte Real - Saída de Emergência



A SDE tem vindo a responder com alguma regularidade a dez questões que são colocadas pelos seus seguidores da página do FB

Partilho algumas das respostas dadas, claro as que mais me interessam :)

Querem novidades para 2015, aqui vão algumas:

Jan-16 Eleanor e Park - Rainbow Rowell
Fev-13 Mistborn Vol. 2 - Brandon Sanderson
Mar-06 A Espada de Shannara - Terry Brooks
Mar-20 Redimida (último volume da Casa Noite) - PC Cast
Atenção que alguma data pode mudar, depois não me venham matar por causa disso!


O Steven Erikson está comprado, traduzido e até já tem capa. Mas só deverá ser lançado em 2016. Neste momento as nossas energias estão com o Brandon Sanderson. Lançar os dois ao mesmo tempo iria gerar uma canibalização dos resultados.

O "Império Final" do Sanderson já vendeu quase 1.000 exemplares. É um número fabuloso. Mas devido aos custos editorias e de marketing, continuará a dar prejuízo até aos 1.500 exemplares vendidos. Se tiver 500 amigos a quem possa recomendar o livro seria perfeito!


Dan Simmons é provavelmente o meu autor favorito. E Hyperion é uma obra-prima. Mas TODOS os livros do autor deram prejuizo à SDE, mesmo aqueles que dividimos.


A Carey nunca teve leitores suficientes para justificar mais livros e, depois de terminarmos a série, decidimos ficar por aí. Talvez relancemos o 1º volume em 2015 para ver se, entretanto, novos leitores se interessam. Se for esse o caso, pois seria um prazer continuar a publicá-la.

Continuar a Robin Hobb está nos nossos planos, especialmente a saga do Asassino. Mas provavelmente só em 2016. E, no próximo ano, ainda teremos de fazer um esforço por conquistar novos leitores para os dois quintetos anteriores.


A Patricia Briggs, devido aos prejuízos acumulados, teve de ser cancelada - com muita pena minha que sou fã há muitos anos. A Karen Marie Moning é para continuar e deveremos ter novidades para breve. O fabuloso Guy Gavriel Kay (um verdadeiro cavalheiro e amigo da SDE) só poderá ter mais novidades se o TIGANA vender melhor. O livro OS LEÕES DE AL-RASSAN também teve vendas muito fraquinhas, o que não ajuda.



Essa é a pergunta do milhão de dólares. Acreditamos que o George R. R. Martin irá lançar o próximo volume no final de 2015. Se assim for, vamos produzir a nossa edição à velocidade da luz para garantir que os leitores portugueses tenham a sua edição logo no início de 2016. Mas só o autor sabe (se calhar nem ele sabe!) quando irá terminar o próximo volume.

Pelo menos foi respondido com a informação de números de vendas e tudo, comentários ?

49 comentários:

  1. E pronto, está confirmado o que eu sempre disse. Entre a bosta e o sublime, o leitor português opta ( quase sempre) pela bosta. Senão vejamos: dois livros, de igual tamanho e capas razoavelmente apelativas, postos lado a lado. Um é do Lynch, o outro é do Sanderson. Resta dizer que o Lynch, na minha opinião, está no zenite da qualidade enquanto o Sanderson se encontra mergulhado no mais absoluto nadir. E o pessoal escolhe qual deles? Assim sem mais nada, às cegas? Escolhe o pior, claro. Sempre. Sempre. Sempre. É por isso que os Editores desistiram de apostar na qualidade. Para quê? 500 eemplares vendidos do Lynch? Vendeu menos do que os meus livros. Gaita. Como é possivel, sim, como é possível que o Sanderson tenha vendido o dobro? Mas vendeu. Tristes tristezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Sem duvida que há aqui muito a comentar mas indo apenas ao teu comentário concordo, Lynch é bem melhor que o Sanderson, a meu ver, embora não goste do Sanderson, penso que seria de publicar ambos, até pelo que, pelo que percebo o Sanderson está a vender bem, agora o Lynch não vender custa, mas pronto vejo-me obrigado a ler em brasileiro o que sinceramente lamento profundamente, mas não vou mais esperar e pelo que percebo devo conseguir ler mais livros dele.

      Mas não acho que deviam de desistir de publicar qualidade, custa-me ver aqui tanta coisa boa a ficar para trás, Dan Simmons, Eriksson, Robin Hobb, mesmo a Carey que gosto, Guy Gavriel Kay e ver que "Os Leões de Al Rassan" vendeu mal, é triste e podia incluir aqui outros como o Peeke, Morcoock, Laiber, Douglas Adams. Herbert e por ai fora.

      Do que ai é anunciado como novidades devo ler apenas o do Sanderson, como disse gostei quanto à "Espada de Shanarra" tenho as minhas duvidas, parece-me algo ao meu gosto mas ainda tenho duvidas.

      Abraço

      Eliminar
    2. LOL Lynch melhor que Sanderson?! ... Como se vê que apenas leram um livro. Sanderson é o melhor autor de fantasia do momento. De longe. Leiam todos os livros dele e irão perceber que será recordado como um dos melhores de sempre. Não julguem um autor pela aposta da editora. Ah e já agora, Sanderson é um senhor, a nível pessoal não tem onde ser atacado.

      Eliminar
    3. Olá anónimo bem vindo :D

      O Sanderson tem falhas sim senhor e muitas, mas já vi que não as vais aceitar, o Barreiros já as explicou ai muitas vezes.

      Se compararmos os primeiros livros de ambos, bolas o Lynch é de longe superior ao Senderson, mas são opiniões claro e olha que eu até gosto do Sanderson :)

      Abraço

      Eliminar
  2. E a seguir vem o Terry Brooks? Estamos feitos. Porque o Brooks é pior, digo-vos, mil vezes pior do que o Sanderson. Estão avisados. Mas continuo a dizer: a única maneira de convencer os Editores a mudar de rumo, não é escrever-lhes simpáticas cartinhas a pedir mais livros do Simmons. A solução é comprar todos os livros do Simmons que existem no mercado e esquecer os horrores que infestam as bancadas das livrarias. E só depois, sim, só depois de um justificado incremento nas vendas, é que se pode pedir que se publique o Hyperion ou os livros do Steve Erikson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse escritor não é tipo Tolkien ? Se for e não for uma escrita tão descritiva / maçuda até arrisco fico na duvida e não vou colocar já de parte.

      Pois esses ficam para trás, temos que ser realistas Barreiros, publicar atualmente Eriksson era um enorme risco, em especial pelo número de volumes e claro tamanho, mas manter a esperança :)

      Quanto ao Simmons, valente KO muito mau mesmo :(

      Eliminar
    2. O Brooks foi contratado pelo Lin Carter, o então editor da colecção de Fantasy da DelRey para escrever uma pimpineira sucedânea do Tolkien para ver se os patetinhas da época compravam aquilo e salvavam a colecção. Isto nos anos 70, quando ainda não tinha surgido a fixação de consumir fantasias atrás de fantasias inócuas e púticas. A sério, Fiacha, li exta história em tempos idos. Quando ainda nenhum de vós era nascido.

      Eliminar
    3. Pelo que tenho lido de comentarios no Brasil há quem goste muito e ha quem não goste, mas pronto começo a torçer o nariz, ainda assim é ver como a malta de cá reage :)..não quer dizer que não siga as tuas recomendações / comentarios :D

      Eliminar
  3. Ai o Martin... sempre as mesmas incertezas... Sacana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Ai tudo o que aqui é dito tivesse da parte da Editora a mesma resposta, Martin é o balão de oxigênio da Editora e sim nesse capitulo a Editora deu uma grande resposta, publicou a primeira parte do Dança com Dragões em tempo record, por ai estamos nós descansados :D

      Pode ser que publiquem outras coisas dele ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Fiacha, Fiacha, Fiacha...não vão publicar coisa nenhuma. Porque são space operas com alienígenas e naves espaciais. Publicaram os contos...e alguém os leu? Ainda me lembro de uma patetinha protestar que o Martin andava a perder tempo a escrever contos de FC quando deveria dedicar-se exclusivamente à escrita da GDT! Pobre coitada! Nem sequer percebeu que os contos foram escritos muito antes da GDT!

      Eliminar
    3. Sim bem sei que para muitas pessoas o melhor que escreveu foi mesmo FC, mas isso por cá não pega infelizmente, ainda tenho por ler, vamos ver quando....alias tenho vários livros de contos por ler :D

      Eliminar
    4. Não sei se viste, mas acho que partilhei uma noticia que dizia que o Martin ia publicar um livro que se passava no mesmo universo da Guerra dos Tronos.Também não se sabe para quando é, mas deve ser primeiro que a continuação da saga, de certeza...

      Eliminar
    5. Eu sou suspeita com livros de contos, seja qual for o autor ou seja lá qual for o género literário. Abomino livros de contos e também tenho uns quantos por ler...

      Eliminar
    6. Oh meus amigos, o conto é uma forma de arte absoluta, principalmente pela capacidade que este tem para comprimir a narrativa e cortar-lhe todas as gorduras excessivas. Continuo a dizer, e repito-o vezes sem conta que existem escritores extraordinários, que só produziram contos, e que vocês vão perder, precisamente porque não wuerem ler contos! Jjá aqui vitei muitos deles. Não vale a pena estar a repetir-me.

      Eliminar
    7. Ois Sofia,

      Se o Martin está a fazer isso, é mau, que acabe as Crónicas, espero que seja pressionado pelos produtores da serie, já chega ;)

      Eu gosto de contos, alias aqui está o mestre Barreiros a chamar a atenção e faz muito bem, eu vou continuar a ler contos, pois gostei muito do livro que li este ano Pulp Fiction

      Barreiros,

      Sem duvida uma arte, tenho aqui umas coisinhas boas por ler ;)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Não sei o que dizer, se ficar à espera da SdE ...

    Quanto aos títulos que me agradam ( não vejo aí Lynch) já os tenho todos em inglês.

    A SdE está a apostar ( na grande maioria) em autores que enfim...

    Bjos



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Pois nem sei o que te dizer, mais a mais tens por habito ler em inglês e em digital...quanto ao Lynch é mais um escritor que infelizmente ficou para trás, tens ai a resposta da editora porque não continua e depois vem mais paranormal :(

      Mas vamos ter esperança que isto melhore ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Boas Fiacha,
    Bem eu fiquei tremendamente desiludido quando me responderam que Hyperion era para esquecer (lá vai ter de vir mais um de fora), mas por um lado até fiquei contente de terem vendido 1000 exemplares do Sanderson (eu sei que alguns não o apreciam cof cof) mas deu para ver que, por este caminho, se não dividirem os livros, resulta :). Lynch foi um que nunca lhe peguei por causa de não irem publicar a série completa -.-. Bem a ver vamos o que o próximo ano nos (e lhes) reserva ...

    Abraços

    PS: ERIKSON EM 2016?!?! ULTRAJE xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luís,

      Nunca pensei que o Simmons estivesse tão por baixo, já o referi várias vezes é o melhor escritor que tive o prazer na coleção BANG e é a minha coleção preferida tendo já lido mais de metade da coleção, mas contra factos destes.....Mas FC publicada pela SDE, esquece, fora de hipótese, tiveste Herbert e Douglas Adams, ambas estão penduradas, felizmente tenho forma de ler o 3 livro de Duna, mas pronto versão brasileira, que posso eu fazer ?

      O Sanderson que penso dei um pequeno contributo mesmo antes de ter sido publicado o livro ;), vai ser a grande aposta da Editora, está assumido e parece-me bem, mas entre ele e por exemplo Lynch / Simmons preferia estes últimos, mas gosto, está lá tal como o Feist que penso vamos ter mais, de resto...isto não está fácil :D

      Achas mesmo que fase à realidade atual o Eriksson seria uma boa aposta ? (tamanho da saga e número de páginas ) Duvido ;)

      Abraços

      Eliminar
    2. Foi graças a terem publicado o 1º Mistborn que eu conheci o escritor, e foi graças a isso que comecei a ler o "The Way of Kings" (que dizem que irá ser a magnus opus do Sanderson), que estou a adorar mesmo, bem melhor que Mistborn :P.
      Sim Eriksson duvido que consigam publicar a obra toda, mas até 2016 muito ainda pode mudar, quem sabe :D

      Eliminar
    3. Assim espero há quem goste também de Elentris, mas venha lá mais Sanderson, o corvo se poder lê :)

      Já leste o Scott Lynch ou mesmo Dan Simmons ? Experimenta XD

      Quanto ao Eriksson que os deuses estejam contigo, se vier a ser publicado seria um otimo sinal, por mim se no 2 semestre publicarem George Martin (Crónicas do Gelo e do Fogo) já seria muito bom :D

      Eliminar
    4. Luis Silva, a série do Sanderson também promete ser ENORME! Três trilogias com mais uns quantos livros pelo meio a cimentar o que já foi escrito. A primeira tem um contexto medieval, a segunta um contexto contemporãneo e a terceira um contexto de FC. Da série encontra-se já escrita a primrira trilogia e um volume steampunk a cimentar. Achas que vão publicar as três trilogias? Desengana-te. Quando a terceira estiver escrita, daqui por uns quinze anos, já a Editora provavelmente não existe.

      Eliminar
    5. Sim, tem razão Sr. Barreiros, mas pelo que li a primeira trilogia lê-se bem sem as outras, sendo a única diferença o "tempo" onde a história acontece, acho que a única coisa que liga as trilogias é mesmo só o sistema de magia e o mundo. Que publiquem a primeira completa que depois logo se verá ;P

      PS: Só queria mesmo que o Martin escreve-se ao ritmo que o Sanderson escreve -.-

      Eliminar
    6. Por acaso a ideia que tenho é que o Sanderson é uma maquina a escrever e esteve a acabar a serie da Roda do Tempo, logo nã tarda está tudo escrito e com novas planeadas lol, mas dai a serem tudo publicado por cá, vamos ver :D

      Eliminar
  6. Bem vai ser penoso para quem gosta destes autores mencionados. O Martin se não tivesse realmente escrito as crónicas de gelo e fogo de forma tão brilhante muitos leitores já o tinham mandado a fava.
    Quanto aos autores referidos,alguns agradam-me outros nem tanto. A Hoob conto em breve ler os livros que me faltem. A Carey gostaria muito de apostar nela. Estou é na espera interminável para que haja mudanças no site da editora quanto ao pagamento.
    Fico triste pelo facto de Os Leões de Al-Rassan não venderem. Pois é um livro que quanto a mim é maravilhoso. Ainda para mais com referência à nossa história. Enfim.
    É o que eu já venho a dizer eles publicam o que vende mais. E o que vende mais nem sempre é de qualidade e não agrada a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Muitos destes nomes são os meus escritores favoritos da coleção, dai ter partilhado a informação com os seguidores e sem duvida que parece que se está a apostar no erotismo em detrimento da qualidade, mas pronto é o que temos, pena não se agradar a gregos e a troianos.

      Muita desta informação me deixa triste, as respostas são sempre as mesmas, Carey não vendeu e a divisão dos livros não ajudou ? Onde esteve a divulgação ?

      Fico por aqui ;)

      Bjs e esperemos que melhore :D

      Eliminar
  7. Olá,

    Eu fico sempre chateada quando ando a ler uma série e inesperadamente cancelam. Por vezes, falta apenas um livro, o que é muito irritante.
    Vou ter que melhorar o meu inglês.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia.

      Sem duvida que é uma situação desagradável e infelizmente frequente...acabamos por saber que é cancelada porque perguntamos e insistimos caso contrario nem diziam nada, é mau penso mas isto são várias editoras a fazer :)

      Ui o inglês tras imensas vantagens sem duvida :D

      Bjs

      Eliminar
  8. Apesar de ter pena, nada disso é grande novidade. :-( Sanderson vende porque tem a divulgação que outros não tiveram, uma capa apelativa e uma premissa chamativa, e Martin, se não fosse uma série de tv que por sinal é bem mais fraca que os livros, onde é que andava o Martin.

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão, noticiasdezallar, tudo depende da forma como se vende o peixe. E o Martin teve a sorte de lhe terem feito uma serie de TV dos livros. Senão...

    ResponderEliminar
  10. Bem tenho que concordar com ambos, se não fosse a serie a dar uma lufada de ar fresco nisto tudo e a situação podia estar bem pior, mas pronto o Martin tem o sucesso que merece, pena a malta nao olhar para outros livros que são bem bons como a FC.

    O Sanderson teve divulgação, mas vamos ver pois outros tiveram e foram-se, como o Salvatore que até tinha packs e ofertas de mais que um livro e por ai fora, mas desejo muito que o Sanderson siga em frente, tal como Feist, já que vários aqui mencionados não mais vão ser aposta, é triste :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Fiacha,

    mais uma vez dedicaste a divulgar estes acontecimentos e ainda bem que o fazes.
    Já estava à espera das respostas. Fiquei um bocadinho desapontada com os portugueses por terem comprado apenas 500 exemplares do Locke Lamora...não fazia ideia que tivessem sido tão poucos, mas enfim.

    Quanto à Robin Hobb...a notícia já era sabida, mas é sempre bom reforçar e esperar que saia mesmo. Eu sugiro sempre os seus livros às pessoas!

    Espero que o do Sanderson seja ainda melhor do que o anterior e que o Erikson também se despache a sair por cá. Fiquei curiosa com os lançamentos previstos, principalmente com o da Espada de Shanara (se é assim que se escreve...).

    Ahh! E com o comentário sobre o Martin...era um mimo tal acontecer! =D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss,

      Como sabes gosto da Editora e da coleção e sei que muitos seguidores também, mas vamos ver até quando o continuarei a fazer, como muitos há coisas que me começam a "desmotivar" :(

      Eu estou a ler agora o Lamora e não podia estar mais de acordo contigo, entristece-me também a Editora não continuar a arriscar neste brilhante escritor, se não sai-se a serie onde estaria Martin ? E no entanto continuaram a apostar nele e bem...Lynch não é inferior a Martin ;)

      A Robin Hobb é outra, é muito tempo, como admirador da escritora fico desiludo, lamento dizer isto e tenho as minhas duvidas que venha a ser publicado.

      Eriksson é outro que para já esquece, quanto ao Sanderson, vamos ver a qualidade pode aumentar mas por norma os leitores diminuem, alguns que compraram vão desistir, mas isso é normal....e não esqueças que o livro era para ser dividido, logo não vai ser barato, tal como está a acontecer com o Feist.

      O Martin, bem estou curioso por ler um conto "Dragão de Gelo" quanto ao resto manter tranquilo, quando sair sai ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá Fiacha!!

    Bem, eu confesso que pensava que se vendiam mais livros em Portugal. 1.000 exemplares parece ser um número fabuloso... :O (eu não tenho mesmo noção)

    "Se tiver 500 amigos a quem possa recomendar o livro seria perfeito!"
    - Pois eu digo que se 500 pessoas pensarem como eu não vão comprar um livro com a porra de um "autocolante" que não sai. Eu sei, sou piquinhas mas há quem pense como eu! Não comprava o livro se soubesse que vinha assim (sim, porque eu comprei para ler um dia, daquelas compras que se fazem por influência :P)... ok... tive a oportunidade de receber um grátis (esse sem aquela coisa na capa)... mas e agora? ofereço a um amigo um livro com a possibilidade de receber outro, mas na verdade não pode porque eu já destaquei a badana? lol sou chata eu sei, mas os livros são muito caros e custam a comprar... são obras de arte que quero ter na estante de preferência com boa cara.

    Se querem vender mais, têm de apostar na divulgação e não inventem, sem recados impressos, não estraguem as capas...

    Quanto aos outros autores, conheço muito pouco, mas fico desiludida pois os nomes que oiço falar por aqui, ou vão deixar de sair ou estão previstos apenas para 2016.

    Em relação a Martin, parece que vou ter de abrandar o ritmo da leitura e concentrar-me em outras.

    A editora precisava era de mais 50 Fiachas para por o povo a ler como deve ser :P

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Começando pelo fim, o Fiacha está desmotivado e um pouco "desiludido" com a Editora, é que há coisas que cansam, mas isso fica para outros capítulos.

      Sim por cá não se vende muitos livros, dai as tiragens não serem muito grandes e penso que deve ter havido aqui alguma reorganização, já não se vê tantos livros da Editora por esses hipermercados fora, por exemplo, logo vende menos ;)

      Acho essa iniciativa muito boa, mas deviam ter atenção com essa situação sem duvida, quanto à divulgação é algo determinante, continuo achar que a página do FB podia ser melhor explorada, entre outras coisas.

      Ainda bem que não conheces, por um lado tens universos fantásticos por desvendar, por outro não ressacas :D

      O Martin já não me preocupa, quando sair, saiu :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Catia Valente:
      Em tempos idos, ou seja, nos anos 50/60, eram publicados cerca de 8.000 livros da colecção Argonauta e vendiam-se quase todos. Saiam regularmente a 15 de cada mês e o pessoal fazia fila nas tabacarias para os comprar. Tinham capas do pintor Lima de Freitas que correspondiam aos conteúdos do livro. E muitos eram traduzidos pelo Mário Henrique Leiria que adorava FC. Nos tempos correntes ainda se conseguem encontrar alguns nos alfarrabistas, principalmente no Porto, já que em Lisboa andam a morrer todos. A Caminho tb começou por ter uma colecção substancial (2.000 exemplares por cada volume), também ela saia regularmente, embora as capas do Cayatte fossem bastante manhosas. Mas a Caminho, quando mudo de mãos e passou ao domínio da Leya, destruiu todo o stoque existente para abrir espaço nos armazéns. E agora nada sobra, nem mesmo na Feira do Livro. Mas era esta regularidade que fidelizava as pessoas. Contas feitas, hoje em dia, um livro de FC/Fantástico vende pouco mais do que 700 exemplares. Os Editores já esqueceram há muito as tais edições de 2000 exemplares. Aliás para quê? Um livro não sobrevive mais de 15 dias exposto nas nanicas. E depois desaparece para nunca mais ser visto. A Presença, no inicio da sua vida como Editora de FC ainda publicou bons livros. Mas agora, onde estão eles? Onde está a trilogia genial do John C. Wright, onde está a minha discreta "A VERDADEIRA INVASÃO DOS MARCIANOS"? No Limbo das criancinhas não baptizadas? Ou arderam todas nas fornalhas da reciclagem de papel?

      Eliminar
  13. Como é que acham que a FC, o fantástico e a fantasia começaram? Foi com contos. Exclusivamente contos. Concluo portanto que nunca vão ler Lovecraft porque ele só escreveu...contos? E o Poe? Também não? E o Borges? E o Buzzatti? Já agora, Fiacha, fica sabendo que no próximo FF vsi lá extar a Cavslo de Ferro com as colectãneas do Buzzatti. Ai de ti, ai das tuas orelhas, se me constar que não vais comprar os livros dele. Ao menos o "Deserto dos Tártaros", com mil raios, e que não são contos, mas um dos melhores tomances fantásticos de sempre. E, já agora, o "Demónio do Movimento" do Grabinski que são contos fantásticos excelentes sobre combóios assombrados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Começando pelo fim, o Fiacha está desmotivado e um pouco "desiludido" com a Editora, é que há coisas que cansam, mas isso fica para outros capítulos.

      Sim por cá não se vende muitos livros, dai as tiragens não serem muito grandes e penso que deve ter havido aqui alguma reorganização, já não se vê tantos livros da Editora por esses hipermercados fora, por exemplo, logo vende menos ;)

      Acho essa iniciativa muito boa, mas deviam ter atenção com essa situação sem duvida, quanto à divulgação é algo determinante, continuo achar que a página do FB podia ser melhor explorada, entre outras coisas.

      Ainda bem que não conheces, por um lado tens universos fantásticos por desvendar, por outro não ressacas :D

      O Martin já não me preocupa, quando sair, saiu :)

      Bjs

      Eliminar
  14. A desilusão vai para a tardia saída de mais um volume de Game of Thrones. É a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João bem vindo :D

      Ai quem me dera poder dizer que estás completamente certo, vejo que não conheces os outros escritores, nunca dirias isso ;)

      Quanto ao novo do Martin, estou tranquilo há ai muita coisa boa para se ler :)

      Abraço

      Eliminar
  15. Concordo com o João Barreiros por completo, no que se refere aos contos, cada vez mais leio livros de contos e cada vez mais me convenço de que é o ponto mais alto da literatura. Criar uma história num pequeno número de páginas e/ou palavras, dar-lhe a coerência e a magia literária necessária para que funcione é uma obra prima, e são vários os escritores que o fazem.
    Dino Buzzatti é fantástico, Fiacha vai pelo conselho do tio, eu quero ver se compro "O segredo\do bosque velho"

    Quanto à SDE .... nem sei que diga....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim consigo concordar com esse ponto de vista, não é fácil mas possível. bem vejo que mesmo já tendo lido vários livros de contos, inclusivamente este ano, não me livro de levar na cabeça ehehe, e sugestão aceite em relação à recomendação do Tio, embora não vá comprar contos mas sim "O Deserto dos Tártaros" do Dino Buzzatti, se gostar depois pode ser que alguém me empreste :D

      X2, estou numa fase que eu próprio não sei o que diga, alguma tristeza misturada é verdade :(

      Bjs e até sábado :D

      Eliminar
  16. Então vai oleando essas orelhas, caro Fiacha, para o nosso encontro no próximo fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Quem me dera os editores brasileiros tivessem esse comprometimento e respeito de responder aos seus leitores. Bem, alguns têm, não posso ser genérica aqui, mas a maioria é de uma ignorância e desrespeito que me faz ficar feliz por não investir o meu dinheiro nas publicações e continuar a ler livros no original em inglês, quando é o caso.

    Achei as respostas interessantes e devo concordar com o sr. Barreiro quanto ao Scott Lynch. Estou no terceiro livro e, embora eu esteja achando o livro um pouco mais fraco do que os dois anteriores, o Scott mais uma vez está provando ser um dos melhores escritores de fantasia da atualidade. Eu adoro o Brandon Sanderson e pelos trabalhos da SdE acho que a editora teria condições de lançar ambos autores. Para mim é uma questão de ser menos ambiciosa e publicar poucas tiragens. Precisando, a editora poderia providenciar mais exemplares depois, se a demanda de leitores exigir. Isso possibilitaria que a publicação de Malazan não precisasse ser mais uma vez adiada.

    Ótimo artigo, amigo Corvo. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ois amiga Cassi,

      Bem não conheço a realidade ai desse lado, apenas vejo o caso da SDE não pela Editora mas pelo grupo do Vagner e do Marcos e a Ana Cristina Rodrigues da SDE parece ser muito legal, é a ideia que tenho. Por cá a comunicação com os leitores sempre foi uma imagem de marca, embora já tenha sido melhor, mas pronto pode haver motivos que não entenda :)

      Sim concordo o Lynch do que li é melhor que o Sanderson, mas quem suspenderam foi mesmo o Eriksson e não o Lynch este está definitivamente posto de parte mais a mais com o acesso fácil às leituras digitais, dificilmente o Lynch teria sucesso, fiquei triste mas pronto leio em brasileiro e grátis :)

      Malazan é quanto a mim um grande risco neste momento, é melhor esperar melhoras sim ;)

      Quanto ao Sanderson,tambem gosto e tenho muitas expetativas que faça por cá sucesso, penso que vai conseguir vencer :)

      Bjs e ainda bem que gostaste :D

      Eliminar
  18. Olá Fiacha,

    Depois de ler este texto a vontade de escrever e fica tudo na mesma foi mais que muita, mas enfim...
    Lá teremos de continuar sempre a torcer para a coisa mudar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Cabe tambem aos blogues que tem parceria com a Editora mudar as coisas, temos que acreditar que vá mudar ;)

      bjs

      Eliminar