quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Último Conjurado - Isabel Ricardo


Sinopse

Há sessenta anos que Portugal era humilhado pelos Filipes de Espanha. 

É então que um grupo de heróis decide revoltar-se.

1640. O jugo espanhol dura há sessenta anos. Seis décadas de identidade roubada, pátria escondida e falsa lealdade. Mas algo está diferente: fala-se do enigmático Capitão Gualdim, que desafia o poder espanhol pelas ruas de Lisboa enquanto se conspira nas sombras e a guerra contra o domínio espanhol ameaça rebentar. Uma importante parte da nossa História ganha vida em O Último Conjurado de Isabel Ricardo, onde a realidade se cruza com a ficção. Duelos, emboscadas, amores e muito mistério envolvem as principais personagens, três jovens cavaleiros que vivem todo o tipo de aventuras. Um romance histórico que representa com rigor os factos ocorridos neste tão importante período da nossa História, enlaçado numa maravilhosa narrativa cheia de suspense.

Publicado pela primeira vez em 1998, esta reedição é a mais recente aposta da Saída de Emergência para a coleção A História de Portugal em Romances.


Opinião

Para os seguidores d'As Leituras do Fiacha não é segredo nenhum que eu sou fascinada por este livro desde que o conheci. É um facto que o meu entusiasmo passou para algum dos seguidores do blog (incluindo o próprio Corvo) e parece que estão também a ficar rendidos a este livro, tal como aconteceu comigo.

Logo nas primeiras páginas percebe-se que toda a acção do livro se vai desenvolver em torno desse misterioso Capitão Gualdim que todos conhecem ou já ouviram falar, mas que ninguém consegue identificar concretamente. Quando era miúda havia uns desenhos animados do Zorro que eu devorava e ao ler este livro foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Tal como o Zorro, também o Capitão Gualdim é um exímio espadachim que luta incessantemente contra a tirania espanhola e tenta a todo o custo contribuir para o afastamento dos FIlipes do trono português.

Contudo, não é só de um personagem que vive um livro. A par do Capitão misterioso, temos três brilhantes cavaleiros na flor da idade, Pedro de Castro, Afonso de Menezes e DIogo,Vasconcelos a maravilhosa Laura de Noronha e o não tão amistoso D. Manuel Vilar. Um conjunto de personagens que nos prende a estas páginas e, juntamente com a escrita simples mas ao mesmo tempo rica em pormenores históricos, faz com que tenhamos vontade de lutar ao lado deles por este Portugal independente tão desejado em 1640.

Quem é, afinal, o Capitão Gualdim? Esta é a pergunta que se impõe desde o início e para a qual haverá muitas possibilidades de respostas...

Como amante de romances históricos, não posso deixar de dar, mais uma vez, os parabéns à editora pela aposta na nossa História tão rica em pormenores que sem duvida tem de dar origem a livros assim. 

Recomendo vivamente!

44 comentários:

  1. Olá

    Gostei do comentário mostras o que de bom o livro oferece sem revelar nada de importante.

    Como sabes estamos a ler em conjunto no fb e tendo terminado a primeira fase gostei do que li mas depois comento melhor.

    Uma escritora que merece ser divulgada e cim talento.

    Gosto de nomes nacionais e saber mais sobre quem lutou por um país independente.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada ;)
      Sim, sabes que eu nunca revelo nada para não estragar a surpresa a quem vai ler o livro a seguir...

      Se ainda agora terminaste a primeira fase, o melhor está para vir ;)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Fiacha!

      Ainda vais ter muitas surpresas... :)

      Eliminar
  2. Eu estou a gostar muito do livro.

    Ainda não percebi quem poderá ser o Capitão Gualdim, mas já tenho a certeza que quem não é!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Sem duvida que está a ser uma agradável experiência, já acabei a primeira fase da leitura e dá para ficarmos com uma ideia interessante do que temos pela frente.

      Gosto da escrita, competente nos factos históricos, não deixa de ter um pouco de humor, sempre a haver acontecimentos e claro sempre envolto em mistério em torno do nosso capitão Gualdim :)

      Gosto das personagens, temos ali o Zorro nacional, termos as personagens com nomes nacionais bem como o enredo passado por cá e isso agrada-me sem duvida.

      Gosto das quadras introdutórias de cada capitulo, agora é ver se chega o meu exemplar para poder continuar a participar na leitura conjunta :D

      Sim penso que Dom Manuel não seja, pois foi desafiado pelo próprio capitão, mas tenho um palpite, embora me pareça que não seja mulher, seria muito complicado devido à voz, mas vamos ver :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Ah! Mas eu não me referia ao D. Manuel! eheh

      Acabei agora mesmo a 1º fase. Ainda nem sei bem o que dizer, mas está a ser uma leitura agradável. E gosto muito das cenas mais cómicas que por lá aparecem :)

      Eliminar
    3. Pois eu vi logo que não podia ser D. Manuel :D

      Ai que bom, logo que poderes comenta, que isto comentario gera comentário, dai ser leitura conjunta eheheh

      Ainda bem que gostaste e tem ironia sim senhor, embora naqueles tempos por pouco se mandava matar :D

      Eliminar
    4. Gosto muito de ver por aqui o vosso entusiasmo quanto ao livro, mas vejam lá se se controlam com palpites... Se fosse para revelar o mistério eu já o tinha feito :p ai os meninos!!!

      ;)

      Continuem a ler...

      Eliminar
    5. Concordo com a Cristina, Continuem a ler!
      Prometo também que terão muito suspense, acção e humor... :)

      Isabel Ricardo

      Eliminar
  3. Olá Cristina

    Pelas tuas palavras dá para ver claramente o teu entusiasmo pelo livro, o que é muito bom, pois chega a ser contagiante.
    Sem dúvida que vou querer lê-lo, mas não sei ainda se irei acompanhar a leitura conjunta. De qualquer forma se não o fizer lerei a seguir :)
    é bom que surjam livros sobre a nossa história, pois ela é rica em acontecimentos e incidentes que podem ser transformados em belas novelas e romances.
    Muitos parabéns à escritora pois parece-me pelas tuas palavras estarmos perante um destes casos.
    Até breve pois irei acompanhando a vossa leitura e os vossos comentários

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva São,

      Já sabes que da minha parte estás à vontade, caso queiras ler ;)

      Mas seria bem interessante participares na leitura conjunta, experimenta ler o excerto, sempre podes comentar a primeira fase ehehe

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá!

      Oh obrigada ;) acho que isto ainda é entusiasmo de adolescente (a primeira vez que li o livro tinha 14, 15 anos)...

      A Isabel é fantástica com os pormenores! Não só neste, mas também nos outros livros que tem.

      Lê que vale a pena!

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigada, São!

      Ah! E também à Cristina também. É bom continuar a ver que o entusiasmo por este livro permanece mesmo após alguns anos...

      Beijinhos a todos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  4. Cada vez vejo mais pessoal a falar muito bem do livro, deve ser mesmo bom, a ver se o subo de posição na minha to read list :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Podes sempre ler o excerto disponibilizado pela Editora (cerca de 25% do livro) e ver se gostas ;)

      :D

      Eliminar
    2. Olá!

      Como diz o Fiacha, o excerto está disponível no site da editora e dá para termos uma ideias muito boa do livro.

      Dá uma vista de olhos ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Faço minhas as palavras da Cristina e do Fiacha, Luís.

      Leia que não se irá arrepender! :)

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  5. Já ouvi falar desse livro e vou querê-lo. Mas também quero aproveitar o 2=3 e de momento eles não têm mais nada que me interesse :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Pode ser que surja algo que gostes, eu ainda não li este mas o que li gostei, mas sabe-se que por norma o melhor vem no final :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Cata Maria estou cansada de te falar do livro!!!!!! Faz favor de o arranjares rápido :p

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Fiacha

    Eu adoro históricos, não conheço esta escritora, mas vou perguntar a opinião das minhas colegas de português e história, fica aqui apontado este nome, para quem sabe uma possível compra.

    Para já tenho muitos livros para ler,
    Obrigada

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Por acaso a escritora tem andado numa lufa lufa por várias escolas, mas penso que a promover mais os livros mais juvenis :)

      Verdade ehehe

      bjs

      Eliminar
    2. Olá!

      A autora tem muitos livros ligados à História de Portugal, não só para adultos mas também infantis/juvenis. É pena que o seu trabalho não seja mais reconhecido, mas estamos cá para a ajudar a fazer isso mesmo ;)

      Eliminar
    3. É como a Cristina diz, além de ter romances históricos muito apreciados por leitores das mais diversas idades, também tenho colecções infanto-juvenis em que a História é muito importante. Por isso é que tenho muitos Professores de Português e de História que recomendam as colecções dos Aventureiros e dos Guerreiros da Luz.

      Quanto ao que o Fiacha diz, o mês de Outubro foi todo passado nas escolas do concelho de Loures e o mês de Novembro está ocupado com outras escolas e bibliotecas de Lisboa...

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  7. Estou bastante curiosa por pegar neste livro. Ainda estou a aguardar que chegue. Mas assim que chegar é leitura prioritária.
    Deve proporcionar momentos agradáveis de leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois lince,

      Eu por acaso chegou-me hoje, mas aproveitei e li atraves do excerto e gostei do que li, mas está quase a chegar e logo nos apanhas :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá!

      Eu ando a fazer mal a toda a gente :p há meses que só falo no livro e depois as pessoas não podem ler...

      Está quase, Luísa ;) depois vais devorar, tenho a certeza!

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Espero que o livro chegue depressa, Luísa!

      E concordo com a Cristina... Vais devorá-lo! :)

      Beijinhos
      Isabel

      Eliminar
  8. Olá Sofia,

    tenho para ler e vou começar brevemente, assim espero, para a leitura conjunta!

    É um prazer termos escritores tão bons, com histórias tão bem contadas. Espero que os leitores apostem forte =)

    Excelente mensagem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Concordo plenamente! Cabe-nos também um bocadinho a nós, neste meios, divulgar o seu trabalho e tentar contagiar outras pessoas a descobrir novos autores e novas apostas. A Isabel é, sem sombra dúvida, uma dessas apostas brilhantes e merece que o seu trabalho seja reconhecido.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois,

      Já estou na 2ª fase :D

      Penso que esta coleção vai ser uma aposta muito forte da Editora e ainda bem, sem duvida que temos excelentes escritores dentro do género ;)

      bjs

      Eliminar
    3. Obrigada pelo apoio que estão a dar ao livro e a mim.
      É muito gratificante para mim como escritora, como devem calcular.

      Beijinhos a todos
      Isabel

      Eliminar
  9. Olá!!

    Ainda só li 20 páginas e estou a gostar. Vou ler mais um pouco agora e mais tarde falo melhor sobre ele.

    O mais interessante é que o facto de estar a ler este livro proporcionou uma conversa sobre o tema da ocupação espanhola e restauração de independência, com os meus irmãos! Já está a ser produtivo ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Com bastante conhecimento de causa (LoL), posso dizer que vinte páginas não é nada :p quando leres duzentas nós conversamos ;)

      Essa é uma das coisas que eu gosto nos romances históricos. Associamos um passatempo ao descobrimento de conhecimentos :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois,

      Olha já está a ser útil, toca a ler mais rápido já se iniciou a 2 fase :D

      bjs

      Eliminar
    3. Vamos lá, Cátia! Não podes ficar para trás.

      É como a Cristina diz. Quando avançares acho que vais ganhar velocidade e nunca mais vais parar... ;)

      Estou a adorar poder presenciar o vosso entusiasmo!

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  10. Ois Isabel,

    Não posso deixar de agradecer, mais uma vez a vinda ao blog comentar com todos os seguidores, mais que leitores tambem se fazem aqui boas amizades e acredito que sintas satisfação por ver mais pessoas e ler e comentar o livro.

    Mas isto apenas é o retribuir a tua simpatia e sim no que poder cá estarei para te apoiar na divulgação dos teus livros, para já estou a gostar deste livro e sem duvida que a identidade do Capitão é mesmo um grande mistério, até agora só uma pessoa sabe quem é :D

    Bjs e obrigado pela presença :)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Fiacha!
    É com imenso prazer que aqui venho espreitar e comentar com todos os outros.

    É muito bom saber que estão a gostar do livro e penso que com a continuação ainda o vão apreciar mais.
    Por enquanto não vos posso dar nenhuma pista acerca da identidade secreta do nosso Capitão Gualdim... ;)
    Quanto aos restantes personagens espera-vos situações hilariantes e tremendamente emocionantes...

    Mais uma vez agradeço-te o apoio e também o dos outros.

    Beijinhos a todos e boa leitura! :)
    Isabel Ricardo

    ResponderEliminar
  12. Olá Cristina Delgado e Fiacha,

    Eu já andava de olhos neste livro desde que comecei a ouvir falar de que ia sair e depois ler esta opinião, e a sinopse que ainda nem sequer tinha lido, fiquei mesmo a sonhar lê-lo.
    Parece ser muito, mas mesmo muito interessante.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Estamos a ler em conjunto e está cada vez melhor, boa surpresa sem duvida :D

      Bjs

      Eliminar
  13. Eu já tinha passado ao lado várias vezes por este livro e apesar de romances históricos ser um dos meus tipos de leitura preferidos, já li tantos durante tanto tempo que neste momento estou numa "pausa", no entanto depois de ler esta opinião voltou-me a "morder" o bichinho do fascínio histórico e tenho mesmo de ler este ;)

    Já agora nesta história é tudo baseado em factos reais/personagens reais ou com algumas "invenções" pelo caminho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      A base é toda ela verídica, eu li o livro (este comentário não é meu) e gostei bastante, mas há ai romance histórico melhores ainda assim aqui está a prova de que há talento por cá, mais a mais com personagens nacionais e em território nacional, vale a pena :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Que me lembre, apesar de romances históricos ser um dos meus géneros preferidos acho que nunca li nenhum passado em Portugal.
      Achas que este é bom para a minha "estreia" ou há melhores romances históricos com Portugal "ao barulho"?

      Eliminar
    3. Sugiro-te por exemplo"A Voz dos Deuses" de João Aguiar, muito bom mesmo ;)

      Eliminar