segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Herança de Kiana de Paula Cunha



Sinopse:

Um estranho sonho leva Kiana a questionar-se sobre o poderá existir no mundo para além da sua terra natal.Após um acontecimento trágico que muda a sua vida, Kiana é obrigada a deixar Allana com o velho sábio, Gobi. Seguem em direção ao desconhecido e encontram criaturas inimagináveis e lugares inesquecíveis. Elfos, humanos, e criaturas desconhecidas como os Pikron e os Dragaras ajudam Kiana a descobrir aquilo de que é capaz.
Percorre o mundo em busca da justiça que a sua herança lhe concebeu e que o destino roubou. Mas a sua tarefa torna-se difícil quando é traída pela pessoa que menos esperava.
Lutando contra todas as hipóteses, com a ajuda dos seus fiéis amigos Gobi, o misterioso elfo Elthos e a sua família, Kiana questiona-se se será capaz de salvar o mundo. Ou se todos cairão às mãos de Dazorg e dos terríveis Vordon...

Opinião:

Compreendo que a escritora tenha escrito o livro com toda a dedicação, empenho e acreditando no seu valor, submeteu o seu trabalho a várias Editoras e mediante determinadas condições (acredito que tenha sido isto que se tenha passado) o livro foi aceite e publicado.

Sim sejamos claros a Chiado Editora publica os livros mediante pagamento, nada contra é um serviço, mas não deixo de achar uma certa piada quando vejo os escritores a agradecer por terem acreditado neles.

Mas será isso sinonimo de qualidade ? Acredito que poderá eventualmente ser um livro que quanto muito satisfaça jovens até aos 10 anos no máximo, é que se formos a ver bem, hoje jovens com 13 a 14 anos já gostam de ler Tolkien, George Martin entre muitos outros. E a fantasia deve ser dos géneros que mais puxam à imaginação, vale (quase) tudo.

Na verdade até existem livros para jovens que tem muita qualidade, Mundos Paralelos do Pullman, Jogos da Fome, Harry Potter são alguns dos exemplos disso mesmo.

Quanto ao livro, temos uma jovem que vive feliz numa aldeia, é avisada por um sonho que tem que sair dali, de um momento para o outro os seus pais adoptivos morrem ( ela chora por se sentir culpada da morte deles), vai ao encontro dos seus pais verdadeiros e descobre que é uma princesa Elfa. Por outro lado temos um vilão que vive numa cidade onde nada nasce e treina o seu exercito...bem o resto já estão a ver o que irá suceder....

Mesmo não havendo muito originalidade até podia haver situações que nos cativassem, por exemplos as personagens, a escrita, mas nada me conseguiu cativar, a personagem principal constantemente a chorar, as vezes que eu li "amo-te", enfim não consigo, por muito que me custe escrever isto, tirar algo que me tenha agradado, gosto da capa pronto, é pena pois considero a escritora muito simpática e só lhe desejo a maior sorte.

Nota-se claramente a falta de trabalho de um Editor, ao menos um mapa, vários erros ortográficos que desconcentram quem está a ler. Nada como arranjar uns leitores beta antes de avançar com a publicação dos livros, acredito que seja útil.

31 comentários:

  1. Olá
    Pelo resumo que fizeste até parece interessante a história. Custa-me a crer que seja assim tão fraquinho. Mas pela tua opinião que normalmente é positiva deve realmente haver falhas.
    Concordo contigo quanto a jovens escritores pedirem opinião antes de entregarem os seus trabalhos. É sempre uma forma de melhorar.
    Possivelmente não te cativou o livro porque talvez o tema já esteja saturado. Elfos, salvar o mundo, órfão e por aí a fora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      E acabas de ganhar mais um livro (quem é amigo quem é) fica para ofereceres ao teu pequeno Lince, quem sabe não vá fazer as delicias dele :)

      Tudo muito cor de rosa, por exemplo Tolkien tem esse final certo, e ficam felizes para sempre, mas as aventuras que ali se passam é algo de extraordinário, tudo ali é bom, aqui a mim não me cativou, é pena :(

      Bjs

      Eliminar
    2. Oh amigo Obrigada. Não é preciso tanto.
      Eu bem que gostava que o pequeno lince lê-se em português. Mas temo pra mim que não irá acontecer. Cabe-me insistir um pouco. Mas quando se zanga comigo não é a primeira vez que me diz "não gosto de livros" eu deixo-me rir e ele ainda fica mais zangado.
      Ele já lê bastante bem em inglês e já tentei que lê-se em português e tem dificuldades. Ainda é pequeno mas tenho intenção de o inscrever na escola portuguesa e em casa falamos sempre português. Está no bom caminho.
      Terei todo o gosto em dizer-lhe que este livro é para ele e se ele quiser vou lê-lo para ele.
      Mais uma vez obrigada.

      Eliminar
    3. Ois,

      Fazes muito bem, por um lado é bom ele dominar o inglês, mas que não esqueça o português heheeh

      Agora resta-nos a questão dos portes, podemos combinar por chat, mas como sabes fica caro o envio, não queres que te envie para cá para no caso de cá vires a portugal ele ter um livro para ler ? :D

      Mas é como quiseres :)

      Nada a agradecer, é com gosto e ser o primeiro a comentar no blog pode trazer vantagens, não é a primeira vez :D

      Eliminar
  2. Só tenho duas palavras a dizer: the horror, the horror...
    Ou melhor, mais umas quantas: neste novo mundo onde toda a gente pode livremente publicar a bosta que produziu ( e que num mundo melhor deveria ter continuado fechada nas gavetas), mediante o pagamento a uma Editora da treta, o resultado é este. Morrem árvores para que a auto-estima de uns quantos candidatos a escritores suba uns quantos pontos a ima fo nadir absoluto. Mas porquê, caro Fiacha, é que ainda te dás ao trabalho de ler essas coisas? Elfos outra vez? Não há ninguém que os extinga, sei lá, com uma virose derivada do Ébola ou um tonificante banho de Napalm?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Penso que o problema aqui é mesmo do mercado, por um lado tens o escritor que acredita que tem valor, tenho a certeza que muito escritor levou negas ao longo da vida e foi tentar fazer melhor, penso que só tem a ganhar com isso, por outro lado tens uma editora que presta um serviço, simples.

      Se acho bem ? Não já comentei isso aqui, não contribui em nada para o que se publica atualemente qualquer um hoje pode publicar tenha ou não qualidade.

      Aqui pode ser um livro para um publico juvenil e ai pronto não está mau.

      A serio eu tinha parado, não que a Chiado não seja impecável com os blogues porque é, são simpáticos, só tenho elogios no relacionamento, mas foi mesmo por ter descoberto esse livro que como sabes muito me agradou do Nuno Ferreira (A Espada Que Sangra)....eu bem sugeri que fosse ao Forum Fantástico....mas...outros interesses se colocam algo que sinceramente não entendo...e entusiasmei-me, mas pronto acho que isto tudo vai levar uma grande volta, SDE incluida ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. ...se os Vordon tivessem degolado a pimpolha logo à nascença, tipo primeiro parágrafo, já se poupava o sofrimento a muita gente.
    E a pensar que o Samuel Delaney escreveu o extraordinário NOVA com pouco mais de vinte anos...não custa muito, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol os Vordon foram uma raça criada pela entidade maligna que na prática não estiveram ali a fazer nada, epa a serio isto num critico severo era de alto a baixo mesmo, mas eu não sou assim, pronto assumo não gostei, chega ;)

      E sabes o que safa isto tudo ? É que estou a ler e a adorar esse grande talento que é o Scott Lynch, caramba o homem destila talento e ainda vou no inicio....sim senhor e a SDE não tem coragem de continuar a apostar no escritor, isso sim é grave ;)

      Eliminar
  4. ...e a partir deste momento, caro Fiacha, as trevas vão cair sobre o nosso lindo país...this is the end, my friend...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem ainda há muita coisa boa por descobrir, bons livros não faltam por ai, olha a Cavalo de Ferro e Dino Buzzatti, espero comprar agora no FF...e temos sempre o digital e o Brasil que está a investir forte, como pensas que estou a ler o Lynch ?

      Manter a esperança, quem sabe alguma editora tenha um editor visionário, as coisas não estão fáceis e no meio de tanta publicação não fica fácil, mas pronto é aguentar :)

      Eliminar
  5. Tenho pena que não tenhas gostado, a verdade é que te aconselhei o livro sem sequer o ter lido, já sabias, mas tanto a capa quanto a autora me despertaram a atenção. Segundo o que contas, a história gira à volta do cliché elfos vs dark lord, o que mesmo dentro do cliché ainda pode ser explorado de forma positiva, embora dependa e muito do talento do autor e dos coelhos que ele ainda poderá tirar da cartola dentro desse mundo já tão massacrado por n autores. Em relação à editora, a Chiado é aquela que eu hoje represento e com quem tenho uma boa relação, e por isso me irei abster a comentar o "ódio" existente para com essa editora, embora eu compreenda perfeitamente o vosso ponto de vista. Espero é que dentro desse cosmos literário ainda se encontrem alguns talentos perdidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Já me aconteceu várias vezes, penso que tambem leste um livro deles e não gostaste assim muito, logo não há problema nenhum por isso. Não vejo mal nenhum fazer algo identico a Tolkien mas se estiver bom cá estarei para elogiar, não me faz assim tanta confusão :)

      Quanto ao "odio" à Chiado, não o ves da miha parte, posso critica-los por não ajudar a que a qualidade por cá se publica seja elevada (se se aceita tudo e não se lê o que se publica é normal que aconteça não achas ? ), mas tem a minha compreensão só lá vai quem quer.

      Ou estás a referir-te ao meu comentário "Sim sejamos claros a Chiado Editora publica os livros mediante pagamento, nada contra é um serviço, mas não deixo de achar uma certa piada quando vejo os escritores a agradecer por terem acreditado neles."

      Digo isto não pelo teu livro mas pelo da Paula Cunha, alias quando foi do comentário ao teu livro até referi que achava algo injusto um escritor com o teu talento ter que pagar (e nao é pouco sabes ;) ) para que o seu trabalho seja publicado. Não acho que seja odio é uma opinião válida e fundamentada, a meu ver claro

      Abraço

      Eliminar
    2. Não disse que não era uma opinião válida e fundamentada nem estou a criticar-te por isso, estou a referir-me à opinião geral, como disse, compreendo o ponto de vista. Apenas julgo que é um assunto que se "dramatiza" muito mas não sou cego nem vou dizer que os livros da editora são os melhores do mundo xD
      Como costumo dizer, eu seria um terrível cliente de mim mesmo, e sou um leitor exigente, tenho os meus gostos como qualquer pessoa. E não serei hipócrita, muito mais facilmente compro livros carimbados com marca de qualidade de autores com provas dadas do que livros de autores emergentes, daí que não possa exigir que outros o façam com o meu livro, por exemplo. Mas vestir a camisola de autor leva-me a olhar o mundo editorial de um outro prisma, e se vejo qualidade naquilo que escrevo e se as outras pessoas também, vou batalhar e muito para, independentemente da editora, conseguir mostrar o meu trabalho ao mundo e fazer sempre uma análise SWOT a cada obra de modo a melhorar sempre dentro do meu estilo, mesmo que só daqui a 5, 10, 15, 20 anos, obtenha algum tipo de reconhecimento. :-)

      Eliminar
    3. Bem como sabes elogiei-te e és um escritor que foi publicado na Chiado, o inverso acontece, mas sinceramente no balanço final fico com a sensação que em 10 livros lidos da Chiado 7 são perda de tempo, pelo menos no fantástico, logo é normal que se critique, mais a mais quando levam dinheiro aos escritores, não se olha a revisões, a qualidade, nada...apenas que divulgam o escritor com eventos isso sim vejo que fazem bem...mas já nem divulgam os livros na pagina deles do FB, algo que em tempos acontecia ;)

      Sei que és exigente sim e isso nota-se claramente e da minha parte terás sempre apoio, quer aqui no blog quer noutros locais, como sabes e tambem acredito que mais cedo ou mais tarde venhas a vencer, afinal sou daqueles que defende mais cedo ou mais tarde a qualidade vence em relação a muito que ai se publica, embora o leitor nacional teime em insistir em ler coisas que de qualidade pouco tem, mas pronto cada um lê o que quer.

      Eliminar
  6. Meu caro amigo Corvo

    Se o livro não te apela tenho a certeza que também não apelará a leitores de palmo e meio. Não digo isto porque te ache infantil, mas sim porque um bom livro, mesmo um dirigido a um público infantil, irá sempre ser apreciado pelo leitores mais experientes. Um mau livro é-o independentemente da faixa etária ao qual é dirigido e não vale a pena estar a “adocicar” a coisa. Louvo o esforço da autora pelo trabalho que teve em escreve-lo, mas mais que isso não posso a fazer fé nas tuas palavras e não tenho grandes duvidas que estão correctas.

    Quanto ao “ódio” à Chiado Editora acredito que o “problema” esteja na palavra “Editora” que a Chiado ostenta no nome. Uma editora é uma empresa que edita livros e aqui a palavra chave é edita. O que Chiado faz é publicar o que lhes chega às mãos sem revisão, sem aconselhamento e outras coisas que um Editora faz. O que eles devem dizer quando lhes chega um manuscrito às mãos deve ser: “Queres publicar isto? Então é X de euros e segue já para a gráfica” um aperto de mão e já está. Numa editora quando chega um manuscrito, ele é lido, e relido, são feitas sugestões ao autor até se chegar a um ponto em que ambas as partes estão satisfeitas com o resultado. O manuscrito segue e conforme o contrato pode ser pago um valor logo de inicio ou conforme as vendas, ao autor. E é isto. Não quer isto dizer que a Chiado não publique (ocasionalmente) bons livros, como parece ser o caso do Nuno Ferreira (A Espada Que Sangra) a julgar pela opinião do Fiacha e as editoras publiquem coisas más. Este “ódio” não existiria se a Chiado deixasse de se auto intitular algo que não é: Editora, se disse que era uma empresa de publicação de livros a troco de um pagamento (ao contrario de uma Editora) com vários serviços disponíveis nessa área ninguém se chateava com ela. Assim tem de aguentar com estes “ódios” por falta de honestidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Tenho que concordar com o que dizes, Pullmman é mais juvenil e é muito bom mesmo ;)

      Faz sentido o que dizes, não digo ter odio nada disso e olha que eles apoiam os escritores com a realização de eventos e a divulgação dos livros, mas podiam utilizar um pouco melhor a página do FB, mas verdade seja dita apontam a pistola a alguem ? Só lá vai quem quer ;D

      E sim o Nuno não é o único exemplo de um bom livro publicado pela Chiado :)

      Abraço dragão :D

      Eliminar
  7. Hello Fiacha,

    bem, nada como a sinceridade. É sempre bom e construtivo, quando feito da forma que fazes (e muito bem).

    Até agora ainda só li um livro da Chiado. Tenho o do Nuno para ler e um outro. Aquele que li não deixa de ser interessante, não tem muitas falhas e serve o seu propósito, apesar de não ter sido um dos meus "mais que tudo". Mas já tenho lido vários comentários sobre estas questões de editora...

    Gostei do que escreveste. É sinal que leste e tiraste as tuas conclusões, o que é sempre bom, mesmo que o livro não seja o melhor. Mas a autora pode sempre aprender e avançar na sua técnica, para melhorar =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Lamora :D

      Obrigado, vamos aprendendo e nada como dizer o que achamos de cada livro :)

      Sim o do Nuno vais ter uma agradável surpresa, estou curioso que comesses a ler, como sabes, mas sei que estás a conhecer melhor um corvo habitante de Sevenwaters :D

      Espero que sim, que não se deixe abater por este comentário :)

      Bjs e boas leituras também

      Eliminar
  8. Agradeço a leitura e por ter apontado os meus pontos fracos. Todos temos os nossos.
    Claro que não me deixo abater pelos comentários negativos. Vou usá-los para crescer e melhorar os meus trabalhos.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula Cunha,

      Claro que sim quem não os tens, mas vamos tornando-nos cada vez mais fortes e espero que possa ajudar para que da próxima o livro seja ainda melhor.

      Sei que é cruel um comentário destes mas penso que antes assim que estar a dar palmadinhas e não ser verdadeiro e não deixa de ser só e apenas a minha opinião :)

      Bjs e tudo de bom :)

      Eliminar
    2. Concordo contigo em tudo, Paula. E sugiro-te que no próximo livro faças o que já aqui sugeriram: mata a pimpolha no primeiro parágrafo :D :D :D Estou a brincar, como é óbvio não é esse o teu objetivo com a história, qualquer dia leio o teu livro. :)

      Eliminar
    3. Por acaso gosto da crueldade do George Martin, toca a matar personagens mas bem descritas :D

      Caso queiras posso emprestar Nuno, à vontade ;)

      Eliminar
  9. Eu também, mas o público-alvo da Paula não me parece ser o mesmo do Martin. :-D Boa ideia Fiacha :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol são bem diferentes, para mim o importante é a paula não desanimar, pode ser cruel, mas espero que ajude a evoluir.

      Pena não ser um leitor tipo Beta, para lhe apontar ponto por ponto onde pode melhorar, isto claro se entender que tem a melhorar :)

      Queres que leve amanha ? :D

      Eliminar
    2. Podes levar :-) Claro, qualquer escritor pode melhorar e muito a sua escrita com trabalho :-D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,

    Eu na minha humilde opinião acho que todos os autores devem aceitar as críticas e através delas, pois são as opiniões dos seus leitores tentar melhorar.
    Mesmo assim pelo pouco que contaste da história fez-me ficar curiosa, embora pelo que dizes, a coisa até podia ter sido melhor aproveitada, fez-me lembrar o livro que li "A História de Edgar Sawtelle, onde ao longo do livro somos como que levados numa viagem, e quando se aproxima o final, fiquei com a sensação que o autor se tinha fartado as personagens e escrito um final em cima do joelho, uma coisa para despachar, não gostei do livro só por causa do final, enfim...
    Mas aco que é de louvar tentar sempre publicar para pelo menos poder ter feedback.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      O escritor quando torna algo publico tem que estar preparado para receber criticas quer sejam postivas quer negativas, isto claro desde que feitas sem sentido destrutivo :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Eu tenho esse livro do Edgar Sawtelle e nunca consegui passar das primeiras trinta/quarenta páginas :-P

      Eliminar
  11. Olá :)
    Ora bem, pela sinopse parece ser bastante interessante, até pensei para mim mesma que ia ler o livro, mas depois chegou a parte da tua opinião de eu desisti da idéia. Odeio quando o resumo é mais interessante do que a obra. Por exemplo, o Nómada da Stephenie Meyer, as primeiras 100 páginas (mais coisa, menos coisa) achei uma seca tremenda e sem graça. Em compensação, o restante era interessante :D
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Pois isso agora é complicado, também se pode dizer que há sinopses fracas e depois o livro é fantástico :D

      bjs e obrigado pela visita ;)

      Eliminar