sábado, 2 de agosto de 2014

Opinião - Revista Bang! n.º16



Mais uma revista Bang! chegou!!!

Capa - Rompendo a politica até agora seguida de ter como capa uma ilustração original esta edição faz da capa de "O Império Final" de Brandon Sanderson também a sua. Apesar de perceber o porquê desta decisão gostava de ter visto uma ilustração original.

Editorial - Eu e a Safaa Dib temos muitas vezes diferendos de opinião, mas os seus editoriais tem sido algo que me me tem dado bastante prazer ler, este não foi propriamente a excepção, gostei da primeira parte, mas achei a segunda parte algo dispersa (embora tenha percebido onde queria chegar). Acho que faltava algo a ligar as duas partes.

Ilustrador Convidado - Ricardo Coimbra foi o autor da capa desta revista Bang! e pela amostra parece-me ser bastante talentoso, mas e mais uma vez tinha preferido uma ilustração original como por exemplo a que lá aparece com o titulo de "L'Homme runne".

Resumo das novidades - Estes resumos vem sempre acompanhados de uma opinião (à falta de um termo melhor) do editor Luís Corte-Real sobre o mercado editorial (e que muitas vezes dão azo a diferendos de interpretação entre mim e a Safaa). Este texto foi bastante esclarecedor e vem confirmar uma "revelação" que o João Barreiros fez à uns anos e que transcrevo:


O misterioso editor que proferiu estas palavras terá sido o Luís Corte-Real? Fica a questão.

Quanto às novidades parecem-me poucas para uma editora que se assume como a editora do Fantástico. Sobre a qualidade (ou falta dela) não me posso pronunciar visto não conhecer.

Sonar Literário - Um texto e um tema bastante interessante que o Eric Novello abordou e que me agradou muito.

Metais Pesados - Vou ser sincero acho que a participação do Fernando Ribeiro já não trás nada de novo seja nos temas seja na perspectivas. Sei que novos colaboradores não nascem nas árvores, mas este já passou a sua validade.

Sheridan Le Fanu - No Ano do Bicentenário - António Monteiro dá-nos a conhecer um daqueles autores tão importantes quanto desconhecidos. Espero que tenha despertado a atenção não só dos leitores como dos editores.

O Regresso do Transperceneige - Em mais um magnifico artigo da autoria do Mestre João Lameiras ficamos a conhecer mais uma Banda Desenhada (muito) interessante, mas que infelizmente não está publicada por cá e que dificilmente estará.

Feitiços e Terrores - Com a recente publicação de "Cultos Inomináveis" de Robert E. Howard nada como recordar a vida e obra deste grande autor e que bem merece ser publicado e lido, em (mais) um interessante artigo do António Monteiro.

O Regresso a Westeros - Safaa Dib mostra-nos a importância das aventuras de Dunk e Egg (que se passam 100 anos antes de do inicio da Guerra de Tronos) e as interligações de ambas as historias. Tudo isto a propósito do mais recente lançamento "Historias dos Sete Reinos".

As Agruras da Colecção Argonauta - Parte 2 - A segunda e ultima parte deu magnifico exercício não só de memória, mas também de analise desse mítica colecção que foi e é a Argonauta pelo Luís Filipe Silva. Gostava de ver mais artigos destes na revista Bang!

Visões da Utopia - Um artigo bastante interessante em especial pela sua parte histórica.

Brandon Sanderson - Este autor e a sua Saga "Mistborn - Nascida nas Brumas" do qual "O Império Final" é o primeiro volume, são a mais recente aposta da Saída de Emergência e diga desde já uma aposta que a editora pretende ganhar, dai o muito marketing que tem sido feito à volta deste autor/livros, sendo que neste revista muitas paginas lhe são dedicadas indirecta ou directamente. Nas dezasseis (16) paginas que falam directamente do autor/livro temos um pouco de tudo desde um tour pelo mundo criado, as suas características e personagem, passando por uma entrevista a Brandon Sanderson, e o making of da capa de "O Império Final". Nota-se que é uma aposta em que a editora entrou com "tudo" e eu espero que dê resultado e pelas primeiras opiniões parece-me que já começou a agradar a muitos leitores.

Prémio Bang! 2014 - Com o Prémio Bang a acabar (alias já terminou) "mostra-se" quem são os Juízes e faz-se (fez-se) um ultimo apelo.

As Cidades na Ficção Científica - Episódio 3 - Estes artigos da autoria do João Rosmaninho foram definitivamente uma aposta ganha e espero que sejam e estejam para continuar.

Ficção

Enciclopédia da Estória Universal de Afonso Cruz - Uma presença já habitual nas paginas de revista Bang e que é sempre um prazer ler.

Pensando no Relógio de Rui Rodrigues Alves - Quando acabei de ler este conto fiquei com a sensação que tinha acabado de ler não um conto, mas uma espécie de resumo de algo maior. O potencial e as ideias parecem lá estar, mas ainda vai ter de treinar muito até escrever algo bom. Espero que o Rui continua a trabalhar para um dia nos presentear com um conto, novela, romance, etc, de excelência.

Abiogenesis de Pedro G. P. Martins - Já tinha lido os dois trabalhos que o Pedro Martins tem à disposição no Smashwords portanto foi sem surpresas que mais um vez me vi presenteado com a qualidade deste autor neste conto. 

Imersão de Aliette de Bodard - Bem não à toa que este conto venceu os prémios Locus e Nébula e acho que mais não será preciso dizer.
Não deixo passar a oportunidade de agradecer os esforço da revista Bang! em nos presentear com o que de bom se faz lá fora agora.

A Guerra dos Pombos de Estevão Ribeiro - O melhor elogio que posso fazer a esta BD (ou HQ como se diz na outra margem do Atlantico) é que me ri bastante e mal posso esperar pela continuação.


E assim foi mais uma excelente revista que continua a primar pela qualidade e que eu espero seja para continuar durante muito tempo.

Neste intervalo de tempo a revista Bang! já está disponível em formato PDF, mas devido à manutenção do site da Saída de Emergência não me é possível deixar o link para quem queira descarregar a mesma.


Este texto foi originalmente publicado no blog O Senhor Luvas

16 comentários:

  1. Ois Marco,

    Obrigado por partilhares aqui no blog este teu comentário à Revista BANG! e alguns aspetos que tocas tambem os sinto.

    Confesso que não li a revista toda mas li muita coisa e estou contigo mais reportagens como a da coleção Argonauta era muito interessante, por exemplo em substituição do Fernando Ribeiro que é algo que não entendo, mas duvido que venha a acontecer.

    E há ai tanta gente que podia efetuar artigos tão interessantes, mas enfim.

    Mas estou contigo venham muitas mais números desta Revista, que desde o formato atual não deixo de ler avidamente.

    Obrigado e parabéns pela mensagem, gostei muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Realmente existem coisas que devem continuar e outra que já passaram, já coloquei a minha opinião no site da revista Bang! a ver ser eles pegam nos conselhos.

      Essa questão de haver muitas pessoas que podiam escrever é mais complexa do que à primeira vista pode parecer. Essas pessoas existem, mas tem de querer participar e/ou ser convidadas. a ver se isso se "resolve".

      Um abraço

      Eliminar
  2. Olá Marco, olá Fiacha

    Não sabia que tinha saído, mas não espera pela demora.
    Excelente comentário Marco, dá-nos um panorama muito bom da revista.
    É interessante ver que fazem um comentário a Sheridan Le Fanu, quando tanto quanto eu sei, e posso bem estar enganada, não há nada editado em Portugal deste fantástico (duplamente) escritor. O João Barreiros ou alguém que conheça, que me corrija.
    Obrigada pela divulgação
    Beijos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois São,

      E já agora é gratuita e penso que não tarda estará disponivel em formato PDF, se necessitares de uma diz que tenho uma a mais ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Caminhante

      E eu a pensar que já era do conhecimento geral que a revista Bang! já tinha saído em formato digital!

      Realmente não parece haver indícios de que Sheridan Le Fanu alguma vez tenha sido publicado (traduzido) entre nós o que é pena pois foi um autor que influenciou muito outros autores muito mais conhecidos com Bram Stoker. Portanto assim que o site da Saída de Emergência estiver operacional descarrega e lê que vais gostar, tenho a certeza ;)

      Um abraç

      Eliminar
  3. Olá Marco e Fiacha,

    Confesso que nunca li nenhuma das revistas Bang embora já tenho ouvido falar muito dela.
    E por incrível que pareça nunca me despertou a curiosidade, pensava que era uma revista banal sem nada que distinguisse das demais, mas depois de ler aqui este tópico fiquei bastante curiosa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois angelina,

      Estás mesmo muito enganada, para revista gratuita tem muita qualidade e artigos muito interessantes mesmo, tens mesmo que ler e atenção podes faze-lo em formato digital basta ires ao site da SDE ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Angelina

      Realmente o amigo Fiacha tem razão a revista Bang! é muito boa e tem um pouco de tudo, desde contos a artigos de historia e opinião e uma grafismo bastante bom. Vai ler e se poderes ler em formato físico ainda é melhor ;)

      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá rapazes.
    Já tinha conhecimento desta revista através de vocês. Sabia que era gratuita não sabia que podia ser lida em formato digital.
    E ao que parece contém muita informação útil.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa

      Para quem não pode ir buscar uma edição física é bastante bom saber que não vai perder os muitos e bons artigos e contos que a constituem.

      Já a podes ir "buscar" ao site da SdE ;)

      Um abraço

      Eliminar
  5. Olá!

    Andei a ver e a ler algumas partes desta edição, uma vez que está disponível online para ler em formato digital.
    Gostei imenso da revista, nunca antes tinha visto nenhuma, pois não frequento muito a Fnac. Foi uma boa experiência! Gostei imenso da parte do ilustrador convidado e do Sanderson, principalmente. Claro, também gostei da parte de Westeros, que me deixou ainda mais curiosa quanto ao livro que saiu.
    Também gostei bastante da parte dos vales, apesar de não usar nenhum...Fnac, Fnac e mais Fnac (rrr!!!)

    Excelente comentário, Marco, onde exploras o conteúdo da revista de forma bastante concreta e que faz com que se fique curioso para a ir ler!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen

      A revista Bang! tem sido sempre interessante desde o numero zero e vale bem a pena ler muitos artigos nas revista mais antigas. Pessoalmente gosto mais dos artigos de opinião e historia da FC&F.

      Também quer o ler o Livro do Robert E. Howard, mas porque gostei dos livros do Conan.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Olá Marco,

    Ainda não tive oportunidade de ter esta revista… acho que não entro numa FNAC há meses :P A ver se a vou buscar! Eu gosto sempre de ir lendo a revista… não o faço de seguida… vou lendo :)

    A ver se a vou buscar (a ver se ainda vou a tempo de a ir buscar :P)!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wavegirl

      Infelizmente porque entre cada revista passam pelo menos quatro meses realmente tens muito tempo para ir lendo :D

      Não sei se ainda vais a tempo de encontrar a revista nas FNAC's mas tenta nunca se sabe, mas se não encontrares sempre podes descarregar em PDF:

      http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/08/divulgacao-revista-bang-n16-download.html

      Um abraço

      Eliminar
  7. Por vezes dou-lhe uma vista de olhos em formato digital.
    É interessante fazer esta leitura pelos olhas de um leitor mais experiente nesta área, sem dúvida!
    Fiquei com uma perspetiva completamente diferente!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Clarinda

    Agradeço o o elogio de "leitor mais experiente nesta área" mas o mais importante é que começaste a apreciar a revista e espero que agora ainda aprecies mais ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar