segunda-feira, 26 de maio de 2014

Os Portugueses também escrevem FC e da boa!!! - Uma (possível) Iniciação à Ficção Científica

Portugal, apesar de tudo o que à partida possa parecer, sempre teve colecções de Ficção Científica, em maior ou menor número, como mais ou menos sucesso. Como ainda hoje se pode verificar grande parte dos autores que as constituem são de Língua Inglesa e um ou outro de outras nacionalidades que conseguem furar este bloqueio, mas os nomes Portugueses raramente eram (e são) vistos. Fruto de um iliteracia que grassou na nosso País até bastante tarde e que ainda hoje estamos a tentar apagar e de dos já referidos preconceitos e ainda de outros motivos que não enumerarei para não me tornar maçador, Portugal nunca teve escritores de renome na FC, ou pelo menos nunca escritores que tenham atingido níveis de popularidade suficientes junto do grande publico. A primeira vez que se viu um conjunto de escritores de Língua Portuguesa a atingir não só o sucesso (relativo), mas também a mostrar o quão bons eram terá sido na colecção de bolso Caminho Ficção Científica e esta só apareceu em força na segunda metade da década de 1980. Este facto deve-se a vários factores, mas o principal será sem duvida o Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica. Infelizmente estes autores (e a própria FC) nunca conseguiram chegar ao grande publico e extravasar para além do gueto a onde ainda hoje se encontra. Mas os autores que conseguiram vencer estas adversidades todas tornaram-se grandes, pelo menos neste gueto e tem a obra que o comprova. 





Se Acordar antes de Morrer de João Barreiros - João Barreiros é o maior autor de FC Português vivo e mesmo depois de morrer vai continuar a ser pois ainda ninguém conseguiu chegar perto da sua genial escrita e da produção, mais ou menos continua, que tem mantido ao longo de mais de trinta anos de carreira e apesar de adorar o que o escreve escrevo isto com tristeza pelas razões óbvias. Terrarium será sem sombra para duvidas a sua obra mais conhecida e elogiada, considerado por muitos como a melhor obra de FC da Língua Portuguesa, escrita em conjunto com Luís Filipe Silva. A sua escrita tem como marcas o humor negro, o sarcasmos e um desapego pela esperança, alias suspeito que esperança é uma palavra que não consta do seu dicionário. Quanto à forma de escrever prefere o conto e as noveletas.
Dos muito poucos livro que se encontram no mercado destaco o seu ultimo: "Se Acordar Antes de Morrer". É a compilação de muitos contos e noveletas que estavam espalhados pelo ai. Acho uma boa escolha pois dá uma perspectiva bastante abrangente da sua carreira. Já falei dele e podem (voltar) a ler neste link: Opinião - Se Acordar Antes de Morrer de João Barreiros




O Futuro à Janela de Luís Filipe Silva - Com apenas vinte e um anos Luís Filipe Silva ganhou o Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica em 1991 com a obra "O Futuro à Janela". A sua obra não se esgotou aqui, continuou com "Galxmente" ("A Cidade da Carne" e "Vingança"). Como acontece com o João Barreiros (com quem colaborou) muita das suas obras encontra-se em forma de conto e de noveletas e claro espalhadas por ai. Se com o João Barreiros a esperança não existe no que já li do Luís existe sempre um nota positiva nos seus trabalhos o que é bastante agradável, pelo menos para mim.
Dos (ainda menos) livros que se podem encontrar eu aconselho "O Futuro à Janela" não só por ser uma obra premiada, mas porque é um belo livro para se ler. O outro aspecto é que num acto de altruísmo sem paralelo o autor colocou-o a disposição de todos no formato pdf e grátis neste link: O Futuro à Janela de Luís Filipe Silva, revisto e com uma das mais belas introduções que já li. Aconselho ainda uma visita ao se site o TecnoFantasia onde poderão encontrar este e mais contos seus e de outros autores.




As Atribulações de Jacques Bonhomme de Telmo Marçal - Se existe um autor que se tem "escondido" das luzes da ribalta será Telmo Marçal pois pouco, para não dizer nada, se sabe dele, excepto que tem neste "As Atribulações de Jacques Bonhomme" uma excelente cartão de visita. Na verdade é uma antologia que reuniu um conjunto de contos previamente publicados em varias revista e sites e em vários formatos, à imagem de  "Se Acordar Antes de Morrer" do João Barreiros. Mas as parecenças não ficam por aqui. Também com Telmo Marçal não há esperança, nos seus contos a cor é cinza quando não é mesmo negra. Depois de ler "As Atribulações de Jacques Bonhomme" a minha esperança num autor que pegasse no manto do João Barreiros teve novo alento, mas infelizmente nunca mais li ou vi nenhum escrito dele fosse onde fosse. Ficou este livro que agora está a um preço irrisório, aproveitem.




A Saga Alex 9 de Bruno Martins Soares - Começou por ser uma trilogia publicada sob um pseudónimo, Martin S. Braun, na extinta colecção TEEN da Saída de Emergência (mas só publicaram os dois primeiros volumes) e acabaram por publicar um só volume na colecção Bang! já sob o nome verdadeiro do autor, Bruno Martins Soares. Ainda não li este livro, e não foi por falta de insistência de muitos amigos e boas opiniões que já li, mas nunca aconteceu (eu sei, eu sei...). A história mistura Ficção Científica e Fantasia, mostrando que os dois géneros conseguem não só conviver, mas também unir-se (embora me parece ser mais(?) FC....). É um autor novo (no panorama editorial) e que fez bastante sucesso junto dos leitores. Coloco cá este livro por sugestão do amigo Fiacha. 



Z de Manuel Alves - Não podia deixar de fora o autor que para mim carrega aos ombros a nova FC Portuguesa: Manuel Alves. Ele tem sido um autor tão falado no meu no blog O Senhor Luvas que acho quase redundante dizer seja o que o for, mas vou tentar para os que ainda não o conhecem. É um autor de grande talento e que ainda está a começar a sua carreira por isso é de esperar que ainda vá melhorar mais. Dos vários contos de FC que já li destaco aquele que foi a minha porta de entrada na sua obra: Z, embora qualquer um pudesse aqui estar. Podem encontrar a minha opinião deste conto neste link: Opinião - Z de Manuel Alves e se ficaram curiosos podem também encontrar este conto completamente grátis neste link: Z de Manuel Alves.



Chega ao fim esta serie de "Uma (possível) Iniciação à Ficção Científica". Espero que tenham gostado, mas também que tenha sido útil para compreender melhor o que é a Ficção Científica e como ela é vasta nos temas e autores. Espero também que leiam alguns dos livros que destaquei e gostem. Fica prometida uma nova incursão pelo mundo da FC um dia deste, até lá boas leituras de FC.

56 comentários:

  1. Viva Marco,

    Nada melhor do que deixar para o fim a FC nacional e sem duvida que deixas excelentes sugestões de leitura.

    Sem duvida que gostei muito de Alex 9 um livro que fartei-me de recomendar, Barreiros tenho por ler, a ver se encontro Terrarium, Luís Silva estou maravilhado com o trabalho que fez na Antologia Pulp Fiction que estou a ler atualmente, o amigo Manuel Alves não li FC mas é um talento sem duvida.

    Obrigado pela partilha deste teu excelente trabalho, tentarei divulgar a FC sempre que tiver oportunidade, pois só assim se pode mudar a situação existente em relação a este género.

    "Fica prometida uma nova incursão pelo mundo da FC um dia deste, até lá boas leituras de FC."

    Acho muito bem ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Para o fim fica o melhor ;)

      Eu tenho de ler o Alex 9 e tu o Barreiros, mas se encontrares o Terrarium eu vou to roubar tal a preciosidade que ele e que eu ainda não tenho e que nunca vi. O sem duvidas que o Luís Filipe Silva fez um magnifico trabalho na Antologia Pulp Fiction, mas o seu "O Futuro à Janela" é também um grande livro. Quanto à FC do Manuel só não leste por preguiça :P são contos curtos e tu já sabes da qualidade dele.

      Só remando todos para o mesmo lado é que podemos mudar esta situação.

      Em breve cá volto

      Um abraço

      Eliminar
    2. Viva,

      Sem duvida, os créditos deste trabalho são todos teus, mas acho que ajudou um pouco publicar aqui também :D

      Não sabia que era tão difícil de encontrar esse livro do Barreiros, mas se ele souber onde arranjar queres um exemplar é isso ?

      Sim já cá tenho um sim senhor e mais o conto da Pulp Fiction está assinado e com dedicatória ao corvo, já nem me lembrava :D

      Acho muito bem :)

      Eliminar
    3. Em quantos mais lugares se publicar melhor ;)

      Quanto ao Terrarium é muito raro mesmo e sim eu quero um ;) muito

      Eliminar
  2. Obrigada por mais sugestões de FC, desta vez nacionais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o "ditado" o que é nacional é bom ;)

      Eliminar
    2. Sem duvida, se quiseres ler algum diz Cata, dos que tenho claro :D

      Eliminar
  3. Olá FI,
    como vc já me disse.é muito bom divulgar autores nacionais, e aí em Portugal deve ter muitos, gostei do post, e acrescendo q adoraria ler a saga Alex 9! :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Créditos ao Marco pela mensagem e espero que o Martin Braun seja por ai publicado pela SDE, sem duvida que vais gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Amanda

      Infelizmente não são assim tantos e também não publicam tanto quanto seria desejável, mas pelo menos a quantidade de bons autores é grande.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá Marco e Fiacha,

    Adorei estes textos sobre Ficção Científica, aprendi muito com eles, e chamou-me a atenção para livros que de outra maneira iam passar despercebidos.
    E mais uma vez a minha lista de livros a trazer da biblioteca voltou a aumentar, pena é que mesmo assim alguns que não constam na biblioteca e pelos vistos nem se aconselharmos a comprar eles o compram, pois estão pelo que eles dizem em contenção de custos.
    Destes livros aqui apresentados li o primeiro volume de Alex 9, e devo confessar que achei um pouco confuso, e tenho cá o segundo volume para ler, vamos ver até pode ser que ao ler o segundo mude de ideias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Ai os livros de Alex 9 foi engraçado, lançam o 1 volume, o 2 volume e no 3 juntam tudo, enfim ...mas vale bem a pena ;)

      Sem duvida que foi um trabalho que merece os elogios e que ajude a malta claro :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Angelina

      Ainda bem que consegui "ensinar" e chamar a atenção de bons livro que muitas vezes nos passam ao lado (quantas vezes é que isso já me aconteceu...)

      Pena essas contenções de custo pois assim passaram ao lado de excelentes obras, mas quem sabe se assim não és "obrigada" a ler outras igualmente boas ;)

      Um abraço

      Eliminar
  5. Olá Fiacha

    não conheço nenhum dos títulos acima mencinados,

    mas já os apontei, gosto muito de FC, vou fazer uma pequena pesquisa,

    quem sabe se não encontro algum destes livros

    obrigada pela sugestão,

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Espero que gostes, do que li gostei ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Elsa

      De certa forma ainda bem que não conheces, assim podes descobrir grandes autores! Espero que os encontres gostes da leitura.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Olá Fiacha e Marco.
    Não conhecia nenhum dos livros. Adorei o título do livro do tio João. E acrescentei a minha compra. Daqui a uns tempos vos darei a minha opinião. Vai ser o meu primeiro livro de ficção científica. Acho que o tio Barreiros merece.
    Obrigada pelo excelente trabalho que têm feito na divulgação de FC.
    Até já :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Fico contente que tenhas investido no tio Barreiros e cá espero a opinião e estou contigo tem sido fantástico a abrir-nos os olhos, registo sempre as suas sugestões e vou ler um conto dele na Pulp Fiction que estou a ler :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Luísa

      Espero que gostes das leituras além da que já tens na lista, vai buscar o livro do Luís Filipe que é uma grande obra e é de graça ;) e o livro do Telmo Marçal está por €3,50, uma pechincha ;)

      Cá esperamos essa opinião e espero que essa entrada na FC seja feita com o pé direito ;)

      Um abraço

      Eliminar
  7. Olá pequenada. Obrigado pelas sugestões que me dizem respeito. Infelizmente, tanto o "Caçador de Brinquedos" como o "Terrarium", que foram publicados pela Caminho, devem ter sido ambos destruidos num dos maiores crimes literários de que há memória. Agora talvez só consigam encontrá-los em livrarias em segunda mão online. A "Nondadedos Estranhos", ainda devem existir bastantes exemplares. Basta encomendá-los à Chimpanzé Intelectual ( Hoje Es'critório).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tio

      Infelizmente bem verdade esse crime, e pena que mais nenhuma editora tivesse a coragem de (re)publicar esse obras primas de que tanto ouço falar, mas que ainda não conseguir ler ou sequer pegar!!! Quanto aos outros já cá cantam ;)

      Eliminar
  8. ...perdão, queria dizer "A Bondade dos Estranhos".

    ResponderEliminar
  9. E ainda sobra "A verdadeira invasão dos Marcianos" que saiu na Presença, a novela "Mais do Mesmo" que siu na Pulp ( a minha primeira space opera) e o romance incluído nas páginas da Lisboa2000 que é, em número de palavras, maior do que a Bondade dos Estranhos.

    ResponderEliminar
  10. E ai do nosso amigo Fiacha, sim, ai dele, se não ler a minha novela sobre o Flash Gordon pedófilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Obrigado sobre a informação de se encontrar os livros, realmente queimar livros nem comento e não foram só a Caminho, sei que a Difel fez igual :(

      Sim vou ler, a Pulp está a ser muito boa e falta apenas ler um para chegar ao teu, vou ler sim...Flash pedófilo, promete :D

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Marco
    Pegando pelo fim da tua série de Iniciação à FC, deixa-me dizer que pela minha parte gostei bastante e como sei que ainda te irei ouvir falar bastante de FC, parece bem dizer: "até um dia destes" e não referir mais nada para além de te dar os parabéns pela compilação e apresentação de um conjunto de livros para todos os gostos dentro da FC.
    Quanto aos autores portugueses, confesso que ainda só li dois contos do João Barreiros (falta minha eu sei) e o Manuel Alves.
    Já tenho o pdf do Luís Filipe Silva, mas ainda não o li.
    Pena que o João Barreiros seja tão "sem esperança" nos seus escritos e tão amargo por vezes! Mas cada um é como é.

    Mais uma vez obrigada pela partilha e conselhos
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva São,

      Caso queiras ler o livro do Martin Braun diz, gostei ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Fiacha, esse há lá em casa, acho eu :)
      obrigada

      Eliminar
    3. Olá Colega :)

      Ainda bem que gostas-te, foi um prazer escrever (embora tenha dado algum trabalho).

      Espero que gostes do que te ainda falta ler, e se o "tio" João Barreiros é tão sem esperança é devidamente compensado pela "luz" da escrita do Luís Filipe Silva.

      Foi um prazer e como dizes até um dia deste ;)

      Um abraço

      Eliminar
  12. Bom artigo, Marco! E concordo contigo: em Portugal há muito bons escritores de FC. E escolheste um bom lote. Obrigado por me incluíres. A Saga de Alex 9 tem a curiosidade de ter uma estrutura de romance de Fantasia, mas é verdadeiramente FC. Um abraço (e um abraço especial para o Fiacha), Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Obrigado pela visita e pelo abraço, ainda temos que marcar novamente um almoço, sei que tens planos para Portugal e para o Brasil, falo de livros claro e conta com este blogue para o que for preciso, há aqui malta do brasil e conheço vários grupos no FB, logo conta comigo ;)

      Abraço e tudo de bom :)

      Eliminar
    2. Olá Bruno

      Obrigado! É mesmo porque existem muitos e bons autores Portugueses por ai é que faço "trabalho" de divulgação. Foi um prazer incluir-te, mas ainda te devo a leitura a ver se nestas feiras de livros o compro e assim me livrar da melga do Corvo :P :D

      Um abraço

      Eliminar
    3. Olá, rapaziada!

      Confirmem-me só uma coisa, please: pelo que percebi a saga Alex 9 está completa, só que em coleções e com nomes diferentes na capa, é isso? São, ao todo, três livros, e já estão editados?

      (sim, o Corvo é melga até à exaustão, também já me falou na Alex 9 milhentas vezes! lol)

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Sim, Fiacha, vamos beber um café! Boa, Marco, espero que gostes. Paula: basta comprar o último livro, que tem os três volumes num só, editado na Colecção Bang! Abraços!

      Eliminar
    5. Obrigada!

      Fui agora procurar ao site da editora e está lá, "A Saga de Alex 9", de 600 e tal páginas, embora não seja especificado que são os três volumes juntos.
      Lá no site podiam explicar melhor as coisas... deve ser a ver se os mais distraídos compram os 3, porque em cima apresentam o volume 1 e o volume 2 e depois apesar de não falarem em volume 3, não especificam que são os 3 juntos, nem mudaram o nome do autor:

      http://www.saidadeemergencia.com/search.ud121

      Cabeça no ar como sou, se não me explicassem aqui direitinho, já me podia ter "espetado" e comprado os três. Percebo que a edição do último livro pela Bang tenha significado muitos livros em stock sem valor comercial, mas nós leitores não temos culpa das "anzunices" que andaram a fazer!

      Mais um para a minha lista de próximo Dia Aderente, ou Feira, tendo este alguma prioridade por ser nacional! :)

      Um abraço, e mais uma vez obrigada!

      Eliminar
    6. Obrigada!

      Fui agora procurar ao site da editora e está lá, "A Saga de Alex 9", de 600 e tal páginas, embora não seja especificado que são os três volumes juntos.
      Lá no site podiam explicar melhor as coisas... deve ser a ver se os mais distraídos compram os 3, porque em cima apresentam o volume 1 e o volume 2 e depois apesar de não falarem em volume 3, não especificam que são os 3 juntos, nem mudaram o nome do autor:

      http://www.saidadeemergencia.com/search.ud121

      Cabeça no ar como sou, se não me explicassem aqui direitinho, já me podia ter "espetado" e comprado os três. Percebo que a edição do último livro pela Bang tenha significado muitos livros em stock sem valor comercial, mas nós leitores não temos culpa das "anzunices" que andaram a fazer!

      Mais um para a minha lista de próximo Dia Aderente, ou Feira, tendo este alguma prioridade por ser nacional! :)

      Um abraço, e mais uma vez obrigada!

      Eliminar
    7. PS - mas agora está na moda as capas com boazonas a mostrar os seus atributos frontais? Já me chegava a segunda parte do Tigana, agora este... Acho que tenho de arranjar uma sobrecapa para por este livro na minha estante...lol. Esta capa está muito "à gaijos" .... acho que a rapaziada por aqui não vai entender o meu problema....lol

      Eliminar
    8. Vou ver se o arranjo na feira do livro por 5€ se tiver vou trazer para o Marco, mas fazes muito bem em ler esse livro, vais ficar agradavelmente surpreendida :)

      lol estas capas vai lá vai, mas esta até está fixe, condiz :D

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá Marco e Fiacha,

    mais um excelente artigo do Marco, que termina esta viagem pela FC. Gostei bastante e com este artigo fiquei a conhecer mais obras deste bom género literário. Ainda não li nenhuma e só conhecia "de vista" a do João Barreiros, do Manuel Alves e do Bruno Soares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Sem duvida que o Marco deu um excelente contributo para divulgar a FC e tal como gostaste do A Oeste do Eden, quem sabe se não vens a gostar muito de um destes ? ;)

      Se quiseres algum que tenha disponivel diz :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Queen

      Ainda bem que gostas-te e tal como apreciaste essa pérola que é "A Oeste do Éden" e como disse o amigo Corvo quem sabe se também não vais gostar deste e alguns são grátis ;)

      Um abraço

      Eliminar
    3. Obrigada, depois eu digo =)

      Grátis é excelente!

      Eliminar
  14. Olaré, Marco. :)
    És um fixola, por me incluíres no lote de escritores portugueses que “escrevem FC da boa” (uso palavras tuas, para não soar a completo elogio em nome próprio :D ). A questão da prevalência dos autores de língua inglesa é incontornável. No meu entender (e, presumo, no de quem tiver o bom senso apurado por leitura suficiente), a notoriedade de muitos autores que escrevem em inglês deve-se principalmente ao facto de essa ser a língua que domina o mercado literário em todo o mundo. Acredito que se muitos desses autores fossem portugueses, nascidos em Portugal e a escrever em português, dificilmente alguém ouviria falar deles porque nem sequer teriam sido publicados. Daí que autores estrangeiros (de língua inglesa ou outra qualquer) não sejam sinónimo de qualidade; quando muito, serão cartazes de popularidade (duas coisas confundidas com frequência). Nas mesmas circunstâncias, se a língua portuguesa ocupasse o lugar dominante, muito provavelmente, haveria bastantes nomes de autores lusófonos nas capas de bestsellers (naturalmente, uns com todo o mérito e outros apenas a aproveitar a boleia da língua).
    A questão do papel das editoras na divulgação de autores portugueses (em qualquer género literário)? As editoras têm de ganhar dinheiro para poder publicar, e têm de publicar para poderem ganhar dinheiro. É o círculo vicioso do sistema comercial que, infelizmente, exclui à partida obras nacionais com potencial qualidade e valor comercial. É o risco financeiro e não a oposta qualitativa que tem a última palavra na decisão de publicar um livro (na minha perspectiva presente do mercado editorial).
    Se as editoras deviam arriscar mais fora dos nomes consagrados, no território quase proibido de autores recentes? Mais? Bem, já seria um quase milagre se simples arriscassem. Mesmo a recentes apostas de dois grandes grupos editoriais portugueses em (pseudo) plataformas de autores independentes/novos/desconhecidos procuram explorar essa porta de entrada para novos nomes com objectivos onde o mero interesse financeiro parece sobrepor-se ao simples bom senso. Essas apostas em autores novos (apenas publicação digital) não acarretam os mesmos riscos financeiros inerentes aos livros físicos e, ainda assim, o negócio (como de costume) parece especificamente pensado para explorar autores e sacar aos leitores quantias quase próximas das que pagam por livros físicos. A partir de um certo limite, o absurdo transcende os milites do ridículo.
    O que tem isto que acabei de escrever a ver com FC? Ora, os autores precisam de leitores e os leitores precisam de autores. Apesar da explosão de autores independentes no mercado digital, as editoras ainda têm papel fundamental como intermediárias dessa relação. Se apresentam aos leitores sempre os mesmos autores (ainda que sejam bons), os leitores nunca conhecerão autores novos (igualmente bons ou melhores).
    O que aconteceu ao Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica? Eu gostaria que ainda existisse e de participar (isto é, se alguma mente iluminada não decidisse, como é costume, que a criatividade tem de ser confinada até uma certa idade e, daí, estabelecer limite etário para os participantes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manuel e obirgado pela visita :)

      Tocas num dos pontos fundamentais disto tudo e realmente prémios como esse que falas da Caminho para a FC podia ser uma porta de entrada +ara muitos escritores nacionais sem duvida e fazem falta, concordo.

      Mas deixo para o Marco comentar melhor, mas sem duvida que isto é um circulo vicioso ;)

      Abraço manda sempre :D

      Eliminar
    2. Olá Manuel

      O seu a seu dono e mereces bem o elogio só espero que continues ;)

      Quanto ao que dizes totalmente de acordo e não tens o Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica, mas tens o Prémio Bang e se concorres com alguma dessas obras que ai tens tenho a certeza que ganhas ;)

      A ver se fala-lo de alguma desses temas que abordas em futuros post

      Um abraço e bom trabalho

      Eliminar
    3. Olá, Marco. :)
      Continuarei enquanto for humanamente possível (é uma promessa razoável ;) ).
      Uma eventual participação no Prémio Bang não está fora de questão, mas sou um pouco mais céptico do que tu quanto à certeza do resultado. :D

      Eliminar
  15. Obrigada, Marco, por mais um excelente texto!

    Mais uns nomes para a a minha lista, alguns dos quais já lá estavam há muito tempo, confesso, em seguimento das recomendações do Fiacha, nomeadamente o Manuel Alves e o Bruno Martins Soares! :)
    O João Barreiros também, mas no caso dele já comecei, na prática, a conhecer! :)

    Espero que continuem todos a fazer um excelente trabalho, e a produzir mais!
    Portugal precisa mesmo destas lufadas de ar fresco, e de muita divulgação destes autores e das suas obras, para não nos deixarmos levar todos só pelas modas e o que é comercialmente impingido.

    Um abraço.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula

      Sim este ano parece que vou arruinar muitas pessoas na Feira :D

      Ainda bem que tens gostados da recomendações e espero que gostes delas quando as leres :)

      Irei continuar a prover a FC, mas não só seja aqui seja no meu blog O Senhor Luvas, porque e como bem dizes não nos podemos deixar levar pelas modas e pelo que nos querem impingir ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. E acabo de ler o "Z", do Manuel Alves... é que nem sei o que dizer, de tão positivamente supreendida fiquei! É que engracei mesmo com o raio da história, e não é fácil um conto "agarrar-me " assim! ;)
      Muito boa!

      Uma abraço ao Manuel (tenho, definitivamente, que conhecer mais da sua obra), e ao Marco, que me trouxe esta "pérola" ;)

      Eliminar
    3. Amiga Stark viva :)

      Aqui está um dos maiores prazeres que o blog me pode dar, ver pessoas que estimamos a ficar contentes com o que leram devido a verem comentado :)

      Nunca li este conto mas o que li do Manel deixou-me mesmo muito satisfeito e tenho ainda tanto para ler dele :D

      Bjs e acredito que os teus comentários só motivem o Marco a continuar esta demanda de colocar a malta a ler FC :)

      Eliminar
  16. Olá a todos :)
    Mais uma vez Marco, estás de parabéns por este artigo com bons exemplos de FC. Tenho lido algumas opiniões, sempre positivas, das obras do Tio Barreiros, e já sabe a pecado não conhecer nenhuma das suas criações...:D
    Dos nomes acima identificados apenas conhece as obras do Manuel, e neste caso já li "Z", diferente do que nos habituámos a ler do escritor, mas muito fixe :) O "Z" é muito inteligente e a escrita é muito boa, como bem sabes ;)
    A ver se começo a ler o que há aqui em casa de FC...:)
    Continua a divulgar estas pérolas Marco..
    Beijinhos..continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      A obra do Tio Barreiros realmente merece todas as boas opiniões por isso toca a descobrir-la ;)

      O "Z" do Manuel Alves é bom, mas ele tem outro igualmente bons, como "Equador Morto" onde eu sou o personagem principal ou "Legado Vermelho".

      Tens de descobrir os outros nomes porque além de serem (muito) bons são nacionais e o que é nacional é bom e clarao ou estão (muito) baratos ou são de graça

      Assim continuaria com o vosso apoio. Obrigado

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois miga,

      Caso queiras ler o Tio Barreiros, quero mesmo ler mais dele e do Manel :D, diz que posso emprestar ;)

      A FC tem muitas perolas e o Marco apenas destacou algumas :D

      Bjs

      Eliminar
  17. Olá Marco,

    Custou mas cá vim comentar algo que queria ter comentado no tempo certo mas olha… mais vale tarde do que nunca… :P

    De todos os escritores que mencionaste confesso que só li um (embora conheça quase todos)… só li Manuel Alves (como bem sabes) e de quem virei fã :) Não daquelas fãs medonhas mas daquelas que está em pulgas para ter na mão um determinado livro… o "Z" vai ser um livro certo? :P

    É uma promessa que não sei quando a vou poder cumprir mas aqui vai: prometo dedicar-me mais à FC e ler os escritores e livros que foste sugerindo nesta tua "série" sobre FC :)

    Obrigada por me dares umas luzes de algo que me passava mesmo ao lado ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wavegirl

      É como dizes mais vale tarde do que nunca e mais significado tem para mim que mesmo depois deste tempo todo tenhas cá vindo comentar, obrigado :)

      O Manuel é uma grande autor e sim o "Z" vai ser uma trilogia e neste momento está a "competir" outro conto que também se tornou uma saga:"Equador Morto" (onde eu sou o personagem principal!)

      Não são precisas promessas, se vires algum destes livros e te despertar a curiosidade então lê-o ;)

      Foi um gosto "dar-te umas luzes", mas não vou parar por aqui ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá Marco,

      :)

      Quanto ao Manuel Alves… que grande novidade que me dás! Eu sabia do "Z"… agora acho que do "Equador Morto" não sabia! Adorei também esse conto!!! E quando acabei pensei o mesmo que no "Z"… "então e mais?!" :) Fico muito contente por essa novidade (pelo menos para mim… tenho memória de peixe e posso muito bem já ter tido esta reacção algures… e só não me lembro :P).

      Sim! Eu tenho alguns de FC que "herdei" do meu pai… :) Acho que alguns da famosa colecção Argonauta :) Tenho que ler… (é só promessas eu :P)…

      Beijinhos

      Eliminar