terça-feira, 6 de maio de 2014

Os Clássicos - Uma (possivel) Iniciação à Ficção Científica

Aconselhar um livro ou livros a alguém é sempre um acto de alguma intimidade. Deve-se conhecer a pessoa minimamente, saber se lê muito ou pouco, qual o género que mais lê, etc, etc. Por esta razão não vejo esta  minha empresa como conselhos seja para quem for, mas mais como uma chamada de atenção para um género muito mal visto, mas que contém no seu seio verdadeiras pérolas.

Como todas as listas também esta será pontuada pela (possível) controvérsia devido as escolhas que fiz. As escolhas que serão apresentadas são condicionadas ao (muito) pouco que o mercado editorial Português publica, às minhas leituras e claro à minha visão do que serão boas obras de entrada na FC. Outros "entraves" devem-se ao facto de a FC ser um género com muitos sub-géneros e como não quero transformar esta lista em algo sem fim irei cingir-me ao "essencial", embora e novamente seja discutível o que é essencial ou não.

Para ser mais fácil de consultar irei dividir esta minha lista em quatro com uma pequena introdução em cada, a saber: Os Ilustres DesconhecidosNão sabia que era FC e Os Portugueses também escrevem FC e da boa!!!, mas vou começar com Os Clássicos.


Ah os Clássicos! Os Clássicos são o proverbial pau de dois bicos. Todas sabemos quais são, todos (achamos que) sabemos sobre o que falam e todos já ouvimos chavões sobre eles. Quem nunca ouvi falar do Grande Irmão? Ou do bom Selvagem? Da Baleia branca e do Capitão Ahab? E utilizar o titulo "Admirável Mundo Novo" já nem é cliché de tantas vezes que já foi utilizado nos mais variados contextos. Pois é muitos já ouviram falar, mas muito poucos já os leram e este é o primeiro problema dos clássicos porque uma boa parte do que já lemos começou nos clássicos. Quando este ou aquele livro faz alusão ao facto de este ser "o novo Senhor dos Anéis" ou "o sucessor do Orwell" não quer dizer que tenha alguma coisa em comum com o livro ou autor em questão, por norma costuma ser uma mentira pura e dura apenas para vender mais um livro ao leitor incauto.
O segundo problema acontece quando se tenta lê-los. Como as expectativas costumam ser elevadas muitos leitores tende a acha-los "fraquinhos", esquecendo-se que (na maior parte dos casos) foram eles que criam o que são agora clichés. Portando ao ler um clássico ter sempre em mente que foram eles o inicio de tudo, que o autor A ou B e que vocês até gostaram muito, meramente copiou o que os mestre fizeram antes, ou para ser mais gentil foram inspirados pelos clássicos.
É preciso ter em mente que se estes livros são clássicos foi porque resistiram ao teste do Tempo. Não esquecer também que estes livros já levam em alguns casos quase dois séculos de existência. Vamos a eles:




Frankenstein ou o Moderno Prometeu de Mary Selley - É considerado por muitos como a primeira obra de Ficção Científica, facto que não irei contestar ou atestar. Como outros livros da época é narrado na primeira pessoa, aqui pela pessoa do Capitão Walton nas cartas para a sua irmã com base nos relatos do cientista Victor Frankenstein. Nada de naves espaciais ou afins "apenas" um homem e as consequências do seu trabalho que o irão perseguir (metafórica e literalmente) e o qual irá perseguir. O livro foi um surpresa positiva para mim, nada do que pensava saber sobre a história se confirmou e assim cada página, cada paragrafo foi uma descoberta.
Ao contrario da crença popular a criatura não tem nome, e no texto apenas se fala num monstro, criatura e outros "mimos" similares. Hoje ao ler esta obra podemos dizer que ela se debruça sobre os perigos e consequências da ciência e da tecnologia embora na altura tenho a certeza que isso fosse algo de que não se falasse.
É também o perfeito exemplo de como o cinema consegue deturpar uma historia, pois as versões mais famosas nada ou, sendo simpático, muito pouco terão à haver com o livro. Escrito entre 1816 e 1817 foi publicado em 1818, em 1831 é editada uma terceira edição revista que é a versão mais utilizada e lida.




A Máquina do Tempo de H. G. Wells - É o único livro desta lista que ainda não li (apesar de já ter tentado), mas era impossível fazer uma lista de clássicos de FC sem incluir (pelo menos) um livro do Herbert George Wells. Wells é provavelmente o primeiro grande autor de Ficção Científica (a para de Jules Verne) e "A Máquina do Tempo" foi o seu primeiro livro publicado em 1895. A historia, como o próprio título indica é sobre uma maquina do tempo e a viagem que o Viajante do Tempo (o personagem principal é apenas conhecido por este nome) viaja ao ano 802701. Lá encontra uma pacifica raça, os Eloi, mas eles não estão só neste futuro em que também vivem os Morlocks, uma raça nada pacifica.
Sempre tive uma atracção por historias de viagens no tempo, adoro pensar nas possibilidades, os paradoxos e é por isso que em breve conto dar uma nova oportunidade a este livro.




Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley - Publicado em 1932 este é um daqueles livros que nas suas ideias está muito à frente do seu tempo, alias alguns livros publicados recentemente de FC não chegam aos calcanhares deste na "ousadia" das suas ideias. O livro começa por nos mostrar uma sociedade em que não existe conflitos e a razão é simples: engenharia genética, bem uma espécie de engenharia genética. Não se preocupem, não vão encontrar um livro cheio de termos obscuros. A Humanidade (quase) toda é feita em laboratório, clones que se diferenciam pelas classe a que pertencem: os Ípsilon que são a mais baixa casta, os Delta, os Gama, os Beta e os Alfa, os mais inteligentes. Como não existem casais e família o sexo é praticado por recreação com o lema "Cada um pertence a todos". Se se sentem triste ou com duvidas tomam uma droga sem efeito colaterais chamada Soma. É neste mundo que vamos encontrar Bernard, um Alfa, que sentido-se insatisfeito com a vida, ele sofreu um acidente que o torna um pouco diferente dos outros da sua casta, decide fazer uma viagem com Lenina, uma Beta, a uma reserva histórica, onde ainda existem humanos "à moda antiga" e lá descobrem Linda, uma Beta que lá ficou aprisionada e com um filho nas mãos, John e bem parece que vão ter de ler para descobrir mais. É realmente uma história interessante e da qual gostei bastante e que levanta muitas questões interessantes e que são cada vez mais actuais.





Mil Novecentos e Oitenta e Quatro de George Orwell - É provavelmente a mais conhecida distopia. Publicada em 1949 nela vemos retratas muitas das ideias que hoje são o nosso dia-a-dia, mas não se trata de uma profecia, mas sobre isso falarei noutro texto. O personagem principal é Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade, é também como muitos de nós, um indiferente. Vamos descobrir como um regime totalitário consegue manter sob controlo toda a população. As coisas mudam quando se apaixona por uma colega de trabalho, Júlia. Sim um história de amor no meio de um clássico da FC! É um livro que mudou o Mundo pelas suas ideias e claro pelos chavões que introduziu: "Big Brother is Wachting you!" é apenas uma exemplo, ou pelos novos e revolucionários conceitos que revelou como a Novilingua  em que se insere o Duplipensar. Tão revolucionário foi este livro que o nome de (George) Orwell deu origem a um adjectivo: Orwelliano. Um clássico que deve ser lido, não por ser FC, mas pelas suas ideias revolucionarias.





Duna de Frank Herbert - É considerado por muitos como o melhor romance de Ficção Científica, e um dos maiores nomes da FC, Arthur C. Clarke, disse que Duna era "O Senhor dos Anéis da Ficção Científica". Esta é a importância de Duna na FC, mas vai muito além disso, é também considerado um hino à ecologia. A historia de Duna podia (quase) ter-se passado na Idade Média. Duna é um planeta inóspito, um deserto, também conhecido como Arrakis, mas com algo único: apenas lá existe a especiaria Melange sem a qual o Império se desmontará.  O duque de Atreides é enviado para governar Duna e leva a sua família. Não querendo estragar a história digo apenas que o seu filho, Paul, é a chave de uma velha profecia dos Fremen, o povo de Duna. É uma historia de vingança onde vamos acompanhar Paul, com suas inseguranças e medos a tornar-se um peça central não só para o povo Fremen, mas também para o Império. É um livro com um pouco de tudo: filosofia, religião, é um mundo num livro. Sem duvida nenhuma obrigatório. 





Fahrenheit 451 de Ray Bradbury - Imaginem um universo onde ler livros não só é proibido mas quando encontrados são queimados, Como se isto não fosse já de si algo assustador para leitores como nós imaginem que quem queima os livros são os bombeiros e isto é só o começo. O personagem principal é Guy Montag um "bombeiro" que um dia sem querer lê um frase num livro, juntamente com outro acontecimento isso leva-o a começar a roubar os livros e a lê-los. Ao longo da história vamos descobrindo o porquê desde acto hediondo. A historia leva-nos por caminhos interessantes e o final é no mínimo surpreendente. Num nota de curiosidade o titulo é a temperatura à qual o papel entra em combustão. É um livro magnifico e para quem não conhece a fascinante prosa quase lírica do Bradbury pode ser uma excelente porta de entrada.




A Mão Esquerda das Trevas de Ursula K. Le Guin - Como não podia deixar de ser uma obra da grande Ursula K. Le Guin tem de fazer parte de uma lista de clássicos da FC e este "A Mão Esquerda da Trevas", publicado em 1969, é um excelente exemplo da sua imaginação e capacidade narrativa. Neste livro acompanhamos Genly Ali o envido de uma Federação Interestelar, o Ecuménico, a um planeta que é bem diferente de tudo o que já conhecemos a começar pelos seus habitantes. Estes não tem um sexo definido excepto quando entram num espécie de cio, onde podem assumir tanto o sexo feminino como o masculino, podem ser pais e mães. A historia é contada quer pelo ponto de vista de Genly, que tenta fazer com que o planeta faça parte da Ecuménia, como de Estraven, um nativo. Somos também em alguns capítulos presenteados com os mitos e lendas do planeta. Este livro é um obra de arte quer da narrativa quer da imaginação





O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick - Falar de FC é também falar de Philip K. Dick. A sua criatividade é algo de assombroso, e este "O Homem no Castelo Alto", publicado em 1962, é um bom exemplo. A história passa-se num universo paralelo onde os Aliados perderam a Segunda Grande Guerra e como consequência o mundo foi divido pela Alemanha e pelo Japão ao meio. Os Estados Unidos, onde se passas a narrativa, são-no de modo bastante literal, a costa este para os alemães e a costa oeste para os Japoneses. Na zona de neutra vive o Homem do Castelo Alto, autor de uma obra que descreve um mundo onde os Aliados ganharam a guerra e o mundo é bastante diferente. É um livro que além de um excelente Mundo criado tem nas suas personagens o seu ponto forte pois são elas que nos retratam este universo, arrisco dizer que as personagem criadas pelo autor são tanto ou mais fascinantes que o mundo que criou.




À Boleia pela Galáxia de Douglas Adams - Para além dos assuntos sérios que a maior parte das vezes vemos retratadas nos livros de FC (muito) ocasionalmente lá encontramos uma obra de FC que faz uso do humor e ouso dizer que nenhum será tão bom como este "À Boleia pela Galáxia", publicado em 1979. Mostra que a FC também sabe rir. A historia começa quando o planeta Terra é destruido para dar lugar a uma nova via rápida. Arthur Dent é salvo pelo seu amigo (e alienígena) Ford Prefect. Juntos irão viver grandes aventuras com algumas personagens simplesmente alucinantes onde se vais descobrir a resposta para perguntas como o sentido da vida e sempre com a preciosa ajuda do livro " O Guia da Galáxia para quem anda à Boleia" e os seus conselhos salva vidas como andar sempre como uma toalha. Um livro de FC, mas também para quem gosta de rir a bom rir e quem não gosta. A título de curiosidade este livro começou como uma novela radiofónica. 




A Guerra Eterna de Joe Haldeman - É a minha mais recente leitura e ainda estou o estou a "digerir", mas posso desde já afiançar que é um magnifico livro. É uma historia de Guerra, mas também de mudança, de como tudo muda e as vezes em pouco tempo, de como partimos heróis e chegamos vilões, de amor e confusões. A narrativa segue William Mandella, um soldado que tem de combater um raça de alienígena que nunca ninguém viu, os Tauranos, mas para o fazer tem de viajar através das Collapsars, uma espécie de portais, mas graças a relatividade o que para Mandella são 10 meses na Terra são 20 anos. Foi interessante ver como o autor soube jogar com tantos aspectos, claro que a sua experiência na guerra do Vietname foi crucial e este livro, como não podia deixar de ser reflecte essa experiência, mas vai muito mais além. O final do livro reflecte bem o sentido das Guerras. Foi publicado originalmente em 1974.


Espero que este lista de clássicos da FC vos tenha deixado curiosos. Como já disse no texto Ficção Científica - Uma (possível) Iniciação haverá polémica por ter incluído "este" autor/livro e não o cá colocado "aquele", mas o meu objectivo não é uma lista exaustiva, mas apenas despertar a curiosidade dos leitores que ainda não leram (muita) FC com livros que sejam de "fácil" leitura por quem nunca leu FC.

De hoje a oito cá estarei com "Os Ilustres Desconhecidos".


Este texto foi publicado originalmente (com algumas modificções) no blog O Senhor Luvas

49 comentários:

  1. O meu comentário aqui será igual ao que fiz no teu blog Marco :)

    Excelente lista para começar, de facto as opiniões podem ser divergentes quanto a incluir mais um ou outro, mas nem todos somos iguais e esta tua escolha de clássicos parece-me bastante boa.
    Quanto aos livros em si, já li alguns, outros estão à espera e alguns desconhecia.
    Por partes:
    Livros lidos:
    Frankenstein ou o Moderno Prometeu de Mary Selley ;
    A Máquina do Tempo de H. G. Wells ;
    Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley
    Mil Novecentos e Oitenta e Quatro de George Orwell
    Duna de Frank Herbert
    Curiosamente os primeiros da tua lista (talvez os mais classicos dos clássicos)
    Tenho para ler : À Boleia pela Galáxia de Douglas Adams
    E já li Terramar da Ursula K. Le Guin, mas não esse, e "vergonhosamente" não li o Fahrenheit 451 de Ray Bradbury (já li contos dele mas nada mais)
    já vi comentários e ouvi falar no O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick , mas não sei porquê não me seduziu muito.
    Quanto ao Guerra Eterna de Joe Haldeman não conheço de todo.

    Resumindo dos que li gostei bastante de qualquer um deles, e vê-los ali na tua lista, fez-me pensar há quanto tempo os li e como tenho vontade de os ler novamente :) (menos o Duna que foi leitura recente, como sabes)
    O que vou aproveitar dos teus conselhos: para já dois, isto é ler à Boleia pela galáxia que está lá em casa, e A mão esquerda das Trevas que vai iniciar a lista que tenho preparada para a Feira do livro como "livros FC / Marco L."
    O Fahrenheit 451 terá de ser um dia (parece mal :P ) e os outros ficarão para mais tarde.
    Excelentes escolhas e fico a aguardar a próxima :)
    Ah e adorei o Frankenstein.

    Beijos e vá lá desta vez não me arruinas a carteira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu também (abençoado corta e cola :D )

      Olá Caminhante

      Ainda bem que compreendes as dificuldades das escolhas e que aprovas as que fiz.

      Acho que não existe nada de vergonhoso em não ter lido este ou aquele livro, eu ainda não muitos livros que tu deves consideras importantes, não existe tempo para tudo, mesmo que exista vontade.

      Espero não te arruinar a carteira, mas mostrar-te bons livros que te levem a novos mundos.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ainda tens alguns dos livros disponiveis Caminhante (dos que leste) se tiveres diz *assobio* será menos uma carteira arruinada :D

      Eliminar
    3. um ou dois Fiacha, porque já os li há muito, mas eu vou ver e digo-te :)

      Eliminar
  2. Parabéns pelas escolhas, Marco. Bom, ok, talvez deste grupo eu excluisse, o livro do Douglas Adams, que me pareceu, na altura em que o li, algo inconsequente e menor. Que incluiria eu em sua substituição? Ora, qualquer coisa do Brian Aldiss: a trilogia de Helliconia, a Longa Tarde da Terra, ou o A Nave-Mundo, um dos mais importantes temas das Naves Geração. Sobre androides e as duas revoltas, claro, a Torre de Vidro do Silverberg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Por acaso sei que tenho algo do Aldiss e a Torre de Vidro tambem tenho aqui qualquer coisa do Silverberg, alias tenho varios deste último mas é um escritor que ainda não li (viva a argonauta :D )

      abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pela Bênção Tio :) tentei fazer uma lista homogénea e com o máximo de livros que ainda se podem encontrar facilmente no mercado e como deve ter reparado ainda não acabou e para a semana vai chegar mais uma parte e que sabe se o Aldiss não vai estar presente...

      Eliminar
  3. Embora as Viagens no Tempo tenham surgido com Wells, nenhuma delas, à época, desenvolveu o tema do "paradoxo temporal", especialmente o "paradoxo do avôzinho". Este surgiu, e tornou-se viral na FC, com o livro do Rene Barjavel, "Le voyajeur imprudent".

    ResponderEliminar
  4. Passar ao lado do Dick sem ler nada dele, é um crime de lesa-majestade, Viajante. Se não gostas de história alternativa, existem muitos outros que foram publicados na Panorama, Presença, Argonauta, EA. Há um delicioso ( não me recordo do titulo em português), publicado na Panorama, "Counter clock world", onde o tempo começa a andar para trás, os mortos a renascer e as pessoas a rejuvenecerem. Ninguém come. As pessoas vomitam a comida, os cigarros crescem depois de acesos, e os velhinhos ( bebés) têm de ser implantados nos úteros maternos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... que posso dizer.... nada :) , mas não referi que não irei ler. Aliás já tive na mão um dos livros dele, salvo erro Valis, que foi publicado pela Argonauta. É bom João Barreiros?
      Vou pesquisar mais livros dele

      Eliminar
    2. Amiga Caminhante,

      Tenho Ubik do Dick caso queiras posso emprestar, o Homem do Castelo ofereci, mas é um bom livro sem duvida ;)

      Eliminar
  5. Publicado ao mesmo tempo do que o Admirável Mundo Novo, existe outro grande clássico ignorado entre nós: LIMBO do Bernard Wolfe. Depois de uma guerra atómica as mulheres assumem o poder. E amputam os braços e as pernas aos homens, substituindo-os por próteses mecânicas. Acabou-se a violência do éstica e o machismo. Quando eles chegam a casa depois fo trabalho, elas desligam-lhes os braci hos e pernas, e ali ficam os homens troncos absolutamente dusponiveis para qualquer tipo de sevícias, hihi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai lá vai, muito prometedor :D

      Registado a ver se o meu amigo Ubik marca presença na feira do livro deste ano em Lisboa :)

      Eliminar
  6. E cclaro, como é que podemos esquecer a trilogia do Sprawl, que começou com o Neuromante? William Gibson, com este livro, mudou a cultura, a arte, a moda, do final do século XX. O Neuromante não é uma história completa, claro. Para entendermos o que realmente aconteceu, teríamos de ler o "Count Zero" e o "Mona Lisa Overdrive", o segundo e terceiro volume que, trGicamente,nunca chegaram a ser publicados em portugal...

    ResponderEliminar
  7. Ora viva Marco,

    Penso que é uma excelente forma de promover a FC e mais a mais começas pelos clássicos embora tenhas aqui várias distopias. Acho que as escolhas estão excelentes, apenas que li um distopia melhor que qualquer uma das que apresentas e li que é a Vida Roubada do Adam Jonhson e que se passa na Coreia do Norte, mas se é FC não sei dizer :D

    Da lista que apresentas li 50% (1984, Boleia da Galaxia, Duna, Homem do Castelo e o Fahrenheit 451) sendo que para mim o que mais me encheu as medidas foi Duna como sabes e me fez partir para ler mais livros dentro do genero.

    A Guerra Eterna traduzido pelo Barreiros deve ser um livro excelente que tenho que ler, se não quero que me caia uma maldição, a ver se me emprestas :P

    Quanto aos restantes fiquei com curiosidade de ler, mas não sei quando, vamos ver mas ficam registadas as recomendações, Mundo Admirável é uma distopia muito aclamada e parece bem interessante ;)

    Não sendo muito conhecedor do genero penso que alguns dos livros são um pouco complexos para quem se quer iniciar na FC, pelo menos livros muito descritivos, embora até goste do Simmons que é descritivo, mas pronto sendo clássicos penso que estão praticamente os melhores :D

    Venham lá mais sugestões e duvido que nas seguintes tenha lido tantos :)

    Abraço



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das coisas com os Clássicos (ou mesmos que não sejam) é que se deveria ter sempre em mente quando eles foram escritos, isso é algo importante. Por exemplo já reparaste que quer o "Frankenstein" da Mary Selley quer o "Drácula" do Bram Stolker usam o mesmo tipo de estrutura narrativa? Ambos na primeira pessoas, um cartas e o outro o diário das personagens.

      Quanto à complexidade dos livros, bem tentei evitar livros com muito jargão cientifico, mas não fiz uma lista para novatos, mas para leitores já com algum calo, mas que ainda não se aventuram (muito) na FC.

      Quanto ao serem descritivos acho que isso começa a soar a tua conversa dos contos :P

      Tenho grandes livros muito descritivos, tu próprio das um exemplo, e não é isso que os torna maus, muito pelo contrario. Acabei na semana passada de ler o "Livro sem Ninguém" do Pedro Guilherme-Moreira e é só descrições e quando digo que é só descrições é mesmo só descrições, não há uma única linha de dialogo, até porque o titulo diz tudo, e muito bom.

      Para a semana à mais ;)

      Eliminar
  8. Olá Marco e Fiacha,

    dos livros que aqui apresentas já li:
    Frankenstein
    A Máquina do Tempo
    Duna

    Destes três, o que menos gostei foi do Duna. Não sei muito bem porque é que não gostei muito do livro, mas não me senti totalmente "agarrada" por ele, apesar de ter o seu encanto.

    Gostei muito de Frankenstein, que é das histórias que mais gosto. Compreendo as questões dos filmes, mas o de 1994, ui... para mim teve um pouquinho de mais encanto que o livro, especialmente devido à parte final, da Elizabeth.

    Da Máquina do Tempo também gostei bastante, uma vez que é um tema que me fascina bastante: as viagens temporais. Do Wells já li A Guerra dos Mundos, este e O Homem Invisível, tendo gostado de todos.

    Dos que referes, e que eu não li, estou de olho no do Orwell, da Le Guin e do À Boleia Pela Galáxia.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Que pena não teres gostado tanto de Duna, é um livro fantástico quanto a mim mas tudo bem :D

      Tenho aqui a Guerra dos Mundos do Wells por ler e fiquei curioso por ler o Frankenstein :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Queen

      Não se é obrigado a gostar de tudo só porque é um clássico ou porque todos falam bem, se não gostas-te do Duna tudo bem, quem sabe se não pegas nele daqui a uns tempos e tiras as duvidas? Já me aconteceu não gostar de um livro à primeira leitura e passado anos reler e adorar e pensar, mas porquê? Ou então confirmares que não gostas ;)

      Dos que não leste e como podes ver adorei todos, embora por razões diferentes.

      Um abraço

      Eliminar
  9. Olá Marco.
    Grande coragem para divulgar um género literário amado por poucos. Já tinha visto o teu post mas não comentei logo porque precisava de voltar a ler com calma. Digo isto porque, como sabes, já o referi antes FC não me cativa de todo.
    Não acho que seja preciso assim tanta bagagem como tu também já referiste. Ou talvez um pouco. Acho (pelo menos no meu caso) que se trata de preferência. Honestamente os aspectos que abordam em FC não me cativam. Porém acho também que a certa altura temos necessidade de mudar. Talvez nessa altura opte por FC.

    Fizeste um excelente trabalho com este post. Como é um pouco óbvio não li nenhum dos livros que divulgaste embora conheça alguns. Confesso que tenho alguma curiosidade nalguns como é o caso de A Guerra Eterna e Duna ( até tenho em inglês).

    Vou estar atenta as próximas sugestões.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa

      Acho que não é preciso coragem apenas gosto neste género e querer divulgar o bom que nele se escreve. A FC é um género grande e acho que apenas ainda não encontras o livro certo para começares a serio.

      Em alguns livros efectivamente não é preciso ter assim tanta bagagem, mas noutros o jargão tecnico obriga a ter já umas boas bases.

      Já que tens esses tenta e quem sabe se não gostas? E podes ir namorando os outros ;)

      Cá te espero ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois Luisa,

      Um dia ainda te vai ser útil estas sugestões, tens aqui muita coisa boa ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Nossa, Fiacha!!! As melhores indicações! Tive o prazer de ler todos, exceto o último, a respeito do qual nunca ouvi falar, A Guerra Eterna, creio que não temos ele por aqui. Vou dar um jeito de conseguir o e-book, me parece o tipo de livro de que vou gostar.
    1984!!! Simplesmente essencial e único. Aliás, todos são incríveis a seu modo. Duna chega bem perto da perfeição!!
    Fiacha, você me proporcionou ótimas recordações com assas indicações.
    Abraços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Henrique

      O nosso amigo Fiacha é bom, mas tem alguns ajudantes e este texto é da autoria de um deles: eu :D

      Ainda bem,que gostas-te quer do texto quer dos livros e que aprovas a lista.

      "A Guerra Eterna" é muito bom, o titulo original é "The Forever War". Em breve conto publicar a minho opinião no meu blog "O Senhor Luvas"

      http://osenhorluvas.blogspot.pt/

      O 1984 é realmente muito bom e Duna também, gostei também do "Messias de Duna".

      Espero que para a semana ou te proporcione mais recordações ou a possibilidade de criares novas.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois Henrique,

      Sem duvida que os créditos da mensagem são do Marco e nossa vejo que és mesmo admirador do género :D

      Vamos ver que sugestões se seguem ;)

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Marco e Fiacha,

    Para começar não sabia que Frankenstein era de ficção científica, acho que tenho um exemplar por aqui algures mas ainda não li, apesar de muito ouvir falar dele.
    A Máquina do Tempo tenho o livro já faz algum tempo para não dizer anos e ainda não lhe toquei, vergonhoso.
    Admirável Mundo Novo sinceramente pensava que era um romance, lol, que naba e ainda por cima também o tenho mas nunca li.
    1984, assim que leio o nome do autor vem-me logo à cabeça o Triunfo dos Porcos que li e adorei, pensava que este também era alguma espécie de sátira com animais.
    Acrescentei à minha lista para trazer da biblioteca o Duna, uma edição dos Livros do Brasil penso ser o mesmo só que mais antigo.
    O Fahrenheit 451 também já ouvi falar muito mas não li, e não sabia que o tinha o título a ver com o livro.
    A Mão Esquerda das Trevas não vou poder ler, pois não tenho e não existe na biblioteca, nem o À Boleia pela Galáxia e o Guerra Eterna também não.
    O Homem do Castelo alto já estava adicionado à minha lista.
    Este tópico é excelente assim fica mos com uma ideia geral do livro que muitas vezes é errada quando aquilo que pensamos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina

      O Frankenstein é realmente FC, no seu estagio inicial, mas os elementos que fazem de uma texto FC estão lá todos, mas acima de tudo é um excelente livro. Podes ler mais algumas coisa sobre essa falsa rotulagem dos livros num texto meu que também já foi publicado por aqui:

      http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/04/ficcao-cientifica-mitos-preconceitos-e.html

      Não se é obrigado a saber tudo, e as vezes á enganos, ninguém está livre disso, mas agora que sabes o que é o "Admirável Mundo Novo" talvez seja altura de lhe dar um oportunidade, acho que não vais ficar desiludida.

      O 1984 é um livro ainda melhor (digo eu) do que "O Triunfo dos Porcos" ou usando o titulo mais recente e bem melhor "A Quinta dos Animais". Não é uma sátira, mas uma serio aviso, embora "A Quinta dos Animais" também o seja.

      Essa versão do Duna é só a primeira parte de três, se não me engano o única volume completo é este da Saída de Emergência, portanto tem "cuidado".

      A Guerra Eterna saiu agora por isso quem sabe se ainda não parece por ai?

      Ainda bem que gostas-te e que te tenha ajudado a dissipara algumas ideias erradas que tinhas dos livros.

      Um abraço e até para a semana para a próxima lista

      Eliminar
    2. Ois Angelina,

      Como vez tens aqui boas coisas para ler e sempre tiraste algumas duvidas, toca a ler mais FC :D

      Bjs

      Eliminar
  12. Oi Fiacha!!!!

    Que legal seu post! Eu conhecia alguns mais confesso que não li nenhum! Achei as capas e sinopses bem impactantes!

    Parabéns pela postagem!
    <3

    Ps: Nova resenha Legado de Sangue: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html
    Não deixe também de participar do Sorteio do livro Vítimas do Silencio!
    Beijos! Paulinha - Blog Overdose Literária!

    ResponderEliminar
  13. Oi amigo Fiacha!

    Adorei sua postagem! Alguns são conhecidos meus, apesar de não ter lido nenhum deles, espero ler, adorei as capas e sinopses impactantes!

    Parabéns pela postagem!

    Ps: Nova resenha Legado de Sangue: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html
    Não deixe também de participar do Sorteio do livro Vítimas do Silencio!
    Beijos! Paulinha - Blog Overdose Literária!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula

      Como disse ao Henrique o nosso amigo Fiacha é bom, mas tem alguns ajudantes e este texto é da minha autoria.

      Como clássicos que são muitos já são bem conhecidos do publico.

      Obrigado pelo elogio, algumas das capas são bem bonitas lá isso é verdade.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois amiga Paula,

      Tens aqui universos fantásticos por descobrir, um dia quem sabe ;)

      Bjs e sim créditos ao Marco :D

      Eliminar
  14. Olá!! :)

    Bem, eu que ando a estrear-me na FC vou guardar religiosamente esta listinha. Alguns títulos eu já conhecia (os mais "famosos": Mary Selley, Wells, Orwell), mas confesso que alguns dos outros nem por isso.
    Sempre tive curiosidade para ler o Frankenstein, mas não fazia ideia que era FC, tal como o Fahrenheit 451... Lá vão mais uns para a lista. ;)

    Abraço!
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia

      Ainda bem que pode ajudar, espero que este post (e os proximos) te ajudem a entrar definitivamente na FC.

      Alguns livros são rotulados com outras coisas, mas depois de se saber o que é FC é facil ver para lá dos rotulos colocados lá para vender, podes ler mais sobre o assunto num post que fiz no meu blog e que também foi publicado por aqui:

      http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/04/ficcao-cientifica-mitos-preconceitos-e.html

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois Sofia,

      Vamos sempre a tempo, o importante é que gostes e muitos destes tenho a certeza que irás gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá!

    Parabéns e obrigado pelo teu texto.
    Fiquei admirada com alguns dos livros que mencionas. Não fazia ideia que alguns podiam ser FC. Não li nenhum ainda, mas também não leio a muito tempo. (o que não quer dizer que não tenha maturidade para compreender um livro de FC)
    Já comprei a uns meses o 1984 mas ainda não li. Os restantes não conhecia.

    Frankenstein FC??? Oh pah não encaixam as naves e as pistolas laser... :P sei que FC é mais do que isso mas é uma imagem que está demasiado presente.

    Continuo confusa na hora de classificar um livro como FC. Li recentemente Hunger Games, será que posso classificar de FC, uma vez que eles lutam num ambiente criado artificialmente? Não sei. Li e gostei.
    Quando digo que a FC não me cativa é talvez por ela retratar temas que não gosto, como guerras (com armas quimicas... se for flechas e machados tudo bem :P), seres de outros planetas, robôs... ok, talvez o cinema tenha culpa, mas não dá.

    Espero mais sugestões. Isto sim é promover um género literário...

    =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      lol experimenta Duna e vais ver que estás totalmente errada ehehe, e sinceramente não sei se os Jogos da Fome são considerados FC, penso ser mais Fantasia, mas tambem gostei bastante ;)

      Bjs e boas descobertas :)

      Eliminar
    2. Olá Cátia

      Como tive oportunidade de "explicar" no meu texto "Ficção Científica - Mitos, Preconceitos e Estereótipos"

      http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/04/ficcao-cientifica-mitos-preconceitos-e.html

      isso é bastante comum, muitas editoras e autores fogem do rotula da FC como o diabo da cruz, como diria o nosso amigo Fiacha, muitos livros que já deves ter lido são FC, mas como dizem, e bem, essa imagem de naves e as pistolas laser está demasiado presente.

      Parece que vou ter de fazer um post sobre as caracteristicas de um texto de FC, para que os leitores possam fazer a distinção mesmo que no livros aparecem "coisas parvas".

      A questão da maturidade não tem a haver directamente com a maturidade da pessoa em si, mas também com a maturidade do leitor. Por exemplo um pessoa com 50 anos que nunca tenha lido livros pode condicionar a compreensão dos textos. A FC mais "dura" tem muitos termos técnicos que podem ser um entrave para alguns leitores menos habituados.

      Ainda não li "Os Jogos da Fome" (conto ler este ano), mas já vi os filmes e sim são FC sem sombra para duvidas. Inserem-se no sub-género das Distopias (é outro problema da FC é tão vasta que tem muitos sub-géneros e isso ainda contribui mais para a confusão).

      Tu gostas de FC é o que te digo baseado no que dizes, troca armas lazer por magia lançada das mãos, troca "seres de outros planetas" por "outras raças com elfos ou anões, e verás que as diferenças não serão assim tão grandes.

      No fundo que interessa é que se leiam boas historias e a FC está cheias de boas historias, é por isso que batalho, pelo reconhecimento dessas mesmas historias pelo grande publico.

      Um abraço

      Eliminar
  16. Aproveitando esta lista de "clássicos" da FC que o Marco apresenta, gostaria de recomendar algumas obras da FC ( para aqueles que querem descobrir o género, mas não só) que estão injustamente esquecidas ou foram ( são) sub-apreciadas por cá, e que bem poderiam ser clássicos do género (algumas são-o concerteza), e que permitiriam , quem o sabe?, ultrapassar alguns dos preconceitos existentes sobre o género .

    Só obras com edições em português :

    De H. G. Wells: " A Ilha do Dr. Moreau"

    De Clifford D. Simak : "Estação de Transito" e "Caminhavam Como Homens"

    De John Wyndham : " O Dia das Trífides" e " A Aldeia dos Malditos"

    De Alfred Bester: "Tigre!Tigre" e "O Homem Demolido"

    De Philip K. Dick : "Vazio Infinito" e " O Homem Duplo"

    De Bob Shaw : " O Planeta Fantasma"

    De Philip José Farmer : " O Cosmos de Kickaha" ( Faz parte de uma série " Gates of Creation", mas se lerem só este não vos fará mal nenhum!)

    De Robert A. Heinlein : " A Porta Para o Verão"

    De Poul Anderson : " A Espada Quebrada" ( este é uma Fantasia, mas não resisto)

    De John Brunner : " O Viajante de Negro"

    De Ray Bradbury: " O Homem Ilustrado"

    De Fredric Brown : " Os Marcianos Divertem-se" e "Loucura no Espaço"

    De J. G. Ballard : " Cataclismo Solar"

    De Frederik Pohl : " A Porta das Estrelas" ( E de seguida, toda a série "Heechee" de que este é o inicio)

    Alguns autores clássicos para algumas obras clássicas, e outras que poderiam perfeitamente sê-lo.

    E já agora uma recomendação que nada tem a ver com o assunto acima: finalmente foi publicado em Portugal, neste caso pela Cavalo de Ferro, o autor James Branch Cabell, e uma das suas fantasias históricas (?) " Hamlet Tinha Um Tio", um romance "maldosamente" divertido, de um autor genial,um dos grandes fantasistas do inicio do século passado, e que está absolutamente esquecido.
    A descobrir com urgência.

    UbiK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ubik

      O que me custou reduzir esta listas a apenas dez livros e alguns do que falas bem que estiveram para fazer parte, mas lá me decidi a incluir apenas os que mais facilmente se podem encontra, e mesmo assim alguns já será difícil.

      Ficam registadas as tuas sugestões e quem sabe se um dia não volto à carga com essas sugestões de livros e autores "esquecidos" ainda que difíceis de encontrar.

      Fica também registada essa recomendação urgente!

      Um abraço

      Eliminar
  17. Ups...tenho de procurar o do Cabell...a ver vamos se publicam os outros...

    ResponderEliminar
  18. Ois,

    Bem as recomendações do Ubik são sem duvida para registar e pelo que vejo apenas tenho por ler o Tigre Tigre.

    Ai esta feira do livro vai ser gira vai :D

    ResponderEliminar
  19. Gostei das sugestões e do texto! ;)
    Já li "Frankenstein" e estou curiosa em relação a "Admirável Mundo Novo" e "1984".
    P.S. Senhor Fiacha: adoro a tua T-Shirt na imagem inicial do blog!! Já li o primeiro livro e parece que o Martin tem mais uma fã! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Ainda bem que gostas-te.

      Quanto a "Admirável Mundo Novo" e "1984" são grandes livros, mas não vás com as expectativas altas, as vezes estragam as leituras e lembra-te que foram estes livros que começaram muito do que hoje é cliché. Espero que gostes das leituras ;)

      Um abraço

      Eliminar
  20. Ois Carolina.

    Tens ai bons universos por descobrir, força nisso ;)

    Quanto à T-Shirt foi oferecida por uma amiga Stark eheheh e vais ter muitas e boas surpresas :D

    Bjs e boas leituturas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não parece, mas..... Winter is coming... he he...
      Bela t-shirt, sim senhor! ;)

      Jokas

      Eliminar
  21. Dos livros citados, ainda só li o Duna, o 1984 e o Guerra Eterna.

    O meu "calcanhar de Aquiles" é mesmo o Duna, não consegui atinar com aquilo nem por nada. Deu para perceber a grandeza do universo criado e a dimensão épica da história, mas não me deu qualquer prazer a ler, e confesso que só o acabei por insistência do Fiacha! É mau, sobretudo porque mais do que ser um clássico, não conheço mais ninguém que não tenha gostado. :(
    Quem sabe se daqui a uns tempos não consiga ler de novo e interessar-me o suficiente para ler o resto. Para já, lamento imenso, mas não deu para mais. :(

    O 1984 é outra história. Marcou-me imenso, em vários sentidos, e continua um dos meus grandes favoritos de sempre. É de um género dentro de um género, mas na verdade para mim é demasiado "grande" para caber numa só "caixa".
    Eu que faço sempre uma crítica, por mais pequena que seja, a todos livros que leio, no caso do 1984, quando o li há uns anos atrás, fiquei de tal maneira sem palavras que demorei vários meses a ataviar um texto.
    Tudo o que eu me lembrava de escrever me parecia redutor e pouco capaz de descrever o que senti! :)

    Uma das minhas mais recentes leituras foi o "Guerra Eterna", e sim, é muito bom.
    Recorrendo também ao corta-cola, vou deixar aqui o meu comentário ao livro, que tenho guardadinho no meu PC. ;)

    "Neste clássico, algo que me marcou logo desde a leitura da premissa, foi a distorção temporal, com todas as suas implicações. Adorei a “jornada” pessoal do protagonista - o seu sofrimento psicológico, as suas diversas facetas (o soldado, o líder, o amante, o amigo, o cidadão da Terra) apanhadas no turbilhão temporal, que também nos arrasta a nos e nós faz interrogar constantemente, “E se fosse eu?”. Neste aspeto, acho que as outras personagens não estão tão bem exploradas, talvez também pelo facto de vermos tudo pelos olhos de Mandella, mas é, ainda assim, um grande épico de humanidade.
    Por muita que seja a tecnologia, a vida de outros mundos, as possibilidades do futuro, a inutilidade da guerra, ou a crueza do mundo militar, a dimensão humana está lá. Sem lamechices, de forma direta e sem embelezamentos, às vezes quase parecendo simplista e demasiado contida, mas sempre presente, sempre nos fazendo regressar à possibilidade “E se…?”.

    Foram verdadeiramente interessantes as “visões” do futuro que Haldeman nos apresenta – as possibilidades acerca da Terra e da Humanidade são tão assustadoras como curiosas, e elevam muito o interesse pela história, já de si curiosa pela possibilidade de uma guerra assustadora contra o desconhecido.

    Só duas coisas me impedem de, na minha experiência pessoal, estar perante um livro perfeito. Por um lado, segui a maioria das cenas de guerra com pouco interesse - nunca me entusiasmei muito com este tipo de cenas, nem em livros mais “soft” (por exemplo, da Juliet Marillier), e grande parte deste livro vive delas. Por outro lado, há ainda o facto de eu perceber muito pouco quer de física, quer de exploração espacial, daí que o aproveitamento do livro tenha sido limitado, pois não faço ideia do que será ou não possível e/ ou provável no futuro.
    Acho que começo a perceber o que alguns dos fãs de FC neste blog querem dizer quando há livros que “não são para meninas”…. Lol.

    Apesar destes pequenos contratempos, a verdade é que, analisando-o globalmente, é um livro que recomendo vivamente, pois na verdade, foi uma experiência extraordinária.
    É, definitivamente, um livro emblemático (a contextualização com a Guerra do Vietnam nunca me saiu da cabeça), que toda a gente deveria ler.
    E, no meio de tudo isto, um pormenor cheio de importância: o facto de ter como tradutor um fã incondicional e grande conhecedor do género como o João Barreiros, ajuda muito, sendo, até, reconfortante.
    Portanto, “meninas”, não se assustem! É um livro que desafia, mas é recompensador."

    ResponderEliminar
  22. Olá Paula

    Não vejo o problemas em não teres gostado do Duna. Podemos ter muito em comum, mas não somos iguais e assim torna-se natural (e bom) que não concordemos em tudo. O (teu) problema é ser o livro que é: um clássico e que todos parecem gostar, dando te essa sensação de que foste a única. Acho que fazes bem em tentar uma releitura, mas dá-lhe uns anos, até porque muitas coisas podem fazer com que não gostemos de um livro, factores de ordem emocional, (in)experiência literária no género, etc, etc, o que interessa que não te martirizes. Todos nós já lemos de que não gostamos ou que nem sequer acabamos e que passado algum tempo votamos a eles e adoramos (ou não). Tentas-te e isso é que interessa, se quando voltares a tentar voltares a não gostar esquece e segue em frente, nem todos gostamos de mosse de chocolate :D

    O "1984" é realmente muito bom e tenho de voltar a lê-lo um dia deste, com "novos" olhos.

    Quanto ao "A Guerra Eterna" concordo com muito do que dizes.

    Quanto a isso de haver "livros que não são para meninas" acho tretas (desculpa o meu francês). Eu não sou físico, mas gosto do assunto e por isso tento saber sempre mais e muito do que é dito no livro é verdade, se quiseres posso tentar esclarecer-te mais um pouco.
    Mas acima de tudo agrada-me que tenhas gostado do livro apesar de todos esses "obstáculos"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Olá, Marco!
    Sim, os obstáculos diminuíram um pouco a fluidez da leitura, mas não foram, de modo algum, motivo para deixar o livro, porque ele é de facto muito bom!

    E agradeço a oferta de esclarecimentos, mas é mesmo desinteresse pela área, confesso, daí a conversa das "meninas" - é um bocado preconceito, mas penso que faz parte da mente da maioria de nós, mulheres, não ligar muito a essas coisas. Pelos menos toda a gente que eu conheço que se interessa minimamente por essas áreas é "gaijo"...lol. E talvez daí eu ter gostado tanto de séries televisivas como "Battlestar Galactica" e "Firefly"... faziam tudo parecer muito simples...lol.

    E sim, acho que todos os livros merecem uma segunda oportunidade.
    Tenho exemplo um flagrante: a primeira vez que li "A História Interminável", de Michael Ende, não passei dos primeiros capítulos, achei um tremenda "seca", sem personagens de jeito e sem perceber qual o interesse daquilo tudo.
    Uns anos mais tarde voltei a pegar e nele e voilá!
    É, hoje em dia, um livro pelo qual tenho uma absoluta veneração, e o principal responsável pela minha "queda" para os livros de fantasia.
    Foi o meu grande primeiro amor literário, digamos assim! :)
    Quem sabe se, um dia, o Duna e tantos outros clássicos por mim mal-amado não ganhem outra vida! :)

    Um, abraço, e continuação de boas divulgações. ;)

    ResponderEliminar