quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Pistoleiro, Volume 1 serie Torre Negra de Sthepen King



Sinopse:

No primeiro livro desta série brilhante, Stephen King apresenta os leitores a uma das suas personagens mais enigmáticas, Roland de Gilead, o último dos pistoleiros. Roland é uma figura marcante, um solitário numa viagem arrebatadora em direção ao bem e ao mal. No seu mundo desolado, que reflete assustadoramente o nosso, Roland persegue o homem de negro, conhece a atraente Alice e começa a sua relação de amizade com um rapaz de Nova Iorque chamado Jake. Ao mesmo tempo realista e onírico, O Pistoleiro deixa os leitores ansiosos pelo novo capítulo desta série.

Passada num mundo de circunstância extraordinárias, com um imaginário visual espantoso e personagens inesquecíveis, a série A Torre Negra é ímpar. A obra mais visionária de Stephen King, um misto mágico de fantasia e horror.

Opinião:


Bem finalmente um livro deste escritor que me consegue cativar, não que me tenha enchido as medidas mas que acaba de uma forma muito prometedora e a pedir claramente por mais e felizmente tenho já o 2º volume para ler,  que espero ler em breve, mas agora segue-se a Coroa do Joe Abercrombie, King que me descupe :D

E gostei porque o livro não é tão descritivo como habitual no escritor, tem uma escrita fluida, com um enredo complexo sem duvida e personagens que quanto mais vamos conhecendo mais se tornam complexas e interessantes.

Com a sinopse tão exclarecedora e bem elaborada pouco mais tenho a acrescentar, muito curioso por seguir a demanda de Roland, personagem que tem um potencial fantástico.

Fiz bem em ser persistente com este escritor, sei que devia ter lido o livro Insónia (já o tenho na estante à muito) para perceber um pouco melhor a base do enredo desta saga, mas preferi avançar de imediato para este livro e sem duvida claramente recomendado.

Aproveito para informar os interessados que podem comprar o pack com os dois primeiros volumes, aqui.

Não deixem de investir nesta saga, espero que não siga o mesmo caminho por exemplo da Roda do Tempo do Robert Jordan, mas acredito que não.

65 comentários:

  1. Que bom que vc gostou. Espero que vc goste dos demais. Para mim o SK consegue fluído e a história muito bem construída em outros livros tb, mas A Torre Negra é a base de tudo no mundo ficcional do autor, então acho que lendo a série, vc compreenderá melhor o seu estilo.

    Bjos e excelentes leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Sei que King é mesmo um dos teus escritores favoritos, és das pessoas que faz com que não tivesse desistido, pois conheço os teus gostos e ainda bem que não desisti do escritor que sem duvida levanta questões que nos fazem refletir.

      Acredito que continuando a ler esta serie possa, finalmente, compreender um pouco melhor o escritor, adorei mesmo e quero ler em breve a continuação ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,
    Stephen King, é um dos meus preferidos, li mais de 25 obras escritas por ele,
    além da imaginação, o argumento e a componente frásica são de excelente qualidade. Fiz o download de dois livros da Torre Negra segundos antes de desativarem o blog, e claro fiquei novamente impressionada com a riqueza do argumento, vi que ele se baseou na obra de R. Browning para escrever os sete 'episódios' desta saga.
    Vou agora comprar a obra toda mas em formato ebook,
    Mais uma vez uma escolha de excelência, a melhor que vi até agora no teu blog (na minha opinião claro, e cada um tem a sua ).

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :D

      Não te fazia tão admiradora do escritor, mas fica a referência, li muito pouco do escritor e achei sempre muito descritivo, mas aqui esteve muito bem e acredito com tudo para melhorar ;)

      Fico contente que tenhas gostado, acho que se deve promover o que é bom e King é sem duvida um excelente escritor, dai nunca ter desistido, quem sabe não seja o ponto de viragem para começar a ler a sua obra, vamos ver :D

      Bjs e obrigado pelo comentário ;)

      Eliminar
    2. Se vocês comprarem a saga em formato de papel, em inglês ou francês, terão direito a dezenas e dezenas de magníficas ilustrações, a cores, sendo a maior parte delas do magnifico Edward Whelan.

      Eliminar
    3. Algo que em Portugal não se dá o devido valor é verdade ;)

      Eliminar
  3. Oi Fi,
    adorei sua opinião e com certeza esse ano ainda leio pelo menos dois livros dessa série. Não sou muito fã de King, mas tb não desgosto de seus livros, e reconheço que alguns livros desse autor devem ser lidos, e essa série da Torre Negra, é um deles,

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Tenho a tua ideia e felizmente a leitura deste livro, veio a dar-me outra prespetiva em relação ao escritor, pois a minha experiência não tinha sido muito positiva e acho que fazes muito bem teres como objeitvo leres esta serie do escritor, tem qualidade sem duivda ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Olá amigo.
    Sim senhora gabo-te a coragem por pegares em livros completamente diferentes do que habitualmente lês.
    Em primeiro gostaria já de referir que não me cativa minimamente este escritor. E por muito boa que seja a tua opinião. Continuo na mesma. Mas atenção não quer isto dizer que não acho o Stephen King um bom escritor.
    Já trabalhei com um rapaz que me aconselhou este escritor. E eu dizia-lhe que não ia ler porque não gostava e ele sempre a insistir. Até que me falou de filmes adaptados dos livros do King. Fiquei surpresa porque muitos tinha visto e adorado. Vou dar um exemplo que é o que me recordo assim de repente, o Green Mile com Tom Hanks. Não fazia ideia que era do Stephen King.
    Expliquei isto tudo para dizer que neste género prefiro filme a livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Por acaso o King escreve umas coisas bem diferentes, mas aqui nesta serie acaba por ser um pouco mais Fantasia e sim com um toque muito especial do escritor, mas contrariamente ao que é habitual, aqui a escrita foi fluída e menos descritiva, acho que até devias gostar ;)

      Por acaso não tenho ideia de alguma vez ter visto algum filme baseado em livros do King, mas confesso não tenho visto muitos filmes, mas ainda bem que gostaste :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Assim fazes-me ir pesquisar para perceber quantos livros são e quais.

      Eliminar
  5. Esqueci-me de te dizer que se quisesse teria todo os livros deste autor. São como enxame aqui no book sale.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai devias aproveitar alguns sim em especial os desta serie mais a mais fica tudo tão barato, mas pronto o importante agora é ires treinando as leituras em Inglês, algo que um dia irá ser recompensador ;)

      Jokas

      Eliminar
  6. Dele estou a ler Misery há mais de 1 mês :x quando acabar, se o balanço for positivo adiciono este em wish :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Não li esse mas pela ideia que tenho os livros do escritor são muito descritivos algo que aqui não acontece, logo pode ser algo diferente ;)

      Fico aguardar o teu comentário ao livro ;:)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Qual é o mal em um livro ser descritivo, Fiacha. Não é essa a base de toda a literatura? Saber descrever o mundo ou outros mundos? Saber como pensa um personagem? Com essa lembras-me um conhecido meu que estava sempre a chagar-me para eu lhe emprestar livros de FC. E pedia-me: "Empresta-me um livro de ficção cientifica mas que não tenha nenhum descrição cientifica"! Era como se me pedisse um sumo de laranja sem laranjas. Conhecendo-me como já me conheces, sabes o que eu lhe respondi? Ok, isto é um programa para famílias, com inocentes criancinhas a escutarem estas palavras, portanto não posso verbalizar a minha sábia e acerada resposta.

      Eliminar
    3. Tio Barreiros,

      Eu gosto de um livro descritivo mas não em excesso, exemplo o Dan Simmons, em muita parte ele é descritivo mas é devido a esse aspeto, explicar bem o universo, um personagem e por ai fora, olha por exemplo Tolkien, criou algo fantástico, sem igual, mas a sua escrita não me cativa minimamente, mas reconheço em Tolkien muita qualidade, talvez ainda tenha que aprender a compreender o King, não me prende, não me entusiasma, não sei explicar a serio :(

      Mas eu nada tenho contra o ser descritivo quando bem feito e necessário até ;)

      Abraço e compreendo perfeitamente o teu comentário, talvez seja eu que tenha que evoluir, reconheço :D

      Eliminar
  7. Olá Fiacha

    Eu sabia que ias gostar. Eu desta saga só li "A Lenda do Vento" e apesar de me sentir perdido, pois não conhecia nada do universo, adorei o livro.
    Mas tenho aqui "O Pistoleiro" para ler brevemente.
    Espero que a Bertrand não desista da serie. Tem grande potencial.

    Continua com o excelente trabalho.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Sabes que és o grande responsável por estar a ler esta serie neste momento certo ? :D

      Sim gostei e penso que tem um grande potencial pois ainda à muito por descobrir e que raio a Editora ter começado por publicar esse livro ? Saberão o que andam a fazer ?

      Mas ainda bem que apostaram nesta saga que acredito será toda publicada ;)

      Abraço e obrigado é sempre importante esse tipo de comentários :)

      Eliminar
  8. Olá Amigo Corvo

    A tua opinião é mais uma razão para ler este livro (e saga) e até já tenho o livro aqui por casa. Se a publicação for um sucesso quem sabe se não publicam também as adaptação em BD.

    Mas por agora vou começar a ler um clássico dos clássicos "A Guerra Eterna" do Joe Haldeman, com tradução Tio João Barreiros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amigo Dragão,

      Desta vez não foste tu o responsável por esta leitura :D

      Sem duvida que é um tipo de livro muito do teu agrado, pois é bem complexo e bem estruturado, vais ficar admirador da saga sem duvida ;)

      Ui fazes bem, depois caso queiras podes comentar o livro aqui para o ajudar a divulgar eheheh (se tiveres com falta de espaço na estante posso guarda-lo ;P)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha

    Para os leitores que dizem não conhecer S. King, vou perguntar se viram alguns destes filmes:

    1º Christine o Carro Assassino
    2º Misery
    3º IT
    4º The Shining
    5º The Lawnmower man ( o cortador de relva)
    6º Children of the Corn (filhos da Terra)
    7º Carrie
    8ª Sleepwalkers
    9º The Mist
    10ª Os Condenados de Shawshank???

    não conhecem nenhum destes nomes????
    pois é , é Stephen King

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Do referido apenas li a Luz e meu deus é uma seca, os admiradores que me perdoem mas tirando uma sebe mexer-se e uma cena que se passa numa casa de banho, julgo, não tem ação nenhuma, não avança no enredo, enfim

      Mas atenção ainda tenho aqui vários livros do escritor e acredito que o vá conhecendo melhor à medida que vá lendo mais livros dele :D

      Cinema não é o meu forte de todo :(

      Bjs

      Eliminar
    2. Sem esquecer o STAND, o NEEDFULL THINGS, o 'SALEM'S LOT, os TOMMYKNOCKERS, o THE DEAD ZONE, FIRESTARTER, CUJO, THE SILVER BULLIT, THE DARK HALF, PET SEMETARY, DREAMCATCHER, DOLORES CLAIBORNE, DESPERATION, THINNER, todos eles transformados em filmes.

      Eliminar
    3. O Shinning uma "seca", Fiacha? Ai que eu te estrafego...

      Eliminar
    4. lol,

      Já tínhamos debatido isso algures, quem saiba vá reler o livro pode ser que o compreende de outra forma :D

      Eliminar
  10. Olá :D
    Ops...ainda não conheço mesmo nada deste escritor. Não ficará nas minhas escolhas para já, com tantas outras leituras aguardar na prateleira ;) ...mas não vou esquecer desta recomendação.
    Amiga Elsa, por acaso esses títulos não me dizem nada :P mas prometo indagar e quem sabe, talvez comece já primeiro pelos filmes ;) Obrigado também pela partilha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Os meus livros estarão sempre à tua disposição, logo se um dia quiseres ler já sabes é só combinar ;)

      Já somos dois a não conhecer os seus filmes, mas de facto é um dos grandes nomes da literatura mundial :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Carla,

    estes são os 'clássicos' digamos assim, deste autor,
    há muitos mais, agora estou a iniciar a saga da Torre Negra

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D vou procurar...obrigado..beijoca ;)

      Eliminar
    2. Elsa,

      Depois diz o que achaste do primeiro volume, esta serie deve ser algo diferente do que estás habituada em relação aos seus livros ;)

      Eliminar
  12. Olá Fiacha!

    Ainda não li nada de Stephen King. Ainda não senti aquela curiosidade pelas suas obras, pois nenhuma me chamou a atenção. No entanto, sei que é bastante bom e pela tua opinião deste livro, isso é verdade.

    Não sei se será uma história que vou ler, mas fica a sugestão =) Excelente opinião, como sempre.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Acredito que um dia terás curiosidade em ler algo do escritor, é dos nomes mais consagrados a nível mundial, basta ver a quantidade de filmes que são adaptados dos seus livros e a começar começa por aqui que é mais o teu género ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  13. Considero o King um autor difícil de ler (aborrece-me a forma como "enrola" a história!), mas adoro ver as adaptações ao cinema e foi assim que fui conhecendo a obra. Ah, excepção ao Misery - O capítulo final, tão bom de ler como de ver o filme. ;)

    Qto a este livro, tenho-o cá há anos e já o comecei a ler uma vez, mas acabei por o trocar por outro...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barroca :D

      Como te compreendo mas esta serie parece-me algo diferente pois a escrita é mais fluída e menos descritiva e claro bem pensada ;)

      A ver se descubro esse Misery nem sei se alguma vez foi publicado por cá tenho que descobrir :)

      Acho que irias gostar, é pequeno e tudo, lês num tiro eheheh

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá!!

    Por acaso "O Pistoleiro" já está na minha lista de leituras. A tua opinião só vem confirmar que o meu irmão tem bom gosto e devo seguir o vosso conselho, ler algo de Stephen King. Não será para breve pois tenho uma lista enorme para ler, mas já fica com a nota "Aprovado pelo amigo Fiacha" =)

    bjinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia :D

      Já tinha reparado que o teu irmão tem bom gosto, mas tendo tanto para ler (que dilema tão bom eheheh) terás tempo para conhecer os livros do escritor, recomendo-te que comeces por esta serie pois não é tão descritivo ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  15. Oi Amigo Fiacha!

    Que bom que foi um livro cativante para vc! Eu nunca li nada do autor, até pq o estilo terror não é meu preferido, mas tenho muita curiosidade!

    Beijos
    Parabéns pela resenha! Boa como sempre!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vitimas-do-silencio-janethe.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Paula :)

      Acho que devias ler, pois esta serie é mais no genero Fantasia, vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá,
    Adoro este autor e tenho muita curiosidade em ler estes livros.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  17. Ois Liliana,

    Espero que gostes destes livros do escritor, penso que já leste o tal livro que publicaram inicialmente (não percebi o porque de iniciarem com esse lol) ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  18. A Saga da Torre Negra "pouco descritiva"? Aaaaaaaaaahaaaaah... ( gargalhada demoníaca). Com o correr dos livros vais ver como elas te mordem, olá se vais, caro Fiacha...o King está apenas a "aquecer" com o primeiro volume...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso é essa a sensação que tenho, o livro é pequeno e lê-se bem, mas acredito que ainda vá ser muito alargado este universo e não esperava o cliche de Merlin e Inglaterra, mas vamos ver ;)

      Tenho muita esperança no que ai vem e este inicio, porque sim estou no inicio faz-me em parte lembrar o Mundo do Rio do Farmer, mas posso estar enganado, alias o universo do Farmer é riquíssimo e muito superior,mas lá está ainda só li um pouco do King :)

      Eliminar
  19. Bem, depois de uma semana sem tempo nenhum venho finalmente ver as novidades da blogosfera e vejo que terminaste o primeiro volume desta saga do Stephen King e, melhor ainda, que o balanço é positivo! :D
    Ainda me falta muito por descobrir deste autor, incluindo esta série, mas aconselho-te (uma vez mais xD), o Misery, que por cá está editado pela Bertrand e que até já tem edição de bolso... portanto não há desculpas :P

    ResponderEliminar
  20. Olá José,

    Sem duvida positivo e com muito potencial isso sem duvida.

    Bem para já tenho a Torre Negra para me entreter, mas fica registada a recomendação, sei que gostas imenso do escritor :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. O MISERY é muito bom. Não tem quase nenhum elemento fantástico, mas a enfermeira louca é uma obra-prima de monstruosidade. E já agora não percas o excelente filme.

    ResponderEliminar
  22. E explica muito bem a crise de um autor perante uma obra que detesta. (será que quem escreve as intermináveis tretas de fantasia infamo juvenil para chocas também sente o mesmo?).

    ResponderEliminar
  23. Viva Barreiros.

    Fica desde já registado, a ver se o encontro na feira do livro a bom preço, mas mais cedo ou mais tarde vou ler :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo Fiacha, espero que estejas bem.
    Os livros do Mestre, também não me cativam por aí além LOL
    Estou a seguir a série "Under the Dome" (Canal MOV) baseado precisamente num livro, que não sei se ainda existe nas livrarias de seu nome "Sob a Redoma"
    A série é espectacular. Fica a minha sugestão.
    Um abraço para ti. Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Folgo em ver-te pela blogosfera, sei que deste um tempo se for o teu regresso avisa para ir ver as tuas mensagens, por estes lados tudo fino obrigado e espero que esteja tudo bem por esses lados ;)

      Já somos dois este ainda consegui ler bem e promete, vamos ver como corre os seguintes :D

      Obrigado pela sugestão, embora não seja de ver muito televisão :)

      Grande abraço e tudo de bom :)

      Eliminar
    2. Olá Fiacha, após dois meses de "férias" volto a estar por cá e claro que o teu cantinho é sempre um dos visitados.
      O página lá continua, sempre aberto para ti.
      Um grande abraço

      Eliminar
    3. Ah! após uma breve pesquisa sobre o livro que te falei ele voltou a ser reeditado, sob o título de "A Cúpula"

      Eliminar
    4. Ok,

      Pensei que fosse mais grave, mas sendo assim vou j+a colocar para visualizar as novidades que coloques ;)

      Ui bem que tenho levado na cabeça para ler esse livro, tenho que o fazer :D

      Abraço

      Eliminar
  25. Olá Fiacha
    Sem tirar o valor ao escritor nem às excelentes opiniões que ele reune, confesso que ainda não lhe dei muito tempo de antena.... há qualquer coisa que ainda não fez o click.
    No entanto, confesso que ainda não lhe dei grande oportunidade, meto sempre à frente outras coisas para ler.
    Gostei do teu comentário, quem sabe comecerei por aí ...

    beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Quem sabe se até não é um escritor mesmo como gostas, eu não consigo atinar, mas reconheço que deva ser alguma dificuldade minha lol, mas esta serie tenho esperanças e até gostei...caso queiras ler diz ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Choro por ti Fiacha...vendo o teu entusiasmo relembro-me eu quando comecei a "Dark Tower" li o primeiro e o segundo a seguir comprei o terceiro o quarto e o quinto. Lutei para acabar o terceiro e o quarto está nem a meio na estante...
    A história começa confusa sem sentido...com flashbacks e engonhansos...
    Não te quero desanimar já, mas prepara-te...
    Isto de vindo de alguém que adora o autor!
    Mas vendo o que comentaste antes o que é que já leste dele?..
    Lê Short-Stories, existem no mínimo duas antologias de grande qualidade e não te podes queixar de descrição a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio bem vindo :)

      Já me estás a assustar, mas sim já ouvi dizer por malta amiga que o 4 livro é mesmo mauzito, mas vamos ver se publicam até ao 4 por cá lol, foi o livro que li dele que mais gostei.

      Li A Luz e Desperation (deve estar mal escrito) ambos muito descritivos com muito pouca ação e um ritmo muito lento, mas pronto é a minha opinião :D

      Tenho aqui um livro desses dele por ler, que até me ofereçeram, parece-me que tenho que o ler ;)

      Abraço, boas leituras e manda sempre :)

      Eliminar
  27. Fiacha, acabaste o 1ºlivro! :D Estou tão orgulhosa. :')

    Curiosamente o 4º livro "Wizard and Glass" foi dos que mais gostei, realmente a história em si não avança quase nada mas adoro as memórias do Roland.

    Fico curiosa por saber o que pensas dos restantes. E pelo amor de tudo o que é estranho e fantastico, lê o Insonia! :D


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Mónica :D

      É verdade e verdade seja dita gostei e tenho muitas esperanças para o seguinte que conto ler em breve :)

      Quanto ao 4 volume, é uma questão de ler, vamos ver ehehe

      Leio sim e até devia ter lido antes destes para perceber melhor a estrutura do enredo desta saga, conforme me tinhas indicado....tenho o Insónia graças às tuas recomendações :D

      Bjs e obrigado pela visita :)

      Eliminar
  28. Olá Fiacha,

    Pelos visto um livro a não perder.
    Eu ainda só li um livro do autor A Luz e foi numa leitura conjunta mas confesso que fiquei pressa às páginas do livro e partes houve em que me arrepiei de tão vivida que a descrição parecia.
    Depois não li mais nenhum, e confesso que quando iniciei o Luz tive receio de não gostar por causa da vertente terror, mas fui dar por mim colada literalmente às páginas.
    E esta sinopse e a tua opinião dá uma vontade enorme de ler.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se gostaste da Luz então este acredito ainda te cativará mais, eu não gostei muito confesso, mas quem sabe com uma releitura não mude a opinião :)

      Jokas e boas leituras

      Eliminar
  29. Olá!!

    Nunca li nada de Stephen King. Sempre associei este senhor a cenas de terror (começando logo pelos filmes que foram baseados em livros dele) e como sou um bocado "medricas" com essas coisas... a menos que meta zombies à mistura. Zombies são aceitáveis! :D
    Enfim, acabei por nunca ter coragem de me aventurar... Mas pelos vistos, este livro é uma boa aposta.

    Fica aqui uma note to self para ver se me dá a coragem! :D

    Abraço,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      lol então medricas ? É apenas um livro, acredito que os filmes nos deixem com o coração nas mãos :D

      Este nada tem de terror, é muito bom e será sem duvida uma excelente aposta vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  30. Tenho alguma curiosidade com este autor :)

    ResponderEliminar
  31. Ois S pinnelli, bem vinda ;)

    Este livro dele gostei e até tenho o seguinte por ler :)

    bjs

    ResponderEliminar