segunda-feira, 19 de maio de 2014

Não sabia que era FC - Uma (possivel) Iniciação à Ficção Científica

Como se pode ler no texto Ficção Científica - Mitos, Preconceitos e Estereótipos muitas vezes as editoras e os autores fazem uns "truques de magia" com as classificações dos livros e em vez de lá vir Ficção Científica vemos "termos técnicos" como Eco-thriller, Literatura Lusófona, Romance e sei lá mais o quê, tudo menos admitir que é FC, ou também FC, porque um livro pode muito bem pertencer a dois géneros, não existem limites rigidamente definidos. Muitas obras pertencem a pelo menos dois géneros. Nas criticas e/ou publicidade que é feita a estes livros gostam muito de utilizar palavras como "Alegoria" (ou sinónimos). Mas atenção que  este "fenómeno" não acontece apenas com livros de FC, os livros de Fantasia são outros dos visados nestas "campanhas". Portanto nada mais natural que até já tenho lido algum livro que preencha muitos dos predicados da FC, mas que tenha sido "camuflado".
Alguns são de autores bem consagrados outros (ainda) não, mas todos têm uma "costela" de FC por mais que tentem nega-lo dizendo coisas com "esta alegoria...". Eu dou-lhes a alegoria dou...





Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago - Surpreendidos? Um laureado com o prémio Nobel a escrever Ficção Cientifica? O nosso Nobel da Literatura, José Saramago? Não é possível, é? Bem tanto é possível que aqui está. Permitam-me delinear os contornos da história para os que a não conhecem: uma estranha doença que deixa as pessoas cegas, um cegueira branca. Acompanhamos um dos primeiros doentes e a sua mulher, que por qualquer razão é imune, mas que prefere acompanhar o marido. Os doentes são colocados em quarentena em condições que se vão degradando cada vez mais. O principal desta história não é diferente de tantas outras histórias de FC: um cenário apocalíptico, neste caso provocado por uma doença de origem desconhecida e a exploração de como a Humanidade reage no seu melhor e pior visto através dos "olhos" de um grupo. Nada de novo aqui, já tinha sido feito antes e já foi feito depois, tirando o facto de ter sido escrita por um escritor fora do "sistema" e isso fez toda a diferença na hora de classificar o livro.
Apenas mais dois apontamentos: o primeiro é que este livro, apesar de ter sido uma boa leitura, contém algumas das passagens mais viscerais que eu já li, digo isto à laia de aviso; o segundo é que podem encontrar um interessante artigo intitulado "José Saramago: O Nobel da Ficção Científica" (o título diz quase tudo) da autoria do Jorge Candeias (embora apareça em quase todo o lado o nome José Candeias) na revista Bang! n.º0 leitura que eu aconselho vivamente. 




A Estrada de Cormac McCarthy - Num mundo pós-apocalíptico, onde aconteceu um desastre, nunca especificado, mas que "queimou" a terra um pai e o seu filho percorrem as estradas em direcção ao litoral, numa aventura onde vão passar por varias provações ao mesmo tempo que nos mostram o pior e o melhor da humanidade. Mais uma vez e como no caso anterior o fundamental da historia não é novidade para os leitores de FC, já li outros livros com premissas similares. Mais uma vez a única diferenciação está no autor: Cormac MacCarthy um dos grandes nomes da Literatura Americana (vivo). A criticas preferem dizer que se tratou da sua "mais pura Fábula até aqui" (The Village Voice), e o autor Michael Chabon insistiu que "A Estrada" não era Ficção Cientifica. É uma bonita história, ao longo do livro o autor faz algumas analepses e mostra-nos como Pai e filho ali chegaram, embora sem grandes revelações sobre o incidente que levou a este cenário de destruição. A história centra-se neste dois personagem e na paisagem, que funciona como o terceiro grande personagem do livro. Foi um livro do qual gostei bastante. 



A Manhã do Mundo de Pedro Guilherme-Moreira - A primeira vez que falei neste blog do preconceito para com a FC este livro foi o exemplo flagrante que dei num texto intitulado: A Manhã do Mundo ou o Preconceito na Ficção Científica (num pequeno apontamento este texto não só foi comentado pelo próprio autor, como levou a que ele fosse convidado a participara no Fórum Fantástico desse ano). A história do livro segue aquela velha premissa do "E se...?". Duas mulheres são transportadas (sem que exista qualquer explicação do como) do nosso Universo num dos dias seguintes ao 11 de Setembro de 2001 para um outro Universo, mas para o próprio dia de 11 de Setembro de 2001 sem que disso tenham consciência. Claro que primeiro o autor leva-nos a conhecer esse fatídico dia e algumas pessoas deste lado e as suas decisões para depois nos mostrar como mudando apenas umas "coisinhas" os eventos conseguem ser diferentes. Foi um livro que me deu grande prazer ler, não só pela historia, mas também pela soberba escrita do seu autor e o qual aconselho sem reservas.



O Quinto Dia de Frank Schätzing - Este livro foi catalogado como sendo um "Eco-thriller", sabem o que é? Pois eu também não e tive de ir à procura e o que encontrei define um "Eco-thriller" como sendo um Triller onde existe um conflito com a natureza... Esclarecidos? Pois eu também achei que é um bocado, qual é o termo técnico? Ah pois: estúpido! Na tentativa de fugir ao selo da FC acabam por criar coisas parvas como esta. Mas permitam-me fazer-vos uma pequena sinopse: Estranhos acontecimentos estão a ocorrer em todo mundo, em comum tem o facto de virem dos Oceanos: ataques a embarcações, a destruição dos cabos submarinos de fibra óptica, etc, etc. Uma equipa é formada para estudar estes eventos. E no final temos... bem não quero estragar o prazer da descoberta a ninguém, mas digo meramente que é surpreendente e que não é preciso ir para os espaço para encontrar novos mundos... Não se fiem na sinopse da editora que peca por ser demasiado centrado no lado sensacionalista do livro. Pelo meio temos muita acção e muita reflexão num livro que faz pensar não só no que andamos a fazer ao Planeta, mas também em como o nosso conhecimento dele é ainda diminuto. É também um daqueles livros em que se nota que o autor fez bastante pesquisa. Um aviso aos mais impressionáveis: apesar de quase ser preciso uma licença de uso e porte de arma para andar com este livro na rua e ser preciso uma grua para pegar nele com as suas quase mil páginas, em letra muito pequena, e mais de 1,5 kg é um livro que se lê extremamente bem e rápido (pelo menos comigo foi).




A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger - Mais um livro que apesar de usar um tema tão flagrante da FC, as Viagens no Tempo, se o forem procurar só o encontraram nas estantes do Romances. No site da editora Portuguesa, a Presença, o resumo não faz a mais pequena alusão a FC , dando o destaque ao romanceno site da Wook está classificado com Romances, apenas na pagina da Wikipédia se diz "que foi classificado tanto como Ficção Científica como Romance". A historia gira à volta de Henry, um homem capaz de viajar no tempo, mas que não tem controle para quando (e onde) vai, Clare a sua esposa conhece-o com seis anos, ele conhece-a com vinte oito anos. Não estou contra que se classifique este livro como um Romance, pela simples razão de que ele o é, mas também é Ficção Científica e dizê-lo abertamente apenas mostra o quanto a FC é abrangente e que os seus limites estão bastante mais longe do que se pode imaginar.  


E assim chegamos ao fim destes livros que não sabiam que eram FC. Para a semana a quarta e ultima lista: Os Portugueses também escrevem FC e da boa!!!

Este texto foi originalmente publicado no blog O Senhor Luvas.

55 comentários:

  1. Olá Marco
    mais uma "introdução à FC" fantástica, pois de facto o que se vê nas classificações dos livros deixa muito a desejar, em todas as áreas e penso que mais, quando se trata de um tema que não se vende, ou que se vende pouco, como é o caso da FC.
    como já referi mais do que uma vez, aprendo bastante com estas listas. obrigada pela partilha :)
    Nunca li o "Ensaio sobre a cegueira" do nosso ilustre Nobel, mas vi o filme, e de facto ele encaixa perfeitamente na tua opinião, mas para mim o que retive do filme foi de facto a condição humana e o que os homens (no sentido geral) são capazes de fazer pelo seu próximo!!
    Não conheço mais nenhum dos livros que falas, mas como já sabes ando de olho no "O quinto dia", pena ser tão caro, mas fiquei muito curiosa quando o JB me falou nele e mais agora com a tua opinião.
    Vou registar os outros, pois se algum dia me cruzar com eles, poder aproveitar.
    mais uma vez obrigada pela partilha :)
    e cá fico à espera da próxima, pena que seja a última, estava à espera de ver-te falar mais um pouco sobre FC.
    tudo de bom e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      "e cá fico à espera da próxima, pena que seja a última, estava à espera de ver-te falar mais um pouco sobre FC."

      Se fizermos bem as coisas pode ser que ainda fale mais sobre a FC :D

      Está a ser muito interessante sem duvida ;)

      Eliminar
    2. falará certamente, até porque não o estou a ver não falar mais de FC :P
      o que eu me referia era a estas "crónicas" em que vamos aprendendo mais

      Eliminar
    3. Olá Caminhante

      A classificação dos livros é algo que deveria ser repensado para evitar confusões e mal-entendidos. Colocação, muitas vezes forçada de muitos livros num só género é muitas vezes faz mais mal do que bem. Admiro escritores como o Afonso Cruz que está classificado como Fantasia, mas consegue ir mais além e apelar a outro públicos mais conservadores, sem que em nenhum dos casos os leitores saiam defraudados, um caso a ser estudo.
      Muitos dos livros de FC exploram exactamente a condição Humana e as suas possíveis reacções perante as adversidades, mas claro em cenários que ainda(?) estarão para chegar.
      "O Quinto Dia" é um grande livro, em todos os sentidos e vale bem a pena a sua leitura e a tendinite que virá com ela :D . Tenho cá em casa para ler o último livro do Frank Schätzing, "Limite", mas o raio do tempo não estica, mas não passa deste ano.

      A próxima lista não será a última e também continuarei a falar de FC, mas o mundo não é só FC e existem outros assuntos para discutir.

      Um abraço

      Eliminar
    4. Claro que o mundo não é só FC :D
      Felizmente considero-me uma leitora bastante polivalente, se assim se pode dizer dos leitores.
      Afonso Cruz tem uma escrita muito particular e cativante, na minha opinião e a sua cota parte de fantasia acaba por ser tipo uma neblina que envolve os seus livros, criando-lhes uma aura de mistério ou "encantamento" que agrada a muitos.
      bjs

      Eliminar
    5. Claro que o mundo não é só FC :D
      Felizmente considero-me uma leitora bastante polivalente, se assim se pode dizer dos leitores.
      Afonso Cruz tem uma escrita muito particular e cativante, na minha opinião e a sua cota parte de fantasia acaba por ser tipo uma neblina que envolve os seus livros, criando-lhes uma aura de mistério ou "encantamento" que agrada a muitos.
      bjs

      Eliminar
  2. Olá.

    Queres ver que agora metade da minha estante é FC? Acredito que não mas já li "Ensaio sobre a cegueira" e quero reler este ano. Foi o meu primeiro livro a sério ( depois dos Mais, na escola). Sim, é um livro que vale a pena ler. É um livro fascinante e marcante.

    Os outros... não me atraem. Sem discussão, não fico com vontade de ler. Juro que não consigo entender as classificações dos livros, também não deve ser fácil. Dizeres que "Ensaio sobre a cegueira" é FC, e eu aceito é o mesmo que classificar o Clikc, com o Adam Sandler de Comédia de FC. (acabei de pesquisar e por acaso até é Lol)

    Qual é a tua Marco? Enlouquecer-nos? :P

    Como já disse antes, não gosto de certos temas. Talvez os títulos e certas capas também me afastem. Está a fazer um bom trabalho e na verdade o que importa é ler bons livros e temas que nos cativem, a classificação pouco importa na verdade.

    boas leituras =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Maias
      *Click

      Devia dormir mais lol

      Eliminar
    2. Olá Catia

      O que geralmente acontece é que se tenta encaixar um livro (ou filme) num só género, o que leva a que quando se questiona essa parvoíce as pessoas estranhem. O caso que dás do filme "Click" com o Adam Sandler é um bom exemplo. O enfoque do filme realmente é a comédia, mas assenta num cenário de FC, alias sem a premissa inicial o resto não seria possível. Agora dou-te o oposto: "Avatar" é FC, mas na sua base está a história sobre a ocupação das Americas pelos europeus e a destruição do modo de vida do Indígnas. Se tirasses os elementos de FC o filme continuaria a funcionar.

      Se não te interessam os outros livros não levo a mal (modo de falar). A mim também não me atrai tudo o que vejo nas estantes, embora já tenha sido positivamente surpreendido quando confrontado com opiniões de pessoas em quem confio.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Nunca tinha pensado no Ensaio Sobre a Cegueira, um dos meus livros favoritos de Saramago, como ficção científica, mas de facto faz sentido.
    Os outros não li, excepto A Mulher do Viajante do Tempo, do qual gostei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jose

      Realmente é como dizes faz sentido, os elementos estão lá todos, mas para isso temos de pensar por nós e esquecer o marketing que nos quer guiar para monde eles querem.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Viva Marco,

    Está visto que tenho que ir fazer uma visita a Anadia e trazer um enorme numero de livros emprestados :D

    E aqui está mais um exemplo que mais vale catalogar os livros daquilo que realmente são, associar a FC é eliminar imediatamente muitos leitores :)

    Dos livros referidos não li nenhum, mas a ver se leio Saramago e Comarc, tenho vários livros do escritor mas ainda não li, a ver se é desta.

    Excelente trabalho Marco, parabens ;)

    Abraço e venha o seguinte :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Prometes, prometes, mas vires cá que é bom... e quando vieres tens de trazer caução :P e uma carrinha grande :D

      A escrita do Saramago é "peculiar" e nem todos se adaptam facilmente, mas vale a pena. Além de "A Estrada" já li "Este País não é para Velhos" e também aconselho.

      Obrigado pelo elogio a lista seguinte está já (quase) pronta ;)

      Um abraç

      Eliminar
    2. Arranja lá o Cabrito no forno que vais ver que tens ai o Corvo que é um tiro ehehehe...estou a brincar claro e bem verdade Caução e Carrinha :D

      Eliminar
    3. Cabrito?! É pá isto aqui é a Bairrada e o leitão é o Rei ;)

      Eliminar
  5. Oi!!=D

    Para ser muito franca, nunca hei-de entender os preconceitos em relação aos temas dos livros. Qual é o problema de ser FC? Porque raio é que a desgraçada tem que ser pária??

    Se bem me recordo, até á iluminada que escreveu as cinquenta sombras de grey, a literatura erótica era quase tabu (salvo a excepção, talvez, do Emmanuelle)!

    No que toca ás classificações, dado a abrangência do tema, penso que muitos livros se enquadrariam no tema da FC. Para ser franca, até, acho que ainda não percebi muito bem o que distingue ao certo algumas das classificações... Por isso, não me admiraria muito se a maioria dos livros que tenho na estante fosse mesmo FC.

    Claro que nunca deixaria de ler o que quer que fosse que me interessasse só porque está classificado como FC.. E tenho pena dos que deixam! Afinal, se a história interessar, qual é o problema de dizerem que é FC, romance (que, no meu entender, apenas se pode aplicar em relação á quantidade de páginas) ou o caraças a quinze?

    Oh, well, já dissertei que chegasse por agora, vou mas é arrancar dentes que é bem menos complicado!!

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      bons olhos te vejam, só para dizer que o comentário é do Marco, ele responde às questões que levantas e que infelizmente são bem reais, FC é igual a preconceito, infelizmente :(

      Comenta à vontade e bem vinda de volta :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Ghost Reader

      O preconceito está nas pessoas que decidem marcar os géneros com base em estereótipos. Por exemplo a BD é para crianças, treta, mas esta ideia está de tal forma entranhada na culturas que só com muito trabalho e tempo se conseguirá mudar.

      As classificações são realmente tramadas, algumas vezes por os livros são difíceis de classificar, mas mais por falta de honestidade e de querer à força "enfiar" os livros no género que venda mais, ou em apenas um quando podia e deveria ser em dois. Existe uma teoria que diz que (quase) tudo é FC, porque a se é ficção é um universo paralelo e isso é FC :D

      Sim também eu tenho pena dos que deixam de ler só porque é FC, mas muitas pessoas só de ver que é FC e por causa do preconceito, fazem logo o julgamento e passam logo a sentença, houve mais pessoas com o teu pensamento...

      Um abraço

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Saramago será sempre 10 estrelas, e aconselho qualquer livro a qualquer pessoa.
    Também não entendo o porquê do 'embirranço' com Fc, já vi aqui alguns títulos que possívelmente irei comprar na F. do Livro, estou muito curiosa para ler o Quinto dia, esse de certeza que vem para a minha prateleira.

    Ok, apontei todos estes nomes para tentar comprar na Feira, tirando Saramago que já tinha lido.

    bjos



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      A mensagem é do Marco e fazes bem seguir as suas recomendações :)

      Quanto ao Saramago é daqueles escritores que ou se ama ou não se gosta, ainda não li :D

      Bjs e quem sabe não nos conhecemos na feira ;)

      Eliminar
    2. Olá Elsa

      Realmente porquê o "embirranço"? Não sei, mas sei que ele existe por isso faz-se o que se pode para o "combater".

      "O Quinto Dia" é realmente bom, não te vais arrepender ;)

      Um abraço

      Eliminar
  7. A Mulher do Viajante no Tempo é FC? o.O Bem, as coisas que aprendo. Não fazia ideia. Li esse e não gostei infelizmente :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Talvez a tua surpresa advenha do facto de na publicidade se dar todo o ênfase à historia de amor entre Henry e Clare, mas sem a viagem no Tempo não haveria história, ou seria tão banal que não interessava. É uma história de Amor, mas também de FC. Muitas vezes os livros são trans-género, ou seja são um híbrido de dois. Neste caso tens uma historia de amor alimentada por FC. Nada contra, muito pelo contrario, pois é assim que se evolui, misturando para criar algo novo, mas à que dar o credito devido a todos.

      Um abraço

      Eliminar
  8. pois... estamos perante o pesadelo da literatura do mainstream a arma-se em pretensiosa. Geralmente as coisas dão para o torto, olá se dão, pois estes excelentes senhores acabam por escrever algo que a FC já escreveu antes e bem melhor. Considerem o Saramago que odeia FC. Escreve um livro onde toda a gente fica cega e os que ainda vêem começam a abusar dos invistais. Novidade? Não brinquem comigo. Não sei se o Saramago leu alguma vez John Whydham. Mas lá está. Este autor escreveu nos anos %0, um romance excelente, "O dia das Trífides" que a Argonauta publicou. Toda a gente cegava devido à radiação de uma chuva de meteoros. Só continuavam a ver quem não tivesse assistido à dita chuva. E depois havia as Trífides, claro. Plantas carnívoras, inteligentes e ambulacrárias que fugiam das quintas e andavam a comer ceguinhos pelas esquinas. Genial. Digamos que o Saramago escreveu uma versão diluída com o seu "Ensaio sobre a Cegueira". Enfim, um Dia das Trífides mas sem Trífides. Boff. Quanto à ESTRADA, que deu orgasmos múltiplos a muito bons leitores, que diriam eles se tivessem lido obras como o STAND do Stephen King, ou o SWANN SONG do Mccammon, ou o EARTH ABIDES do George R. Stewart? Qualquer um destes é bem melhor do que a Estrada. Quanto à Mulher do viajante do Tempo, achei-o chapinho e pretensioso. Há dezenas e dezenas de livros de FC sobre o mesmo tema. Talvez o mais próximo deste seja o excelente MATADOURO 5 do Kurt Vonnegut. O QUINTO DIA é excelente e recomendo-o vivamente. (e não, pequenotes, o QUINTO DIA não é "fantasia" com dragões e princesas arremelgadas, atrás de cavaleiros mal-cheirosos que não tomam uma banhoca há mais de 20 anos. Sorry, para quem goste de ler livros sobre os tempos da porcalhona).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Ai tanta recomendação a ver se encontro esse do John Whydham ;)

      Eliminar
    2. Realmente quando o mainstream mexe neste temas não é FC, é uma fabulosa Fábula, uma bonita Alegoria, mas não FC, oh como eles fogem do ferro quente da FC com medo de ficarem marcados para todo o sempre.
      Se houvesse um critico conhecido e respeitado e com eles no sitio e disse "isto é FC!" é que era bonito, mas lá está parece que estão a fugir do Apocalipse Zombie. Resta-nos ir denunciado o que podemos como podemos.

      Eliminar
  9. Quanto à Manhão do Mundo não tive oportunidade de ler. Mais um sobre universo alternativos. Correspondente na FC? Ora aqui vai disto: THE MIRAGE do Matt Ruff. Neste universo paralelo, um grupo de fundamentalistas cristãos desvia quatro aviões de passageiros e vão agirá-los contra as Torres gémeas do World Trade Tigris e Eufrates, mais um contra O Ministério da Defesa em Ryiadh. O quarto dirigia-se para Mecca mas perdeu-se pelo caminho. Os Estados Árabes Unidos declaram guerra contra o Terror, invadem a América, e...genial.
    Bom, uma vez mais nunca será por cá traduzido, é bom de ver. Mas a SdE publicou um romance delirante do Matt Ruff, Set this House in Order. Será ousadia minha perguntar se o nosso amigo Fiacha o leu? Em português o livrinho chamava-se "Põr a casa em Ordem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SDE publicou Matt Ruff ? Duvido...lembro-me de um conto numa das revistas da BANG mas tirando isso não, não me passaria ao lado e sim sei que está publicado por cá e é muito, muito bom :)

      Ai sinto-me um nabo com tanto livro que nunca li :D

      Eliminar
    2. "A Manhã do Mundo" foi um livro que gostei de ler muito por culpa da escrita do Pedro Guilherme-Moreira. Neste livro não se vai ao ponto de "virar do avesso" a realidade, apenas um pouco para se ver como uma pequena alteração consegue ter repercussões nas nossas decisões. Claro que já outros houve que tiveram ideia parecida, mas acho que vale a pena.

      Eliminar
  10. Publicou sim senhor. Como já disse acima, o livro chama-se PÔR A CASA EM ORDEM.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Confirmo realmente é tanta coisa que me passa ao lado :(

      Vou ler este ano prometo ;)

      Eliminar
    2. Amigo, Fiacha

      Fartei-me de recomendar o "Por a casa em ordem" do Matt Ruff no fórum Bang!, e até sugeri o "The Mirage" nas sugestões à editora. Mas como disse, e muito bem, alguém da SdE, as minhas sugestões valiam o que valiam, isto é nada! ( Possivelmente confundiram na pressa da leitura valiam com "valium", tendo em conta o "soporífero" em que a Bang! se tornou!...

      Ubik

      Eliminar
    3. Quanto aos livros que o Marco indica, e confesso não ter lido nem "O Quinto Dia" nem o " A Manhã do Mundo", apenas posso dizer que dos que li, na minha opinião, nenhum deles é FC.
      A FC, perdoem-me as almas mais sensíveis, é muito, mas muito superior no tratamento daqueles temas.

      O Saramago é absolutamente intragável, aquela escrita causa-me espasmos na lombar e contracções no duodeno, e detesto fazer a pontuação e a "respiração" enquanto leio, só porque o autor foi preguiçoso e não fez o trabalho de casa!...

      O do Cormac McCarthy, " A Estrada" é um xaropezinho, aquilo não é nada, a história é de uma banalidade constrangedora, tornando-se somente superlativa para a intelectualidade critica balofa carente de boa literatura.

      Do "A mulher do viajante do tempo", confesso ter embarcado meia dúzia de paginas, mas a maquineta emperrou, perdeu as "cremalheiras", e tive que mudar rapidamente de transporte.... Muito nhónhó...

      E mais: nenhum destes autores escreve bem.
      Porque há quem escreva bem, mas não saiba contar uma história.
      Não é o caso.

      Todo o aspirante a escritor ( e como aspirantes, refiro-me também aos consagrados,ehehe..) deviam fazer um curso intensivo de P.G. Wodehouse.
      Aprenderiam não só a escrever bem, como a contar uma história.
      E aconteceria, deste modo, literatura.

      ubik

      Eliminar
    4. Ois Ubik.

      Recordo-me perfeitamente de teres sugerido o escritor, mas pensei que não fosse livro da SDE, vou ler nem que compre agora na Feira do Livro, mas será aqui comentado este ano, falo do Matt Ruff

      Deste sábado a oito estou lá na feira do livro, a ver se dá para apareceres :)

      Abraço

      Eliminar
    5. Olá Ubik

      Ainda não li o "Por a casa em ordem" do Matt Ruff, mas é impossível ler tudo o que sai e para mais o livro não teve publicidade nenhuma, nem sequer no pagina da SdE

      Um não sou uma alma sensível, mas o tratamento superior (ou não) não é chamado na hora de determinar o género. Quer se goste ou não são os temas que determinam essa classificação. Desse ponto de vista muitas histórias escritas seja em que época for caiam num terra de ninguém, porque existe por ai muita FC má.

      Como tu próprio disseste no Forum Bang e passando a citar:

      "Primeiro cativar, vender ( é para isso que as editoras existem), e depois ir aumentando o padrão."

      E como este livros do Saramago e do McCarthy venderam bem e tem neles os holofotes da critica de do publico a nossa batalha será no sentido de (de)mostrar que são FC e claro partir dai para mostra que existem livros onde estes temas são tratados de modo (muito) superior.

      Nos dias que correm muito aspirante a escritor devia era ler para começar :D

      Um abraço

      Eliminar
  12. Olá rapazes:)
    Mais um excelente comentário. Para mim está a ser uma mais valia. Não fazia ideia que O Ensaio sobre a Cegueira era FC.
    Eu que não aprecio este género já acrescentei alguns livros a minha extensa lista. Vou tentar comprar ou em português ou em inglês.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Esta mensagem, que vem na sequência de outras é para dar os crétidos totais ao dragão negro sem duvida e vale a pena anotares as sugestões sim, ainda te vais lembrar do cantinho eheheh

      Bjs e o Marco que responda ;)

      Eliminar
    2. Olá Luisa

      O "Ensaio sobre a Cegueira" tem na sua base um tema com "barbas compridas" na FC, mas Luisa lá que compres os livros ingleses na sua língua eu aceito , afinal estás ai na terra deles, mas um livro de um Português? Não este tens de adquirir no nosso Português ;)

      Um abraço

      Eliminar
  13. Boas!

    Alguns dos títulos nunca tinha ouvidos falar, mas li e adorei "Ensaio Sobre a Cegueira" e "A Estrada".
    E sim, não me choca nada incluí-los na FC, tal como não me chocaria se alguém dissesse que são fantasia (como outros tantos livros de Saramago que adoro, por exemplo "Jangada de Pedra" ou "As Intermitências da Morte").
    Adorei ambos, são absolutamente fantásticos e dois dos meus favoritos de todos os tempos.

    Já vistes os filmes? Também gostei muito de ambas as adaptações, mas o de "A Estrada" deixa-nos mesmo com um nó na garganta... Achei arrepiante e tocou-me imenso mas nunca mais tive coragem de o ver outra vez. Ou reler o livro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula

      Esse é o espírito, afinal se fazem uso de cenários de FC porque raio não haveria de ser FC? E concordo contigo plenamente com o resto "A Jangada de Pedra" e as "As Intermitências da Morte" são Fantasia pelas mesmas razões afinal se outros livros até menos fantasiosos são marcados com esse rotulo porque é que estes haveriam de ser diferentes?

      Ainda não vi nenhum desses filmes e até tenho cá em caso "A Estrada", mas nunca me consegui levar a vê-lo, mas sei que o irei fazer ;)

      Um abraço

      Eliminar
  14. Olá,

    excelente mensagem, bom excelentes sugestões. Dos livros que referes não li nenhum, mas vi o filme A Estrada. Foi dos filmes "pós apocalípticos" que mais gostei. Uma versão bastante crua e até brutal sobre a sobrevivência depois de praticamente tudo ter acabado. Fez-me lembrar, em parte, o Os Filhos do Homem. Gostei muito do filme, emocionou-me bastante, e já tive para ler o livro. Agora fiquei decidida a lê-lo!

    Quanto aos outros livros que referes, o que eu mais quero ler é A Mulher do Viajante no Tempo (tal como ver o filme). Gosto bastante de viagens no tempo e o mais certo é gostar do livro.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen

      Só li os livros ainda não vi os filmes, mas tenho de o fazer (excepto "A Mulher do Viajante no Tempo" que nem uma coisa nem outra), mas acho que deves ler os livros, muitas vezes nos filmes não desenvolvem alguns temas ou fazem-no de modo "deficiente", por norma o livro é (muito) melhor.

      Um abraço

      Eliminar
  15. Olá Marco,

    Excelente texto!! Concordo 100%! Por vezes nem sabemos bem que estamos a ler aquele género que, normalmente, se diz logo de caras: "Não gosto"!

    Das sugestões que colocas já li: "O Ensaio sobre a Cegueira" e "A Mulher do Viajante do Tempo" e não me surpreende mesmo nada serem escritores de FC… aliás, se havia dúvidas que Saramago escrevia FC, então o "Intermitências da Morte" vem, com certeza, confirmar aos que estão mais duvidosos desta designação… este livro, além de ser soberbo é, única e exclusivamente, FC :)

    Quero muito ler a "Estrada" mas ainda não se proporcionou… quem sabe num futuro próximo :)

    Quanto aos filmes adaptados dos dois livros que mencionei acima… bem… os livros são muito melhores… especialmente "O Ensaio sobre a Cegueira"! É um livro muitíssimo intenso!

    Recomendo ler os livros destes dois antes de verem os filmes, se possível!

    :)

    Beijinhos e parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá wavegirl

      A minha luta não para que se leia este ou aquele autor, mas tão só que se reconheça que existe muitos livros que são FC mesmo que muitas pessoas o tentem negar e/ou esconder.

      Geralmente também prefiro ler primeiro e depois então ver os filmes, mas as vezes o contrario também tem as suas vantagens ;)

      Um abraço

      Eliminar
  16. Caro UBIK, as nossas acerbas palavras leva-as o vento que passa. Já estou habituado. Durante estes últimos anos, no FF, farto-me de recomendar livros que considerei excelentes no ano que passou. Se estiveram Editores presentes, a tirar notas das minhas recomendações, suponho que seja para não publicarem nenhum deles, não vá o Diabo tecê-las e enganarem-se. Já estou um bocadinho farto dos mainstreamers atirarem-se de cabeça a escrever um livro de pseudo FC requentada. Mesmo assim vou ler de seguida o "Strange Bodies" do Marcel Theroux para ver no que dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Barreiros na minha opinião o segredo para voltar a trazer a FC (outra vez) para os topos passa por cavalgar os mainstreamers e a sua "pseudo FC requentada" denunciando como o que ela é: FC. Claro que isso não implica gostar dela. Como é que a Fantasia passou para a frente? Com o sucesso dos Filmes e livros do Senhor do Aneis e Harry Potter. Não interessa como lá se chega, mas sim que se chegue.

      Eliminar
  17. O Pedro Guilherme Moreira teve honras, num destes FF, de estar na mesa a falar fo seu livro. Se bem me lembro, a sua relação com a FC, segundo ele próprio disse, era assim a modos que vacuos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um vez reitero o que disse antes. O livro do Pedro Guilherme-Moreira é FC (goste ou não do resultado) o segredo é fazer dele uma ponte entre os que desprezam ou não conhecem a FC e puxa-los para este lado.

      Eliminar
  18. Obrigada pelo comentário que deixou no meu blogue!
    Quanto ao livro da Lauren Kate ficou um pouco aquém das minhas expectativas de qualquer forma é uma leitura agradável.
    Já conhecia e sou seguidora do seu blogue à algum tempo, espero que ele continue a crescer e que tenha muito sucesso.
    Melissa Nogueira
    http://romancesoutros.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá Marco e Fiacha,

    Devo dizer que este texto me esclareceu e muito, também nunca pensei que algum livro de Saramago pudesse ser Ficção Cientifica, e ainda por cima tenho-o cá em casa por ler.
    Assim como A Mulher do Viajante no Tempo, realmente o título apela e muito para Ficção Cientifica mas nunca me passou pela cabeça que o fosse.
    Já os outros nem os conhecia, e qual não é o meu espanto quando vou pesquisar no site da biblioteca aqui da zona e têm o Quinto Dia, definitivamente tenho de o trazer, fiquei foi um pouco desiludida de não terem o A Estrada.
    Estou a ver que ainda tenho muito, mas mesmo muito a aprender.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina

      Ainda bem que te pode ajudar.

      Se se souber o que é FC, algo difícil admito, mas é possível seguir algumas guias, "descobre-se" que existem muitos mais livros de FC do que se pode imaginar mesmo que "encapotados" como são os casos expostos.

      É pena que não tenham "A Estrada", mas "O Quinto Dia" é bastante bom e vai dar-te um grande leitura em todos os sentidos ;)

      Todos os dias estamos a aprender, tenho a certeza que me podias ensinar muitas coisas que não sei :)

      Um abraço

      Eliminar
  20. Olá Fi =))

    Ora aqui está um post que me surpreendeu :D
    Gostei muito e realmente é verdade, não sei porque mascaram certas coisas....

    Quero imenso ler o "Ensaio sobre a cegueira". O da capainha amarela de preferência, adoro-a. Depois, mais tarde quero ver também o filme que ainda não vi por n ter lido o livro :P

    Parabéns ao Marco por ter reparado nisto e a ti por teres chamado ainda mais a atenção.

    Um beijinho e boas leituras para todos****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa

      Ainda bem que te surpreendi, espero também ter chamado boas leituras de FC.

      Quanto o porquê de se mascarar estas e outras coisas a resposta é terrivelmente fácil: dinheiro e preconceito.

      Espero que o quer o livro quer o filme sejam do teu agrado.

      Um abraço

      Eliminar