segunda-feira, 12 de maio de 2014

Os Ilustres Desconhecidos - Uma (possível) Iniciação à Ficção Científica

Este texto foi publicado originalmente no blog O Senhor Luvas

Existem Grandes Livros de FC que por razões que não lembram à Razão nunca conseguiram vingar em Portugal. São verdadeiras pedras preciosas cobertas do pó da indiferença. As razões para tal são, para além das já enunciadas no texto Ficção Científica - Mitos, Preconceitos e Estereótipos, a falta de uma estratégia por parte das editoras, assunto com pano para mangas e um enxoval completo mas que ficará para um futuro texto, e uma clara falta de marketing que geralmente fica reservado para os livros que já se sabe que vão vender bem mesmo que não se faço a alarido deles...
Confesso também aqui uma "batota" minha: este texto é praticamente uma prolongamento do anterior, Os Clássicos, pois se em Portugal são ilustres desconhecidos "lá fora" é lhes reconhecido o pleno direito ao estatuto de clássicos.
Quanto ao título escolhido para este post verdade seja dita que tirando alguns dos Clássicos já mencionados se é FC em Portugal o mais provável é ser (um ilustre) desconhecido.  
Vamos lá descobrir algumas destas pedras preciosas:





O Prestígio de Christopher Priest - Este é um livro simplesmente magnifico. A historia tem no seu centro a rivalidade de dois ilusionistas no final do século dezanove: Alfred Borden e Rupert Angier e das consequências dessa mesmas rivalidade não só entre eles, mas também para a sua descendência até aos nossos dias. Como se não bastasse uma história já de si bastante original Christopher Priest conta a historia de uma maneira magnifica como se também fosse um ilusionista que guarda para o final o seu melhor truque. Se como eu já viram o filme, e como eu também gostaram só vos posso dizer que o livro é mil vezes melhor. Já falei sobre este livro aqui no blog e se ficaram curiosos é só seguir este link: O Prestígio de Christopher Priest.



Eu sou a Lenda de Richard Matheson - Se gostam de Vampiros, de Vampiros a serio então este livro é para vocês. Com a simplicidade dos grandes autores Richard Matheson conta-nos o dia-a-dia de Robert Neville, o último homem na Terra e que faz o seu melhor para sobreviver num mundo de Vampiros. E é nesta aparente simplicidade da narrativa e da história que reside a sua grande força. Um homem só, cada vez mais só e um Mundo inteiro que o quer ver morto. Apenas vos posso dizer que é uma historia com um final que me surpreendeu bastante e que explica o título do livro e forma sublime. Este livro teve direito a duas edições, a primeira com a capa da mais recente adaptação cinematográfica e uma segunda com uma capa original. Além da historia que dá título ao livro, ambas as edições contem mais alguns contos de Richard Matheson, a edição especial está um pouco mais recheada.
Para quem já viu o filme homónimo como o actor Will Smith só posso dizer que o título e o nome do personagem principal são os únicos pontos em comum, de resto não tem nada em comum.



Eis o Homem de Michael Moorcock - O famoso Físico Stephen Hawking disse que a melhor prova de que as viagens no tempo não são possíveis é o facto de ainda não termos sido invadidos por turistas do futuro. Considerações à parte imaginem que se viajar no tempo fosse possível qual seria o tempo (e local) que gostavam de ver visitar primeiro? Para Karl Glogauer é a terra santa no tempo de Jesus Cristo, mas quando lá chega nada é o que vem narrada na bíblia, Jesus é uma deficiente mental, Maria a "libertina", etc. O que estariam dispostos a fazer e a sacrificar para que a história como a conheciam fosse a mesma? Este é um livro pequeno no seu tamanho, mas grande nas questões que coloca, não só sobre a fé, mas também sobre escolhas, sacrifícios e as verdades que pensamos saber e claro sobre os paradoxos das viagens no tempo.



O Verdadeiro Dr. Fausto de Michael Swanwick - A lenda de Fausto é bastante conhecida, de modo sucintamente vende a sua alma ao Diabo em troca de conhecimento. Ora é (quase) isto que se passa neste livro, mas ao invés de termos um Fausto que vende a alma ao Demo, ele entra em contacto com o ser de outra dimensão (?) que lhe vai "dar" os conhecimentos que irão mudar a Idade Média, a Electricidade é apenas a ponta do icebergue, mas estarão as pessoas preparadas para todos estes avanços? E que farão os mais poderosos com eles? E posso garantir que o Amor irá interferir... Mas tudo na vida tem um preço, mas estará Fausto pronto para o pagar? E que move o Demónio extra-dimensional? Foi uma leitura de que gostei bastante, e o final foi no mínimo arrepiante pelo seu realismo...



Little Brother - O Futuro já começou de Cory Doctorow - A história é (aparentemente) simples, Marcus e os seus amigos estão no lugar errado à hora errada quando se dá um atendado na cidade de S. Francisco. São presos, interrogados e por fim libertados, menos um dos seus amigos e ninguém parece saber o que lhe aconteceu. Começa assim a cruzada de Marcus.  A história passa-se no nosso futuro imediato e além de muita acção aborda questões interessantes como liberdade ou segurança e o valor da amizade. O único ponto que acho que poderá ser um entrave à leitura é o uso pelo autor de linguagem técnica, que embora já seja de uso corrente, basta olhar para um catalogo de telemóveis, pode "distrair" alguns leitores, mas ao mesmo tempo demonstra o quanto o autor pesquisou para que o realismo fosse total. É uma leitura que mostra que a FC fala e reflecte não só sobre o nosso futuro longínquo, mas também sobre o nosso presente e futuro imediato.



Crónicas Marcianas de Ray Bradbury - Este livro deveria estar na lista d'Os Clássicos, mas geralmente entre todos os livros que um autor escreve existe sempre um livro que lhe é imediatamente associado na mente do povo e no caso de Bradbury será Fahrenheit 451. Este é um livro de contos que tem como ligação as paisagens do Planetas Vermelho desde a chegada da Humanidade ao seu fim. É um livro que fica em alguns contos na fronteira entre a FC e a Fantasia. Para quem ainda não conhece a prosa de Bradbury este livro é um bom exemplo do belo lirismos que pontua muitos textos seus. De entre todos os excelentes textos que formam estas Crónicas Marcianas não resisto a destacar o brilhante "Virão Chuvas Suaves".



A Oeste do Éden de Harry Harrison - Já aqui falei deste livro e graças a isso outros houve, como o amigo Fiacha (do blog As Leituras do Corvo Fiacha), a colega Caminhante (do blog Folhas do Mundo) e a Maria QueenFire (do blog O Imaginario dos Livros), que já o leram e adoram, mas como acho que este livro bem merece a divulgação e porque apesar de tudo continua, como tantos outros, a ser estoicamente ignorado volto à carga (outra vez). Só a premissa já é em si uma história diga de ser contada. A Terra nunca sofreu o embate do meteorito que levou à extinção dos dinossauros, assim os dinossauros evoluíram para seres inteligentes, nas também sociais. Mas também a Humanidade chegou ao que somos hoje. O livro conta a historia de como essas duas sociedades se vão conhecer. Basta seguirem os links para saber mais e também as opiniões de quem já leu.



Eu, Robot de Isaac Asimov - Os robot's já não são ficção científica, já pertencem a realidade do dia-a-dia (ainda hoje saiu a noticia de que a ONU iria debater a capacidade dos robot's matarem), mas Isaac Asimov, não só autor mas também cientista e divulgador de ciência, e começou a pensar na problemática que eles iriam trazer à muitos anos. Criou as Três Leis da Robótica e explorou-as em cinco livros de que este "Eu, Robot" é o último, embora não tenham propriamente uma continuação pois são constituídos por contos. Será um livro interessante para quem gostas desta temáticas e ler o que acontece com esta leis levadas aos extremos, ou o que acontece quando uma delas falha... 



Solaris de Stalislaw Lem - A Ficção Cientifica é um género maioritariamente escrito em Inglês, mas ocasionalmente lá aparece um autor "estrangeiro" que estilhaça esta hegemonia. De nacionalidade Polaca Stalislaw Lem tornou-se um autor de culto com este "Solaris". Nele conhecemos Kris Kelvin, um psicólogo que vai investigar os estranhos acontecimentos a bordo da estação espacial que orbita o planeta Solaris, que é constituído por um oceano orgânico (Vivo? Consciente?). São muitas as questões que Solaris coloca sobre nós, a Humanidade e sobre o que verdadeiramente sabemos da nossa mente.


Está foi uma lista ainda mais difícil de elaborar, mas mais uma vez pretendi chamar a atenção de boas obras de FC pouco valorizadas e que ainda são relativamente fáceis de encontrar.

De hoje a oito cá regressarei com um novo post desta vez subordinado ao tema Não sabia que era FC

37 comentários:

  1. Viva Marco,

    Mais um excelente comentário a divulgar um género que tem sem duvida livros excelentes e mais uma vez já li alguns livros desta lista e sim adorei a Oeste do Éden do Harry Harrisson, Eu Sou a Lenda é um livro interessante sem duvida, mas não me cativou tanto e li ainda Eis o Homem do Morcook.

    Quanto aos restantes ficam as sugestões, alguns escritores já li mas não os livros que indicas e outros até tenho por descobrir ainda lá em casa ;).

    Muito bem venham lá mais sugestões e claro divulgar o que de bom tem este género ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo (e obrigado)

      São bons livros ai não há duvidas. Como é obvio podemos gostar mais ou menos, dependendo dos nossos gostos sensibilidades e até da altura em que os lemos, quem sabe se num releitura até não os conseguiras apreciar mais? Mas se o fizeres da-lhe uns anos ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. E longa a lista de livros que quero um dia reler e A Oeste do Eden é seguramente um delesl tal como Duna lol

      Mas compreendo o que queres dizer, muitas vezes não ficamos com uma ideia boa de um livro e com uma segunda leitura apreceiamos mais ;)

      Eliminar
    3. Longa a lista realmente!!! As vezes leio algo de um autor ou passo os olhos pelas estantes e dá-me vontade de reler este ou aquele livro, mas lá reparo que ainda (como se fosse coisa que acabe-se) não li tantos livros que tenho nas estantes (quando estão nas estantes :P ).

      Lembro-me bastante bem de um livro que não cheguei a meio quando o larguei sem o conseguir ler mais, o livro era "Máscaras de Matar" de León Arsenal (é da Presença), alguns anos depois voltei a pegar nele e adorei mesmo muito, ainda hoje o acho fantástico, ficou a pergunta de porque raio não tinha gostado da primeira vez.

      Eliminar
  2. Dos indicados só li o Eu Sou a Lenda e gostei, apesar de não ter visto o filme. Já em relação a O Prestígio e ao Eu, Robot, vi os filmes mas não li os livros, mas também gostei muito :P
    De Ray Bradbury só li o Fahrenheit 451 mas já tinha ouvido falar das Crónicas Marcianas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jose
      O filme baseado no "Eu Sou a Lenda", como já disse tem muito pouca em comum com o livro e este é muito, mas muito melhor, mas é só a minha opinião, claro. No caso d'O Prestígio o filme é bom, mas o livro é ainda melhor, e o "Eu, Robot" é "apenas" baseado nas ideias do livro, portanto...

      As "Crónicas Marcianas" são um excelente livro, não só pelas histórias, mas também pela grande prosa do Bradbury. Também já li "Algo Maligno Vem Aí" é mesmo bom pelas mesmas razão, embora dentro do fantástico.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Viva José,

      Tenho saudades de te ver na blogosfera rapaz vamos embora que sei que leste ai umas coisas bem boas ;)

      Já tens umas ideia de vários universos de FC ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá Marco,

    Vou roubar alguns destes títulos para a minha lista de leitura. Tenho de destacar "O Prestígio", pois o filme nele baseado é um dos meus favoritos (não fosse ele mais uma obra do grande Nolan). Também fiquei curiosa quanto ao "Eu Sou a Lenda", pois apesar de não ter visto o filme, na altura a premissa não me cativou. O mesmo aconteceu com o "Eu, robot", mas tenho uma amiga que leu e já me tinha dito que o achou excelente. Só há pouco tempo comecei a ler Isaac Asimov, mas gostei muito.

    Obrigada por esta lista! Fiquei curiosa com o título do próximo post, terei de voltar para ler!

    Bárbara
    https://bloguinhasparadise.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara

      Podes roubar à vontade ;)

      O senhor Nolan ainda não me desiludiu e "O Prestígio" é um filme mesmo bom, vi-o antes de ler o livro portanto tinha as expectativas bem altas, mas o livro... bem acho que o disse é bem melhor, na minha opinião claro.

      O "Eu Sou a Lenda" também foi pelo mesmo caminho, mas o filme é bem mais fraquinho, e o filme "Eu, Robot" apesar de interessante (eu gostei) não capta na totalidade a essência do que o Asimov pretendia (digo eu).

      Ai o próximo post... acho que vou escandalizar muitos leitores e mais não digo...

      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá Barbara,

      Bem vinda antes demais e estou a ficar curioso com o Prestigio, penso que tenho aqui em casa mas se não tiver é algo que se ultrapassa sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Marco,

      Estás a deixar o corvo curioso :D

      Eliminar
  4. Olá Marco

    Parabéns pelo texto, alias pelos artigos sobre FC.

    Desses que mencionas-te só tenho "Eu Sou a Lenda" (ainda esta por ler).
    Mas fiquei super curioso por quase todos.

    Obrigado e continua a divulgar. ;)

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finisterra

      Ainda bem que estás a gostar dos textos. Se tens "Eu Sou a Lenda" ai por casa coloca-o ai "à mão de semear" para quando te der a vontade de ler ;).
      Muitos dos livros mencionado estão em preço de saldo por isso se os vires aproveita ;)

      Obrigado eu por leres e comentares e já agora passa também no meu blog O Senhor Luvas :)

      Um abraço

      Eliminar
    2. A recente tradução de "Eu sou a Lenda" é muito, mas muito manhosa. Perdeu toda a trágica beleza da versão anterior. Ou não tivesse sido ela traduzida pelo grande Mario Henrique Leiria. Perderem esta em troca da fama que alegadamente teria o livro quando feita por um cantor de Metallica...bom...de qualquer modo procurem-na na Argonauta com o nome de "Mundo de Vampiros". Quanto aos três filmes que fizeram do livro, nenhum deles fiel ao espírito da coisa, será preciso acrescentar que...todos eles foram um grandecíssimo vomitado?

      Eliminar
  5. Olá Marco e Fiacha,

    destes que aqui apresentas li A Oeste do Éden, tendo gostado muito. Gostaria de ler os de Priest, uma vez que vi o filme "O Terceiro Passo", tendo gostado muito. E também porque me parece uma ótima leitura, pelo que dizes no texto. Depois, também gostaria do Solaris, cuja adaptação cinematográfica não vi até ao fim.

    Conheço Eu Sou a Lenda e Eu, Robot, apesar de não os ter lido ou visto os filmes. Com o que referes, fiquei muito curiosa.

    Gostei muito do texto =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen

      Ainda bem que gostas-te do " A Oeste do Éden" é sempre agradável quando damos um conselho e a pessoa gosta.

      Quanto ao livro e filme do Priest já disse tudo agora só falta tirares a prova e aproveita que anda barato ;)

      Do "Eu Sou a Lenda" lê o livro já o filme, estás por tua conta e risco pois tem muito pouco em comum com o filme. O "Eu, Robot" gostei do filme, já os livros (são cinco) são diferentes pois são contos que tratam o mesmo tema.

      Obrigado e volta sempre ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Resta acrescentar que, em tempos idos, o Harlan Ellison escreveu um magnífico guião para o Eu, Robot, que nunca chegou a ser aproveitado. Hollywood commands! O guião apareceu no Asimov's Science Fiction Magazine.

      Eliminar
    3. Aqui está o link:

      http://www.amazon.com/I-Robot-The-Illustrated-Screenplay/dp/1416506004%3FSubscriptionId%3D0ACM1RC83GP83JK10M02%26tag%3Dspeculativefic05%26linkCode%3Dxm2%26camp%3D2025%26creative%3D165953%26creativeASIN%3D1416506004

      Eliminar
  6. Olá Maria Rita,

    Sem duvida que o livro A Oeste do Eden é fantastico, fico muito contente que tenhas gostado e estou contigo há aqui outros que ficam registados para futuras leituras ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Marco
    Pois de facto como referiste adorei o "A oeste do Éden" é um livro excelente e muito cativante, e o que é inacreditável é o preço dele (continua a 5€ na Wook) custo / qualidade muito bom.
    Quanto aos outros livros que falas, fiquei de olho no O Prestígio de Christopher Priest e no Solaris de Stalislaw Lem :) vão para a lista ML - FC
    Provavelmente também irei ler Eu sou a Lenda de Richard Matheson, uma vez que está cá em casa, e sem dúvida as Crónicas Marcianas de Ray Bradbury
    há dois autores que tenho andado para ler há muito tempo, mas não sei porquê vou adiando e um deles é mesmo Ray Bradbury, comecei um livro de contos dele , mas meteram-se outros e não o terminei, (o outro é Neil Gaiman), tenho de o fazer :)
    excelentes as tuas crónicas de FC, parabéns
    cá fico à espera da próxima

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante

      Ainda bem que gostas-te do "A oeste do Éden" bom e barato ;)

      O "O Prestígio" é excelente, se poderes vê também o filme que não ficas desapontada, embora com algumas diferenças para o livro, em Portugal alguém decidiu chamar-lhe "O Terceiro Passo".

      O " Eu sou a Lenda" do Richard Matheson também é muito bom, já o filme...

      Para uma contadora de historias como tu a narrativa do Ray Bradbury vai deliciar-te este e se poderes lê também "Algo Maligno Vem Aí" que escrita soberba mesmo.

      Obrigado e ai essa lista pelo menos nesta já leste um e outro já o tens, já não é mau ;)

      Um abraço

      Eliminar
  8. Olá Marco,
    Já adicionei alguns à wish. Obrigada pelas sugestões ;)

    ResponderEliminar
  9. Grande comentário Marco. Para quem foge de FC como o diabo foge da cruz ( estou a exagerar ) estou bastante curiosa com algumas das tuas sugestões. Alguns título já conhecia de nome e pelas referências no cantinho. Não sabia que parte destes títulos foram adaptados para cinema. E eu Gosto muito de filmes. Mas não vou ver nenhum deles porque gostei de algumas das tuas sugestões, o prestigio, eu sou a lenda, Eis o homem, crónicas marcianas. Se tiver oportunidade prefiro lê los.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa

      O objectivo é mesmo esse deixar os leitores curiosos ;) para que depis descubram que afinal a FC tem muitos e bons livros :)

      Não que te diga que já não tenha dito, as vezes ver um filme antes ajuda a visualizar melhor o que vem no livros outras só serve para nem queremos pegar no livro, mas de um modo geram acho que fazes bem.

      Que a curiosidade leve a melhor e boas leituras ;)

      Um abraço

      Eliminar
  10. Olá Marco e Fiacha,

    Bem devo dizer que cada vez que aqui venho a minha lista de livros a trazer da biblioteca aumenta consideravelmente.
    nunca me tinha passado pela cabeça que eu sou A Lenda era FC, já vi o filme e não achei nada de jeito, também tenho o livro para ler, com medo que seja como o filme, mas como me dizes que não já fico mais confiante.
    O Eu, Robot vi o filme e não sei se tem algo a ver com o livro, pois não vou ter oportunidade de o ler uma vez que não há na biblioteca aqui da zona.
    Eu não conhecia a lenda de Fausto, e fiquei curiosa com o resumo aqui descrito, mas é mais um que não vou poder ler, enfim.
    O Little Brother confesso que pensava que tinha a ver com o Big Brother e nem me dei ao trabalho de ler a sinopse não fosse aqui o tópico e não sabia do que se tratava e também mais um que não vou conseguir ler.
    O Crónicas Marcianas vou ler, mas realmente só tinha conhecimento de um livro do autor o Fahrenheit.
    A Oeste do Éden já tinha lido um post acho que foi da Maria Queen_fire e já estava na minha lista, à qual foram acrescentados O Prestígio (só pela capa confesso que não me chamava a atenção), O Terceiro Passo (não foi aqui mencionado,mas a apa lá está ou é o mesmo livro mas com título diferente?), Crónicas Marcianas e Solaris.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina

      Fico contente em te fazer ler mais e dar mais trabalho para a "senhora" da biblioteca :D

      Realmente o filme do "Eu Sou a Lenda" não é nada de especial, mas o livro é bem melhor, mas fiquei curioso com o comentário do Tio Barreiros sobre a tradução, mas de qualquer maneira se poderes leres não deixes passar a oportunidade ;)

      O filme "Eu, Robot" vai buscar inspiração aos livros (são cinco), mas não é uma adaptação directa. Os livros são contos onde o autor explora as famosas Três Leis da Robótica, pessoalmente é um assunto que me interessa, se a ti também...

      A lenda de Fausto foi explorada por outros, a mais famosa "adaptação" (acho que se pode falar em adaptação) pertence a Johann Wolfgang Goethe e já tem uns "anitos"...

      De certa forma também tem a ver com o Big Brother, mas nos nosso dias, é um livro de que gostei bastante.

      O Ray Bradbury tem muitos mais livros, mas realmente o mais famoso e que lhe é logo associado é o Fahrenheit 451.

      O titulo original de "O Prestígio" é "The Prestige", mas quando estreou o filme em Portugal alguma mente iluminada decido que "O Terceiro Passo" era um titulo melhor :P ,mas sim são o mesmo livro.

      Quanto a esse teu "problema" de não existirem os livros na biblioteca, bem onde eu moro podemos aconselhar a compra de livros à biblioteca, tenta informar-te se podes fazer o mesmo na tua e quem sabe se até não vais ler alguns deste livros que pensavas "perdidos"? ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois Angelina,

      Aqui tens mais boas recomendações do amigo Marco, aproveita o que poderes e se tiver algum e queiras ler, diz ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Por acaso não leio muito FC mas gostava de ler mais.. De todos os que falaste, apenas conheço Isac Asimov e gosto muito. Também tens Ursula Le Guin que acho que também é dos primórdios da FC e do fantástico e da qual tb gosto mt.. mas por acaso ainda n li o de FC que tenho dela.
    De todos os que mencionaste fiquei super hiper interessada no primeiro :) a ver se o encontro :)
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary

      No fundo o que interessa é ler boas histórias, mas claro que como gosto de FC "puxo a brasa a minha sardinha" ;)

      Bem estás no bom caminho com esses autores, que não sendo dos primórdios, são de uma era Dourada sem duvida.

      "O Prestigio", ou com capa do filme "O Terceiro Passo", considero que é FC, mas também há quem ache que é Fantasia (afinal ganhou o World Fantasy Award), mas lá está acima destas questões é um excelente livro, espero que gostes e divulgues no teu blog.

      Um abraço

      Eliminar
  12. Ois mary,

    Sinal que ainda tens muita coisa boa por descobrir agora é encontrar a bons preços :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá, Marco, mais um belo texto! ;)

    De todos os títulos mencionados, só li o "Eu Sou a Lenda", e é um grande livro, sem dúvida alguma!
    Na altura comentei-o assim no fórum Bang: "Achei o livro absolutamente brilhante, pela maneira como está escrito, que nos faz partilhar os sentimentos de Robert, pelo ambiente pesadíssimo e pela maneira como tudo aquilo envolve e subjuga quem lê."
    Não sei que tradução tenho, nem tenho aqui o livro para ver, mas tudo indica que tenho a versão "amaldiçoada" pelo Barreiros. :) É a edição da Saída de Emergência, que inclui contos no final. ;)

    Também vi o filme, e também gostei (shame on me... :)).
    Têm pouca coisa em comum, é certo, e por isso o melhor mesmo é vê-los como duas histórias independentes. No mesmo forum falei do filme como "... uma aventura holywoodesca que cumpre aquilo que promete: suspense, emoção e, no fim, uma boa dose de esperança e de consolo. Se calhar, se fizessem um argumento tão negro como a história do livro, o filme seria visto por muito menos gente, pois não é fácil que uma história a história tão estranha, a nível científico, e tão desoladora a nível emocional, tenha sucesso nas salas. O filme foi claramente feito para vender." :)

    Também vi o filme do "Eu Robot" e também adorei.
    Nessa altura acrescentei o livro à minha interminável lista de futuras aquisições mas, infelizmente, por aí ficou. :(
    São tantas as entradas na wishlist que se torna difícil gerir.
    E com estas tuas mais recentes participações aqui no blog, lá vai aumentado a minha dor de cabeça... ;) ;)

    Cumprimentos,
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esqueci-me de mencionar, também vi "O Prestígio" e o "Solaris" em filme, e gostei, mas não tanto que me fizesse querer comprar os livros. Adorei as premissas, sobretudo a do "Solaris", mas, não sei se é só de mim, mas a certa altura ambos os filmes perdem um bocado o interesse.
      Não me marcaram como julguei que iam marcar, confesso.
      Mas os livros geralmente são melhores que os filmes, certo? :)

      Eliminar
    2. Olá Paula

      Ainda bem que te dou dores de cabeça ;)

      Concordo em absoluto com a tua opinião do "Eu Sou a Lenda" e não acho que teres gostado do filme seja mau, compre aquilo a que se propõem e como mais uma vez tão colocas foi feito para vender. Acho que maior defeito foi ter o nome do livro :P

      Ainda não li o Solaris, mas vi o filme (com o George Clooney) e gostei, mas não foi assim espectacular. Já o "O Prestígio" bem... adorei o filme e o livro ainda mais, é realmente muito, muito bom.

      E sim geralmente os livros são (muito) melhores que os filmes ;)

      Um abraço

      Eliminar
    3. Viva amiga Stark,

      Tens mesmo que ler A Oeste do Eden do Harry Harrisson, custa 5€ e vale bem a pena, vai por mim ;)

      bjs e ainda bem que gostaste das recomendações do Marco :)

      Eliminar
  14. Olá :)

    Marco, tens sido uma mais valia para nos levares a conhecer o caminho novo e longo da FC. As recomendações têm sido excelentes e os teus textos estão muito bons.

    Desde já, deixa-me dizer-te que no meu caso, o meu registo literário continua a ser o da fantasia. A FC tem e continua a ter obras de excelente qualidade e eu não conheço todo o vasto leque da FC, tal como, não conheço o vasto leque dos outros géneros. No entanto, continuo a preferir o género fantástico que ainda tem muito para dar. Mas "o saber não ocupa lugar" e o melhor mesmo é ler um pouco de tudo e incluir por isso mais de FC ;)

    Quanto às obras em apreço, gostei bastante do filme "Eu sou a lenda", a história está muito fixe, mas imagino que o livro seja bem melhor pelo que já li das opiniões. Também vi o filme o "Eu Robot", gostei da mensagem da história, apesar de já não me cativar a sua leitura.

    Tenho uma grande curiosidade (tal como já disse anteriormente), de ler "A Oeste do Éden", estou a perder uma grande leitura, disso tenho a certeza, tendo em conta todos os comentários que já li acerca da obra.

    Outro livro que também tenho curiosidade e estive mesmo para comprar no natal, é "O Prestígio". Os restantes não conheço.

    Fica a vontade de conhecer estas e outras obras de FC ;) Continua a divulgar Marco, assim saberemos por onde começar ^_^

    Boas leituras... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Obrigado pelo elogio, significa muito para mim.

      O Saber talvez não ocupe lugar, mas os livros sim e muito :P :D
      Todos nós temos um género (ou dois) ao qual damos mais preferência, não vejo mal nisso, acima de tudo o que interessa é que estejamos a gostar. Claro que conhecer outros géneros torna-nos melhores leitores, assim como isso faz melhores escritores, apenas para dar um caso bem conhecido olha o Martin a mistura o Fantasia com História!

      Quanto ao resto acho que já disse quase tudo, mas se queres mesmo começar na FC aconselho-te "O Prestígio" está na fronteira entre a FC&F, ganhou o World Fantasy Award, e não menos importante já está curiosa ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Viva miga,

      Sem duvida que são palavras que dão coragem a continuar, ainda bem que gostaste :)

      Bjs e aposta no A Oeste do Eden ;)

      Eliminar