sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Antologia - Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa



Sinopse:

Poucos o sabem, mas a literatura de pulp fiction, que marcou toda a cultura popular dos EUA na primeira metade do século XX, também esteve presente em Portugal, e em força.

Houve um tempo em que heróis mascarados corriam as ruas de Lisboa à cata de criminosos; em que navegadores quinhentistas descobriam cidades submersas e tecnologias avançadas; em que espiões nazis conduziam experiências secretas no Alentejo; em que detectives privados esmurrados pela vida se sacrificavam em prol de uma curvilínea dama; em que bárbaros sanguinários combatiam feitiçaria na companhia de amazonas seminuas; em que era preciso salvar os colonos das estações espaciais de nome português; em que seres das profundezas da Terra e do Tempo despertavam do torpor milenário ao largo de Cascais; em que Portugal sofria constantes ataques de inimigos externos ou ameaças cósmicas que prometiam destruí-lo em poucas páginas, antes de voltar tudo à normalidade aquando do último parágrafo. 

"Uma selecção magistral da melhor pulp portuguesa do início do século XX. É o regresso vigoroso do género literário que o Estado Novo tentou obliterar"
-José Manuel Lopes, especialista em H. P. Lovecraft

Opinião:

Assisti à apresentação desta antologia no Fórum Fantástico com direito a vários autógrafos e tudo. No entanto, esteve tanto tempo na minha estante à espera para ser lida, que nem me apercebi da maravilha que aqui se encontra. Este livro não é uma pérola é sem duvida uma relíquia e só vem confirmar que ainda tenho muito por descobrir das antigas publicações da Coleção BANG!.

Para mim, o trabalho realizado pelo organizador Luís Filipe Silva, é extraordinário a todos os níveis, sendo que as introduções a cada conto conseguem ainda ser melhor que os próprios contos, tal a criatividade e a forma como o livro nos é apresentado, com imensas ilustrações, diferentes fontes e paginações, no fundo o aspeto gráfico é muito bom, vale bem a compra deste livro.

Relativamente aos contos propriamente ditos, e mesmo não sendo adepto deste tipo de histórias, houve contos que me agradaram muito e que valem bem a pena serem lidos, outros que se leem bem e um ou outro que me agradou menos. Mas isso é normal, de uma forma geral, estão todos a um nível muito bom e fazem com que este seja o melhor livro de contos que li.

Desde Western, Terror, Fantasia, FC, Espionagem são vários os géneros que aqui encontramos, mas há um conto que, a meu ver se destaca dos restantes, ficando a um nível mais alto do que os restantes e que é o conto final do João Barreiros, "Mais do Mesmo", que maravilha a sua escrita, criatividade e ironia. Fiquei rendido ao seu talento, tenho mesmo de remediar e ler mais trabalhos seus.

Talvez mesmo "A Noite do Sexo Fraco" de Ludovico Bombarda (a ironizar o Estado Novo e o seu lápis azul) possa estar ocupar o segundo lugar nas minhas preferências mas como referi não há nenhum conto mediano, estão todos a um nível muito bom, penso que já é tempo de fazer mais uma antologia deste género, trabalho excelente.

Parabéns à Editora pela publicação desta antologia, merece todo o sucesso e acredito que tenha sido feita sem o intuito de fazer lucro, mas que o merecia é um facto. Fantástico!

32 comentários:

  1. Ois Fi!
    Sabes se a antologia existe em formato digital? Fiquei curiosa :D

    ResponderEliminar
  2. Ois Cata,

    Não sei mesmo e nem sei o preço que está mas só te digo grande antologia, vale MESMO a pena, posso emprestar na boa ;)

    Não percas a oportunidade de ler algo realmente bem feito e de qualidade :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito o empréstimo mas no Verão :D Obrigada!

      Eliminar
    2. Ois Cata,

      O melhor é dizeres quando queres, para mim já é verão eheheh, mas deduzo que refiraste a Agosto :D

      De boa vontade ;)

      Eliminar
  3. Olá Fiacha :D
    Gostei desta recomendação e não duvido da qualidade dos contos. É pena não conhecermos a literatura boa sem que a mesma seja recomendada e partilhada. Tens encontrado umas pedras preciosas junto da coleção Bang ;) Uma aposta a não perder.
    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla,

    Na falta de bons lançamentos por parte da coleção BANG nos últimos tempos, na minha opinião claro, nada como recorrer a muita coisa boa que a Editora publicou e que me passou ao lado e esta Antologia já a tinha desde 2011 imagina e que maravilha :)

    Só espero que existam mais exemplares para venda, quem comprar fica, seguramente bem servido, quer pela qualidade quer pela diversidade que vai encontrar :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Um grande livro, sim senhor!
    Confesso que dois ou três contos não me entusiasmaram muito, mas no geral é um projecto vencedor.
    Cada conto (e introdução) vale por si, e pelo conjunto - encaixam todos uns nos outros um conceito fantástico, pouco usual (o trabalho gráfico é desconcertante e extraordinário), que vale imenso como um todo e que nunca vai passar de "moda".
    Adorei. :)
    Entretanto, já o li há uns anos, e agora fiquei com saudades... lol

    Saudações Nortenhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Stark,

      Sei perfeitamente que não fiz a divulgação que o livro merecia, mas tu que já o leste sabes que aqui está um livro excelente a todos os níveis e claro nem todos os contos estão perfeitos mas que todos eles estão muito bem selecionados é um facto muito boa esta Antologia :)

      Força que há aqui contos deleciosos e que se lê num tiro ;)

      Saudações do amigo Lannister :D

      Eliminar
  6. Olá amigo Fiacha,

    mais um livro para a minha wishlist. Parece-me muito bom!
    Excelente opinião, deixou-me muito curiosa. E eu tenho de melhorar os meus conhecimentos literários por bandas nacionais e este é um excelente livro para isso.

    Já tinha andado a espreitar o livro nas lojas, devido à capa, ao título e à premissa em si, mas ainda não me tinha sentido muito curiosa. Agora estou e mais tarde ou mais cedo vou apostar nele.

    Só boas sugestões para a minha wishlist, Fiacha =D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Olha sem a menor duvida que vale muito a pena, vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras....segue-se a Roda do Tempo do Jordan, certo ? Espero que gostes :D

      Eliminar
  7. Olá meu amigo Fiacha,

    Confesso que este livro nunca me tinha despertado interesse talvez por causa da capa, sei lá , mas o que é certo é que a tua opinião me despertou a curiosidade.
    e nem sequer sabia que se escrevia contos desse género em Portugal.
    O que eu ando a aprender aqui.
    Pena é que não existe na biblioteca aqui da zona.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Sei que tens blogue logo caso queiras ler diz que posso emprestar, não o dou porque é muito bom e vem assinado por muitos dos autores dos contos ;)

      Sempre ajudas a divulgar ;)

      Bjs e boas leituras e ainda bem que ajuda a melhorar os teus conhecimentos, já me deste um sorrisso a serio :)

      Eliminar
    2. Nem eu quero que mo ofereças, empréstimo serve muito bem.

      muito obrigado

      Beijocas

      Eliminar
    3. Claro que quero isso não se pergunta,lol.

      Eliminar
    4. A ver se me lembras e segue com o Duna ;)

      Eliminar
  8. Olá!

    Confesso que este livro me era totalmente desconhecido, mas eu também não sou muito fã de contos... Mas depois de ler este teu post fui investigar um bocadinho e talvez lhe dê uma oportunidade ;) Fiquei mesmo curiosa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cristina,

      No meu comentário tambem referi que contos não são a minha praia e até já li alguns e tenho mais por ler, mas esta antologia está mesmo muito boa, vale a pena ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  9. Olá Fi,
    gostei de sua opinião sobre tais contos, mas concordo com a Cristina Delgado, pois assim como ela, não sou muito fã de contos, mas leria esses por ser uma indicação sua, mas acredito que aqui no Brasil, não tenha esse livro, então ficarei na curiosidade de tais contos. :D

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Esta antologia fez-me ficar com vontade de ler mais livros de contos, tudo dito ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá corvo
    Parece-me bem interessante este livro. Um livro a acrescentar a minha lista. Talvez nas próximas compras venha direitinho para Edmonton.
    Beijinhos e obrigada pela recomendação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Fazes muito bem, é de facto um livro muito bom, como podes verificar quem leu adorou :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Corvo

    Bem te dizia que ias gostar ;)

    Realmente é um excelente livro em todos os aspectos e como tu já disseste (quase) tudo apenas deixo o apelo para quem ainda não leu que o vá fazer, já ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Sem duvida uma agradável surpresa, que venham mais destas ;)

      Abraço

      Eliminar
  12. Olá!

    Mais um livro para ficar debaixo de olho!
    Eu gosto de contos e ainda bem que divulgas o livro. Acho que me passava ao lado numa livraria. A SDE já não vende? Só vi no site da Bertrand...
    Não vou comprar de momento, a minha lista de livros por ler é cada vez maior, mas vou ficar de olho pois tem um conto de alguém que tenho muita curiosidade de ler =)

    Beijos e continua a divulgar boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Catia,

      Já experimentaste via site e não está disponível ? Penso te-la visto na feira do livro, mas digo-te vale bem a pena, vai por mim ;)

      Obrigado bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  13. Atão, e ninguém fala da Lisboa no ano 2000? Tsk, tsk...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Vai ser comentada em breve no blogue, não falada ;)

      E o teu conto está a milhas dos restantes sem duvida :)

      Eliminar
  14. São três, mais um prólogo e um epílogo...

    ResponderEliminar
  15. Olá Fiacha
    Aqui está um livro que me desperta a curiosidade :)
    Neste momento tenho tanto para ler... mas num futuro próximo talvez peça a alguém emprestado *assobio*., pois vou querer ler sem dúvida
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Um livro de contos muito bom, vais adorar tenho a certeza ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar