terça-feira, 15 de abril de 2014

Ficção Científica - Mitos, Preconceitos e Estereótipos

"Assim que se fala em FC a malta parece que vê o diabo" - Fiacha o Corvo Negro


A frase pertence ao meu bom amigo Fiacha e resume na perfeição o que acontece quando os leitores encontram nas capas e contra-capas dos livros a mais leve alusão ao facto do livro que tem em mãos pertencer a essa ostracizada categoria literária que é a Ficção Científica (FC). Muito deste desprezo e repudio devem a sua razão de ser a muito mitos que se foram propagando ao longo do tempo e que ganharam estatuto de verdades incontestáveis, cristalizadas num estereótipo, que pouco terá em comum com a realidade. Convém portanto desmistificar alguns destes mitos antes de começar a tentar converter leitores à causa da FC.

Comecemos por tirar o óbvio do caminho. Tal como em todos os outros géneros literários existe FC excelente, boa, suficiente e má. Quero deixar este ponto bem assente para não ser depois acusado de parcialidade. Reconheço que muitos textos publicados são maus, mesmo muito maus, mas neste aspecto a FC é igual a todos os outros géneros literários. Citando um autor de FC, Theodore Sturgeon e mais especificamente a sua lei de Sturgeon: "90% de qualquer coisa é lixo" e na literatura esta lei é bem verdade como todos nós já tivemos certamente oportunidade de provar. Passemos então à desmistificação da FC.

A FC, a boa FC entenda-se, é composta de temáticas de conteúdo maduro. Para quem nunca leu FC isto poderá ser um choque, mas esta é a verdade. A FC vive de temas para os quais é preciso ter já uma boa bagagem, seja de vivências pessoais seja literária. É também uma literatura que além de “obrigar” a saber obriga a pensar. Obriga a pensar porque fala sobre realidades que ainda estão para chegar, ou sobre realidades que nunca chegaram, mas que são um aviso sobre a nossa e isto causa estranheza a muitos leitores que não conseguem lidar com tudo o que vai para além do que os seus olhos vêem. 

Provavelmente o maior mito da FC é que ela se resume a “naves espaciais e pistolas laser”. Quem nunca leu acha que sabe sobre o trata a FC, mas a verdade é que ela é grande, enorme nos temas que trata, tão vasta que muitos de nós que lemos FC de modo regular ainda não conseguimos ler todo o que ela tem para oferecer. Sim na paginas de muitos livros de FC vão encontrar “naves espaciais e pistolas laser”, mas também historias de amor, policiais, história alternativa, etc . Atrevo-me a dizer que a FC não é um género, mas um trans-género pois agrega outros. Mas mais do que ser um género ou trans-género ou outra coisa a FC é fonte de grandes historias.  

Falar dos mitos da FC é falar dos equívocos que muito leitores fazem concretamente quando comparam o incomparável e o cinema tem sido provavelmente uma das principais fontes deste equívoco. A ligação entre a literatura e o grande ecrã é já bem antiga e remonta ao primórdios do próprio cinema. O cinema é algo que é mais imediato e assim muitos leitores acabam por tomar o que vêem nos ecrãs com o que poderão encontrar na literatura, ora nada mais errado. As produções cinematográficas, principalmente nos dias que correm, servem para “encher os olhos” passando assim ao lado do cerne dos temas das obras que lhes servem de base. Raro é o filme que consegue fazer a conjugação da parte visual com as ideias do livro que adapta. E os que o fazem raramente fazem parte dos tops. O espectador/possível leitor acaba por assumir que os livros são igualmente vazios de conteúdo e desistem antes de sequer começar.
 
Muitos leitores já terão lido pelo menos um livro de FC, mas o preconceito das editoras e mesmo de alguns autores, em manchar as obras com esse rótulo faz com que sejam “desviados” para outros géneros. Dobram as regras, ignoram os factos e chegam mesmo a inventar novos termos para designar esses livros, mesmo que ninguém saiba o que são. Vale tudo menos admitir que se está na presença de um livro de FC. E assim se espalha o mito de que a FC não vende. Não vende devido a esta criatividade nos rótulos, exemplos não faltam. Não fosse este preconceito e talvez se descobrisse que afinal a FC vende e vende muito. Não fosse este preconceito e facilmente se perceberia que muitos do grandes autores e obras que o mundo conhece são afinal FC. Os rótulos são aqui uma arma de manipulação. Nos mais de dez anos em que já estou envolvido no mundo da literatura os livros juvenis passaram a ser rotulados de "jovens adultos" e os romances de fantasia mais dedicados ao público feminino passaram a ser designados como "romances paranormais". Repare-se que o conteúdo não mudou, os temas também não e os autores muito menos simplesmente mudou o rótulo para cativar novos públicos. Em vez de se educar o publico dá-se lhe algo de "novo" e como diz o ditado popular "com papas e bolos se enganam os tolos" e este publico, atrevo-me a dizer, gosta de ser enganado.

A FC é (talvez) o género literário mais mal entendido. Este mal entendido parte dos mitos atrás descritos  seja pela mais pura ignorância, ignorância esta que é transversal a todos, sejam eles o mais bronco dos leitores ao mais culto dos editores, seja porque é mais conveniente e fácil. 

O problema da FC é o preconceito, é tomar a parte pelo todo, é o mito, é comparar o incomparável. O leitor comum assume que sabe o que é a FC baseado num estereótipo que apenas representa um pequena parte e as vezes nem isso. Não existem formulas mágicas para mudar esta situação, apenas com o esforço de todos se poderá alterar. O principal problema será o leitor ultrapassar este preconceito, mas para o processo estar completo à que encontrar o livro certo. Costumo dizer as pessoas que dizem não gostar de ler que ainda não encontraram foi o livro certo que os faça finalmente ler, e acredito que aqui o caso é o mesmo, com a vantagem que já somos todos leitores. Para a semana conto trazer aqui um lista de livros que poderão ser a vossa porta de entrada na FC. Até lá mantenham uma mente aberta.


66 comentários:

  1. Olá Marco,

    Um texto simplesmente fantástico! Explicas muito bem o "problema" da FC e os estereótipos que se foram criando.
    Confesso que nunca li nada digno do nome FC mas ultimamente estou bem tentada a experimentar. Vou aguardar para ver algumas das tuas dicas ;)

    Fiacha cada vez gosto mais de vir aqui espreitar as novidades... E quase sempre sou agradavelmente surpreendida :) Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cristina,

      Sem duvida que o texto está muito bom e espero que ajude a abrir mentes para um genero literário que gosto muito e tenho imensos livros para ler, em especial da coleção Argonauta ;D

      Ainda bem e acho que até conseguias uma boa mensagem aqui no blog, pensa nisso, pois estou a precisar de férias lol, este espaço é de todos, gosto que os seguidores voltem :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Cristina

      Provavelmente já terás lido livros de FC dignos desse nome, mas lá está a tirania dos rótulos adulterados terá impedido o reconhecimento. Quem sabe se ao veres a minha lista não irás descobrir que já leste algum.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Gostei muito do texto! É como dizes: ainda não conheço a boa Ficção Científica ou, se conheço, não associei o livro a este género. Ficarei à espera dessa lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Seguramente que já leste, mas mesmo que não tenhas lido há ai muita coisa boa ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Jose

      A definição de "boa FC" é, tal com em outras coisas das vida, discutivel, mas tenho a certeza que vais encontrar algum, ou muitos, livros que gostaras de ler.

      A lista está a caminho.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Viva Marco,

    Parabéns pelo texto, penso que está muito interessante e acima de tudo penso que pode ser útil para um genero que tem sido muito mal tratado, ou digamos que já teve dias melhores.

    Foi através de Duna do Frank Herbert que comecei a dar mais atenção e a partir dai não mais parei de ler e comprar livros em especial da coleção Argonauta como sabes.

    Jack Vance, Farmer, Haris Harrisson (será seguramente uma das tuas sugestões, tal como Morgan) Ursula le Guin, Dick, Gene Wolfe, Roger Zelazny e tantos outros grandes nomes que já tive o prazer de ler e claro quero continuar a ler quer livros destes escritores, quer muitos outros que tenho em casa para descobrir.

    Não tivesse parcerias e um ano inteiro seria dedicado a ler livros deste genero, tenho tanta, mas tanta coisa por descobrir na minha estante, mas pronto não dá para tudo.

    E são tantas as pérolas que este universo tem para oferecer, sem duvida que quero descobrir mais, divulgar e tentar que seja mais livros publicados, ainda recentemente sugeri à SDE, de onde tiraste essa citação lol, a saga do Dan Simmons que tem excelentes livros de FC :D

    Logo comento melhor, livros complexos e bem interessantes, com muitas aventuras, mundos bem construidos sem duvida que a FC é algo muito bom.

    Venham lá essas sugestões e mais comentários sobre FC :)

    Abraço e parabens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha

      Uma citação que resume quase tudo e tu és a prova de que basta descobrir o livro certo para se descobrir que a FC é uma grande género.

      Evitei propositadamente usar referencias no texto para que quem o ler tenha de pensar por si e arranjar as suas comparações.

      Cá espero esse comentário.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá Marco :)

    Um excelente texto que enquadra perfeitamente os "medos" que um livro de FC desperta nos leitores, e que já comentei no teu blog.
    Para mim a FC é um género que gosto bastante como vocês, tu e o Fiacha e mais alguns elementos deste "universo Fiacha" sabem bem.
    Mas como referes no texto dentro da FC existem muitos géneros e "Provavelmente o maior mito da FC é que ela se resume a “naves espaciais e pistolas laser”. " . Acredito que a maioria das pessoas pensa mesmo assim o que é um perfeito disparate.
    É verdade que há livros de FC que sejam só pistolas laser e guerras intergalácticas de naves espaciais, mas há muito mais do que isso e de excelente qualidade. Há descoberta de novos mundos, de novos seres, de novas tecnologias, de descobertas cientificas fantásticas. Há muito de antropologia em determinados livros e e ciência.
    Eu confesso, como já sabes, que gosto de FC, mais de uns do que outros. como em todos os géneros e como é normal, porque todos somos diferentes enquanto seres humanos.Eu despenso um livro de FC que seja só naves espaciais e pistolas laser, para mim tem de ter algo mais e há tanto mais ...

    Como é que alguém pode dizer : "Eu não gosto de FC!" ou então "FC não faz o meu género" e depois pergunta-se o que já leu de FC e a resposta é : "nada, porque não gosto!"
    Experimentem, leiam e depois se não gostarem, tudo bem, mas pelo menos sabem porque não gostaram.

    Estou curiosa para ver a tua lista :) muito embora o meu bolso não esteja a gostar nada da expectativa.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Temos o nosso papel a desempenhar, temos que divulgar o genero pelo menos para que a malta abra as mentes, mas muitos desses teus comentários são bem verdade, não gostam mas nunca leram lol

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Caminhante

      A FC tem na sua orbita muitos sub-géneros pode-se gostar de história alternativa e odiar space operas, e ainda assim dizer que se gosta de FC.

      Umas das frases que constava da resumo era precisamente "Não gosto de FC, mas também nunca li" e essa mentalidade ainda impera muito. Eu para dizer que não gosto de algo primeiro leio e depois já posso dizer mal à vontade, mas faço-o com propriedade.

      Olha que um livro de FC com "naves espaciais e pistolas laser" as vezes é muito mais do que a soma das suas partes..., mas sim existe muito mais.

      Para a semana a lista vai para o ar para ver se vos alicio num frenesim de compras na Feira do Livro ;)

      Um abraço

      Eliminar
  5. Olá Marco,

    Obrigada por este texto sobre FC! Concordo contigo 100%! Apesar de não ser seguidora de FC tenho que concordar que não é um género muito apreciado… e na maioria das vezes injustamente… o pessoal tem tendência a achar que sabe logo tudo sobre um género só porque leu um livro mauzito, ou pior, só porque ouviu falar que o amigo do primo não gostou… enfim… como disse… não sou seguidora de FC mas isso nunca me impediu de ler algo do género… simplesmente não calhou…

    Confesso que sou um pouco atraída pelas capas dos livros… se não conheço o escritor ou o livro, uma coisa que me chama a atenção é a capa… eu bem sei que a capa não tem nada a ver com o conteúdo, mas é o que me faz olhar para a prateleira cheia de livros e escolher aquele para ler a sinopse… e francamente acho que os livros de FC têm capas… bem… que não me cativam… algo exageradas (tudo com peso e medida… não são todos, como é óbvio)… não te sei explicar… mas aposto que como eu estão muitas pessoas… já li livros com capas horríveis que me proporcionaram momentos deliciosos… também já li livros com capas maravilhosas que foram uma seca descomunal… por isso não leio só livros com capas bonitas (só para clarificar esse ponto mais uma vez!)… mas acho que existe um "descuido" na área de FC em Portugal… e também não ajuda ter capas enfadonhas que não chamam a atenção de ninguém…

    Dito isto… vou ler mais FC! :)

    Beijinhos e obrigada pelo texto!

    Fiacha, sempre coisas novas e giras a acontecer por aqui ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Golfinho,

      Tem que ser, quero os seguidores voltem e gostem do que leem e gosto ainda que participem, já tenho saudades de uma mensagem tua, trata lá disso amiga dos oceanos :D

      Acho que fazes muito bem ler FC, vais ser agradavelmente surpreendida ;)

      Bjs e boa Pascoa, toca a colocar a mão na "massa" ehehe

      Eliminar
    2. Amigo Corvo,

      Essa mensagem vai sair… não do forno… mas do pc… que no meu caso é quase tão quente como o forno de casa :P

      Eu sei que vou… é só pegar nos "certos"… e sugestões não faltam! ;)

      Beijinhos e boa Páscoa também! E sim! Mãos na massa amanhã ;)

      Eliminar
    3. Muito bem Golfinho que corra tudo bem ehehe, para a semana saberemos os resultados se tudo correr bem :D

      Aqui tens a minha sugestão do melhor que li em 2013 :)

      http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/07/a-oeste-do-eden-de-harry-harrison.html

      jokas

      Eliminar
    4. Ó Wavegirl, e as capas dos livros de fantasia, com princesas guerreiras de olhos esbugalhados a jeito de fotoshop, e highlanders amaricados de pritaça ao léu, serão boas capas? Conheces o Jin Burns? Vai ao google ver as capas dele.

      Eliminar
    5. Olá Wavegirl

      Realmente as capas são o primeiro "chamariz" e as de hoje são horríveis com esta moda do Photoshop (como o nosso Tio Barreiros pode atestar).

      Certamente que terás visto os artigos na revista Bang da autoria do Pedro Marques ( http://pedromarquesdg.wordpress.com/ ) e que mostram que as capas dos livros de FC também podem ser tão boas como o "recheio" e diferentes os suficiente para chamar a atenção de leitores como tu e claro eu ;)

      Mas tens razão claro existe um descuido no que ao grafismo das capaz diz respeito, seja na FC ou não, parecem um bando de ovelhas que seguem todos pelo mesmo lado.

      A ver se a minhas sugestões tem capas sugestivas para ti e para outros ;)

      Um abraço

      Eliminar
    6. Obrigada Fiacha, pela sugestão :) Vou cuscar ;) Ah… e saberás com certeza se as coisas correram bem ou não :P

      Barreiros, tens toda a razão! Também não acho que essas capas que mencionas sejam as mais… hum… atraentes :P Na verdade as capas que mais me atraem nem são as que têm modelos "reais" photoshopadas… mas sim com modelos "cartoonadas" assim por dizer… olha nem sei… gosto de capas coloridas… acho que as capas de FC normalmente estão sempre com uma "porrada" de texto… é mesmo necessário? :P Enfim… (ah… gostei dos "highlanders amaricados de pritaça ao léu" :P)… não conheço Jin Burns (mais um para a lista da ignorância) mas já fui "googlar"… as capas não são más… mas lá está… texto a mais a meu ver… não te sei explicar… acho que é o que o Marco diz… "bando de ovelhas que seguem todos pelo mesmo lado."

      Marco, as capas são o primeiro chamariz quer a gente queira quer não… e a moda do photoshop como já foi dito é um factor para tornar as capas horripilantes… de qualquer modo, como eu disse no meu comentário, as capas nem sempre mostram o que é o "recheio" ;) é como um bolo todo deformado e feio que por dentro é uma delícia ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Concordo com o preconceito que existe relativamente à FC. Eu mesma não fui imune a ele mas já li livros de FC e gostei (: E não tinham lasers nem naves espaciais, mas o conceito base era bem interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Ora ai está, leste e gostaste, é como o Marco refere à livros, bons, medios, maus mas isso acontece em todos os generos :D

      Bjs :)

      Eliminar
    2. Olá Cata (roubei ao Fiacha)

      Ninguém é imune ao preconceito, eu não sou, mas o primeiro passo para o ultrapassarmos é admiti-lo como tu o fizeste, e como já pudeste experimentar os livros de FC são interessantes o que é importante é encontrar um tema que nos diga algo, que nos atraia.
      Espero que encontres mais alguns na minha sugestões.

      Um abraço

      Eliminar
  7. O escritor Kingsley Amis que não foi propriamente um autor de FC (penso que tem apenas uma obra dentro do género, “The Alteration”), tendo “cultivado” vários géneros literários, escreveu um dia algo como isto “ SE É FC não pode ser BOM; SE É BOM não pode ser FC “.

    Kingsley Amis foi um dos grandes escritores ingleses do século XX, tendo sido também um grande apreciador, defensor e divulgador da boa FC, olhando para esta sempre na perspectiva de que trata de um género literário tão nobre como qualquer outro, e caracterizado por produzir obras de grande originalidade, sendo uma forma literária profundamente inventiva e criativa.

    Mas isto é a excepção!

    O que constatamos há décadas por parte de autores, da crítica e dos leitores que podem vir a ser escritores ou não, é um profundo desdém misturado com preconceito sobre qualquer forma literária que fuja da tão vulgarizada “zona de conforto”. “ Pois, vamos lá a ler mais um livrinho bem-comportadinho.

    Imagino que no tempo do “Lápis-azul” foram publicadas algumas boas obras de literatura “Menos Bem-comportada”, porque ninguém lhe dava importância, nem os censores conseguiam aquilatar do seu potencial subversivo!
    Até porque nem as entendiam!

    Pois, meus amigos, existiram, existem e continuarão a existir uma infinidade de escritores oriundos da dita literatura “normal” (peço desculpa pelo termo) que recorrendo ao género FC, foram ou vão negando, no mínimo “três vezes de cada vez”, que tal abordagem tenha existido ou venha a existir, cruzes, canhoto!
    A maior parte deles nem se dá ao trabalho de o negar pois desconhece absolutamente o que é boa FC. Outros só a associam ao “E.T.”, ao ” Godzilla” e à “Guerra das Estrelas” (Margaret Atwood”, por exemplo).

    Coisas de criança, e de gajos esquisitos de óculos com lentes fundo de garrafa.

    Muitos deles diga-se em abono da verdade também nunca escreveram nada que se aproveite, nem fora do género nem dentro dele, muito embora a crítica bem pensante aprove, e o leitor desatento coleccione.

    Nomes de alguns desses autores ( muitos deles mais que consagrados e Sagrados) com obras que se abeiraram da FC: José Saramago, Margaret Atwood, William Golding, Philip Roth, Thomas Pynchon, Don Delillo, Cormac McCarthy, Italo Calvino, Aldous Huxley,George Orwell,Doris Lessing,etc, etc,etc.

    Posso afiançar-lhes que autores dentro do género já escreveram melhores obras sobre os mesmos temas que mais tarde os escritores fora do género vieram a aflorar.

    Estou a lembrar-me, por exemplo, do “Ensaio sobre a Cegueira” do Saramago, ou “ A Estrada” do Cormac McCarthy, que são obras menores (ah, lesa majestade intelectual) com temas já mais que “batidos” pela FC, mas superior “tratamento”.

    A critica e o publico adoraram e "deglutiram" sem sentir aquele travo resultante do fel oriundo da FC. E nem precisaram de recorrer aos sais de fruto nem muito menos aos sais de cima, bolas!

    Mas sabem, é que estes escritores precisam do universo da FC porque só este lhes dá algo que precisam como do pão para a boca, na criação de qualquer obra: a PERSPECTIVA.

    Para bom entendedor….

    Outro género literário muito mal-amado e que obrigará igualmente o amigo Fiacha a invocar, desta vez Belzebu, é a chamada literatura de humor.

    Pois garanto-lhes que é neste género que encontrarão os melhores escritores, e aqueles que melhor dominam as formas linguísticas e literárias.

    Mas isso já é outra história.

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ubik,

      Tenho que ler melhor, mas explica lá essa

      "Outro género literário muito mal-amado e que obrigará igualmente o amigo Fiacha a invocar, desta vez Belzebu, é a chamada literatura de humor.

      Pois garanto-lhes que é neste género que encontrarão os melhores escritores, e aqueles que melhor dominam as formas linguísticas e literárias."

      faz uma mensagem sobre esse género, fiquei muito interessado :D

      Eliminar
    2. Caro Ubik este teu comentário bem merecia ser publicado num post próprio. Deixei o meu texto sem referencias de propósito, mas os exemplos que referes são bem conhecidos e flagrantes da ignorância e preconceito de uma multi-latitude de actores desta verdadeira peça de humor negro. As obras dos autores que referes, e outros, não são FC, mas alegorias como os críticos e os leitores mais ignorantes gostam de dizer.

      Essa frase do escritor Kingsley Amis já a tinha lido algures, e é mais uma que comprova o que o meu texto diz.

      A ver se faço um dia deste um texto sobre o humor ;)

      Um abraço

      Eliminar
    3. Nem mais, meu caro Marco: alegorias.

      Toda a malta a fugir do diabo ( o tal diabo que o Fiacha nomeou, mas nada encarnado!) e este a querer dar-lhes a "ler" um vislumbre de "paraíso" que se encontra ( igualmente) nas boas obras de FC.
      Isto da literatura e do "gosto" é um Inferno.

      Abraço
      Ubik

      Eliminar
    4. Bom, o Amis, tem mais um livro de história alternativa, RUSSIAN HIDE-and-Seek, onde a Inglaterra é invadida por Soviets. Tem um de terror, chamado THE GREEN MAN. E vários contos de FC que irás encontrar nos COLLECTED SHORT STORIES. Além disso tem um estudo assaz desenvolvido sobre a evolução da FC, chamado MAPS OF HELL e NEW MAPS OF HELL. Noutros livros existem algumas referências ao género. Mas o ALTERATION é absolutamente genial. Claro que ninguém o publicou por cá, caro Fiacha. Inglês, inglês, terás de o ler em Inglês...

      Eliminar
    5. A Quetzal está a publicar as obras do K. Amis, e já vai em três delas, salvo erro.

      Fico a aguardar aquelas de temática mais "radical" ou mais interessante ( e aqui entra sempre o subjectivismo, o qual tende sempre para o mesmo lado!), como as citadas acima.

      ...Acho que vou esperar sentado, constatando mais uma vez que quer se trate da publicação das obras completas ou das obras escolhidas, as de temática que "beijam" a FC, Horror, etc, desaparecem misteriosamente para um outro plano (a)dimensional, onde não constam sequer da bibliografia do autor.

      Estranho mundo este da edição, sempre tão previsível!

      Velho do Restelo, perdão, ubik

      Eliminar
  8. Viva Fiacha,
    estava a fazer humor entre duas formas literárias renegadas e associando o diabo para a FC e o mesmo diabo ( ou pior!) na sua forma de Belzebu para a literatura de humor...

    abraço
    ubik

    ResponderEliminar
  9. ...ficaria deste modo, como introdução ao tema :

    "assim que se fala em literatura de humor, parece que se fala em ...Belzebu", Fiacha, O Corvo Negro :):)....

    ubik

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito, muito deste teu texto Marco. Confesso que ao lê-lo me senti incomodada - no sentido de que me senti culpada com algumas afirmações que fazes. Esses preconceitos e ignorância... eu tenho disso, e muito. Mas isso não me faz não querer ler FC. Provavelmente, só atrasa. Mas eu levo a opinião do Fiacha e a tua em conta, e é definitivamente um género (ou trans-género :) ) ao qual tenho de prestar mais atenção.

    Vou ficar à espera dessa lista :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia

      Obrigado pelo elogio, não só pelo óbvio, mas também pelo outro pois se te sentistes incomodada quer dizer que te fiz pensar e isso era precisamente o meu objectivo. Vamos ver se a minha lista te abre finalmente o apetite ;)

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ois,

      Não acho que o sentir-se incomadado seja o objetivo, mais abrir mentes e acredito que já tenhas lido alguma FC Nádia, muitas vezes nem sabemos que o estamos a fazer ;)

      mas é importante que pessoas como tu o façam e acima de tudo o divulguem :)

      Bjs e boas apostas em FC :D

      Eliminar
    3. Disse incomodado não no sentido negativo da palavras, mas no positivo ;)

      Eliminar
    4. Tu fazes-me pensar e repensar nas coisas, e isso é sempre bom! Já com a publicação online foi a mesma coisa, e pensar na FC, mesma coisa. Ainda na semana passada usei o teu texto como exemplo numa discussão de livros, mas a outra pessoa não gosta de FC, então não adiantou de muito xD

      E sim, provavelmente já li disfarçado com outro rótulo, como pelos vistos o Frankenstein é considerado FC, e foi dos melhores livros este ano... A pouco e pouco vou desbravando caminho :)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Numa vaga aproximação, devo ter em minha casa cerca de 50.000 livros de FC pura e dura, alguns com capas de uma genial e insuperável beleza, capas desenhadas, sim, por artistas magníficos. Consultem no google as capas da revista Analog, Fantasy & Science Fiction, Astounding, Weirld Tales, Interzone, Galaxy e tantos, tantos desenhadores. Vi uma vez uma exposição de desenhos de capas dedicados às "cidades futuras" e...bom...fiquei minutos estasiado perante elas. Conheces, wavegirl, as capas desenhadas pelo pintor Lima de Freitas para a antiga colecção Argonauta? Pois...pequenas obras-primas de retro nostalgia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tio Barreiros a vangloria-se da sua colecção!!! Fazendo uso do humor (negro) a que o Ubik se refere já estou a imaginar quando o Tio morrer que vai ser uma fartote para muitos de nós, tal qual uma horda de zombies a devorar um inocente humano que teve o azar de ser apanhado também muito de nós iremos nos deleitar a dividir essa colecção e a ver quem consegue o maior bocado!!!

      Agora a serio é pena que essa "gana" toda pela FC não dê para dividir pois assim teríamos pelo menos 1000 vezes mais leitores de FC. Já estou a ver o Tio num derradeiro sacrifício deitado numa marquesa, ligado a uma maquina que ligaria a sua mente a todos nós influenciando-nos a ir comprar e ler com urgência as muitas pérolas de FC que por ai andam cobertas de pó.

      Eliminar
    2. .....bem, Marco, já seria uma aposta ganha se se limitassem a "snifar" o pó dessas tais pérolas... Cuidado com a queda no "vicio", pois por overdose poderiam quedar-se tão cépticos quanto o Barreiros ou eu mesmo relativamente ao seu "futuro" no presente....quanto a ligarem-se à tal máquina por sua vez ligada à mente do Barreiros, não sei se resistiriam ao primeiro impacto "cyberpunk", por choque tecnofóbico..ehehehe..

      para aqueles que nunca leram FC, experimentem "desflorar" um primeiro livro. Não fiquem nervosos/as, o livro é igualmente virgem.
      Pode correr mal da primeira vez, mas não desistam, à décima vez irão certamente exigir mais, e melhor...ehehe..

      ubik

      Eliminar
    3. Hihi...quando morrer infecto a Inforrede como "memes" de leitura de FC. Estou mesmo a ver as chocas e os patinhas ligarem-se, para lerem (ou ouvirem através do último update dos google glasses) mais um louvor ao Feist ou ao Brooks, quando de repente...aaaagh...eis que escutam um zunido, e de um momento para o outro, passam a ser leitores de FC pura e dura. Chegados a casa, reformatados, oferecem a um pobre as obras completas da Marillier e da Bishop e trémulos, põem-se a comprar, como se não houvesse amanhã, todas as obras de autores de FC que até então descuraram...Porque o Avatar do defunto Tio Barreiros nunca mais os largará.
      Em tempos que já lá vão, quando não havia net, inventei a "caneta com aparo de titânio". A caneta tinha, em vez da tinta, um poderoso hipnótico. Assim, este velho Tio, que em tempos já foi jovem, ficaria escondido num refego de uma livraria e, sempre que aparecesse um triste a querer comprar a última obra de Fantasia Infanto-pueril do Gironfonso Sepúveda, ou qualquer obra mais intimista, zás, espetava-lhe o aparo no pescocinho, e contaminava-lhe o sangue com um meme de sujeição às ordens de quem mais manda. Depois, era muito simples...dizia-lhe: "Olha lá puto, então vais comprar esse vomitado? Uhn ?" E o menino vomitava em cima do livro, claro está. Depois, puxava-o por um braço na direcção dos bons livros que nessa altura ainda existiam por cá. E dizia-lhe: "Compra antes estes, pequenote!". E o menino comprava tudo o que eu lhe mandasse comprar...
      Bons velhos tempos...

      Eliminar
    4. ...enquanto "obrigarem" os jovens na escola a ler "O velho e o mar" do Hemingway sem que lhes dêem, pelo menos, a oportunidade de escolher "Um americano na corte do rei Artur" do Twain, irás precisar de muito mais que a tal caneta de titânio e o seu poderoso hipnótico, caro Barreiros, e nem por contaminação viral da Rede o sucesso está garantido.

      Sugiro pois que, e na boa tradição portuguesa, recues até à Idade Dourada da FC, recolhas os 50.000 livros que tens na tua biblioteca, eu ofereço todos os que tenho, juntes exemplares de leitores de FC das várias correntes, femininos e masculinos, de todas as raças e credos ou nem tanto, e logo que esteja construída a Arca Foguetão com dinheiros desviados dos dinheiros desviados de ex-ministros impulsionadores de negócios com o Brasil, partas para o planeta BOA FICÇÃO, que fica algures próximo da galáxia straubwatsonbanks, e através de um programa meticuloso de cruzamentos dos leitores/as de vários estilos literários, juntamente com a amostragem da LUZ (para efeitos de procriação até pode ser desligada), possa surgir uma numerosa população de novos leitores e apreciadores do género.

      Estes, logo que maduros(não Poiares,claro) , partirão para levar a PALAVRA ( a Tua, que obrigas ao livre arbítrio), a outras galáxias.

      E tu, Ancião, poderás finalmente descansar em paz.

      ( Mas cuidado, que a genética é traiçoeira, por vezes regressiva, e filha da mãe, quando não do pai.
      E não será a primeira vez que um filho...sai aos avós!....)

      ubik, perdão, velho do Restelo

      Eliminar
    5. Caro UBIK, quando ganhar o euro-milhões, vou criar a Fundação João Barreiros. Com o prémio João Barreiros para o melhor romance de FC bianual publicado em terras lusas. E uma estátua minha, à entrada da Fundação, vestido com escafandro e a apontar para as estrelas. Sem esquecer um Congresso Anual no Pavilhão Atlântico. Sem esquecer a colecção João Barreiros, a revista Barreiros's SF magazine, a biblioteca João Barreiros, a livraria João Barreiros onde serão vendidas obras exclusivas ao género, e onde não serão vendidas obras de fantasia romântica infando-pueril.

      Eliminar
  12. Parabéns pelo texto Marco, esta magnífico.

    Vou ser sincero, eu antes não ligava nenhuma a FC, muito por causa de Hollywood, mas a uns anos li uns contos e surpresa das surpresas, adorei o género.

    O Fiacha recomendou-me uma data de vezes o Duna (quando tiver oportunidade pego nele) a vontade para o ler é grande.

    Em Portugal é pena, não promoverem mais a FC, eu antes na wook só via as novidades da "Literatura Fantástica" hoje em dia também vejo as novidades da Ficção Científica, mas infelizmente nessa categoria é raro haver novidades.

    Mais uma vez parabéns pelo magnifico texto.

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra,

      Experimenta ler o Duna e veras que a FC tem muita qualidade, tal como A Oeste do Eden do Harris Harrisson que custa 5€, vai por mim e depois teremos muitas mais recomendações por te dar, mas dá o primeiro passo e verás que valeu a pena ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Finisterra

      Infelizmente Hollywood tem feito mais mal que bem com as suas mega produções muito bonitas, mas vazias de conteúdos.

      Os contos são belas portas de entradas seja em que géneor for, mas a FC viveu durante muito tempo do conto e ainda hoje são eles que contém muitas das pérolas da FC que merecem ser lidas. Fico contente que tenha sido com eles que tenhas entrado na FC.

      O Duna é um grande livro que no seu tamanho, que na sua história, mas vais ver que se gostares ele até vai acabar cedo demais ;)

      Infelizmente novidades de FC é algo que rareia nos lançamentos que por cá se fazem, mesmo os encapotados, o que vai constituir mais um problema para fazer a minha lista, mas espero que trazendo estas questões mais vezes à praça publica e esclarecendo os leitores mais comecem a ler e quem sabe se no medio e longo prazo as editores não comecem a apostar mais em FC?

      Um abraço

      Eliminar
  13. Olá Marco,

    já tinha lido a tua mensagem no facebook e agora li de novo. Está excelente e muito pertinente.
    É, de facto, um tema muito interessante e que deve ser debatido, para assim dar mais espaço à FC para aparecer e assim desmistificar-se as ideias sobre este género.

    Ainda não li muitos livros de FC e estou muito curiosa com a tua lista para ver se há lá algum que já li e para ficar a conhecer mais.

    Gosto bastante dos livros que tenho lido como FC, sou uma pessoa que gosta de ler livros com fantasia, aventuras e tudo isso e não podia deixar de gostar de ficção científica. As minhas referências vão sempre para as naves e assim, em parte por causa dos filmes da Guerra das Estrelas, no entanto sei que há muito mais para além disso.

    Já li o Duna e gostei, apesar de não ter gostado muito. Não gostei muito, não pelo facto de ser FC, mas pela história em si, algo que acontece várias vezes, com vários géneros.

    Não sei se Wells é FC, penso que sim, e gosto muito. Alguns dos livros de Júlio Verne também são e gosto muito.

    Quero ver a tua lista para ter uma melhor noção de quais são livros de FC que recomendas, para fazer uma ideia mais acertada.

    Vou ler o A Oeste do Éden por causa de vocês =D já há bastante tempo que queria ler e agora ainda fiquei mais curiosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Maria,

      E pelo que sei estás a gostar do Oeste do Eden que até já o sugeriste e muito bem à SDE e tenho mesmo que ler Julio Verne tenho vários dele por ler :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Queen

      É importante desmistificar tudo o que como a FC esteja a ser injustamente alvo de preconceito. E claro que quanto mais se falar sobre o assunto mais pessoas saberão a verdade e mais conscientes estarão sobre as mentiras e meias-verdades que circulam por ai e assim poderão fazer uma escolha mais informada. Observo com muito prazer que algumas das pessoas que aqui comentam e que se eram vitimas do preconceito para com a FC já começaram a mudar de opinião, talvez não irão a correr comprar um livro de FC, mas da próxima vez que se cruzarem com um já não o irão largar como se ele tivesse uma doença contagiosa, mas ao invés irão ler com calma e dar-lhe uma oportunidade, e eu já nem peço mais (para já ;) )

      Quanto a ti já estas no bom caminho com esse magnifico livro do Harry Harrison.

      Um abraço

      Eliminar
  14. O Wells escreveu muitos livros de FC, ao ponto de ser considerado o pai da FC moderna. Que eu saiba, o Verne pouco ou nada escreveu no ramo da FC, a não ser o PARIS NO SÉC XX. Aqui vão alguns livros do Wells, de FC genuína: THE SLEEPER AWAKES, THE WAR IN THE AIR, A GUERRA DOS MUNDOS, A ILHA DO DR. MOREAU, O HOMEM INVISIVEL, OS PRIMEIROS HOMENS NA LUA, O ANO DO COMETA, O ALIMENTO DOS DEUSES, A MÁQUINA DO TEMPO, THE WORLD SET FREE, MEN LIKE GODS, THE SHPE OF THINGS TO COME, THE HOLY TERROR, além de dezenas e dezenas de contos do género. Leste apenas 1/6 da série da Duna, Queenfire. E apenas o primeiro volume da primeira trilogia, portanto algo de absolutamente incompleto. Alguma vez sairá por cá o CHILDREN OF DUNE? Pelo caminho em que as coisas estão, duvido muito...
    O STAR WARS é a bosta total, feito exclusivamente para atrasados mentais completamente destituídos de sentido crítico. É para esquecer, assim como são para esquecer as múltiplas bostas secundárias que fizeram com os tie-ins. Esquece isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai tenho o Wells tambem para ler e tenho esperança que o Filho de Duna seja por cá publicado, já chamei a atenção da Editora que já é tempo de ser publicado, mas não tarda lá terei que voltar à carga, não se faz :(

      Eliminar
    2. Talvez o Wells não tenha sido o pai, mas foi com certeza um dos escritores que mais contribuiu para o género no seu inicio, e ainda hoje é um dos mais falados.

      Eliminar
  15. Aah, e o ALIMENTO DOS DEUSES, tb do Wells...

    ResponderEliminar
  16. Olá Fiacha e Marco Lopes,

    Antes de mais peço desculpa pela demora em fazer o comentário, mas o Fiacha sabe o motivo.
    Agora vamos lá então ao tópico em si.
    Confesso que de início também eu pensava assim, que os livros de Ficção Científica eram todos com naves e armas de laser e ets, mas a verdade é uma vez fui à biblioteca e sem saber o que devia trazer andei a passear pelas estantes e chamou-me a atenção uns livros de bolso da Europa-América com umas capas bastante sugestivas de momento não sei precisar o nome dos livros , mas acho que já os mencionei aqui num anterior comentário, e não é que adorei dei por mim agarrada à leitura como já não me acontecia há uns tempos, e diverti-me imenso na sala de espera do médico, depois da saída da biblioteca e o livro foi metade só de uma assentada.
    Por isso acho que se adequa bem o ditado que diz "Nunca digas desta água não beberei", pois o mais certo é dar o dito por não dito.
    Agora já não fujo desses livros, pelo contrário fujo dos de auto-ajuda e coisas do género.
    Ainda à relativamente pouco tempo li um livro de Ficção Científica, "A Borboleta das Estrelas" de Bernard Werber e adorei.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Nada de desculpas hora essa comentas quando queres e se poderes :D

      Ora vez como valeu a pena a tua experiência na leitura de FC, continua que não te vais arrepender :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Angelina

      Quando se participa não existe isso de chegar tarde ;)

      Também foste contaminada pelo preconceito, mas graças a um engano descobris-te que afinal estavas errada e aposto que apenas ainda só tocaste na ponta do Icebergue, pois a FC tem muito para oferecer.

      Um abraço

      Eliminar
  17. Não sei se estou bem certa mas acho que um dos últimos livros que li e gostei muito, Sob Um Céu que Não Existe de Veronica Roth é ficção científica disfarçada com outro rótulo como diz o Marco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive à procura desse livro, mas só encontrei referencias a agora adaptada saga da Veronica Roth "Divergente" que ainda não (e também não sei se irei ler, o tempo não dá para tudo), mas pelo que vejo se não FC raios me partam se não parece :D

      Eliminar
    2. O DIVERGENTE é mais outro juvenile onde adolescentes combatem distopias. NÂO É UMA SÉRIE PARA ADULTOS. Pela minha parte, desculpem-me, mas já não tenho pachorra para ler este tipo de livros.

      Eliminar
  18. Agora é que me lembrei que o livro que li há pouco tempo também é de ficção científica, Sob o Céu que Não Existe, pois fala de uma pessoas que vivem numa espécie de casulo, e os que vivem fora dos casulos eles apelidam de selvagens, e quem que o ar de fora é irrespirável, não vou contar mais.
    Mas está rotulado como outro género como diz o Marco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a malta das editoras e mesmo alguns autores fogem do rotulo de FC como diabo da cruz...

      Eliminar
  19. Adoro FC no cinema! Ler, nem por isso. :/
    É realmente uma pena! Prometo que um dia tento de novo.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Clarinda

      Como disse no texto o cinema é em parte o responsável por muitas pessoas não lerem FC pois estão mais interessadas em "encher os olhos". Veja-se o caso do filme Avatar, efeitos especiais do melhor que há, mas o argumento... que coisinha mais chocha (lembro-me de ver uma piado sobre isso que consistia num gráfico em forma de circulo que mostrava que 99,9% do dinheiro investido no filme era para os ditos efeitos especiais e apenas 0,1 era para o argumento). Claro que existem bons filmes de FC, mas raramente os vês nos topos ou mesmo ouves falar deles.

      Espero que voltes a tentar e que descubras bons livros de FC, e quem sabe a minha lista não te ajuda ;)

      Um abraço

      Eliminar
  20. A FC no cinema teve sempre tão maus resultados. Todo aquele disparate das naves roncarem pelo espaço (vácuo) é um dos mais elementares disparates científicos. Contudo há bons filmes de FC. Vejam os "clássicos" os PRIMEIROS HOMENS NA LUA, SECONDS, DR. STRANGELOVE, o 13ª ANDAR, DARK CITY, THE BODY SNATCHERS, e, já agora, o recente, extraordinário GRAVIDADE, sem esquecer o CONGRESSO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o Cinema e a FC nem sempre se deram bem, mas existem bons filmes. Alguns são esses que menciona como o Dark City é muito bom e tenho na "pilha" para ver o Dr. Strangelove mais alguns clássicos como o The Forbidden Planet. Um que passou muito ao lado e que gostei bastante foi o Dredd (embora mais virado para a acção).
      Sinceramente não que tenha desgostado do Gravidade, mas ainda não percebi qual é o alarido todo. Sim visualmente é muito bom, mas a historia?!

      Eliminar
  21. ...o que não significa que, lá por entrarem putos num livro, este seja um "juvenil". Considere-se o caso de um dos mais irónicos livros de FC de sempre, por um senhor que ganhou o prémio Nóbel da literatura. Estou a falar do William Golding e o livro é, claro, O DEUS DAS MOSCAS. Já leste este, Fiacha? Se não leste, shame, shame, shame, shame...
    E agora um outro, que o UBIK deve conhecer, e que ultrapassa em muito os JOGOS DA FOME e outras tretas pró consumistas: RITE OF PASSAGE do Alexei Panshin. Numa nave geração, o que fazer com o excedente de putos ranhosos que entretanto foram nascendo? Ou o MIDWITCH CUCKOOS do John Wyndham sobre uma ninhada de putos...bom...(este saiu na velhinha Argonauta).
    O problema central, pequenotes, situa-se na seguinte questão: as editoras partiram do principio que um jovem adolescente só consegue ler livros onde aparecem jovens adolescentes. E que não consegue ler um livro onde as personagens principais são adultos. Ponto final. Agora toca de obrigar todos os futuros escritores a fazerem precisamente isto. Ad náusea.

    ResponderEliminar
  22. Adolescentes a combater alienígenas
    Adolescentes a combater regimes tirânicos,
    Adolescentes a combater zombis.
    Adolescentes a arfar perante vampiros
    Adolescentes contra os perigos da natureza.
    Adolescentes contra senhores malvados...

    Pera aí. Um dos grandes, grandes clássicos de horror psicológico, relata a história de dois irmãos, menino e menina) nos anos trinta, a fugir de um padre psicopata. Os putos são os personagens principais, mas o livro não é para putos. Estou a falar do THE NIGHT OF THE HUNTER do Davis Grubb. Do qual foi feito um dos filmes mais extraordinários de todos os tempos: A SOMBRA DO CAÇADOR. Este filme está nas FNACs, em DVD, ao preço da chuva.

    ResponderEliminar
  23. ....e se quisermos ser "mauzinhos", teríamos os "clássicos" do Heinlein, em que não faltam as novelas com adolescentes, para adolescentes e adultos "menos" crescidos.... "Have Space Suit, Will Travel", por exemplo....

    E não se pode esquecer Michael Swanwick e o " The Iron Dragon Daughter", uma fantasia steampunk dickensiana com adolescentes (e dragões mecânicos! ), que atira para um buraco bem negro todos estes livros "juvenis" que teimam em querer fazer-nos crer ser interessantes.
    Na melhor das hipóteses, é por serem quase todos iguais entre si....

    E já agora, também de John Wyndam "As Crisálidas" e o "Chocky".

    Ubik

    ResponderEliminar
  24. Ou as Dreaming Jewels do theodore Sturgeon.

    ResponderEliminar