terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia Mundial da Terra

Hoje é o Dia Mundial da Terra

Como tal, o amigo Corvo pediu-me para escrever um texto alusivo ao dia :) E como não custa nada relembrar as pessoas de pequenas práticas que podem ajudar a salvar o planeta, um dia de cada vez... aqui vai!

Já ouviram falar de pegada ecológica? Para quem não sabe, pegada ecológica é uma maneira de medir a quantidade de recursos necessários para sustentar as gerações actuais, ou seja, serve como um indicador de sustentabilidade ambiental.

Existem várias maneiras de reduzir a nossa pegada ambiental (umas mais viáveis do que outras dependendo do quão longe moramos do trabalho ou do quão necessitamos de determinado recurso, por exemplo)... vou aproveitar para indicar algumas:

- Se morarem perto do trabalho porque não irem de bicicleta ou a pé sempre que estiver aquele dia radioso? :) Aproveitam para fazer um exercício extra e a natureza agradece!

- Se morarem perto de colegas, porque não dar uma boleia de vez em quando para o trabalho? Assim o gasto do automóvel é menor, o consumo de combustível é menor e pelo menos sempre vamos com companhia… mesmo que seja a falar de trabalho logo de manhã :)


Em casa também podemos fazer muitas coisas que ajudam a reduzir a nossa pegada ecológica... por exemplo:

- Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que, além de serem mais amigas do ambiente, são mais económicas e dão a mesma quantidade de luz!

- Colocar as máquinas de lavar louça e roupa a trabalhar apenas quando estão cheias... por vezes pode ser mais difícil mas o importante é fazer dos dias difíceis apenas uma excepção e não a regra!

- Sempre que lavarmos os dentes, não deixar a água a correr enquanto os escovamos... enquanto estamos entretidos a deixar os nossos dentes mais brancos, a água que escorre na pia está a ser desperdiçada... reflecte-se numa conta de água mais elevada e que equivale apenas a desperdício... é só fechar a torneira e voltar a abrir quando precisarmos de enxaguar a boca! Esta, para mim, é uma das medidas mais fáceis... mas que vejo ser tantas vezes ignorada…


- A mais importante de todas (na minha opinião) e que, felizmente, está a entrar em casa de cada vez mais pessoas... a reciclagem! 

É muito importante proceder à reciclagem do nosso lixo…

Por exemplo...

Sabiam que um saco de plástico demora entre 30 a 40 anos até ser degradado no oceano? E que durante esse tempo pode, ou será mesmo, ingerido por uma tartaruga que acabará por morrer pela ingestão deste resíduo? 



E a borracha? Ninguém sabe exactamente quanto tempo demora a ser degradada no ambiente… por isso o seu tempo é considerado indeterminado… e é tão prejudicial quando deixada em qualquer local… é que invariavelmente tudo vai parar aos oceanos… de uma maneira ou de outra…



Porque não tentar mudar alguns hábitos... sei que é impossível mudar tudo... mas o que se pede é apenas para mudar o que é possível... um dia de cada vez... no fim do dia não custa nada e acabamos por salvar um pouco a Natureza… :)


E no que toca à reciclagem... qualquer dúvida, não há mal nenhum em dar uma "espreitadela" à cábula ;)

wavegirl

48 comentários:

  1. Olá amiga Golfinho,

    Em boa hora te convidei para fazeres esta mensagem, pois está excelente e de forma simples fazes-nos lembrar que com gestos tão simples podemos melhorar para melhor o nosso planeta que já anda a ser tão mal tratado quer pelos governantes quer pelas pessoas, algo tem que ser feito para a sustentabilidade do nosso planeta sem duvida.

    Há imagens de uma violência enorme como é o caso do mal dos sacos de plástico e da borracha provoca nos mares, sinceramente há coisas que não entendo pura e simplesmente, apenas que seja um negócio. Sabe-se que as latas de spray são altamente prejudiciais para o ambiente e permite-se que ainda existam ?

    Porque não arranjar-se sacos que sejam mais ecológicos, tipo de pano ou algo que fizesse que não se utiliza-se os normais ?

    Sei que é uma gota de água num vasto oceano de problemas que temos no planeta, mas também os governos e as grandes empresas deviam refletir nisso.

    Da minha parte tenho por habito reciclar tampinhas plásticas, quer no emprego quer em casa, tal como cápsulas de café e rolhas de cortiça.

    Infelizmente não tenho perto os locais para poder reciclar vidro e as coisas normais, sei que podia colocar tudo no carro e ir lá, mas não o faço confesso, a ver se mudo isso :)

    Penso que se o fizermos até nós próprios nos sentiremos melhor :)

    Bjs e gostei muito, salvem os golfinhos e todos os animais selvagens do planeta :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Corvo :)

      Obrigada pelo convite! É sempre óptimo escrever sobre estas pequenas coisas porque às vezes as pessoas não têm noção que o que conta são as pequenas acções… não se pede para viverem sem electricidade ou algo do género (quem pede isso acaba por não estar a ser muito racional) mas há tantas pequenas coisas que podemos fazer e que fazem a diferença :)

      Eu sei que estas imagens que coloquei são difíceis para os mais sensíveis… eu tive algum cuidado a escolher para não serem muito impressionantes… amigo Fiacha… em conferências da área vemos coisas inimagináveis… horríveis mesmo… que não são divulgadas na Internet pela brutalidade que exibem… por isso se achas que as imagens que andam pela rede são más, tenta lembrar-te que a maioria da realidade é muito pior… infelizmente… eu saí de uma conferência doente e bem próxima de ter que vomitar pelas imagens que vi...

      Quanto aos sacos mais ecológicos… já começas a ver em alguns supermercados e algumas pessoas a usarem alternativas… o problema dos sacos, a meu ver, não é por nós os usarmos… é a facilidade que podemos deitar fora e usar outros… o que faz com que as pessoas os deixem espalhados no chão… na praia… em todo o lado...

      Como te disse numa outra conversa que tivemos… uma gota de água não faz diferença… mas o oceano é composto por muitas gotas de água… por isso se todos nós fizermos um bocadinho, todos nós somos gotas de água… e já fazemos diferença… é uma luta constante mas por um bem maior :)

      Amigo Fiacha, fico contente por fazeres a tua reciclagem… :) Quanto a não conseguires reciclar mais… bem, eu compreendo… não vais andar com o caro cheio de lixo o tempo todo… eu compreendo porque não o fazes… se queres mudar porque não começar por andares só com o papelão? Enches um saco com papeis, jornais, etc, colocas no carro e quando passares por um ecoponto deixas… :) Não cheira mal e não suja o carro :) vais sentir-te melhor por esta tua mudança e será mais uma gota de água :)

      Ainda bem que gostaste :) Vamos todos salvar o Mundo um bocadinho de cada vez :) Há coisas que estão mesmo nas nossas mãos! :)

      Eliminar
    2. Ora essa já fazes parte do universo Fiacha lol, é sempre um prazer ver as tuas mensagens e aqui está mais uma prova disso e sem duvida que as pequenas coisas muitas vezes são as mais importantes, sem duvida :)

      Sim tenho noção que estas imagens até são "simpáticas" para as atrocidades que por ai se praticam, penso que de modo geral todos temos noção disso e bolas faço ideia, deve ser mesmo cruel esse tipo de conferências, que no fundo mostra a verdade tal como ela é :(

      Sim a ver se tambem reciclo o vidro, embora atualmente até está mais ecologico compro logo 10 litros nos potes de papelão :D, mas cartão é bem visto por exemplo dos pacotes de leite :)

      Isso mesmo :D

      Eliminar
    3. Obrigada pelas tuas palavras amigo Corvo :) é sempre bom sentirmos que somos bem vindas :)

      Não há conferências em que se fale apenas disto (isso seria cruel mesmo como dizes)… mas é inevitável que hajam imagens destas em todas as conferências de mamíferos marinhos… é inevitável abordar o que está errado… e é nestas alturas que só me apetece chorar… há imagens tão fortes na maioria das vezes que é, simplesmente, difícil de ver…

      Fiachazinho… se estás a falar de pacotes de leite tipo tetra pak então é para o ecoponto amarelo (embalagens e plásticos) ;) para o papelão vai apenas papel mesmo… revistas, jornais, papel… ;) Tudo o que é papel processado, como é o caso dos pacotes de leite, sumo, natas, etc é para as embalagens! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    4. lol

      bem vindas e bem vindos :D

      Acredito, alias muitos documentários passam por vezes no Odisseia que mostra muita crueldade e maus tratos a animais :(

      lol ora já abri mais qualquer coisa, eu sabia que dava para reciclar mas estava a direccionar para o local errado :D

      Manda sempre já sabes ;)

      Eliminar
  2. Post interessante! Eu tenho algum cuidado com a minha pegada ecológica, confesso que não a 100%, mas quando estou mais atenta tento seguir tudo direitinho. Tendo uma irmã na área do ambiente, já há muitos, muitos anos aprendi a fazer reciclagem :) E também não consigo perceber porque é que as pessoas não fecham as torneiras! ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia a herdeira da mão que escreve :D

      Interessante e sempre importante lembrar a todos o que com pequenos gestos podemos fazer pelo bem do nosso planeta :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Nádia,

      Obrigada :)

      Ter noção de como ter cuidado com a pegada ecológica já é meio caminho andado para mudarmos o mundo :) Quanto à história dos 100%… bem… nem sempre dá para ter atenção a tudo… Eu tentei colocar no texto coisas que fossem relativamente fáceis de fazer… ou pelo menos que eu faria ou faço… porque há outras coisas tipo diminuir o tempo dos banhos… não coloquei essa porque não quis ser hipócrita… eu tenho cabelo comprido (até à cintura quase) e por isso nunca consigo reduzir o tempo dos banhos para os minutos que a ecologia pretende ou sugere… e além do mais sou friorenta por isso de Inverno não consigo mesmo desligar a água entre "sabões" tantas vezes quanto gostaria… o segredo eu acho, é termos consciência das pequenas coisas que conseguimos fazer e faze-las! Não consigo diminuir o tempo do banho, então desligo sempre a água em outras ocasiões quando não é tão necessária… se tiver acesso ao autocolismo, colocar uma garrafa pequena de água dentro do autocolismo para que este necessite de menos água sempre que vai a encher… pequenas coisas… que no fim fazem muita diferença :)

      Somos duas que não percebe a história de não fechar as torneiras!!

      Obrigada pelo teu comentário!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Excelente texto e sem dúvida que estas medidas simples podem fazer a grande diferença. É uma questão de hábito que temos de ter em conta todos os dias e depois já não sabemos passar sem elas.
    O Planeta agradece e todos nós num futuro agradeceremos. (todos nós seres humanos)
    Alguém conhece o filme / documentário "Home" vejam que vale muito a pena, é muito bom.
    Parabéns Wavegirl pela lembrança e pelo texto :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percam um pouco de tempo, mas vejam

      https://www.youtube.com/watch?v=00xcQDTr1RM

      Eliminar
    2. Viva,

      Sem duvida vale a pena ver :D

      Bjs portadora de boas novas :)

      Eliminar
    3. Olá caminhante :)

      Obrigada pelo teu comentário :)

      As grandes diferenças estão sempre nos grãos de areia… não nas pedras… porque existe um maior número de grãos de areia no planeta! ;) É sempre os pequenos gestos que fazem sempre a maior diferença!

      Tens toda a razão quando dizes que é uma questão de hábito :) Confesso que nem sempre fui de reciclagem… mas fui eu que levei a separação do lixo para casa dos meus pais… hoje em dia não consigo não separar o lixo… está certo que a minha formação me obriga a ser mais consciente nesta área… mas mesmo assim já é algo interiorizado… automático… há muita coisa que se torna parte da nossa vida! :)

      Todos nós agradecemos pois um dia teremos (se não tivermos já) descendência… e eles terão que ter um Planeta para viver ;)

      Conheço o documentário sim, só não o vi ainda… está na longa lista junto com outros… mas irei ver!

      Obrigada pela tua partilha e pelas tuas palavras! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelente texto. Fica difícil não dizer algo que soe repetitivo. O jeito é mesmo cuidar do planeta antes que seja tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      É isso mesmo e nossa que a Amazónia seja estimada por muitos e bons anos :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Cassiana :)

      Obrigada pelo comentário!

      Sim… a ideia é ficarmos um pouco a pensar no que podemos fazer para melhorar :) estamos sempre a aprender… e há sempre novas coisas que podemos tentar :)

      E temos mesmo que cuidar do nosso Planeta!

      Fiacha, que a Amazónia seja mesmo estimada por muitos e muitos anos! Visitei há uns anos atrás e quero um dia poder levar os meus filhos e mostrar um dos locais mais lindos que estive na minha vida! É mesmo para proteger e estimar!

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Sem duvida a Amazónia é património mundial espero que se conserve para sempre, embora sofra uma pressão enorme do homem, espero que mude :(

      Eliminar
  5. Olá Wavegirl excelente texto. É urgente e cada vez mais importante preocuparmo-nos com o nosso planeta. É igualmente importante tentarmos seguir alguns dos conselhos que nos sugeres. Há imenso tempo que pratico parte dos mesmos. E tento encaminhar o meu filho nesse sentido. Explicando-lhe inclusivamente as consequências de deitar lixo no chão, querer a banheira cheia de água, deixar a água a correr enquanto lava os dentes. Já lhe fiz entender que existem pessoas que andam diariamente quilómetros para buscar água e que a água é suja. E ele compreende.
    Quanto a poluição. .. santo deus vim para uma cidade onde o inverno é longo e em muitos meses não há limpeza de ruas, estradas etc. Quando a neve derrete é uma paisagem do mais pobre que se vê. Tudo cheio de lixo. Mas se o lixo lá está é porque as pessoas não são cuidadosas e deitam para o chão. Felizmente existem voluntários que fazem recolha de lixo. E existem os outros que o continuam a largar no chão. Bem do que já me apercebi acho que algum lixo que é deixado no chão é por malta nova. Infelizmente estamos a criar uma geração rasca sem grandes princípios e que pensam que são eternos e que tudo é eterno. Um dia vão dar uma grande cabeçada.
    A outra parte de lixo que é deixada no chão se deve a diversidade cultural. E digo isto porque há pessoas de certos países que não sabem o que é asseio. São do mais porquinho que se pode ver. Não me chamem racista porque é aquilo que os meus olhos vêm. Até dói ver esta falta de brio e asseio. Adiante
    No verão anterior antes de emigrar fui de férias para Peniche. A segunda feira fui para a praia bem cedo com o meu filho entrei em choque com o que vi. A praia esrava repleta de lixo. Eu não estou habituada a viver a beira mar aquilo chocou-me. Já nessa altura expliquei ao meu filho que aquele lixo iria matar muitos peixes. Porque iria parar ao fundo do mar e eles o iriam ingerir.
    Acho que a poluição vai ser mais difícil de combater mais do que os hábitos em casa. Até porque as pessoas já perceberam que poupam muito se criarem bons hábitos em casa.
    Sonho com um planeta melhor onde homem e natureza possam viver em harmonia. Em que o homem não destrua o que de melhor temos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa :)

      Obrigada pelo teu comentário! :)

      Tens toda a razão… é mesmo urgente começarmos (o Homem em geral) a ter consciência das consequências das nossas acções… que por cada beata de cigarro que deitamos para o chão, cada garrafa de plástico, cada pastilha elástica terá um efeito negativo no ambiente… uma simples pastilha elástica demora 5 anos até ser completamente degradada pelo ambiente… os tempos de degradação do que deixamos largado em todo o lado são assustadores… há materiais que demoram mais de 1000 anos… outros é tanto tempo que nem é possível determinar… temos mesmo que começar… e temos que começar pelos mais pequenos! Acho que fizeste um excelente trabalho a tentar explicar ao teu filho como é que tudo funciona… eu faço educação ambiental com crianças e por vezes falo com pais que dizem que não querem assustar os filhos ao dizer que os animais morrem ou assim… também não estou a dizer que devemos mostrar imagens atrozes mas devemos explicar as consequências… e se os peixinhos morrem é isso mesmo que temos que dizer…

      Sei que é difícil… eu também tinha banheiras cheias de água quando era mais nova e adorava! Era a minha parte favorita do dia… mas se formos conscientes e fizermos muitas acções amigas do ambiente… às vezes até podemos ter estes pequenos "deslizes" pelos mais novos… é como eu disse no texto… o importante é fazermos destes dias a excepção e não a regra :)

      O facto do teu filho compreender o esforço que muita gente faz para ter acesso a água precária só mostra, mais uma vez, que estás a fazer um óptimo trabalho com ele :) nem sempre é fácil fazer os mais novos perceberem isso… é uma realidade que eles não conhecem e que é difícil para eles imaginarem...

      Quanto à poluição na tua cidade… bem… não tinha ideia… tenho ideia que o país onde estás não toleraria esse tipo de coisas (talvez daí os voluntários…)… mas sempre imaginei que por esses lados houvesse mais cuidado… mas também é como dizes… é uma questão da diversidade cultura… quando começa a haver várias culturas acabe por acontecer essas coisas, infelizmente!

      Quanto à nova geração… acho que temos muita gente consciente… mas que contrasta com aqueles que, como bem dizes, acham-se eternos… e não querem saber se amanhã precisam deste planeta ou não… o que querem é viver o hoje… o amanhã logo se vê… mas felizmente temos ainda o contraste de quem quer fazer algo pelo ambiente! Pelo menos é o que eu vejo por cá por terras lusas… acho que somos cada vez mais :)

      Pois… isso das praias também depende muito da praia… e por vezes o lixo que está na areia é trazido pelo próprio mar… é o excesso que acaba por dar à costa… claro está que pode não ter sido o caso da praia que foste…

      Tens razão… a poluição é um problema sério… os hábitos em casa é mais pela questão de recursos naturais… são duas vertentes ambientais diferentes… as pessoas acham que a água estará por cá durante aos e anos… temos uns oceanos tão grandes! Mas a quantidade de água potável no planeta é baixa… só 3% da água na Terra é potável… e apenas um terço está acessível para consumo… não é assim tanta água… e vai acabar… o mesmo para o gás, petróleo, e tudo o que usamos para consumo próprio em casa… São duas batalhas diferentes… ambas importantes… mas tens razão quando dizes que os hábitos em casa são mais fáceis de mudar… afectam directamente a carteira!

      Não sei se um dia teremos essa harmonia que sonhas… mas espero que pelo menos a maioria de nós tentemos lá chegar :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. "Sonho com um planeta melhor onde homem e natureza possam viver em harmonia. Em que o homem não destrua o que de melhor temos."

      Amiga lince, disses tudo ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Não tive oportunidade de passar antes e ver a tua resposta wavegirl. Respondeste tudo e bem.
      Nao Tenho mesmo problemas em explicar as consequências da poluição ao meu filho. Se os peixes morrem porque hei de eu mentir?
      Eu também nunca pensei que a cidade ficasse tão poluída. E acredito que nem todas as cidades será assim.

      Eliminar
  6. Olá Wavegirl e Fiacha,

    Realmente se não fosse o google eu não sabia que hoje era o dia da Terra.
    E ainda bem que pelo menos faço uma coisa bem a torneira sempre fechada quando lavo os dentes só fim a abro. Era bom era que na pré-primária ensinassem já as crianças a separar o lixo, coisa que até agora pelo que me é dado ver não falaram de nada.
    O planeta é a nossa casa e como tal temos de ter cuidado pois não temos mais para onde ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina :)

      Obrigada pelo teu comentário!

      Estes dias têm sempre pouca propaganda… daí caber a quem sabe deles divulgar :)

      :) Torneira sempre fechada! Se não queremos pensar no desperdício de água, em tempos de crise devíamos pensar nos euros que estão a escorrer pia abaixo para nada :) Mas já é óptimo fazermos essas pequenas coisas!

      Concordo 100% contigo! A separação do lixo e a consciencialização ambiental deveria começar cedo nas escolas… algumas escolas falam disso entre a primeira e a quarta classe… mas também sei de escolas que não o fazem… devia fazer parte do programa…

      Não temos para onde ir? Aí o pessoal de ficção científica entra em acção ;) Ouvi dizer que em Marte também é quentinho… não tem é tanta água ;) Mas brincadeiras à parte… disseste tudo! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ois Angelina

      "O planeta é a nossa casa e como tal temos de ter cuidado pois não temos mais para onde ir."

      ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá a todos ^_^
    Feliz dia da Terra, hoje e todos os dias é importante lembrar a importância que é preservar o nosso mundo e os seus limitados e imprescindíveis recursos. Parabéns desde já pelo comentário wavegirl ^_^ Começa assim mesmo :D e obrigado pelas dicas, são de facto coisas bastante fáceis de praticar, não custa corrigir estes pequenos actos que são grandes erros e que mudam completamente o rumo do nosso futuro... :)
    A sustentabilidade é um bem precioso para um presente alcançável e para um futuro que ainda é desejo, o esforço diário é a recompensa para um depois sorridente..:) Por isso, há que caminhar com passinho atento :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)

      Eu achei o mesmo… nunca é demais relembrar boas práticas… e estas até são fáceis de alterar… e claro… são sempre sugestões… ninguém diz para irmos de bicicleta para o trabalho com uma chuva igual à do dilúvio… não temos uma Arca de Noé :P Mas quando está assim sol e bom tempo porque não? :)

      Como tu bem dizes… são "pequenos actos que são grandes erros"… se conseguirmos começar pelos actos pequeninos começa a ser cada vez mais fácil corrigir os grandes :)

      E disseste tudo no teu último parágrafo! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Ois miga

    "A sustentabilidade é um bem precioso para um presente alcançável e para um futuro que ainda é desejo, o esforço diário é a recompensa para um depois sorridente..:) "

    Nem mais :)

    A nossa amiga wavegirl trás sempre boas mensagens pena não lhe poder dar um salário que merece ehehe

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL

      Obrigada amigo Fiacha :) Mas só pelos comentários que têm havido já recebi o meu "salário" :) aceitação dos teus seguidores e a consciência de que todos temos a noção certa de que o Planeta não é só nosso mas de todos :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Por isso gosto que os seguidores façam mensagens e este sem duvida foi uma boa escolha ;)

      Eliminar
  9. Olá Wavegirl e Fiacha,

    é com grande gosto que vejo este post. Li-o com muito interesse, pois nunca é demais ficar a saber mais sobre o Ambiente e sobre como ajudar a preservá-lo.
    Gostei muito da forma com escreveste sobre o tema, pois vê-se que é algo que te diz muito, que está no fundo do teu coração e sempre presente na tua mente. Muito bom =)

    Apesar das imagens da tarturuga e da foca serem bastante tristes, é bom que sejam divulgadas pois é uma forma de todos verem o que acontece, para assim haver uma maior consciencialização.

    Parabéns por mais uma excelente participação =D

    Beijinhos a ambos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria_queenfire :)

      Obrigada pelo teu comentário! Ainda bem que gostaste :)

      É de facto um tema que me vem directamente do coração… vício de formação :) acho que o importante na chamada Educação Ambiental é mostrar às pessoas que podem mudar um bocadinho por dia… não é ter aquela atitude extremista de que devemos voltar aos tempos pré-históricos… sem luz, gás ou água canalizada… a ideia é: temos os recursos ao nosso dispor, mas vamos tentar utiliza-los de forma consciente… acho que assim os ambientalistas serão muito mais compreendidos e ouvidos :) Normalmente é como tento ser :) tento pedir coisas que eu própria faço em casa… tudo o que eu não consigo fazer não vou pedir às pessoas para fazerem… :)

      Eu sei que as imagens são tristes… como disse num comentário de resposta ao Fiacha, acredita que tive muito cuidado com as imagens de modo a não chocar ninguém… porque são sempre cruéis… estas foram as mais "light" que encontrei… :( Há algumas mesmo terríveis… mas como tu, eu penso o mesmo… estas imagens têm que ser divulgadas para as pessoas verem as consequências… se as pessoas virem irão perceber melhor o porquê que não o podem fazer… o importância da separação do lixo… é como bem disseste… tudo por uma maior consciencialização :)

      Muito obrigada pelas tuas palavras! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Ois miga,

    *Apesar das imagens da tarturuga e da foca serem bastante tristes, é bom que sejam divulgadas pois é uma forma de todos verem o que acontece, para assim haver uma maior consciencialização.*

    Fossem só estes os problemas, quase arrisco a dizer que tinhamos quase o mundo salvo, mas sem duvida que há imagens bem mais crueis que estas, o que é pena :(

    Bem acho que vale sempre apena uma mensagem deste tipo e a wavegirl esteve muito bem :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem fala em plástico fala em outras coisas como fios de pesca abandonados… derramamento de petróleo… entre outras muitas ameaças…

      Obrigada mais uma vez Fiacha :) Tem sido muito divertido escrever no teu blog :) A aceitação dos teus seguidores tem aquecido o meu coração :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. lol somos todos uma familia e sem duvida que há muita coisa a matar por esses oceanos fora, é pena :(

      Eliminar
  11. Olá!

    Uma excelente maneira de assinalar este dia :) é muito importante proteger o planeta e ajudar a torná-lo num mundo melhor.
    As fotos da tartaruga e da foca são bastante tristes, mas é preciso este tipo de imagens para se conseguir sensibilizar as pessoas a causas como estas porque, por incrível que possa parecer, ainda há muita gente que não sabe o que é fazer reciclagem ou que deixa a água a correr ao lavar os dentes ou a loiça...

    Fiacha continua com esta iniciativa (mas não te reformes) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,

      Sem duvida temos que fazer todos um esforço para tornar o planeta melhor.

      Com mensagens desta qualidade é tentador :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Cristina :)

      Obrigada pelo teu comentário :)

      Sim… é importante relembrar as pessoas que há pequenas práticas que são mais fáceis de mudar.. e que fazem uma grande diferença ao ambiente… :)

      Eu sei que as fotos são tristes… mas como bem disseste, são necessárias para conseguir levar a mensagem às pessoas… há muita gente que simplesmente não tem noção dos perigos de um simples saco e plástico…

      Beijinhos! :)

      Fiacha… não te reformes!! ;)

      Eliminar
  12. Olá Wavegirl

    Cá por casa já se faz isso tudo à muito tempo.

    Quanto a isso do plástico nos oceanos é bem verdade e lembra-me que à uns anos uma malta foi lá abaixo e quando lá chegou qual foi a primeira coisa que viram? Peixe? Areia? Não, foi sacos plásticos, mesmo muitos sacos de plástico, sacos de plástico a perder de vista, muito triste.
    Felizmente existem pessoas como o cientista Clair Cameron Patterson que para além de ter determinado a idade do Planeta Terra também foi um activista contra o envenenamento por Chumbo. O mais recente episódio da serie Cosmos: A Spacetime Odyssey (o sétimo) é lhe praticamente dedicado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Ora aqui temos um dragão protetor do planeta terra à muito tempo, muito bem :D

      Muita gente luta por um planeta melhor, uns com mais ou menos visibilidade :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Marco :)

      Obrigada pelo teu comentário :)

      Fico mesmo contente de saber isso! :) E sim… como é triste chegar a uma praia e a ver nesse estado… só dá vontade de começar a dar pontapés ao ar…

      Sim! Felizmente já temos muita gente a mexer-se! São os grandes que podem começar a fazer coisas grandes! São eles que influenciam as pessoas… são eles que podem dar o exemplo! E ainda bem que há pessoas como o Patterson… e felizmente que existem documentários que mostram o quão importantes são essas pessoas!

      Portanto… acho que já há mais uma sugestão a juntar à d'A caminhante… temos todos que ver o Home e Cosmos: A Spacetime Odyssey ;)

      Obrigada e beijinhos!

      Fiacha… os dragões são de uma era antiga… daí ser protector da terra há muito tempo ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
    3. *Fiacha… os dragões são de uma era antiga… daí ser protector da terra há muito tempo ;) *

      não tenho a menor duvida :D

      Eliminar
  13. Olá!
    Que texto super do bem! Normalmente venho a blogs literários assim e vejo somente pessoas falando sobre a proposta dos livros, eu mesma sempre faço isso! Mas acho muito legal quando temas sociais são abortados. É uma bandeira branca a ser levantada e respeitada. Sem falar que são pequenas mudanças que fazem diferença para o planeta e a nossa saúde também!
    Adorei!
    Fiacha querido! Estava sem net! Agora que estou visitando os blogs, saudades de vc!

    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/04/resenha-divergente-divergente-o-filme.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Paula,

      Acho importante ir variando um pouco os temas do blog, acredito que acabam por se tornar uma mais valia :D

      Logo passo lá ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Paula :)

      Obrigada pelo comentário! E fico muito feliz por teres gostado! :)

      E tens toda a razão… são as pequenas mudanças que fazem diferença para o planeta, para a nossa saúde… e também para a nossa carteira :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Adorei o tema :) sei que andei ausente estes dias (e que o sr. fiacha nunca falha no meu blog), mas soube bem voltar e ler este texto. Sabe bem ler algo diferente e sobre algo que tb gosto e me deixa realmente preocupada... o ambiente. Acho que ainda não fazemos nem metade do que devíamos fazer... e isso deixa-me muito triste :( porque, Às vezes, não precisamos de grandes coisas.. bastam pequenos gestos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mary :)

      Obrigada pelo teu comentário :) E fico mesmo contente que gostaste :)

      O ambiente é mesmo uma preocupação de todos… ou deveria ser… ainda não fazemos mesmo tudo o que podíamos fazer, mas como tu bem disseste e com muita razão, é nos pequenos gestos que está a grande diferença :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ois mary,

      Ainda bem que gostaste é sempre importante termos presente estes pequenos gestos :)

      lol eu tento não falhar, volta e meia tambem fico uns tempinhos sem ir a todos os blogues que gostava :D

      bjs

      Eliminar
  15. Gostei muito do texto, e realmente se formos a ver mudar não custa assim tanto, é mais fácil do que parece e quando formos a ver já se tornou hábito.
    Todos os bloggers neste dia deviam de escrever textos assim para incentivar as pessoas! ;)
    Pois há sempre alguma coisa que alguém não sabe ou alguma frase que seja o impulso que alguém precisa para começar a mudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida um texto feito pela minha amiga golfinho ehehe

      bjs

      Eliminar