terça-feira, 1 de abril de 2014

Crónicas do Corvo Negro - Pergaminho da Biblioteca

Depois de uma longa ausência, chegou-me às mãos mais um pergaminho... aqui vos deixo este testemunho



Crónicas do Corvo Negro - Pergaminho da Biblioteca


Os sonhos são dádivas do destino insondável que escreve as nossas vidas. O acaso proporciona as armas necessárias para a sua concretização e através delas se escreve um futuro novo, ao sabor dos nossos desejos. O sonho mudado à nossa vontade é desejo, é gracejo do destino.


Estes pergaminhos que escrevo tencionam lembrar que cada habitante de Fiacha, tem sonhos que ajudam a concretizar os desejos de outrem, tencionam lembrar os seus próprios desejos esquecidos, tencionam estimular a vontade de os concretizar e tencionam alegrar o convívio pelos gostos e ideias vividas em comum onde a literatura é a ponte que nos une.

Haverá forma mais genuína e bela de se viajar por um vasto mundo da capacidade imaginativa e criativa para além da leitura? 


Eu acredito que todas as formas de arte contribuam para uma vida rica de conhecimento. Mas a literatura guardada em sentimento, marca de forma permanente cada proponente dessa vontade. Em Fiacha existe um lugar mágico onde a literatura é guardada com tamanho carinho por uma das suas leitoras. 

Uma leitora que é sobretudo uma viajante de palavras, que, descobriu na literatura novos lugares onde viver maravilhosas aventuras. Quando inicia uma leitura, salta alegremente para as palavras e viaja através delas, como se, de um tapete voador se tratasse, tal como aquele que conheceu nas saborosas histórias que ouviu crescer. 

Estas viagens saborosas fizeram-na desejar concretizar ansiosamente uma vontade onde cabe um grande sonho. 

No cerne do simbolismo da palavra somos transportados nas asas da imaginação ao encontro de fantásticos e exuberantes mundos onde a alma repousa e amadurece na experiência enriquecedora da viagem por tais lugares. Porque uma história nem sempre é apenas contada, ela é também vivida. Quantas vezes, em pequenos vislumbres a saudosa leitura assombra momentos da nossa vida real e nela transporta a sua magia. Que sensação fantástica é este regresso aos lugares onde ficou um pedaço de nós. 

Fica de lembrança a saudade para lá voltar e o abraço do prazer que deixou na memória apenas porque viajámos nas palavras de alguém. Uma sensação que faz sorrir a alma, que deixa escapar a lágrima derramada em nostalgia e que ocupa o coração da ternura da felicidade. 

Em resultado desta vontade, a leitora começou a construir uma biblioteca, a fim de guardar estas queridas jornadas. É neste espaço genuíno que encontramos uma verdadeira magia.


Ler é encher um pedaço do coração de uma substância única, mas desconhecida, que tem o poder de mexer com os sentidos. Abre um portal dentro de cada um de nós para um outro mundo que não se conhecia e tudo se transforma até ao mundo real. Também eu conheço esta agradável sensação. E como guardiã do tempo que sou, concedendo a graça, guardei no tempo o pergaminho que falou. 


A leitora, uma lince acarinhada em Fiacha, estava sentada no banco de pedra no jardim. A leitura roubava toda atenção dos seus sentidos, como uma qualquer alquimia que transportava todo o enredo que testemunhava para a sua mente e coração. 

O vento parecia, também, deliciar-se com a leitura, insistindo em virar mais uma página, abraçar o final conhecendo a derradeira despedida de mais uma boa história. Ela terminaria ali mesmo, no próximo parágrafo. Abraçou cada pedaço da narrativa, o assombro e espanto despediam-se e uma lágrima rolou, de alegria e encanto. Pois da leitura de um livro fica a saudade e a experiência de outras vivências e com elas aprendemos, reaprendemos, abraçamos e clamamos a sua continuação. 

A brisa acalmou deixando-a namorar o momento, permitindo guardar no coração os seus ensinamentos e aventuras. A leitora expirou fundo em olhar fechado de ternura. Levantou-se como se transportasse um tesouro recém-descoberto. Dirigiu-se ao interior da grande biblioteca e depositou o livro numa prateleira com espaço reservado só para ele. Era um recém-chegado e necessitaria de espaço para ganhar vida. 

Na verdade, aquele local era especial porque nele, existia uma magia oculta e muito peculiar. Na biblioteca da leitora lince, as personagens dos livros ganham vida, adquirem corpo e alma naquele espaço de harmonia e convívio. 

Caminhou nostálgica pelo seu corredor, vislumbrando as personagens vivas dos seus adorados livros. Relembrou todas as viagens que fez ao sabor das suas aventuras. Riu e chorou o que rira e chorara quando as conheceu. 

Vislumbrou, igualmente, a sua biblioteca redonda e romântica como a rima de uma velha canção, exibindo no seu altivo tecto, uma abóbada com vitrais que desenhavam o mapa de tantas terras adoradas: a terra média, Westeros , Avalon, Sevenwaters, entre outras. 

As paredes de pedra adornadas de colunas espaçadas, suportavam as inúmeras e largas prateleiras que se iam enchendo de livros.Bravias heras revestiam a parede aqui e ali, tornando o lugar exuberante e exótico. 

O espaço cheirava levemente a groselha negra, provocado por uma mistura agradável de plantas, uma experiência que Hermione praticava num canto, concentrada e orgulhosa com Potter e Weasley a comer feijões de ranho de trasgo. 

Perto de si, sentados no chão, encontrava-se Gandalf com os encantadores hobbit’s, contando antigas histórias do Shire, os quais, ouviam atentos e curiosos. Num estalar de dedos o feiticeiro provocou faíscas a sarapintar magia e elas transformaram-se em pequenos dragões num combate com orcs. Os olhares prendiam-se àquela magia, saboreando a maravilha ali representada. O dragão negro em tempos fascinara-se a ouvir contar sobre os seus bravos antepassados. 

Do outro lado, sereno, encontrava-se Tyrion Lannister sentado no parapeito da elegante varanda, lendo um qualquer livro sobre a importância de amolar as espadas. Sorriu numa ironia de vontade proferindo numa voz altiva “a mente precisa de livros, assim como a espada precisa de uma pedra de amolar para se manter afiada”. 

Numa outra varanda encontrava-se um sapo saboreando o sol, olhando-a na confirmação do conforto da tarde soleira. A leitora saudou-o num beijo de amizade e o sapo transformou-se em Costi, o príncipe e eterno amado de Jena. Sorrindo, a leitora assistiu à sua correaria pelo corredor até alcançar Jena e as suas irmãs que dançavam para lá das árvores robustas de uma floresta encantada que só se mostrava nas noites de lua cheia. Inspirou por momentos a brisa que há pouco a deixara para aligeirar a saudade e observou o jardim da sua biblioteca. 

Nos campos alongados de prado fértil, soava ao vento, a melodia agradável das doces e felizes gargalhadas de Tuala que observava Bridei a ensinar Derelei a montar um potro. 

Sorcha partilhava a alegria, enquanto colhia as ervas para os seus unguentos, com ajuda da querida Liadan. Bran não se afastava dali, pronto assegurar a segurança da biblioteca e arredores, com especial atenção pela sua adorada. 

Em frente à biblioteca havia um lago limpo e decorado com plantas bravias. Nele, seis admiráveis cisnes saíram da água e logo se transformaram em belos homens que correram a pegar em Sorcha e com ela dançar ao sabor de uma alegria eterna. 

Faolan viria a chegar da vigia da noite e repousou perto de uma macieira aproveitando a sombra, restolhando as folhas para uma sesta confortável. Dali a um momento, fora abraçado por Eile, que lhe ofereceu um desejado sorriso. A pequena Saraid correu divertida até ao pequeno Derelei que brincaram animados. 

Um pouco adiante, Esmeralda colhia flores da Japoneira chamando por Minda que namoriscava Simão, enquanto Quim corria com os seus lobos atrás da negra. 

De relance pareceu ver Fitz Cavalaria a esgueirar-se por entre o arvoredo em direção a um rio próximo. Num movimento rápido e audaz desapareceu, aparecendo Tomé Texugo. 

Mas tal como a negra do Quim, certas personagens, de vez em quando, costumavam fugir da biblioteca, confusa era a sua condição viva. Acontecia normalmente aos recém-chegados. 

A leitora ouviu um ruído e olhou de sobressalto para a entrada da biblioteca, mesmo no local onde deixara o livro. 

Bran acorreu rápido à entrada observando os vestígios da fuga com os seus homens de cara tatuada. Depois de instruções segredadas em gestos, dividiram-se à procura da personagem. Silvério juntou-se ao grupo que procurava encontrar e orientar a personagem fugitiva. 

A leitora preparava-se para sair da biblioteca quando uma voz falou: 

- Aposto que partiu para Al-Rassan – disse Tyrion que voltara a olhar para as páginas do livro que pesava nas suas pequenas mãos. 

- Então é para lá que eu vou – respondeu determinada a leitora corajosa, habituada a viajar por tantos mundos. 

Por debaixo da abóbada, sustinha-se um globo com o mesmo mapa que nos seus vitrais. A leitora olhou-a rodando o globo. A abóbada moveu-se e o globo escolheu um local para fazer a viagem. Al-Rassan. 

Quando se preparava para percorrer no tempo, o Corvo Negro apareceu na biblioteca grasnando em cumprimento. 

Admirado ficou com a magia ali presente. Saudou algumas das suas personagens favoritas, embevecido por reencontrar tantas de que sentia saudade. Instantaneamente reavivou todas as suas histórias. 

- Bem-vindo sejas à minha biblioteca em construção amigo Corvo Negro – saudou a leitora apressada pela demanda necessária. 

- Saudações amiga lince, felicito-te por esta fantástica biblioteca. As personagens parecem inquietas, passa-se alguma coisa? 

Tyrion lannister surgiu ao lado do corvo negro que o olhava astuto e desconfiado, naquele jeito de perspicácia tipicamente dele. 

- Ammar decidiu fugir da biblioteca – respondeu Tyrion enquanto observava o globo – parece que tem assuntos para resolver lá na sua terra.

- Parece-me que sim. Tenho de ir Corvo Negro – respondeu aflitiva a amiga lince afastando-se para o círculo de luz que o sol refletia em Al-Rassan onde a lince esperava encontrar Ammar. 

- Imagino o que Ammar terá ido fazer – riu Corvo Negro na certeza da ideia – foi procurar dois velhos amigos. Não precisas de o ir buscar, basta chamares por ele. Afinal de contas controlas as histórias dentro da tua biblioteca, por isso, vamos fazer uma coisa mais simples. O Corvo Negro oriundo do sangue Fiacha sabe alguma magia. Aprendi algumas coisas com a manha de Fitz. 

Voou até à estante onde o livro “Os Leões de Al-Rassan” encontrava-se descoberto e depositou-o em cima do globo. Agitou as asas estimulando as páginas do livro que correram em história. 

A lince e o Corvo Negro foram levados até Al-Rassan. Aterraram num cenário de beleza onde três culturas se mostravam em bocados de perícia poética. 

Ao longe uma silhueta revelou-se misteriosa debaixo de um véu agitado ao vento, num por do sol fantástico, onde as cores do mundo se misturavam num envolto de vivências enriquecidas de desafios. Atrás de si o poeta e o líder militante juntaram-se à sensual Jehane. 

A lince chamou pela personagem com uma voz que mostrava o caminho de volta. Ammar dobrou-se numa vénia e agradeceu a simpatia. Tão rápido quanto o agitar de asas do corvo, estavam todos de volta à biblioteca. 

A lince Luísa Bernardino, agradeceu ao Corvo Negro pelo regresso de adoradas personagens. Satisfeita apresentou-o a todos os presentes. Depois de uma caminhada por histórias revividas, as personagens voltaram aos seus livros onde permanecerão até a lince chegar ao salão do corvo negro, onde lhe esperam tantos outros amigos, amantes da literatura.

- Quem diria que uma tão grande biblioteca pudesse aparecer e desaparecer assim? 

- Sabes qual é o segredo de tal magia? É que a biblioteca ainda só existe no meu coração – sorriram em uníssono, partilhando o gosto pela leitura e o legado que deixa nas suas vidas. 

Chegados ao salão, recebidos em euforia, a lince levou os convidados a visitar a sua biblioteca onde as personagens dos seus livros voltaram a sair das suas páginas. O salão aqueceu de magia mais uma vez, e mais uma vez o Corvo Negro viajou.


A Guardiã do Tempo

65 comentários:

  1. Estou sem palavras...
    E eu que nem pego no PC ao final do dia deu-me para vir visitar as leituras do Fiacha e deparo-me com um novo pergaminho. Fiquei super contente e lá comecei a ler. Como sou muito coruja estava a ler e a imaginar -" Quem será a leitora?"
    A leitura ia decorrendo e aparecendo as personagens que me foram e são tão queridas. e que realmente fazem parte da minha biblioteca.
    -" Minha biblioteca mágica!"
    Ainda estou sem palavras, está perfeito! Obrigada do fundo do coração.
    -Fiacha saíste-me cá um corvo matreiro. E tu sabes do que falo. Obrigada, não merecia tanto.
    Obrigada Guardiã tens o dom da escrita estou lavada em lágrimas. Criaste a minha biblioteca (um dos meus grandes sonhos), incluíste as minhas personagens favoritas nesta magia e ao que parece eu tenho a "manha" rsrsrsr,sou um Lince (o meu animal favorito).
    wowww...
    Que grande surpresa!
    (um sorriso do tamanho do mundo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      É esse o objetivo deixar-te com um sorriso e feliz que concretizes o teu sonho de teres uma grande biblioteca.

      O corvo manhoso :D

      Eliminar
  2. Não escapou nada.
    Com estas personagens vivi cada leitura como se fizesse parte dela e viajasse também nas histórias.Ri, chorei bastante...
    Este incentivo só me dá mais força para realizar os meus sonhos. E não é mesmo que a minha biblioteca está em construção?
    hehe até o Quim e os seus cães lobos a procurar pela negra...
    Fantastico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe tão bem saber que ficaste nesse estado há Talento e Magia Antiga nos escritos da Guardiã :D

      Eliminar
  3. Olá,

    Bem começar o dia com um pergaminho desta qualidade até dá gosto :D

    Caminhante,

    Esqueço-me sempre de te agradecer o seres a portadora de algo tão valioso e pesado, obrigado sem ti nada disto seria possível e sabes que é verdade ;)

    Amiga Guardiã,

    Ainda vamos fazer um livro com todos os pergaminhos e enviar a uma Editora, vai ter sucesso e vende mais que muito que ai se publica :D

    Está a elevar isto bem alto e que dizer mais depois de ver os comentários do pequeno Lince ? Afinal não é este o grande objetivo ver o seguidor (a) feliz ? Adorei está simplesmente mágico, obrigado por mais este belo momento ;)

    Amiga Luisa,

    Mereces, claro que mereces e fico tão contente por te ver assim que nem imaginas :D.

    É para que saibas que mesmo estando tão longe do teu pequeno Portugal há aqui um cantinho que gosta e se lembra de ti ;)

    E ficaste a saber mais um dom que tenho, a Manha de Torre do Cervo não me é estranha ehehe, foi-me ensinada pelos Antigos :D

    Bjs a todas e obrigado pela vossa ajuda, o corvo hoje até vai ter um dia mais feliz :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha tu não me faças chorar, o meu dia ainda só agora está a começar.
      Obrigada pelo carinho. Não foi fácil deixar o meu país quando ainda se tem tanto lá. É de facto maravilhoso saber que existem pessoas tão longe e que se preocupam connosco.

      Eu não tenho dúvidas que os pergaminhos que a Guardiã escreve são melhores do que muita coisa que se publica. Era algo que eu adorava . Juntar os pergaminhos e fazer um livro. A Guardiã tem magia nas palavras e tudo o que envolve os pergaminhos é mágico. E quando envolve um corvo manhoso, uma raposa matreira e um Dragão negro. Só podem ser de grande qualidade. E depois vêm novos protagonistas a apimentar ainda mais.

      Eliminar
    2. Nada disso só estou a dizer o que sinto e como fez o texto foi bem preparado, fiquei completamente rendido e sabes que todas as personagens que entram eu conheço bem :D

      Estarão aqui sempre disponiveis para quem os quiser ler, mas quem sabe a Guardiã não imprima e envie autografado ihih

      Ui uma tripla do terrível o Bom o Mau e o Vilão :D

      Eliminar
    3. Sim estes pergaminhos merecem um autógrafo da nossa Guardiã.

      Eliminar
  4. Olá a todos :D
    Parabéns Luísa, és a eleita desta semana..eheh...e gostei de conhecer a tua biblioteca ;) Tal como diz a guardiã: "Estes pergaminhos que escrevo tencionam lembrar que cada habitante de Fiacha, tem sonhos que ajudam a concretizar os desejos de outrem, tencionam lembrar os seus próprios desejos esquecidos, tencionam estimular a vontade de os concretizar e tencionam alegrar o convívio pelos gostos e ideias vividas em comum onde a literatura é a ponte que nos une"....Por isso, vamos lá a concretizar os nossos sonhos.
    Gostei de recordar as personagens que também me são favoritas e tens razão Fiacha, apesar da Luísa estar longe, está aqui um cantinho onde ela pertence, mais pertinho dos amigos :)
    Tens muita manha Fiacha...eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Ainda bem que gostaste e sem duvida bem observado todos nós temos os nossos sonhos, ai o Euro-Milhões dava-me tanto jeito :D

      Claro a Luisa tem a minha admiração não é fácil estar tão longe do nosso pais ;)

      Mau a Guardiã tu a Luísa todos a chamarem-me manhoso *gosto* ehehe

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Carla obrigada.
      Foi mesmo um tiro certeiro porque de facto um dos meus sonhos é realmente construir a minha própria biblioteca. E com a ajuda de todos em especial da Guardiã e do corvo manhoso ajudaram-me a realizar o meu sonho. Esta biblioteca é especial porque é mágica. E foi bom recordar as nossas personagens favoritas.
      Carla ainda há poucos dias dizia eu ao corvo que o lince era imune a manha. Mas confesso que me apanhou na rede de manha dele. Hehe

      Eliminar
    3. lol

      Bem vinda ao clube da manha :D

      Eliminar
  5. Olá :)

    Mais uma vez a Guardiã traz consigo um pouco de magia e um sorriso para cada um! O texto está muito bonito, parabéns Luísa ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Sem duvida, Tuala, Falon, Tyrion, Ammar (tens que conhecer este personagem do livro Os Leões de Al Rassan ;) ) tantos que fizeram as nossas delicias sem duvida mais um excelente texto e contributo para o blog.

      Ai o teu, faço ideia ehehe

      Bjs

      Eliminar
    2. É verdade Nádia a nossa Guardiã está sempre a surpreender. E vai minar-nos a todos.
      Obrigada

      Eliminar
  6. Olá Guardiã, olá Fiacha, olá Luisa

    Que bom que deve ser estar nessa biblioteca :) tantas vezes que pensamos em reler os livros que nos marcaram, para ter junto de nós, por mais uma vez, aquelas personagens deliciosas e que nos dão tanto prazer nesses dias de leitura.
    Gostei muito ^_^

    Fiacha não precisas de agradecer, é só mesmo um favor de pombo, ou melhor raposa-correio :) e tenho a minha paga, leio os pergaminhos antes de vocês eh eh eh :D :D

    beijinhos para todos, boas leituras e muitas histórias para a tua biblioteca Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não posso estar mais de acordo, demorou mas fomos recompensados, a um nível muito alto a nossa amiga Guardiã e agradeço sim a raposa correio fica cansada de carregar tamanha responsabilidade ehehe...nisso tens razão és a primeira :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Caminhante eu sou uma daquelas pessoas que relê muito. Principalmente os livros e personagens que me marcam. A Guardiã foi estupenda foi óptimo relembrar estas personagens. E a biblioteca é maravilhosa.
      Estamos habituados a uma raposa matreira mas este corvo não se fica atrás. Rsrsrs
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Fiacha e Guardiã,

    Fiquei embevecida com o texto, parecia que conforme ia lendo as imagens saltavam para a minha mente e começavam a desfilar como que um filme ao mesmo tempo que lia o texto.
    Embora este pergaminho tivesse levado mais tempo a sair não deixa de me enternecer e maravilhar e ficar com a alma a pairar, é mesmo um dom que a Guardiã tem e nós temos muita sorte em ela o partilhar connosco.
    Estou ansiosa para saber mais .

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Acredito que para a Guardiã as tuas palavras sejam um balsamo e sirvam de motivação para seguir em frente e estou contigo, magico o texto ;)

      Já somos dois, a ver quem se segue eheheeh

      Bjs

      Eliminar
    2. Angelina comigo aconteceu o mesmo. Ia lendo e um filme em movimento na minha cabeça. Adorei

      Eliminar
  8. Mais um excelente pergaminho e desta vez com algumas das minhas personagens favoritas (o grupo Potter e o Tyrion) :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      É verdade e minhas conheço-as todas, mas em especial porque habitam a biblioteca da Luisa eehhee

      E a ver se conheces os livros da Juliet Marillier, vale bem a pena, tal como Os Leões de Al Rassan do Gavriel Kay ;)

      Abraço e ainda bem que gostaste :D

      Eliminar
    2. Que posso eu dizer? De facto existem mesmo. E todas elas foram especiais.
      As da Juliet são eternamente especial. Os leões de Al-Rassan foi sugestão do corvo e foi dos livros que mais gostei. As personagens são marcantes.
      :)

      Eliminar
  9. Olá,

    Mai um texto belíssimo da Guardiã do Tempo, que dessa vez escreveu sobre uma pessoa que gosto muito, que é a Luisa Bernadino, que com certeza é merecedora de palavras tão belas e sábias. Vou destacar um trecho do texto que gostei muito: "Uma leitora que é sobretudo uma viajante de palavras, que, descobriu na literatura novos lugares onde viver maravilhosas aventuras. Quando inicia uma leitura, salta alegremente para as palavras e viaja através delas, como se, de um tapete voador se tratasse, tal como aquele que conheceu nas saborosas histórias que ouviu crescer." Acredito que todo leitor seja assim. Parabéns a todos os três!

    Abraços!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amanda pelas palavras de carinho. A Guardiã tem o dom de nos fazer sentir especiais. Envolve-nos na suas palavras e faz-nos viajar. Neste caso pelos livros e personagens que nos são queridas.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois Amanda,

      Ainda bem que gostaste e sim a Luisa bem merece este texto :)

      A ver quando sai um teu :D

      bjs

      Eliminar
  10. Mais um pergaminho lindíssimo da Guardiã!
    E não me importava nada de ter uma biblioteca mágica como essa.
    Fiacha, cada vez me encanto mais por estas histórias. Ainda bem que tu e a Guardiã nos trazem estas pérolas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jojo é de facto um pergaminho lindíssimo e mágico. Eu partilho a tua opinião cada vez mais me encanto com eles.
      Confesso que tinha saudades.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois amiga Ninfa :D

      Ainda bem que ainda somos alguns a comentar no blog é sinal que se tudo correr bem ainda teremos mais pergaminhos ihihi, tenha sempre a Guardiã inspiração :D

      Bjs e acredito que as tuas palavras só a motivem :)

      Eliminar
  11. O Fiacha disse (no feicebuque :D ) que espreitavam aqui personagens de "Terra Fria", e resolvi vir espreitar também. Ainda bem que o fiz. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Manuel,

      Sempre bem vindo e ainda bem que gostaste :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Hihi o Quim com os cães lobo atrás da negra...A Japoneira ficará famosa.

      Eliminar
  12. Olá a todos!

    Ainda não conhecia estes pergaminhos, mas fiquei maravilhada com a escrita e a viagem que me proporcionou, pois era como se estivesse a assistir a um filme... Fantástica essa biblioteca (um pouco parecida com a minha)! Fui passeando por lá com as personagens e adorei mesmo :)
    Quero mais textos destes! Quando sai o próximo? :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina aconselho-te a ler todos eles vais ficar encantada.

      Eliminar
    2. Viva Cristina,

      Estou com a Luisa tens ai vários cada um dedica a determinado seguidor, quem sabe venhas a ter o teu, quantos mais aparecerem mais trabalho para a Guardiã :D

      Ainda bem que gostaste ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Vou seguir as vossas sugestões e ler os outros pergaminhos :) fiquei curiosa agora...

      E deixo o meu feedback à Guardiã :P

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Ois,

      Por acaso agora que falas nisso vou criar a etiqueta propria para se mais fácil de encontrar :D

      Eliminar
  13. Olá =)

    Fico muito contente por ler outro pergaminho da Guardiã. Como sempre, a magia e a beleza estão espalhadas por todas as palavras provocando um misto de boas sensações e emoções. Maravilhoso.

    Gostei muito da história e do rumo de toda esta aventura. Foi muito bom ver como as personagens se cruzam e vivem por elas mesmas, nos nossos corações, na nossa mente. Fiquei muito agradada por encontrar e rever personagens que muito estimo e por conhecer outras! Fiquei ainda com mais curiosa sobre Sevenwaters e Al-Rassan. Excelente! =)

    Beijinhos e espero por um novo pergaminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Ainda bem que gostaste e acima de tudo a Luisa adorou, logo objetivo cumprido ehehe

      Tens que conhecer a Juliet marillier sem duvida e sim ler Os Leões de Al Rassan até p podes apanhar a bom preço (5 €) na feira do livro ;)

      Bjs Rainha das Abelhas :D

      Eliminar
    2. Como é lógico eu também aconselho a Juliet. Tem livros maravilhosos. Os leões de Al-Rassan não me canso de dizer que adorei. A história em si e as personagens são fantásticas.

      Eliminar
  14. Fiacha
    Não conhecia estes pergaminhos e fiquei de boca aberta,
    É uma leitura que realmente nos faz sonhar, tem quase todos os meus personagens favoritos, a quem o escreveu , que escreva muitos mais

    E tu Luisa Bernardino, continua com a tua biblioteca mágica, será que também escreves???

    Adorei este momento, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      Ainda bem que gostaste só ajuda a Guardiã a continuar tenho a certeza e sabes bem que a Luisa merece :D

      Não entrou o Bobo eheheh

      Nao tarda pode surgir um novo a qualquer momento e nunca sei de quem é :D

      bjs

      Eliminar
  15. Ahahah agora teve graça Elsa. Não escrevo e nem tenho jeito algum. A Guardiã é a detentora deste talento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lince,

      Ficas deste já oficialmente convidada a escrever um texto que publicarei aqui no blog, não me interessa se escreves bem ou mal, apenas que o faças de boa vontade e com alegria, vamos embora :D

      PS: Eu escrevo pior que tu ehehehe

      Eliminar
  16. Opaaaa :') que lindo!! Uma história tão bem contada e um regresso com a sua leitura a tantos personagens queridos!! Opaaa!! Tão lindo!! *.*

    Muitos Parabéns! A sério! Uma história digna de ser publicada e reconhecida ^^
    Lindo! Continua :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa é lindo de verdade este pergaminho. Com personagens tão queridas e que nos fizeram sonhar. Aconselho-te a leres os outros pergaminhos a Guardiã tem um talento mágico que nos delicia com as suas palavras.
      Obrigada
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Olá Filipa :D

    Ainda bem que gostaste, quem sabe um dia não apareça um pergaminho teu, adorava :D

    Bjs e se houver mais eu aviso :)

    ResponderEliminar
  18. Que lindo!! Parabéns a Guardiã do tempo por escrever tão bem, tão bonito, tão mágico.

    " Uma leitora que é sobretudo uma viajante de palavras, que, descobriu na literatura novos lugares onde viver maravilhosas aventuras. Quando inicia uma leitura, salta alegremente para as palavras e viaja através delas, como se, de um tapete voador se tratasse, tal como aquele que conheceu nas saborosas histórias que ouviu crescer. "

    É tão bom ler palavras assim, de sorriso nos lábios. Gostei de conhecer a biblioteca da Luisa e desejei conhecer todas as personagens dos seus livros.
    A Luisa para além de sonhadora é muito generosa. Já partilhou alguns livros da sua biblioteca comigo, levou-me até Fiacha (aquele lugar mágico) e está sempre pronta a ajudar, aconselhar. Quem me dera conhecer todas as personagens dos livros que ela leu. Fala com tanto entusiasmo que contagia. Cada conversa com ela é o inicio de uma extensa pesquisa. Merece este pergaminho!!

    Parabéns mais uma vez a Guardiã, também ao Fiacha por este lugar mágico e a Luisa. ( daqui a um ano volto a tua biblioteca e falo das personagens que já conheço ;) )

    Gosto da ideia do livro!! Eu compro =)

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia tenho a certeza que vais adorar. Muitas delas são dos livros da Juliet. Se aí estivesse emprestava-te todos. Alguns é difícil encontrar.

      Também te aconselho a ler os outros pergaminhos. São todos fantásticos. A Guardiã tem um talento mágico.

      Eliminar
    2. Sim, vou ler todos os pergaminhos. Quanto a Juliet estou só a espera que o meu Kobo chegue para ler os ebook que me passaste. Para o mês que vem devo começar

      Eliminar
    3. Ois Catia,

      "Que lindo!! Parabéns a Guardiã do tempo por escrever tão bem, tão bonito, tão mágico. "

      Dizes tudo, créditos intereirinhos para ela que bem merece e fico contente que tenhas gostado, acho que darias uma boa história, com a viola ás costas ;)

      Bjs

      Eliminar
    4. Gosto dessa ideia, mas agora a imagem que tive foi do "eu sotitário".

      Já falei aqui no teu cantinho da vontade de ir por ai cantar histórias, espalhar sorrisos e encher tudo de cores. Mas, também gosto de fazer companhia a solidão, com a minha música, que mesmo não sendo perfeita é feita por mim e vem do coração =)

      Eliminar
    5. Cuidado com o que dizes que a Guardiã observa tudo eheheh

      bjs

      Eliminar
  19. Quantas referencias, e quanto trabalho da nossa Guardiã do Tempo!!! Muito bonito sim senhora. Espero que essa "biblioteca ainda só existe no seu coração" também tenha espaço para FC ;)

    Um abraço a ambas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Demorou mas penso que valeu bem a pena, tanto nome nosso conhecido aqui presente :D

      Abraço

      Eliminar
  20. Olá Marco também tenho esperança que sim. Embora eu não aprecie FC tenho a certeza que é um género literário com muito a descobrir. Preciso de mais tempo. A nossa Guardiã fez um trabalho fantástico. Ficou muito bonito este pergaminho. Com uma qualidade a que já nos habituou.
    :)

    ResponderEliminar
  21. Olá. :)

    Gostei muito deste conto, tem frases fantásticas e transparece na perfeição a magia da leitura. Do conto poderia salientar a seguinte frase, que se encontra repleta de significado e que descreve na perfeição, o que é para mim a leitura:

    "No cerne do simbolismo da palavra somos transportados nas asas da imaginação ao encontro de fantásticos e exuberantes mundos onde a alma repousa e amadurece na experiência enriquecedora da viagem por tais lugares. Porque uma história nem sempre é apenas contada, ela é também vivida. Quantas vezes, em pequenos vislumbres a saudosa leitura assombra momentos da nossa vida real e nela transporta a sua magia. Que sensação fantástica é este regresso aos lugares onde ficou um pedaço de nós.".

    Quanto à escolha das histórias, foi bom voltar a visitar o Fitz, o Tyrion, o Ammar e fiquei a conhecer alguns mundos que nunca li, mas que tenho curiosidade, como Sevenwaters e Senhor dos Anéis...

    Parabéns uma vez mais pelo fantástico conto e continua a partilhá-los connosco. :) Beijinhos e muitas inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      Ainda bem que gostaste, ainda tenho que arranjar maneira para fazeres um exercicio de escrita, talento não te falta nem que seja com base numa foto :D

      Palavras motivadoras para a nossa Gurdiã sem duvida, um dia lá terás o teu a nossa amiga sabe da nossa amizade ;)

      Bjs miga

      Eliminar
  22. Olá!

    Mais um pergaminho, que bom! Está muito giro!! Como sempre!

    Parabéns Luísa, por seres a feliz contemplada desta vez :D

    Eu voto no livro de pergaminhos :D Eu compraria com certeza!! Mesmo com a crise :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ainda bem que gostaste, um dia, tenho a certeza, terás o teu mas isso é algo que está nas prateleiras da Biblioteca e apenas a Gurdiã saberá quando será chegada a altura de o revelar :D

      Jokas

      Eliminar
  23. Boas!
    Não posso dizer que me tornei fã da escrita - o estilo floreado e algo forçado (pelo menos para mim), continua a não me não me agradar muito, e o facto de ler mais não faz com me habitue. :( Mas o mal é meu... Nenhum escritor agrada a toda a gente. ;)

    Entretanto, acho que a escrita melhorou bastante.
    Está mais homogénea, mais regular, digamos assim, tornando a leitura muito mais fluída e agradável.
    O conteúdo, esse, sempre foi bom, neste pergaminho é excelente.
    Adorei a mensagem e o seu significado! Fantástico! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  24. Ois Stark,

    Ora é a tua opinião e está certissimo, bem pelo menos sentiste algumas mudanças e para melhor e ainda bem e a mensagem foi bem passada sem duvida :D

    Jokas

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto bastante da escrita da Guardiã. E claro todos temos gostos diferentes. Mas também senti que este pergaminho melhorou muito. Elevou ainda mais a guardiã e toda a magia que os pergaminhos nos têm proporcionando.
    Obrigada Paula

    ResponderEliminar