sábado, 26 de abril de 2014

A Invenção de Leonardo - Paul J. McAuley



E se todas as invenções de Da Vinci funcionassem realmente?

O que aconteceria se Leonardo da Vinci ignorasse a pintura e dedicasse o seu génio exclusivamente à mecânica e engenharia, criando protótipos das máquinas que desenhou nos seus famosos Cadernos? É esta a ideia de A Invenção de Leonardo, onde as suas invenções acabam por desencadear uma Revolução Industrial em pleno período do Renascimento.Com um talento singular para imaginar, descrever e fazer sonhar, Paul McAuley arrebata-nos para as ruas tortuosas desta Florença alternativa, onde máquinas a vapor se misturam com artistas, príncipes e filósofos. E quando um assistente do famoso pintor Rafael é assassinado, é Pasqual, um jovem aprendiz de pintor, e Nicolau Maquiavel, o famoso estadista, que vão atrás do assassino. Mas o que descobrem é uma teia perigosa de espionagem industrial, conspiração e magia negra, que envolve não só as repúblicas italianas, mas também a poderosa Espanha, a Inquisição e o próprio Papa.

A Invenção de Leonardo convida-nos a fazer uma viagem única, tão original quanto arrebatadora, onde personagens de ficção se cruzam com grandes figuras da época, como Copérnico, Miguel Ângelo, Rafael, Maquiavel e a própria bela e misteriosa Gioconda. E no final todos fazemos a mesma pergunta: E se tivesse sido assim?

Opinião:

Quanto mais vou apostando na leitura de livros mais antigos publicados na Coleção BANG, mais vou descobrindo verdadeiras pérolas, como são todos os livros de Dan Simmons ou Algo Maligno Vem Ai de Ray Bradbury e fico surpreendido por deixar passar livros com esta qualidade, mas penso que na altura investi muito na leitura de sagas e livros de escritores como Anne Bishop, George Martin, Feist, Robin Hobb, não dando a devida atenção a livros como este.

Com um enredo muito bem desenvolvido e que nos vai deixando cada vez mais ansiosos por saber mais do que está por trás desta conspiração toda, sabendo-se de antemão que são as invenções do Grande Engenheiro que são objeto de cobiça, repleto de personagens ricas, conforme podem ver pelo resumo do livro, este é sem duvida um livro muito interessante, bem escrito, repleto de intrigas que nos vão deixando presos.

Gostei de várias personagens, mas penso que o livro vale mais pelo seu todo, temos uma mistura de Romance Histórico, sobre esta fase muito rica da história, Policial, Aventura, Magia Negra com uma boa dose de mistério e conspiração.

Sem duvida que estou a gostar de conhecer mais sobre grandes personagens, depois de Charles Dickens e Edgar Alan Poe, agora foi mais um universo repleto de personagens interessantes com Leonardo da Vinci como centro de todo o mistério.

Confiram por vocês um livro que está a um preço bem simpático e que tem de todo a minha recomendação conforme podem ver aqui

49 comentários:

  1. Gosto da temática! Fala mais do estilo do autor sff :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata :)

      Sendo um livro stand alone a escrita como referi cativa, não tem momentos muito descritivos até para não quebrar o ritmo e o livro está muito bem estruturado digamos que com principio meio e fim, tenho a certeza que qualquer amante de um bom Romance Histórico irá gostar.

      Não digo ser um livro genial e extraordinário que não é mas vale bem a pena mais a mais a este preço :)

      Bjs e mais alguma duvida dispõem, penso que melhor que o comentário a sinopse demonstra o que o livro tem para oferecer :D

      Eliminar
  2. Feita pelo João Barreiros, como sabes não leio nas versões originais mas penso estar competente, uma falha aqui ou ali, mas mais de revisão, merece nota positiva claramente :)...no fundo é para isso que são pagos :P

    ResponderEliminar
  3. Olá, amigo Corvo!

    Nossa, muito interessante mesmo! Vai para a lista!

    Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Vale a pena, espero que a Editora aposte desse lado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    O livro parece ser super interessante. Penso que tivemos conhecimento dele pela mesma pessoa. A imagem que tinha do livro era, mais um sobre Leonardo da Vinci, mas estava tão enganado.

    E não te culpes por teres apostado em sagas de Anne Bishop, George Martin, Feist, Robin Hobb, culpa sim a editora por publicar estas pérolas e nem falam delas. Porque se não o compras-te mais cedo, foi porque nem sabias que existia.
    Esta na hora da SdE começar a utilizar o facebook, para falar mais sobre os seus livros a tempo e horas e não de estar sempre numa de publicar ligações de blogs.

    Continua com o excelente trabalho.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Tenho a certeza que vais gostar e sim tem muito mais que apenas Da Vinci para oferecer alias nem é ele a personagem principal digamos assim.

      Mas foi a atenção data a esses escritores que depois não dei atenção a este tipo de livro e acredito que mesmo fora da Coleção BANG, por exemplo no Romance Histórico, muita coisa boa me tenha passado completamente ao lado e até faz sentido o que disses deviam divulgar um pouco melhor os seus livros, mas isso acontece com todas as Editoras em boa verdade ;)

      Obrigado e o vosso apoio, não me canso de dizer, tem sido muito importante ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. olá Fiacha,

    hoje vou à Bertrand, já estive com este livro na mão a pensar; compro, não compro
    já me deste a resposta :)

    obrigada mais uma vez

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Só te posso dizer que fazes muito bem, atenção que no site da Editora está a um preço muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Parece interessante este livro. Mas eu continuo a dar mais atenção as sagas e autores que deste tu atenção no passado. Rsrsrs. Ainda tenho muito para ler e descobrir. Mas a minha preferência continua a ser fantasia. E ainda vai ser por muito tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      São fases e tens ai belas demandas pela frente, mas mais cedo ou mais tarde vais querer ler livros destes e perceber que basta um livro apenas para se escrever uma bela história ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Só que este livro não tem um grama de fantasia. É todo ele realista, hi-tech ( seria melhor dizer low-tech), passado numa revolução industrial avant la lettre. Poluição pior ainda do que o smog na Londres novecentidta. Motores a...mola. Autogiros. Máquinas fotográficas. Revolução do proletariado. Autómatos. Asas delta. Barcos a vapor. Desenganem-se. Isto está a anos-luz, em termos de qualidade e riqueza conceptual das intermináveis sagas da Bishop e do Feist, meros tarefeiros para encher presuntos. McAuley é um artista. Um dos grandes da FC britânica. Aqui a tentar uma história alternativa. Claro que ninguém o comprou. Claro que todos o ignoraram. Claro que a Editora desistiu de publicar mais livros dele. Claro que o pessoal prefere hamburgares a um bom bife de lombo. Mas esta é a tristeza do país em que vivemos. E ainda bem que o Fiacha o leu. Agora terá de ler a Pavana.

      Eliminar
    3. Olá Barreiros,

      Sem duvida que é um grande livro e sim foi graças à tua recomendação que o fiz e ainda bem ;)

      Tenho outros por ler, como Clube dos Patifes do Simmons e o Fausto, mas o Pavana fica registado ;)

      Abraço

      Eliminar
    4. Acredito acerrimamente que as suas sugestões são óptimas tio Barreiros. Mas num ponto de vista pessoal não aprecio FC. Acredito que daqui a uns anos ainda me vou rir da literatura que leio hoje em dia. Mas eu digo muitas vezes cada coisa a seu tempo. Estou numa fase da minha vida en que a própria ainda se encontra em mudança. A minha lista está cada vez maior e cada vez compro menos ( excepto os livros que aqui tenho comprado). Por vezes até me sinto frustrada porque não posso perder a cabeça e gastar o meu dinheirinho todo em livros se não vou morar debaixo da ponte rsrsrs.
      Ainda assim tenho algo a acrescentar...já comecei a ler o meu primeiro livro em inglês. Vou esforçar-me por aprender mais e assim usufruir das relíquias que adquiri e tenciono adquirir. E deixar de estar dependente do mercado editorial português.
      :)))

      Eliminar
  7. Mais uma bela apreciação ao que parece ser um bom livro! :)
    Este é mais um da minha lista!
    Será uma boa aposta para uma compra futura! :)

    Bjinhos e obrigada pala sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Stark

      Sem duvida este é daqueles antigos e dos bons, uma boa aposta ;)

      Bjs e parabens pelo SLB, finalmente heim :D

      Eliminar
  8. A sinopse parece muito interessante! Mais um para a wishlist! :P
    Ultimamente tenho visto a série "Da Vinci's Demons", não sei se conheces... Tem muitas liberdades artísticas e muita ficção, segue pouco a História verídica, mas mesmo assim vale a pena, principalmente esta segunda temporada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José :)

      Sem duvida que é um livro interessante e que vale a pena dar-lhe uma oportunidade ;)

      Não estou a acompanhar a serie mas deve ser bem fixe, no entanto já li uns quantos livros aqui com o mestre Da Vinci como protagonista, aqui é alguem muito respeitado e influente ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  9. Oi Fi,

    não temos nos encontrado muito no face, não é? Mas faz parte, quanto ao livro e sua opinião, gostei muito, e esse livro parece ser bem interessante, vai para a lista :)

    Abraços e Boas Leituras!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      É verdade volta e meia não tenho muita vontade de ir ao FB mais pelos amigos, mas faz parte sim, sabes que podes sempre enviar mensagem pelo chat caso queiras ;)

      Tomará que publiquem ai o livro, uma boa aposta seguramente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Ola!

    Fiquei bastante curiosa. Sem dúvida a sinopse já abre o apetite :)
    Pelo que dizes é um livro que se lê bem.

    Mais um para acrescentar a lista! Parece ser bastante interessante e a um preço convidativo... um candidato a minha estante.

    Ainda não tinha reparado nele. Obrigado pela sugestão.

    Bjo e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catía :D

      Um bom investimento, seguramente e um livro muito bem pensado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha!

    Ora aqui está outro livro que tem tudo para eu gostar. Uma mistura de História com uma história alternativa. Muito promissor! Já tenho vários na wishlist devido às tuas sugestões e opiniões. Estes que tens lido, do Dickens, Poe e agora Da Vinci, têm mesmo tudo para eu gostar. Ao preço que está, assim que puder, compro.

    Estou a ler um dos livros de contos do Poe e estou a gostar muito!

    Excelente opinião, como sempre.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Maria Rita,

      Sim tenho a certeza que qualuqer dos livros com as personagens que referes vais gostar, são todos bem escritos, embora o Dan Simmons seja sem duvida o melhor dos 3 (Charles Dickens), mas este é uma boa aposta ;)

      Curioso em ler a tua opinião sem duvida (Poe)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá amigo :)

    Toda a obra de Leonardo da Vinci é composta por um mistério tão bem concebido que ainda hoje é difícil decifrar muito da simbologia deixada em cada toque da sua arte. Envolto desse mistério há filosofia e revelações extraordinárias. E o seu trabalho é todo ele de uma inteligência, beleza e perfeição, todo ele maravilhoso cheio de um conhecimento que salta à vista, mas como tesouros abraçados no mistério de cada pincelada, de cada toque do carvão.
    De facto, é um tema que pode construir qualquer boa história.
    Aqui, neste livro parece-me resultar muito bem, tal como os livros, "Código da Vinci", um enredo policial fica sempre muito bem, e não há como afastar a parte religiosa (aqui representada pelo Papa) e a espiritual (aqui representada pelas magias negras).
    Este livro tem todos os ingredientes para ter uma boa história e fiquei bastante interessada em conhecer. Ainda andam por aí muitos livrinhos bons mesmo antigos não é? Fica atento a eles, para partilhares mais connosco, belas pérolas como esta ;)
    Excelente divulgação Fiacha, estás de Parabéns ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Excelente resumo do que o livro tem para oferecer, não diria melhor e aqui é nos apresentada uma versão do grande engenheiro muito bem conseguida sem duvida, um livro muito bom sem duvida ;)

      É verdade estou a adorar descobrir livros mais antigos e que me passavam ao lado muito por culpa de querer acompanhar várias sagas / trilogias, mas pronto vamos sempre a tempo :D

      Obrigado amiga ainda bem que gostaste, caso queiras posso emprestar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha
    Mais um que vou querer ler :) De certeza que tem tudo para eu gostar.
    Ai.... a minha carteira....:P
    Gostei bastante do teu comentário, mas devias ter falado mais um pouco sobre a escrita em si e sobre o autor
    beijinhos, boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Posso emprestar como sabes, mas vale a pena ter na nossa estante ;)

      Concordo o livro merecia ser melhor descrito, mas acho que a sinopse está tão completa e objetiva que acabei por fazer um comentário mais curto digamos :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,

    Posso dizer que a minha lista de livros para trazer da biblioteca vai aumentado muito graças a ti e às tuas descobertas de livros interessantes.
    Este é mais um que se vai juntar a essa lista e já não é a primeira vez que ando de olho no livro, pois o nome Leonardo Da Vinci para mim é como um imã, gosto muito de livros sobre ele e o seu génio.
    E este parece não ser excepção.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina.

      Se poderes ler aproveita pois é um livro que vale bem a pena e sim Da Vinci vem dar aqui uma mais valia e visto de uma forma diferente do que estamos habituados a saber sobre ele ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. olá Fiacha,
    Parece um livro interessante.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana.

      Sem duvida, vale bem a pena ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha,
    Da Vinci é das minhas personagens históricas favoritas. Vou apostar neste livrinho :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Jojo,

      Fazes muito bem, pois é de facto um bom livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Ois!!!! :)

    Lembro-me de ter estado com este livro na mão numa das minhas inúmeras visitas à Fnac, mas acabei por deixá-lo para trás. Na altura fiquei com a ideia que era "só" mais um sobre o Da Vinci. Estou um bocadinho como tu, dediquei-me demasiado a sagas e publicações de há dois ou três meses atrás e, à conta disso, muito boa literatura tem-me passado ao lado....

    Eu sei, shame on me! :p

    Pelo que dizes, fiquei com uma impressão completamente errada do livro. Lá vai mais um direitinho para a minha lista to-read. Mas para ler em breve, não vai para a gaveta dos fundos!!!! :D

    Apesar de estar a um preço fantástico, vou arriscar ler em inglês. Ando meia escaldada com traduções.... :p

    Bjokas!
    Sofia

    (OBS.: Gosto muito da tua t-shirt!!!!!! :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, antes demais bem vinda :)

      Vamos sempre a tempo e mais a mais com presos ainda mais em conta lol, mas fazes bem em ler em Inglês se tens essa facilidade e sim este livro vale muito a pena, bem escrito e muito interessante ;)

      lol e foi oferta de uma amiga do norte, logo uma Stark :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá amigo Corvo

    Não te tinha dito que ias gostar de ler? É um grande livro sim. Se foi pena que não tivesses reparado no livro na altura mais pena foi que muito poucos o tivessem feito pois isso teria feito com que a editora tivesse continuada a apostar nestas temáticas e autores, dai a importância de se publicitar e comprar, claro, autores como o Dan Simmons. Bem no final mais vale tarde do que nunca.

    Um abraço

    PS: Grande foto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Sem duvida não fosse as recomendações do Tio Barreiros, passava-me ao lado e ainda tenho outros por descobrir, vamos ver quando :)

      Ainda assim considero Dan Simmons superior, mas este livro está excelente sem duvida ;)

      lol a lembrar a praia, já estou cheio de saudades do meu Baleal :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Para comparares estes dois autores, terias de ler dois romances de cada um dedicados a temáticas semelhantes. Terias, por exemplo, de colocar a saga Hyperion Cantos ao lado da saga do McAuley, Four Hundred Billion Stars, ou o ciclo da Quiet War. No dominio do thriller, terias de comparar o White Devils do Mcauley com o Hollow Man do Simmons. Mas na minha opinião são autores essencialmente diferentes, interessados por temáticas diferentes. Claro que o Carrion Confort do Simmons não tem comparação alguma com mais nenhum livro. É uma obra-prima absoluta. Que nunca será publicada por cá, precisamente por isso.

      Eliminar
    3. Viva Barreiros,

      Sem duvida que sim, completamente diferentes e se calhar a ser algo precipitado, mas vai ser dificil um escritor cativar-me mais que Dan Simmons, mas há ainda outro livro do escritor publicado por cá, logo a ver se ainda o leio este ano, tal como o Pavana, Fausto e uns quantos mais, por exemplo Morgan ;)

      Abraço e obrigado pelas sugestões ;)

      Eliminar
  19. Não tinha conhecimento deste livro! Quero tanto poder ler!!! Obrigada pela partilha, amigo Corvo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Stark, que prazer ver-te por estes lados ;)

      Será sem sombra de duvidas uma boa aposta e caso queiras já sabes ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  20. Boas Fiacha

    Por acaso já tenho este livro há uns anos..
    Quando o tema de um livro se relaciona com Leonardo Da Vinci normalmente compro-o lol Adoro Arte e este Génio renascentista é o meu artista favorito.
    Em relação ao livro, não me recordo totalmente da história mas lembro-me de ter ficado um pouco desiludido, pois esperava algo melhor, contudo ainda dei nota positiva este livro.

    Boas Leituras

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Ois,

    Sim o livro é antigo e quanto a mim vale pelo seu todo, um bom romance histórico as personagens cativam, mas até consigo concordar em parte contigo, podia ter sido mais bem conseguido, mas claramente um livro acima da média ;)

    Abraço e boas leituras Stark :P

    ResponderEliminar
  22. Olá migo,

    Pela sinopse, o livro tem tudo para me agradar :) e se gostaste e o apelidas de verdadeira pérola, então tenho de o ler!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Fazes muito bem e são livros destes que necessitam ser divulgados,acredita ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Eu já ando para ler este livro ao tempo, mas como sou super fã de Leonardo da Vinci desde que me lembro não pego em qualquer um.
    Já li um livro do género, histórico a contar cenas da vida do Leonardo que adorei, e depois disso queria ler mais mas na altura não havia até que entretanto começou a aparecer só que como tenho apanhado alguns desgostos literários a nível de romance histórico deixei um pouco de lado, mas agora, depois de ler:
    [...]uma mistura de Romance Histórico, sobre esta fase muito rica da história, Policial, Aventura, Magia Negra com uma boa dose de mistério e conspiração.[...] vou pegar no exemplar que já vi na minha biblioteca ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      E fazes muito bem, um bom livro sem a menor duvida :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar