sexta-feira, 11 de abril de 2014

A ilustração

Olá para todos vós,

O Fiacha convidou-me a escrever um texto para o seu blogue e eu concordei, muito feliz com tal possibilidade, pois é sempre bom poder partilhar algo nosso com outras pessoas, saber opiniões e comunicar, ainda por cima no blogue dele. Agradeço ao Fiacha por ter-me dado esta oportunidade =)

Decidi fazer este texto sobre a ilustração de livros, pois é um tema que me é bastante querido.
Gosto muito de desenho. É uma das artes plásticas que mais me agrada, pois permite fixar determinada ideia e/ou imagem mental, ou física, num certo material, de modo a poder voltar a essa ideia ou imagem num outro momento, num futuro próximo ou distante. 

É por este mesmo motivo que a ilustração é tão importante nos livros. É discutível o facto de os livros ficarem mais interessantes com ou sem ilustrações, dependo do gosto de cada um e do género de livro. No entanto, nos livros infantis, é fundamental, uma vez que, ao fixar as ideias presentes na história/escrita, permite às crianças uma maior compreensão da leitura, sendo esta realizada por elas próprias ou por outras pessoas. Com ilustrações, a compreensão da história torna-se mais acessível, bem como certas características das personagens e do espaço/tempo, permitindo às crianças um maior acesso ao conteúdo e facilitando a idealização mental da história e seus elementos. 

Depois, nos livros juvenis, também temos vários exemplos de ilustrações que acompanham a história, como é o caso dos livros de Uma Aventura, Os Cinco e outros que por aí andam. Tenho notado, principalmente neste género de literatura, uma crescente aposta na ilustração, seja ela no interior ou no exterior do livro. Existem coleções que são autênticas belezas de arte, como é o caso dos livros das Crónicas de Spiderwick (Holly Black e Tony DiTerlizzi), os de Ulysses Moore, os da trilogia do Leviatã (Scott Westerfield), entre outros. Nos livros juvenis, a ilustração deixa de ser tanto um facilitador da assimilação e compreensão da história e passa a ser algo mais decorativo, algo que, além de ter um certo ponto de ancoragem para certos detalhes e características, é também um fator de equilíbrio entre a escrita e a imagem de modo a dar um ar mais “leve” à leitura. 

Nos livros adultos, deixa-se a ilustração um pouco de lado. Apesar de gostar muito de desenho e de ver a ilustração como uma mais-valia para a literatura, penso que a literatura adulta não pede ilustração, pelo menos em grande quantidade… talvez num ou noutro aspeto, para questões de embelezamento. No entanto, não penso que torne os livros mais infantis. Não tornam. O porquê desta minha opinião relaciona-se com o gostar de imaginar as personagens e o espaço por mim mesma, fazer a minha ideia. E quando existe ilustração, essa ideia própria fica sempre influenciada pela imagem. Quantas vezes, isso não me acontece quando leio livros com adaptações cinematográficas? Aconteceu-me isso com os livros d’ O Senhor dos Anéis. E acontece com muitos outros, por mais que tente separar a imagem do conteúdo. Um fator muito importante é a presença de mapas nos livros em que tal se justifica. São ilustrações úteis, pois permite uma maior visualização a nível de distâncias entre locais presentes nas histórias.

Quem acha que uma ilustração bonita não engrandece o livro? Pode haver quem ache o contrário, claro. Mas eu gosto de ver bonitas ilustrações. Sejam elas a cores ou a preto e branco, sejam de que género de desenho forem. A ilustração torna o livro mais belo, mais personalizado, no meu entender. Dão beleza à obra escrita. Talvez seja por isso que sinto um grande impulso para as capas dos livros que tem mais pormenores ilustrativos. A ilustração da capa não está relacionada com a qualidade ou interesse da história em si. Já fui “enganada” pela beleza da capa e sei que a beleza interior conta muito mais do que a exterior, em todos os casos, inclusive na literatura. No entanto, se pudesse ficar só com a capa dos livros que não gosto, mas que são bonitas, ficava. Com a internet isso já é possível, se não der para tirar fotografias às capas, o que é sempre difícil nas lojas se houver funcionários por perto. 

Ilustrar livros é um sonho, como já devem ter compreendido através das minhas palavras. Daí ter decidido fazer este texto. É um tema que está no meu coração. Muitas vezes dou por mim a ilustrar os livros que leio (não nos livros, mas em folhas!). Daí a presença de algumas ilustrações minhas nos meus “canais da internet”: facebook, blogue, deviantArt. Gosto muito de imaginar as personagens, como elas são, e depois desenhá-las. É como dar vida às histórias que tanto gosto. E claro, inventar as minhas próprias personagens e histórias. 

E como não podia deixar de ser, acompanho este texto com algumas ilustrações, não apenas minhas, como de alguns artistas que gosto muito. 

Alguns trabalhos de:

 Benjamin Lacombe 

Obra: A Mecânica do Coração, Mathias Malzieu
Holly Black 

Obra: As Crónicas de Spiderwick, Holly Black e Tony DiTerlizzi

John Howe

 Obra/Mundo: O Silmarillion, Tolkien
 
Iacopo Bruno e Laura Zuccotti

 Obra: Ulysses Moore saga, Pierdomenico Baccalario

Keith Thompson

Obra: Trilogia Leviatã, Scott Westerfield


Algumas ilustrações minhas:

 Obra: A Corte do Ar, Stephen Hunt

  Obra: 1ª trilogia do Assassino, Robin Hobb
 Obra: Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling

Obra: O Silmarllion, Tolkien

 Obra: A Princesa Mecânica, Cassandra Clare

 Obra: As Crónicas de Gelo e Fogo, G. R.R. Martin

 Obra: O Nome do Vento, Patrick Rothfuss

 Obra: Trilogia dos Jogos da Fome, Suzanne Collins

 Obra: Harry Potter e os Talismãs da Morte, J.K. Rowling

Obra: As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch

Obra: 2ª trilogia do Assassino, Robin Hobb

Esta mensagem também se encontra no meu blogue:


Obrigada Fiacha e a todos vós =)

74 comentários:

  1. Olá Maria Rita,

    Mas que bela surpresa, já sabia o tema confesso, mas não imagina uma mensagem de tanta qualidade e antes demais que os teus sonhos se concretizem, pois é algo que vejo te agrada muito :)

    Sem duvida que é um tema muito interessante e sem duvida que a nível de livros é muito importante, uma boa ilustração, como capa de um livro pode valer muito.

    Quanto a vermos personagens que tanto gostamos nos livros e passam para a tela, sem duvida que muitas delas são bem conseguidas outras nem tanto, mas pronto isso faz sempre da imagem que acabamos por formar delas :D

    Adorei as tuas escolhas nos desenhos, parte deles já os conhecia, aquela da Danny está muito sensual :D e apenas acho que podias ter feito um corvo lol, mas terás oportunidade e quem sabe não coloco como imagem do blog por uns tempos ehehe.

    Logo comento melhor, mas muito obrigado pela mensagem adorei e sem duvida mais uma mensagem que só enriquece o blog, acho que posso por reforma ehehe

    Bjs e que concretizes os teus sonhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha,

      muito obrigada pelo elogio. Como já referi, foi um com muito gosto que escrevi este texto e que o publiquei aqui no teu blogue. Ver os meus textos publicados noutro blogue que não o meu é sempre diferente e uma honra =) e ainda por cima no teu blogue!

      Sim, é de facto algo que me agrada muito e obrigada. Também espero que sim =D

      É verdade, faz sempre parte da nossa imaginação e daquilo que formamos aquando da leitura. Faz parte deste processo e acaba por ser uma boa experiência.

      Eheh! Obrigada! Andei a escolher daqueles cujos livros são mais conhecidos ou mais falados por aqui ou que gosto mais (o da Corte do Ar foi por estar a cores, lol). O da Danny foi para uma espécie de ilustração coletiva que fiz para um grupo de pessoas na net que pediu ilustrações de cenas ou personagens da saga. Para o asoiaf-artx no live journal.

      Também acho bem desenhar um corvo! Apesar de saber que o meu forte não é o desenho de animais, com esforço e dedicação penso que chego lá e quando tiver um corvo desenhado mostro-te =D Olha que bom =D

      Está bem. De nada, eu também agradeço pela oportunidade. Fiquei muito contente com o convite. Espero que sim, que enriqueça o blog =)

      Bjs, obrigada =D e tu também

      Eliminar
    2. Ois miga,

      Ora essa nada demais publicar no meu blog, no fundo de todos os que aqui publicam mensagens sou o que pior escrevo eheehh, mas a serio fico contente que te sintas satisfeita de fazer esta mensagem, mais a mais feita com tanto carinho, não me enganei ao convidar-te e estava tranquilo como estou sempre.

      Este espaço, que nunca pensei criar, nem imaginas quem me deu o maior empurrão ;), é de todos pois sem vocês não era igual e ver que até sentes orgulho não posso ficar mais satisfeito e tenho tipo mensagens de seguidores tão bonitas, orgulhoso de voçês acredita ;)

      Por acaso e aqui que ninguem nos le na serie da Guerra dos Tronos poucos são aqueles que acho que estão bem ilustrados, mas apenas vi a 1ª serie, são eles Jaime, Varys e Tiwyin Lannister de resto nada de especial, sim a minha Cersei é uma brasa mas ainda assim, vá safa-se :D

      Onde acho que a melhor ilustração acontece é com Anibal Lecter do Silencio dos Inocentes, ai sim está extraordinário :D

      Nunca li a Corte do Ar, mas quem sabe um dia, não sei se são livros que se lê bem stand-alone mas tenho a sensação que foi mais um escritor que ficou para trás :( (mas está muito boa a tua escolha)

      Os desenhos feitos por ti já sabes o que penso há muito que os conheço e elogio, tens talento é o que tenho a dizer :D

      Pronto então tens um novo desafo pela frente, pode não ser um corvo, algo para ficar imagem do blog, nem que seja por uns tempos, sabes que volta e meia gosto de mudar lol

      Nada a agradecer, deu-te prazer e fizeste com gosto pronto é o que peço aos meus amigos seguidores e sabes que és especial aqui no universo do Fiacha, não fosses tu a Rainha :D

      Bjs

      Eliminar
    3. Olá =)

      Fico contente por não te teres enganado. Também sei que todos os que contribuem aqui no blogue são muito bons, com textos e ideias de grande qualidade, sem dúvida =)

      Quem terá sido? Ainda bem que o criaste, pois é um espaço excelente, um local de debate e partilha que agrada imenso. A dinamização é muito boa e todos ganham com isso. A literatura e o nosso gosto por este mundo merece espaços destes. Acredito =)

      Há uns que estão muito bem. Como referes, o Twyin, Jaime, Varys. Também o Tyrion, o pessoal dos Stark, a Dany (devia ter olhos violeta!), o Sandor, o Theon (LOL, coitado) e o seu querido amigo Bastardo. A Cersei está bem, tem uma personalidade muito forte. Acho que, com o decorrer da serie, as diferenças entre características no livros e na serie vão desaparecendo uma vez que nos vamos habituando e também devido à qualidade dos atores. Até agora, em termos de alterações, o que mais me chateou foi a parte do Robb e da Jeyne Westerling que eles mudaram para uma Talisa (NOOOO!). Isso foi o pior, também porque é uma das partes da história que mais gosto, e sobretudo porque alterou as ligações dos Lannister com o acontecimento no Casamento Vermelho.

      Nunca li o livro, nem vi o filme. É bom? =D

      O livro é bom, apesar de já ter lido melhor. Enquanto história do género Steampunk é fantástico. Acho que é standalone mesmo, apesar de fazer parte daquele universo onde se passa a história. A SdE publicou outro, O Reino Para Além das Ondas, mas ainda não li. Era o que tinha mais cores sem ser o do Casamento Vermelho XD

      Pois sei e gosto muito! Obrigada =)

      Vais ver, assim que tiver pronto ficas a conhecer o que ando a preparar. E é bom mudar, dá sempre um ar de renovação e permite várias imagens, de várias pessoas. É outra forma de partilhar =D

      Deu sim. Gosto muito de escrever e de ilustrar e achei adequado, e tu também. Fico feliz por ser bom e por o pessoal estar a gostar =D
      E é um universo muito rico, a Guardiã bem o sabe, quando o descreve com as suas palavras =D

      Beijinhos =)

      Eliminar
    4. Ois Maria Rita,

      Bem vamos lá resumir isto, espero que tenha sido a primeira mensagem neste blog tua, mas não a última, sabes que és especial no universo Fiacha ;)

      O que realmente vale muito a pena veres é o filme O Silêncio do Inocentes, muito bom mesmo, um dos meus filmes preferidos de sempre :D

      Vá até uma próxima mensagem tua e já sabes como funciono :)

      Eliminar
    5. Olá Fiacha =P

      Também espero que seja assim. Mais uma vez, obrigada =D

      Tenho de ver, há já algum tempo que o quero ver, e agora ainda mais!

      É uma experiência muito boa, enriquece bastante, pela vertente de escrita e trasmissão dos meus sentimentos para o texto, e também pela vertente de feedback aqui do pessoal =D É muito construtivo e acho uma excelente atividade =)

      Eliminar
  2. Olá Rainha do Fogo

    Muito bonito sim senhora. As ilustrações são uma mais valia, e para mim não me interessa se o livro é para crianças ou para adultos. Gostava que mais livros trouxessem mais ilustrações.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      muito obrigada. Eu compro muitas vezes livros infantis por causa das ilustrações e sinto-me muito feliz. Eu também gostava, apesar de gostar de imaginar as personagens, também gostava que houvesse mais livros ilustrados.

      Abraço

      Eliminar
    2. Posso estar enganado mas penso que os livros do Julio Verme tem muitas ilustrações, tenho que ler :)

      Eliminar
  3. Olá Maria
    Obrigada pela tua partilha de conhecimento.
    Por acaso nunca liguei muito a ilustração dos livros. Embora goste de apreciar as capas dos mesmos. Por vezes ou muitas vezes o que me faz olhar ao primeiro instante para um livro é a capa. Mas de facto nunca liguei muito se o livro é ilustrado ou não. Agora que falas nisto li O Hobbit e tem algumas imagens e de facto gostei.
    Obrigada mais uma vez. Vou estar mais atenta a partir de agora.
    Beijinhos

    Ah as tuas ilustrações são fantásticas. Que inveja eu nem jeito tenho para desenhar rsesrs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      é sempre bom ficar a saber mais e fico feliz por contribuir.
      Eu também sinto sempre uma atração para as capas, mesmo sabendo que tal não significa que goste da história. Outro livro do Tolkien que tem ilustrações é o dos Filhos de Hurin. Muito belas =)
      De nada, obrigada por comentares. Está bem.
      Obrigada, ainda bem que gostaste. Oh, cada qual tem jeito para algo. Há coisas em que eu não tenho jeito =P


      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ois,

      Verdade que tambem não ligo muito, mas é verdade o Hobbit tambem tem bastantes e acaba por ser uma mais valia :)

      Eliminar
  4. Olá Maria Rita :)
    Mais uma vez parabéns pelos teus desenhos e também pelo texto, gostei muito de ler.
    Sem dúvida que uma ilustração num livro é uma mais valia, na minha opinião, seja para crianças (aqui é fundamental), juvenis ou adultos.
    Penso que mesmo em livros para adultos, um pequeno desnho, noínicio de um capitulo, ou um pormenor num canto da página ou mesmo numa página pontualment ao longo da obra, ficaria sempre bem.
    Espero que concretizes o teu sonho e ilustres muitos livros e claro conta comigo para promover :)

    Bons ilustradores que escolheste, mas para mim falta um : Shaun Tan (que por sinal ilustra mais para adultos do que para crianças)
    beijinhos e muitas ilustrações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante =)

      Muito obrigada, fico muito feliz por gostares, tanto dos desenhos, como do texto.
      Sim, é sempre uma mais valia. É como dizes, mesmo que seja só como decoração, enriquece sempre a obra. Eu fico sempre muito mais entusiasmada com um livro que tem decorações no interior, para além da capa. Quando são ilustrações vou sempre lá ver.
      Obrigada! Também espero que sim e conto contigo =)

      Obrigada, escolhi aqueles com quem estou mais familiarizada e que conheço melhor. Aquele ilustrador que apresentaste no teu blogue? Vou pesquisar =)

      Beijinhos, obrigada =)

      Eliminar
    2. Já estive a ver. É o ilustrador que estava a pensar! Do Tales From Outer Suburbia. Esse livro é simplesmente maravilhoso, apesar de ainda não o ter lido, já vi as suas ilustrações. Maravilhoso =)

      Eliminar
    3. Acho que a nossa Caminhante ficou cativada ainda vai fazer uma mensagem sobre ilustrações eheheeh

      Eliminar
    4. é mesmo esse Maria Rita :) tem livros fantásticos, um dia que passes numa livraria vê o "Emigrantes" dele, é muito bom e é só ilustração, pois é esta que conta a história :)

      Fiacha, já falo de muitas coisas no meu blog, por isso lhe chamei folhas do mundo, porque há no mundo muitas folhas dignas de registo:), mas falar de ilustrações, não sei acho muito pouco provável, apenas divulgo o trabalho de ilustradores que gosto :)

      Eliminar
    5. é verdade, já tenho mais dois livros do Lacombe :) um deles é muito bom para ti Maria Rita, para contares histórias aos teus futuros
      alunos. É um pop-up que se chama "Il etait une fois" , não te assustes com o francês porque é só o nome, o livro é só imagens de histórias tradicionais à "la Lacombe" :)

      Eliminar
    6. Just K. :D

      neste universo publicas o que muito bem entenderes, sempre bem vindo ;)

      Eliminar
    7. Tenho de procurar. Acho que já o vi uma vez na Bertrand. As histórias contadas através de ilustração são sempre maravilhosas e ainda por cima com um talento como o deste ilustrador =)

      Oh! Um pop-up! Deve ser lindo. Andei a pesquisar no Goodreads e nas imagens do google e é lindo, como sempre. Obrigada pela sugestão =)
      Onde os compras? Eu só encontro o da Branca de Neve.

      Beijinhos!

      Eliminar
    8. Os trabalhos do Benjamim Lacombe estão editados em duas editoras diferentes. Eu encomendo na livraria Gatafunho, onde vou contar histórias.
      Uma das editoras é muito fácil de arranjar, a outra é mais complicada.
      Eu encomendei o "LHerbier de Fées" (o herbário das fadas), tm a ver com a minha área de trabalho, plantas :) é lindo, podes ver aqui

      http://herbierdesfees.com/video_fr.htm

      mas ainda não veio. A gatafunho também encomendou dele, da mesma editora "os contos macabros" de allan poe ilustrados por ele, :)

      http://livre.fnac.com/a2895862/Benjamin-Lacombe-Les-contes-macabres

      talvez se encomendares numa fnac ou algo do género
      se precisares de alguma referência ou outra coisa diz
      beijinhos

      Eliminar
    9. Obrigada =)

      Vou tentar na bertrand, que é a que fica mais perto da minha casa. Ok, assim farei =)

      Ambos são fantásticos. A capa dos Contos Macabros é linda. E o vídeo do herbário é simplesmente fantástico. Estive a explorar o site. tem o livro, para ver por dentro. Simplesmente maravilhoso =)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. AMO ilustrações em livros; não acho que os tornem infantis... para mim é algo que acrescenta valor ao livro :p

    Adorei as que mostraste. Só conhecia a 1ª >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      eu também não acho que os tornem infantis, antes pelo contrário. Fazem com que fiquem muito mais belos =)
      É isso.

      Há muitas do Benjamim. Ele tem site, tem imagens lindas =) e há livros mesmo só dele, como autor e ilustrador.

      Eliminar
    2. Espero que a amiga Cata fique inspirada e faça uma mensagem no seu blog sobre ilustrações eheheh

      Eliminar
  6. eu adoro um livro com boas ilustrações, este natal dei a mim mesma o Notre dame de Paris do Victor hugo ilustrada pelo Benjamin Lacombe. Gosto do trabalho de outro ilustrador , que também escreve livros (bd e fantasia) francês deixo a referencia: http://olivierperu.blogspot.fr/2013/02/galerie.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      as ilustrações dele são magníficas. Comprei a Mecânica do Coração pela capa (e pela sinopse) e depois andei a ver as ilustrações dele, no seu site, e fiquei maravilhada.
      Obrigada por partilhares, não conhecia. Também desenha muito bem, cores bonitas e aquele tom dark, sempre interessante.

      Eliminar
    2. Em França deve haver muito talento sem duvida ;)

      Eliminar
  7. Olá Maria ^_^
    Obrigado e desde já os meus parabéns por este post.... :)
    Adoro desenhos e sem dúvida, acho que dão mais encanto a uma história, seja ela de que género for. Aproxima-nos da ideia do texto e ajuda-nos a viajar pelo seu enredo. E, depois, acho extraordinário o facto de fazeres uma ilustração por cada leitura que gostaste, além de serem desenhos fantásticos, é uma ideia interessante e adoro que a partilhes :D Gosto praticamente de todos os teus desenhos (como ainda não conheço todos não posso dizer que gosto de todos eheh) e acredita que dá vontade de ler os livros só por causa das tuas ilustrações.
    Continua a desenhar, porque neles, transmites sentimentos/emoções.
    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla =)

      Obrigada por gostares, fico feliz :)
      Eu também gosto muito. Gosto imenso de estar na net a ver desenhos, no deviantArt, principalmente.

      É isso, faz-nos viver mais a história, estar mais perto. É como se víssemos melhor os detalhes e as ideias do autor.

      É algo que faço desde pequena. Começou por ser com os desenhos animados e depois foi abrangendo outras áreas, como os livros e os filmes. Também me ajuda a lembrar melhor a leitura, principalmente a ordem dos acontecimentos. Obrigada por gostares, é um incentivo para eu partilhar =D

      Obrigada! Claro, é normal não se gostar de tudo =P
      Eu tenho página do devianArt. É lá que ponho a maior parte dos desenhos que partilho.
      É este: http://queenfire.deviantart.com/

      Ok, vou acreditar =)
      Obrigada pelo apoio! É verdade, essa é outra vertente do desenho. E bastante importante.

      Beijinhos =)

      Eliminar
    2. Sabes Maria? O desenho é como a escrita, na maioria das vezes não é a perfeição que conta, é o simbolismo e a forma como se conta algo, só assim entra no coração do quem vislumbra a obra...Não chega encher apenas os olhos, importa chegar ao coração e absorver o que realmente importa. Eu gosto dos teus desenhos porque são giros, divertidos, e é o teu estilo de desenhar, o que torna os desenhos mais genuínos e perfeitos do que muitos que se vê por aí :D (é a minha opinião.. :D ) E se te faz sentir bem, nada de parar.... :D
      Eu vou sempre espreitar ainda que não comente...Beijinhos

      Eliminar
    3. "O desenho é como a escrita, na maioria das vezes não é a perfeição que conta, é o simbolismo e a forma como se conta algo, só assim entra no coração do quem vislumbra a obra"

      Palavras sábias da Pisco :)

      Eliminar
    4. Palavras muito sábias, sim senhora! Completamente verdadeiras. O que nos chega ao coração é o que acaba por ficar connosco para sempre. Aquilo que nós sentimos é que acaba por prevalecer.

      Concordo plenamente, quando os faço é isso mesmo que eu quero: sentir-me bem =)

      Eu sei =D

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Como já sabes, Maria, gosto muito das tuas ilustrações. Apesar de não serem de um profissional, têm uma certa magia e um sentimento tão intrínseco e próprio que as torna melhores que muitos.

    Beijinhos ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina,

      obrigada. Pois não, profissional não sou. Fico feliz por pensares assim. Magia e sentimento são bons aspetos e que me agradam ver relacionados com os meus desenhos e que tento transmitir em todos eles, ou na maior parte. Muito obrigada =)

      Beijinhos! ^^

      Eliminar
    2. Fazes com gosto e isso nota-se claramente, alias quando acabas de ler um livro e personagens te cativem muito tem sempre direito a ilustração, acho muito bem :D

      Eliminar
  9. Olá M. Rita,

    Concordo plenamente, as ilustrações são muito importantes, além de teres escrito um lindo texto, ainda nos brindaste com ilustrações, gostei muito do texto e mais ainda das ilustrações, continua, um dia chamam-te para ilustrares um livro

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Quem sabe não estejamos a dar um empurrão a uma talentosa ilustradora :D

      Ainda bem que gostaste :)

      Jokas

      Eliminar
    2. Olá =)

      muito obrigada pelas tuas palavras. Fico feliz por teres gostado =)
      Isso era fantástico! =D

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Maria Rita,
    realmente é um post no mínimo interessante, que veio para enriquecer o blog do Fiacha. Parabéns você é muito talentosa e continue com seus desenhos, q são ótimos!!!

    Abraços a você e ao Fiacha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Sem duvida que é uma mais valia, tenho tido mensagens de malta amiga muito boa, começo seriamente a pensar em reformar-me eheheh


      Ainda bem que gostaste e sim a Maria tem muito jeito e faz com gosto que é o mais importante :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá =)

      muito obrigada, fico contente por teres gostado. Gostei muito de escrever o texto e de escolher as imagens =) e de as fazer, quando isso aconteceu =D

      Obrigada =)

      Abraços!

      Eliminar
  11. Ola!

    Que bom teres falado deste tema. Também gosto muito de ilustrações.
    Referes uma coisa que também me agrada muito, mapas!! Há quem diga que um livro com um mapa é um bom livro. Eu acredito nisso e gosto de explora-los, pois ajudam-me a situar.
    A medida que ia lendo o texto, vieram á memória as ilustrações do Lili de Manuel Alves. São desenhos simples, mas que me agradaram muito. Não consigo imaginar a história sem as ilustrações. Enriquecem o texto, ajudam as crianças a compreender o que estão a ler, a mim, roubam sorrisos simpáticos.
    Revejo-me no teu pensamento em relação as capas dos livros.

    Gostei muito do teu texto e das ilustrações também. Já tinha visto algumas de Benjamin Lacombe e adoro.

    Eu sou incapaz de fazer uma ilustração, mas quase tudo na minha mente se passa assim, muito por culpa das ilustrações que vou vendo por aí. ;) (e muita B.D. á mistura)

    É sempre bom ler algo verdadeiramente interessante, gostei muito. Já agora, o teu blogue é...?

    beijos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Mesmo no final encontras um link que direciona para o blog da Maria :D

      Vejo que gostaste da mensagem, fico contente por todos :)

      Eliminar
    2. Olá Cátia,

      a ilustração é algo que eu gosto muito, daí a minha escolha. Fico feliz por gostares também! =)

      Os mapas são fantásticos! Acho mesmo imprescindíveis aquando de livros que retratam outros universos, para nos conseguirmos situar melhor. Fico muito tempo a olhar para eles, a ver os locais, os percursos...e durante a leitura consulto-os várias vezes, para ter uma ideia melhor sobre as distâncias e os locais onde as personagens estão.

      O Miguel Alves também ilustra muito bem. Tem um grande talento. Ainda não vi as ilustrações de Lili, apenas a capa e fiquei muito agradada. É isso mesmo =)

      As capas são a porta para o livro, a primeira imagem, por assim dizer. A não ser que já saibamos outras coisas sobre o livro.

      Muito obrigada, fico contente por teres gostado =)

      A BD ajuda muito a que o nosso pensamento fique assim. E é bom =)

      O meu blogue é este: http://oimaginariodoslivros.blogspot.pt/

      Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Já estou a seguir o teu blogue. Acho que me vou perder lá =)

      Beijinho

      Eliminar
  12. Olá Maria, Fiacha e o resto da malta ;)

    Parabéns pelas ilustrações Maria. Estão muito boas mesmo (como eu não tenho jeito nenhum para desenho, fico sempre maravilhada com quem faz coisas deste tipo) e acho que devias ir atrás do teu sonho :)

    Eu gosto muito das capas de livros ilustradas. Há trabalhos simplesmente fantásticos!
    Detesto quando fazem as adaptações e alteram, por vezes, capas lindas para imagens dos filmes/séries.

    Fiacha continua a "aproveitar" o trabalho dos seguidores, mas não penses em reformar-te ;) também fazes falta por aqui...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cristina,

      Sem duvida que as ilustrações são algo determinante nos livros e não só e cada vez mais existem profissionais especializados, mas dá gosto ver aqui os nossos amigos falarem nos seus sonhos :D

      Epá basta entrar em contacto com a malta ehehe, vá quem sabe não faças tu uma mensagem sobre uma ida de viagem à Holanda eheheh

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá =)

      Obrigada pelas tuas palavras!

      Também não gosto quando fazem isso. Por exemplo, os livros das Crónicas de Gelo e Fogo. São lindos com as imagens antes da série, verdadeiras ilustrações. Agora andam a por aquelas capas amovíveis (ainda bem que o são!) com as imagens da série. Outros que mudaram foram os da autora Robin Hobb. A primeira saga (trilogia, no original), são ilustradas pelo John Howe. As da segunda saga (same here) tem um individuo na capa. Não estão feias, mas com as ilustrações eram muito mais bonitas =)

      Exatamente! Nada de reformas =D

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Maria_queenfire e Fiacha,

    Adorei o texto e as ilustrações, realmente nunca tinha dado muito valor às ilustrações dos livros, até à pouco tempo, quando o meu filho que anda na pré-primária, tem trazido para casa livros em que temos os dois de fazer um trabalho em conjunto sobre o livro para ele levar para a escola e ficar em exposição. Confesso que tem sido um trabalho que me tem dado imenso gozo, e as imagens dos livros têm sido uma grande fonte de inspiração.
    Eu também gosto de desenhar mas não tenho muito jeito e acho que nunca ficam mesmo como eu queria, e visualizava na minha mente o produto final.
    Eu li a trilogia Leviatã à relativamente pouco tempo e confesso que achei as ilustrações espectaculares, o que me ajudou imenso a imaginar os "monstros"descritos na narrativa.
    Também já me aconteceu mais do que uma vez ler determinado livro só porque adorei a capa e depois o conteúdo a mim não me diz nada, e contrário também livros com capas que nada me dizem, mas em que o interior é maravilhoso.
    Confesso que fiquei com uma certa inveja quando à habilidade da Maria no que respeita a ilustrações.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Ainda bem que gotaste e se gostas de desenhar força nisso, segue os teus sonhos :D

      Nada de invejar a Maria adora fazer ilustrações e então quando gosta de uma personagem não descansa ehehehe

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Angelina,

      pois, o trabalho em torno de livros no pré-escolar é muito rico e um meio de aprendizagem excelente. Envolver as crianças desde cedo em trabalhos desse género é muito bom. Não só desperta o gosto pelos livros e pela leitura, como pelos desenhos, as artes e também a escrita e as histórias em si. É muito bom e a educadora teve uma ideia ótima. Que corra tudo bem e que se divirtam a fazer o trabalho =)

      Continue sempre a tentar. Não há que pensar no jeito ou não. Cada um tem o sei jeito e as particularidades de cada um é que são o mais importante, bem como o prazer que dá estar a desenhar. É muito bom gostar de desenhar =)

      Tenho de ler a trilogia Leviatã. Apesar de já ter andando a ver várias vezes os livros ainda não os li! Devem ser fantásticos.

      É isso. A qualidade da capa não está ligada com a qualidade da história, apesar de ficarmos sempre agradados com as capas mais bonitas ou que nos despertam mais atenções.

      Não é preciso ter inveja. Cada um tem as suas aptidões e habilidades e isso é que conta =)

      Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá olá ;)

    Gostei bastante do texto e da sua mensagem e as ilustrações são simplesmente fantástica. Gosto bastante do trabalho de Benjamin Lacombe e gostava de colecionar os livros com as suas ilustrações. A edição do Corcunda de Notre Dame é lindíssima! Parabéns também pelas tuas ilustrações, porque são realmente muito boas.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ana,

      Ainda bem que gostaste a Maria vai ficar contente, tal como eu :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá!

      Muito obrigada! O Benjamim Lacombe tem um traço muito característico, muito bonito. Também gostava =)

      Obrigada =)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Maria. :)

    Adorei ler o teu texto, obrigada por partilhares connosco esta tua paixão. Confesso que um dos aspectos que me rendem ao teu blogue, é o facto de as tuas opiniões conterem ilustrações fantásticas. Penso sinceramente que tens um talento enorme e adoro observar os teus desenhos, a forma como idealizas as personagens e as retractas. :)

    Quanto a ilustrações nos livros, confesso que fico maravilhada quando as encontro nos livros juvenis, penso que conferem um toque especial à obra. A última que li neste moldes foi "A Estranha Vida de Nobody Owens" de Neil Gaiman e fiquei rendida às ilustrações.

    Adorei as ilustrações que partilhaste connosco, não só as tuas, como as de outros artistas, algumas são simplesmente soberbas. :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Rita,

      Ainda bem que gostaste e um dia quero uma mensagem tua, toca a escolher o tema eheheh

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Rita =)

      muito obrigada, fico feliz por saber que pensas assim e por considerares que eu tenho talento =)
      Eu gosto muito de colocar ilustrações no blogue, especialmente quando são de livros que gostei muito, na maior parte das vezes, apesar de haver alguns que gostei muito e não têm ilustração.

      Do Neil Gaiman também li a Coraline e tinha ilustrações que davam um ar muito interessante à história. Por vezes conseguiam impressionar mais do que as descrições e as palavras! A capa do Nobody Owens é bastante bonita, tenho de abrir o livro numa loja para ver o interior =D
      Também considero que tão um toque especial. Tornam as obras muito mais bonitas e interativas.

      Obrigada, e há muitas mais que eu também são maravilhosas, mas eu não podia por tudo se não ficava tão cheio de imagens que o post ficava gigante XD andei a escolher, a escolher... há tantos ilustradores tão bons que sei que ficou muito por mostrar. É uma pequena amostra =)

      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Olá Maria e olá Fiacha,
    Mais um contribuição maravilhosa para este cantinho que está cada vez mais brilhante e cativante.
    Maria adoro os teus desenhos, sempre admirei esse teu dom de transmitir para o papel aquilo sentes com uma leitura ou um filme.
    Também gosto de ilustrações acho que dão um toque especial ao livro. Tenho pena que as editoras não apostem nisso.:(

    Beijinhos aos dois*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Jojo,

      Obrigado pela parte que me toca, é o que eu digo basta deixar os seguidores fazerem o seu trabalho eheheh...e a ver se fazes uma mensagem tambem, juntamente com a Cata sobre o paraiso que é a Madeira :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Jojo =)

      obrigada! O Cantinho está cada vez melhor =P
      Obrigada, fico contente por gostares. Eu gosto muito e é muito bom saber que há pessoas que gostam =)

      Também tenho pena que não apostem. Eu queria escrever histórias e ilustrá-las, mas não sei se depois serão aceites por causa das
      ilustrações (o facto de a história não agradar não me chateia tanto).

      Beijinhos =)

      Eliminar
  17. Examinem o caso do desenhador/autor Andre Robida, um dos mais famosos ilustradores de FC de sempre, do início do século passado. Procurem no Google o nome dele e abram a boca de espanto. Ilustrou um volume de mais de novecentas páginas do Giffard, chamado LA GUERRE INFERNALE de que eu já estou farto de falar. Escreveu vários livros de FC, LE VINGTIÉME SIÉCLE e LA VIE ELECTRIQUE, por exemplo. Todos eles ilustrados, com desenhos de fazer perder o fôlego. Absolutamente a não perder. E não, nenhum dos desenhos é "infantil". dava-se o caso que, no século XIX, todos os livros eram profusamente ilustrados. Livros para adultos. Os livros do Mervyn Peake também foram ilustrados pelo próprio autor. Claro que, na edição portuguesa, os desenhos desapareceram, porque, para quem é bacalhau basta. Considerem as ilustrações das obras do Sherlock Holmes. E as do Verne. (Mas para isto terão de as procurar nas edições francesas, porque nas portuguesas os desenhos desapareceram quase todos, senão todos. Enfim. E em seguida percorram os olhos pelas modernas ilustrações dos livros do autor alemão, Walter Moers e deliciem-se com o delírio dos desenhos. Googlem tudo isto. Para isso é que a net serve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Andei a pesquisar e fiquei completamente fascinada. Não conhecia as ilustrações. Já fiquei aprendi mais, o que gosto sempre. Claro que nenhum é infantil, antes pelo contrário. Só enriquecem a história. Eu não considero de forma alguma a ilustração como algo que infantiliza a escrita, ainda por cima gostando tanto de ambas.
      Sim, todos eram. Tenho alguns dos livros do Sherlock Holmes e os da Europa América tem algumas ilustrações. Não sei se nas versões inglesas ou mais antigas tem mais ilustrações, mas as que tenho têm algumas. Gosto muito do Sherlock e apesar de estar a ser editado novamente em livros de bolso, não consigo deixar de querer as edições da Europa América. Vou fazer a coleção toda com esses, porque têm as ilustrações e "só" por isso. Acho que vale a pena. As do Verne nunca vi... talvez por isso mesmo de só existirem nas versões francesas. É uma questão de pesquisar, como referes.
      Concordo quando dizes "porque, para quem é bacalhau basta". Infelizmente, as editoras ou quem quer que seja que toma esse género de decisões acha que o público português não é exigente e, com excepções, é verdade.

      Vou googlar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sem duvida recomendações a seguir de quem percebe do assunto, obrigado Barreiros pelo comentário e pela chamada de atenção :)

      Abraço

      Eliminar
  18. Acompanho o blog da Maria há algum tempo e é muito interessante observar outra forma de sentir as leituras e a vida.
    Saber transmitir sentimentos por palavras é maravilhoso, por imagens não é menos!
    Parabéns Maria e Fiacha por esta dupla.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Clarinda,

      Obrigado pelas palavras e o convite à amiga Maria, parte da nossa amizade, apenas isso alias ela tem blog bem antes de mim, mas acima de tudo deu-me prazer saber que ela fez com gosto, isto sempre o mais importante, independentemente da qualidade, isso é secundário :D

      E e um bom elogio o que lhe estás a dizer se te admiro é por tanto divulgares blogues interessante, tens a minha admiração ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Oh Fiacha, deixaste-me sem palavras!
      Obrigada e parabéns para ti e para os teus amigos.
      Bjinhos

      Eliminar
    3. É verdade Clarinda, sabes bem que mereces este elogio eu vejo trabalho que fazes constantemente a divulgar blogues, este inclusivamente e que teve ainda por cima um número especial e de destaque ao qual nao fiquei indiferente como sabes ;)

      Bjs

      Eliminar
    4. Olá Clarinda,

      muito obrigada pelas tuas palavras. Gostei muito =)
      Concordo plenamente contigo!

      Fiacha, é mesmo com gosto =)
      Beijinhos =)

      Eliminar
  19. Nas caves da livraria Galileu, em Cascais, ainda há muitos, mas mesmo muitos, exemplares dos livros do Julio Verne com as ilustrações completas--- quase sessenta por volume. Mas atenção, escolham apenas aqueles que têm um formato maior e com aspecto mais antigo...alguns foram publicados por cá há cem anos. Os mais pequenos (e mais comuns) possuem apenas 4 ilustrações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estivesse eu tao longe de Cascais, que até é um passeio bem agradável e já tinha invadido essa livraria :D

      Eliminar
  20. Eu adoro os teus desenhos :) Sei que nunca te disse, mas gosto mesmo muito deles. Gostei bastante do tema que decidiste trazer para o cantinho do Fiacha, e nunca pares de desenhar ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Fico contente que tenhas gostado a ver se te inspira :D

      Bjs

      Eliminar