sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ubik - Philip K. Dick


Sinopse:

Ubik é uma irreverente história sobre a morte e a salvação escrita pelo consagrado escritor americano Philip K Dick. Foi eleito em 2005 pela revista TIME, um dos cem melhores romances de língua inglesa, publicados a partir de 1923. Em uma sociedade futurista, Glen Runciter é dono de uma empresa responsável por rastrear psis, indivíduos com habilidades especiais, como telepatas e precogs. Ele e seus funcionários caem na armadilha de uma empresa rival, e Runciter morre. Seus funcionários passam a receber estranhas mensagens de Runciter em moedas e embalagens de cigarro. O tempo começa a retroceder e eles terão que lutar contra a degeneração física e mental. A solução pode estar no spray Ubik, mas conforme a trama se desenvolve, menos fica claro quem realmente precisa ser salvo.


Opinião:
Mais um excelente livro de FC que leio este ano, depois de Haruki, Brian Aldiss e mesmo Harry Harrison.

Mas, para mim, foi a curiosidade de conhecer finalmente o que estava por trás da escolha deste nome, como nick, por parte de uma pessoa amiga, com quem passei bons momentos no Fórum Bang, e que tenho o prazer de conhecer pessoalmente. Sendo um dos meus conselheiros, neste género de literatura, é também, sempre que possível, companhia certa na feira do livro de Lisboa, que acaba por ser sempre um dia bem passado.

Mas foi só mesmo por um acaso que encontrei o livro, na estante de um irmão, e claro não resisti. Quando vi que era deste escritor ainda fiquei com mais vontade, pois já tinha lido um outro livro do mesmo autor, muito bom O Homem do Castelo, publicado pela SDE e que recomendo.

E, como podem ver, pela sinopse do livro, é claramente um livro de ficção científica, onde de início percebemos o que se está a passar mas que com o decorrer do enredo acabamos por ficar baralhados, falo por mim, tal a complexidade e a forma como o escritor preparou a trama, deixando-nos confusos com a mesma. Mas, depois no final, tudo acaba por ficar esclarecido sobre quem está por trás do que se está a passar.

Gostei da forma como foi planeado o livro e das personagens que acabaram por criar um bom livro dentro de um género que, quanto a mim, anda a passar ao lado de muita gente. São vários os bons livros / escritores que tenho encontrado, livros que se podem encontrar a um bom preço e que estão muito acima do que por ai hoje se publica.

Quero sem dúvida ler mais livros do escritor, recomendo este tipo de literatura e claro estou contente por finalmente ter conhecido o que é Ubik...faz bem à saúde.


28 comentários:

  1. Ei Fi,
    ótima resenha, não conhecia esse autor, acho q futuramente é bem possível que eu leia algo dele, pois sua resenha aguçou minha curiosidade, parabéns pois seu trabalho só está melhorando!!!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Se tiveres a oportunidade de ler uns livrinhos pequenos da coleção Argonauta (que cá na europa custam cerca de um euro) irás descobrir livros muito bons e com preços acessíveis.

      E tens muito por onde escolher ;)

      Bjs e boas leituras e nada de desistir de Robert Jordan :D

      Eliminar
  2. Ainda bem que gostas-te deste livro, o Philip K. Dick é um grande autor e tem grandes historias, está é "apenas" mais uma. Agora é só ires descobrindo as que faltam ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Como sabes tenho uma enorme quantidade de livros da coleção Argonauta por ler, e muitos deles de escritores que já li e adorei, Le Guin, Farmer, Zelazny, etc bem como muitos outros que ainda nem conheço mas que já li bons comentários sobre os mesmos.

      Sem duvida que Dick é um grande escritor de FC, concordo, tens algum que me recomendes ? Sabes que estou a fazer anos por isso até se tiveres algum que tenhas lido e não o queiras estás à vontade :D

      Abraço e boas leituras e espero que o Clube de Patifes do Simmons esteja a ser tão bom como o Terror ;)

      Eliminar
    2. Isso faz-te ao bife :P

      Vou ver se penso no teu caso

      O "Clube de Patifes" do Simmons está a corresponder às expectativas o que é dizer muito.

      Eliminar
    3. lol,

      Estava a brincar *assobio* sei que tens ai algo bom para me enviar, a ver se o fazes que o homem vem ao Forum Fantástico :D

      Isso é muito bom, quero ler mais Simmons sem duvida ;)

      Eliminar
  3. Olá Fiacha
    Não li nada deste autor, mas parece-me bem interessante.
    Já tinha ouvido falar no "O Homem do Castelo", mas desconhecia este.
    Pode ser que alguém me empreste :P
    No entanto ainda tenho que acabar o que tenho em mãos, e tenho lido muito pouco, não por falta de interesse, mas porque tem sido muita coisa a ocupar o meu tempo...

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Já sabes está à tua inteira disposição, penso que será um livro que irás gostar ;)

    Compreendo, a vida de uma Caminhante nem sempre é fácil, cansaço, muitas viagens, é normal que nem sempre tenhamos paciência para ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha,


    Também não conheço o escritor e consequentemente as suas obras. Parece de facto interessante, ainda mais porque, nos dias de hoje tendo em conta uma vasta oferta de leitura no mercado, as suas obras são tão positivamente apreciadas mesmo que tenham sido escritas há muito. Não só achei interessante o escritor por este facto, como também, depois de ter feito uma pequena pesquisa a seu respeito, ter entendido toda a magnitude por detrás das suas obras, porque o escritor tinha ideologias muito fortes e utilizou as suas obras para as expor de forma a serem lidas.
    Transcrevo parte de um texto que fala sobre o escritor:
    "Inspirando-se em ideias do Budismo, Cabalismo, Gnosticismo e outras doutrinas herméticas, e combinando-as com certos aspectos das novas crenças na parapsicologia, extraterrestres e percepção extra-sensorial, o autor criou mundos alternativos nos quais acabou eventualmente por julgar viver. O autor acreditava ter sido contactado, em março de 1974, por uma "mente racional transcendental", o que ele julgava ser uma teofania. Detalhes sobre este evento são detalhados no romance Valis, publicado em 1978".
    Só por isto e por todo um mistério que deve fazer parte das suas obras, fica a curiosidade. Certamente uma leitura diferente e muito boa.
    Boas leituras :D

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Carla,

    Muitos dos livros de FC tem fortes ideologias, dai dizer que não deixam de ser livros complexos e este até nem é dos mais complexos. Gostei do teu trabalho de pesquisa e que tenhas ficado com vontade de ler, caso queiras tenho muita coisa de FC que te possa agradar, é uma questão de teres disponibilidade para ler, como sabes estás à vontade :)

    Bjs e boas leituras para ti também, estás a ler um livro que adorei, do João Aguiar ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Fiacha,

    Eu pouco li de FC, portanto autores e obras de renome, sei zero. Portanto tenho de acreditar em ti e nas tuas recomendações :)

    Gostei do teu comentário, parece-me um livro interessante. E o que a Carla transcreveu, a par do teu comentário, acendeu aqui umas luzinhas do género... *tenho de ler isto* :)

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá Nádia,

    É um género que deves explorar e nada mais simples que começar pela coleção Argonauta. São uns livrinhos pequenos e que por norma custam cada um cerca de 1 €, sim estás a ler bem.

    Se estiveres para ai inclinada tens muita coisa boa, pelo menos que tenha lido, Roger Zelazny e a serie Âmbar, Ursula le Guin e a saga Terramar, Jack Vance, Frank Herbert (O que escreveu Duna), Philip Farmer e os livros do universo O Mundo do Rio e muita coisa mais, vale bem a pena e ficaras espantada com a qualidade das obras, vai por mim.

    Eu próprio ainda tenho imensos livros, só desta coleção, que quero ler, quer de escritores que já li, como outros que ainda quero conhecer e são vários os que tenho pela frente.

    Não deixes escapar ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha.

      Este é um romance sobre ( entre tantas outras coisas) salvação, morte, vida para além da morte, vida para além da consciência, e sprays revolucionários e milagrosos!., numa trama desconcertante e aparentemente desconexa, mas que se resolve num final bem conseguido.
      Já li este romance há uns anos, e permanece como um dos meus favoritos de K. Dick.

      Dick não é um autor fácil: ou se gosta "mesmo" da sua escrita, ou se detesta, não há meio termo.

      Quanto a mim, tem uma obra brilhante, estimulante,sempre surpreendente e intemporal, a descobrir por uma nova geração de leitores.

      Quem é ubik, que é ubik, onde é ubik? Atrevam-se a descobrir.

      Parabéns Fiacha, por trazeres até ao teu blog, bons autores da FC.
      Fico a aguardar por mais.

      Ubik
      ( como não poderia deixar de ser)!! ....



      Eliminar
  9. Olá Ubik,

    Sem duvida que o Dick é um grande escritor e que quero obviamente ler mais livros dele.

    Foste tu em certa medida que me colocaste a ler FC (Duna do Herbert ajudou, confesso) e se tenho lido bons livros, muitos foram por ti sugeridos ;)

    E vem já outro a seguir Douglas Adams :)

    Abraço e volta sempre anónimo Ubik :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que referes com bastante frequência a extinta colecção Argonauta, e uma vez que ainda se vão encontrando por aí exemplares a preços convidativos ( as traduções e as revisões é que nem sempre serão as melhores), atrevo-me a indicar alguns dos meus favoritos desta antiga colecção.
      Talvez ajude a aguçar o apetite de algum leitor interessado na FC mas que não saiba por onde começar.

      Cá vai, então:

      - " O Dia das Trifídes" de John Wyndham
      - " Caminhavam Como Homens" de Clifford D. Simak
      - " Estrela Dupla" de Robert A. Heinlein
      - " Os Marcianos Divertem-se" de Fredric Brown
      - "Loucura no Universo" de Fredric Brown
      - "A Aldeia dos Malditos" de John Wyndham
      - "Escala no Tempo" de Robert A. Heinlein
      - "Vieram do Espaço" de Keith Roberts
      - " O Vale da Criação" de Edmond Hamilton
      - " O Dia em que o Tempo Parou" de Philip José Farmer
      - "Estação de Trânsito" de Clifford D. Simak
      - " Pesadelo Cósmico" de Bob Shaw
      - "Mundo sem Morte" de Philip José Farmer
      - " O Feiticeiro de Terramar" de Ursula K. LeGuin
      - " O Homem Duplo" de Philip K. Dick
      - " O Planeta Fantasma" de Bob Shaw
      - " A Porta das Estrelas" de Frederik Pohl
      - "Metrofago" de Richard Kadrey
      - "Tempo de Magia" de Randall Garrett
      - "Bugs" de John Sladek
      - "Reflexos do Futuro"- Diversos Autores

      Procurem-nos por aí e depois lançem-se em outros ( e diferentes) voos da imaginação.

      ubik

      Eliminar
    2. Ois Ubik,

      MUito obrigado, para mim será uma referência esta tua lista, a Terramar da Ursula Le Guin já li e é sem duvida muito bom :)

      Provavelmente tenho algum destes livros que referes, escritores seguramente mas que ainda não tive oportunidade de ler.

      Valeu, obrigado pelas sugestões, alias dispõem e sempre que quiseres recomendar mais obras de FC estás à vontade :)

      Abraço

      Eliminar
  10. Ai agora é que me tramaste, eu sei que li há uns sete ou oito anos atrás uma trilogia de ficção cientifica que trouxe da biblioteca aqui da zona mas para falar verdade não me lembra nem o nome do autor nem o título de um dos livros. Já andei a dar volta e foram estes:
    "Os Senhores do Fosso";
    "A Cidade da Neblina Verde";
    "O Senhor das Aranhas" de Michael Moorcock.

    E adorei, qualquer dia tenho de os voltar a trazer para reler.
    Os livros da Colecção Argonauta têm uma grande variedade de livros acerca deste tema, o pior é conseguir encontrá-los, como os livros da Anne McCaffrey, eu li a Saga dos Cavaleiros de Pern toda com livros desses trazidos da biblioteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      Eu do Moorcock apenas conheço mesmo as aventuras do principe albino Elric e apenas li dois livros mas é seguramente um grande escritor.

      Quanto à Argonauta tens um Stand na feira do livro só para eles, são imensos e claro depois tens algumas alfarrabistas que vendem mais caro, mas penso por serem números maus antigos e muito difíceis de encontrar :)

      Nunca referi essa encritora, Anne McCaffrey, porque nada li dela e na argonauta existem bastantes dessa coleção,, tenho da presença os 3 primeiros volumes A Demanda e o Voo do Dragão e o Dragão branco, mas confesso ainda não tive oportunidade de ler :(

      Mas fizeste muito bem em lembra-la é mais um nome que se pode encontrar na coleção e bem mais barato :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    excelente opinião, como já estou habituada. Não conhecia este livro; parece-me muito interessante. O tema é curioso e thriller à mistura é bem bom =D
    O facto das personagens também serem ricas e misteriosas faz com que o enredo seja bom! São ingredientes indispensáveis =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria Rita,

    Vale a pena, se o vires não percas a oportunidade, até porque o deves conseguir a bom preço :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Olá! Falar que morro de vontade de ler este autor é pouco. Agora com esta resenha tenho mais motivos para ler. Obrigada pelo ótimo artigo, Fiacha.

    ResponderEliminar
  14. Ois Cassi :)

    Vale bem a pena, recomendo, sei bem que tens muito para ler, mas se poderes experimenta :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  15. Olá Fiacha. :)

    Tenho um livro deste escritor, "O Homem do Castelo Alto", que na minha edição se encontra dividido em 2, mas ainda não tive a possibilidade de o ler. Gostei da forma como descreveste este livro, do qual também tenho ouvido coisas boas, e fiquei ainda mais curiosa de experimentar a obra que tenho do escritor. Quem sabe se não tenho possibilidade de o fazer num futuro próximo... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Fazes muito bem, são livros diferentes mas ambos muito bons isso sem duvida e mesmo este caso queiras ler já sabes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha,

    Por acaso também tenho "O Homem do Castelo Alto" deste autor e adorei a historia! É claro que já ouvi falar bastante "deste" Ubik visto também frequentar outras paragens (que é como quem diz, o Fórum Bang!)... um dia destes ponho na minha lista de "para ler" :) (que já atravessa oceanos...).

    Beijinhos e obrigada pelo comentário cativante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      É verdade foi mesmo esse Ubik do Forum Bang que me fez ler este livro e muito me tem ajudado na feira do livro de Lisboa o que devo comprar :D

      Ai então tens muitos livros por ler *assobio* compreendo-te perfeitamente, ai a falta de tempo é lixada :)

      Bjs e obrigado pelo elogio :D

      Eliminar
  17. Fiquei curiosa com este livro!
    Tive de voltar a seguir o blog novamente, não conseguia atualizar o link no meu.
    Desculpa! ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá Clarinda,

    Sem duvida um grande escritor, alias um dos grandes nomes da FC :)

    Então ? Não faz mal e nada a desculpar, irá haver sempre livros para se comentar eheheh


    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar