terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Povo das Crianças Divinas - Volume 4 da serie Acácia de David Anthony Durham


Um império com perigosos aliados e demasiados inimigos. Quatro príncipes determinados a cumprir um destino. Uma rede de intrigas que atravessa gerações. Manter o trono de Acácia poderá revelar-se uma tarefa fatal.


Corinn Akaran é a senhora suprema do Império Acaciano do Mundo Conhecido, e o poder parece suavizá-la, até mesmo fazê-la ceder aos jogos do amor. Mas, por todo o lado fervilha a traição e multiplicam-se as conspirações para a derrubar: dos seus alegados aliados numrek até às intrigas em torno da filha de Aliver, Shen, enquanto, do outro lado do mundo, um exército gigantesco se prepara para marchar sobre o Mundo Conhecido e a Liga dos Navios continua a jogar em dois perigosos tabuleiros, disposta a jurar servir qualquer senhor, desde que esse senhor sirva os seus próprios interesses.



Corinn nem pode contar com a sua própria família: a irmã Mena esconde-lhe segredos e Dariel, prisioneiro das Crianças Divinas, vai enfrentar uma aventura - novamente contra a Liga dos Navios - que o transformará no corpo e no espírito. Mas Corinn aprendeu a lutar, e não vai hesitar em chamar a si todos os aliados que conseguir, até mesmo aqueles que ninguém imaginava que um dia pudessem voltar.


Opinião:


Como já referi nos volumes anteriores não estamos na presença de uma saga completamente arrebatadora e que traga algo de novo ao género fantástico, mas ainda assim e dado a complexidade de intrigas e jogos de poder torna-se uma leitura bastante agradável e que recomendo a quem goste de Fantasia. 

Correspondendo este livro ao final do 2º volume na sua versão original, preparando o final da saga, acaba por ser um livro repleto de acontecimentos e que nos clarifica determinados aspetos que fazem antever um final de saga verdadeiramente bem conseguido. 

No entanto existem aspetos que não me agradaram muito, ou seja, que considero dispensáveis, nomeadamente a utilização de demasiados elementos fantásticos como é o caso em que, no final do volume, uma personagem faz renascer outra que já estava morta. Será que havia necessidade disso ? Claro que pode vir a tornar-se uma mais valia para o enredo, mas terá que ser muito bem gerido para que fique bem conseguido. 

O príncipe Dariel, que se encontra preso das Crianças Livres, acaba por ter um crescimento enorme neste livro e espero que o acaso lhe venha a dar uma nova oportunidade para se vingar de quem tanto odeia, os sempre misteriosos membros da Liga do Navio (adoro tudo o que envolve estas personagens, sem duvida uma das mais valias do enredo, quer se goste ou não deles). Vamos ver qual o papel que terá no final disto tudo. 

A Rainha Corinn acaba por manter a qualidade, enfrentando mais obstáculos na sua governação, estando cada vez mais dependente da magia para se poder manter no trono, embora sem perceber as consequências da sua utilização. Ainda assim tem potencial para ser uma das vencedoras do que ai vem, mas corre sérios riscos sem dúvida. 

A princesa Mena, tornou-se mais responsável e calma muito graças à sua companheira Elya, embora coragem é algo que não lhe falte e poderá ter um papel determinante. 

É óbvio que existem muitas mais personagens interessantes, como é o caso de Shen, mas não quero estar aqui a desenvolver muito mais até para não cair na tentação de revelar pormenores importantes. 

Sendo a escrita uma das mais valias desta saga, com um ritmo que nos deixa completamente presos, repleto de ação, mistérios e dúvidas que nos fazem querer avançar mais e mais na leitura, penso que acaba por ser o melhor livro até ao momento, muito pela empatia que acabamos por criar com as personagens. A tudo isto acresce que algo de verdadeiramente perigoso se aproxima de Acácia como nunca antes visto, o que nos deixa com imensa vontade de ler os livros seguintes da serie. 

Um aspeto negativo que tenho apontar (e não querendo tornar-me repetitivo) deve-se à divisão dos livros. Acho esta divisão desnecessária tendo em conta o volume dos mesmos, até porque, este livro acaba na página 300 já com agradecimentos e mapa incluído e termina com a inserção de mais dois capítulos de outro livro, o que acaba por não ajudar muito para que se venda bem, até porque, acresce custos da publicação, ainda que, a ideia seja deixar o leitor curioso pela leitura seguinte. Outro aspeto negativo, é de que, continuam a aparecer alguns erros e gralhas, pelo que, é uma situação a considerar pela Editora devendo obrigar uma melhor revisão do conteúdo dos livros. Ainda que, não seja determinante para uma boa leitura, pode influenciar a sua compreensão ou até mesmo interromper o seu ritmo ou agrado. 

Para finalizar, sem dúvida que estamos na presença de um escritor talentoso.

31 comentários:

  1. Olá Liliana,

    Penso que irias gostar e ler rapidamente, alias tenho a certeza ;)

    Bjs e obrigado pela visita :D

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmm... esta saga realmente chama-me a atenção, mas estou a ver muitos livros divididos :P Independentemente do motivo, há situações em que de facto não se justifica. Mas gostei muito do teu comentário, a ver se tenho oportunidade de conhecer Acácia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      É um universo onde a conspiração, traição, mistério não falta, logo acredito que venhas a gostar.

      Pois eu não queria estar sempre a repetir-me mas de facto depois fico triste que a editora não consiga atingir os seus objetivos de vendas como acontece com outros livros / escritores. Como dá para ver não se justifica de todo, mas acredito que a Editora vá aprendendo com algumas divisões que não tem dado resultados.

      Por mim nem Martin devia ser já dividido, já tem os seus leitores completamente presos ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá Fi,
    acho que já comentei com vc, q sou louca para ler esses livros da Acácia, e com sua resenha, a vontade aumenta, ainda mais quando vc disse que tais livros são de "leitura bastante agradável e que recomendo a quem goste de Fantasia",e eu amo fantasia!!! Parabéns pela resenha, foi muito clara e objetiva, mostrando os prós e os contra do livro!

    Abraços e mais boas leituras para vc!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      é verdade sim, sempre manifestaste o teu interesse em ler esta saga e fazes muito bem, pois quanto a mim vale bem a pena, o escritor tem talento e desenvolveu um interesse bem interessante....apenas lhe retirava ali alguma utilização excessiva (a meu ver) de elementos fantásticos, mas não deixa de ser bom ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Tenho o primeiro volume, mas não queria começar a ler antes de ter o segundo, mas se antes a vontade não era muita com esta tua opinião ainda fiquei com menos, mas não descartei (ainda). Já tenho muitos livros bons para ler e se este não trás nada de novo existe muitos que trazem, alias como se pode pode depreender da tua anterior opinião e muito mais barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      O universo é bem criado e o escritor tem talento sem a menor duvida, mas há sem duvida coisas melhores, sem duvida e mais barato, sei que és um que acompanha a FC e só na argonauta tens muita coisa superior.

      alias mesmo dentro da Bang, tens vários mais interessantes digamos assim, mas ainda assim vale a pena experimentares, deves é ler os dois primeiros volumes, pois como sabes os livros foram divididos e só no final do 2º o 1º ciclo termina.

      Nada como experimentares ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Ainda não li nenhum destes livros mas confesso que estou muito curiosa e com vontade de ler. Até porque eu não conhecia o escritor foi através de ti Fiacha que tomei conhecimento desta saga se é que assim se intitula. Mais uma vez obrigada por me dares a conhecer outros horizontes. Já adquiri alguns livros que foi através do teu blog que tive conhecimento. Só preciso de saber tem paixonetas pelo enredo? lol sabes bem que para mim tem muito mais interesse um livro . Já vi que para este escritor também optaram neste caso a editora por dividir os livros tal como acontece com o Martin. Concordo contigo acho desnecessário fazerem isso depois inserirem capítulos do livro seguinte. Para mim isso é tudo palha e um modo de publicarem mais livros e fazerem o leitor gastar mais dinheiro. O livro termina e ponto final e os leitores esperam pelo que virá é muito mais interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Fico contente que tens feito algumas compras por minha sugestão, afinal é um dos objetivos do blog, para que os seguidores não deixem passar bons livros :).

      Sim terás um pouco de tudo nestes livros, crueldade de Martin com momentos de ternura e sim uma ou outra paixoneta, mas não tão bem desenvolvidas como por exemplo os da Juliet, ainda assim vais gostar ;)

      Pois isso da divisão dos livros é cruel e mal feito sem duvida, depois queixam-se que não vende :(

      Bjs e obrigado pela visita e boas compras as que fizeste recentemente :D

      Eliminar
    2. Ah então vou gostar de certeza e vou aproveitar a promoção da saída de emergência, vou comprar os dois livros dragões de crepúsculo...e posso escolher um terceiro de oferta que será Acácia, Ventos do Norte, já é um começo...

      Eliminar
    3. Ois Luisa,

      Fazes bem, por acaso estou com muita expetativa para o 3 livro da serie Dragonlance, esses ainda com um ritmo mais forte :)

      Ora nem mais, nada como aproveitar as promoções ;)

      Bjs e boas compras :D

      Eliminar
  6. Olá amigo ^_^
    Esta leitura foi a 1º. escolha para te oferecer nos anos, mas confesso que receei que não gostasses..:P
    Eu já queria ter lido há muito, achei desde o início que a ideia tinha muito para dar, mas fico sempre reticente na altura de comprar. Mas vou arriscar e ler, acredito que até vai ser uma boa experiência..^_^
    Não obstante os erros e possíveis exageros há sempre algo que faz valer a pena em ler um livro :)
    Mais um excelente comentário..
    Boa continuação..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga :D

    Olha que giro, mas o que me ofereceste continua até ao momento a melhor leitura de 2013, adorei o livro da Robin Hobb ;)

    Fazes bem, é sem duvida uma leitura agradável e tenta ver se não existem promoções, tipo PACK ou algum dos volumes estar como oferta no saite da Editora ;)

    Os que encontrei neste livro até nem é nada de especial, mas começam a aparecer com frequência algo que estranho.

    Obrigado e beijinhos ^_^

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Como já sabes, não fiquei grande fã deste autor. Li o primeiro e mesmo assim foi com algum custo. Não consegui ficar curiosa com a história nem com as personagens. Não consegui ver nada de diferente no livro. Pareceu-me muito parecido com outros do género que já li e por isso decidi não apostar. Se porventura o segundo é melhor, a Editora perdeu ao dividi-lo, a meu ver. Eu não comprei a segunda parte do primeiro volume.

    O teu comentário é muito bom e também reflete estes aspetos que mencionei, se bem que leste já até aqui e eu fiquei pelo 1 =)
    A escrita, tal como dizes, e a intriga são os aspetos melhores e os únicos que me agradaram. Também houve algo que achei estranho e nada positivo, se bem que goste muito, que foi o facto de beberem vinho do Porto. Não há Portugal lá para haver vinho do Porto nas adegas =D

    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Sem duvida que esse episódio do vinho do porto não fez grande sentido, mas ai penso ser mais um erro de tradução e não do escritor lol. E concordo a divisão em especial do 1º volume (que permitiria o encerrar de um ciclo) acaba por ser prejudicial.

    Mesmo os seguintes, mas pronto acredito que agora a saga seja ela toda publicada independentemente das vendas :D

    Conhecendo os teus gostos e mesmo não sendo nada de original, ias gostar e claro ser surpreendida ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha
    Confesso que tenho os dois primeiros volumes em casa, (1º volume no original) e ainda não me deu para os ler. Começo a ficar um pouco cansada de fantasia que em nada se altera, ou melhor que não traz nada de novo. Mas não desisti :)
    Felizmente, como sabes, através do conselho de vários amigos, tenho descoberto autores muito bons quer relativamente a fantasia, quer a FC.
    E, claro, outros que vão crescendo na minha consideração. Espero que já tenhas começado o HM e que estejas a gostar :) tenho curiosidade em saber a tua opinião.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Caminhante,

    Como te compreendo, ainda assim e mesmo não apresentando nada de novo lê-se bem estes livros ;)

    Ui a FC apresenta ai umas boas pérolas sem duvida, pena não pegar, olha o caso do 3 volume de DUNA :(

    Ainda não li, alias ando a ler muito pouco, muito por culpa de ter visitas em casa, mas espero retomar o ritmo de leitura e esse será um livro com prioridade máxima :D

    Bjs, continuação de boas férias e claro repleta de boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Fiacha,

    Como sabes, li os primeiros dois livros e quero voltar a esta saga. Talvez regresse agora que saíram dois, pois não queria ficar com o livro original a meio (esqueço-me das coisas com alguma facilidade). Quando os tiver lido aviso-te para discutirmos melhor este mundo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Olá Luís,

    Não deixa de ser uma boa estratégia e assim les tudo de seguida não sentido tanto a quebra, pois modo geral cada volume encerra uma fase da história.

    Fico então à espera que leias ambos os livros ;)

    Abraço e boas leituras !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha. Vou ver se os leio este ano, mas a carteira é que vai decidir. lol

      Abraço

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,

    tenho o primeiro desta saga mas, nunca lhe peguei. Tenho medo de ficar viciada. As sagas causam cada rombo no mealheiro:p!

    Tens um TAG no meu blogue.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Olá Jojo,

    Não tenhas medo que ler não faz mal à saúde, mas compreendo o teu caso :D

    Obrigado, logo que der respondo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  16. Bem, devo admitir que este autor tem vindo a perder o meu interesse.
    Li o 1º livro, gostei. Saiu o 2º livro e comprei, optando por estar pelo 3º para ler. Entretanto saiu o 3º e o 4º...
    Com as divisões, torna-se desmoralizante seguir a história aos bocados...
    Alguém sabe ao certo, quanto livros serão?

    ResponderEliminar
  17. Olá Nidia,

    Se gostaste do primeiro volume então quando chegares a este volume seguramente que irás gostar, embora não seja tão bom como pensava, muito devido ao excesso de fantasia, ainda assim tem tudo para ter um excelente final.

    Tudo dá a entender que serão 6 volumes (a não ser que o último volume não seja dividido devido ao tamanho) pois este nota-se que encerra um ciclo.

    No fundo está tudo preparado para um final repleto de ação.

    Se fizeres muita questão de tentar saber mesmo posso perguntar à Editora, sem problemas.

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  18. Eu estou a ler o 1º e está a ser uma leitura que me está a custar continuar :/ não estou a gostar para já.

    ResponderEliminar
  19. Olá,

    Que pena, mas pronto quem sabe avançando mais um pouco a leitura se torne mais apelativa, seja como for muita coisa ainda por acontecer e ao chegar a este ficamos com muita vontade de ler os seguintes :)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredites ou não, ainda nem a meio vou :P estou mesmo arrastar-me na leitura!

      Eliminar
    2. Ois Stark :D

      Então no meio deste livro ou da saga ? É que chegado a este livro as coisas ficam devidamente preparadas para um final bem construido ;)

      Bjs e vá avança com isso ;)

      Eliminar