terça-feira, 23 de julho de 2013

Saga o Mago a Filha do Imperador de Raymond E. Feist e Janny Wurts



Mara era apenas o membro mais novo de uma família nobre. Nunca esperou que a súbita e chocante morte do irmão e do pai pudessem trazer-lhe tamanha responsabilidade. Apesar do seu sofrimento, cabe-lhe a tarefa de vestir os mantos da liderança e enfrentar as dificuldades. Mas embora inexperiente na arte política, Mara terá de recorrer a toda a sua força e coragem, inteligência e astúcia, para sobreviver no Jogo do Conselho, recuperar a honra da Casa dos Acoma e assegurar o futuro da sua família.

Opinião:


Tentando ser algo resumido, tenho a dizer que este livro foi sem duvida uma agradável surpresa, pois o escritor mesmo estando dentro do universo dos livros anteriores, não recorreu aos seus personagens chave e ainda assim conseguiu um dos melhores livros que li até ao momento, ficando na duvida se será o inicio de uma nova saga, mas que funciona bem como livro único.

É recorrente ver criticarem os livros de Fantasia, vazios de "intervenção", algo que se verifica mais em livros de FC, onde existe uma luta, por exemplo, do que é antigo versus uma mentalidade mais progressista, de evolução, onde as pessoas pensem por si, que lutem contra o sistema implementado, novas mentalidades. Este é um livro que prova que também na Fantasia existem livros de "intervenção" e com forte componente politica, ou pelo menos até onde chegam os políticos e o governantes para atingir os seus objetivos.

rico em personagens interessantes e bem construídas, em especial Mara a protagonista do livro, um enredo que nos deixa sempre em suspense, onde conhecemos uma sociedade mais oriental e todos os meandros politicas características deste região e claro com uma escrita já habitual.

Um livro que só posso recomendar e que tenho a certeza que não irá desagradar aos leitores do escritor, pelo contrario acabamos por ficar ainda mais seu admirador e a suspirar por ler mais livros seus. 

Muito bom.

30 comentários:

  1. Olá amigo Fiacha
    Os livros do Feist são sempre uma expectativa. Ainda vai demorar um bocado para retomar a sua leitura, no entanto gostava de saber o que aconteceu com "essas gentes".
    Penso, pelo teu comentário, que este livro já poucas referências faz ao Pug e a outros habitantes do Reino das Ilhas., estarei enganada?
    De qualquer forma um bom livro, pelo teu comentário.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Antes demais obrigado pela visita, troca de livros e claro companhia, foi curtinho mas ainda assim valeu :D

      Neste livro (provavelmente livros) não aparecem, mas acredita que serás bem recompensada.

      Nos livros anteriores aparecem mas muito pouco e Pug (que está na sua ilha, não quer contatos com os humanos, penso que apenas permite que se alguém necessitar de ajuda só através de um amuleto ou algo assim, mas nem é para todos :D, quanto aos outros aparecem mas pouco, são os seus descendentes (de Arutha) os protagonistas dos dois livros anteriores a este, mas são muito bons...digo isto porque tenho na ideia que ainda não os lestes :D

      este livro é ainda melhor e vai valer bem a pena, vai por mim...se quiseres ler é só dizer ;)

      Bjs boas férias, lê muito e aproveita para descansar :)

      Eliminar
    2. Obrigado pelo empréstimo e claro que apesar de pouco tempo, foi agradável estar contigo :)
      Graças a ti descobri um autor fantástico, depois das muitas sugestões para o ler. Penso que não és da mesma opinião que eu, mas discutiremos isso em breve.
      Bjs

      Eliminar
    3. Ois Caminhante,

      Falas do Gene Wolfe certo ? Gostei embora seja um universo complexo e que fico com a sensação de não estar a absorver devidamente a mensagem do livro, ainda assim reconheço ser livros bons :)

      Fico contente por estares a gostar e claro curioso por ler os teus comentários ao que andas a ler do Wolfe ;)

      BJS

      Eliminar
  2. Olá Fiacha. Já sabia que ias gostar deste livro. É difícil não gostar. Para mim é o melhor livro fora da primeira saga, com uma forte componente política e muitas lutas nas mentes das personagens principais. É mais um grande livro do Feist. sem dúvida!

    abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís,

    Só posso concordar com o que dizes, sem duvida um livro muito bom e mesmo como gosto dos livros.

    Assim continue :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá olá...
    Ainda não li e por acaso nem sequer conheço o universo por detrás deste livro, nem conhecia opiniões dele até agora..
    Quer dizer que promete? :)
    Vou ter em conta o comentário para uma (mais) possível leitura. Mas do que percebi, existem livres anteriores a este?
    Mais um excelente comentário Fiacha ^_^
    Boas leituras ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Olha só te posso recomendar este escritor e se queres começar nada como investires neste livro, lê por ti, mas não necessitas de leres os anteriores ;)

      Obrigado, sempre simpática (estou em falta no teu, mas não está esquecido e se tudo correr bem já sei que livro te enviar juntamente com a BANG :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha :)

    Sempre tive muita curiosidade em ler esta Saga, e o teu comentário só me deixou ainda com mais vontade! No entanto há algo que me assusta...

    "ficando na duvida se será o inicio de uma nova saga, mas que funciona bem como livro único."

    É mesmo? É que as sagas a ler já são tantas, e se se multiplicam dentro de si ainda pior xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Um escritor com muita qualidade sem a menor duvida, cada vez me surpreende mais sem duvida.

      Podes sempre apostar apenas neste volume, visto que os anteriores da saga O Mago têm continuidade, mas duvido que apos a leitura deste volume não queiras ler os que estão para vir eheheeh.

      Sagas um mal do qual não tenho cura :D

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Fiacha!

    Ainda não tinha comentado este teu post, que é de um autor que eu tanto gosto!
    Ainda não li o Corsário do Rei, vê bem! Tenho-o ali para ler mas ainda não lhe peguei. No futuro espero ler este, que me parece ser muito bom, como posso ler no teu comentário e pelo que mais pessoas me têm dito.
    Espero gostar também!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Então tens ainda coisas boas para ler do escritor e sim aposta nesta nova saga que vale bem a pena, a manter este nível pode ainda ser melhor ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  8. Ufa, depois de umas grandes férias posso finalmente voltar à blogosfera literária :D Não irei comentar nos teus posts mais recentes porque se referem a livros pertencentes a sagas que tenciono ler mas ainda não comecei, no entanto posso comentar neste xD
    Tenho a dizer que no início estava bastante ansioso por mergulhar neste mundo d'O Mago mas o meu primeiro mergulho foi uma grande desilusão. Não foram as personagens, não foi o world-building nem o enredo. Foi a escrita. Não sei porquê não suportei a escrita do "O Mago: Aprendiz" e então tive de o pousar. Infelizmente tu referes neste post que a escrita é a mesma do habitual por isso não sei se vou ler este livro. Pelo menos não irei antes de conseguir ler o Aprendiz.
    Boa crítica como sempre, Fiacha :D

    Abraços e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Pedro,

    Ora muito bem vindo, espero que tudo tenha corrido pelo melhor :)

    Penso que devias dar oportunidade ao escritor, melhora de livro para livro então no 3º volume e 4 estão mesmo muito bons, mas pronto tu é que sabes e acredito já acompanhes várias sagas ao mesmo tempo.

    E esta nova saga pode ser lida independente e tem uma vertente muito mais politica, com vários jogos de corte, penso que no fim de leres os livros todos irás sentir-te satisfeito.

    Abraço e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha,

    Gostei bastante deste livro e, agora a meio do segundo livro desta trilogia, estou a gostar ainda mais. Sei que gostas, tal como eu, de uma boa história de intriga política e palaciana e este livro é um bom exemplo disso.

    Grande abraço!

    PS: O título do post está errado, não é "A Filha do Imperador" mas sim "A Filha do Império" ;)

    ResponderEliminar
  11. Ois Artur,

    Sem duvida uma saga que me está a surprender e fico contente que te esteja a agradar ainda mais o 2 volume, que foi divido em dois, depois e se tiveres oportunidade não deixes de partilhar o que achaste do livro II

    Ena obrigado a ver se corrijo eheheh :D

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  12. Um dos melhores livros que já li, e sem tentar ser spoiler digo para quem se pergunta porque é que o Pug não aparece, é porque durante o livro eles ainda estão na Guerra da Brecha, mas vai aparecer a familia do Kasumi

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  13. Olá Anónimo ( desculpa tratar-te assim no final podes indicar o teu nome caso pretendas ;) )

    Pessoalmente penso que o Pug (que até vai aparecer na saga) está lá muito bem do outro lado da brecha, não faz falta a esta saga, que tem um carater muito mais politico e com poucos elementos "fantásticos", nao que não goste dele, mas aqui e para já não faz falta nenhuma.

    Claro que estando nos na parte dos Tsurani iremos ter a intervenção dos Mantos Negros, mas mesmo isso é um pequeno pormenor.

    Pessoalmente estou a adorar a saga :)

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  14. Só sou anónimo por não ter conta :) e para mim é a melhor saga de fantasia juntamente com eragon que já li, mas ainda espero ler O senhor dos aneis futuramente

    Cumprimentos,

    Nuno Alves

    ResponderEliminar
  15. Olá Nuno,

    Ora vez que deste a volta à situação :)

    Já leste a saga do Mago anterior a estes livros ? Embora estes se possam ler de forma independente, o Mago dá jeito para se perceber ainda melhor este universo.

    Se quiseres a minha opinião de qual começar primeiro entre Paolini ou Tolkien, digo-te lê Tolkien que no fundo é o Mestre da fantasia ;)

    Podia recoemndar-te muitos mais, mas podes não estar interessado :D

    Abraço e quando acabares de ler o 2 livro não deixes de comentar o que achaste no comentário que fiz :)

    ResponderEliminar
  16. Só me falta ler o último que saiu agora de todos os livros de Feist, mas estou a ler as Crónicas de Gelo e Fogo de George R. MArtin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, esse não é importante para esta saga ainda assim é um livro bem fixe ;)

      Um dos meus escritores favoritos, adoro em que livro vais ? Ai tanta surpresa tens pela frente eheheh

      Abraço

      Eliminar
    2. Vou na muralha do gelo o 2

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Ois Manuel,

      Sendo assim ainda tens muitas surpresas boas pela frente. Deduz que tenhas visto a serie e já conheças muitas coisas que se irão passar, ainda assim os livros são bem melhores e o bom vem mesmo a partir do 5 volume com um 6 verdadeiramente fantástico ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Vi só a primeira temporada até à morte de Eddard e depois decidi comprar os livros e lê-los primeiro antes de ver o resto da série. E fiz igual com o Senhor dos Anéis, como só vi os filmes em pequeno não me lembro de grande parte, mas vi à pouco tempo o primeiro e decidi esperar até ler a coleção para ver o resto. Gosto de fazer assim pois torna-se mais divertido procurar por falhas nos filmes =)

      Cumprimentos,

      Nuno Alves

      Eliminar
    5. Então não vejas mais, caso contrário ficas a saber de coisas que agora nos livros já não te vão deixar tão chocado, como por exemplo o que acontece a NED, é o meu conselho ;)

      Tolkien para mim tem uma escrita mais "maçuda", é fantástico mas por exemplo o Hobitt li com muito mais facilidade :)

      E podes comentar nos outros livros, estás à vontade, nem que não tenhas lido eheheh

      Mas podes vir comentando sobre os livros de Martin, alias se procurares bem, há um post dedicado a ele :D

      Abraço

      Eliminar
    6. Ok vou procurar obrigado =) Eu encontrei este pois estava para recomendar este livro a uma colega

      Abraços,

      Eliminar
    7. Ois,

      Não necessitas, ainda apanhas com spoilers, próximo livro que comentar é do escritor e ai partilhas a tua experiência e se estás a gostar :)

      Abraço

      Eliminar
  17. E hoje em dia não se pode ter tudo ao mesmo tempo.

    Cumprimentos,

    Nuno Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo, se estivesse a ler Martin não conseguia parar :)

      Abraço ;)

      Eliminar