segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os Trilhos de Boma de Pedro M. Rodrigues (Chiado Editora)



Sinopse - Os Trilhos de Boma - A Viagem Interminável 


Pode alguém fugir a um destino que lhe pertence e fugir dele como se de uma sentença mortal se tratasse? Pode alguém desafiar os grilhões do destino e enfrentá-lo através da sua força de vontade? Pode alguém sucumbir perante as forças inseparáveis dos nós que unem o tempo, formando a correia de acontecimentos imparáveis que o levará ao destino que o espera? Uma princesa que foge do seu irmão sangrento e do seu marido arrogante, iniciando uma guerra fraticida. Uma princesa que carrega dentro de si a génesis da discórdia, e o início de um destino que irá marcar gerações atrás de gerações. Uma viagem interminável, por entre os trilhos silenciosos e sombrios de Boma, que encerra dentro de si o destino de um único rapaz, de um único ser que irá reunir os reinos desavindos. Um rapaz que luta contra o seu destino, uma rainha que luta contra o sofrimento do segredo que carrega dentro de si, um príncipe herdeiro sedento pela glória eterna do destino que o persegue, uma pequena princesa que vive no seu próprio mundo, esperando pelo dia em que se irá revelar. Três anciões que percorrem as eternas terras dos três reinos, prolongando a inevitabilidade do tempo e formando a redoma protectora do acontecimento que mudará, para sempre, a vida de todos os homens. Três reinos, três histórias que se unem através das mesmas palavras, do mesmo poema, da mesma lenda que espera pela noite que se transforma em dia, para revelar o sonho profundo de um povo perdido nas agruras do tempo. Um destino único, um destino fatal, criado pela teimosia inglória de um coração ingenuamente apaixonado pela utopia da história perfeita de uma vida.

Opinião:


Este primeiro livro, da trilogia, foi dividido em duas partes que correspondem a dois livros, chegando a um total de mais de 900 páginas no seu conjunto. 

Gostei do universo criado, o escritor escreve bem, demonstra imenso potencial, sendo o enredo bem desenvolvido, as personagens são interessantes e a escrita viciante.

A sinopse resume bem o enredo principal. Acompanhamos o desenvolvimento da história em dois momentos: a demanda da princesa que origina uma guerra entre reinos e que acaba por se ver forçada a partir para as montanhas de Boma, local que acaba por ser totalmente desconhecido e misterioso, e por outro lado seguimos, no momento atual, um príncipe sobre o qual recai uma profecia que, segundo esta, um dia ele irá unificar os três reinos existentes, algo que o mesmo desconhece, mas que vai tendo conhecimento pelas várias pistas que lhe vão surgindo sobre a profecia.

Como já referi gostei dos livros, li de uma forma muito rápida. As personagens bem misteriosas deixam-nos desejosos de conhecer os seus segredos, os seus objetivos, como irão ser desenvolvidos e claro existem sempre vários mistérios por desvendar os quais nos deixam sempre presos ao enredo.

No entanto existem pormenores que, a existirem, tornariam este primeiro livro bem melhor. Por exemplo, dado que o enredo se passa em vários reinos, seria bastante útil um mapa, mesmo que muito simplificado, para podermos perceber melhor os locais dos acontecimentos. Na minha opinião, um livro seria suficiente, uma vez que muitos dos momentos descritivos, são, em alguns casos, necessários é verdade, mas noutros casos nem por isso. A personagem principal do enredo não é cativante, é verdade que é um miúdo, mas caramba custa assim tanto perceber que não lhe pode ser revelado um segredo, ou que ainda não é o momento? Tanta birra com a sua mãe e o seu mestre (duas excelentes personagens por sinal). Por outro lado, algo que estranhei nos livros e, ai não estou a dizer que seja alguma falha, mas sendo a espada e o arco as principais armas que vemos, então já existia a bomba nessa altura? É que por duas vezes foram utilizadas, sinceramente estranhei um pouco, não pelo momento proporcionado, muito bem desenvolvido, mas pela arma em si, penso que pelas descrições, da época, não devia ainda existir.

De um modo geral é um bom inicio de trilogia, alguns aspetos, acredito, irão ser melhorados mas quanto ao resto penso já ter referido, um escritor com muito potencial, que criou um universo que nos deixa ansiosos por ler mais, sem duvida.

16 comentários:

  1. Eu li o livro e também achei uma boa ideia e um bom universo. quero ver onde é que ele o vai levar

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana,

    Por acaso li este livro por ter gostado do teu comentário e fiquei com imensa curiosidade de ler a continuação da história, tem ali muito mistério, aqueles Ansiães ainda tem muito para oferecer, pronto a ser desvendado, venha o seguinte :D

    Tens alguma ideia para quando está previsto o 2º volume ?

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do teu comentário Fiacha! Sem dúvida alguma vou ler o livro. Ainda não sei quando :P Mas quero muito ler ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Vais gostar tenho a certeza e acho muito bem que o faças uma trilogia que merece sem duvida ser divulgada ;)

      Bjs e obrigado pela visita :D

      Eliminar
  4. Wow que livro é este? :D

    Gostei muito do teu comentário e fiquei com os olhos brilhantes de curiosidade.

    Pela descrição, é muito ao meu gosto....mais uma excelente referência...também quero ler..ler...ler... :D

    Obrigado..Boas leituras.. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      Sim penso que será uma leitura que te irá agradar, quando tiveres disponibilidade de ler diz que se pode arranjar forma de o leres e claro depois divulgares ;)

      Bjs e boas leituras amiga :D

      Eliminar
  5. Nossa Fiacha...
    ADOREI sua resenha, e COM CERTEZA, quero ler esse livro, parece ser um livro muito bom, daqueles q valhe à pena ler e ter. Arrisco a dizer que essa foi uma de suas melhores resenhas, e acredite, gosto muito do que escreve, mas dessa vez, vc se superou, parabéns!!!
    Continue assim, pois vc escreve muito bem!!!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Não sabia que tinhas ficado tão agradada com o comentário, ainda bem, não é do melhor que já li e aqui comentei, ainda assim serão livros que se leres acredito que te irão agradar ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Fi,
      para vc ver o tanto q gostei do livro, já pedi para a Chiado me enviar um exemplar! hehehehehe

      Abraços e boas leituras!

      Eliminar
    3. Oi,

      Fizeste bem, vou ficar curioso em saber a tua opinião e nada como divulgar os livros, só assim as pessoas tem conhecimento deles ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Parece muito interessante Fiacha, acho que vou acrescentar a minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Não estivesses tão longe e até te os emprestava de bom gosto :D

      Penso que irás gostar se um dia vieres a ler ;)

      Bjs e obrigado pela visita :)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Parece interessante este livro, apesar de eu estar a fazer uma folga na fantasia deste género, nos últimos tempos,
    Tenho muito para ler, mas quem sabe num futuro pegue nele para ler. :)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Folga na Fantasia, esse termo não me é estranho, eu tentei mas ainda não foi este ano, mas um dia vou conseguir :D

      Quando quiseres ler já sabes ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,

    vim aqui ao teu Blog ver este post em especial! Excelente post, muito bem escrito. Fiquei bastante curiosa sobre esta história! Talvez aposte neste livro =) Tem muitos aspetos que me agradam!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria,

    é sempre bom ver-te por estes lados e sim estes livros até tem tudo para gostares deles e ainda é o inicio da saga, potencial não lhe falta.

    Agora que aqui vieste faz-me lembrar em certa medida, Locke Lamora, pois há personagens que são mestres na arte do disfarce ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar