sábado, 13 de julho de 2013

A Oeste do Éden de Harry Harrison


Sinopse:


«Quando os dinossauros governavam a Terra...». Pois A Oeste do Éden ainda governam. 

A catástrofe cósmica que os exterminou há 65 milhões de anos nunca chegou a acontecer. O grande cometa nunca caiu, nunca chegou a provocar aquilo a que, no nosso universo, Carl Sagan chamaria Inverno Nuclear. A permanência de condições climatéricas indefinidamente estáveis permitiu que os grandes répteis continuassem a evoluir, com o cérebro sempre a aumentar, o polegar a tornar-se oponível, até culminarem nas Yilanè, a raça sauróide mais inteligente da Terra. A sua complexa civilização, baseada em sofisticadas técnicas de engenharia genética, transformou se num milagre de estabilidade social e integração ecológica. Fez surgir cidades «orgânicas» por toda a África, Europa e Ásia. Modificou todos os ecossistemas à sua imagem e semelhança. 

Subitamente, pressões climatéricas, o advento de uma microidade glaciar, fazem diminuir radicalmente os recursos energéticos e alimentares. Sob a ameaça do extermínio total da sua civilização, as Yilanè são forçadas a explorar o que designamos por oceano Atlântico e a colonizar o Novo Mundo. 

E ali, nas costas da Florida, dominando o topo de um ecossistema incompreensível, encontram uma espécie desconhecida de mamíferos inteligentes, agressivos, selvagens. Mamíferos que se deslocam erectos, assentes nos dois membros posteriores, que possuem o dom da palavra e se servem de utensílios rudimentares de pedra. Mamíferos que odeiam instintivamente toda e qualquer yilanè. Um ódio que é recíproco...

Opinião:

Depois de me recomendarem a compra deste livro (alguém entendido em FC) e dos comentários efetuados pelos amigos Marco Lopes e Caminhante, nos seus blog (que estivemos para ler em leitura conjunta num grupo do FB) este era um livro que tinha imensa curiosidade em ler, até porque, a FC embora seja um género literário que não seja do que mais leio, desde que li Duna do Frank Herbert, já me proporcionou a leitura de bons livros e a descoberta de novos autores que se revelaram verdadeiras pérolas no género e graças a isso tenho imensos livros para ler e escritores novos por descobrir graças muito à coleção argonauta que não me canso de elogiar.

Este livro faz-me em certa medida lembrar-me a saga os Filhos da Terra de Jean Auel, embora seja, muito mais desenvolvido, melhor fundamentado e muito mais complexo.

Tal como em Duna do Frank Herbert, muitos são os temas de interesse desenvolvidos, desde aspetos ecológicos, da ciência para o desenvolvimento da sociedade, entre outros.

Tal como é referido na sinopse, acabamos por seguir o confronto entre duas sociedades, uma mais desenvolvida, os yalanè (seres inteligentes e que com a necessidade de procurar locais mais propícios para habitarem, acabam por ir para um local onde habitam os Tanu, seres mais habituados ao frio, mais selvagens, mais simples na sua forma de viver, nómadas e que não tem tantos conhecimentos como os yalanè).

E é com o desenrolar dos acontecimentos que acabamos por verificar a construção de uma cidade das yalanè (lagartos, mas muito inteligentes), no território dos Tanu (humanos) que acabamos por ver a destruição de um clâ onde apenas uma pessoa sobrevive tornando-se prisioneiro, com apenas 8 anos, que acaba por aprender a viver com as yalané a sua linguagem e modo de vida, vivendo com estas vários anos até que a presença de outros Tanu acaba por dar um volte face no enredo.

Muito podia destacar deste livro, desde a riqueza de personagens, à escrita, que embora no inicio nos obrigue a consultar os termos no final do livro (pois é utilizada uma linguagem própria de cada raça), acabamos com o decorrer da leitura do livro de o deixar de fazer, à riqueza e criatividade do universo criado, que tal como já referido aborda imensos temas interessantes, já se falava em ADN e mutação de animais para servir os interesses das yalanè, isto numa fase em que o fogo ainda quase era desconhecido, para muitos povos, logo só por aqui podem ver a complexidade do enredo.

Não querendo desenvolver muito mais sobre o enredo, até para não efetuar spoilers, devo dizer que foi dos melhores livros que li de FC, que funciona bem como livro único embora seja o primeiro de uma trilogia que não viu a continuação publicada por cá e que devem pesquisar pois o livro é barato e acaba por ser uma leitura altamente viciante.

Mais um pequeno diamante de FC, um género que espero explorar mais e melhor, pois tem-me proporcionado grandes momentos de leitura, recomendo vivamente ;)

10/10

22 comentários:

  1. Já vi este livro ser referido imensas vezes no Youtube por booktubers e todos eles elogiam este livro até mais não. Sempre pensei, pelo título, que isto era uma espécie de sátira à religião católica ou então sobre a vida de Adão e Eva. Só agora me apercebo que é um livro de FC. Tal como tu nunca li muita FC (acho que nunca li um livro deste género, na verdade) mas preparo-me agora para ler o "Limite" de Schätzing que também ouvi dizer ser um livro fantástico (apesar de ter quase 1100 páginas). Bem, logo se vê se gosto ou não de FC mas este é um livro que quero mesmo muito ler. Sempre me interroguei sobre o que aconteceria ser os dinossauros nunca tivessem sido extintos :D

    Abraços e... boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      O livro vale bem a pena e penso estar a 5º € na Wook e até podes conseguir não pagar portes de envio, nada como explorares ;)

      Penso que já leste o livro do Martin Braun, Alex 9 e tenho ideia que gostaste, mas tens muitos outros bons escritores, como já percebeste adorei o Dumna do Herbert, mas tens livros bem baratos da coleção argonauta que tem muita qualidade, Âmbar de Ropger Zelazny, Terramar da Úrsula Le Guin, Mundo do Rio do Philip Pharmer, Dick, Jack Vance, Gene Wolf entre muitos outros ;)

      Alias na Coleção Bang, alem do Herbert e do Dick, tens o Richard Morgan e o Douglas Adams....

      A ver se gostas do que irás ler, mas este é um livro muito completo vale mesmo a pena investires ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Fiacha
    Fico contente com a tua opinião e por ver que gostaste deste livro. É muito bom mesmo.
    Não sabia que tinhas lido a saga dos filhos da terra da Jean Auel :) eu também li já há uns bons anos, e de facto tem algumas semelhanças no que respeita aos Tanu. Precisamente o facto de alguns de entre eles começarem a perceber o mundo à sua volta de forma diferente do resto do clã e com eles surge a evolução das sociedades primitivas.
    Tenho mais coisas deste autor para ler, em português e inglês, vamos ver se é tão bom.
    Decidi dedicar as minhas leituras do período de férias à FC, vamos ver como corre.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Caminhante,

    Sem duvida que foi graças aos teus comentários sobre o livro que fez com que não esquece-se que tinha este livro por ler na estante, tal como muitos outros, e de facto foi uma experiência muito agradável, alias até já te tinha dito que gostava de fazer como objetivo de leitura para 2014 ler FC e livros do género não me faltam.

    Sem duvida, os Tanu fazem lembrar os personagens da Auel, que apenas li o 1º volume, pois falta-me o 2º volume (e até tenho os seguintes emprestados pelo Marco :D), mas a complexidade das yalanè vem sem duvida dar uma mais valia ao enredo e muito podia ser comentado sobre o mesmo.

    Sabias que é uma trilogia ? Bem que gostava de ver como seria a continuação.

    Vou ficar atento aos teus comentários sobre mais livros do escritor e se estiverem ao nível vou aproveitar para te pedir emprestado :)

    Bjs e boas leituras e a ver se chega rápido as tuas férias, isto é não tão rápido caso contrario as minhas terminam :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim já tinha percebido que era uma trilogia, mas a continuar só em inglês....
      Já sabes que independentemente dos meus comentários podes contar com o empréstimo :)
      As férias que cheguem rápido, sim, estou mesmo a precisar, mas que as tuas ainda durem :D

      Eliminar
    2. Sim eu sei e a ver se antes de ires de férias fazemos ai umas trocas, empresto-te os do Gene Wolfe para leres nas férias e emprestas-me o livro do Huraki (que segundo percebi é também FC e dos que mais gostaste do escritor), a ver se combinamos.

      E não ficaste curiosa em ler a continuação desta trilogia ? Penso que lês em Inglês, logo até tens oportunidade de o fazer, mesmo sabendo que este livro funciona bem como leitura única :)

      Ai ai, acredito mesmo que não queiras que as minhas férias passem, ainda por cima a necessitar como andas :D

      Eliminar
    3. fiquei curiosa sim, mas não surgiu oportunidade. Eu leio em inglês mas está tudo muito ferrugento :D

      Eliminar
    4. Ois Caminhante,

      Ora aqui tens bons livros para treinares e voltares a ficar em "forma"..

      Pena não continuarem a publicar estas sagas, enfim...penso que os Filhos da Terra irão ser reeditados, já era bom :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Foi um livro que me chamou a atenção durante a Feira do Livro - vi na banca da Gradiva a 5€ -, no entanto acabou por não vir comigo. Mas deixaste-me bastante interessada, se o vir a esse preço outra vez é capaz de não me escapar. ;)

    Boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá P7,

      Sem duvida, este livro por acaso foi o Ubik, que me indicou e ainda bem que o fez, nem sei bem o porque de o ter lido só agora, mas vale bem a pena.

      Se quiseres posso emprestar na boa, grande livro de FC ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  5. Já li sobre este livrinho,muito possivelmente no blog da A Caminhante..também já muito li sobre este livro com opiniões muito positivas. E não sei bem de facto o que dele esperar, mas quem sabe, talvez ainda caiba na minha lista de leituras breves...:D
    Excelente comentário, mais uma vez.
    Boas leituras...beijinhos ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Sim a Caminhante e o Marco Lopes foram quem incentivaram para o ler, ou digamos para me lembrar que tinha um bom livro na estante esquecido, só tenho pena de não ter lido com eles em leitura conjunta, mas pronto.

      Estás na presença de um grande livro de FC, verdadeira pérola sem duvida, se quiseres ler posso emprestar também ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  6. Olá Fiacha, ainda bem que gostaste, alias nem duvidava disso, porque para lá dos rótulos de FC ou Fantasia o importante é que o livro tenha uma boa história e este livro definitivamente tem.
    Para os mais curiosos fica o link para a minha opinião:

    http://osenhorluvas.blogspot.pt/2013/01/opiniao-oeste-do-eden-de-harry-harrison.html

    E para além deste livro a curta colecção Contacto tem outras pérolas, não podemos é ter uma mente "fechada".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Seja bem aparecido :)

      Completamente de acordo, alias quer este quer o Duna tem um pouco de Fantasia, mas penso serem ambos FC, mas o importante é o que referes sem duvida e ambos o têm ;)

      Ora nem mais é sempre bom divulgar o livro e os leitores verem várias opiniões.

      Por acaso o João Barreiros fez ai uma recomendações, penso que seria interessante referires alguns nomes, pois eu próprio não conheço alguns, um dos que gostava de ler era o Necromante do WILLIAM GIBSON e tenho alguns livros (via argonauta) do BRIAN ALDISS, tambem recomendação do Ubik que é O Enigam de Malacia I e II, mas penso haver muitos outros....A ver se consigo nas feiras do livro ou nos alfarrabistas, alias se vires por ai nessa zona dá um apito ao amigo corvo :D

      Abraço e boas leituras ;)

      Eliminar
  7. Oi oi!=D

    Oh, não tem continuação cá?=(

    (sim, começo por esta informação porque já sabes como sou com sagas...)

    Devo dizer que parece um livro muito interessante! Não sei se alguma vez li algum livro de FC, mas a verdade é que gosto muito do tema... A ver se para o ano ou assim invisto mais no temas!=p

    Este em específico parece-me bastante interessante! Deve ser dos primeiros que vou procurar!=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  8. Olá Ghost bem aparecida :D

    Não mas é um livro que se lê bem isoladamente, claro que ficas com curiosidade por saber mais, mas as pontas ficam devidamente atadas, isto é o ciclo fica bem encerrado :D

    Este livro é uma boa prova que não é necessário escrever-se uma saga para se fazer uma boa história, vai por mim ;)

    Olha então nada por começares por este livro, garantidamente que irás ficar curiosa por ler mais livros dentro do género e como já percebeste há ai muita coisa boa e barata, como por exemplo a coleção Argonauta que tem livros a 1 € ;)

    Vai aparecendo e bjs e boas leituras amiga Stark (que ainda não sabe o que é um Stark lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey, essa última ofendeu-me! >.<

      Eu sei o que é um Stark, até porque acompanho a série.. Só ainda não comecei a ler os books!xD

      Pois, eu é que pensei que a FC se inserisse dentro da temática da Fantasia, e disse leio eu muito!=p

      Mas já decidi, quando acabar estes desafios em que me meti, vou criar um só para FC.. No entretanto, vou recolhendo autores e ideias para livros!=D

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Ois Ghost,

      Ainda bem que já conheces os Stark :D

      Fazes bem em apostar em FC, muito bom ;)

      bjs

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    um livro que me parece bastante interessante, tem um tema base muito fixe: os dinossauros vivos. Como gosto bastante destes assuntos e como ando numa de ver Doctor Who, e sabendo que não tem nada a ver, mas achando que me dá uma ideia diferente do Mundo, acho que iria gostar =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Nada como apostares em FC, vais ver que terás agradáveis surpresas, vais por mim ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    tens um selinho no meu blogue:)!

    ResponderEliminar
  11. Ois Jojo,

    Obrigado amiga, assim que poder passo por lá :)

    bjs e boas férias :D

    ResponderEliminar