quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Hobbit - Tolkien


Sinopse:
Esta é a história da aventura de um Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis…


Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa de sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso. Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará.

"O Hobbit" é o prelúdio de "O Senhor dos Anéis" e já vendeu milhões de cópias desde a sua publicação, em 1937. É claramente um dos livros mais amados e influentes do século XX.

«Uma obra-prima incomparável.»
The Times

Por curioso que pareça aquilo que sempre critiquei em Tolkien, ser muito descritivo, neste livro não acontece e acaba por ser uma leitura muito mais agradável, para mim, embora reconheça que não tem a grandeza do que se segue, mas isso fica para mais à frente.

Quanto ao livro, que tive o prazer de ler em leitura conjunta, gostei bastante, embora tenha tido um arranque algo fraco, pois de inicio pensei que cada vez que o grupo se mete-se numa "alhada" estaria lá Gandalf para os salvar, foi com contentamento (embora tenha sido sempre uma mais valia o seu aparecimento ao longo do livro) que o vi sair de cena, perto da Floresta Tenebrosa, ficando assim os 13 anões e o nosso amigo Bilbo sozinhos para prosseguirem a sua demanda e foi o que fizeram. 

Não vou estar agora a descrever ao pormenor cada dificuldade passada, mas nunca pensei vir a gostar tanto de Bilbo, mostrou ser um Hobbit à altura dos acontecimentos, por vezes bafejado pela sorte, outras vezes devido à astucia e agilidade, o que é verdade é que mostrou que Gandalf fez a escolha certa para acompanhar os anões na sua Demanda. 

Não esperava é que Smaug tivesse tão pouco tempo de antena, mas ainda assim foi dos dragões que mais gostei de conhecer em vários livros que li da fantasia, excelente. 

Agora o que não estava preparado era para um final tão bom de livro, algo que aconteceu na 3ª fase da leitura conjunta, tudo bem planeado, bem descrito e sem demoras e com diálogos geniais antes de tudo acontecer. Adorei o diálogo de Thorin no leito da sua morte para com Bilbo:

"Há mais de bom em vós do que sabeis, filho do género Ocidente. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na devida quantidade. Se mais de nós apreciássemos comida, alegria e canções acima de ouro entesourado, o mundo seria mais alegre...."

Pena ainda que Gollun tivesse aparecido tão pouco, mas isso acabamos por ser recompensados nos livros seguintes.

E isso é que me leva a partilhar alguma informação adicional, para se perceber que foi a partir deste livro que o escritor criou algo tão genial que foi a trilogia do senhor dos anéis, essa sim uma trilogia muito superior e com muito mais qualidade, impressionante ver que com base neste livro o que o escritor criou....o que mais me surpreende neste livro ;)


“Num buraco no chão vivia um hobbit"



A ideia de seu primeiro grande sucesso, O Hobbit, surgiu em 1928, enquanto Tolkien examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade e Tolkien contou que um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.

— Tolkien
Foi a partir desta frase que ele começou a escrever O Hobbit, somente dois anos depois, mas o abandonou a meio.

Tolkien emprestou o manuscrito incompleto para a Reverenda Madre de Cherwell Edge na época, quando esta estava doente, e ele foi visto por Susan Dagnall, uma bacharel de Oxford , que trabalhava para Allen & Unwin (comprada em 1990 pela Editora Harper Collins) e analisado depois por Rayner Unwin (filho de Stanley Unwin, fundador da Allen & Unwin, na época com 10 anos de idade) que ficou maravilhado com a história. Dagnall ficou tão encantada com o material que encorajou Tolkien para que ele terminasse o livro, e em 1937 é publicada a primeira edição de O Hobbit.

A saga do hobbit Bilbo – um ser baixo, pacato, de pés peludos e grandes, que se aventura na Terra Média ao lado do mago Gandalf e mais treze anões – teve tanto sucesso que Tolkien foi sondado para novas aventuras. Tolkien oferece O Silmarillion, que ele considerava a sua principal obra, pese embora o fato de que, mesmo hoje, não seja a mais conhecida. Stanley Unwin preferiu não arriscar e não publicou a obra. Mesmo depois da recusa, Tolkien concordou em continuar a saga dos hobbits e começa a dar forma a uma nova obra, que lhe consumiu doze anos de trabalho desde os primeiros rascunhos até a sua conclusão, mas que o tornaria um dos mais conceituados escritores de todos os tempos: O Senhor dos Anéis.

O elo para a nova aventura surge no Anel que Bilbo rouba de Gollum em O Hobbit. Os primeiros rascunhos da obra datam de 1937, mas devido ao seu perfeccionismo, que o impelia a ter de fazer vários rascunhos para cada uma de suas obras, foi somente em 1949 que O Senhor dos Anéis foi para as mãos de sua editora. Durante este longo tempo, Tolkien também escreveu Leaf by Niggle em que o autor se manifesta de forma autobiográfica, projetando-se em Niggle, com suas dúvidas sobre o trabalho que estava escrevendo, "O Senhor dos Anéis", e sua relevância. Esse livro consolidava então o que Tolkien chamava de Mundo Secundário, com novas normas, novos povos, uma realidade à parte: Arda, o cenário de uma das maiores obras literárias de todos os tempos. "Arda" é a Terra, povoada por seres fantásticos, como os Valar, os Maiar, e os mais conhecidos, hobbits, elfos, anões, trolls, orcs e cercada de mistérios e magia:

[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.


Fonte e mais informações aqui:


Livro 7 de 2013 - (Inglaterra) - 9/10

22 comentários:

  1. É uma bom livro, mas sim tens razão, não tem o sentido épico da saga do Senhor dos Anéis, mas é um considerado um livro infanto-juvenil, portanto acaba por acompanhar os seus leitores, enquanto este crescem. Para nós que lemos "O Senhor dos Anéis" antes acaba por ser uma "decepção" ao inicio, mas acabamos por nos render na mesma.

    ResponderEliminar
  2. Ois Marco,

    Sem duvida que é um bom livro e muito por culpa de já saber o que vem a seguir.

    mas não deixa de ser curioso como verificar como Tolkien aproveitou certas personagens do enredo, como por exemplo o Gollun que leva um desenvolvimento brutal e mesmo o Anel que veio ser o centro de tudo o que veio a seguir, fantástico ;)

    Mas não me senti decepcionado, no inicio sim, mas a ponta final do livro, esteve muito bem, alias Tolkien encerra devidamente as os "ciclos" não deixando pontas soltas :)

    Abraço e boas leituras e namora que também é bom :D

    ResponderEliminar
  3. Pois é verdade que O Hobbit é um livro para um publico juvenil, mas não deixa de ter o seu encanto. Sempre defendi que um leitor deverá começar com este livro e depois seguir para os outros.
    Este livro tem dois aspectos que para mim são muito bons face ao Sr. dos Anéis, que são os seguintes:
    1- dá-nos uma perspectiva muito boa dos anões, da sua história e da sua sociedade, preparando-nos para Gimli, personagem muito forte na trilogia
    2- o próprio Bilbo, que contrariamente à personagem de Frodo, é um Hobbit fantástico, aventureiro (qb não nos podemos esquecer que é um hobbit e estes são muito caseiros...), enfrenta o perigo, é divertido com sentido de humor, enfim melhor que o seu sobrinho em muitos aspectos.
    É verdade que não resiste ao poder do anel, contrariamente a Frodo que consegue levar a sua missão até ao fim com a ajuda de Sam.
    Um bom livro, eu Excelente autor :)
    Boas leituras, bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá caminhante,

    Como já referi apenas conheci o Tolkien devido ao Peter Jackson e vai dai acabei por ler a trilogia primeiro, mas sem duvida que é muito melhor começar por onde tudo começou e este livro é sem duvida uma agradável surpresa.

    Concordo em absoluto contigo, aqui conhecemos acabamos por conhecer um pouco melhor os anões, que terá sem duvida um bom representante :D

    Também concordo, como sabes também não vou muito com Frodo, mas valorizo-o imenso por ter sido o único, mesmo com a ajuda de Sam e até não resistindo à tentação do Anel, mesmo no final a ser o portador de tão grande responsabilidade, no entanto Bilbo nesta aventura cativa muito mais e não se nota muito que não resiste ao poder do anel, só mesmo no inicio da trilogia é que se vê que estava um pouco difícil de aceitar larga-lo :D

    Sem duvida, agora dava-me era jeito ir a todos os países dos livros que estou a ler lol

    Igualmente, bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha,
    Pronto, prometeste, cumpriste! Cá está a opinião. E claro que gostei muito da tua opinião e pelo que li até parece que posso gostar da obra. Agora tenho muitos livros em espera, mas vou pegar nesse. :D
    Tem anões, dragões! Ideal :) não conheço o autor, nunca li nada dele, nem os filmes do Senhor dos Anéis, por isso a curiosidade é imensa.
    boas leituras**

    ResponderEliminar
  6. Olá Carolina,

    Ainda bem que não leste nada dele, nem sabes o que tens de boas aventuras pela frente, mais cedo ou mais tarde irás acabar por ler Tolkien, pois sei que gostas de literatura fantástica (embora seja com com contentamento que te veja a ler Romance Histórico ;) ), logo este escriotor é de leitura obrigatória.

    E estás avisada o Hobbit é um bom livro, mas é apenas algo que antecede algo de genial onde mais uma vez uma espécie (hobbits) terão um papel determinante, eles que afinal são dos povos mais simples, mas nunca desprezar a valentia de um Hobbit :D

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  7. Relacionado com o meu ultimo comentário no post da Juliet vou dar-te um bom exemplo, o Tolkien é sem duvida alguma um exelente escritor. Como sabes tentei ler O Hobbit e desisti. Já tentei começar a trilogia do Sr dos Anéis e deisti. Porque não gosto da forma como ele escreve. Não me cativa, falta qualquer coisa. E entretanto eu adorei os filmes. Gostei tanto dos filmes voltei logo a ve-los de seguida. O realizador fez um trabalho maravilhoso acho. Porque produziu os filmes ao detalhe e penso que tal e qual como foi escrito. Sinto-me desiludida comigo mesma por não gostar de ler os livros. Mas não vou desistir... e quando ler vou comentar.

    ResponderEliminar
  8. Olá Luisa,

    Eu compreendo isso, sem duvida que o Tolkien é genial e disso ninguém tem duvida, mas a sua escrita, em especial no Senhor dos Aneis, é algo demasiado descritiva o que acaba por tirar o entusiasmo, enquanto que os filmes é sempre ação atrás de ação, mas reconheço ser uma obra maravilhosa ;)

    O que me espanta um pouco é o Hobbit, é que é uma escrita bem mais acessivel, embora não tenha um inicio muito entusiasmante, mas acredito que um dia ainda voltes a pegar, eu proprio estou agora muito mais tentado a ler a trilogia do Senhor dos Anéis, bem como os outros livros do Tolkien e até tenho acesso a eles, felizmente.

    Mas nada como parar de ler naquilo que não nos está a trazer prazer, nisso fizeste, quanto a mim, bem e nada como partir para outra nem que seja reler mais um vez a Juliet Marillier :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Neste caso li A Ultima Feiticeira e o Gerreiro Lobo de Sandra Carvalho. Outra saga de eu adoro. Consegue igualar a minha paixão pelo Filho das Sombras.
    Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem nada tem a ver com Tolkien, mas mais com a Juliet e sim confesso que acompanho a saga da Sandra Carvalho e que também gosto muito dela, alem de ser uma pessoa muito simpática, mas Tolkien.....é Rei e isso é indiscutível, alem de preferir George Martin :D

      Eliminar
  10. Eu já disse isto muitas vezes e muita gente me pode odiar por dizê-lo mas continuo firmemente a afirmar que Tolkien me tem decepcionado com cada livro que leio. O primeiro livro que li foi "A Irmandade do Anel" e podem ver uma opinião completa sobre o livro no meu blog e vi que a escrita de Tolkien é demasiado aborrecida e foi, aliás, o primeiro livro que adormeci enquanto lia (e isto retirando, claro, todos os factores cliché do mundo dele que, eu bem sei, no caso de Tolkien não são cliché porque foi ele que os "criou"). Depois li "O Hobbit" antes do filme sair e apesar de ter sido uma ligeira melhoria (o que atribuo ao facto de ser um livro infantil) continua a ser demasiado aborrecido e, como bem referiste Fiacha, sempre que o grupo se metia numa alhada, a solução era Gandalf que aparecia do nada para os salvar o que faz com que eu deixe de gostar das personagens porque elas não fazem nada. O final foi muito decepcionante também: estava mesmo à espera de uma batalha épica entre Bilbo e Smaug ou até de uma conversa do género das adivinhas entre Bilbo e Gollum (melhor parte do livro, para mim) mas afinal Smaug morre de uma maneira tão anti-climática que me deixa completamente abalado e triste. Enfim, o que se há-de fazer? Estou à espera de um livro de Tolkien que seja realmente bom e espero que "O Silmarillion" seja esse livro.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      É a tua opinião e tens todo o direito, mas embora concorde contigo em alguns pontos que focas, continuo a achar que o problema de não apreciar devidamente a obra de Tolkien, em especial a trilogia do Senhor dos Anéis, é mesmo culpa minha.

      Quanto ao Hobbit, já disse tudo o que gostei e até penso que a Caminhante veio a complementar o meu comentário, não acho que tenha sido um final mau, pelo contrário, foi o que mais gostei, mas sim há coisas que podiam ser melhor exploradas, mas não deixa de ser muito bom ;)

      Seja como for este livro é mais direcionado para um publico mais juvenil (se não estou em erro até tem a ver com os filhos do escritor) ainda assim tomara muita coisa que hoje é publicada estar ao nível deste livro, para não falar da trilogia lol

      Mas não gostaste e é seguir noutra onda, um dia acrdito que ainda venhas a dar nova oportunidade ao escritor ;)

      Abraço

      Eliminar
  11. A minha parte favorita do livro é mesmo o Bilbo, e o modo como ele se revela ao longo da história. 13 anões, e é sempre ele que os safa. xD

    O Gollum não aparece muito, é verdade, mas a cena em que aparece é fabulosa. Gostei de a ver no cinema, porque foi muito interessante e... arrepiante. :)

    ResponderEliminar
  12. Olá P7,

    Sem duvida tivemos um Hobbit ao seu mais alto nível. Logo no inicio eles são safos de uma confusão qualquer por Gandalf, dai ter comentado que gostei que este se separasse do grupo.

    Quanto ao Gollun sem duvida que os diálogos foram muito interessantes tal como como com Smaug, apareceram pouco mas foram uma mais valia para o enredo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá...
    Um excelente livro sem dúvida... eu gosto muito da trilogia e do Hobbit!
    Ainda bem que gostaste de o ler e em leitura conjunta... é um livro extremamente agradável de ler, não é tão pesado como o Senhor dos Anéis. As aventuras que Bilbo e os anões se metem dão ao livro um lado divertido.
    Agora podes rever o filme com outra perspectiva =P
    Vais continuar a explorar o mundo do Tolkien?
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Ana,

    Eis agora com esta "história" toda até me esqueci de referir a agradecer o empréstimo de mais uma excelente livro, muito obrigado, sabes que te fico agradecido ;)

    Sem duvida, eu sinceramente gostei bastante mesmo e os anões foram uma agradável surpresa :)

    Ainda vou apenas ver o filme, só se for a trilogia do Senhor dos Anéis :D

    Sabes que tenho alguns objetivos de leitura para este ano, gostava de o manter apenas interrompido devido às parcerias, mas conto sem a menor duvida explorar ainda mais o seu universo e até sei quem me pode emprestar :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto muito de Tolkien, da solidez das suas personagens, dos pormenores dos povos e das suas indumentárias, a beleza da história, a mensagem nela contida....O Tolkien será sempre o Tolkien pela magnitude do mundo que ele próprio criou.

    Quanto à sua escrita, concordo que o lotr seja mais maçudo (ainda que só lhe tenha passado a vista) e que o hobbit tenha uma escrita que desinteressa um pouco a sua leitura, mas também gostei bastante da história, do quanto divertida ela se torna e do magnifico após esta história...:D

    Justifico esta dificuldade de leitura à altura que foi escrita, era uma forma de escrever completamente diferente, e julgo numa complexidade exigente...(não quero desagradar ninguém, mas apesar de ter gostado de ler o livro I das Brumas de Avalon, não achei a melhor escrita do mundo, e devo isto ao facto de já ter sido escrito há muito tempo)..ups..

    Julgo também que, tendo em conta a grande oferta na literatura fantástica nos dias de hoje, a nossa exigência de leitura também aumenta.

    Bem...de qualquer forma, adoro os filmes, adoro a história, e admiro bastante o trabalho deste fantástico escritor..:D

    "Aqui, no fim de todas as coisas..."


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Por mais escritores que possam aparecer o legado deixado por Tolkien é enorme e difícil de igualar.

      Embora me custe um pouco a sua escrita, não me custa admitir que é o mestre na fantasia, claro que há quem discorde de mim, eu próprio tenho outros escritores preferidos mas reconheço a grandeza da sua obra, alias nem a conheço na sua plenitude ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  16. Olá Fiacha,

    Ao meu ver, O Hobbit é um bom livro, mas confesso q esperava mais dele, quando eu achei q a história fosse decolar, Samug O Magnífico é morto, e eu gostava desse personagem,principalemente quando ele conversava vom Bilbo, mas infelizmente...
    Agora o próximo passo, é assistir ao filme, e acredito q gostarei mais do filme, do q do livro. Quando eu assitir ao filme, volto aqui para comentar, certo? :D

    BJS E BOAS LEITURAS!

    ResponderEliminar
  17. Ois Amanda,

    Bolas belo Spoiler que mandas para ai logo à queima roupa eheheh. É sem duvida um belo dragão e que relamente foi pena não ter sido mais desenvolvido, mas esta era sem duvida uma demanda mais para um publico juvenil e sendo assim o livro está genial...e foi o inicio de tudo ;)

    Estás á vontade, a ver se peço a colegas do emprego para me gravarem o filme :D

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  18. Também gostas do Gollum? A maior parte franze o focinho, mas eu adoro-o. A parte das adivinhas foi um dos momentos altos do livro para mim ^^

    Esta foi a minha estreia com o autor e gostei muito :D

    ResponderEliminar
  19. Sem duvida que é uma das melhores personagens criadas pelo Tolkien e sim essa parte foi muito engraçada :)

    Não pares não pares :D

    Bjs e boa viagem a Mordor ;)

    ResponderEliminar