quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“Prelúdio”, 1 volume da série Downspiral - Anton Stark



Nada como promover escritores nacionais e penso que Anton Stark terá tudo para poder vencer como um, pois neste primeiro volume da saga Downspiral, de Fantasia Steampunk, presenteia-nos com um livro a grande nível; digamos que estamos na presença de um preludio para algo grandioso, um polvo que vai estendendo os tentáculos, e ao terminarmos este livro ficamos com muita expectativa para o que ai vem.

Já agora queria também referir que este livro é o primeiro livro de uma nova editora, (Editorial Arauto) e é de louvar a coragem de publicar um livro, de um português e acima de tudo como primeiro livro de saga, que obviamente pode gradualmente vir a perder leitores, mas acredito que tal não venha a acontecer, pois estamos de facto na presença de um verdadeiro diamante.

Louvar ainda o preço do livro, que custou 11 € e comprado diretamente ao escritor, penso que é o caminho para se promover que cada vez se leia mais, pois os livros estão muito caros o que não ajuda a que as pessoas ganhem hábitos de leitura.

Quanto ao livro em si, é complexo, pois apresenta um estilo tipo George Martin, onde temos várias organizações diferentes, vários personagens e a história é também contada por POVs, o que quanto a mim é uma mais-valia pois acabamos por ter uma visão de ambos os lados, digamos assim.

Aproveito para vos abrir o apetite algumas explicações dadas pelo próprio escritor, via Facebook, sobre o complexo universo criado (que farão mais sentido após a leitura do livro):

SOBRE O REINO DE AMORSLEA (um dos vários da história):

"O REINO UNIDO DE AMORSLEA, TARGUS & SYLVAIN
- A Terra do Cisne Dourado -

População Total: 19,1 milhões

Amorslea é uma das mais avançadas e ponderosas nações dos Reinos de Vapor. É um reino rico, bem guarnecido de recursos naturais e poderio militar, e muitos dos melhores e mais engenhosos tecnologistas e engenheiros dos Extremos do Norte sentem-se orgulhosos por poderem considerá-lo a sua terra de origem.
A capital que deu ao país o seu nome, Amorslea, localiza-se no centro de um imenso vale que se estende entre as Montanhas Brancas a sul, a Cordilheira de Rhun a oeste, os Picos de Phast a leste e a grande Floresta Negra a norte. Entre outras cidades importantes contam-se Corvina - segunda apenas atrás de Amorslea em tamanho e influência - a cidade-fortaleza que controla e abastece os exércitos da nação; Drimwall, o maior porto dos Reinos, na ponta mais setentrional da Costa Azure; Targus, Sylvain e Brevis. 
Terra antiga e ordeira, Amorslea possui uma cultura e governo sofisticados, ainda que movidos por intriga constante. É presentemente governada pelo Rei Lucio Alesius, herdeiro de uma longa linhagem de monarcas com quase treze séculos de duração. Naturalmente, os homens do Rei não podem estar em todo o lado ao mesmo tempo, e continua a existir alguma desordem e bastante aventura nas terras selvagens que se encontram para lá dos portões das modernas cidades de Amorslea.

O reino encontra-se em guerra com o seu velho rival, Günnland, tanto em terra como no mar. A sua aliança com Lleuvenal lançou-o também contra Ulmar no norte, e agora que o Protectorado decretou uma Cruzada de Fé, batalhão atrás de batalhão abandona Corvina diariamente, em direcção às linhas da frente em todas as fronteiras."

SOBRE O MAGNUS (uma personagem que surge a meio do livro) E OS WOLFERS:

"O centro do enredo passa-se em Amorslea tanto é nome da capital como do reino. Neste caso a tribo do Magnus vive dentro do reino, não dentro da capital. Vivem para os lados daquela grande floresta que encontras no mapa à direita de Amorslea-a-capital.

No meu mundo, o ser humano não descende dos primatas mas sim de uma espécie de lobo primordial. A cadeia evolutiva seria assim Lobo Gigante Pré-Histórico-> ? -> Lobo Gigante Primitivo -> Lobisomem -> ? -> ? -> Ulfnar -> Ser Humano. Comparando coma escala evolucionária do nosso mundo, os Ulfnar são os homens de Neanderthal do meu mundo e os canídeos são a outra espécie mais próxima dos meus Humanos. 

Os Ulfnar são uma raça de seres muito próximos aos humanos em termos de aspecto, mas com as seguintes diferenças: elevada altura; musculatura naturalmente mais desenvolvida; orelhas ligeiramente pontudas (they're not elves!); olfacto muito apurado; distinção de cores debilitada, mas boa visão nocturna; inteligência limitada; grande resistência a venenos mas pouca resistência a certas doenças tipicamente humanas (uma gripe deixa-os de rastos e pode ser letal); olhos completamente azuis-claros de irís negra (que o Stephan também tem, se se lembram).Podem viver até 300 anos de idade (mas é raro ultrapassarem os dois séculos porque morrem de outros motivos até lá).

Vivem em grupos tribais chamados Kins, grupos não muito grandes (entre 300 a 500 indivíduos no máximo) dispersos por uma ou mais aldeias e regidos por um chefe eleito e geralmente hereditário (a não ser que alguém dentro da tribo o conteste). A vida espiritual da tribo é guiada por um ou mais xamãs (um por aldeia, e um xamã-chefe por Kin), que aconselham o chefe, supervisionam todas as construcções, preparam medicamentos, estudam os desígnios da Mãe (a mais antiga divindade em Eos) e registam a história da tribo em pedras-de-histórias."

"O Magnus é um dos melhores guerreiros e caçadores do seu Kin (uma função muito muito importante, já que é da caça que os Ulfnar retiram cerca de 60% do seu sustento). O Allen, seu irmão, foi abençoado com cabelos cor de neve, o que significa que terá de ser um xamã do Povo (o nome sob o qual todos os Ulfnar se revêem). Isto embora nem todos os xamãs tenham cabelo de neve (veja-se o caso do Alroy, que tem cabelos vermelhos flamejantes).”

“Devido ao seu crescimento lento e longevidade, os Ulfnar parecem sempre muito mais jovens do que na realidade são. Uma criança ulfnar que aparente doze anos humanos pode bem ter 17-18 ou mais, e um jovem ulfnar que aparente 18 anos pode ter na realidade meio-século de vida."
SOBRE O STEPHAN (um mestiço, meio-wolfer meio-humano):


“Os wolfers podem ser assemelhados, em termos de organização social, aos índios americanos. Em termos estéticos a cultura deles é meio céltica. O pai do Stephan não era, contudo, um destes "selvagens", mas sim membro de um clã civilizado havia várias gerações. Ao contrário do que sucede em Amorslea, em que se consideram os wolfers como escravos e idiotas com força, em Günnland há alguns antigos clãs de wolfers "civilizados", antiga nobreza com alguma influência. Era este o caso com o pai do Stephan e também com o seu avô, bisavô, trisavô, etc. Pelo que na família dele ninguém é "selvagem" há muitas gerações. “
SOBRE A GUERRA E OS VÁRIOS PAÍSES:

“Tudo isto começou, como está explicado, com uma invasão Ulmaran a Lleuvenal. Os Amorsleanos, aliados dos Lleuvenalen, viram-se forçados a enviar uma força expedicionária para Cinq Ports, a capital de Lleuvenal. Isto é em 1835 D.A., o ano corrente na narrativa. 

Por esta altura Amorsleanos e Günnlander já andavam à tareia perto dos Portões do Império. Os Amorsleanos tinham invadido Gelderland sob pretensa de um suposto incidente diplomático (supostamente Günnland estava a formar uma aliança secreta com o reino de Ulmar).

Com os Günnlander ocupados com os Amorsleanos, os Kospodar (aquele povo simpático a nordeste), que tinham havia um par de anos antes conquistado o reino de Mordvia, viram uma oportunidade para virem por aí abaixo e entraram pela cidade de Livenberg adentro. Mas a defesa Günnlander têm-nos bloqueados ali desde o final de 1833 D.A.

No meio disto tudo há várias potências neutrais: o Protectorado de Phast (que apesar de ter esse nome já não é protectorado nenhum mas sim uma nação independente), que é a nação mais avançada de todas (electricidade, woohoo!), vende armas e serviços para toda a gente; A Federação de Rhun, dos meus anões, é neutral no conflicto e está trancada na sua cordilheirazinha; Mercir e as outras nações do arquipélago de Fund estão preparadas para escolher um lado assim que o clima da guerra soprar para o ladod e alguém. Até lá vão emprestando dinheiro a muita gente.”



Convencidos da qualidade do universo ? Assustados com a quantidade de informação? Não vale a pena, pois o livro apresenta personagens super interessantes, bem construídas e complexas; não se percebe imediatamente se são boas se são más, sendo que até ao momento Alleth é para mim a mais cativante, (e quem conhece Locke Lamora encontrará algumas semelhanças). 

Mas temos mais como são os casos do Duque Rehnquist Alvaro (que está por trás de muito do que se passa do enredo, digamos que uma espécie de Varys com o seu mundo de segredos e mistérios) , Sthepan, um personagem muito interessante e que nos irá apresentar uma agradável surpresa; Nev, uma ladra do misterioso Sindicato; entre outras.

Um primeiro livro que cativa do princípio ao fim e é muito bom. Não há momentos mortos, e as personagens estão sempre em acção, não havendo certezas absolutas de nada: mistério, intriga, suspeitas, enigmas por desvendar, personagens cativantes e que tal como referi tem tudo para trazer ai algo de grandioso, penso que as coisas estão a ser preparadas para o que aí vem. Assim se mantenha, porque além de tudo o que referi a maior valia do livro é mesmo a qualidade de escrita do escritor 

Invistam que vale bem o dinheiro.

31 comentários:

  1. Uau... Parece mesmo interessante. Nunca tinha visto este título por ai e agora fiquei com vontade de o ler!! Terei que o procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice,

      Sem duvida uma boa revelação, não estaria aqui recomendado se não vale-se a pena.

      Posso perguntar ao escritor se ainda tem livros disponíveis, mesmo que pagues os portes terás direito a autografo.

      Alias até pode ser que o autor ai apareça e informe como fazer para se comprar os seus livros.

      Adorei, mesmo ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Lê, a sério. É excelente. Nunca tinha lido Steampunk e este foi a primeira vez e adorei :D

      Eliminar
  2. Fiacha!

    Aqui está um livro que quero muito ler. Português, Steampunk e Fantasia! Muito bom :D
    Excelente post!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rainha :D

      Nem sabes as vezes que me lembrei de ti ao comentar este livro, repara que até mencionei um personagem idêntico ao Locke Lamora e sem duvida que um dos grandes mistérios do livro gira muito em torno de algo que tem a ver com Steampunk, sem duvida ;)

      Posso estar enganado mas este leva 10/10 da tua parte.

      Estranho que até fizemos leitura conjunta no cantinho, bem já sabes mandas uma pm ao escritor e tens o teu exemplar, fácil ;)

      Obrigado, ainda bem que gostaste :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Corvo!

      Ahaha! Então é porque é mesmo fixe, pois foi eu vi logo lá!
      Tenho de ler.

      Ora aí está um bom palpite que daqui a uns tempos és capaz de poder comprovar.

      Quanto custou?

      De nada! :D

      Bjs

      Eliminar
    3. Ois Maria Rita,

      Vais gostar sim e quanto ao preço referi logo no post inicial, custou 11 € e vem assinado pelo escritror e tudo ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Um livro que adorei do início ao fim. Acho que o que mais valeu foi também a amizade com o autor mas o world-building é dos melhores que alguma vez li e atrevo-me a dizer (e alguém já me vai bater) que é de igual ou até mesmo superior qualidade do que o de Tolkien. Percebe-se ao longo do livro que o autor conhece o seu mundo e as suas personagens e faz com que estas últimas se movimentem bem neste mundo que, apesar de fictício, é bastante credível. Irei postar uma review no meu blog em breve para quem quiser ir ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Sem duvida um livro com muita qualidade e que deixa antever que vem ai algo de muito bom e a escrita é sem duvida a sua maior valia, penso que as coisas estão a ser pensadas como uma saga e não como um livro único dai pensar que ainda vamos ter aqui muitos volte faces, como primeiro livro está muito bom mesmo ;)

      Caso querias partilha ai depois o link do teu comentário, estás à vontade, tal como no cantinho :D

      Abraço

      Eliminar
  4. Parece interessante, até porque tem um personagem chamado Magnus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Podes ter a certeza que vale bem a pena, caso necessites até te posso emprestar o meu exemplar, quem sabe até podes convidar o escritor (que penso estuda em coimbra) para o evento da Berthand, tenho a certeza que teriam muito a discutir, dada a complexidade do enredo, fica a sugestão ;)

      Mas é daqueles livros que vale bem a pena ter na estante e reler mais uma vez, ver como as coisas são preparadas para depois vir tudo a ser inter-ligado ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Ora ai está uma boa ideia, e se o Anton quiser (e assim puder) quem sabe se não temos numa próxima no clube de leitura Bertrand, e o livro dele também claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que o Anton apareça e combinam isso melhor em todo a caso não deixes de investir neste livro, vai por mim ;)

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Conhecia o autor do Facebook e sabia que tinha uma obra publicada, mas confesso que não sabia sobre o que a mesma retratava. Sou muito verde no que à FC diz respeito e vou sempre um pouco a medo para livros desse género. O Steampunk em particular é um subgénero da FC que nunca experimentei, mas as comparações feitas a Martin deixaram-me bastante curiosa, tal como todos os elogios aqui feitos. Tenho de experimentar. :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Rita, bons olhos te vejam :D

      Amiga já sabes é só dizeres e tens o livro à disposição, alias até gostava de ver um comentário ao livro feito por ti, acredito que saberias mostrar muito melhor do que eu as qualidades do livro ;)

      Bjs boas leituras e aproveita as mini-férias :D

      Eliminar
    2. Aceitarei a oferta, mas só depois de te devolver pelo menos um ou dois dos livros que tenho teus emprestados. Amigo corvo, mostraste muito bem a essência da obra e espicaçaste a minha curiosidade, portanto acredita que gostei bastante da tua opinião. :)

      Obrigada, estou a fazer por isso. :) Beijinhos.

      Eliminar
    3. Rita,

      Já sabes que comigo estás à vontade, não tenhas pressa que eu tambem tenho imensos livros emprestados e só teus são dois :D

      Quanto ao te estar a emprestar o livro e possivelmente a estragar o negocio ao escritor, acredito que venhas a gostar do livro e ao comentares no teu blogue ajudes a divulga-lo, bem merece ;)

      Ainda bem, é para veres o que eu sofro quando leio os teus comentários ehehe, o que vale é que entre nós não necessitamos de nos preocupar em gastar dinheiro, partilha-se conhecimento ;)

      Bjs e aproveita sim ;)

      Eliminar
  7. De facto, este livro, foi uma surpresa extremamente agradável. Confesso que praticamente desconhecia Steampunk e os seus meandros e quando ouvi falar neste livro fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre o estilo para saber o que me esperava. No entanto, mesmo assim, fui apanhada e verdadeiramente “aprisionada” (no bom sentido, claro) num mundo completamente distinto, cheio de intrigas, conspirações, com personagens fortes e extremamente bem construídas – o Mundo de Eos.
    A escrita é agradavelmente fluida, e cativante. O Mundo que nos é apresentado tem uma estrutura própria que de início se custa a perceber, mas no final todas as ligações são percetíveis e aí queremos conhecer ainda mais.
    Tive a sorte de o ler numa leitura conjunta, em que o próprio Anton acompanhou e foi comentando, questionando-nos e explicando mais sobre este seu mundo.
    Recomendo, e fizeste muito bem Fiacha em colocar este post sobre o primeiro livro desta saga.
    Só apresenta um pequeno problema, é que quando chegamos ao final, tudo fica em aberto e não temos ainda o volume II para continuar.
    Pedro Pacheco, que me desculpe o Anton, pois tem muito mérito na minha opinião e já lho disse, mas Tolkien é Tolkien.
    Desejo ao Anton, muito sucesso e que cresça bastante enquanto escritor, quer no mercado nacional quer no mercado internacional, mas que permaneça sempre perto do seu público, como amigo, com a humildade própria de quem quer conquistar um publico tão grande como Eos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Bem se me permitires, faço minhas as tuas palavras, excelente comentário, faz falta até para ajudarmos a promover a qualidade do livro.

      Penso que o Anton demonstrou na leitura conjunta ser um escritor que gosta de estar perto do seu público, tal como referiste e sempre pronto a ajudar e a esclarecer, penso que nesse capitulo melhor é quase impossivel....e sim Tolkien é Tolkien, mesmo não tendo um ritmo tão bom como o do Anton ahahaha

      Só desejo é que seja melhor apoiado na revisão ai sim, há algo a melhorar, mas que em nada belisca a qualidade do livro ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. (Anton Stark here, reporting for duty)

    Bem... Wow... Bem.

    Em primeiro lugar, deixem-me corar violentamente.

    Em segundo lugar, tenho de agradecer profusamente ao Fiacha e a todos de vocês os que leram o meu livro e me deram tanto feedback não só positivo como constructivo. Ajudou-me a crescer enquanto escritor e isso verificar-se-á, espero eu, no próximo volume da saga. Mas nunca ao nível de um Tolkien xD pelo menos em termos de world-building.

    Deixam-me a modos que sem saber bem o que dizer mais xD à parte de estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e, claro, arranjar exemplares autografados a quem os quiser :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anton,

      Antes demais obrigado por vires comentar e claro disponível para qualquer esclarecimento, vou aproveitar e não necessitas corar tens talento :D

      1) Pelo que percebi tens ainda livros disponíveis para venda certo ? Se alguém quiser pode encomendar-te directamente

      2) Como está a decorrer o 2 volume já tens alguma data prevista para lançamento ?

      3) Não queres disponibilizar ai um excerto do livro para despertar ainda mais curiosidade aos leitores ?

      É tudo por agora :D

      Abraço



      Eliminar
  9. Olá Fiacha!

    Respondendo por ordem:

    1) Ainda tenho alguns, sim :P quem os quiser pode contactar-me via Facebook ou mandar-me um e-mail para anton.stark.esq@gmail para encomendar um ou mais exemplares;

    2) O 2º volume vai a cerca de 1/5. Eu não gosto muito de dar prazos com medo de frustrar as pessoas caso os falhe, mas não me parece que este livro, que terá um enredo ligeiramente mais complicado e um bocadinho maior que o primeiro, consiga sair este ano. Se me apontassem uma pistola à cabeça e me pedissem para dar um prazo, eu diria início/meio de 2014, talvez a boa altura de ser uma leitura para levarem para a praia;

    3) Certamente! Eis um excerto do canhenho, só para vocês:

    https://dl-web.dropbox.com/get/Prel%C3%BAdio%20-%20Teaser.pdf?w=AABmioPsluZEcBFlOBZvhuRFne-TZNjtM3TXXAmmeMUK1g

    Este excerto ainda não tem inseridas as correcções da segunda edição, e por tal peço desculpa. Mas o conteúdo está de resto intacto, e espero que vos agrade.

    Mais qualquer coisa, estou ao vosso dispor ^^

    ResponderEliminar
  10. Olá Anton,

    Olha que boa ideia teres colocado aqui o excerto, muito bem ;)

    Ena ainda tens isso tão atrasado depois de um final daqueles ? Bem estás a subir a parada ainda mais complexo ? Sendo assim leva o tempo necessário e não te sintas pressionado o importante é que quando sair esteja pelo menos ao nível do anterior, o mais importante.

    Não te tornes é um Martin ou mesmo um Lynch, ao menos que esteja cá fora nessa data.

    Ok obrigado pela disposição e a ver se dão a conhecer qual serão os livros seguintes a ser publicados pela Editora, sei que pensam em tentar Jack Vance e acima de tudo em David Gammel, esse sim um escritor que adorava que volta-se a ser publicado por cá.

    Quanto ao Vance tenho aqui ainda umas coisas para ler graças à coleção Argonauta, mas se quiserem vir anunciar novidades digam.

    Gostava de ver o Editor a comentar o que o levou a acreditar no teu trabalho (mais ou menos facil de perceber) pois acho que foi de uma enorme coragem apostar logo de inicio numa saga e ainda por cima de um português, alias como já tinha referido, fica a sugestão ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Fiacha, então o primeiro livro demorou-me cinco anos a escrever e tem cerca de 115 mil palavras. Este segundo volume vai ter, estimo eu, 150 mil, e se eu o terminar este ano até Dezembro ter-me-há demorado somente 16 meses a escrever xD acho que não diria que ir a 1/5 dele passados 5 meses é estar atrasado, comparado com o primeiro xD mas sim, entendo que ele deva ser terminado o mais rapidamente possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Anton,

      Estava a brincar a história é tua e leva o tempo que entenderes o importante é que fique pelo menos ao nível do primeiro, mas até penso que tem potencial para melhorar ;)

      Já agora uma curiosidade assinas como Anton Stark, és admirador de George Martin é isso ? Já agora quais is teus preferidos :D

      Abraço

      Eliminar
  12. Mais um livrinho que pretendo ler e que está cá em casa... =P
    Este pode bem ser uma novidade para a minha lista de objectivos pois ainda não li nada de este género... é um caso a pensar! =P
    Novamente um óptimo comentário teu! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Pois é tens o livrinho ai na tua estante, agora é arranjar oportunidade para o ler, vais gostar ;)

      Obrigado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Ora ora...boa homenagem :)

    Infelizmente tive de deixar a leitura a meio, mas sinceramente, do que li, a história está simplesmente 5* e como diz bem a A Caminhante, é uma surpresa agradável..:)

    Espero terminar os exames para voltar a pegar na história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Pois foi, começaste a ler o livro numa altura complicada e o melhor ainda estava para vir, perceber certos objetivos de personagens "chave", mas acredito que logo que tiveres oportunidade, vais gostar de ler o que te falta ;)

      Nada como divulgar o que é nacional e bom ;)

      Bjs

      Eliminar
  14. *executa uma vénia na direcção da Carla*

    Fiacha, o meu pseudónimo foi infelizmente escolhido pouco antes de eu ler Martin. Stark significa "forte, inflexível", quer em Inglês quer em Alemão, e foi por estes dois significados (mais pelo último, que quem me conhece sabe que sou teimoso que nem uma mula xD) que o escolhi. Infeliz foi também a minha escolha, ainda mais antiga, de um lobo negro erguido (vertical) sobre um fundo preto como símbolo pessoal, que muita gente, já guiada pelo Stark do nome, confunde com o lobo cinzento em corrida (horizontal, portanto) sobre fundo branco dos Stark de Martin.

    Em resposta curta, portanto: apesar de ser fã da escrita do Martin, o meu pseudónimo surgiu antes de eu tomar conhecimento dela, e não reflecte o meu gosto. É apenas uma coincidência que me vai dando dores de cabeça e muitos suspiros frustrados XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Anton,

      Fiquei esclarecido e realmente é bem escolhido ;)

      Abraço

      Eliminar