segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os Leões de Al Rassan - Guy Gavriel Kay


Sinopse

Uma aventura elegantemente escrita e bem trabalhada... tão rápida e ritmada como pensativa.

Imagine uma Península Ibérica de fantasia, durante o período sangrento e apaixonante da Reconquista, onde realidade e fantasia se entrelaçam numa história poderosa e comovente.Inspirado na História da Península Ibérica, Os Leões de Al-Rassan é uma épica e comovente história sobre amor, lealdades divididas e aquilo que acontece aos homens e mulheres quando crenças apaixonadas conspiram para refazer ? ou destruir ? o mundo. Lar de três culturas muito diferentes, Al-Rassan é uma terra de beleza sedutora e história violenta. A paz entre Jaddites, Asharites e Kindath é precária e frágil, mas é precisamente a sombra que separa os povos que acaba por unir três personagens extraordinárias: o orgulhoso Ammar ibn Khairan ? poeta, diplomata e soldado, o corajoso Rodrigo Belmonte ? famoso líder militar, e a bela e sensual Jehane bet Ishak ? física brilhante. Três figuras cuja vida se irá cruzar devido a uma série de eventos marcantes que levam Al-Rassan ao limiar da guerra.

Bem este é um dos livros que fazem parte do top 5 da coleção BANG, devo dizer que não me custou elege-lo como um dos melhores, tal a qualidade do livro.

A exemplo do que fiz com a Jacqueline Carey, penso que estes livros deviam ser devidamente divulgados para que mais livros deste brilhante escritor sejam publicados.

Para quem goste de mistério, aventura, romance, politica, intrigas este é um livro que consegue reunir todos estes ingredientes.

Neste capitulo, penso que o escritor consegue agradar a pessoas que gostem quer de romance, quer de romance histórico e mesmo os que preferem fantasy, como é o meu caso.

Sendo o enredo excelente, com uma escrita muito fluida, penso que as personagens são do melhor que o livro tem, em especial o trio principal do enredo, mas tendo igualmente outras personagens secundárias muito boas. Vão crescendo à medida que a história vai avançado e são muitas as surpresas com que nos deparamos e que não estávamos nada à espera.

Momentos de riso, alegria, compaixão, crueldade, dor, muitos são os sentimentos por que vamos passando e temos muitos momentos que nos levam a reflectir e que ainda nos dias de hoje são muito válidos, como a descriminação racial, amizade entre os povos entre outros.

Gostei de várias personagens, como a família de Rodrigo Del Monte, em especial a esposa deste e dos seus filhos Fernan e Diego, do Clérico Ibero, um bom homem, dos reis quer Almalik, quer Ramiro, Badir e o seu chanceler Kindate, dos pais de Jehane, de Velaz (que me fez vir uma lagrimazita), de Alvar de Pellino, enfim de um enorme numero de personagens e povos. Excelente as personagens do deserto do Majriti e as suas filosofias.

Muitos foram os momentos marcantes e surpreendentes mas adorei o reencontro de Rodrigo e Miranda, o Carnaval, a emboscada ao Tarif ibn Hassan, o salteador, o encontro entre Rodrigo e ibn Khairan, a despedida de ambos e depois temos um final muito interessante.

Acho que ninguém devia perder a oportunidade de ler este livro, uma relíquia.


Uma verdadeira Pérola


45 comentários:

  1. OLÁ FIACHA, saiba q pelo q vc escreveu sobre esse livro, me deu vontade de lê-lo, vou ver se consigo em e-book, mas vc poderia me dar uma ajudinha e pedir para alguém q seja bom em download, para baixar esse livro para mim, hein? Bem como Sangue do coração de Juliet Marillier, o q acha? :D Mas falando sério, esse livro realmente parece ser uma jóia, se eu não conseguir lê-lo, vc me conta alguns trechos? bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Vou pensar no teu caso :D, pedes logo ajuda a uma pessoa que não percebe nada disso *assobio*

      Olha eu gosto muito da Juliet, mas não percas tempo com esse livro da Juliet lê este que ficas muito melhor servida, alias pelo que sei estás a ler o 2 livro de Sevenwaters e o Hobbit do Tolkien, logo estás bem servida, centra-te neste livro que é muito, mas memso muito bom ;)

      Podes ir ao saite da SDE e lá encontrar um excerto do livro, sempre dá para leres um pouco :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Gostei bastante das diferentes culturas apresentadas neste livro, muito ao estilo do que realmente aconteceu na Península Ibérica. E as personagens parece tão reais! É, sem dúvida, uma grande leitura, cheia de peripécias intensas. Lembro-me que o li graças a uma leitura conjunta promovida por ti =P Obrigada por isso*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Ao tempo que tudo faço para chamar a atenção a este livro e ao escritor, é sem duvida um grande livro ;)

      Nada a agradecer, a ver se fazes um coemntário ao livro e o publicas no teu blogue, toca a promover :D

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Fiacha!

    Aqui está um livro que tenho na minha wishlist desde os tempos do Forum Bang! Assim que comecei a falar contigo e com outras pessoas (Rita Ribeiro :D ) que fiquei logo curiosa com a obra.
    Pois é, ainda não tive oportunidade de o comprar, nem de o ler pois ainda não surgiu (aparecem outros, o dinheiro não abunda...). Mas! não está esquecido e cada vez quero mais lê-lo! A história é muito promissora e diferente e só por isso já me desperta a atenção!
    Este livro é como os da Marillier, de Sevenwaters. Quero muito ler mas ainda não li! Tenho mesmo de ler.
    Excelente opinião!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      É verdade, penso que o emprestei à Rita, quem lê não fica indiferente ao livro e conheceras personagens, mesmo secundárias muito marcantes ;)

      Para meu azar, soube que ainda há livros melhores do escritor como o Tigana, dai que bem que gostava que fosse publicado, é mais um caso que as pessoas deixam passar ao lado um grande livro, custa ver que a qualidade não vende como merecia :(

      Fica atenta, ainda à pouco tempo uma pessoa amiga comprou por 5€ à minha frente ;)

      Bjs e obrigada, aqui o importante é mesmo divulga-lo :)

      Eliminar
    2. Olá Fiacha,

      sim, a Rita disse-me :)
      Tenho mesmo de ler! Agora ainda estou mais curiosa.

      O grande problema da Literatura são as vendas. É por causa das vendas que muitos livros são publicados e outros não. Basta olhar para os tops de vendas para se ver a qualidade dos livros que na maior parte das vezes lá se encontram. Modas, novidades, tendências. É isso que faz mover. Não é que tenha nada contra a nova vaga de literatura que por aí anda agora, mas o que me chateia é que depois, por causa desses, os outros não saem e por isso as Editoras deixam de publicar (ou continuar, no caso de sagas ou séries).

      Aonde? Lá no Fórum Fantástico?

      Bjs, também hei-de fazer um post sobre ele, mesmo sem tê-lo lido! :)

      Eliminar
    3. Olá Rita,

      Eu não sou contra aqueles que vendem muito mesmo (na minha opinião) vendam muito, uma Editora também tem que saber estar atenta e necessita do dinheiro para poder investir. Falando sem conhecimento de causa, penso que o que deu grande poder à SDE foi a Nora Roberts, que permitiu que a Editora pode-se investir em certos escritores como o Martin por exemplo.

      Atualmente e muito graças à serie é Martin que lhes deu um balão de oxigénio, mesmo estando numa fase muito má para vender livros, por este exemplo se vê quem a qualidade também vende, o problema é que o paranormal está a asfixiar a qualidade e atualmente é raro, ver perolas destas publicadas, isso sim deixa-me triste.

      Por acaso foi, mas acredito que na feira do livro o consigas encontrar, se vir posso dizer-te se queres, depois podemos combinar ;)

      Sim mas lê primeiro, vais ver que te dará muito mais prazer, mas não deixa de ser uma ajuda :D

      Bjs

      Eliminar
    4. Oh Fiacha, não me dês um desgosto. xD Falas como se o género paranormal e a qualidade sejam mutuamente exclusivos, e na minha opinião não é assim. Sim, há muita coisa menos boa que é publicada, mas isso acontece com todos os géneros, incluindo o fantástico - o que se publica hoje em dia, em todos os géneros, tem mais a ver com modas do que qualidade, admito, mas o paranormal não é o bastião da falta de qualidade. ;)

      Eliminar
    5. Ois P7,

      Claro que não e sempre defendi isso, tenho lido muito bons livros com vampiros e de muita qualidade.

      Mas reconheces que o Paranormal esta a asfixiar a coleção BANG, ou estou enganado no que se publica neste momento na BANG ?

      Custa um pouco a Carey, Gavriel Kay, Scott Lynch, Powers, Herbert, Moorcock, Poe entre muitos não serem publicados e escritoras do paranormal cada vez serem mais.

      Ao menos não digam que são uma coleção única e inovadora ;) :D :P

      Bjs

      Eliminar
    6. Bem, se argumentares que o paranormal está a sufocar a Bang, não, não concordo. Se disseres que coisas de menor qualidade estão a ser mais publicadas, por uma questão de vendas e de modas, e a tirar lugar a coisas de maior qualidade, aí já concordo.

      Vejo R.A. Salvatore ou a saga do Mago, por exemplo, serem publicados, e até podem ter um bom valor de entretenimento mas não são da qualidade de um George Martin, na minha opinião. No entanto, também vejo o pessoal a queixar-se apenas do paranormal e não deste tipo de publicações. Parte-se-me o coração não ver alguns desses autores que referes publicados, sim, mas não é só o paranormal que é publicado em vez deles.

      Acho que o paranormal é um saco de pancada fácil para este argumento de "a Bang já não é o que era", e entristece-me ver o género reduzido desta maneira. Sim, na Bang publica-se as Cast, que são de menor qualidade, mas também se publica Patricia Briggs, que é muito boa.

      Se queres que te diga, na minha percepção parece-me que estão a abrandar um bocadinho com os lançamentos do paranormal. Há muitas autoras/séries que estão paradas, ou quase, porque já publicaram tudo o que está publicado lá fora (Patricia Briggs, Charlaine Harris, as Cast, Cynthia Hand), uma que está parada há quase um ano porque não deve vender assim tanto (Melissa Marr), e outra que não deve ter vendido muito, e que estão a recapar para tentar mudar a situação (Laurell K. Hamilton). E ainda há uma que acho que devia estar na Bang e foi parar à chancela Chá das Cinco, desconfio que por causa deste tipo de argumento e de percepção sobre o género (Kim Harrison).

      Se tirares estas 6 autoras (não conto com a Kim Harrison, e vou contar as Cast como uma), que paranormal é que fica na Bang? Nenhum, ou quase nenhum, parece-me. E até são menos autoras do que aqueles que enumeraste (7). ;)

      Acho que o que nos podemos queixar, em relação à colecção Bang, é que a editora tem-se resguardado muito naquilo que sabe que vai vender, como Martin, Bishop, Feist, Hobb, as Cast. E pegam nalgumas coisas que se forem bem lançadas, também devem vender, como Salvatore, o Assassin's Creed, a Bradley, Dragonlance, aquele livro de The Walking Dead, o livro do Uncharted, etc. - mas será que todos têm essa qualidade de que falamos?

      Aborrece-me não ver mais publicações destes autores que enumeras? Ui, se me aborrece. Mas não vou pôr a culpa no paranormal, quando há muitas outras coisas que são publicadas, algumas de qualidade duvidosa, e provavelmente com maior peso que o paranormal.

      Desculpa pelo testamento, mas espero que o tempo que perderes a lê-lo te faça pensar se o problema aqui será mesmo o paranormal. ;)

      Eliminar
    7. Ois P7,

      Nada a desculpar o testamento, só tenho a agradecer e acho muito bem que venhas manifestar a tua opinião e defende-la com os argumentos mais que válidos ;)

      Eu referi apenas o paranormal porque o referiste e essas escritoras todas que apontas não faziam muito sentido na verdade nesta coleção, é o espírito da coleção que se está a perder e como te disse até tenho lido bons livros desse genero, a Patrícia Briggs, embora apenas tenha lido dois livros é uma serie muito interessante e com muito potencial.

      Não tenho nada contra os escritores do paranormal, apenas que estão mal enquadrados na coleção, não trazem mais valia e verdade seja dita e como até referes acabaram por abrandar na sua publicação, então não valia a pena apostar naquilo que é bom ? E olha que apontei esses nomes que gostava de ver publicados e há obviamente muitos mais.

      O Salvatore, quanto a mim foi um fiasco, o primeiro livro é muito bom mas a apartir dai aquilo perdeu toda a qualidade e tirando Martin nunca vi publicitarem e promoverem tanto um autor.

      A Hobb ainda não há certezas se vão continuar a publicar, já viste ao que chegamos ? Isto é afirmado e recentemente pela Editora não estou a deduzir nada, a Carey como sabes aguarda melhor oportunidade, e vários dos que dizes, tirando Martin e Bishop não estão assim tão seguros como referes, volto a repetir foi Martin (algo com qualidade) que lhes deu um valente balão de oxigénio ;)

      E ai estou contigo Salvatore, o Assassin's Creed, a Bradley, Dragonlance, aquele livro de The Walking Dead, o livro do Uncharted, não valem nem metade (tirando a Bradey :D ) por exemplo aqui da Carey ou do Gavriel Kay, logo sim não é só o paranormal que está a fazer a coleção perder qualidade ;)

      E já viste que agora estão a apostar no género daquela escritora as 50 sombras de grey ou algo assim ?

      Nada tenho contra isso, têm que estar atentos ao mercado e tentar vender muito, para terem capacidade de poder investir noutros escritores, não me custa nada chamar santa Norinha Roberts por tanto livro que vendeste (li a Dama Negra e adorei ;) ) mas penso que aquilo que para mim distinguia a SDE das outras Editoras está a morrer, gostava que publicassem mais qualidade e já provaram que sabem onde ela está.

      Tivesse Duna. Mentiras de Locke Lamora, Leões de AL Rassan, METADE da publicidade do Salvatore e meio caminho estava feito ;)

      Mas não fiques com a ideia que vejo no paranormal um saco para se bater, nada disso :D

      Eliminar
    8. Bem, é nesse ponto que discordamos, então. Se a Bang é uma colecção de fantástico e ficção científica, diria que livros paranormais e de fantasia urbana estão muito bem enquadrados nela, porque considero ambos sub-géneros do fantástico. Não é o fantástico um género que engloba ficção com um elemento do irreal ou sobrenatural, e que não podia acontecer no nosso mundo (o real)? Porque é que a fantasia urbana e o paranormal não cabem nesta descrição, e portanto no género?

      Usando a expressão que usaste, não acho que o espírito da colecção se esteja a perder, apenas a evoluir. Acho até que a colecção é mais representativa do fantástico e mais variada agora que incluiu algumas destas obras. Se as ignorasse, estaria a ignorar uma parte importante do género, e que agarra uma fatia dos leitores do género fantástico. E é por esta razão que acho que estás errado quando dizes que não trazem mais valia à colecção.

      Mas pensa assim, se não concordares comigo no que disse nos últimos dois parágrafos, e achares que estes livros não merecem estar na Bang: quem conhece a Bang através deles, vai eventualmente explorar a colecção e quem sabe conhecer outros autores que achas mais meritórios de estarem na colecção. Só por isso não vale a pena dar-lhes uma oportunidade? Temos todos gostos diferentes, e por isso creio que teremos chegado à colecção por livros diferentes, mas dirias que a colecção, de certo modo, não te alargou os horizontes, ao apresentar-te coisas que de outro modo não terias lido?

      Acabaram por abrandar na publicação, porque como disse muitos têm séries que chegaram até ao último livro publicado e disponível lá fora. Não é por falta de qualidade. Se bem que se formos a ver, aquilo que vende mais dentro dos livros paranormais são as Cast, que é o que é de pior qualidade. Neste aspecto diria que estes livros se enquadram na perfeição na Bang, já que parece que no resto da colecção vendas não é igual a qualidade. xD

      Lol, eu por mim podem publicar livros do género do 50 sombras à vontade, se venderem tanto, ou quase, como a Nora, e permitirem que se edite os tais autores que nós queremos muito ler. Não me faz confusão que os publiquem.

      Tal como não me faz confusão o Salvatore e o Dragonlance, tenho consciência que têm menor qualidade, mas ainda assim gostava de lê-los (o do Salvatore só li o primeiro), porque ando há quase 10 anos a ouvir falar deles, e agora tenho oportunidade de perceber o porquê. E se pelo destaque que tiverem venderem mais, boa, é a mesmo argumento de há bocado, dão margem para publicar outras coisas.

      Quanto à publicidade/marketing, não posso discordar. Quantas vezes fico com a sensação que se o destaque dado a um livro fosse um bocadinho mais agressivo, mais se destacava. Ou quantas vezes critico uma mudança de capa, porque denota que a publicidade feita ao livro da primeira vez foi insuficiente, e que estão a tentar vendê-lo por outro aspecto. E isto acontece com todas as editoras. Não me choca que o façam, apenas acho que o "tempo de antena" que um livro tem nas livrarias hoje em dia é cada vez mais curto, e por isso acho que o marketing tem de acertar à primeira, ou lá fica uma saga a meio porque não vende, mas também não houve esforço para a venderem. :/

      Eliminar
    9. Pronto fiquei rendido ao teu argumento, tem espaço na coleção, mas repito tal como outros estão a "asfixiar" outros escritores que preferia que continuassem a ser publicados ;D

      E sim isso é verdade, quem lê as Cast, pode querer apostar noutros escritores da coleção, concordo :D

      Pois isso de mudarem as capas, com o pararem de publicar certos livros e se juntarmos ainda a divisão de livros, de facto não ajuda a que os portugueses ganhem habitos de leitura ehehe

      Eliminar
    10. Dou-me por contente que admitas que a culpa não é só do paranormal. ;D Também me custa que os "nossos" escritores fiquem de lado em relação a outras coisas, mas além de divulgarmos, discutirmos e recomendarmos os livros deles, não sei se podemos fazer muito mais. :/

      Eliminar
    11. Ois P7,

      Como vez e se vires bem os meus comentários estou a tentar divulgar aqueles que considero ser os melhores escritores e livros da coleção BANG e não só, indo mesmo contra os meus objetivos de quando criei este espaço que era mais para saber o que leio em cada ano.

      Penso que todos podemos ter um papel importante para ajudar a divulgar estas pequenas pérolas ;)

      Bjs

      Eliminar
  4. Adoro o teu comentário. Está excelente Fiacha, e que bom livro esse que recomendas, mesmo ao género que eu gosto.

    Mais um livro para a lista, fiquei empolgada com os comentários. A partir do momento que a querida Maria comparou a Juliet Marillier fiquei: wow...imperdível...:D

    O teu blog está cada vez melhor, e tens um bom gosto para escolher as leituras a partilhar.

    Obrigado :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Sem duvida que farás uma excelente aposta na compra deste livro, nem sequer fugia um pouco ao objetivo deste blogue (saber as minhas leituras do ano :D ) se não fosse para divulgar estes livros e este é LINDO.

    A Maria apenas referiu que quer ler este livro e os da Juliet, são obras completamente diferentes, nada a ver mas olha que só te recomendo que invistas neste livro, vai por mim ;)

    Dos poucos que já tive a oportunidade de reler :)

    Obrigado amiga, acima de tudo para mim o que mais prazer me dá é que as pessoas o visitem e comentem, não podia ficar mais contente :)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  6. Um potencial livro a ler, sem dúvida. Pela tua opinião já estou a ver que é um livro que irei adorar do início ao fim. Há muito tempo que não leio um livro stand-alone visto que o meu género de eleição é fantasia e todos sabemos que 90% da fantasia vem em sagas (o que é bom) e por isso ver um stand-alone enquadrado neste género é algo invulgar, misterioso e quase exótico. Ainda por cima é histórico o que ainda melhora mais as coisas.
    Vou ver se o leio um dia destes mas por enquanto ainda aqui tenho tantos para ler ;)

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá Pedro,

    Podes apostar nisso, não é por acaso que não me custou elege-lo com um dos que está no top 5 da coleção BANG, um livro muito bom mesmo.

    Não percas a oportunidade Pedro, já te dei uma recomendações, Alex 9 e Hobb por exemplo e penso que não deves estar arrependido ;)

    Isso é um mal de muita gente que gosta de ler, até me dou ao luxo de querer ler este ano um livro diferente de acordo com a sua nacionalidade :D

    Abraço e boas leituras para ti tambem ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha (:
    estive para comprar este livro na Feira do Livro e já vi que fiz mal em não o comprar! Estou mesmo a ver que tenho de o comprar num futuro próximo porque parece-me ser do género de George Martin mas mais "soft". No entanto tenho sempre medo de stand-alones porque me apego muito às personagens e aos mundos e depois fico sem mais nada para me satisfazer, por outro lado nas sagas as histórias tendem sempre a prolongar-se desnecessariamente...

    Adorei a opinião e continua a partilhar livros deste género para ir enchendo a minha Wishlist!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Se há livros que valem bem o dinheiro dado por eles este é um dos casos, não tenhas a menor duvida, mas ainda vais a tempo ;)

      É diferente de Martin, uma coisa é prepares uma saga longa outra é apenas um livro, seja como for tem um final muito bom e as pontas ficam todas bem encerradas.

      Ainda bem que gostaste e acima de tudo venhas numa oportunidade a compra-lo ;)

      Bjs

      Eliminar
  9. Fiacha,
    gostei bastante da tua opinião. O melhor que os blogues têm é precisamente possibilitar que conheçamos autores que de outra forma seria mais difícil.
    Obrigado,
    Boas leituras!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,

      Obrigado este foi sem duvida um escritor que conheci por ler opiniões favoráveis sobre a sua qualidade, a partir dai sempre o recomendei aos amigos.

      Se poderes aproveita ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha
    Este livro seduziu-me desde que me começaste a falar nele, e como sabes tive a fantástica surpresa de o comprar a 5€ (tu assististe) na banca da SDE no forum fantástico. Ainda não comecei a ler, porque surgiram outras coisas pelo meio e quero pegar nele sem ter mais nada para ler em simultâneo.
    Estou muito curiosa e já falei nele a vários colegas que também ficaram curiosos. De facto era bem bom se a SDE publicasse os outros livros do autor.
    Um bom comentário como sempre :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      É verdade e eu que levei o meu exemplar para te emprestar e não que o descobres a 5 €, desapareceu logo ehehehe.

      Fazes bem, lê apenas este livro e depois quero saber como vais reagir ao mesmo e fazes muito bem recomendares aos amigos é uma excelente aposta ;)

      É mesmo o que mais desejo é que publiquem pelo menos o Tigana, que ja estava previsto, continuo a achar que a qualidade acabará por vencer ;)

      Obrigado, nada como promovermos o que gostamos :D

      Bjs

      Eliminar
  11. Bem, acho que neste livro as recomendações de boca em boca podem ter um grande papel, talvez por a minha própria leitura se dever a uma... lembro-me que fiquei bem impressionada nos meus primeiros tempos de fórum Bang! pela sucessão de boas opiniões, e foi assim que peguei no livro. Portanto, louvo-te por destacares mais um bom escritor, pode ser que mais gente fique a conhecê-lo. ;)

    E agora fui ver quando é que li o livro (Verão de 2010), e fiquei surpreendida. Não contava ficar tanto tempo sem ler algo do escritor... Este livro aqueceu-me o coração e deixou-me em pulgas para saber o que ia acontecer a seguir. Lembro-me dele com carinho passados dois anos e tal, o que é raro, por isso podemos dizer que deixou uma marca, das boas. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá P7,

      Sem duvida que teve um papel importante e aconteceu-me o mesmo. Por acaso lembro-me bem do dia em que o comprei, foi no primeiro Foruim Fantástico que participei, na Faculdade de belas artes, arrisquei e ainda bem que o fiz :D

      E até já o reli, devido a uma leitura conjunta e verdade seja dita já que estamos numa de Carnaval, nunca vi um escrito num livro tão emocionante :D

      Este é sem duvida um dos melhores livros que já li sem duvida, vamos ver se temos sorte e ainda venham a ser publicados mais livros ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Nao percebo como este livro e o "Mentiras de Locke Lamora", passaram tao despercebidos aos leitores nacionais

    ResponderEliminar
  13. Olá Nuno,

    Pois e olha que muita gente desespera por ler mais livros de ambos os escritores.

    Quanto ao Lamora também deverá ter um dia aqui algo idêntico, temos que promover os bons livros da coleção BANG _D

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Os Leões de Al-Rassan é o trabalho mais fantástico em Fantasia Histórica que eu já li *.* Tanto que ficou no Top 10 do Chaise em 2012 =)

    Só um acerto, isto passa-se antes da Idade Média =p

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Antes demais obrigado pelo acerto :D

      Pois um comentário pequeno mas que diz tudo ;)

      Bjs

      Eliminar
  15. Olá Fiacha,
    confesso que este livro nunca me tinha chamado muito à atenção até me falares nele. Há algum tempo que estou para comprá-lo e o ano passado estive para o comprar na hora H porque convenhamos o livro não é propriamente baratito. Mas, como foi reeditado não estava abrangido.:( Talvez este ano... ou então, se tiver sorte apanho-o num alfarrabista.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo,

      Sem duvida que fazes muito bem em te-lo debaixo de olho, ainda me vais agradecer, olha no Forum Fantástico havia um exemplar a 5 €, desapareceu logo :D

      Bjs

      Eliminar
  16. Quando é que é isso do forum fantastico e em que consiste?

    ResponderEliminar
  17. Olá Nuno,

    É um evento que se realiza anualmente, por norma em Lisboa, onde se discute modo geral a Fantasia. Lembro-me até um ano em que lá esteve o Peter V. Brett, acho que devias ter gostado de ter ido.

    Mas prometo que quando houver o próximo divulgo aqui no blogue, se ainda existir lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Olá...
    Mais um dos muitos livros que quero ler.
    Segundo a tua opinião e outras que tenho ouvido parece realmente um excelente livro.
    Uma vez que ele está cá em casa irei lê-lo, para quando ainda não sei pois depende de como for encaminhando os meus objectivos...
    Bjs e boas leituras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Espero não te estar a baralhar, positivamente claro, os teus objetivos de leitura, mas este é canadiano e acredita um excelente livro ;)

      Quantos mais o divulgarmos melhor :D

      Bjs

      Eliminar
  19. Já sei que vou "apanhar"... Ainda não li esta saga apesar de todos os apelos aqui do amigo Fiacha, mas não só... Tenho (mesmo) de o comprar ou ir à biblioteca busca-lo para saber porque tantos falam tão bem dele.

    ResponderEliminar
  20. Olá Marco,

    Antes mais é um stand-alone e não uma saga e estranho nunca o teres apanhado ai em alguma alfarrabista, mas vai por mim é mesmo um livro muito bom ;)

    Vais ficar admirador do escritor e perceber o porque de andar aqui numa de o divulgar, quero mais livros dele publicados :P

    abraço

    ResponderEliminar
  21. Olá Fiacha,
    Hoje chamaram-me a atenção para o facto de este texto que aqui publicaste conter parágrafos copiados do que publiquei aqui: http://www.estantedelivros.com/2008/11/os-leoes-de-al-rassan.html
    Eu não sei por que motivo o fizeste, mas deixa-me triste. Especialmente porque nos conhecemos pessoalmente e acho que não merecia.

    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,

      Vou, logo que possível editar a opinião e a intenção de o ter feito já fiz uma mensagem e claro as minhas desculpas se te deixei triste, mas não se repetirá.

      Conheces-me e sabes que se alguma coisa que não desejo é que as pessoas fiquem tristes, mas admito que te sintas assim comigo, desculpa Célia ;)

      Bjs

      Eliminar
  22. Acho vergonhoso é publicares a opinião de outra pessoa como tua e estares aqui a ludibriar os teus leitores...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Brown-eyed Girl,

      Aceito que comentes dessa forma, mas posso dizer-te que apenas tento divulgar um livro que é muito bom e não com a intenção de ludibriar ninguem dizendo que a opinião é minha, mas como referi já fiz um pedido de desculpas a todos os visados.

      Eliminar
  23. Alterado esta foi a minha opinião na altura que li o livro ;)

    ResponderEliminar