sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jacqueline Carey - Saga Kushiel


Como sabem tenho acompanhado a coleção BANG, do qual até já fiz um top 5 dos meus livros preferidos sendo que nos vários comentários que fiz, foi uma das escritoras que mais me custou não ter colocado no top 5, tal como a Anne Bishop e Feist, mas sem duvida que esta escritora tem a minha admiração.

Tendo estranhado um pouco o porque da Editora não publicar o último volume, até porque já estão publicados 5 volumes faltando apenas um (que na versão original é uma trilogia), fez com que fosse ao FB da Editora questionar se havia previsão para publicar o livro em falta, pois o ultimo publicado foi em março de 2012, quando os livros eram publicados com uma certa regularidade.

Como infelizmente cada vez mais venho a notar certas séries não são terminadas devido a falta de vendas e foi com grande alegria que soube que pelo menos uma das minhas sagas preferidas irá ser terminada mas quanto a publicar mais da autora é bastante incerto, o que me leva a pensar que muita gente deve andar a dormir, pois esta escritora criou algo genial.

Pergunto-me como é possível que o que tem qualidade não vender, faz-me mesmo confusão, dai que provavelmente e contrariamente aos meus objetivos tentarei escrever sobre escritores que a Editora deixou de publicar por falta de vendas, como Scott Lynch ou Gavriel Kay, embora não sinta obrigação de andar a divulgar os livros da Editora, afinal já há quem a tenha :P, mas penso ser minha obrigação tentar divulgar, aquilo que no meu entender é realmente bom, claro sempre discutível, venham dai as balas :D 

Para quem não sabe, esta saga decorre num mundo renascentista reinventado, onde a mitologia e os deuses desempenham um papel fundamental. 

Jacqueline Carey presentear-nos com uma escrita cuidada e maravilhosa. Não me canso de a elogiar, porque aprecio imenso a forma como ela “tece a sua teia”, pegando em simples palavras para construir uma narrativa fantástica. 

Com personagem verdadeiramente marcantes, como é o caso da dupla protagonista Phedre e Joscelin e claro a misteriosa, enigmática, tecedeira de teias,  que dá pelo nome de Melisande, estivesse ela em Westeros e à quanto tempo Porto Real Cersei estáva fora do trono :D.

Boas aventuras não faltam, mesmo que a divisão dos livros não tenha ajudado pois o enredo não é facil e só se percebe os objetivos ao fim do 2 volume, logo não desistam ;)

Não deixem passar ao lado esta brilhante escritora, não o faço por gostar da Editora, que por acaso até é a minha Editora favorita, mas sim porque me custa imenso ver que o que vende não tem nem 1/10 da qualidade da Carey (não é faltar ao respeito, cada um lê o que quer e nada tenho contra isso, mas nem sempre o que vende bem é sinonimo de qualidade), já chega ver tanto escritor com qualidade ficar para trás e deixar de ser publicado por falta de vendas, perde a coleção e perdemos nós :(

Mas a Editora que seja criativa, nem que lhe chame "as cinquenta sombras de Kushiel", pois esta saga também tem cenas bem picantes :D 


Já agora sobre a autora:

Jacqueline Carey é a autora da conhecida série Kushiel’s Legacy, um conjunto de romances histórico-fantásticos, e da duologia The Sundering.
Leitora ávida, Jacqueline começou a escrever ficção como hobby na escola secundária. Depois de se licenciar em Psicologia e Literatura Inglesa no Lake Forest College, fez parte de um programa de estágios internacionais e passou seis meses a trabalhar numa livraria em Londres. Enquanto viveu no estrangeiro, surgiu o desejo de escrever profissionalmente. Após regressar, Jacqueline iniciou uma carreira de escritora, que deu frutos uma década depois. Durante este tempo, trabalhou num centro de artes de uma zona universitária, o que lhe deu um forte domínio das artes visuais. Jacqueline gosta de fazer pesquisa acerca de uma grande variedade de temas obscuros, e uma afinidade com as viagens já a levou à Finlândia ou ao Egipto. Vive actualmente em Michigan, onde é membro da associação organizadora de Carnavais mais antiga do Estado. Apesar de ser muitas vezes questionada pelos fãs, Jacqueline não tem qualquer tatuagem

48 comentários:

  1. Mais um comentário, Fiacha, mais uma sugestão. Não conheço a escritora, nem li nada dela, se bem que já ouvi falar por diversas vezes.
    Mas é um registo que fica e quem sabe, um dia pegarei em algum dos seus livros. (não tão cedo, pois tenho uma lista enorme para os próximos tempos).
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga caminhante,

      O objetivo desta mensagem é mesmo dar a conhecer uma escritora que recomendo mesmo, olha sei que já leste a Bishop, que como sabes tem uma escrita muito "própria", é tal e qual a Carey, mas para mim a Carey tens duas coisas melhores que a Bishop, tem a coragem de "matar" personagens que gostamos, mais não posso revelar, e acima de tudo tem como já referi uma personagem que nunca vi um vilão com tanta qualidade, pode aparecer pouco mas acredita estás sempre mas sempre a desejar que ela apereça e acima de tudo é muito bem construída, sabe tecer as teias de aranha (isto diz-te algo ? :D ) como nunca vi ;)

      Investe que vale bem a pena, vai por mim e claro quantos mais lerem mais possibilidades temos de ver mais universos criados pela escritora, todos nós ficamos a ganhar sem a menor duvida ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Concordo plenamente contigo. Já me ando a perguntar quando vão editar o último livro há uma data de tempo. Gostava imenso (sonhar não custa) que publicassem a Trilogia de Imriel e outras obras da autora. Da mesma forma, adorei o Locke Lamora e adorava que editassem mais das suas aventuras. Parece que ainda não fizemos (a Editora também) o suficiente para assegurar as vendas. Como gostava de inverter um bocado a situação (em beneficio prorpio, confesso) talvez um destes dias escreva algo sobre o tema, uma espécie de incentivo à leitura destes autores, lá no meu cantinho.
    Hoje, dou-te o meu apoio. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice,

      Sim foi o que fez ir à página do FB da Editora perguntar, está previsto para este ano a publicação deste livro mas não foi referido o mês, mas foi sem duvida um alivio.

      Já agora e porque conheço relativamente bem a Editora, são impecáveis com os seus leitores, nunca se recusam a responder às questões colocadas mesmo as mais difíceis, até justificaram que a Carey estava a dar prejuízo, dai que apelei a todos os amigos que tenho com blogues que fizessem algo como este post, também nós podemos e devemos ajudar a divulgar sagas com esta qualidade, não o faria se não lhe reconhece-se valor, fica a sugestão Alice :D

      Pois sei que tem mais sagas passados neste universo, não é triste ver que não são por cá publicadas por falta de leitores ? É o que digo, anda tudo a dormir, esta escritora não engana é mesmo boa (falo da escita :D :D :D )

      Outro exemplo o Locke Lamora (tenho mesmo que fazer um post sobre o livro / escritor) um jovem que escreve um livro como este que é uma verdadeira bomba, para inicio de saga, tão bom como a Gloria dos Traidores, que pode ter feito mal ao escritor, afinal tanto sucesso com o primeiro livro deixou-o de rastos, sei que o 2 livro está ao nível do primeiro, logo arrisco-me a dizer que este escritor tem tudo para ser melhor que até o próprio George Martin e segundo parece e finalmente está para sair o 3 volume, mas isso deixarei para outra mensagem, se tiver oportunidade. O que é certo é que recentemente a Editora já disse mais uma vez que não estava interessada em publicar os seus livros, não percebo mas pronto quanto mais divulgarmos o livro mais hipótese temos que mudem a decisão ;)

      Faz sim Alice e peço-te dá-me ai o link do teu cantinho se faz favor, penso já ser seguidor mas como tenho pessoas novas ainda me baralho um pouco ao saber quem é quem :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Um universo muito especial, cheio de peculiaridades, personagens credíveis, uma trama interessante e muita sensualidade. Também me faz alguma confusão não haver mais leitores a apostar nesta saga, mas fico feliz por saber que a SdE tem interesse em terminar de publicar a série, pois já não tinha grandes esperanças que isso fosse possível.

    Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Ola sinceramente nem me passava pela cabeça a editora não acabar a saga, mas é bom fazermos estas perguntas até para perceberem que quem lê está ansiosamente à espera.

      Sem duvida que sim, esta escritora é excelente e nada como tantar-mos divulgar os seus livros, penso que podias fazer uma mensagem igual no teu blogue, fica a sugestão, até porque tens muito mais talento que eu para passar melhor a mensagem que estamos na presença de uma grande escritora ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  4. Já andava há muito tempo curiosa acerca desta saga, e finalmente encomendei o primeiro livro (chegou ontem aqui a casa :P)!

    Agora assustaste-me com a possibilidade da editora não concluir a saga. É uma pena quando bons autores não vendem o suficiente e acabam por ser postos de lado :/ Espero que isto não se verifique com esta coleção, apesar de ainda não ter lido o primeiro livro parece-me o género de universo fantástico que adoro :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica,

      Só te posso dar os parabens pela aposta que fizeste, desde já vou alertar-te, tem um mundo complexo logo de entrada, tipo o Martin e a Bishop, por exemplo, mas não desistas e nunca te esqueças que as coisas foram planeadas para uma saga e não para um stand - alone, logo só no final do segundo livro (livro um no original) a primeira parte ficará devidamente encerrada, isto é quase, vai haver ali apenas um pequeno pormenor que depois terá a sua importância ;)

      Vou seguir atentamente a tua opinião e claro tentarei fazer com que fiques curiosa por ler mais :D

      Bjs e parabéns, uma excelente aposta, acredito que vais me compreender o porque deste apelo ;)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  5. Jacqueline Carey! :)))) Fizeste-me rir com aquela menção a enviar a Melisande para Westeros... estivesse ela lá e já tinha convencido alguém a casar com ela e de seguida arranjava maneira de colocá-lo no Trono de Ferro, só para ela poder ser a rainha. xD

    Estou mesmo impaciente para ter o último livro nas mãos e devorar os dois que faltam... pelo que sei da história deve ser muito bom, e estou aqui com imensas saudades da Phèdre e do Joscelin. :)

    Tenho pena que a Jacqueline Carey não seja mais lida, acho que a escrita intrincada mas fabulosa e as menções a S&M afastam as pessoas sem lhe darem uma oportunidade, mas enfim... :/

    ResponderEliminar
  6. Olá P7,

    Não tinha a menor duvida que já era a rainha incontestável em Porto Real, sem duvida e um plano ardiloso e bem conseguido para ela era fácil :D

    Pois não digo impaciente uma vez que temos muita coisa para ler, agora que estranhei o facto de não publicarem o último volume estranhei dai ter tomado a iniciativa de perguntar à Editora e sim quem não tem saudades dessa dupla ;)

    Tens um blogue com visisbilidade, toca a fazer o mesmo que eu, se formos muitos quem sabe não possa melhorar a situação e virem a ser publicadas mais sagas da escritora ? Manter a esperança :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,
    não conhecia esta autora, no entanto depois de ler aquilo que escreveste, acho que ia gostar dos seus livros.
    Realmente é pena que tudo o que é realmente bom, porque não vende tanto, acabe! Penso que isso é a realidade para tudo na nossa sociedade.
    Boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Tenho a certeza que sim, esta escritora, como já referi, não engana.

      O importante é que se leia e divulgue é isso que tento fazer, como já reparaste todos os que leram, suspiram pelo livro seguinte, logo se poderes não deixes escapar, vais ver que um dia ainda vais dar-me razão ;)

      Bjs e claro boas leituras

      Eliminar
  8. A Carey é realmente uma autora algo "difícil" de ler ao inicio, mas depois é fantástica. Como leitores e apreciadores desta autora acho que devemos fazer o que podermos para incentiva a sua leitura, principalmente e como dizes e bem por ela ser uma excelente escritora.
    Que a qualidade não anda de mãos dadas com quantidade não é novidade, mas o que pode ser é existir uma comunidade, leia-se nós, que promova e incentive a leitura desses autores. Bem sei que a qualidade literária pode ser algo difícil de definir, mas existem pontos em todos concordamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Sem duvida, penso que podemos ajudar a divulgar o que realmente é bom e esta escritora é um dos exemplos, por mim lia todas as sagas que fossem publicadas ;)

      Abraço e espero que possas fazer algo do genero no teu blogue, nada como divulgarmos :D

      Abraço

      Eliminar
  9. Ainda não conheço a Carey mas é uma pena que bons escritores deixem de ser traduzidos pela falta de vendas. Cada vez mais há mais do mesmo. Se uma editora vira à direita todas viram à direita, foi o qe a aconteceu com os vampiros (pós- Twilight) e agora livros eróticos (pós-50 sombras de grey). Pede-se originalidade!!! A Sde nem é das piores, ao menos arrisca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo,

      Ainda vais bem a tempo de leres esta escritora, até deves conseguir apanha-los mais baratos na feira do livro de Lisboa, na banca da "anti- crise" ou algo assim.

      Acredita valem bem a pena, não deixes passar ao lado ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,

    Desde que a primeira obra desta saga foi lançada em Portugal que me suscitou interesse. Tive oportunidade de ler a saga graças a ti, que me emprestaste os volumes, fica-me só a faltar ler o quinto volume. Pelo que é com alegria que vejo que a editora irá publicar o último volume desta saga, que é, sem dúvida, das minhas preferidas. :)

    Confesso que me custou um pouco embrenhar na narrativa da Carey, algo que me acontece sempre com grandes escritores, devido à existência de várias casas e de várias vidas entrelaçadas, contudo rapidamente fiquei rendida à história e à narrativa da escritora, pela originalidade do mundo a que somos apresentados, à intriga existente, recheada de amor e traição.

    Gosto bastante das personagens da escritora, tanto de Phèdre, que temos o prazer de ver crescer e amadurecer enquanto pessoa, mas também de Melisande, que é das melhores vilãs que já tive o prazer de conhecer. É uma personagem deveras inteligente e enigmática, de quem nunca sabemos o que esperar.

    Sem dúvida, que depois dos volumes que tive o prazer de ler, que a Carey se tornou numa das minhas escritoras preferidas, pela sua escrita fantástica e bela, pelo mundo envolvente e deveras original e pelas personagens que não nos deixam indiferentes.

    Espero sinceramente que a editora reconsidere e que continue a investir na escritora, pois se as restantes obras forem tão boas quanto esta saga, estamos perante obras fantásticas. :D

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Ena devia ter-te pedido para fazer tu o comentário à saga, hora aqui está um belo resumo do que a saga tem para oferecer.

      Quanto ao leres emprestado por mim, sabia que isso seria útil à Editora, pois os teus comentários aos livros são sempre muito bons, não me canso de dizer e de elogiar ;)

      Pelo que tenho ouvido dizer as sagas seguintes são mesmo boas, logo vamos ter esperança e quando terminares a saga a ver se fazes um comentário bom eheheh

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá Olá Fiacha...
    Novamente um excelente comentário!
    Realmente é pena ver sagas em risco de não serem publicadas por falta de financiamento, sobretudo sagas que já estão a meio.
    Relativamente a esta saga tenho os dois primeiros livros cá em casa para os ler, pois ouvi tantos e bons comentários e aproveitei quando estavam em promoções ou na SdE ou na Fnac, e pretendo fazer o mesmo como o resto da saga após terminar de ler os 2 primeiros. Quando os irei ler é que não sei =P lol pois este ano como tu sabes quero variar um pouco os livros... E talvez no que toca a fantasia irei continuar sagas e não começar novas. =P
    eheh
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olá Ana Bernardes,

      Obrigado, sabe sempre bem ler isso :D

      Não me passou pela cabeça que fossem deixar de publicar esta saga até porque como referi, apenas falta encerrar este primeiro ciclo do universo de Kushiel, logo não faria nenhum sentido. Agora ver que não publicam mais livros de Scott Lynch (confirmado recentemente, mas tambem podemos fazer algo para mudar isso) não publicarem mais livros do Gavriel Kay que muita gente só leu por causa das recoemdações e amigos (ainda tenho esperança de ver publicado Tigana, tenho que perguntar :D ) ou por exemplo ver que ainda não publicaram o 3 livro do universo de Duna do Frank Herbert, deixa-me obviamente triste, mas acho que a Editora tambem devia promover melhor certos escritores, recordo-me por exemplo do Elfo Negro do Salvatore, que teve promoções / passatempos / documentários na revista BANG como nunca vi, provavel até que tenha sido imposto pela Editora que lhes vendeu os direitos de publicação, enfim...

      Fizeste uma excelente aposta deixa-me no entanto avisar desde já que só deves avaliar devidamente a escritora no final do 2 livro, pois há coisas que são preparadas nesse sentido (atenção que é o final do primeiro livro na versão original) e a história leva uma bela volta quando começares a ler o 2 :D

      Recomendo e caso tenhas oportunidade que o leias este ano :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Pois realmente é pena mesmo...
      Sim uma boa maneira de cativar os leitores poderia ser através da revista Bang! seja por passatempo seja por recomendações ou artigos sobre esses livros...
      Mas ter esperança...

      Não sei Fiacha... Não estão programados para este ano, pelo menos para já... Pode ser que entretanto mude de ideias e decida experimentar =P Ok ok eu já sei que a partir do 2º original é que começa a ficar muito bom... Se me sentir em pulgas depois para ler os restantes posso sempre pedir a um amigo Corvo né?
      eheh
      Bjs

      Eliminar
    3. Ois Ana,

      Ter esperança e ajudar a divulgar :D.

      Obviamente e tenho a certeza que vais ficar muito curiosa com o que se segue ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá Fiacha,

    ainda não li esta saga. A Rita Ribeiro já me disse que era muito boa e já me falou do enredo e eu fiquei muito curiosa, mas ainda não tive oportunidade de ler. Acredito que seja muito fixe!
    Excelente post, é isto que devemos fazer para que as Editoras vejam as suas obras faladas para assim terem mais visibilidade. O universo dos Blogs é algo crucial para as vendas pois penso que é um dos grandes veículos para a divulgação.

    Bjs!

    P.S: e sim! não te esqueças do Locke!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Sem duvida que é uma escritora que tenho a certeza que irás adorar, espera até chegares al final do 2 volume e não mais vais querer largar ;)

      Ainda bem que gostaste e acima de tudo te tenha chamado a atenção que podes estar a perder uma excelente saga e sim se poder tambem Lamora será aqui comentado ;)

      Bjs

      Eliminar
  13. Jacqueline Carey foi uma grande surpresa. Comecei a ler esta autora logo ao primeiro livro editado e agarrou-me logo! Tornou-se uma leitura viciante. Lembro-me de personagens marcantes nos primeiros livros, lembrou-me de acontecimentos que me deixaram acordada noite a dentro, onde pensava “só mais uma página”…
    Para mim a autora merece lugar de destaque na minha estante e na minha lembrança, sendo uma das autoras que não deixo de recomendar aos amigos, quer apreciem ou não fantasia.
    Eu leio por prazer, leio para me abstrair, leio romances, leio policiais, leio fantasia, leio eróticos, leio jornais, até revistas de fofocas… Eu leio! E isso para mim basta-me.
    Não leio para me tornar uma crítica, uma profissional. Não leio para os outros, leio para mim!
    Já li em alguns blogs comentários menos abonatórios em relação à escrita de Jacqueline Carey e sinceramente, fico triste porque há pessoas que seguem muito a opinião dos outros sem sequer dar uma oportunidade! Nem todos gostamos do SL Benfica… Não, eu não gosto (desculpa Fiacha :P )
    Respeito muito a opiniões dos outros, mas em primeiro lugar estou eu! Se gosto de uma sinopse, muito provavelmente vou tentar ler o livro. O “Manel” pode não ter gostado e achar mau, pouco trabalhado, mas e daí? Eu poderei gostar. Poderá tornar-se num dos favoritos. Não devemos ter vergonha de gostar do que os outros não gostam! Somos ovelhas que seguem o pastor? Então sou uma ovelha desgarrada. lol
    Então pessoal, deem oportunidade aos livros que alguns podem achar maus, fracos… Poderá ser o LIVRO.
    Enfim, espero (e desespero) pelo lançamento do próximo livro da Jacqueline Carey, pois eu li e adorei. Ah Phèdre, Josceline, Hyacinthe, Rapazes de Phèdre, que saudades vossas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nidia ;)

      Sem duvida que para mim tambem foi uma enorme surpresa e estou contigo (tirando a parte do SLB eheheheh) tambem leio para me dar prazer e dou atenção a comentários de pessoas que tenham gostos identicos aos meus, foi assim que descobri esta escritora e que admito pode não ser logo um livro que se goste no imediato, mas quando chegamos ao final do 2, percebemos melhor as coisas ;)

      Já somos dois agora é ter esperança que mais livros dela sejam publicado, belo menos este que falta que não demore :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá amigo Fiacha,

    Não li ainda nada da escritora, mas já a conhecia de nome. Gostei do teu post, e pode ser que, desta forma, se consiga promover mais um pouco o trabalho desta escritora.

    Palavra passa a palavra e assim se ajuda a descobrir bons livros e promover o trabalho de um escritor.

    Fiquei curiosa, e pelos comentários que aqui li, só posso esperar algo de muito bom. Quando ler, partilho a minha opinião ^_^

    Obrigado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Ainda bem que gostaste e se poderes dá-lhe uma oportunidade, tenho a certeza que irás apreciar a beleza da sua escrita e do universo criado....e como já percebeste, certas personagens :D

      Fazes muito bem, quanto mais pessoas comentarem melhor ;)

      Bjs

      Eliminar
  15. Jacqueline Carey, que mais há a dizer sobre ela? Que é a minha autora preferida depois da Bishop, que criou a melhor vilã de todos os tempos, que foi capaz de pegar na Europa renascentista e dar-lhe toda uma nova dimensão. Que é uma das melhores autoras de fantasia e devia ser lido por todos os que gostam do género e que lamento imenso que não tenha vendido mais...

    Adoro esta saga e tento recomendá-la a o máximo de pessoas possíveis, aliás quem vai comigo a FdL pode ter a certeza que paragem na SdE significa comprar esta saga, eu não deixo que saiam de lá sem ela!lool

    P.S. Oh Fiacha a Bishop matou mais personagens favoritas que a Carey!=O lool e não estou a falar de todos os livros em geral

    ResponderEliminar
  16. Olá Patricia ;)

    Ora como vez o prometido foi devido, aqui estou a divulgar esta escritora :D

    E fazes muito bem, pode-se até comprar nesta altura os seus livros a preços mais acessiveis, uma excelente oportunidade sem duvida ;)

    PS: Quando falo de personagens favoritas falo por exemplo de Daemon, Lucivar, Saetan, Jaennele ou mesmo a Surreal, as prinicipais ;)

    E a Carey deu-nos alguns KOS logo nos primeiros livros, é mais por ai :P

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas raparigas que "obriguei" a comprar trouxeram o primeiro de oferta e compraram o segundo e o terceiro =D

      Oh Fiacha tu chegaste a ler o último??lool Há duas dessa lista que ela matou ;_;

      Não achei tão violentos quanto os que referi acima =p

      bjs

      Eliminar
    2. Olá ;D,

      Ui mas isso foi mesmo, mesmo no final e até te digo para acabar de escrever mais sobre o universo, já estava a esticar a corda demais :D

      Sim não foram vilentos, mas eram duas personagens chave do enredo, alias quem descobriu o real valor de protagonista ? Foi fundamental para o arranque da história e olha que o seu amigo era tambem importante para ela, foi cruel ;)

      Bjs

      Eliminar
  17. Fiacha,só com o comentário, "Para quem não sabe, esta saga decorre num mundo renascentista reinventado, onde a mitologia e os deuses desempenham um papel fundamental", já me interessei muito pelo livro, mais um q tentarei baixar, mas vou fazendo aos poucos. Confesso q assim como a São Bernardes, não li nada dessa autora, mas agora me interessou muito, como vc descobre essas preciosidades??? :D

    ResponderEliminar
  18. Olá Amanda,

    Ainda bem que ficaste curiosa o objetivo é mesmo promover esta escritora e o seu universo, tenho a certezaa que irias adorar.

    Por vezes por comentários de pessoas amigas, outras vezes investindo, por acaso este foi mesmo um achado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá Fiacha (:
    Primeiro, ainda não tive o prazer de ler nada desta escritora (como já alguém dizia: tantos livros e tão pouco tempo) mas não fazia a minima que envolvia mitologia O.o acho que vou mesmo de ter de o ler num futuro próximo!

    Segundo, compreendo perfeitamente o que dizes! Infelizmente as editoras optam cada vez mais por escritores que por alguma razão (vai-se lá saber qual em alguns casos) chamam à atenção chegando a ter pouco ou nenhum talento para a coisa e é uma pena ver autores bons a serem postos de lado devido à falta de recursos e às poucas vendas.
    Por outro lado acho que as editoras também têm de começar a ter em conta que os livros em portugal são caríssimos em comparação com outros países (não me venham com desculpas sobre as traduções porque mais 7 euros por livro não vem só dai). Penso que deveriam começar a apostar em edições de menor qualidade como existe nos E.U.A. e no U.K. os paperbacks (capa mole com papel reciclado) pode estragar-se mais rapidamente mas eu prefiro assim do que acabar por não ler o livro devido ao preço.
    Para além disso também deveriam apostar mais nas traduções porque as duas colecções da SdE que li desiludiram-me nesse aspecto e acabei por ler o resto em Inglês.
    Por último acho que esta editora devia acabar com a mania de dividir os livros em 2 como fez com o Martin com a Hobb e agora com este, ok um livro grande pode não parecer tão apelativo mas se os americanos os lêm assim e os compram e lá continua a ser um grande sucesso, porque não seria aqui?
    Apesar de todas estas queixas acho que a SdE é uma editora bastante boa tanto na qualidade das suas edições (algumas traduções à parte) como na organização de diversos eventos em que já tive o prazer de participar (:

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Fazes muito bem em querer ler esta saga, vale bem a pena e claro que compreendo que nem sempre tenhamos disponibilidade para conseguir ler tudo o que queríamos, eu próprio tenho o último livro da Saga do Regresso do Assassino da Robin Hobb para ler, mas estou a ler primeiro livros que me emprestaram ;)

      Isso tambem tem a ver com a forma como é feita a divulgação, dou-te por exemplo o caso do Paolini, o que o fez vender tanto foi a máquina de promover o livro e não a qualidade dos mesmos (embora dou muito mérito ao escritor pois colocou muito jovem a ler fantasia ;) ) e esta saga quase nunca teve destaque, o que também reconheço não seja fácil, pois são muitos os livros editados pela Editora.

      Concordo contigo, afinal tanto se fala que os portugueses lêem pouco e o preço dos livros estão muito caros, alias penso mesmo que a publicação do volume que falta aguarde apenas o melhor momento para ser publicado, pois pelo que informaram o livro até já está traduzido e nem é necessário ir aos livros estrangeiros (que não necessitam tradução) para confirmar isso mesmo, olha o José Rodrigues dos Santos e o Miguel Sousa Tavares, muito caro mesmo :(

      Quanto à qualidade das traduções da SDE e de outros, nada tenho a dizer, só leio em português, logo não tenho dados para fazer essa comparação. Tenho visto bons comentários por exemplo às traduções do Jorge Candeias, em George Martin, Robin Hobb e mesmo no Frank Herbert, mas repito não sei se dizer se justas ou não :D

      Quanto à divisão dos livros penso que a Editora já justificou imensas vezes o porque de as fazer, sei porque vi no forum BANG, são opções Editoriais, mas por mais razão que possam ter quem acaba por pagar é o consumidor final, pessoalmente se soubesse Inglês provavelmente era dessa forma que lia, sagas já terminadas, provavelmente a preços mais acessíveis, sem estarmos à espera, sem correr o risco de não virem a ser publicadas, enfim compreendo ambos os lados :D

      Isso sem duvida, pena que o que andam a publicar seja mais virado para o dar lucro, compreendo, mas ainda assim ainda publicam muita coisa boa e com qualidade e a nível de romance histórico também têm coisas muito boas ;)

      E já agora sempre disponíveis para esclarecer os seus leitores, seja em que situação for ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  20. Uma escritora a ler, sem dúvida. Pelos vistos há aqui muita gente que gosta e quem sou eu para recusar mais uma saga de fantasia de uma autora adorada por tantos? Bem, seja como for, já tinha visto os livros dela à venda em algumas lojas mas nunca lhes peguei porque o título nunca me atraiu, mas agora que dizem que é fantástica sem dúvida que vou tentar ler ainda este ano xD

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Acho que fazes muito bem em investir nesta escritora ;)

      Abraço

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Esta é uma saga que se ama devagarinho. É um amor que vem com o tempo, com a leitura progressiva, mas é um amor que perdura, e que, volta e meia nos faz regressar a esse mundo tão diferente e tão apelativo.

    A série chegou até mim recomendada por amigos (e o corvo Fiacha, mais uma vez!), e já sabia que tinha de me preparar para algo de totalmente diferente e ousado. No entanto, apesar de reconhecer e de apreciar a ousadia, no início foi-me difícil criar empatia com as personagens, e, como tal, envolver-me. O universo criado parecia-me demasiado diferente, não tanto pela sua realidade sexual e religiosa (o amor livre, a celebração religiosa pelo ato sexual), que me fazia lembrar os rituais d’ As Brumas de Avalon, mas sobretudo pela exaltação da beleza física e da perfeição, da natureza semi-divina da raça – que a protagonista estava sempre a recordar-nos – o que lhe dava uma aura de futilidade extrema, valorizando acima de tudo a aparência e seu o uso, como se todas as “pessoas” daquele mundo fossem como belas figuras de ceras sem qualquer profundidade.
    Para mim esse é o grande ponto fraco da saga. Não o mundo com valores morais muito inversos em si, e que choca a todo o momento com os nossos preconceitos, mas o facto de, durante tanto tempo só conhecermos a sua faceta mais fútil.
    Isto, aliado a uma tradução que é muitas vezes pouco apelativa. Até valorizei o uso de um outro termo menos usual, que conferia erudição e “antiguidade” à linguagem (ex: “cartas” em vez de mapas, “quiçá”, etc), mas outras palavras deram à escrita um tom estranho, quer pela sua constante repetição, como é o caso do “assaz”, quer pela conotação negativa que o seu uso mais vulgar e atual tem, como é o caso do “verter” e do “transladar” (na saga associados ao verbo “traduzir”) e o “jazer” (que era simplesmente estar quieto nalgum sítio).
    Estas duas características não contribuíram para a “paixão assolapada”, ao primeiro encontro, que eu esperava ter, e acredito que isso também tenha acontecido a outras pessoas. E, além da saga em si demorar o seu tempo a encontrar o caminho até aos leitores, penso que e o facto de o primeiro livro, no original, estar dividido em dois volumes na edição portuguesa, contribui para que seja mais fácil desistir da leitura após o primeiro volume do que comprar mais um livro.

    Para os mais persistentes e corajosos, à medida que se progride na série, há um prémio: começamos a admirar Carey pela forma como consegue, com elegância e subtileza, equilibrar a intriga e as cenas de erotismo (por vezes bastante violentas, e que poderiam, facilmente, ter caído na vulgaridade) com personagens que se vão mostrando cada vez mais humanas. A própria protagonista – que, à luz dos nosso valores, não parecia ser mais do que uma prostituta de luxo sado-masoquista enredada em conspirações – vai, lentamente, mostrando a sua natureza, crescendo de uma jovem aparentemente fútil e manipulada até uma personagem de grande potencial literário, forjada pelas relações com outras personagens igualmente estimulantes, como é o caso da enigmática Melisande. É que muito mais cativantes do que as intrigas políticas - que por si só são capazes de envolver muitos leitores - são as subtilezas das relações entre o trio de personagens principais, cujo enredo emocional vai enriquecendo, e as torna inesquecíveis.
    Além disso, e para quem gosta de ficção histórica, esta saga tem outra possibilidade de leitura. Tal como uma moderadora do fórum da editora Saída de Emergência notou, e muito bem, a busca de inspiração à mitologia, cultura e cartografia da Europa antiga é interessante, e até nos faz pensar um bocado em como seria a nossa história se tivéssemos valores culturais e religiosos tão diferentes. Gostei desta ideia, e daria uns bons debates.

    E bem, caro Fiacha, desculpa o testamento, mas quando me pedem para falar de alguma coisa que gosto….lol

    Um abraço, e boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Paula Pinto,

      Antes demais bem vinda e só te tenho a agradecer o teu testamento, importante para a divulgação da obra e conseguiste passar uma mensagem ainda melhor que a minha, sem duvida que estamos na presença de uma admirável escritora, mas esta saga pelo menos sabemos que vai ser terminada.

      Pois a questão da divisão dos livros aqui nesta saga não resultou de todo e explicaste isso muito bem ;)

      Bjs e aparece mais vezes, coisas que gostas de comentar acho que por aqui não falta :D

      Eliminar
  23. Fiacha, já viste as novidades? A SdE aponta a saida do livro para Maio :)
    Eu já estou a preparar um texto lá para o meu cantinho para ver se alicio mais leitores. Quanto à editora, se calhar podiam fazer uma publicidade na onda do "As cinquenta sombras e Martin num livro só", acho que ganhavam leitores (50 sombras é o novo abracadabra editorial - é mencionar que logo vende) e não enganavam ninguém :D

    ResponderEliminar
  24. Olá Alice,

    Já sabia sim senhor até destaquei o facto de ser o que mais desejo numa mensagem que fiz sobre as novidades do 1º semestre da SDE, sem duvida uma grande novidade.

    Ai Alice ajuda-me só numa coisa, manda-me ai o link do teu cantinho que eu já nem me recordo se sou seguidor ou não, ando mesmo baralhadito da cabeça eheheh

    Ias ver que resultava ehehehe

    Bjs e obrigado por me vires alertar da nova, mesmo já sabendo ;)

    ResponderEliminar
  25. Desculpa, só hoje é que consegui aqui voltar.
    O meu blog é o sombra dos Livros http://sombradoslivros.blogspot.com

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  26. Fiacha, good news...!! Dia 25 de Maio estará disponível no site da Editora e na Feira do Livro de Lisboa "Justiça de Kushiel" :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Alice,

      Ai que bom, a ver se o compro logo, leitura mais que obrigatória e com prioridade máxima :D

      Onde viste essa informação ? Ando um pouco desatualizado devido a várias leituras conjuntas, mas quero ir dar uma passada por vários blogues ;)

      Obrigado :)

      Eliminar
  27. Olá, amigo Corvo!
    Devo dizer que acabei o “Avatar de Kushiel”, a adorei. Simplesmente não consegui parar de ler! Esta série tornou-se uma leitura verdadeiramente apaixonante e compulsiva, e só tenho pena de não ter ainda o volume seguinte, para me "atirar" a ele!
    Como tenho vindo a dizer, é pena que o início da saga seja tão estranho, e a linguagem erudita por vezes pareça tão deslocada, pois isso pode afastar muitos potenciais fãs. Elua sabe que quase me afastou a mim! :( Não fosse a insistência aqui do nosso Corvo Negro e de tanta gente do fórum Bang para eu continuar, que não me ia arrepender, que mais à frente ia começar a gostar da Phédre, e do Joselyn, e tinha perdido uma grande história... Agora sinto que quando ela terminar me vai custar imenso a despedida daquelas personagens invulgares. :-\
    Este 5º volume foi o livro que me entusiasmou mais, até agora, e segundo li por alto algumas críticas ao livro seguinte (a conclusão da trilogia original), ainda se gosta mais do último. :D
    Ainda estou boquiaberta e arrepiada com certas cenas, mesmo já estando de certo modo à espera de algo assim. Mas a escritora esteve muito, muito bem, neste "mergulho" a pique feito na alma da nossa anguissette (e todos os outros em seu redor, em particular Joscelyn, claro), arrastando-nos consigo, até bem ao fundo. Muito bom!
    Mesmo lendo as críticas positivas, não esperava vir a gostar tanto, dada a minha reserva inicial.
    Agora estou com grandes expectativas para o final, o isso deixa-me algo apreensiva, pois tenho medo de me desiludir. Mas pelos comentários gerais que já li, penso que isso não irá acontecer.

    Mas algo continua a não deixar que me apaixone totalmente e sem qualquer reservas por esta obra: a linguagem usada e/ ou a tradução. Depois de achar piada ao "assaz", ""apraz" e "barganha", continuo a não "engolir" de bom grado os termos que acho desagradáveis, como o "jactar".
    No entanto, mesmo que a má escolha de palavras tenha sido sua e não da autora, penso que a tradutora, Teresa Martins de Carvalho, conseguiu um bom trabalho. Palavras desagradáveis aparte, a verdade é que coisas tão importantes e, no caso desta saga, tão peculiares como os sentimentos das personagens e a atmosfera da história, são transmitidos de maneira tão cuidada e ao mesmo tempo tão apaixonante, que só pode ser fiel ao original. ;)

    Cumprimentos. :)

    ResponderEliminar
  28. Amiga Stark, é sempre um prazer ver os teus comentários e fico muito contente que este livro te tenha agradado assim tanto e não é caso para menos, mas tudo está a ser preparado para um livro final ainda melhor e que já comentei aqui:

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/06/justica-de-kushiel-jacqueline-carey.html

    Logo tenho a certeza que irás adorar a acredito partilhar o meu sentimento que nem tudo foi feito para esta saga / escritora vencerem, o que é triste, mas fecha-se um ciclo, ao menos isso....depois quero saber o teu comentário final, logo falamos melhor ;)

    Bjs e volta sempre e boas leituras :D

    ResponderEliminar