quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Informação

Olá,

Ao criar o blogue tinha como objetivo principal saber e comentar os livros lidos em 2013, para meu controlo.

Posteriormente, pensei ser uma boa ideia para o blogue partilhar com todos, os meus escritores favoritos, bem como promover livros que já tinha lido e que seria de todo útil divulgar.

Para que pudesse fazer de maneira a dar mais "destaque" aos livros / escritores acabei em vez de dar apenas a minha opinião pessoal, utilizar também comentários que poderiam transmitir uma mensagem melhor da qualidade do livro / escritor com textos que vi escritos por outros, acabando por utiliza-los. (algo público afinal).

Não o fiz com intenção de enganar ninguém, para promover o meu blogue, até porque felizmente até me falta tempo para conseguir ler todos os livros que tenho emprestados, quanto mais os que tenho meus, mas pronto não é isso o objetivo desta mensagem.

Reconheço que devia no mínimo ter perguntado às pessoas em causa se poderia utilizar os seus comentários e explicar o motivo de o fazer e claro se não se importavam.

Posto isto, vou editar todos os comentários onde utilizei parte dos textos que não são meus, logo que tiver oportunidade.

A todos os visados peço desculpas com a promessa que não se voltará a repetir e disponível para qualquer esclarecimento, até porque parte das pessoas são minhas conhecidas.


32 comentários:

  1. Não conheça o caso em profundidade, mas conheço-te a ti e acho que não vi nada de grave aqui no blog, até porque sem querer podemos escrever textos similares. Eu bem sei o passo para escrever um texto "original", sem que caia nos habituais clichés.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá a ver uma coisa: isto não se tratou de escrever textos similares. Foram parágrafos inteiros copiados da minha opinião de "Os Leões de Al-Rassan". O "utilizar comentários" escrito neste post significa "copiar comentários", não utilizá-los como ponto de partida para uma opinião.

    Agora que isto está esclarecido, quero perguntar uma coisa: a sério que achas mesmo que só por uma coisa ser pública - isto é, estar disponível para quem quiser ler - pode ser utilizada por quem quer que seja da maneira que entender? Se formos por aí, qualquer coisa que vejamos escrita na internet, inclusivé o que está protegido por direitos de autor, pode ser utilizada sem referir a fonte, em proveito próprio.

    Eu aceito as desculpas, mas não a explicação. A divulgação de livros de que gostamos faz-se mostrando as capas, as sinopses e escrevendo opiniões próprias. Se achar que não sou capaz de escrever uma coisa como deve ser, ou não escrevo ou então escrevo como sei, sem me preocupar se quem lê gosta ou não. É errado copiar o que os outros escrevem. Fico a pensar se algum dia terias admitido o que fizeste se ninguém tivesse percebido. Já agora, ficava bem referires os casos em que isso aconteceu e nomeares as pessoas visadas.

    Por mim, fica a questão encerrada. De volta a coisas realmente importantes.

    Célia

    ResponderEliminar
  3. Bem...e face ao exposto, o que posso dizer?

    Continuo a gostar dos comentários do Fiacha, conheço a pessoa que é, e em nada me decepcionou.

    Quanto ao julgamento, o erro foi assumido, e isso é de louvar.

    Continuo apreciar o excelente trabalho que tem sido feito.

    ResponderEliminar
  4. @Carla Pisco: Ainda bem que gostas dos comentários do Fiacha. Pena é que não tenha sido ele a escrevê-los :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo a desilusão Brown-eyed Girl, mas eu conheço o Fiacha, e ele escreve bons comentários sem ser necessário expor os comentários de leitores, é nesse sentido que o defendo.



      Eliminar
  5. Sinceramente, acho que não foi uma atitude bonita. Percebo o objectivo com que crias-te o blogue, mas ninguém gosta de ver textos ou parte de textos seus copiados. É algo que dá trabalho ao criar, faz perder tempo e que transmite uma ideia pessoal. Devias ter pedido autorização e ter exposto a parte que não era tua como uma citação, dando os devidos créditos ao autor.
    Quanto ao facto de a internet ser um espaço público, é verdade, mas o que fazemos nele revela os nossos valores.

    ResponderEliminar
  6. Lá porque algo está disponível na internet (e acessível ao público), não quer dizer que possa ser utilizado por qualquer um sem citação ou referência ao material de origem. Ou seja, toda esta situação infeliz teria sido evitada pela utilização de aspas e indicação da fonte...

    ResponderEliminar
  7. Bom, eu fui um dos que viu os textos serem utilizados pelo Fiacha.
    Pessoalmente subscrevo com a Célia diz e digo mais: penso que, intelectualmente, plagiar, é das coisas mais feias que existem e deixa-me sempre triste ver quando o fazem.

    ResponderEliminar
  8. Caro Fiacha:

    Se realmente usaste a opinião que não te pertencia, e, lendo os comentários anteriores, foi mesmo isso que aconteceu, é certo que é uma atitude errada, pois independentemente de não existirem direitos de autor, é o trabalho e dedicação de alguém que está ser indevidamente usado, e isso é, na verdade, uma desonestidade - daí a desilusão e a revolta das pessoas.

    Mas também te conheço, e acho também que não fizeste isso no sentido do "vou-me aproveitar do trabalho dos outros e fazer de conta que meu", agindo de má fé.
    Quanto à dúvida se terias ou não admitido publicamente o erro se ninguém tivesse descobertos, acredito que se calhar não o terias feito, não por receio de ser desacreditado, mas porque não te tinhas apercebido da gravidade da situação.

    Tens, no entanto, de compreender e aceitar a revolta e a desilusão das pessoas, pois para além da desonestidade, no fundo é como se tivéssemos sido enganados.

    E, penso que melhor do que apagar tudo, primeiro devias entrar em contacto com as pessoas, saber o que querem que faças: podes usar as frases, e citares os seus autores, ou apagas mesmo e reformulas os comentários todos? E ages de acordo com a opinião de cada um.
    Mas essa é só a minha opinião.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Bem já reconheci o meu erro, não haverá aqui nenhum plágio de ninguém, apenas necessito de algum tempo para alterar as mensagens, deixar a minha opinião própria, pois não necessito de ninguém para fazer os meus comentários aos livros e escritores que gosto.

    Aceito a revolta das pessoas, podia até ter feito primeiro as alterações e depois colocar esta informação. Deixei a mensagem disponível para que todos possam manifestar a sua opinião, posso até afirmar que enviei alguns pedidos de parcerias este fim de semana e a mensagem aqui vai continuar.

    Apercebo-me da gravidade da situação, embora a minha intenção e objetivo já o informei, nada tem a ver com o aproveitar-me do trabalho dos outros, mas foi uma boa lição e nada como irmos aprendendo.

    Mas isto acaba por ser até interessante, não tenho o blogue à mais de mês e meio e de uma coisa que tem uma intenção até me faz sentir um criminoso, engraçado.

    Quem me conhece quer virtualmente quer pessoalmente, sabe que sou uma pessoa que gosta de bom ambiente, brincar, disponível para ajudar os outros, no fundo bom convívio.

    Algo que para mim tinha uma perspetiva positiva, acaba por ser a coisa mais grave deste mundo, dou os parabéns a quem se deu ao trabalho de informar TODOS os blogues, pois já falei até pessoalmente com algumas das pessoas que foram "notificadas", não sabia que tinha tantos "amigos", prontos a fazer esta verificação, até acho engraçado :D

    Bem mais uma vez as desculpas aos visados e aos seguidores do blogue que se sintam enganados ups e aos visitantes, rectificar o que há a rectificar e CITANDO A CELIA (para não ser mais uma vez julgado ;) )

    Por mim, fica a questão encerrada. De volta a coisas realmente importantes.

    PS: Quem quiser aparecer continuará sempre a ser bem vindo ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu costumo louvar quem tem a coragem de assumir que errou, de pedir desculpa pelo que fez quando confrontado com o seu erro.
    No entanto há aqui um ponto que me está a meter confusão neste pedido de desculpas: "(algo publico afinal)". Mas qual "afinal"? A Célia tem no "Estante de Livros" uma licença da Creative Commons Portuguesa que proíbe de "alterar ou transformar o seu trabalho nem criar outros trabalhos nele" e que obriga a atribuir "de forma estabelecida pelo autor" a reprodução, distribuição ou transmissão do seu trabalho. http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/pt/
    Está lá, na página principal à vista de toda a gente. Ela não meteu aquilo lá no blog dela apenas para enfeita-lo ou porque entendia que o que escreve no seu espaço, no seu blog, com as suas palavras é "algo público afinal".
    As licenças da internet valem o que valem, é verdade, mas existem, e mostram a todos o que o autor sente pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar
  11. Fiacha basta colocares os nomes dos autores dos textos, ou então deixa mesmo só os teus textos, ou escreve novos..:)

    De facto devias ter colocado essa informação para não gerar confusão, mas ainda vais a tempo de remediar o teu erro.

    Vamos lá que eu quero ver mais recomendações de livros bons..^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      Não vai haver aqui nada que não seja comentário meu, se alguém vir que não está ainda corrigido agradeço que me informem por mail.

      Não quero ninguém chateado por tão pouco, afinal a vida já nos trás tantos problemas e ver pessoas chateadas por minha causa, longe de mim :D

      Ai e vais ter, descansa, quem sabe da Juliet ;)

      Bjs e obrigado pelas tuas palavras, felizmente ainda há quem consiga ver o lado positivo do que pretendi, com todos os erros cometidos ;)

      Eliminar
  12. Concordo em parte com o q Paula Pinto escreveu, e mesmo não tendo a sorte de conhecer o FIACHA pessoalmente, não acredito q ele tenha agido de má fé, ou dolo, acho sim uma atitude anti-ética, também não gostaria de ver o q escrevo sendo utilizado sem minha autorização por outra pessoa, mas o mais importante, está sendo feito, o Fiacha, reconheceu seu erro publicamente,isso ao meu ver demonstra bom caráter, pois ele poderia ter negado, mas não o fez, está disposto a remediá-lo, e de fato não acredito que ele tenha agido com a intenção de se promover às custas dos outros, ele errou, sabe disso, e está fazendo o q pode para concertar o erro cometido. Essa é a minha opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Quem sabe um dia ainda venhas a portugal lol e conheces muita malta fixe :D

      Sim errei e assumi e vou alterar tudinho, nunca pensei que pode-se causar tanto mau estar, mas agora é seguir em frente.

      Como já referi até tem aqui coisas interessantes de verificar ;)

      Bjs e obrigado

      Eliminar
  13. 1: escrever em público, logo leitores desconhecidos, logo não adivinham origem dos escritos, mas pressupõem que são de autoria de quem os assina (afinal porque assina este autor os posts deste blogue já que segundo ele o que é público ser de todos?)(o que é o mesmo que dizer que este blogue é meu e fui eu a copiar, pelo que devo um pedido de desculpas à Célia).

    2: não cabe aos leitores adivinharem quem escreveu o quê.

    3: de boas intenções está o inferno cheio.
    3.1: o que interessa são os actos.

    4: para alguma coisa se fizeram as aspas (ou "") e mais recentemente as hiperligações.

    5: citar não é sinónimo de burrice. Copiar sem citar é sinónimo de desonestidade.

    6: ser público é diferente de ser de todos; exemplo: eu não posso levar um banco público para casa. Primeiro porque é pesado e depois por ser crime.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Obrigado pelo comentário, aprendi a lição e será tudo mas tudo devidamente corrigido.

      Compreendo o seu comentário e até agradeço ;)

      Eliminar
  14. Quem te conhece Fiacha, pessoalmente ou virtualmente sabe que agiste despreocupadamente e sem qualquer sentido de oportunismo, que é o que caracteriza os usurpadores, ou os que plagiam.
    Não posso deixar de dizer que não foi muito correcto, mas o facto de teres assumido essa questão é muito bom. Aprendeste certamente e não repetirás (tenho a certeza ), isso é o que importa neste momento.
    Interessa agora seguir em frente e saberes que continuarás o teu blog com os teus comentários. E uma coisa te garanto, os teus amigos de certeza que te seguirão na mesma.
    Eu continuarei a vir aqui melgar :)
    Venha de lá o comentário da Juliet, estou á espera :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Eu conheço o Fiacha pessoal e virtualmente e por isso esta atitude vergonhosa e as desculpas ainda piores não me surpreendem absolutamente nada :)
    Já sei que este comentário não vai ser aprovado e por só vai ter um leitor, caro Fiacha, mas fica a esperança :)

    ResponderEliminar
  16. Olá caminhante,

    Não quero estar a repetir-me mas já aprendi e reconheci seguramente que procedi mal, ficará tudo limpinho e já pedi desculpas a todos.

    Obrigado pelas tuas palavras porque no meio disto tudo sabem bem, ainda há quem consiga ver a intenção pretendida ;)

    Como deves calcular ainda tenho que corrigir alguns comentários, colocarei algo da Juliet em breve, mas fico contente que venhas comentar :D

    Bjs



    ResponderEliminar
  17. Oi!

    Bem, perdoem-me a expressão, mas que "embróglio" que para aqui vai...
    E, como não podia deixar de ser, tenho que dar a minha opinião.. Compreendo perfeitamente que ser plagiado não é algo que caia muito bem no goto. Falo por experiência própria e de vida real.
    Contudo, apesar de conhecer o Fiacha há muito pouco tempo, já percebi que ele não faria uma coisa destas conscienciosamente de que estava a fazer uma falcatrua qualquer. E estou com ele, uma coisa que deveria ser algo agradável, torna-se uma dor de cabeça.
    Caramba, também não é preciso reagir assim.. As desculpas estão apresentadas e o melhor é voltar ao costume, que sou da opinião de que este blog é uma mais-valia que não deveria ser desperdiçada..
    Posto isto, fica aqui a certeza que continuarei a dar saltinhos aqui tanto quanto me for possível!=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    PS. Ouvi falar em comentários de J.M.?????xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?

      Uma pessoa que:
      1. copia textos de um blogue com perfeita consciência de que os textos foram escritos por outras pessoas;

      2. não dá qualquer tipo de crédito aos autores dos blogues de onde retirou parágrafos inteiros;

      3. incorpora os já mencionados parágrafos nas suas próprias opiniões e recebe os elogios por uma opinião bem escrita sem referir que parte do texto não é da sua autoria.

      Dizes-me que essa pessoa não sabe que está a fazer uma falcatrua? Então essa pessoa não deve viver no planeta Terra ou deve reger-se por um código ético e moral diferente do nosso.

      E ainda por cima não querem que as pessoas estejam indignadas! "Não, ele pediu desculpa, vamos varrer tudo para debaixo do tapete e quem foi plagiado que se aguente. Coitado de quem plagiou, não lhe batam mais, que ele fica com uma dor de cabeça e não merece."

      Se errou não vejo porque não há-de levar com a indignação das pessoas. :P

      Eliminar
    2. Concordo em abosulto.

      Depois do "crime", pede-se desculpa e jura-se inocência.

      Nada tenho contra o Fiacha. Já o conheci pessoalmente e tenho estima por ele, mas não me lixem, ninguém plagia inocentemente. Até engolia essa se fosse apenas uma opinião, mas tantas, parágrafos inteiros colocados na opinião própria?

      Contem outra!

      Mas também não vou "bater" mais, mas não posso de esquecer e, sobretudo, deixar branquear.

      Eliminar
    3. Olá Ghost,

      É verdade, tirando isso de seres o FCP (reconheço serem superiores ao meu clube à muito tempo :D ) também te considero uma pessoa porreira e agradeço as tuas palavras de compreensão e apoio, por acaso até tenho recibo várias palavras de pessoas que conheço à pouco tempo (por mensagem) e que estão a ser uma agradável surpresa :D

      Fico contente que gostes de por cá passar, conta comigo também, no meio disto tudo até está a haver coisas boas ;)

      Eliminar
    4. Oi!!

      Lol, desculpem, só agora reparei que tinham comentado o meu comentário...=S
      Bem, eu não digo para varrerem as coisas para debaixo do tapete, apenas digo para não fazer tempestades em copos de água e para não tentarem expor publicamente ninguém.. De certeza que ninguém pode levantar o dedo e dizer que não cometeu erro algum em alguma parte da sua vida. Além do mais, já estando resolvido e corrigido o erro não vejo motivo para continuar a bater no ceguinho..

      Fiacha,

      Sinceramente, depois de um entre parêntesis desses até subiste alguns pontos na minha consideração!xD
      É, estes casos tem uma coisa de bom que é trazer ao de cima algumas verdades sobre as pessoas, que acabam por revelar mais de si do que quereriam, quer para o lado bom como o mau!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  18. Olá Slarya,

    Estou a reconhecer que errei e admiti sem problemas, compreendo a tua indignação e aceito tudo certo, Elfa Negra ;)

    Iceman,

    Nada mais tenho a explicar, já disse os motivos, penso que já manifestaste a tua indignação em todos os lados possíveis, apesar da estima que tens por mim (como vez até gosto dos teus comentários ;)) e vou emendar a situação no máximo até ao fim de semana, apartir dai nada mais quero este tipo de confusões, longe ;)

    E tenho sabido de coisas interessantes mas nem vou comentar, que nada tem a ver contigo atenção ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Sendo um dos "plagiados" só posso dizer que logo pela altura do post em questão percebi que o Fiacha tinha tirado partes do que eu escrevi. Não lhe disse nada na altura e não vou dizer nada agora. Parece-me que por esta altura ele já percebeu que muita gente acha que a meia dúzia de bitaites que debita pela net fora têm "direitos de autor" e que os mesmos devem ser salvaguardados. Infelizmente noto que pelo menos uma dessas pessoas, agora muito lesta a atirar a primeira pedra, parece ter esquecido que ela própria em tempos também se inspirou no trabalho de outros, nomeadamente meu, e que também dessa vez eu nada disse. A net é vasta e intrincada e como dizem os brasileiros "caiu na rede, é peixe". Seria ingénuo pensar que blogues, fóruns, etc que esteja aberto ao público em geral não pudessem uma vez por outra servir de modelo a outros projectos. Mais ingénuo ainda é pensar que tudo o que escrevemos está de imediato protegido pela Convenção de Berna. A esse ritmo algum dia até um "LOL" no facebook passava a ter direitos de autor.

    Portanto se os visados ficaram assim tão perturbados com o uso dos seus textosa forma mais rápida e eficiente de ter tratado do assunto seria ter pedido a sua remoção ao Fiacha e não ter vindo para praça pública lavar roupa suja. Menos ainda quando alguns têm telhados de vidro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thanatos,

      Bem que dizer do teu comentário, conheces-me desde os tempos do forum Mundo Marilliano e sabes o que tenho comentando em foruns, aberto post para comentarem, feito pull, comentado em blogues, divulgando Martin por tudo o que é lado, quer no FB, especulações, profecias enfim, sempre numa boa com todos.

      Sinceramente achei que o teu comentário com apenas algumas alterações, como referes, era a mais justa homenagem que podia fazer ao George Martin, mas isso não invalida de reconhecer que devia tem mencionado isso mesmo...escrito Thanatos em BBDE....já percebi o meu erro.

      Quanto ao resto do teu comentário e para repor aqui alguma verdade pessoas houve igualmente "visadas" que me pediram para rectificar os parágrafos (estes casos sim pequenas alterações mesmo) e que até me ajudaram e foram corretos, agindo de acordo com o teu comentário.

      Posto isto resta-me dizer que penso ter tudo alterado (ao senhor António Santos, peço-lhe que faça nova investigação e volte a comunicar aos blogues ou a mim se assim o entender ;) ), faltando-me pequenos pormenores, mas que resolverei em breve.

      PS: Como referi tive conhecimento de algumas coisas ditas, apenas dizer que mesmo tendo colocado moderação nos comentários ao blogue, não há nenhum post que não tenha sido publicados.

      Para mim assunto encerrado.

      Eliminar
  20. Adenda:

    Por não saber muito bem como funciona estas questões faltam aqui (pelo que percebo) dois comentários que não publiquei porque pura e simplesmente não vi, que são da CatSaDiablo e à TelmaT, a ambas as minhas desculpas por não ter visto.

    Para mim tenho dado este assunto como encerrado, já agora e só comentando para a CatSaDiablo, eu assumi perante todos o meu erro e mais, num grupo que tenho no FB coloquei para todos os meus amigos e seguidores do grupo um link para esta mensagem ;).

    Tenho a certeza que foi algo que desiludi TODOS os meus amigos, mas aprendi com o meu erro e não será por causa disto que não deixarei de tirar prazer do blogue ;)

    PS: A serio se alguém não tiver o seu comentário publicado entre em contacto comigo



    ResponderEliminar
  21. Eu não conheço o Fiacha nem pessoalmente nem virtualmente. Conheci agora o blog (cujo nome é igual a outro blog: http://asleiturasdocorvo.blogspot.pt/) e pelas razões erradas.

    Confesso que a atitude do Fiacha é das piorzinhas que há aqui pelo mundo virtual. Tendo sido uma acção despreocupada ou não, é grave e desrespeitosa. Defendo as aspas, as hiperligações e a comunicação. Crucifico plágios como estes.

    Não vou seguir nem por mais os pés aqui, mas acho que já aprendeste a lição tal como já ganhaste muitas visitas à custa disto...

    Apesar de tudo gostei da tua reacção às nossas críticas e espero mesmo que te corrijas para sempre e não só agora porque estás a "levar na cabeça".

    ResponderEliminar
  22. Eu lamento...não gosto de ser mal educada mas isto: "Conheci agora o blog (cujo nome é igual a outro blog: Http://asleiturasdocorvo.blogspot.pt/)" dá-me imensa vontade de rir....:D

    mas qual outro blog? isto agora é querer implicar por desespero...

    Isto é como a política, quando se tem um partido os outros rivais fazem de tudo para denegrir a nossa imagem, e é sempre por aqueles que para as coisas boas não estão lá, só têm capacidade para criticar...a sério..ainda eu consigo surpreender-me com as atitudes das pessoas.

    Eu só espero que o pessoal muito ofendido saiba lidar com realidades realmente importantes, porque realmente, piorzinhas são estas atitudes que vejo aqui como a de lerporgostonaocansa...não te conheço de lado nenhum, mas já que, apenas pelo que se escreve consegue-se perceber o carácter de cada um, então que péssimo exemplo este...mas enfim..

    não coloco em questão, nem defendo o erro que foi cometido, mas tenho de criticar a forma como as pessoas que nunca aqui passaram para deixar qualquer comentário venham agora saborear do erro dos outros..lamento..é a minha opinião e já que estamos numa de sinceridade é importante que todos coloquem a mão no coração e se recordem que se fossemos todos perfeitos não éramos com certeza humanos...

    ResponderEliminar