quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Duna - Frank Herbet



Sinopse: "Duna é considerado o melhor romance de ficção científica de sempre. Uma obra que arrebatou a crítica com o estilo poderoso de Frank Herbert e conquistou milhões de leitores com a sua imaginação prodigiosa. Prepare-se para uma viagem que nunca irá esquecer, até um longínquo planeta chamado Arrakis… O Duque Atreides é enviado para governar o planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam: apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará.

O Duque sabe que a sua posição em Duna é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad’Dib. Mas Paul é muito mais do que o herdeiro da Casa Atreides. Ao viver no deserto entre o povo Fremen, ele tornar-se-á não apenas no líder, mas num messias, libertando o imenso poder que Duna abriga numa guerra que irá ter repercussões em todo o Império…"


Este é por mim considerado o melhor livro da coleção Bang (desde já o meu muito obrigado à Saida de Emergência por me feito descobrir este diamante) e foi o livro que me abriu as portas para explorar um universo para mim totalmente desconhecido como era a Ficção Cientifica. Foi graças a este escritor que acabei por conhecer, posteriormente nomes como Jack Vance, Philip Farmer, Úrsula le Guin, Roger Zelazny, Dick e a investir em vários livros do genero que ainda pretendo vir a ler.

 É um mundo de ameaças, esplendor e intriga. O Planeta Duna - 10.000 anos em direcção ao futuro; vermes gigantes guardam o mais preciso e inestinável bem, a especiaria "Melange", que permite viajar através do tempo e do espaço. Quem quer que controle a especiaria e os seus segredos, controla o universo.

Com um enredo verdadeiramente rico, personagens cativantes e e uma escrita que chega a ser brilhante, este é quanto a mim um livro de leitura obrigatória e que recomendo vivamente.

Um livro de leitura obrigatória e para mim um dos melhores livros que li até hoje

24 comentários:

  1. Olá Fiacha, adorei o q escreveu sobre o livro Duna,
    se antes eu já estava curiosa em ler esse livro, agora tenho certeza q irei lê-lo esse ano! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Sim este é mais um que tem mesmo a minha recomendação, sei que andas a ler coisas muito boas como o Tolkien, Martin e a Juliet (nem sei como consegues tudo ao mesmo tempo :P ) mas tens aqui um livro 5 *, vai por mim ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. É um livro que já há muito tempo pretendo ler, espero ser este ano finalmente.

    Só tenho lido opiniões positivas, e o teu comentário vem aumentar a curiosidade, expectativa e vontade de o ler..:)

    Mais uma excelente escolha Fiacha...começo a ficar com a uma lista enorme à conta das leituras que recomendas...eh eh....:P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      As minhas mais sinceras desculpas à tua carteira, não tenho culpa que mores tão longe :D

      Já deves ter reparado que eu bem tendo que no cantinho se opte por este livro para leitura conjunta, mas fica perto, perto mas acaba por não vencer.

      É a única forma, no momento, que tenho para reler livros e este vale bem a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Eu, moça que não pode ouvir as palavras Star Wars sem se arrepiar e fazer ar de má, eu que pensava odiar as naves espaciais e tudo o que tenha a ver com Aliens, o filme acima referido e outros tantos... Amei o Duna! a sério! Literalmente, ele mudou toda a minha visão da ficção científica e, se ainda ando a experimentar e descobrir este género, é tudo graças a este livro absolutamente fantástico. Obrigada SdE, Fiacha e Herbert por me terem feito ler este livro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Moça :D

    Pois teve precisamente o mesmo efeito em mim e apartir dai foi tentar encontrar outros universos de FC e tenho tido muitas agradáveis surpresas.

    Ora essa nada a agradecer, fico contente por ter ajudado a que não deixasses passar este livro ao lado ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Para mim é um dos livros marcantes da colecção, por ser provavelmente um dos primeiros de ficção científica que li, e ter deixado uma impressão tão positiva. :)

    Gosto da intriga, gosto do desenvolvimento deste mundo tão complexo, e gosto da história. Para um livro tão grande (o que pode afastar alguns leitores) devorei-o, de tão cativada pela história. Recomendaria a todos, para poderem ver por si próprios o que é Duna. ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá P7,

    Sem duvida que foi um livro que me surpreendeu bastante pela positiva e fez com que olha-se para a FC com outros olhos ;)

    Já somos dois, devorado, o livro não é assim tão fácil de entrar logo no enredo, temos que recorrer ao apêndices, por vezes não tem um ritmo muito forte, mas é realmente um livro muito bom ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá....
    Mais um livrinho que quero ler...
    E que o tenho graças ao amigo Corvo e ao Ubik! =P
    É um dos possíveis livros que FC que irei ler este ano! =)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana,

    Ai fazes muito bem em ler este livro, penso que melhor referência não te podia dar ao dizer que é o melhor da coleção Bang.

    Pois foi, agora me lembro e o curioso é que noutra mensagem ele referiu que até nem achava nada de especial este livro, ele que tem sido o meu orientador a nível de FC eheheh

    E por falar nisso de ofertas o Marco, aqui o nosso dragão ofereceu-me a continuação deste, O Messias de Duna.

    Vais ficar com uma opiniºao bem boa sobre a FC, vais ver ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Fiacha
    A lista de livros que tu nos aconselhas... começa a ser enorme.
    Este é mais um, que felizmente há cá em casa, bem como a continuação. Não faz parte da minha estante mas está acessível :D
    Quero lê-lo um dia destes, pois os comentários têm sido bons.Mas não sei quando...
    Mais um bom comentário, no próximo ano quero votar no teu blog, vê lá bem como é!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Sabes que já alguns dos livros já os tinha recomendado ao fazer o post do top 5 da coleção BANG, mas foi uma forma que encontrei de divulgar alguns bons livros da coleção e que gostava de ver mais livros publicados, é mais por ai ;)

      Se duvida que está acessivel, mesmo que não estivesse tinhas a quem pedir emprestado, lê e divulga no teu blog, é já uma boa ajuda e tenho a certeza que vais adorar ;).

      Isso é para quem sabe e é profissional, para mim ver-vos aqui a comentar é o melhor prémio que podia receber, mas obrigado :D

      Bjs

      Eliminar
  10. Amigo Ficha mais uma bom conselho que deixas. Este livro é realmente uma grande livro e não estou a referir ao seu tamanhao ;), e também eu tenho de agradecer à Saída de Emergência pela sua descoberta.

    Espero que mais e mais pessoas desdobram como os presentes possam descobrir que a Ficção Cientifica tem grandes historias contadas.

    Quanto à oferta do Messias de Duna para mim é um prazer oferecer livros a quem, como tu, os aprecia devidamente.

    ResponderEliminar
  11. Olá Marco,

    Penso acima de tudo que a SDE teve a coragem de publicar algo de muito bom, não vejo que tenha sido uma descoberta. Só espero que esteja a fazer sucesso, mas para não ver o 3 volume publicado tenho cá na ideia que não é isso que se passa, infelizmente.

    Dai que acho que deva ajudar a divulgar o livro e sim quem ler este livro ficará seguramente com uma opinião diferente da FC, a mim aconteceu-me como referi ;)

    Foi sem duvida uma agradável surpresa, gostei do livro mas ainda assim acho Duna melhor.

    Já se lia era o 3 :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Parece que sou o único que ainda não o leu xD O meu irmão têm-o por cá mas na versão inglesa e ainda que as minhas capacidades de ler nesta língua estrangeira sejam soberbas, não chegam ao ponto deste livro que é considerado high-sci-fi. Ainda assim fico cada vez mais curioso e atraído até porque o meu irmão também adorou e pelos vistos todos vocês também... :) Um livro que vou ler, sem dúvida.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,


      Fazes muito bem, não deixes passar ao lado este brilhante livro ;)

      Abraço

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Ois Lili :D

      Ainda vais bem a tempo, se poderes dá-lhe oportunidade ;)

      Bjs

      Eliminar
  14. Recomendo a leitura deste livro e dos restantes da série (pelo menos o segundo já existem em português). Cada um dos livros conseguiu sempre subir a fasquia em relação aos anteriores.

    Comparo o universo de Dune ao da Terra Média de Tolkien em nível de profundidade e riqueza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Selenyum ;),

      Sem duvida, embora não me tenha cativado tanto o Messias de Duna é seguramente um grande livro.

      Sem duvida, um universo de grande riqueza, por acaso e em certa medida faz-me mais lembrar o universo da Roda do Tempo do Jordan, Rand Al Thor e Muad’Dib, os Ail com os Fremen e por ai fora.

      Anseio que publiquem o livro seguinte, é mais um sem data prevista de lançamento, infelizmente :(

      Abraço e volta sempre ;)

      Eliminar
  15. Nunca li este livro, mas já já vi várias opiniões muito positivas. A tua opinião ainda veio "atiçar" mais a minha vontade de o ler! :)
    Realmente tens aqui o Gollum a guardar o teu espaço :)
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  16. Olá Kel,

    Bem aparecida, pois é eu bem disse que o Gollum esta neste momento como capa, estou a ler o Hobbit e sem duvida uma personagem brilhante ;)

    Não deixes passar ao lado este livro, é a todos os níveis citando o comentário anterior :

    "Comparo o universo de Dune ao da Terra Média de Tolkien em nível de profundidade e riqueza."

    Nem mais ;)

    Bjs e boas leituras para ti também :D


    ResponderEliminar
  17. Olá Fiacha!

    Aqui está um livro muito interessante, com um enredo muito bom. Não fiquei muito fã da história. Eu gosto de ficção cientifica, principalmente da Guerra das Estrelas, mas este não é um dos meus favoritos. Talvez ficasse mais satisfeita com a série do James McAvoy...
    No entanto reconheço que é uma excelente obra!
    Excelente post! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Agora fiquei curioso com a saga da Guerra das estrelas, ainda sou capaz de investir um dia ;)

      Obrigado

      Bjs

      Eliminar