sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dracula de Bran Stoker





Comentário por introduzir

Embora tenha achado uma excelente escolha para leitura conjunta esperava mais em especial o seu final, mas é preciso contextualizar o livro e notar que, na época em que foi escrito, as necessidades dos leitores não eram as mesmas que hoje em dia e temos que admitir que os livros com vampiros são, hoje em dia, mais do que vulgares e este “Drácula” foi, na altura, uma grande novidade, logo nota positiva.

Livro 5 de 2013 - 9/10 (Irlanda)

21 comentários:

  1. Grande opinião, hem? Referiste aqui alguns pontos negativos, mas no entanto deste uma nota excelente o que me leva a crer que a história em si é muito boa. Ainda não li mas tenciono ler em breve e devo admitir que parei um pouco também pela quebra de ritmo: no início muito emocionante mas depois os diários do Harker param e começamos a entrar num ritmo bastante lento. Estou ansioso por ler.

    Noutra notícia, tens um selo no meu blog: o Liebster Award. Vê aqui: http://nomnomlivros.blogspot.pt/2013/02/liebster-award.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Pedro,

      Vale a pena continuares sim, vais ter dialogos e situações mito interessantes pela frente, apenas o final é que me desanimou um pouco, conforme já referi, mas lá está o livro já foi escrito à imenso tempo, temos que compreender, mas é um grande trabalho de pesquisa sobre vampiros que o escritor fez, sem duvida.

      Só Martin com o seu Sonho Febril e um livro que se cham o Histortidor superam este Dracula, que é muito bom mesmo ;)

      Ena, hoje é dia de receber selos, muito obrigado a ver se consigo, pois já é o 2 :D

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá!

    Muito bem :D
    Nunca li este livro, já vi algumas adaptações para cinema. Não sou grande fã de vampiros xD
    Devo gostar do ambiente da história, parece-me :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,

    Bem se já viste adaptações ao cinema, é pena pois assim já conheces que caminho o escritor pretende dar ao livro.

    Eu recomendo-te a leitura deste livro, pois tem muita coisa interessante e tenho a certeza que irias adorar.

    Ainda assim e se não gostas de livros com vampiros, experimenta o Sonho Febril do Martin, ainda vais ficar surpreendida ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Pois é, ao ver os filmes antes dos livros fica-se logo com parte do enredo (às vezes todo) visto.
      Agradeço a recomendação!
      Já li! :D não foi assim um dos meus favoritos, principalmente por ser do Martin... estava à espera de gostar mais. Mas é muito bom.

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá...:D bom texto. Confesso também não apreciar muito este género, mas sempre ouvi falar deste livro com grande admiração por quem o leu e acredito que seja uma boa leitura.

    Mais uma boa opinião ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Olha tambem nunca tive aquela coisa de ir ler sobre vampiros mas por acaso o que li até gostei, Eu Sou a Lenda (sobre a solidão humana) o Historiador (excelente romance ) e o Sonho Febril do George Martin são sem duvida livros que valem bem a pena ler, tal como aqui o Dracula, um livro muito bem escrito.

      Por acaso este até o comprei por um euro na feira do livro do Bombarral, tal como um do S. King, até fiquei espantado por os encontrar logo aqui :D

      Por vezes arranjam-se estes pequenos diamantes e preços bem acessíveis ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Também já terminei e estou a preparar o meu comentário.
    Eu gostei bastante da história, já o tinha lido há bastante tempo, e surgiram uma série de pormenores dos quais não me lembrava.
    Mas gostei do ambiente, dos diálogos, do facto de ser escrito por diários ou cartas ou registos, e se bem que o final possa ser previsível, Fiacha, não deixa de ter alguma emoção, aquela perseguição.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ola,

    Sim o livro é muito interessante sem duvida e até bem planeado, mas aquele suspense existente no inicio do livro onde ficamos algo "aterrorizados" com os relatos do próprio Jonhantan, acabam depois de desaparecer, acabou por tornar a história mais soft, deixa de haver situações de medo, suspense, de terror, mas obvio que é um livro bom, dei-lhe nota praticamente máxima.

    É verdade que nos é transmitida muita informação sobre vampiros, mas penso que faltou ali um pouco do ponto de vista de Dracula, mais participação sua e no final que existi-se ali alguma luta :(

    Vou gostar de ler a tua opinião, afinal acabou por se uma releitura :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Como vc Fiacha, tb esperava um final diferente do livro Drácula de Bram Stoker, fiquei o tempo todo esperando por um confronto direto, mas não ouve, e como vc disse, o Drácula ficou como uma figura passiva, enquanto outros se destacaram, como Van Helsing, q como já disse em seu cantinho, ao meu ver é o melhor personagem da história, pelo menos, foi o q mais gostei, gostei tb do "louco", q ao decorrer da história foi me intrigando cada vez mais, enfim, com certeza é um bom livro, valeu a leitura, e agora vou me preparar para a Próxima. Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Ois Amanda,

    Pois é podia ter sido um pouco melhor se tivéssemos mais do personagem principal, mas penso ter sido uma leitura muito agradável, com boas personagens e um enredo interessante.

    Se prepara sim, vem ai o Hobbit do Tolkien :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Fiacha...
    Também já terminei o livro, como tu bem sabes...
    Gostei muito da sua leitura e de o ter feito como leitura conjunta. Foi algo que nunca tinha feito e foi uma óptima experiência! E encaixa-se perfeitamente nos meus objectivos!
    Mas focando-me na tua opinião... Está muito boa e concordo contigo quando dizes que o Conde Dráacula podia estar mais presente, mas o facto de não o estar também cria mistério à sua volta, como o Marco Lopes referiu na sua opinião...
    Também do papel de Van Helsing, ainda para mais se pensarmos que que este foi primeiro livro de Vampiros e tendo em conta a época em que foi escrito está de facto muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Sim não é por acaso que quase leva nota máxima e eu referi certos aspetos que dizes. O corte de não vermos mais Dracula até podia ter sido positivo, alias Van Helsing, foi um poço de informação de como pensa e como era inteligente, ele e não só por exemplo a determinada altura a Mina fez ali um plano muito bem pensado.

      Mas no final devia haver algo mais de dracula, afinal....tudo se reduziu a cinzas....

      Mas foi uma excelente escolha concordo ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    a minha experiência com vampiros advém da série Crepúsculo e da saga Casa da Noite. Ou seja, vampiros bons, daqueles que nos fazem suspirar e que as lendas antigas de sugadores de sangue que não podem andar à luz do sol, deu lugar aos vampiros versão príncipes e princesas encantadas. Um dia talvez pegue nesse livro.
    Boas leituras**

    ResponderEliminar
  11. Olá Carolina,

    Fazes muito bem gostares dessas sagas, cada um lê o que gosta e aquilo que mais prazer lhe dá.

    Se gostas de livros sobre vampiros então devias ler este, tal como um de nome O Historiador, e o Sonho Febril de George Martin, penso que irás gostar ;)

    Já leste a Mercy da Patricia Briggs ? Apenas li dois livros mas está muito giro :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. À procura deste livro, que uma das filhotas pediu, encontrei este seu cantinho e adorei. Vou passar por aqui e acompanhar.
    Convido-o a visitar o meu espacinho também.

    ResponderEliminar
  13. Olá Clarinda,

    Bom gosto o das filhotas :D

    Bem vinda e terei todo o gosto, mas tem que me informar o blogue :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Comecei a ler com livros desta temática e confesso que gosto bastante destes seres sobrenaturais. "Drácula" é, por isso mesmo, um livro que ambiciono ler há bastante tempo, até porque é um clássico de renome. As críticas que tenho acompanhado são bastante positivas e ao ler a tua opinião, da qual gostei bastante, fiquei ainda mais curiosa. :)

    Quando tiver oportunidade, irei adquiri-lo, possivelmente na FdL de Lisboa, pois nunca o encontrei à vista, nas papelarias convencionais...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      Por acaso tanto falam mal de livros com estes seres, mas do que li até tenho gostado, são sem duvida seres que nos dividem, depende de quem conta a história.

      Este é um livro que vais gostar sem duvida e faz-me um favor, na próxima que formos ao cafezinho, lembra-me para te o levar, não gastes dinheiro ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Acredito e penso que isso se deve aos novos livros que têm sido editados com a febre da saga da Stephenie Meyer, contudo existem livros muito bons da temática. "Sonho Febril" do Martin, as obras da Rice, são exemplo disso. :)

      Tenho uma coisa que irei gostar. Ok, obrigada. Aceito o empréstimo. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Ois Rita,

    Pois deve ter muito a ver com isso sim, seja como for este é um excelente livro.

    A ver se leio a Anne Rice, penso que tens alguma coisa dessa escritora, se sim depois vemos, mas já me recomendaste a sua leitura a ver se leio ainda este ano :D

    Bjs

    ResponderEliminar