quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ciclo Pendragon - Stephen Lawhead - Graal



Antes demais quero desde já agradecer à Ana Bernardes ter-me proporcionado ler estes livros e que desde finais do ano de 2012 já li 5, faltando-me apenas um, Avalon, dai e desde já o meu muito obrigado ;)


Gostava ainda de referir, que embora não faça disso uma preocupação, já li 6 livros até ao momento no ano de 2013, nunca pensei e acima de tudo ando a ler muito menos fantasia e romance histórico, o que mais gosto de ler.


Posto isto confesso que já andava de olho neste escritor, pois há imenso tempo que acompanho opiniões bastante positivas sobre as suas obras, de pessoas de quem valorizo as opiniões e que sei que apreciam os mesmos géneros que eu, pelo que comecei esta obra com algumas expectativas.



Mas foi com Bizâncio, que encontrei na Berthand ao acaso por cerca de 10 € e também em 2012 que finalmente li algo deste escritor. E devo dizer que foi dos melhores romances históricos que li até hoje.

Aqui deixo a Sinopse:
Partindo da figura de Aidan, um monge irlandês, embarcamos numa jornada que nos levará a Bizâncio, com o objectivo de entregar um precioso livro nas mãos de um santo imperador. Pintando-nos num mundo distante, 900 anos antes de Cristo, a jornada de Aidan abre-nos as portas de quatro grandes civilizações, com os seus hábitos, costumes e modos de pensar. Com uma força incrível, testemunhamos a brutalidade desses tempos enquanto nos sentimos passear por Constantinopla ou viajar ao lado de Víquingues ferozes.


Mas é mesmo o "Ciclo Pedragon" composto pelos livros, Taliesin, Merlin, Artur, Pedragon, Graal e Avalon que me faz partilhar esta mensagem pois tem a ver com o 5 livro Graal.

Como referi comecei a ler nos finais de 2012 estes livros e ao fim de tantos livros, da mesma saga será que a determinada altura os livros não se tornam repetitivos, não se fica cansado de ler tanto sobre o mesmo ? A resposta é mesmo não. 

Com uma escrita viva, fluída  realista, Lawhead dá-nos uma obra fenomenal, historicamente rica, cheia de pormenores deliciosos, quem já não ouviu falar destes personagens ? Quem não ouviu já falar sobre o Graal ? Quem não leu livros sobre Artur como por exemplo As Brumas de Avalon da MZB que quanto a mim ficam muito distante em termos de qualidade desta saga ?

Desde o inicio que o enredo é narrado por vários personagens  onde vamos conhecendo o passado e  o pensamento de vários e é interessante constatar que depois de conhecermos aquilo porque passaram, se torna compreensível muitos dos seus actos.


Penso que todas conferiram uma maior dinâmica à trama e tornaram a história ainda mais interessante mas há duas personagens que quanto a mim marcaram a saga, Merlin e claro a sempre presente Morgana.

Curiosamente neste livro até tivemos em vários momentos uma introdução aos capítulos, onde finalmente vimos os seus pensamentos, pois se foram vários os obstáculos que Artur teve que ultrapassar, desde a peste, selvagens, traições, sempre nos foi dado a entender, que seria desta personagem que viria o perigo, uma mais valia sem duvida ;).

Mais não vou revelar, até porque já vai longo o comentário, não chega ao nível da serie 1º Homem de Roma da Colleen McCulough ou mesmo de Azteca de Gary Jinnings, mas é sem duvida um escritor que vai subindo a passos largos como um dos meus preferidos de Romance Histórico.

Já sinto uma certa nostalgia por tudo estar a terminar, ainda tenho mais um pela frente,  certo é que irei ler mais livros deste escritor isso sem a menor duvida.

Não deixem passar ao lado, vão por mim ;)


Livro 6 de 2013 (EUA) - 9/10

16 comentários:

  1. Pronto, vou ter de ler!=p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Pois é mesmo como gostas, uma bela demanda terás pela frente ;).

      Pelo que sei o primeiro volume, no fundo a queda de Atlantida (Talisin) não é nada fácil de encontrar, mas é uma saga que vale bem a pena :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Oi!

    Oh, meu deus, andava à procura de um bom livro para ler sobre essa época há algum tempo, já.. Realmente, parece uma saga super interessante! Encontram-se na Bertrand?=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost,

      Como referi não são livros fáceis de encontrar, mas nada como fazeres uma pesquisa.

      Se poderes experimenta primeiro o Bizâncio, grande livro e um excelente romance histórico como referi :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá!

    Muito bem!
    Quero ler estes livros do Arthur! É um tema que me fascina e ainda não li nada sobre eles. Tenho em lista para ler os do Cornwell, mas estes também me parecem muito bons!
    E pelo que dizes, são mesmo mesmo muito bons! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Sobre Artur tens mesmo muita coisa publicada, como As Brumas de Avalon, que até estão a ser publicas pela SDE neste momento e que não deixa de ser uma boa saga, eu na altura que li influenciou-me muito e olha que até li os livros que antecedem essa saga, como A Casa da Floresta, Corvos de Avalon, A Sacerdotisa de Avalon.

      Mas tens outros, embora não tão centrado em Artur e misturado com muita fantasia, tens os livros da Argonauta Gigante do Guy Gavriel Kay (Tapecaria de Fianovar) que até são acessíveis, comprei por 5 euros cada um e tens uma boa trilogia onde Artur entra ;)

      Quanto ao Cornwell, que por acaso a SDE também está a editar essa trilogia, nunca li por estranho que pareça, mas esse é outro grande escritor de Romances Históricos, muito preciso e bom na descrição de combates, um dia vou comprar essa trilogia sem duvida, mas a ver se apanho mais barato :P

      Mas Lawhead cativou-me mais do que o próprio Cornwell ;)

      Bjs e não deixes passar ao lado este escritor

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Fiacha
    Como vês foi uma excelente aposta, melhor que os de Cornwell, na minha opinião claro, Deste autor apenas li esta saga. Mas confesso que tenho alguma curiosidade sobre o Bizâncio, já falamos sobre isso.
    Mais um bom comentário, :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Sem dúvida, como já referi também considero melhor que o Cornwell, escritor que também admiro muito e não deixarei de ler a trilogia Arturiana, a ver se encontro em conta na feira do livro deste ano (vai ser a minha ruína lol.

      Quanto ao Bizâncio, já sabes está a tua disposição, grande livro ;)

      Obrigado pelas palavras de incentivo, é importante para mim saber que gostam :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Ora mais um livrinho que já tenho olhado imensas vezes e a pensar sempre duas vezes se o compro.

    Tendo em conta a tua opinião de facto parece ser uma excelente recomendação amigo Fiacha e com esta frase "Quem não leu livros sobre Artur como por exemplo As Brumas de Avalon da MZB que quanto a mim ficam muito distante em termos de qualidade desta saga?" sobes bem a fasquia..:D

    Mais um livrinho para futura aquisição então..:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D,

      Concordo que possa ter elevado demasiado a fasquia, até porque essa saga me marcou imenso e fez com que ganha-se hábitos de leitura, mas quanto a mim este escritor é mais "realista", não que não goste de um pouco de fantasia nos livros, mais cativante, mas acredito que se vieres a gostar muito da MZB, então vais gostar tambem deste escritor.

      Pena morares tão longe, caso contrário podia-te emprestar muitos livros, embora estes não sejam meus lol, mas acredito que te os emprestassem na mesma :D

      Olha como estás a ler as Brumas de Avalon, penso que devias apostar mais no livro Bizâncio, para não leres logo duas sagas sobre Artur (que nesta saga nem é o mais cativante ;) )

      Bjs

      Eliminar
  6. Tenho a dizer que minha 1.º experiência com esta autor, "Na Casa do Rei Dragão" não me deixou muito boa impressão, tanto que deixei o livro pouco depois de o ter começado, mas claro que isso deverá dever-se ao que eu esperava do livro e não à sua qualidade.
    Ainda assim e apesar da boa critica aqui do amigo Corvo não devo pegar tão cedo neste autor, o tempo não estica e temos de fazer opções, embora fique, como evidente apontado para uma possivel futura leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Compreendo, penso que essa saga que referes é mais fantasia, logo pode não ter a mesma qualidade, mas no Romance Histórico isso garanto-te estás na presença de um dos melhores escritores dentro do genero ;)

      Recordo-me que ainda te dei um livro dele de FC, por acaso a ver se leio o 1º volume :D

      Mas claro muitas vezes é complicado escolher a próxima leitura, com tanta coisa que queremos ler :D

      Abraço

      Eliminar
  7. Nada a agradecer amigo Fiacha... pois também tu me emprestaste livros e desta forma podemos ler muito mais sem gastar dinheiro =P e estás à vontade para o fazer novamente... Algum livro que eu tenha que queiras ler estás a vontade para o pedir! =)
    Pois ainda não tive oportunidade de ler estes livros, mas irei fazê-lo de certeza, sobretudo depois de ler o teu comentário à saga! =)

    ResponderEliminar
  8. Ois,

    Claro que tinha de agradecer e sabes que a minha estante está disponivel para o que quiseres e mais uma vez agradeço estares a disponibilizar-me mais livros, ainda agora estou a ler o Hobbit que tambem é teu eheheh, mas vou aproveitar sim, é uma forma de partilhar conhecimentos :D

    Fazes bem, tens uma bela demanda pela frente, já viste que apenas me falta um para terminar tudo ?

    Foi lido quase tudo de seguida ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá...
    =)
    O Hobbit não é a mim que tens de agradecer, é mais à raposa =P eu apenas servir de intermediária! =P pois o livro não é meu...
    Sim leste-os todos de seguida, o que significa que são bons, pois caso contrários não os devorarias assim =P
    Obrigada pela disponibilidade da tua estante =P como sabes a minha tb está!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. O amigo como sempre as tuas divulgações são sempre completas. Andava eu a pesquisar esta saga e vi que já tinhas um post relacionado e muito completo. Tiraste-me as minhas dúvidas. :)
    Vou tentar encontrar. Vai ser difícil mas certamente não impossível.
    Bjs

    ResponderEliminar