sábado, 16 de fevereiro de 2013

As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch



Sinopse

O romance que apanhou de surpresa o mundo da fantasia


Diz-se que o Espinho de Camorr é um espadachim imbatível,um ladrão mestre, um amigo dos pobres, um fantasma que atravessa paredes. De constituição franzina e quase incapazde pegar numa espada, Locke Lamora é, para mal dosseus pecados, o afamado Espinho. As suas melhores armas são a inteligência e manha à sua disposição. E embora seja verdade que Locke roube dos ricos (quem mais vale a pena roubar?), os pobres nunca vêem um tostão. Todos os ganhos destinam-se apenas a ele e ao seu bando de ladrões: os Cavalheiros Bastardos. O submundo caprichoso e colorido da antiga cidade de Camorr é o único lar que o bando conhece. Mas tudo vai mudar: uma guerra clandestina ameaça destruir a própria cidade e os jovens são lançados num jogo de assassinos e traidores onde terão de lutar desesperadamente pelas suas vidas. Será que, desta vez, as mentiras de Locke Lamora serão suficientes? 


O Autor:

Scott Lynch (1978-) é um autor norte-americano de fantasia que se estreou com a obra As Mentiras de Locke Lamora, tornando-se uma das maiores revelações dos últimos anos. Natural do Wisconsin, teve uma série de empregos até se dedicar a tempo inteiro à escrita. Lynch é também bombeiro voluntário na sua terra natal.

Bem como sabem e fugindo um pouco aos objetivos do blogue ando a divulgar alguns daqueles livros que penso que valem a pena serem lidos, até porque é uma forma de a Editora poder continuar a publicar os seus livros, algo que para já está assumidamente fora de hipótese pela própria, infelizmente.

Como já referi, fico triste por ver nomes como Gavriel Gay, Frank Herbert, Robin Hobb, Jacqueline Carey e outros que tenho vindo a referir não serem publicados por falta de vendas, pois estamos na presença de verdadeiras obras de arte e que são preteridas por outras obras.

Neste caso e só para terem uma ideia se há escritor que teve um inicio de saga tão bom ou mesmo melhor que George Martin este é um dos casos e penso ter sido esse o problema do escritor, escrever logo um livro a este nível. Embora sejam universos diferentes, penso que Lynch em alguns aspetos consegue mesmo ser melhor que Martin.

Pelo que tenho visto o 2º livro do escritor, já publicado, está ao nível do primeiro volume, tendo mais uma vez um final de deixar a suspirar por saber o que vem a seguir. São muitos os leitores que esperam e desesperam pela publicação do 3º volume da saga, algo que se tudo correr bem virá este ano ainda.

Com um enredo brilhante, conta constantes volte faces, personagens cativantes em especial Lamora, um jovem que é preparado para ter que improvisar e manipular e que é posto à prova em situações de cortar a respiração e acima de tudo o leitor será surpreendido através de uma leitura que se revela verdadeiramente viciante.


Seguramente um dos melhores livros da coleção BANG e que se pode ler independentemente dos seguintes pois o livro funciona sem necessidade de se ler os seguintes, mas que é uma crueldade enorme não ler os seguintes, sem duvida ;)




40 comentários:

  1. Melhor que Martin não diria mas que foi o melhor livro de 2011 foi ;)
    Um livro que recomendo a todos e do qual vou ler a segunda parte mas sinceramente tenho pouca esperança que o terceiro apareça...veremos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Olha que se continuarem a publicar os restantes livros pode até vir a ser melhor que Martin, tem potencial para isso amiga e sabes bem que Martin mesmo sendo o meu escritor favorito anda ali meio engasgado e com alguma dificuldade a fechar certos ciclos. Ao fim de tantos livros e quanto a mim apenas o rapaz que o corvo ajudou está onde devia estar e há ainda tanta coisa para se completar, sim há movimentações e planos para colocar novamente os Targarien no poder, mas hummm muito ciclo por encerrar, na minha opinião ;)

      Mas isso é outra história, aqui o nosso Lych deixou as "pontas" devidamente atadas e tudo limpinho logo no primeiro volume, acredito que este escritor ainda venha muito, mas mesmo muito a dar que falar ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Este será um livro que devo ler um dia destes, não muito cedo, pois tenho ali uns quantos à frente na lista, mas de certeza que o lerei.
    Também é um daqueles que espero que um corvo simpático, que esvoaça por aí, tenha pena da pobre raposa e faça a gentileza de lhe emprestar.
    Se já tinha vontade de o ler, o teu comentário ainda me motivou mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Ora essa é só combinar e penso que é importante emprestares, primeiro porque é um excelente livro e depois porque o podes também divulgar no teu blog, logo está ao teu dispor ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ois Liliana,

      Este é daqueles livros que não engana é mesmo bom, vai por mim ;)

      Bjs

      Eliminar
  4. Adoro esse livro (e o segundo também). Realmente não arriscaria dizer que ele é melhor do que Martin no momento, ele porque não tem a ajuda da HBO para dar suporte às vendas do livro :P

    Mas Scott Lynch com certeza já colocou o seu nome na lista dos melhores escritores de fantasia, ao lado de Patrick Rothfuss, Brandon Sanderson, Joe Abercrombie e David Anthony Durham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cassiana ;)

      O ter a ajuda da HBO é bom porque vende muito, mas em termos de qualidade e para primeiro livro de saga está um livro muito bom.

      Como referi:

      "tem potencial para isso amiga e sabes bem que Martin mesmo sendo o meu escritor favorito anda ali meio engasgado e com alguma dificuldade a fechar certos ciclos. Ao fim de tantos livros e quanto a mim apenas o rapaz que o corvo ajudou está onde devia estar e há ainda tanta coisa para se completar, sim há movimentações e planos para colocar novamente os Targarien no poder, mas hummm muito ciclo por encerrar, na minha opinião ;)"

      Quanto ao nível dos restantes que referes, tenho as minhas dúvidas, Acacia li o primeiro livro (dois por cá) e tem muito do universo de Duna, tem potencial, mas está longe de o 1º livro ser tão bom como o do Lynch ;)

      Rotfhuss e Abrecrombie já concordo mais, mas acho Lynch superior, mas gosto de ambos ;)

      Quanto ao Sanderson não posso pronunciar mas posso sim em relação ao Robert Jordan que sei que é o teu escritor favorito e se olharmos apenas ao primeiro volume, então Lynch é igualmente superior, a Roda do Tempo, que adoro, como sabes, fica muito marcada com um arranque muito à Tolkien e tem momentos muito descritivos. Mas vai melhorando de livro para livro ai sim, Jordan começou a criar algo extraordinário ;)...E tem ali coisas de Duna Rand Al Thor e os Ail tem muito de Herbert ;)

      Lynch, tem uma escrita limpa, fluída, praticamente sem quebras de ritmo, e de uma mente brilhante, mas pronto apenas são opiniões e penso que és uma das pessoas que pode confirmar que o seu 2º volume está muito bom :D

      Bjs

      Eliminar
  5. Gostei de ler a tua opinião...
    É um livro que gostaria de ler no futuro. Pensei que só tinha saído o primeiro ainda! =P estou um pouco desactualizada!
    Parece-me muito interessante, mas antes deste irei ler outros livros que também recomendas da Bang.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Sim por cá ainda só saio o primeiro volume, embora lá fora já exista o 2 volume e o 3º está para sair para desespero de muita gente.

      Mas com este a história fica devidamente encerrada sem pontas soltas, um livro que funciona muito bem como Stand Alone.

      Acho muito bem e se poderes divulga-os no teu blogue é importante, apenas só um reparo, atenção que este faz parte do TOP 5 da coleção BANG feita por mim :D

      Bjs

      Eliminar
  6. então? não digas que funciona independentemente! se não a SDE não publica o Red Seas Under Skies... este é um dos meus favoritos... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      É inegável, funciona bem como Stand Alone, não deixa é de ser cruel para quem leu este livro não vir a saber mais sobre este bando, o que é uma pena.

      Mas a Editora já se manifestou recentemente no FB que não tinha intenções de continuar a publicar, o que como já referi várias vezes é triste, tanto talento, um livro com esta qualidade e depois é ver vários escritores que nem vou referir nomes a serem publicados a rodos, lamentável,

      Mas o que hoje é uma coisa amanha pode ser outra, dai ter tido esta iniciativa de tentar divulgar livros de escritores com qualidade e quem sabe possa ajudar a editora a mudar de opinião, acredito que tenha muito a ver com o volume de vendas e este é mesmo daqueles que vale bem o dinheiro investido. Quantos mais lermos mais os divulgamos ganha a Editora e ganham os leitores com livros deste calibre ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. pois, é que esse é tipo o Martin, queria ler em PT, por isso é que tenho andado a adiar a leitura em inglês no e-reader...
      oh pá, tenho que fazer uma encomenda à editora, e no início do mês já cá cantam em terras germânicas, eheh :P

      Eliminar
  7. Boa noite,
    cada vez que venho ao seu blog só encontro novidades. Livros que nunca tinha ouvido falar, escritores que até então me eram desconhecidos! Por isso, obrigada!! Estou a aumentar a minha bagagem literária :)
    Não conhecia o autor, mas adoro ler livros de fantasia! Ao ler esta publicação lembrei-me do autor Christopher Paolini, conhece? Não sei bem o porque de me lembrar dele, mas enfim! Adoro-o! Adorei o ciclo da Herança! :D
    Boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Trata-me por tu, nem me deixas à vontade a serio, sendo tu amiga da Rita, és minha amiga tambem, estás à vontade ;)

      Olha Carolina fico muito contente que te possa ajudar a abrir horizontes para outros escritores de fantasia, sei que adoras as Cast e fazes muito bem o importante é ganhares hábitos de leitura e com o tempo ir conhecendo outras coisas.

      Quanto ao Paolini, conheço sim mas apenas li os dois primeiros livros, tenho o 3 por ler, mas ainda não consegui ler.

      Tenho ouvido "cobras e lagartos" sobre o Paolini, sou sincero gostei do 1º volume e o 2 foi muito descritivo e não gostei tanto. Mas dou mérito ao Paolini por duas razões:

      1) Colocou muito jovem a ler este tipo de livros e fez com que os jovens começassem a ler mais fantasia

      2) Com tanta venda fez com que a Editora tive-se capacidade para publicar escritores muito superiores e que estou a adorar, que são os casos do Patrick Rothfuss, do Joe Abercrombie e do Peter V. Brett

      Só por isso já lhe estou imensamente agradecido :D

      Mas tens ai muita coisa publicado no blogue que vale bem a pena, por exemplo a Ghost está a ler agora a Juliet Marrilier que é uma das minhas escritoras preferidas :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, bom dia :D
      Relativamente ao Paolini, eu sou fã dele, da sua escrita até das suas extensas descrições. Ele é um autor que vai ao mais ínfimo pormenor e eu gosto disso. O mundo que ele criou, é fantástico. Ri, chorei, amei, odiei, tudo no mesmo livro. É sempre um desafio!! Adoro mesmo e aguardo ansiosamente pelo próximo livro dele. Penso que ele vai dar seguimento à história, não sei é quando. Devias dar uma oportunidade a ele. :)
      Beijinhos e boas leituras**

      Eliminar
  8. Esta vai ser uma compra FLL, só oiço maravilhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga :D

      Pois nem parece teu, tens aqui um livro delicioso pela frente ;)

      Bjs

      Eliminar
  9. Ora um livro que já muito me tens recomendado, e aliás uma leitura apresentada e elogiada no Cantinho. De facto é mais uma excelente aquisição da SDE e que muito sucesso tem trazido pela satisfação visível dos leitores.

    Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas fico satisfeita com a qualidade que aqui publicas.

    Acredito que será uma leitura surpreendente e algo de novo, não deixo de partilhar uma certa curiosidade.

    Fica mais uma excelente recomendação..:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Espero que a tua carteira não fique a odiar-me, mas só recomendo coisas boas, alias é o objetivo destes post que nada tem a ver com as minhas leituras de 2013 :D

      Ai tens que vir morar para mais perto ehehehe

      Bjs

      Eliminar
  10. Eu acho que vou lê-lo em inglês! Estava à espera que saísse os volumes todos em português mas, infelizmente a SdE não vai publicá-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amiga Jojo,

      Mesmo achando que ao fazeres dessa maneira não ajude a que publiquem por cá, tens a minha compreensão, afinal çês logo ambos os livros e quem sabe até fiquem mais baratos, mas se o vires numa das promoções na compra de dois leve um 3 grátis, aproveita ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá!=D

    De facto parece muito interessante, ao estilo "a verdade sobre Robin Hood"..
    Deve ser delicioso de ler!=D

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  12. Olá Ghost ;)

    Não sei o que comentar mais para elogiar o livro, *uma pérola rara* de aparecer entre tanta coisa que é publicada, mesmo ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! É tão bom ver que a boa literatura ainda não está completamente desaparecida! Uma lufada de ar fresco!! Obrigada por o teres apresentado aqui!^^

      Bjinhos!**

      Eliminar
  13. Tenho de concordar com tudo o que o nosso amigo Corvo diz, realmente o Scott Lynch é uma grande autor e "As Mentiras de Locke Lamora" um "facto contra o qual não existem argumentos"!

    O livro é realmente FANTÁSTICO e apesar de ter continuação lê-se como uma historia fechada em si.

    Pena que a editora não vai, para já, editar o segundo volume, pena que o autor tenha ficado com uma depressão, pena que pessoas como a Jojo prefiram ler em Inglês apesar da excelente edição em Português deixando assim apoiar o que "é nosso" (embora parte de mim perceba porquê.
    Salva-se o esforço, as vezes inglório, do nosso amigo Fiacha e de outros na promoção da boa Literatura Fantástica, mas não só, que é editada em Português.

    ResponderEliminar
  14. Ois Marco,

    "Salva-se o esforço, as vezes inglório, do nosso amigo Fiacha e de outros na promoção da boa Literatura Fantástica, mas não só, que é editada em Português."

    Que seja um exemplo para todos que têm blog, eu sinceramente admira-me que a Editora tenha tantas parcerias e tenhamos que ser nós os admiradores de certos escritores que tenhamos que lutar quer pela Editora quer para que todos conheçam bons livros ;)

    Obrigado ao menos por me reconheceres o esforço e olha que já são vários os livros / escritores que aqui comentei e me desviei dos meus objetivos ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não és só tu a ficar surpreendido, as fazes não percebo para quer servem essas "parcerias", pois muitos só devem anunciar as novidades. Este tipo de "serviço publico" como que fazes aqui é raro.

      Eliminar
    2. Olá Marco,

      E sabes bem que não é só aqui que divulgo os livros, tambem no FB e deviamos ser todos a faze-lo ;)


      Gavriel Kay, Frank Herbert, Robin Hobb Carey e entre tantos outros que são bons ;)

      Abraço e que sirva de exemplo para outros ;)

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Olá Amanda,

      Se leste bem o que comentei é tão bom ou melhor que Martin (como primeiro livro de saga), logo acho mesmo que andas a perder algo muito bom mesmo ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Retirei o cometário anterior, pois o achei fraco e vi q vc já tinha postado sua opinião, desculpe a confusão. Bom realmente parece ser um bom livro q estou a perder se não o ler, nunca tinha ouvido falar desse autor, e estou vendo q ficarei cada vez mais pobre vindo aqui, pois só se encontra coisas boas, q vale a pena ler, e até a reler. Mas agradeço a informação, e irei procurar por aqui esse livro, e se a leitura se concretizar, postarei minha opinião aqui tb, se me abrires um espaço! É isso...bjs

      Eliminar
  16. Olá Fiacha,

    muito bem, a divulgar um escritor fabuloso que não está a ter o devido destaque pelo menos cá em Portugal.
    Excelente post, como sempre.
    Este é o meu livro favorito, gostei muito do enredo, das personagens. Não tem momentos mortos, é rapido, tem ação e tem a história de Camorr, contada ao mesmo tempo da história, o que achei muito interessante, fazendo lembrar Robin Hobb e os seus inícios de capítulos.
    O Locke Lamora é maravilhoso e o final é espetacular! Acho que foi o final mais "violento" que já li!

    Temos de divulgar, pois, mesmo que não vala muito, sempre vale alguma coisa... é uma pena que a editora não pense publicar mais, uma vez que quem fica a perder somos nós. Eles dizem que não vendeu muito, pudera! ao preço que saiu. Deve ser dos livros mais caros da editora.

    Sim, o livro pode ser lido como standalone, e esse foi o primeiro argumento da editora para não continuarem. Sinceramente, não o vejo como standalone, uma vez que o seguinte retoma a história. É como se a pessoa fosse ler a Guerra dos Tronos e a Muralha de Gelo e depois não lesse mais. A diferença, a meu ver, é que a editora não partiu o livro ao meio como costuma fazer... o que a meu ver é um bocado negativo, pois além de se tornar mais caro, temos de esperar mais tempo pela segunda parte e não se justifica. E o argumento de que livros grandes não vendem já está demasiado usado para ser verdade. O Nome do Vento é grande e não teve problema nenhum em vender.

    Pois é Fiacha! Muito bem. =D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Se todos fizermos um pouquinho é sempre uma ajuda e sim sabia que este era mesmo o teu livro favorito :D.

      Como personagem gosto mais do Locke Lamora, penso que o nome do livro não se podia aplicar melhor, ele sabe representar, se tiver que ser barão tambem o é...No universo cativante da Torre do Cervo Fitz é mais preparado para ser um assassino, um pouco diferente, mas percebo que não era isso que estavas a querer dizer :D

      Violento o final do livro ? Eu achei espetacular e mostrou que Lamora apesar de tudo é uma pessoa com HONRA.

      Ele não é um standalone mas funciona muito bem como tal, pois fica tudo devidamente encerrado, na Guerra dos Tronos (versão original) tudo está a ser preparado para os livros seguintes ;)

      Acho que este vale bem o dinheiro empregue e nesta altura até se deve conseguir arranjar mais barato ;)

      Bjs e ajuda a divulgar :D

      Eliminar
    2. Fiacha!

      Entre as personagens Fitz e Locke...epah, é difícil. Acho que gosto um bocadinho mais do Fitz xD

      Eu achei! Não querendo spoilar ninguém, mas abordando por alto, aquilo que acontece no navio do Rei Cinzento é bastante violento para duelo! Há cenas mais violentas noutros livros, mas eu achei esta fantástica! Não estou a dizer que não tenha gostado, antes pelo contrário! :D

      Mas não funciona totalmente, porque fica a dúvida se ele sobrevive ou não :O

      Vale sim senhor!

      Bjs, claro é de todo o meu interesse também! :D

      Eliminar
    3. Olá Maria,

      Hum mas é justo dizer que de Ftiz neste momento sabes todas as aventuras que passou e de Lamora apenas tivemos, infelizmente, apenas um cheirinho :D

      Mas gosto de ambos sem duvida...ai não me lembres Fitz, falta-me "apenas" saber como tudo termina :D

      Bjs

      Eliminar
  17. Nem sei muito bem o que dizer da história, depois de tantos elogios. Lembro-me que levou algum tempo a cativar-me completamente, mas adorei o sentido de humor do autor ao escrever a história, e os sarilhos em o Locke se mete. Há uma citação que adoro, do Padre Chains a certa altura, em que diz que o Locke vai lixar tudo de maneira tão grandiosa, e ele espera estar lá para ver, e o Locke "oh, por favor, nunca vai acontecer". Profética, em mais do que uma maneira. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá P7,

      Por acaso concordo contigo que o livro leva o seu tempo a cativar, mas quando nos agarramos devidamente, acaba por nos deixar plenamente satisfeitos ;D

      lol, sem duvida profético :D

      Bjs

      Eliminar
  18. Acho que já comentei isto nalguma review doutro blog também desta blogosfera tuga mas volto a dizê-lo: serei eu o único que ainda não leu este livro? É que estou a começar a sentir-me mal. Primeiro vejo por todo o lado que este livro é excelente e agora vens tu a dizer que por vezes é melhor que Martin? Tenho mesmo de ler isto. Falas aqui em ironia e sarcasmo o que eu adoro ver em livros ou seja mais um ponto para o meu incentivo em ler este livro xD

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Passou-me este teu comentário, olha acredito que não sejas o único que ainda não tenha lido o livro, mas só de ver o teu comentário a ficares interessado, já fico satisfeito por te.lo feito, é essa a intenção do post.

      É mesmo muito bom ;)

      Abraço

      Eliminar