segunda-feira, 31 de agosto de 2020

"Guerreiros da Tempestade" #9 das Crónicas Saxónicas de Bernard Cornwell


 

Sinopse
 
Os inimigos aproximam-se. A paz tão duramente alcançada está em risco

Depois da morte do rei Alfredo, os seus dois filhos governam os territórios do Wessex e da Mércia, que vivem numa frágil paz. Uhtred, o grande guerreiro, controla a parte norte da fortificada cidade de Chester. Mas ninguém os poderá preparar para a tempestade que está prestes a abater-se sobre eles. Liderados por Ragnall Iverson, o temido guerreiro viking e líder implacável, os nortenhos, aliados aos irlandeses, aproximam-se em força a coberto da noite, mas ninguém sabe o que pretendem. Atacar Chester? Pilhar a Mércia? Controlar o conturbado reino da Nortúmbria? Na luta entre dever familiar e lealdade aos guerreiros, entre ambição pessoal e compromissos políticos, não há um caminho fácil. Mas se há uma saída, só um homem com a coragem de um verdadeiro guerreiro é capaz de a encontrar. Este homem é Uhtred, e este momento é decisivo para o seu destino.

Opinião:

Mais uma grande leitura proporcionada por Cornwell, mantendo sempre uma qualidade superior, livro após livro e apresentando cada vez mais um Uhtred mais pensador, mais estratégico ainda assim mantendo-se como um excelente guerreiro. Um personagem cativante e que não nos deixa indiferentes.

O escritor repete, por norma, o seu modelo base de desenvolvimento dos livros, alternando cenários e alguns personagens, neste caso o livro apresentou-nos Ragnall Iverson a nova ameaça à estabilidade e onde é explorado mais a parte da Mércia, estando sempre bem definidos os objetivos base da trama, a constituição da Inglaterra.

Tudo é positivo nestes livros, a escrita que se torna muito fluída e onde se nota todo o trabalho de investigação realizada pelo escritor, as personagens muito cativantes, sendo deliciosos muitos diálogos existentes, as descrições dos combates que são do melhor que existe e claro toda a mais valia do enredo e as enumeras estratégias e volte faces que vão existindo.

Não achei que Ragnall Iverson tenha acrescentado muito ao enredo, prometia ser um osso bem duro de roer e assim foi desenvolvido mas acabou por não acrescentar muito, isto a meu ver claro, ainda assim em nada belisca a qualidade do livro.

Livros mais do que recomendados e sem duvida ficamos sempre com muita vontade de ler o seguinte, que não demore muito.

4 comentários:

  1. Muito bem. Vou começar em breve. ������

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      E fazes muito bem do melhor que há mas isso já tu sabes :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo!
    Gosto muito desta saga. Tem personagens que nos prendem e Cornwell como é bem sabido tem o talento de narrar batalhas como ninguém. Ainda não li este livro. Mas certamente virá para a minha estante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luisa,

      Fazes muito bem este escritor nunca falha então nestas crónicas está muito bom :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar