quarta-feira, 15 de abril de 2020

Fundação e Império de Isaac Asimov


Sinopse

Simplesmente o melhor livro daquele que é considerado o melhor autor de ficção científica de sempre.


Guiada pelo seu fundador, o psico-historiador Hari Seldon, e tirando partido da sua superioridade científica e tecnológica, a Fundação sobreviveu à ganância e barbaridade dos planetas vizinhos. No entanto, agora tem de enfrentar o Império – que continua a ser a força mais poderosa na Galáxia, apesar de estar à beira do colapso. Quando um general ambicioso, determinado a restaurar a glória do Império, envia a vasta frota imperial em direção à Fundação, a única esperança para o pequeno planeta de eruditos e cientistas reside nas profecias de Hari Seldon.

Mas nem Hari Seldon conseguiu prever o surgimento de uma criatura extraordinária, um mutante com um poder paranormal muito superior a qualquer outro jamais visto… um poder que poderá transformar um humano determinado num escravo.

Em 1966, a série Fundação foi eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos.

Opinião:

Parti para a leitura deste 2º volume com as expetativas elevadas e a verdade é que Asimov proporciona mais uma grande leitura, apresentando um universo extremamente bem desenvolvido, rico nas personagens que cria e claro apresentando uma escrita cativante fazendo com que  ansiemos por saber sempre mais.

Confesso que o primeiro volume ao ser contado por contos proporcionou uma leitura mais rápida e fluída, mas não invalida que neste segundo a qualidade não tenha sido elevada e que proporcionou aprofundar mais algumas personagens como Edling Mis, Bayta e Toran e explicar melhor este universo, apresentando mais diálogos e dando sustentabilidade a todo o enredo apresentado.

Depois há algo neste livro que nos vai de certa forma intrigando, pois surge um personagem - Mula -  que muda tudo o que tinha sido pensando por Hari Seldon, e mesmo ao ir acompanhando a forma como vai alterando tudo a seu favor cresce uma ansiedade por o conhecer, para que ele surja enquanto personagem e quando isso acontece....que surpresa..., dá lógica e sentido ao que estava a ser desenvolvido e sem duvida uma grande mais valia, adorei.

Publicar FC é sempre um risco, parabéns à Saida de Emergência por ter a coragem de publicar este tipo de obras, pois são de facto uma mais valia para a coleção e espero que seja em breve publicado o livro seguinte e que continue com a qualidade até aqui apresentada, ficamos todos a ganhar.

4 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste.

    Venha o próximo ������

    Grande abraço

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Nuno,

      Gostei sim senhor muita qualidade e sem duvida que Mula veio ser uma agradável surpresa, vamos ver o que se segue :)

      Abraço e tudo a correr bem

      Eliminar
  2. Olá Paulo!
    Eu não sou fã de ficção científica mas gostei da sinopse, achei interessante. Gostei do teu comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luisa,

      Compreendo, quem sabe um dia venha a ser cativada por este género, eu gosto muito :)

      Bjs e tudo a correr bem

      Eliminar