segunda-feira, 6 de maio de 2019

"O Destino do Assassino" - Saga do Assassino e do Bobo # 5 de Robin Hobb




Sinopse

A obra que conclui uma das melhores sagas de fantasia épica de sempre: Assassino e o Bobo.



FitzCavalaria deixou para trás a pele de assassino, mas nem assim encontrou paz. Depois do rapto de Abelha, e acreditando que ela está morta, Fitz e o Bobo partem em busca de vingança. Nenhum Servo estará a salvo.
A missão revela-se surpreendente, com o reencontro com velhos amigos e a descoberta de novos aliados. Fitz ainda é um homem temido, e o Bobo continua a ter segredos por desvendar.
O destino dos dois amigos ficará para sempre selado à medida que as respostas aos mistérios antigos são reveladas, num final épico, intenso e empolgante.

Opinião

E termina a melhor saga que tive o prazer de ler até hoje, foram muitas horas, muitos meses e mesmo muitos anos a acompanhar a publicação destes 15 livros, onde acabamos por conhecer personagens que nos marcam para sempre, que seguramente nunca mais iremos esquecer, pois ficam-nos no coração. Personagens como Castro, Breu, Moli, Kettricken, Veracidade, Respeitador, olhos da noite, o Bobo entre muitas outras e claro  FitzCavalaria, o que eu sofri por ele o que este mexeu com os meus sentimentos e fico por aqui.

A tudo isto temos que juntar um enredo bem construído, a provar que não é necessário um universo gigantesco para para criar uma boa história, com personagens cativantes, sistemas de magia muito interessantes, posso mesmo dizer que nunca vi ninguém criar um vinculo entre um humano e um animal de forma tão perfeita, juntando a isto uma escrita muito própria, elegante e distinta, no fundo Robin Hobb é uma grande contadora de histórias.

Não quero comentar muito acontecimentos ocorridos neste livro, até para não efetuar spoilers, dizer apenas que encontraremos revelações, imensos acontecimentos emocionantes mas acima de tudo a escritora encerra com mestria não só esta saga mas todas as anteriores, fazendo com que tudo faça muito mais sentido,  no fundo a despedida perfeita e deixando todas as pontas devidamente atadas.

Bem que gostava de conhecer mais sobre este universo, mas ao ler este final entendo que a escritora não queira mais pegar nele, apenas agradecer-lhe por me ter permitido ler algo tão bom.

Adeus FitzCavalaria, obrigado Bobo e a todos os outros foi um prazer.



12 comentários:

  1. Ora bem já terminaste e eu irei começar esta saga que todos me recomendam. Assim como já saíram todos é mais fácil 😃
    Gostei bastanto da tua opinião, como sempre, porque sem fazer spoilers ficamos a saber que a autora terminou tudo como devia ser, sem deixar pontas soltas e vê-se bem como as persona generalidade te tocaram e te entusiasmaram ao longo de toda a obra.
    Tenho mesmo de ler 😊 beijinhos e boas leituras. Venha o proximo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Boa desculpa, bem mas não deixa de ser verdade agora podes ler tudo de acordo com a tua vontade ehehe.

      Sendo mesmo o livro final comentar algum acontecimento pode revelar algum aspeto e prefiro não faze-lo e sim agora ficou tudo devidamente encerrado, mas há enredo para dar continuidade mas faz sentido ficar por aqui :)

      Bjse obrigado pelo apoio e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo
    Concordo plenamente contigo. O que eu sofri pelo Fitz. É sempre um prazer enorme ler a Hobb.

    Estou muito ansiosa por ler este livro e ao mesmo tempo com aquele sabor... não há mais.

    Gostei da tua opinião e deixaste-me curiosa. Ainda mais revelações? Na sinopse também diz que o Bobo continua a ter mais segredos por desvendar... Estou mortinha para que o meu livro chegue depressa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      E ainda vais sofrer com ele, será sempre até ao fim com Fitz e sim é uma sensação estranha mesmo, senti o mesmo, mas há mais livros dela pode ser que a Editora os publique, vamos ver, mas aqui fica encerrado e muito bem.

      Não tarda está ai :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Boas

    Foi um final digno. Preferia que tivesse acabado em Clerres, depois disso a ação tornou-se um pouco anticlimatica. Mas pronto, o final foi muito bom e fez justiça à série.

    Abraço e boas leituras amigo corvo.
    Nuno Ferreira
    http://noticiasdezallar.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim podia ter acabado em Clerres mas isso não encerraria definitivemente a saga, foi um final necessário e bem conseguido a meu ver.

      Igualmente amigo e a ver se combinamos algo para a feira do livro :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, tens razão. Foi uma pedra sobre o assunto e a Hobb soube fazê-lo bem.

      Eliminar
    3. Nem mais, algo que nas anteriores não aconteceu ;)

      Eliminar
  4. É sempre bom saber que pessoas que tem (quase) os mesmos gosto que nós gostaram de uma história. Fico também contente em saber que a história do Fitz tem um final fechado (embora comece a perceber que final que final é esse...).
    Eu cá ando a ler (ainda) o primeiro volume a segunda saga (ando muito lento, eu sei 😜)

    Uma abraço e espero que a SdE publique mais coisas da Robin Hoob 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por vezes sabemos que algo irá acontecer mas a forma como lá se chega tem muito que se lhe diga, tanto mas tanto que ainda tens pela frente ;)

      Espero que estejas a gostar e sim penso que vem ai coisas boas "Companhia Negra" em agosto entre outros claro.

      Abraço e boas leituras, como Hobb vai ser dificil :)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha

    Ainda me faltam os 4 últimos livros, mas foi bom saber que gostastes do fim da história do Fitz (desde que não seja nada apresado como foi na 1ª trilogia, ainda estou em trauma com Moli e Castro). :)

    Grande Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      Não foi foi um final muito bem conseguido e espero que estejas a gostar ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar