quarta-feira, 13 de junho de 2018

"A Demanda do Bobo" livro 3 da saga do Assassino e do Bobo de Robin Hobb


Sinopse

Após os acontecimentos de A Revelação do Bobo, cresce a intriga que atinge a vida e o coração de Fitz.


Em tempos existiu em Torre do Cervo um assassino real. Para aqueles que simpatizavam com ele era conhecido como Fitz; para os que o odiavam era o Bastardo Manhoso. Mais tarde esse homem desapareceu e surgiu um respeitável senhor rural chamado Tomé Texugo, pacato, marido e pai.

Mas agora também esse homem desapareceu, deixando no seu lugar FitzCavalaria Visionário, príncipe reconhecido da casa real, tio do rei, pai de uma criança raptada cuja existência quase todos ignoram, amigo de um velho Bobo quebrado e cego cuja saúde vai recuperando de forma dolorosamente lenta.

Entre todas estas forças que o puxam nas mais diversas direções, a quais irá ele ceder, e quem, ao certo, cederá? O pai ou o amigo? O príncipe ou o assassino?


Opinião

Depois dos vários acontecimentos dos livros anteriores da saga, onde nos foram feitas imensas revelações sobre várias personagens que nos ajudam a perceber e muito os acontecimentos das sagas anteriores, eis que finalmente começou algo que todos os leitores desta saga desejavam, a demanda dos nossos amigos Fitz e Bobo.

Embora continue a maravilhar-me com a escritora, quer com as suas personagens, quer a escrita, quer o enredo, começo a achar que vamos ter mais um final muito ao estilo da primeira saga, onde tudo acabará por se decidir de forma rápida e em pouco mais de dez páginas, mas esteja eu enganado.

Gostei muito como a escritora encerrou este segundo livro (na versão original) deixando o leitor com o coração a palpitar e tudo em suspenso, ao bom estilo de George Martin.

Não quero estar aqui a comentar muito mais, mas falar de Robin Hobb é falar na minha escritora preferida na atualidade e só isso é mais que suficiente para recomendar a leitura dos seus livros.

Do melhor que tenho lido no que à fantasia diz respeito e nem é necessário um universo com um enredo muito complexo, que venham os livros finais o mais rápido possivel.

10 comentários:

  1. Esperemos que não seja tudo resolvido demasiado depressa.
    Boas leituras. ��
    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Mas é o que sinto a demanda ainda vai muito lenta o que aqui pode acontecer é Fitz e o Bobo serem ajudados pelos "antigos" e de um momento para o outro tudo termina.

      Gostava de ver Abelha ser melhor explorada pois é uma personagem muito marcante mas para já continua tão frágil...

      Esteja eu enganado :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá amigo!
    Estou muito ansiosa por ler este livro. O anterior sabe a pouco. É realmente uma pena a SDE dividir a saga. Ainda assim estou contente por continuarem a editar esta escritora maravilhosa. Também é das minhas favoritas. Espero em breve ler este livro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga,

      Sabe a pouco mas teve muitas revelações interessantes e importantes, acho que este livro inicia um novo ciclo o que se percebe vem ai a parte final :)

      Sim é a forma que a editora encontra para poder publicar por cá os seus livros e so temos a agradecer :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Fico feliz por saber que a Robin Hobb continua a agradar aos seus leitores. Eu este ano ainda só li BD, muita e boa é certo, mas só BD. Talvez nas férias consiga regressar aos livros sem imagens.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Marco,

      Ena deu-te para a BD e não queres outra coisa, sinal que estás a gostar muito :)

      Fazes bem, sempre varias um pouco

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Ainda bem que gostas-te deste 2.º livro (2.º e 3.º em PT), eu estou ansioso para os começar a ler. Espero que autora tenha calma com o final, já basta aquele final apressado da 1.ª saga. Se não fossem as personagens e a maneira como ela conta a história, acho que não tinha ido para a 2.ª saga que me surpreendeu bastante.

    Quem diria que Robin Hobb ia ser uma das minhas autoras favoritas.

    Grande abraço
    Pedro Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Pedro,

      Pois e isso que temo um pouco mas ainda há um livro final e muito pela frente, mas de nodo como vejo as coisas cheira-me que vai ser um final muito identico vamos ver.

      Fico muito contente que tenhas continuado a ler a Hobb é uma grande escritora e a minha preferida atualmente.

      Pena a editora ter parado de editar Feist era um escritor que ambos admirávamos bastante, mas pronto quem sabe um dia volte a pegar, também diziam que nunca mais publicavam a Hobb e hoje até vem a Portugal e tudo :D

      Grande abraço

      Eliminar
  5. Olá amigo Fiacha,

    Ando agora a lê-lo! Sem dúvida, uma obra de arte!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar