quarta-feira, 9 de maio de 2018

"A Canção da Espada" 4º volume das Crónicas Saxónicas de Bernard Cornwell



Sinopse

Numa Inglaterra dominada por senhores de guerra, eis que chega uma história envolvente de amor, traição e violência. 

Corre o ano de 885 e a Inglaterra está em paz. Uhtred, saxão por sangue viking por natureza, parece ter assentado. Possui terras, tem uma esposa, dois filhos e um dever que lhe foi atribuído pelo rei Alfredo: defender a fronteira do Tamisa.


Mas os problemas espreitam: um homem voltou dos mortos e hordas de vikings chegaram para atacar Londres, convidando Uhtred a juntar-se-lhes. Alfredo tem ideias opostas: quer que Uhtred expulse esses saqueadores.


São tempos perigosos, e Uhtred tem de decidir a quem vai ser fiel. Até porque tudo se complica quando a filha de Alfredo casa e se torna uma ameaça ao reino do próprio pai. Será a lealdade incerta de Uhtred a decidir todo o futuro de Inglaterra?


Opinião:

Foram várias as vezes que referi que a SDE publica grandes romances históricos e há vários exemplos disso, mas sem duvida que Bernard Cornwell é um dos grandes nomes do género e quanto mais livros vou lendo destas crónicas saxónicas, mais vou ficando cativado com o escritor. Mais um grande livro que nos apresenta tudo o que gosto nos livros, bom enredo, boas personagens e uma escrita cativante.

Já li várias obras do escritor e sem duvida que as crónicas saxónicas são os livros que mais gosto do escritor, muito por culpa de Uhtred  um personagem muito bem construido e que quanto mais vamos conhecendo mais o vamos admirando, claro que há outras personagens que nos cativam e nesse aspeto este livro apresentou-nos novas personagens que vieram enriquecer e muito o enredo, em especial Ethelflaed, filha de Alfredo que acredito ainda virá a ter um papel muito importante nos livros seguintes.

Não quero estar a desenvolver muito mais, para mim o melhor livro até ao momento, onde o escritor nos apresenta algo diferente face a um determinado romance e claro em tudo o que o escritor é bom, a desenvolver enredos baseados em factos verídicos, mostrando grande trabalho de pesquisa e investigação, boas descrições de combates, a influência da Igreja, as culturas e tradições dos povos participantes no enredo e apresentando sempre personagens ricas, complexas, cativantes e muito bem desenvolvidas.


Com isto resta dizer, que venha o livro seguinte o mais rápido possivel, do melhor que a SDE publica.

11 comentários:

  1. Olá amigo
    Para mim o Bernard Cornwell é dos melhores escritores de romance histórico. Eu também estou a ler esta saga e estou a adorar. Gosto pelo facto de estar a ler relatado pelo próprio Uthred. Pela forma descontraída com que o faz. Já dei umas valentes gargalhadas. E claro adoro a mitologia Nórdica.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que compreendo tudo o que dizes ler Cornwell é ler algo muito bom e de qualidade.

      Por vezes é um pouco descritivo nos combates, mas neste livro não notei nada disso, pelo contrario e gostei muito de um determinado romance, vai deixar uma personagem muito marcada sempre quero ver como será o seu futuro ;)

      Bjs, boas leituras e obrigado pelo teu apoio que nunca falha :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha ��
    Mais uma excelente opinião. Já li livros do autor que gostei bastante e outros que não gostei muito.
    Mas confesso que me deixas bastante curiosa com esta saga. Acho que a pegar novamente neste autor será certamente por pelas crónicas saxónicos.
    Beijinhos e boas leituras ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amiga Caminhante,

      Verdade há livros melhores que outros do escritor, uma trilogia que adorei foi a "Cronica dos Senhores da Guerra" mas estas crónicas ainda me estão a cativar mais assim continue :)

      Fazes bem, espero que estejas a ler coisinhas boas, caso necessites de algo que tenha deste lado já sabes, alias a ver se te levo uns livros de um escritor polaco que aqui tenho ;)

      Bjs e boas leituras...e obrigado pelo apoio tambem :D

      Eliminar
    2. Hum é verdade tenho muita curiosidade nesse livro de contos 😊 Obrigada bjs

      Eliminar
  3. Viva Fiacha,

    Bem a SdE vai lançada com esta obra, se continuarem assim são capazes de a publicar toda :D Ainda bem que gostaste.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Verdade está de parabens, assim continue que se ficar a ressacar destes livros seria mau demais, nem que seja um por ano :D

      Gosto muito o meu Martin do Romance Histórico ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Nunca li nenhuma obra do autor, mas estou muito curioso pelas crónicas saxónicas e ainda fiquei mais após ler a tua opinião. Sem duvido algo para ver brevemente.

    É bom ver a SdE a publicar coisas boas com mais frequência.

    Grande Abraço
    [ Pedro Alves ]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amigo,

      Tens que ler isto é sem duvida muito bom :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá amigo Fiacha,

    Tenho de continuar esta saga! Fiquei no primeiro, mas sei que é uma maravilha. Excelente opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Ai quem me dera ter tanta boa aventura ainda pela frente, tens que ler os restantes sim :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar