quinta-feira, 29 de março de 2018

"Um Estranho Numa Terra Estranha" de Robert A Heinlein





Sinopse

Há vinte e cinco anos, a primeira missão a Marte terminou em tragédia e todos os tripulantes morreram. Mas, na verdade, houve um sobrevivente.

Nascido na fatídica nave espacial e salvo pelos Marcianos que o criaram e lhe ofereceram uma nova vida, Valentine Michael Smith nunca viu um ser humano até ao dia em que é descoberto por uma segunda expedição a Marte.

Ao regressar à Terra, vê-se pela primeira vez entre o seu povo. Começa então um percurso de aprendizagem dos códigos sociais e preconceitos da natureza humana, totalmente alienígenas para a sua mente. Nesse processo de descoberta e integração, Valentine irá partilhar com a Humanidade os rituais sagrados que aprendeu em Marte e retribuir com as suas próprias crenças sobre o amor e o sentido da vida. Mas conseguirá alguma vez deixar de se sentir um estranho numa terra estranha?

Opinião:
 
Já tive oportunidade de ler vários livros dentro deste género literário e sem duvida que este livro tem tudo para ser um dos melhores que li e tornar-me ainda mais adepto deste género e só não o digo já com toda a certeza pois estamos apenas na presença da primeira metade da versão original. Acredito que o melhor ainda esteja para vir, mas do que li adorei, embora seja um livro complexo.

Sem duvida que Robert A Heinlein é um bom contador de histórias, criativo e que nos apresenta questões muito interessantes, mesmo podendo questionar-se as suas ideias, apresenta uma escrita fluida e cativante e as personagens são ricas, bem desenvolvidas e cativantes, em especial Michael Smith e Jubal.

Não quero estar aqui a desenvolver muito mais, falta ainda a segunda parte, ainda assim foi uma leitura que me deixou cativado e com vontade de ler o que falta, mas que recomendo desde já para quem goste de um bom livro de Ficção Científica, pois estamos na presença de uma excelente leitura.

Seguramente uma mais valia para o Catalogo da Coleção BANG!

14 comentários:

  1. Olá Corvo

    Tenho lido e ouvido maravilhas deste livro e a tua opinião vem reforçar esse sentimento de que estamos na presença de um clássico da Ficção Científica.

    Pena foi terem de o dividir em dois para tornar a sua publicação possível, não só pelo incremento monetário que isso implica, mas também por deixar o leitor "pendurado" a meio da história, mas já se sabe que, infelizmente, são males necessários.

    Quem não gosta nada deste autor (Robert A. Heinlein) é o "tio" João Barreiros por isso não lhe digas que gostaste ;)

    Um abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Marco,

      Ai isso sem duvida, um clássico e acredito que ninguem fique indiferente, uma coisa que gosto muito é que é um livro escrito à tanto tempo e tem temas tão atuais, tipicas do ser humano e das nossas sociedades, mas compreendo que possa haver quem discorde do autor, mas ficar indiferente acho que é dificil.

      Sim já falamos muito sobre as divisões dos livros, são politicas / estratégias, seja como for foi graças a este tipo de estratégia que tenho tido a possibilidade de obras fantásticas e são muitas, olha Dan Simmons por exemplo :)

      O Tio Barreiros é muito entendido e um grande escritor de FC, lá tem a sua opinião e ajuda-nos imenso ao recomendar obras / escritores por norma quando ele não gosta eu gosto ihihih

      Um abraço e espero que tenhas esta obra por ler ;)

      Eliminar
  2. Ao contrário do nosso erudito "tio" João Barreiros eu adoro Heinlein, já li o livro completo há muitos anos atrás e ainda hoje foi um dos meus livros favoritos e isso também advêm de o ter lido numa época diferente da nossa, na altura em que foi publicado foi considerado um manifesto do movimento hippie, foi uma leitura muita avançada em termos de liberdade sexual e não só para a época.
    Acredito que perca muito do seu valor a ser publicado agora.
    Ainda bem que gostaste Fiacha, se não o tivesse lido ainda depois da tua opinião leria de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que lido nos dias de hoje é completamente diferente, mas não deixa de ser grande leitura e que vale bem a pena ler :)

      Bjs

      Eliminar
  3. Viva.
    Mais uma excelente opinião. Deixaste-me curioso embora não tenha muita vontade para ler este livro. Quem sabe mais para o verão.

    Nuno Ferreira
    http://noticiasdezallar.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Penso que ias gostar, é uma grande leitura mas claro até ao momento um pouco incompleta, é FC da boa ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá Fiacha
    Livros de Ficção Científica não costumam ser os meus preferidos, mas desde que li O Marciano, que adorei, fiquei com mais vontade de ler mais deste género.
    Este parece interessante, ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Olha que vale muito a pena ler, a FC proporciona grandes leituras e este livro vale bem a pena, se poderes lê :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha

    Admito que de ficção científica ainda só li uns contos, mas este livro deixou-me curioso quando foi anunciado.

    Tenho de ler o Duna que anda na estante, se gostar do género, pode ser que aposte neste livro. Mas é tão difícil sair da zona de conforto.

    Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Se a tua estreia com FC vai ser com Duna, fico descansado, otima leitura :D

      Não vai custar nada leres FC pelo contrário ;)

      Abraço

      Eliminar
  6. Olá amigo!
    Apesar de não ser o meu género favorito achei interessante a sinopse. Gostei do teu comentário. Como sempre referes o que é importante. Fiquei curiosa. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Vale a pena ler sem duvida que venha o seguinte para perceber como tudo acaba :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Oi Fiacha!
    A premissa desse livro é muito interessante e é um dos que pretendo ler em breve. Aqui no Brasil ele é feito por uma editora que capricha nos seus livros, o que aumenta ainda mais a vontade de ter na estante. Tomara que, assim como vc, eu goste tb!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Michelly,

      Um livro que vale muito a pena ler sem duvida, tomará venha o segundo rapido :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar