quinta-feira, 8 de março de 2018

"O Sangue dos Elfos" de Andrezej Sapkowski


Venha conhecer os livros que inspiraram o popular jogo The Witcher

Durante mais de um século, humanos, anões e elfos conviveram em harmonia. Mas os tempos mudaram: a frágil paz que reinava foi quebrada e agora as raças lutam de novo entre si, conduzindo a mortes e chacinas.

Geralt de Rivia, temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia, tem estado a aguardar o nascimento de uma criança profetizada, cujos poderes poderão mudar o mundo, para o bem ou para o mal.

Com a ameaça de uma guerra sem fim a pairar sobre todas as nações, é posta em marcha uma perseguição à criança e aos seus poderes extraordinários. Caberá a Geralt, apenas com a ajuda de velhos amigos, protegê-la, pois o peso do fracasso será demasiado para todos.

"Tal com China Miéville e Neil Gaiman, Sapkowski pega em velhos clichés e dá-lhes nova vida, oferecendo-nos uma perspectiva refrescante no género da fantasia."
-Foudation

Opinião:

Se já tinha gostado dois anteriores livros, considero que este é o melhor livro da serie sendo que  o escritor acaba por ser uma lufada de ar fresco e sem a menor duvida uma mais valia para o catálogo da Coleção BANG!.

Não que traga algo de muito novo em termos de fantasia, mas sabe escrever com esses elementos, pois muitas vezes a introdução de elementos de fantasia pode não ser fácil de se fazer. É para mim uma das suas mais valias, uma escrita onde Sapkowski mostra toda a sua criatividade e feito de forma fluída e cativante deixando o leitor sempre na expetativa do que virá a seguir.

Gostei do livro deixar ser escrito em contos e passar a ser mais seguido, digamos. sendo bem desenvolvida a ligação do enredo aos livros anteriores. Gostei do escritor mostrar que tem qualidade para aprofundar personagens e dos jogos políticos que aqui introduziu, tornando o enredo mais complexo e menos juvenil.

As personagens cativaram-me, desde Geralt o protagonista da serie, tal como a criança surpresa, Ciri, que foi muito bem desenvolvida e muito promete e até da feiticeira Yennefer, que nos mostrou um lado diferente do que estávamos habituados.

Livros mais do que recomendados em especial para quem gosta de Fantasia e desejo muito ver mais livros do escritor inseridos na Coleção Bang! que venham rápido.

6 comentários:

  1. Olá amigo!
    Excelente opinião como sempre. Eu não acabei o primeiro livro. Não tive empatia nenhuma com a história. A escrita não era má mas, achei que era muito juvenil. Sem grande coisa a acrescentar. Ainda bem que as pessoas não são todas iguais e gostam de coisas diferentes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Sem duvida mas aqui no caso não sei se chegarias ao final destes 3 livros e dizer, valeu a pena ser persistente, mas pronto bem sei que livros não te faltam ihih

      bjs e obrigado pelo constante apoio ;)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Gostei de ler a tua opinião.
    Joguei a uns tempos The Witcher 3 e após terminado fiquei curioso para ler os livros (mesmo sabendo que não eram nada de outro mundo).
    Mas adorei o universo, as personagens no jogo são fantásticas e fico contente por nos livros continuarem a ser cativantes.

    Abraço
    Pedro Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      Sem duvida que vais gostar de ler os livros se poderes aposta que não te vais arrepender :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá amigo Fiacha!

    Mais um livro que quero ler! Excelente opinião, como sempre =)
    Gostei bastante dos dois primeiros, são uma leitura agradável e divertida.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Este livro para mim ainda está melhor pois acaba por ligar algumas pontas soltas dos livros anteriores e é uma leitura algo diferente, ficamos mais ligados às personagens ;)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar