sábado, 6 de janeiro de 2018

Os Portões da Casa dos Mortos - Steven Erikson

 



Sinopse

No Império Malazano, as lendas estão prestes a nascer...


O Império Malazano é abalado por uma purga da nobreza onde muitos aristocratas são traídos e desterrados para as minas. Enquanto isso, no Sagrado Deserto Raraku, a Vidente Sha’ik e os seus seguidores aguardam o líder prometido de uma rebelião há muito profetizada.


Perante esta insurreição brutal, as forças malazanas terão de recorrer a um plano de evacuação desesperado e audaz para salvar os refugiados imperiais. De uma dimensão e selvajaria nunca antes vistas, este pico de fanatismo e sede de vingança irá mergulhar o Império Malazano num conflito sanguinário onde as hipóteses de sobrevivência não estão ao alcance de todos.



Opinião:


Este é a primeira parte do segundo volume (versão original) da saga O Império Malazano e sem duvida do melhor que tenho conhecido a nível de fantasia, mais um volume onde a qualidade está toda lá, quer a nível de escrita, de enredo e claro personagens.

Não quero estar a desenvolver muito, pois nota-se claramente que o livro ainda está por encerrar, mas para se perceber a complexidade deste enredo, basta ver que poucas são as personagens que entraram no primeiro volume (versão original) e muitos foram os locais novos apresentados. Um enredo muito complexo, rico e que acabamos por nos ir habituando com o decorrer dos livros.

As personagens têm todas um enorme potencial e acabamos por ficar sempre na curiosidade de sabermos mais, são complexas, com carisma, talvez faltando um pouco mais de aprofundamento para que nos cativem ainda mais, mas sendo tantas torna-se difícil, mas recordo-me que no primeiro volume foram várias as que fiquei admirador e com vontade de saber mais, ainda assim gostei imenso de Felisin Paran por tudo o que passou até ao momento, o que não quer dizer que não hajam outras cativantes.

Quanto à escrita cativa e acima de tudo ficamos admiradores de Steven Erikson por criar um universo tão rico e complexo e que acredito ainda irá ser muito desenvolvido.

Do melhor que a fantasia tem e uma mais valia para o catálogo da Coleção BANG!, mais que recomendado.

16 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste. :)Pena ser dividido, acho que não deu para criar grande empatia com os personagens.
    Excelente comentário.
    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Quem não gosta deste escritor que goste de um bom livro de fantasia ? Não é fácil entender o universo e confesso que há coisas que ainda nem percebo bem, mas quanto mais lendo mais vamos ficando admiradores do escritor.

      Um pouco isso, mas que tem quase todas grande potencial e muito por dar sem duvida e mesmo antigas ainda podem regressar vamos ver, sem duvida que a divisão não se conclui um ciclo mas tem tudo para termos uma segunda parte ainda melhor :D

      Abraço, bom ano repleto de boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Tão depressa não ia apostar nesta saga (em parte por ter sido dividida) mas decidi voltar atrás e vou apostar enquanto esta a começar. Espero não me vir arrepender e que no fim a editora não esqueça os restantes livros do universo que Steven Erikson criou, já nem peço os do Ian Cameron Esslemont. Porque com Sanderson decidiram ficar só pela primeira trilogia de Mistborn.

    Mais uma vez excelente opinião, nada de spoilers mas deixas o pessoal curioso.

    Grande Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      A saga da Robin Hobb tambem está a ser dividida e tem-te encantado ehehe, mas fazes muito bem em apostar pois tem muita qualidade, para mim superior de caras ao Sanderson que gostei bastante.

      Abraço e bom ano ;)

      Eliminar
    2. Mas Robin Hobb acaba por ser mais "saudável", visto que só dividem 2 livros a cada trilogia. Ler 10 livros num mês foi um desafio que a muito não o fazia, depois lá decidi apostar na nova saga, porque me soube muito bem. :P
      Com Erikson vão ser 19 livros (nem é bom pensar em tal coisa) -_-'

      Já tinha lido alguns comentários a dizer que o mundo que Steven Erikson era muito complexo, o que me deixou ainda mais curioso.
      Mas só mencionei Sanderson porque a SdE esqueceu o restante universo que ele criou, já ouvi boas opiniões sobre The Stormlight Archive mas duvido que algum dia seja publicado em PT, no Brasil estão apostar forte nele.

      Bom Ano :)

      Eliminar
    3. Se dividirem em dois volumes os originais de Erikson par mim já era muito bom, mas acima de tudo que se continue a publicar com regularidade pois é uma grande mais valia para a coleção Bang a serio.

      Se o deixar de publicar por parte da SDE se ficasse apenas por Sanderson (que viu a triologia toda publicada) estariamos nós muito bem conversados, mas eu, tal como tu, acredito, conhecemos a Coleção desde o inicio ;)

      O Brasil está a ter grandes lançamentos, mas lha que mesmo andando um pouco distante das leituras a SDE arranca o ano com boas publicações ao que me pareceu ;)

      Eliminar
  3. Mais um excelente comentário que para variar nos deixa ansiosos pela sua leitura.
    Adorei o 1º.
    Bom ano e continua o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Milu,

      Se gostaste do 1ª volume então a qualidade tem sem duvida continuação e a complexidade deste universo é tanta que nem sei muito bem onde isto irá parar, mistérios não faltam :D

      Bjs e bom ano para ti tambem :)

      Eliminar
  4. Olá amigo.
    Como sempre, excelente comentário. Eu li o primeiro volume e não consegui ligar-me inteiramente ao mesmo. Não parei de ler porque detesto fazê-lo. Continuei a dar oportunidade na esperança de que algo me cativa-se. Não aconteceu. Não tenciono ler mais nenhum. Ainda por cima divididos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Olha é assim mesmo se não gostaste não vale a pena insistir, acho que vais perder uma das melhores series de Fantasia, mas compreendo não vale a pena forçar :D

      Bjs e bom ano :D

      Eliminar
  5. Estive para comprar o primeiro volume da saga, "Jardins da Lua", no mês passado numa das feiras a que vou (a Milú Reis sabe qual). O problema é que estava tão estragada que nem me atrevia pegar nele, mas será apenas uma questão de tempo até o comprar porque não és o único a falar bem do(s) livro(s).

    Quanto à (eterna) questão da divisão já se sabe que ninguém gosta, mas infelizmente tem de ser pelas razão que todos já sobejamente conhecemos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Marco,

      Se digo que é dos melhores escritores / sagas publicadas na coleção já diz muito até porque como sabes conhecemos a coleção de iniciou (bem sei que tens mais livros que eu :P )

      Claro já se debateu isso nem vou por ai, apenas que ao acabares o livro nota-se claramente que não fica nenhum ciclo encerrado, estranhamos no fundo ;)

      Um abraço e bom ano :D

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Depois de uma ausência, cá estou de novo :)
    Ainda não li nada deste autor, mas depois deste teu comentário (bastante bom como sempre) fico curiosa e vou registar na minha lista.
    Quanto à divisão dos livros, enfim, acho que já foi tudo dito e partilho da mesma opinião.

    beijinhos e boa leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amiga Caminhante,

      Vale a pena ler, embora sejam imensos volumes que ainda temos pela frente, mas acho que vais adorar, bem complexo ;)

      A divisão é porque chegas ao final do livro e estranhas terminar daquela forma, os motivos porque os dividem já nem comento, tenho que aceitar pronto :D

      Bjs e bom ano repleto de boas boas leituras :)

      Eliminar
  7. Ola amigo Fiacha!

    Fico feliz por ver uma nova opinião aqui no blog =) Muito bem!
    E que bela opinião, sim senhor! Um livro que, pelo primeiro, tem muito que mostrar e responder. O primeiro foi fantástico!

    Bjs, boas leituras e bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha!
    Bom ano!! Espero que estejas mesmo de regresso ao blogue. Bom...muito provavelmente não irei ler o livro, mas adoro ler as tuas opiniões.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar