
Sinopse
Antologia de contos editada por George R. R. Martin com personagens femininas ao estilo do melhor da Guerra dos Tronos
Atenção: o perigo está à espreita perto destas mulheres!
Se procura um livro em que mulheres infelizes ficam a choramingar de pavor enquanto o herói masculino combate o monstro ou choca espadas com o vilão, este livro não é para si. Aqui encontrará mulheres guerreiras que brandem espadas, intrépidas pilotos de caças, formidáveis super-heroínas, femmes fatales astutas e sedutoras, feiticeiras, más raparigas duronas, bandidas e rebeldes, sobreviventes endurecidas em futuros pós-apocalípticos, rainhas altivas que governam nações e cujas invejas e ambições enviam milhares para mortes macabras, mulheres que não hesitam em assumir a liderança para defenderem aquilo em que acreditam.
Com organização de George R. R. Martin, que assina igualmente um conto passado no mundo de Westeros, e de Gardner Dozois, esta é uma
Opinião:
Esperava mais desta antologia sinceramente, mas ainda assim tem contos bem interessantes. Agora, se estão à espera de ver mulheres muito fortes, inteligentes, sedutoras, sem dúvida que é um engano e nem percebo bem o título, sim elas participam nos contos mas daí a serem as personagens principais nem sempre é o caso, mas nem vou tanto por aí, mas mais pela qualidade dos contos.
Ainda assim gostei da variedade dos géneros literários apresentados, sendo que a meu ver há dois a três contos que estão bem acima dos restantes. O escrito por Brandon Sanderson é um deles, o outro escrito por Caroline Spector, ambos com muita qualidade, mas para mim o que salva o livro é mesmo o último conto, escrito por George R. R. Martin e aí sim estamos perante um conto de alto nível.
Vale a pena o livro pelo conto apresentado por George R. R. Martin, por um lado mostra-nos um momento bem marcante de Westeros, nomeadamente como os Targaryen levaram à destruição dos seus dragões (ou praticamente todos), um momento muito importante da história deste universo que tinha que ser contada e explicada. Por outro lado, prova que George Martin sabe "escrever" introduzindo elementos de "fantasia", pois se até ao momento apenas temos visto uma espécie de "despertar da magia", neste conto vemos como o escritor trabalha com os dragões e fá-lo de forma brilhante, a forma como cada dragão escolhe o seu cavaleiro, o vínculo existente, as características de cada um e por aí fora, fiquei com a certeza que a Canção do Fogo e do Gelo no que depender de elementos de fantasia vai ser muito bem concluída. Uma coisa posso adiantar, foi um dos períodos mais violentos e cruéis por que Westeros passou e tudo por tão pouco... aqui sim as mulheres tiveram um papel determinante nos acontecimentos e mais não digo.
Como referi, foi uma antologia que não me encheu as medidas, que tem um ou outro conto com qualidade e que tem um que vale o livro, o escrito por George R. R. Martin.