sexta-feira, 9 de junho de 2017

Os Despojados de Ursula K. Le Guin



Sinopse

A jornada de um homem em busca da reconciliação de dois mundos



Em Anarres, um planeta conhecido pelas extensas áreas desérticas e habitado por uma comunidade proletária, vive Shevek, um físico brilhante que acaba de fazer uma descoberta científica que vai revolucionar a civilização interplanetária. No entanto, Shevek cedo se apercebe do ódio e desconfiança que isolam o seu povo do resto do universo, em especial, do planeta gémeo, Urras.

Em Urras, um planeta de recursos abundantes, impera um sistema capitalista que atrai Shevek, decidido a encontrar mais liberdade e tolerância. Mas a sua inocência começa a desaparecer perante a realidade amarga de estar a ser usado como peão num jogo político letal.

Que esperança e idealismo restam a Shevek, aprisionado entre dois mundos incapazes de ultrapassar as diferenças? E ao desafiar ambos os regimes políticos, conseguirá ele abrir caminho para os ventos da mudança?


Opinião:


Mais um grande livro de FC que tive o prazer de ler e sinceramente foi uma enorme surpresa constatar a qualidade desta escritora que já me tinha surpreendido com a saga Terramar, mas aqui temos um livro mais real e com menos elementos de fantasia, género que permite ao escritor ter mais liberdade criativa. Aqui encontramos um livro que nos apresenta dois idealismos diferentes, dois mundos opostos e acima de tudo um personagem que nos agrada e cativa, gostei que não tivesse mudado os seus princípios e mais não posso revelar, mas conseguirá ele trazer a mudança ?.

Um livro que tem um universo rico e variado, que nos faz reflectir,  bem explorado e que apresenta um final que nos deixa na duvida se não terá continuação, mas seja como for foi devidamente encerrado e  que me deixou bastante agradado. Tudo isto acrescido de uma escrita cativante, que nos envolve, nunca sendo descritiva e com personagens muito interessantes em especial Shevek, o protagonista da história.

Referir que gostei bastante da nota introdutória apresentada pela Editora do livro, a Safaa Dib que tenho a certeza que será uma mais-valia para a Editora, aliás acredito que muitos dos livros publicados já tenham o seu cunho pessoal, mas é com agrado que a vejo como Editora e logo com um livro deste calibre.

A confirmação que a SDE está a voltar a publicar livros com muita qualidade, seja ela em Fantasia, FC, Romance Histórico, um livro que recomendo até para quem queira experimentar o universo tão rico da Ficção Cientifica.

24 comentários:

  1. Ótima opinião, amigo corvo.
    Esse será certamente um dos livros que lerei no próximo mês, vontade não me falta.
    Grande abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Obrigado. Tenho a certeza que irás gostar e será sempre mais um a comentar o livro e com isso ajudar a divulgar, depois vou querer saber a tua opinião ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Boas Fiacha,
    Este tb quero, não sei é para quando xD
    Espero bem que a SdE continue como tem estado nos últimos meses :D grandes publicações e sem divisões!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Bem depois da carrada que compraste na feira do livro não deve ser tão depressa e fizeste muito bem comprar Jardins de Lua e Terratium ;)....mas este deves manter debaixo de olho, vais gostar ;)

      Sim está a melhorar e muito e se houver uma divisão ou outra mas que traga cá grandes obras é por necessidade, mas prnto está no bom caminho, é melhor nem falares :D

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá amigo.
    Antes de mais li os comentários acima e sobre a SDE sobre as publicações que tem feito e sem divisões. É muito bom saber que a editora escuta os leitores e fez mudanças. A divisão dos livros é péssima ideia. E o facto de estar a apostar em escritores novos e editar escritores que todos ansiavamos é sinal que está atenta. Nota positiva.

    Quanto ao teu comentário a este livro, gostei. Parece interessante. E eu que nem sou apreciadora de FC parece-me um livro interessante para ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Lince,

      Não sei se não o poderão voltar a fazer, mas vamos acreditar que sim que ouviram os seus leitores e tentam dividir o mínimo de livros possível, agora inegável o apostar em escritores com qualidade esta escritora, Zelazny, Robin Hobb são só alguns exemplos

      Vais gostar, está bem escrito, um bom livro é sempre um bom livro seja ele escrito em que genero for :)

      Bjs

      Eliminar
  4. Amigo Corvo

    Como já sabes este ainda não li, mas quer pela tua opinião, quer por outras (como a do Luís Filipe Silva) já sei que este é um grande livro e um clássico da FC.
    Este livro faz parte do Ciclo Hainish, composto por vários livros e contos, mas que se lêem de modo independente, embora em conjunto ganhem maior riqueza.
    Esperemos que o livro venda bem para que a vontade da Safaa Dib em continuar a publicar mais livros desta grande autora vá para a frente e para felicidade de leitores como nós.

    O teu comentário final vem confirmar o que andávamos a sentir: um mudança (boa) no rumo da Saída de Emergência e em especifico na colecção Bang! Espero que a Safaa e a sua equipa continuem com o bom trabalho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Sem duvida que é uma obra fantástica e que vale muito a pena ler, eu adorei e bem que me parecia que havia potencial para desenvolver mais neste universo, mas pelo que percebo não será continuação, obrigado pela informação.

      Sim já se sabe que não basta apostar em escritores com qualidade ou vende ou ficam condenados, mas vamos acreditar que vai correr bem, quanto à Safaa sabemos que desde o inicio que está neste projeto, muito do que tem sido publicado tem a ver com ela (acredito que assim seja) mas fico contente por ver o nome dela como a Editora dos livros, fico mesmo.

      Sim basta ver o que tem sido publicado ultimamente, Roger Zelazny, o tal Terratium do Barreiros e do LFS, Robin Hobb, a Saga Sáxonica do Cornwell e por ai fora e não tarda deve estar ai a chegar The Witcher mais tarde Erikson....nada mau ;)

      Um abraço e manda sempre

      Eliminar
  5. Olá amigo Fiacha!

    Ainda só li três livros desta autora e foram um marco importante na minha história literária: O Feiticeiro e a Sombra, Os Túmulos de Antuan, A Praia Mais Longínqua. Gosto imenso de todos, em especial do primeiro e do terceiro. Gued ficou gravado cá dentro!

    Excelente opinião, talvez vá querer ler =D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      É verdade o "Gavião" é sem duvida uma personagem marcante e é por ter gostado tanto desses livros que a escritora me surpreendeu com uma livro totalmente diferente mas com muita qualidade, vais gostar ;)

      Obrigado e tens que ler, obrigatório ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Fiquei interessada, não só neste livro mas também nos outros da autora.
    Beijinhos e boas leituas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Sara,

      E fazes muito bem, qualidade não lhe falta.

      Bjs e boa leitura

      Eliminar
  7. Olá Fiacha, eis um livro que já li há muitos, muitos anos, sinceramente já não me lembro dele, mas esta é uma das minhas escritoras favoritas também há muitos anos, daí que tenho a certeza de que também gostei dele, mas um dia tenho de o reler.
    Como tu fico muito feliz com as novas edições da SdE, era a minha editora de eleição, depois fiquei muito desiludida com ela agora estou a ficar muito agradada.
    Mais uma excelente opinião, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Tambem gosto muito da escritora e ainda fiquei mais admirador e sim tens que reler, vale bem a pena ;)

      É verdade a melhorar a olhos vistos :D

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,
    Que bom que gostaste (se bem que eu desconfia que ias gostar ;) ). Li-o na antiga edição Europa-América e gostei muito!
    Uma excelente aposta da SdE!
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida um grande livro, adorei :)


      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. viva,amigo fiacha

    Sem dúvida que é um grande livro, um daqueles livros incontornáveis de qualquer boa coleção de FC, de uma autora de eleição.

    A única coisa que me continua a perturbar, neste meio editorial, é que ciclicamente publicamos as mesma obras, dos mesmo autores de sempre, e nada, rigorosamente nada de novo dá "à costa" das nossas livrarias.

    Parece que o mundo da parou algures no tempo, e o mundo da literatura, e da FC em particular, estagnou naquele limbo de um "gosto" arcaico, que não se renova.

    Para que fique registado, há novos e grandes autores de FC que teimosamente os editores ignoram, acondicionando o "gosto" dos leitores ao seu próprio gosto, e não arriscando, em termos de mercado, absolutamente nada.

    Bons editores e competentes, precisam-se, urgente.

    Porque já os houve, no passado.


    Ah, grande Barreiros, volta que estás perdoado!

    Que extraordinários livros selecionavas tu para as coleções que dirigiste, que ainda hoje nenhum editor profissional conseguiu superar.

    Estavas, e tenho a certeza continuarás a estar "dez parsecs" à frente no tempo da FC hoje editada em Portugal, e sempre "fora do arco", com todos os outros em "paralaxe".

    Deixa-me citar-te: "tristes tristezas".
    As costumeiras.
    Ainda.Sempre.

    Abraço fiacha,

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ubik,

      Não sei se passa pelos editores apostarem se pelos leitores lerem mais FC fico com a sensação que não é por falta de aposta, mas se não vende...

      Grande abraço e manda sempre ;)

      Eliminar
  10. Olá, amigo Fiacha! Tenho que gratidão eterna por você por me recomendar essa maravilhosa autora. Estou lendo A mão esquerda da escuridão e está sendo uma experiência incrível.

    Meu próximo livro da Ursula é o desta opinião e gostei bastante do que você disse sobre a obra.

    Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi miga,

      Penso que esse livro se passa no mesmo universo, quem sabe venha a ser igualmente publicado por cá e muito satisfeito por estares a gostar como com o ires ler este livro de seguida (no brasil tem outro nome) nada como o degostar e depois divulgar ;)

      Abraços

      Eliminar
  11. Pois é, meu caro Fiacha.

    É a velha história do ovo e da galinha, qual surgiu primeiro?

    Neste caso: não vende porque não se aposta;não se aposta porque não vende.

    E não se sai deste ciclo vicioso e viciado, porque nenhum editor arrisca nada, neste género literário.

    E depois continua a publicar-se tanta coisa má dentro do género (hoje em dia, nem isso)que acaba por não vender nada, e o género acaba por ser muito mal visto.

    Os leitores também se "criam" para a qualidade ( não é só para os números), e há poucos editores que têm essa visão.

    Se não "trouxeres" qualidade ao leitor terás sempre um leitor pouco exigente, com a fasquia cá abaixo.

    Continuo a achar que são desculpas de quem publica em Portugal, que não desenvolve nem pensa em estratégias adequadas.

    Dou-te um exemplo que talvez desconheças: há uns anos atrás uma editora de que ninguém se lembra ( eu também já não recordo o nome da dita cuja), pois assim apareceu assim se extinguiu, publicou um livro chamado "A Muralha", com uma capa manhosa e nada apelativa que deve ter vendido um único exemplar(pelo menos eu comprei-o).
    Este livro, era nem mais nem menos que um primeiro volume da "Guerra dos Tronos" do George R. R.Martin, que uns tempos mais tarde ( dois, três anos?), voltou a ser publicado por uma jovem editora, que apostou na obra, desenvolveu estratégias,e que acredito ter sido uma das obras de melhores vendas dessa jovem editora, a agora já mais profissional SdE.
    E que continua há anos nos escaparates com várias edições ( claro que é preciso ter alguma sorte à mistura, o livro passou a série de tv, etc).

    Não existe uma verdade universal,nem regras definidas, doutro modo nada impediria que o Jorge Jesus continuasse a ser campeão, mas agora no Sporting.
    Só que o Benfica desenvolveu outras estratégias, como atestam as noticias que têm vindo para a praça publica e de que "estrategicamente" os jornais desportivos evitam dar noticia..ehehe..( não resisti, meu caro, mas também não acredito que os meus amigos do Benfica se revejam num Pedro Guerra..)

    Repito: estratégias.Tudo é estratégia.

    Só não vale é comprar os leitores, como certamente concordarás!

    Grande abraço,

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que a SDE até tem publicado, ou tentado como O Terratium, o escritor Jeff Vandermeer, Roger Zelazny, agora este livro, não é muito mas já é alguma coisa e até me pode estar aqui a escapar um ou outro nome.

      Quanto ao futebol, já sabes que quando se está em incumprimento financeiro, convém desviar o foco das noticias e deus me livre rever-me numa pessoa como o Pedro Guerra :D

      Vamos ver, agora que a Safaa passou a ser Editora se se mentem este tipo de apostas que acredito tenha que ser feito de forma gradual.

      Abraço

      Eliminar
  12. Olá!
    Este livro já oiço falar nele há muito tempo!!Novamente ainda não foi desta que li.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Ei Fi, desculpe a demora, mas finalmente estou aqui! Bom... não sou muito fã de FC, mas gostei de sua opinião, clara e objetiva, parece ser um livro interessante, mas tenho os meus queridinhos para ler, e são muitos!!! lol

    Enfim, parabéns pelo blog e resenha, aguardo vc no meu blog q agora se chama "King for a Day", vá lá conhecê-lo! :) http://blogkingforaday.blogspot.com.br/

    bjs!

    ResponderEliminar