quarta-feira, 12 de abril de 2017

Poder e Vingança de Jon Skovron, 1º volume da trilogia Império das Tormentas



Sinopse 


UM PROCURA PODER. O OUTRO VINGANÇA.

Num império fraturado espalhado por mares selvagens, dois jovens de culturas diferentes encontram um objetivo em comum. Uma rapariga sem nome é a única sobrevivente quando a sua aldeia é massacrada por biomantes, servos místicos do imperador. Após receber o nome da sua aldeia devastada, Esperança Sombria é treinada pelo mestre Vinchen como uma guerreira e instrumento de vingança.


Nas ruas da cidade de Nova Laven, um rapaz torna-se órfão e é adotado por uma das criminosas mais afamadas do submundo. Recebe o nome de Ruivo e é treinado como ladrão e vigarista. Quando um acordo é feito entre criminosos e os biomantes para governar as ruelas de Nova Laven, os mundos de Esperança e Ruivo acabam por chocar e eles são forçados a uma aliança inevitável…

Opinião:

Não tenho dúvidas​ que este primeiro volume tinha tudo para que pudéssemos estar na presença de mais um inicio de livro de fantasia de qualidade, pois quer o enredo quer as personagens até foram bem desenvolvidas, a questão é que mesmo não sendo grande especialista, já li alguns livros deste género e quando olho por exemplo para Scott Lynch (há quanto a mim algumas semelhanças em pequenos pormenores, como o personagem Ruivo) a diferença de qualidade é gritante e tem muito a ver com a escrita, mas repito, até teve bastantes coisas que me agradaram.

Sendo normal num primeiro volume ser-nos apresentado o universo, as personagens, ainda assim tivemos muitos desenvolvimentos. O livro vai tornando-se mais intenso à medida que vamos avançando, sendo que o final acaba por ser bem conseguido, deixando um primeiro ciclo devidamente encerrado mas preparando desde já os livros seguintes. Fiquei com curiosidade de saber o que ai vem.

Não gostei foi da escrita, em primeiro lugar há um tipo de gíria muito própria de quem vive em Nova Laven que não acrescenta nada de novo e acaba por desconcentrar um pouco o leitor. Em vez de dar mais profundidade a certas personagens, o autor acaba por criar demasiados jogos "amorosos" entre os personagens principais, tornando-as um pouco infantis. Desta forma, alguns aspetos podiam ter sido melhor desenvolvidos pois acabaram por ser um pouco previsíveis, como por exemplo o cumprir de determinada "vingança" e por aqui fico até para não efetuar nenhum spoiler.


Um bom livro para quem goste de fantasia, embora não traga nada de original. Tem tudo para se tornar um nome forte, desde que melhore ali um ou outro aspeto, o que acredito que venha a acontecer.

25 comentários:

  1. Viva Fiacha,
    Quem sabe se no próximo volume não melhora :D. Se bem que a SdE podia ter apostado noutros escritores que por aí ai andam em que as opiniões são unânimes, enfim...
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ois companheiro,

    Tm potencial para isso, o escritor nota-se sabe os ingredientes necessários para escrever um bom livro de fantasia mas falta ali algo...

    Pois ai estou totalmente de acordo, Scott Lynch é um bom exemplo disso, mas tem a ver com vendas e quem sabe desta serie não vão fazer algum filme ou serie xd

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá
    hummmm... parece-me que este não me seduz ...
    Gostei da tua opinião, mas de facto vamos começando a ficar mais exigentes, quando há tão bons escritores de fantasia que vamos lendo e outros sobre os quais vamos ouvindo boas criticas e boas opiniões.
    Como a fantasia está em "mó de cima" surgem uns quantos escritores que acabam por escrever e vender, mas no fundo "é mais do mesmo" e pela tua opinião parece-me que estamos perante um caso destes, que algo mais certamente, mas no fundo não traz grande novidade.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Já me conheces bem, tem potencial isso é inegável e muitas vezes o primeiro volume não é de todo o melhor, mas que não trás nada de novo é verdade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Amiga Caminhante estou contigo. Realmente com tanta coisa bom que felizmente ainda se vai publicando porquê perder tempo com algo que à partida já sabemos que nos vai desiludir? Eu até nem me importo que seja "mais do mesmo" (as vezes sabe bem), mas ao menos que seja bem escrito, o que não parece ser o caso. Infelizmente e muito provavelmente vai vender mais que obras-primas como "As Mentiras de Locke Lamora" do Scott Lynch e se calhar até já está em conversações para ter direito a um filme ou serie de tv.

      Eliminar
  4. Então basicamente não gostas lá muito do livro, o que gostaste foi ele ter incorporada (e mal) elementos de livros que tu realmente adoras-te, como "As Mentiras de Locke Lamora" do Scott Lynch (e já agora é um livro que eu também adorei). Se juntares farinha, ovos e açúcar e mexeres, mas não levares ao forno não se pode dizer que tens um bolo e este livro é um pouco isso, tem lá os ingredientes, mas faltou levar ao proverbial forno (adoro analogias culinárias). Mas eu percebo-te, és como eu (a maioria das vezes), concentramos-nos mais nos pontos positivos. O problemas é que a coberto do selo de Fantasia "Jovem Adulta" (odeio este termo) serve-nos livros de fraca qualidade, mas como é para jovens que ainda não tem massa critica não há problema. Enfim... Espero realmente que o próximo seja mesmo melhor (lá estou eu a tentar ver o copo meio cheio), mas tenho (muitas) dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Marco,

      Bem já me conhecem de ginjeira bolas é um pouco isso faltou aqui qualquer coisa era ir ao lume bem visto :D

      Vamos ver o que se segue, agora quando vejo a SDE publicar Lynch, Herbert, Hobb, Simmons e tantos outros escritores com qualidade e depois deixar de os publicar (percebemos a causa obvio) e depois publicar estes livros, só pode ser porque ou vem ai algum filme / serie baseada nesta trilogia só pode ;)

      Abraço e nada como experimentares :D

      Eliminar
    2. Metendo-me na conversa :p este livro não é young-adult. E provavelmente o que me levou a gostar foi certamente alguns elementos que me lembraram o incrível Locke Lamora, e o passado do personagem principal é muito bom, assim como a cidade de Nova Laven bem explorada. Mas sem dúvida que há muitos livros melhores e que mereciam publicação no nosso país.
      Excelente opinião aqui do amigo Fiacha, disse tudo.

      Eliminar
    3. Nuno,

      Só percebem o que queremos dizer se lerem o livro ehehe

      Eliminar
  5. Subscrevo completamente a tua opinião. A história está excelente, mas os protagonistas tornaram-se previsíveis e a escrita tem alguns problemas. Ainda assim foi uma leitura que gostei. :)

    ResponderEliminar
  6. Olá amigo.
    A sinopse até é interessante. Fiquei alguma curiosidade de ler. Pena que não seja livro para encher medidas.
    Grande opinião. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies miga,

      Para encher as medidas não é de todo, mas ainda assim acredito que vás gostar, embora com a tua experiência acabes por sentir, provavelmente, o mesmo que senti :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Amigo depois de ler este livro, concordo em muito com o que referes. Não é uma grande leitura, não! Mas, é agradável. Eu gostei. E curiosamente gostei da gíria utiluzada, topas!??? Quanto ao enredo amoroso. Eu até gostei e não me pareceu de todo desadequado. Até porque se passa numa idade dos personagens que é o normal. Gostei da descrição de Nova Laven. Fiquei mais desapontada com a vingança em si. Foi fraca. Esperava algo mais sangrento. Vou querer ler o seguimento. Estou curiosa por saber como as mélias e os pintas vão resolver o problema que têm em mãos.

      Eliminar
    3. Oie,

      Fico contente que tenhas gostado, ainda bem :)

      Quem sabe tambem venha a ler :D

      bjs

      Eliminar
  7. Apesar de a tua opinião, boa como é hábito, nos dizer entrelinhas que não é nada, mesmo nada de especial, vou querer lê-lo :D
    Ao contrário da maior parte do pessoal que tem tanta coisa de fantasia para ler em inglês, tenho de me limitar ao que publicam em português e vai daí....
    Obrigada por mais uma óptima opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Tem potencial e sabe o que e necessário para uma boa história, quem sabe evolua nos seguintes ;)

      Já somos dois :D

      Bjs e obrigado pelo apoio ;)

      Eliminar
  8. Olá amigo Fiacha,

    Bem...aqui está um livro que tem tudo para ser fixe. Gostei muito da tua opinião e acho que, quando o ler, também vou sentir o mesmo. Tem tudo para ser fixe, mas talvez não seja assim tanto. Mas acho que são apenas os elementos que nos fazem lembrar do que aqueles que são mesmo da história que vão acabar por dar interesse ao livro.

    Vou querer ler =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      nada como experimentares por ti e tem potencial sem duvida :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,
    Confesso que ainda não tinha visto o livro e agora depois de ler a tua opinião, acho que nem vale a pena preocupar-me =P
    De momento, ando um pouco farta de tanta série e ando a tentar focar-me mais nos stand-alone ;)
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies tita,

      Boa opção, eu tenho uma certa pancada para sagas é estranho sem duvida :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Este livro nã conhecia. Pena não teres gostado. És um especialista neste género. Se esta é a tua opinião acredito que não deva ler :)
    Mas as próximas leituras serão melhores.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Isaura,

      Os ingredientes estão lá todos é saber jogar com eles, quem sabe evolua e melhore nos seguintes....longe de ser especialista ehehe, já li alguns dentro do genero :)

      Isso vai melhorar sim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Oi amigo corvo sumido, como vai? É um prazer estar aqui para dar minha opinião em seu blog. Bom...vou ser bem franca, já há algum tempo que me afastei do universo dos livros de fantasia, então, consequentemente, já não sei o q é bom, e o q não é, mas posso comentar algo sim, pela sinopse e sua opinião, não é? Acredito que essa trilogia, com o decorrer do tempo, vai ganhar seu espaço, tornando-se livros de alta qualidade, talvez, esteja cedo para formular uma opinião, mas eu daria uma chance a essa trilogia, parece ser bem interessante!

    Bjs e boas leituras!!! <3

    ResponderEliminar
  12. Ois Amanda,

    Boa observação ando meio sumido sim, mas volta e meia apareço :D

    Espero que sim potencial não falta vamos ver ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar