quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bando de Corvos - 2º Volume da serie "Os Outros" de Anne Bishop


Sinopse

Ninguém tem a capacidade de criar novos mundos como Anne Bishop, autora bestseller do The New York Times.


Nesta nova série somos transportados para um mundo habitado pelos Outros, seres sobrenaturais que dominam a Terra e cujas presas prediletas são os humanos.

Depois de conquistar a confiança dos Outros que habitam Lakeside, Meg Corbyn teve alguma dificuldade em perceber o que significa viver entre eles. Como humana, Meg deveria apenas ser tolerada como presa, mas os seus dons como cassandra sangue tornam-na algo mais.

A aparição de duas drogas aditivas foi a faísca que desencadeou a violência entre os humanos e os Outros, resultando em mortes para ambas as espécies nas cidades limítrofes. Quando Meg tem um sonho sobre sangue e penas negras na neve, Simon Wolfgard – o líder metamorfo de Lakeside – pergunta-se se a profetisa de sangue sonhou com o passado ou uma ameaça futura.

À medida que as profecias se revelam a Meg, cada vez mais intensas e dolorosas, as intrigas adensam-se em Lakeside. Agora, os Outros e o punhado de humanos que aí residem terão de reunir forças para parar o homem que se assume como o verdadeiro profeta de sangue – e extinguir o perigo que ameaça destruir todos os clãs.

Críticas

"Bando de Corvos não é só o melhor livro de fantasia urbana do ano, é provavelmente um dos melhores de sempre."
– All Things Urban Fantasy Opinião:

Opinião:


No primeiro volume, tivemos a oportunidade de conhecermos o Universo onde se passa esta serie, as personagens e tudo aquilo que o caracteriza, pelo que este volume acabou por não acrescentar muito de novo ao enredo, é verdade que alarga o universo para fora de Lakeside, conhecemos novas personagens e locais que poderão vir a ser importantes para o futuro da saga, mas continuo a achar que falta aqui algo para que isto melhore substancialmente.

Não deixo de dizer que a escritora sabe criar bons universos, personagens que nos cativam, mas também considero que Bishop falha nos "vilões" e no caso até retira de cena um que tinha um enorme potencial "Controlador". Por outro lado, não é capaz de "matar" as personagens que nos são mais queridas e isso por mais que nos custe poderia ser bom para a "história". Por último e dado o público alvo para que a saga foi escrita, parece-me falhar, por agora, na questão do romance, não que sinta falta, mas acredito que faria as delicias de muitos que estão a ler os livros desta serie.

Não quero por agora estar a adiantar muito mais, espero vir a ser surpreendido com personagens como "Tess" um verdadeiro mistério e que nos vai deixando cada vez mais intrigados à medida que a vamos conhecendo melhor, espero que a protagonista "Meg" seja muito mais desenvolvida e acima de tudo que venhamos a ter mais violência, com personagens mais marcantes a nível de vilões.

Ainda assim e depois de tudo o que disse acabei por ler o livro de forma rápida e fico desde já com muita curiosidade para saber que desenvolvimentos a trama vai seguir, espero ler em breve o terceiro volume.

22 comentários:

  1. Olá amigo
    Vais bem acelerado com esta saga. Pois eu concordo perfeitamente com o que disseste. Acho que ainda falta aquele momento que nos deixe tipo ahhhhh...não me parece que a Bishop tem coragem de matar personagens principais. Sinceramente acho que falta algo ainda na série. Mesmo que seja dirigida para leitores jovens acho que podia arriscar mais um pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Verdade não seria de todo interessante enviarmos os livros de Westeros do George Martin para ela perceber que personagens más ou mesmo vilões são uma mais valia para o enredo ? E Tess tem tudo para "partir a louça" mas pouco ou nada contribuiu para que algo de extraordinário aconteça :D

      Os livros não deixam de nos viciar e de se ler de forma rápida, a ver se no seguinte as coisas melhoram, espero ler em breve :D

      Bjs

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim será o que farei, vou misturar com um pouco de FC, se for possivel e para breve conto ler o livro escrito pelo Luís Silva e o tio Barreiros, mas primeiro "Autoridade" Jeff Vandermer e depoia até penso que te ultrapasso pois está para breve o 4 volume :D

      Mas sempre melhora um pouco o que digo ou não ? Nada de grandes spoilers rsrsr

      Eliminar
    2. Eu estava para mandar vir o 4° mas vem com oferta dos pilares do mundo e já tenho. Pagar portes por um livro que tenho é mau. Se estivesse aí podia oferecer. Mas aqui...
      Tenho 5€ que a SDE me ofereceu no meu aniversário para descontar assim olha, não sei.

      Falas do Luís Silva do cantinho? Estou curiosa. A escrita do tio Barreiros não é para todo o leitor.

      Eliminar
    3. É o Luís Fílipe Silva e não o nosso amigo que anda ocupado a estudar ehehe, mas depois vês eheheh

      Há bons livros da SDE, um romance por exemplo experimenta ou então guarda para outra altura, acredito que podes comprar o livro individualmente.

      Já leste esse universo dos Pilares da Terra ? Fiquei curioso com essa trilogia ;)

      Eliminar
    4. Ainda não li. Comecei a ler mas tu insististe tanto com as Memórias de Idhun que acabei por ler esses. Vou recomeçar novamente.

      Eliminar
    5. lol e vi que adorastes Idhun que saudades desse universo ;)

      Boa sorte então ;)

      Eliminar
  3. Boas fiacha,
    Não faz bem o meu género, mas gosto sempre de ler as tuas opiniões :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo,

      Sim sem duvida não é bem a tua praia muito menos este universo, quem sabe venhamos a ter mais livros do Brandon Sanderson este ano, seria fixe dele e não só :D

      Abraço e que seja o ano do Tetra :D

      Eliminar
  4. Tens razão Corvo, ela não mata os personagens mas sinceramente neste caso até que gosto, haja mundos em que tudo corre bem para os queridos, basta a realidade para nos entristecer, apesar de adorar também a saga da Guerra dos Tronos.
    Foi uma boa opinião, apesar de eu ter gostado bem mais do livro do que tu, sou fã incondicional da Bishop.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu bem vinda :D

      Sim percebo-te mas penso que entendes que só quero que o enredo tenha mais emoção, não deixa de haver ali coisas bem interessantes mas....falta ali qualquer coisa, mas ainda há mais livros pela frente quem sabe não venhamos a ser surpreendidos :D

      Também gosto muito tanto é que `mal chegue o livro seguinte deveriei começar de imediato ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Vejo que estás lançado com esta saga :) para já não será certamente uma leitura, no que me diz respeito, apesar de gostar bastante da Bishop, sobretudo das Jóias Negras.
    Quanto ao matar as personagens à la Martin, não consigo concordar contigo. Não é preciso matar toda a gente e sobretudo os principais para que um livro seja bom e interessante como bem sabes.
    Se te lembras das Jóias Negras os bons eram os maus e vice versa e achei fantástico como a autora conseguiu colocar-nos a gostar do supremo senhor dos infernos e da sua prole :D
    boas leituras, beijinhos e bom fim de semana

    Ah e parabéns pelos 4 anos de blogue.... passa bem rápido o tempo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Antes demais as minhas desculpas por só agora responder, como digo apresenta algumas falhas e gosto mais também do universo das Jóias Negras, mas acaba por ser algo viciante, vou embalado sim e já tenho aqui o seguinte :D

      Não peço para matar toda a gente, apenas uma por exemplo para nos causar um choque, é mais por ai miga :D

      Os bons ganharam sempre nas Joias Negras e nunca tiveste ali um vilão muito forte.

      Obrigado nem fiz mensagem a comemorar os 4 anos e em especial a agradecer quem tanto me ajuda e és das pessoas que me faz continuar a andar para a frente :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Corvo

    Se a tua opinião do primeiro volume já me tinha deixado de "pé atrás" não posso dizer que esta me tenha alterado as ideias. Mas a vida de leitor também é feita de altos e baixo e de variedade e assim podemos melhor apreciar os bons livros que nos aparecem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Dragão :D

      Hum mas olha que já aqui tenho o terceiro volume, é que isto vicia apesar de tudo :)

      Abraço e finalmente estou a ler Barreiros :D

      Eliminar
  7. Olá amigo Fiacha,

    cada vez estou mais entusiasmada para ler estes livros. Gostei muito da tua opinião! =D

    Estou a ver que é uma aposta ganha e a editora está a editá-los todos.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tens que começar pelo universo das Joias Negras ficarás a gostar da escritora seguramente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Viva companheiro. Nunca li esta autora nem faz muito o meu género. Mais uma boa opinião.
    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Quem sabe o universo das Joias Negras não te surpreende-se ;) e este porque não mas aqui sim não deve ser tanto o teu genero ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha.
    Como já disse anteriormente, gosto muito desta autora :D
    Estou ansiosa para ler esta nova saga!
    Boa opinião, como sempre.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sei que estás a ler o universo das Joias Negras para já estás muito bem entregue :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar