terça-feira, 20 de dezembro de 2016

"Jardins da Lua" de Steven Erikson




Sinopse:



O primeiro volume de uma obra-prima que revolucionou a fantasia Épica 


Quebrado pela guerra, o vasto império Malazano ferve de descontentamento. Os Queimadores de Pontes do Sargento Whiskeyjack e Tattersail, a feiticeira sobrevivente, nada mais desejam do que chorar os mortos do cerco de Pale. Mas Darujhistan, a última das Cidades Livres, ainda resiste perante a ambição sem limites da Imperatriz Laseen.
Todavia, parece que o Império não está sozinho neste grande jogo. Sinistras forças das trevas estão a ser reunidas à medida que os próprios deuses se preparam para entrar na contenda…
Concebido e escrito a uma escala panorâmica, Jardins da Lua é uma fantasia épica da mais elevada qualidade, uma aventura cativante da autoria de uma excecional nova voz.


Opinião:

Seguramente o melhor livro que li este ano, mais a mais escrito no género literário que mais gosto, a fantasia, e estamos apenas no inicio de uma obra que tem dez livros publicados, estamos a ver apenas uma pequena parte do que ainda está para vir e o que nos foi apresentado já é muito bom.

Só posso dar os meus mais sinceros parabéns pela coragem de publicar esta obra gigantesca. Já li muitas obras publicadas na SDE mas este escritor está seguramente no topo das minhas preferências com George Martin, Scott Lynch e Robin Hobb por exemplo.

Tem tudo o que gosto de ler, uma escrita de tirar o fôlego e que nos envolve de forma a que ficamos viciados, um enredo muito bem desenvolvido e que se percebe ainda tem muito por ser explorado e personagens, sejam elas principais ou secundárias, muito bem desenvolvidas.

Muitas vezes sou crítico aos elementos de fantasia apresentados nos livros, pois tiram um pouco de veracidade à história ou acabam por ser mal aplicados, não acrescentando mais valias ao enredo, mas aqui a fantasia é muito bem explorada e apresentada, de forma muito criativa. Foi sem duvida um dos trunfos, como por exemplo o sistema de magia existente e nunca pensei gostar de um livro onde deuses interferem no decorrer da ação, gostei.

Não vou estar a desenvolver muito mais até porque se trata do primeiro volume e haverá tempo para aprofundar mais mas sem duvida que é uma saga que recomendo a todos sem reservas, em especial aos amantes de fantasia, só desejo que faça muito sucesso e que os livros seguintes não demorem a ser publicados.

28 comentários:

  1. Boa opinião, amigo Fiacha.
    Para mim foi também a melhor leitura do ano, espero que continuem a publicar Erikson. Gostei muito.
    Abraço e Boas Festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Já tinhamos comentado que era a melhor leitura do ano e pelo que se sabe é considerado o pior livro de todos, pelo o que ai vem deve ser mesmo muito bom.

      Gostei muito do Brandon Sanderson, mas este escritor consegue ainda ser melhor a meu ver, que 2017 venham muitos mais livros de ambos :D

      Abraço, boas leituras e boas festas

      Eliminar
  2. Opá, tenho estado em pulgas para o ler e agora nem sei como me sinto, esta tua opinião derrubou-me de vez!!!
    Um dia destes deixo de ler as tuas opiniões, eheheheh, dás cabo de mim.
    Votos de um Feliz Natal com muitos livrinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Este livro não tenho a menor duvida que vais adorar ehehe.

      Nem sabes o que é importante a tua presença no blog, aparece sempre que és sempre bem vinda :D

      Obrigado e para ti também acima de tudo com saúde que e o que se quer ;)

      Bjs e boas festas

      Eliminar
  3. Estou mesmo ansioso para ler este livro, e que venham os próximos é o mais importante!

    Abraços Fiacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois migo,

      Este é um livro cá dos nossos ehehe, vais protestar se não continuarem a publicar :D

      Abraço e boas festas

      Eliminar
  4. vou colocar na lista. Tenho cá em casa uma pessoa que adora fantasia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa bem vinda,

      Olha seria uma prenda ideal sem duvida e quem sabe até podes vir a gostar também, um bom livro é sempre um bom livro seja em que género for :D

      Bjs e boas festas

      Eliminar
  5. Olá amigo!
    Fiquei muito surpreendida com a tua opinião. Eu já tinha reparado na fama que esta saga tem. Mas o teu comentário deixou-me ko. Até te digo tenho uns qts livros desta saga em Inglês. Talvez é altura de deixar de ser teimosa e começar a ler. Parabéns gostei do teu comentário.
    Beijinho (#^_^#)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Bem este escritor que é Canadiano não deixa margem para duvidas é mesmo muito bom e pelo que soube este é considerado o livro mais fraco da serie, imagina :)

      Fazes muito bem, tens que experimentar ler nessa lingua só te ajuda e sempre poupas uns trocos pois tens os livros da saga na versão original :)

      Bjs e boas festas

      Eliminar
  6. Oi, amigo Corvo! Que bom que gostou! Que faça mesmo muito sucesso por aí e aqui tb. Olha, posso dizer que o segundo e terceiro livros mantêm o nível. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga,

      É o meu maior desejo para 2017 que publiquem mais livros deste escritor, já se sabe que vão publicar Roger Zelazny (que maravilha) e já agora mais de brandon Sanderson era otimo.

      Ainda bem que a qualidade se mantem :D

      Bjs e boas festas

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Parece mesmo muito interessante e uma excelente leitura do género fantástico. Talvez o leia.
    Bjs e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Tita,

      Tens mesmo que ler, até vais ajudar a divulgar a serie ;)

      Bjs e boas festas :D

      Eliminar
  8. Olá Corvo

    Grande livro e do qual só tenho visto coisas boas. Já o tive não, mas... Vamos lá ver se não me escapa por muito tempo ;)

    E claro espero que os leitores comprem para que a SDE os edite todos :D

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vai gostar e gostava muito de ler a continuação até porque os seguintes são melhores, segundo que já os leu :)

      Abraço e boas festas

      Eliminar
  9. Amigo Fiacha.
    De regresso do Alêm extra literário..ehehe..

    E eis-me logo dividido: por um lado gostaria que todos os grandes livros que por "coincidência" também fossem grandes sagas, pudessem ser publicados neste país, e por isso seria gratificante e encorajador a adesão de um grande numero de leitores compradores, que dessa forma "facilitariam" a vida às editoras "obrigando-as" à edição "dessas" grandes obras.
    Por outro lado, confesso, que há obras que são tão más que quase desejo que os leitores as ignorem, facilitando "também" a vida aos editores ( e em grau menor a de alguns leitores), que de imediato as riscam dos seus planos, tal como fazem com as importantes obras que ninguém ousa, por preguiça, arriscar ler.

    E, com todo o respeito que tenho pelas opiniões elogiosas aqui expressas acerca desta obra, espero que para alem daqueles de nós que a compraram, mais ninguém o faça, para que o resto da saga ( ou chaga) fique no cantinho bem fundo das "Grandes Obras Insignificantes do Género Fantástico Em Particular Da Fantasia, Que Toda a Gente Elogia E Diz Ser Candidata a Melhor Do Ano Mas Não Se Sabe O Porquê Deste Intrigante Mistério".

    Porque é o que esta obra é: má e primária, e candidata a mais lixo do ano.( Imagino pois, "gramar" com mais nove volumes com ou sem divisões do género deste que tentei ler!...).

    Senão vejamos: a escrita é inócua e simplista, muito próxima de outras fantasias jovem-adulto que abundam por aí.
    As personagens são desinteressantes, pouco criveis e desenvolvidas com complexidade zero.
    A história é confusa, parece começar a "meio" de qualquer evento, não se percebe nada do que acontece,e nem se vislumbra o irá acontecer, nem desperta grande interesse saber, para o futuro.
    O Mundo criado é mais do mesmo na Fantasia acriançada e pueril com "passes" de mágica abstrusos e deuses de pacotilha,e até me parece que o Sanderson, por comparação, consegue ser melhor criador e escritor que este Eriksson.

    Pergunto-me: que estranho critério é o de um editor ou editora que ao invés de criar leitores "viciados" em Grandes obras de Fantasia ( ou outro género qualquer ) opta por querer "viciá-los" em obras "grandes" (em tamanho) mas que não passam de subprodutos?

    Desta forma vamos ter cada vez menos leitores, e os que resistirem (ou insistirem) vão ter uma bitola regida por padrões mínimos.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá seja muito bem aparecido :D

      Respeito e muito a tua opinião algumas coisas que aqui comentas até consigo concordar mas gostei mesmo muito deste universo, é verdade que não trás nada de novo mas gostei até das personagens que as achas fracas, pronto é assim cada qual com a sua ideia, isto no fundo o importante é que cada um sinta prazer em ler :)

      Abraço, boas festa e um excelente ano de preferência a veres mais um título para o SLB :D

      Eliminar
  10. Aproveito para sugerir, algumas obras editadas em Portugal, este ano, sem distinção de género(obs.: não quero ter o BE,nem aquelas Ligas todas que policiam tudo o que a gente escreve nos blogues, twitter, e facebook para nos condenar às penas do inferno nesta terra e nem deixam abrir a boca para um simples bocejo,ehehe, e também porque pouco se publicou de relevante no género fantástico em 2016, em Portugal),que merecem ser lidas, e por isso mesmo, a Vossa melhor atenção:


    Jeff Vandermeer: "Aniquilaçao", da Saída de Emergência,

    James Branch Cabell: " Jurgen,Uma Comédia da Justiça" da E-Primatur,

    Don Winslow: " O Cartel", Relógio D´Agua

    Hans Fallada: " Morrer Sozinho em Berlim", Relógio D´Agua

    Philip K. Dick: " Será Que os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", Relógio D´Agua

    Andrew Michel Hurley : " Santuário", Bertrand

    Stephen King : "Doutor Sono", Bertrand

    Erling Jepsen : " A Arte de Chorar em Coro", Cavalo de Ferro

    Mário-Henrique Leiria: " Casos do Direito Galático e outros textos esquecidos", E-Primatur

    Karin Boye : "Kallo Caína", Antígona

    David Mitchell: "As Horas Invisíveis", Presença

    Talvez encontrem num ou outro destes livros alguma das leituras mais entusiasmantes das publicadas em português.

    E não percam em Janeiro de 2017, o melhor livro de FC portuguesa (e não só): "Terrarium" de João Barreiros e Luís Filipe Silva, edição da Saída de Emergência.

    E a melhor música é atribuída a...ah pois, isso é já noutro blog....entusiasmei-me...ehehe

    Boas festas a todos, e muitos bons livros no sapatinho.

    Abraço grande Fiacha,

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas recomendações, registado, há ai editoras que sempre ouvi referir que lançam livros com qualidade como a Cavalo de Ferro e Relógio D´Agua :)

      Apenas estou a ler a primeira sugestão e gostei sem duvida está ai a caminho o 2º volume.

      Quero tambem ler o Terrarium" de João Barreiros e Luís Filipe Silva, tem que ser divulgado :)

      Abraço e manda sempre :D

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    Este ano não apostei muito em fantasia, mas já sinto saudades. Este pareceu-me muito bom e se a sde já tem à volta de 10 livros da série publicados, parece-me um bom investimento.

    beijinhos e boas festas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Tens aqui o inicio de uma grande saga espero que a SDE publique todos os volumes pois os seguintes ainda são melhores :)

      Bjs e boas festas :)

      Eliminar
  12. Olá amigo Fiacha,

    Tenho-o aqui para ler, e será uma das próximas leituras! Há anos que espero por ele e espero que seja mesmo tão bom como promete! Mas estou a ver que sim, pela tua opinião, que está excelente!

    Bjs e boas leituras

    Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :)

      Toca a ler vais adorar tenho a certeza :D

      Bjs e boas festas :)

      Eliminar
  13. Olá Fiacha
    Deixaste-me com vontade de o ler, parece valer mesmo a pena.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha.
    O livro parece ser muito interessante.
    Boa opinião e bom ano ano.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies miga,

      Um grande livro foi o livro que mais prazer me deu em 2016 :)

      Bjs e bom ano :D

      Eliminar