terça-feira, 6 de setembro de 2016

"O Cavaleiro da Morte", 2º volume da saga Saxónica de Bernard Cornwell



Sinopse:

Uma poderosa história de traição, romance e luta numa Inglaterra cheia de convulsões, sublevações e glória


Uthred, criado como viking e casado com uma saxã, é visto como um guerreiro formidável. Contudo, aos vinte anos, continua a ser um pagão arrogante e teimoso, e um aliado pouco confortável para o sensato e pio rei Alfredo. Mas os dois, juntamente com a família de Alfredo e uns poucos companheiros de Uthred, parecem ser tudo o que resta da liderança do Wessex depois de uma trégua desastrosa.

Derrotados em toda a linha pelos vikings, os saxões procuram agora sobreviver entre os seus seguidores e fazer crescer a sua força. Uthred continua a acalentar a ideia de se juntar aos vitoriosos vikings, mas ganha um crescente respeito pela liderança de Alfredo. A única esperança do rei é de conseguir o apoio do guerreiro, se quiser reunir de novo uma força saxã capaz de entrar em combate com o inimigo…


Opinião:

Hoje não tenho a menor dúvida, em afirmar que a Editora Saída de Emergência publica grandes Romances Históricos e que, na minha opinião, não são devidamente divulgados pela Editora, mesmo sendo um género em que esta aposta bastante. 

Podia falar de imensos casos, mas indico a série Asteca onde nos é contada a ascensão e queda desse grandioso Império, As aventuras de Flashman, um cobarde com mais sorte que alguém possa imaginar e Os Leões de Al Rassan, onde o cenário se situa durante o período da invasão Árabe à Península Ibérica, como alguns dos exemplos de grandes obras publicadas pela Editora, neste género literário.

E não há a menor duvida que Bernard Cornwell é um dos grandes nomes neste género literário, é um escritor muito consistente, apresentando um ritmo de escrita mais moderado quando tem de efetuar um enquadramento do enredo, explicar de forma gradual o que está em jogo e mesmo aprofundar o carácter das personagens. Por outro lado imprime um ritmo forte quando tem que de o fazer, em especial quando descreve, aquilo que não vejo ninguém fazer igual, a descrição de combates.

Adorei voltar a esta saga em especial porque nos é apresentada um naipe de personagens muito interessantes, uma que nos trás momentos de alguma magia, outras que se tornam grandes amigas de Utherd e há ainda imensos diálogos muito enriquecedores entre esta personagem e o Rei Alfredo.

Não quero estar aqui a desenvolver muito para não efetuar spoilers, mas este livro apresenta-nos personagens muito bem desenvolvidas, intrigas politicas, questões de honra, traições, tudo ingredientes bem desenvolvidos a que se junta uma escrita cativante, com momentos que nos deixam empolgados. Em resumo um enredo complexo e bem desenvolvido.

Que venha urgentemente o seguinte "Os Senhores do Norte", pois acredito que o melhor ainda está para chegar.

16 comentários:

  1. Olá amigo!
    Curiosamente eu estou a ler o primeiro volume. E estou a gostar bastante. Acho que o teu comentário expressa bem o sentimento ao ler a saga. Não me posso alongar muito porque ainda nem metade do livro li. Infelizmente a leitura não está a fluir por não gostar mas, por falta de tempo e para dar descanso aos olhos.

    Estou a gostar, está a ser muito agradável.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fico muito contente que estejas a gostar e seguramente quando acabares vais querer logo ler este 2º volume que está ainda melhor, quanto a mim.

      Vai haver aqui personagens que te vão agradar muito, em especial uma Saxã mas mais não digo ehehe

      A SEDE publica grandes Históricos ;)

      Bjs, boas leituras e as melhoras à tua vista :)

      Eliminar
  2. Pensava que essa saxã ainda a encontrava neste livro...hehe
    Eu já vi a primeira temporada da série. Por isso sei ao que te referes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai então ainda deves ir mais á frente que eu, nem sei em que livro termina essa primeira serie, espero que esteja ao nível dos livros :)

      Por mim continuava já a ler os seguintes, nem parava e até o podia fazer em formato digital, mas os meus olhinhos não querem que abuse :D

      No fundo foi uma personagem bem introduzida e que acabou por variar um pouco e quanto a mim ser uma mais valia ;)

      Eliminar
  3. Olá amigo,

    ainda só li o primeiro livro desta saga e gostava muito de continuar a lê-la, porque é fabulosa. Cornwell escreve muito bem e as suas histórias são sempre grandiosas.

    Gostei muito da tua opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Só posso dizer que melhora de livro para livro, sem duvida que estamos na presença de um dos grandes mestres do Romance Histórico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva, companheiro.
    Muito boa opinião, em breve lerei o primeiro e este logo de seguida, já os tenho a ambos. Só não concordo quando colocas Os Leões de Al-Rassan num pacote de romance histórico. Todos os personagens e histórias são fictícios e o mundo apresentado não é, preto no branco, a nossa Península Ibérica, embora seja obviamente inspirado nela.
    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno.

      Espero que gostes tanto como eu, tenho a certeza que conseguirás transmitir melhor que eu a qualidade dos livros :)

      Visto nessa prespetiva estás completamente certo, é mais fantasia que Romance Histórico, mas não deixa de ser um bom livro, baseado na Península Ibérica

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Corvo

    A SdE tem grandes trunfos, como os romances históricos de que os livros do Bernard Cornwell são um exemplo, mas parece, segundo um recente artigo no jornal I sobre o livro "Aniquilação" de Jeff Vandermeer, que a SdE é conhecida por ter "deter um catalogo infindável de péssima literatura erótica" e claro as "As Crónicas de Gelo e Fogo". Enfim tem a melhor colecção de Ficção Científica e Fantasia, excelentes romances históricos (com alguns autores portugueses), mas são conhecidos por algo que só publicam desde o lançamento da "50 Sombras de Grey". Algo vai mal no mundo quando isto assim está.

    Quanto ao livro em questão já sabes que embora possa ler os romances históricos não são bem a minha praia (tal como os contos não são a tua), mas ainda bem que gostas-te. Afinal alguma coisa temos de ter diferente ;)

    Resta-me concordar com a opinião (acima) do Nuno, não me parece que colocar certo colocar "Os Leões de Al-Rassan" junto dos romances históricos. Percebo porque o fazes, mas mesmo assim não acho que esteja correcto.

    Um abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Pois o catalogo da SDE mudou muito, mas ainda assim tem lançado vários escritores de Romance Histórico, olha o proprio Dan Simmons que tanto gostava tem muito de histórico, podendo não se-lo :P

      nada como experimentares, olha este escritor tem bons livros sem duvida e sim concordo que Leões de Al Rassan não seja Romance Histórico, engano meu ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. O Dan Simmons é uma autor de romances históricos, basta ler, por exemplo "Clube de Patifes", outro bom exemplo é "O Terror" embora neste caso exista uma linha ténue entre o romance histórico e a Fantasia, mas todo o trabalho de pesquisa da época, dos costumes está lá.

      No caso de "Os Leões de Al-Rassan" existiu também toda uma pesquisa sobre a época, mas para dar suporte a uma mundo ficcional de Fantasia. A diferença é muitas vezes (muito) pequena, mas existe. Acabei-me de lembrar das "Cronicas de Fogo e Gelo" do Martin que também se baseiam em acontecimentos históricos como a Guerra das Rosas. Suponho que são livros que tem sucesso porque parecem reais e parecem reais porque se baseiam em acontecimentos reais.

      Tenho de fazer um post sobre isto :D

      Eliminar
    3. Acho que seria uma mensagem bem interessante força nisso ;)

      Eliminar
  6. Esta sua opinião, querido amigo Fiacha, é a vida a me dizer: "Termine o primeiro livro logo." rsrs Pois é, ainda estou na metade do primeiro livro e não avanço muito (ler em ebook é sempre mais lento para mim), mas estou gostando.

    Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tenho a certeza que irás gostar e vais querer ler a continuação pois melhoram a qualidade da saga eu adorei ;)

      Abraços e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Quero muito ler algo do autor!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      E fazes muito bem, pois vale bem a pena, não te vais arrepender ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar