quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Ilha de Entrada de Peter May


Sinopse:

O detetive Sime Mackenzie não olhou para trás ao entrar a bordo do pequeno avião no aeródromo St. Hubert, em Montreal. Para Sime, a viagem de 1300 quilómetros que tinha pela frente era uma oportunidade de fugir aos braços amargos da solidão e da mágoa que abarcavam a sua vida na cidade. Integrado numa equipa de oito investigadores, Sime viaja com destino ao golfo St. Lawrence. Com apenas dois quilómetros de largura e três de comprimento, Entry Island tem uma população de pouco mais de 130 pessoas e o habitante mais rico acabou de ser assassinado na sua própria casa.A investigação parece não ser mais do que uma mera formalidade. Todas as provas apontam para um crime passional e a mulher da vítima é considerada a assassina vingativa. Mas, para Sime, a investigação fica virada do avesso quando se vê frente a frente com a principal suspeita e se convence de que a conhece - embora nunca se tenham encontrado antes. Assombrado por esta certeza, as suas noites são inundadas por sonhos de um passado distante, numa ilha da Escócia, a quase 5000 quilómetros de distância. Nestes sonhos, a viúva da vítima tem um papel principal no desfecho. A certeza de Sime torna-se uma obsessão e, apesar das provas incriminatórias, ele dá por si convencido da inocência da mulher.

O resultado é um profundo conflito entre o dever profissional que Sime tem de cumprir e o destino pessoal que o espera.


Opinião:

Mais um grande livro deste escritor, que caminha a passos largos para se tornar o meu favorito a nível de policiais, uma agradável surpresa pois pensei que se tratava da continuação dos livros anteriores do escritor (A Casa Negra e Um Homem sem Passado) e fui bem surpreendido.

Quanto ao livro, repito o que já tinha dito em relação ao último livro que li do Peter May, a história está muito consistente, não temos aqui grandes acontecimentos, tipo fantásticos ou fora do normal, aqui a história faz-me, em certa medida, lembrar mais uma aranha que vai tecendo a sua teia e nos vai deixando presos à medida que vamos avançando com a leitura do livro, muito interessante e bem conseguido a forma como o livro foi estruturado, planeado com personagens muito consistentes e bem desenvolvidas.

Um livro que apresenta dois tempos de ação e que ambos me agradaram muito, serviu para aprofundar mais as personagens, bem como a parte histórica estar muito real, bem desenvolvida e que nos cativa, sem duvida que foi uma mais valia para o enredo.

Não queria estar a desenvolver muito mais a trama, mas posso dizer que é um dos melhores policiais que li até hoje, e sem duvida que fará as delicias para quem gosta deste género literário, a não perder pois estamos na presença de mais um livro de muita qualidade.

Vale sempre a pena variar um pouco as nossas leituras e aqui está mais uma prova em como fiz bem apostar noutros géneros literários, só espero que a Editora continue a publicar mais livros do Peter May.

20 comentários:

  1. Olá amigo!
    Não sendo eu fã de policiais fiquei bastante curiosa com este. Gostei da sinopse e a tua opinião também é bastante positiva. Não me recordo dos outros livros que mencionadte. Mas, este fiquei interessada. Vou adicionar a lista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Se queres que te diga a verdade gostei mais da parte "histórica" do livro do que da parte policial, este escritor tem mesmo muita qualidade.

      Não tenho a menor duvida que vais adorar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Mais um para a minha lista, nunca li nada dele, mas agora estou bastante curiosa, mais uma excelente opinião, aliás péssima, dado que graças a ela fiquei com a minha wish mais comprida!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Milu,

      Obrigado pela visita e comentário só te posso dizer que tudo o que li deste escritor cativou-me muito, pode não ser aquele policial que nos deixa com nervoso constante, mas é muito bem desenvolvido, cativamos pela beleza em si, se poderes aposta que ficas bem servida ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Boas Fiacha, bem se dizes que é um dos melhores Policiais que leste até hoje tenho de o meter na lista :P

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis,

      E por estranho que parece nem é a parte policial que mais me cativa, mas aposta que ficas muito bem servido e depois percebes o que quero dizer ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva.
    Pelo que vejo temos aqui um óptimo policial, um género que ultimamente tem tido dificuldade em surpreender-me.
    Mais uma excelente opinião do Fiacha, como é habitual.
    Grande abraço (e já sei que tens para ler dois livrinhos promissores).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Vale bem a pena sim senhor se poderes lê e vem Maurice a caminho tambem ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Eu, que gosto tanto de policiais, nunca li nada desse autor (vergonha...). Mas vou dar uma espreitadela nos livros dele, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vais gostar não tenho a menor duvida, tem muita qualidade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,
    Este autor é muito conhecido neste género. Um género que gosto bastante.
    Acho que tenho mesmo que ler algo dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Cada vez me surpreende mais, espero que a editora continue a publicar livros seus...lê que vale bem a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha!

    Mais um livro com uma história interessante. Parece-me muito bom! Excelente opinião, sem dúvida =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Experimenta que vais adorar vai por mim miga ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Cada vez tenho gostado mais de policiais, e vejo que este é um autor a apostar!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vale sempre a pena ir variando e neste caso alem de um bom policial tens muito de histórico o que acaba por enriquecer o livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá,
    Eu tenho gostado cada vez mais deste género literário e espero conseguir ler alguns livros do género ainda este mês de Outubro e nos restantes até ao final do ano que são sempre aqueles que me puxam mais para estas leituras mais pesadas.
    Não conhecia o autor, mas parece ser uma excelente aposta para os fãs do género literário. Vou anotar a sugestão! :) A capa está muito boa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Fazes muito bem, sabe sempre bem ler um bom policial, gostei mesmo muito deste escritor, nunca me desiludiu ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Eu gosto muito deste género literário mas confesso a minha ignorância...não conhecia este escritor.
    Mas certamente será uma descoberta futura a realizar.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes muito bem, pois é muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar