sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Reunião de Heróis de Ricardo Formigo


Sinopse

Estes são tempos difíceis para os habitantes de Morlômbia!
Depois de meio século de guerra, o Rei Travis morre em batalha e é sucedido pelo seu primo Fallow, um tirano que apenas se preocupa com o poder, devastando tudo e todos em busca do que quer.
Annabelle, irmã de Travis, fica em perigo de vida e escapa da cidade de Madrasis rumo ao imponente Elmo do Martelo, uma fortaleza escondida nas montanhas, para proteger os Morlombos dos invasores Ingols.
Com a chegada iminente da guerra civil, cada um dos lados esforça-se por reunir aliados e conquistar a sua lealdade. Mas quem serão os heróis dispostos a lutar por cada um dos pretendentes ao trono de Morlômbia?

Opinião:

Este livro foi-me gentilmente enviado pelo escritor, que até escreveu uma das mais giras e simpáticas dedicatórias que tenho em livros, pelo que só posso estar agradecido, e não deixou de ser uma agradável surpresa. Nota-se que se inspira em George R. R. Martin, o que não deixa de ser interessante. 

Não sou um comentador especializado em livros, apenas um vulgar leitor, mas poderia apontar algumas falhas de construção de enredo ou aspetos que podiam ser melhorados, como por exemplo o vilão, que não me convenceu muito. Ainda assim é uma leitura agradável, repleta de ação e que se lê de forma rápida. 

Claro que é o primeiro livro de uma série e não deixa de ser um livro de introdução ao universo e às personagens, mas ainda assim o livro tem vários acontecimentos que tornam a leitura rápida e que se lê a bom ritmo. Também temos alguns mistérios, o que nos acaba por deixar curiosos com o que vem a seguir. 

Não houve uma personagem que me tivesse deixado satisfeito, mas acredito que possam ser melhor desenvolvidas no futuro e esse é um aspeto que me faz gostar dos livros. 

Não deixa de ser uma leitura agradável, em especial para quem goste de fantasia, nada como poder ajudar a divulgar escritores nacionais, espero que o autor continue a publicar mais livros neste universo, potencial não lhe falta.

20 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Mas que sortudo hehe...
    Acho fantástico divulgares autores portugueses. Se não fosse desta maneira nem teríamos conhecimento destas obras. Pelo menos eu. Quanto ao livro, gostei do que li. Embora a tua opinião não seja de entusiasmo pelo que me apercebo a obra tem potencial. E na minha modesta opinião há muita obra editada em que os personagens não são cativantes e o enredo nada de extraordinário e vira filme.
    Muitas felicidades ao Ricardo e melhore de futuro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga lince,

      É verdade sempre a receber estas agradáveis surpresas e no caso com uma dedicatória muito bonita :D

      Sempre que posso divulgo mas nem sempre é fácil mas é verdade há ai muito escritor a ser publicado e da Chiado...custa-me sempre ler pois acho mal o que a Editora faz ao escritores que publica, mas pronto não vamos por ai.

      A história lê-se bem mas tem as suas lacunas, seja como for não deixa de ter potencial, vamos ver como o autor desenvolve o enredo nos livros seguintes.

      Estou contigo desejo felicidades ao Ricardo para o seu futuro :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Obrigado Luísa Bernardino! Concordo plenamente consigo. Se estiver interessada em adquirir o livro pode fazê-lo na plataforma da editora ou em outros sites como a Wook e a Bertrand. Se preferir pode estar presente numa das sessões de apresentação que farei em Lisboa. Consulte a minha página de facebook para ficar a par destes eventos e consultar outras críticas.

      https://www.facebook.com/ricardoformigoescritor/?ref=aymt_homepage_panel

      Obrigado mais uma vez e boas leituras!

      Ricardo Formigo

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha!

    Muito bem, mais uma excelente opinião e a divulgar os nossos autores! Parabéns =D

    Parece-me muito bom, vou querer ler!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sempre que posso tento ajudar e neste caso o Ricardo foi muito simpático, tem potencial ;)

      Se poderes lê

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha
    Gostei da tua opinião. Parece uma série que promete :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Obrigado, se tiveres oportunidade lê tem potencial ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Amigo Corvo

    É sempre louvável promover os novos valores da FC&F nacionais nem que seja para mostrar e assim incentivar outros que apesar do que as "más línguas" andam a apregoar existe quem escreva e quem publique. Dito isto vou passar à parte "dolorosa".

    Não li o livro, e portanto sobre a escrita do mesmo não poderei dizer nada, mas existem algumas coisas que se podem dizer e outras que eu subentendi.

    O primeiro é com certeza o facto deste livro ter sido publicado (atenção a esta palavra) pela Chiado (nem me vou dar ao trabalho de escrever editora porque isso é coisa que eles não são). Só isso é razão suficiente para me deixar de pé atrás, embora também seja homenzinho admitir que só isso não quer dizer o livro seja mau.

    Em segundo temos a sinopse. É pá se há coisa que me chateia num livro de fantasia, escrito por um português, é que utilize nomes em inglês. Que se inventem nomes mais ou menos estranhos para as cidades e países tudo bem, agora nomes em inglês?! Travis e Annabelle? Por favor.

    Em terceiro as tuas palavras. Notas que ele se inspira no George R. R. Martin e achas isso interessante? Quem é que hoje em dia não tomo como inspiração o Martin? Com o sucesso que ele tem com a sua serie de fantasia “Uma canção de gelo e fogo” é normal. Interessante seria se o Ricardo Formiga se inspirasse no George R. R. Martin, mas aquele que escreveu muitos contos e romances premiados de Ficção Científica isso sim seria interessante, assim é mais um como tantos outros.
    Tu, que és “um vulgar leitor”, reparaste nas “falhas de construção de enredo ” um bom editor não as teria deixado passar com certeza, mas ah pois este livro foi publicado pela Chiado…


    Depois de tudo o que disse ( e não disse e pensei) de “mau” permite-me deixar alguns conselhos ao Ricardo Formiga e a todos os outros como ele: escrevam muito e quando acharem que escreveram um bom livro “esqueçam-se” dele na gaveta por um ano e quando voltarem a lê-lo tenho a certeza que a vossa “obra-prima” não parecerá tão boa. Escolham com cuidado a Editora com quem querem trabalhar, escolham, e isto é importante, uma Editora e não uma Publicadora, a diferença é que uma editora vai ler o vosso manuscrito e dar conselhos, não vão escrever o livro por vocês, mas esses conselhos serão importantes porque nascem de muitos anos de experiência e claro não vos vão cobrar por editar o livro. Uma Publicadora, como a Chiado, recebe o vosso manuscrito e apresenta-vos a conta (uma editora não). Por ultimo arranjem alguns leitores beta que não tenham medo de vos dizer que aquilo que escreveram é uma m***a. Muita malta nova tem como leitores beta os pais e amigos que não são capazes de dizer isso.

    Agora toca a escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Longa ausência mas quando vieste, vieste com a pica toda ehehe.

      Pouco tenho a dizer do que "palminhas" e se quiseres ler diz ;)

      Abraço e manda sempre, espero que o Ricardo veja este comentário como uma critica construtiva :)

      Eliminar
    2. Olá Amigo Corvo

      Realmente foi uma ausência (demasiado) prolongada, mas estou de volta e como tão bem dizes voltei com a pica toda! :D

      O Ricardo já me contactou e já tivemos oportunidade de falar e espero que continuemos com uma troca de ideias construtiva.

      Quanto à tua oferta agradeço, o Ricardo também fez o mesmo e espero que em breve possa falar do livro.

      Por fim resta-me pedir desculpas pela troca do nome do Ricardo, em vez de Formigo escrevi Formiga. Quando dizem que a língua Portuguesa é traiçoeira não estão a brincar.

      Um abraço

      Eliminar
  5. Olá,
    É sempre bom podermos divulgar alguns autores nacionais, principalmente se forem autores com algum potencial.
    Não conhecia o livro nem o autor, mas parece ser interessante. :) Pode ser que com a continuação da série, as lacunas comecem a ser melhoradas o que seria ótimo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Quem sabe não possas ajudar a divulgar, penso que tens parceria com a Chiado, experimenta ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Sabores e dissabores literários,

      Obrigado pela atenção.

      Tento sempre dar o meu melhor para contornar as lacunas e outros obstáculos que surgem na escrita.

      Se estiver interessada em ler o livro e partilhar a sua opinião, ficaria muito grato.

      Cumprimentos,

      Ricardo Formigo

      Eliminar
  6. Olá migo,
    Estou à espera de o receber aliás já deve ter chegada à morada que é a escola;)
    Vou ler e fico muito contente que divulgues os jovens escritores portugueses.
    Tenho as espectativas em alta para este livro;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Boa, eu vi que tinhas divulgado mas pensei que até já o tivesses lido, espero que gostes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Carla!

      Penso que o livro já chegou à morada.

      Obrigado pela confiança.

      Fico a aguardar ansiosamente a sua opinião.

      Cumprimentos e boas leituras!

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,

    Por acaso já tinha visto este livro no site da Chiado e deixou-me com alguma curiosidade. Tem potencial? Parece-me bem... Talvez o leia :)

    Não posso deixar de aplaudir o comentário do Marco!

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Boa sempre é mais um para ajudar a divulgar, vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá amigo,
    Confesso que nunca ouvi falar neste livro nem no autor.
    Mas é sempre bom divulgar autores nacionais :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar