terça-feira, 9 de agosto de 2016

O Herói das Eras - Livro II da saga "Nascida nas Brumas" de Brandon Sanderson



Sinopse

Quem é o Herói das Eras?



O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?
Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?
Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afetam até a sociedade pacífica dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga.


Opinião:

Este livro encerrou de forma fantástica uma saga que acabou por me conquistar, pois se havia aspetos que estava a gostar menos, as pontas foram devidamente atadas e bem explicadas. Gostei muito. Não fica no meu top de livros de fantasia, mas desejo que se publiquem mais livros deste escritor, que já tinha a minha admiração por ser o escolhido para concluir uma das minhas sagas favoritas, A Roda do Tempo de Robert Jordan.

E se gostei muito como o enredo se desenvolveu, as personagens foram outra mais valia para o livro. Se por um lado cresceram imenso, num universo que esteve em constante mudança, por outro souberam adaptar-se e desempenhar bem o seu papel, o que nos deixa em constante suspense tal a intensidade de acontecimentos e mistérios que se vão revelando, sempre no intuito de encerrar de forma credível e bem conseguida o final da saga.

Quanto à escrita, revelou-se fluída, exibindo um constante clima de tensão. Gostei do universo de magia criado por Sanderson, que acaba por ser algo original, embora tenha encontrado aspetos que não tenha gostado tanto. Como já referi, muitos pormenores são posteriormente bem explicados, o que acaba por ser determinante para que o universo tenha consistência.

Resumindo , é um autor que fiquei a admirar. Quem goste de um bom universo de magia deve ler esta saga, pois vale bem a pena e tem a minha recomendação.

Posto isto, espero que não seja mais um escritor a ficar esquecido, como Robin Hobb, Raimond Feist, Scott Lynch, Dan Simmons, Richard Morgan, Frank Herbert e tantos outros.


25 comentários:

  1. Olá migo,
    Estou muito curiosa para ler esta saga, gostei da tua opinião. Abrio o meu apetite literário;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Vale bem a pena em especial se gostas de boa fantasia e até tem originalidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Também fiquei reticente no início e a divisão do último volume em duas partes pela editora deixou-me muito chateada! Mas, de facto, o final é uma agradável surpresa - é raro encontrar uma série que me deixe tão "em paz" no final. Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Cindy,

      Pois a questão da divisão do livro, não tem piada nenhuma e estão bem caros, fica mais de 40€ no total algo que não ajuda nada a que a trilogia venda bem, mas pronto ma saga com qualidade e que terminou muito bem, quem diria que seria aquele o Herói das Eras ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,
    Este é daqueles autores que tenho que lhe dar uma oportunidade pois estou muito curiosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tita,

      Fazes muito bem, é fantasia da boa e merece ser divulgado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Fiquei com mais vontade de ler, também fico na torcida para que o Brandon não fique esquecido por aí. Aqui ainda tivemos sorte da editora Aleph também passa a publicar o autor. Ótima resenha. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cassi,

      Ainda não leste a trilogia toda ? o livro final é muito bom mesmo e somos surpreendidos com várias surpresas :)

      É verdade espero que não deixem para trás este escritor, mas não deve surgir um novo livro dele por cá tão depressa, enfim o habitual.

      Abraços

      Eliminar
  5. Olá amigo
    Não li nenhum dos livros. Mas vocês falam tanto no escritor que tenho alguma curiosidade. Esta sinopse é meio fraquinha. Vale a tua opinião. Talvez no futuro aposte nesta saga.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga lince,

      Fazes muito bem, tem qualidade e está ao nível de alguns dos escritores que a SDE já lançou, ias gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá amigo Fiacha,

    aquele final, aquele final!

    Gostei imenso dos livros. De todos os da trilogia, aquele que menos gostei foi o primeiro. O segundo foi excelente e o terceiro (os dois últimos por cá) é magnífico.

    De início não gostei imenso de Vin, mas depois lá fui gostando e no final revelou-se à altura do desafio, tal como Elend (mas dele gostei à primeira eheh).

    Espero mesmo que a editora resolva continuar a apostar no autor por cá...há tanta coisa dele para editar! E se eles pegassem na Roda do Tempo? Será sonhar demasiado? =D

    Gostei muito da tua opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sem duvida um final surpreendente e muito bem conseguido, repleto de surpresas e gostei como fomos caminhando para o fechar da saga mas de forma serena e sustentada.

      Tudo gira muito em torno do bando, mas Vin sempre teve um papel determinante e sim foi crescendo muito com o avançar dos livros, gostei tal como de outros, Susto por exemplo :D

      Pois vamos ver se publicam este escritor já era muito bom, agora pegarem na Roda do Tempo isso seria fantástico :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Ora viva, amigo corvo.
    Concordo em absoluto com a opinião. Não é tão bom como um George Martin ou um Scott Lynch, mas é uma boa trilogia, que melhora com as explicações do que nos parecia "metido a martelo". O mundo tem sérias lacunas e alguns personagens souberam-me a pouco, mas a história, no geral, é boa e aquele final foi um dos melhores finais de saga que já li. :p As revelações constantes ajudaram, com inúmeras surpresas.
    Abraço e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva mestre e Zallar,

      Sim prefiro Martin ou Lynch sem duvida mas subscrevo tudo o que dizes vale bem a pena e temos revelações bem interessantes, gostei sim senhor :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  8. Boas Fiacha, como sabes li e gostei bastante do 1º livro "O Império Final", quando soube que a editora ia dividir o 3º recusei-me a comprar os restantes livros, é uma trilogia que eu com certeza irei concluir um dia, em inglês (português se houver uma promoção maluca).
    Gostei da tua opinião e fico contente que tenhas gostado.
    Tenho pena que se calhar não hás de ter a oportunidade de ler o que considero ser até agora a melhor obra dele (ainda só saíram 2 livros de 10) o "Stormlight Archive", talvez em brasileiro quem sabe :P
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ai ainda não terminaste bem só te posso dizer que o melhor está para vir em especial o livro final da trilogia que está muito bom mesmo :D

      Sim tenho que ver se arranjo mais livros do escritor nem que seja dessa forma, leio no Kobo e pronto :D

      Abraço e manda sempre :)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    Mais uma saga de fantasia que não conhecia mas que me capta a atenção, tanto pela sinopse como pela tua opinião.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies,

      Vale bem a pena se tiveres oportunidade lê que vais gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Não conseguiria dizer melhor Fiacha, realmente uma saga fantástica, um final não muito habitual mas não poderia ser melhor, também eu adorei esta saga.
    Não conhecia este autor, mas fiquei a gostar muito e principalmente gostaria de ler o final da Roda Do Tempo, que também estava a adorar quando deixaram de publicar em português :( Mais uma para a colecção de dinheiro desperdiçado.
    Mais uma opinião muito boa se não tivesse já lido estaria neste momento a salivar por a ler!
    Fico à espera de mais criticas tuas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Milu,

      Obrigado e concordo com tudo o que dizes, pode ser que um dia ainda vejamos a saga da Roda do Tempo por cá publicada, mas é cruel ;)

      Bjs e boas leituraa

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Muito interessante!
    Tenho cá em casa O Império Final do autor e estou muito curiosa com ele.
    Só ouço maravilhas do autor, espero sinceramente que não caia no esquecimento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tenho a certeza que vais adorar e à medida que leias mais livros, ainda melhor fica ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá,
    Esta saga faz mesmo as delícias de muitos leitores, por isso só pode ser mesmo muito boa.
    Já tenho o primeiro na minha estante, a ver se consigo pegar nele ainda este ano. :) A tua opinião só aumentou ainda mais a minha vontade de pegar no livro e estrear-me com este autor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Ois miga,

    Vais gostar tenho a certeza, depois vou acompanhando os teus comentários ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Olá amigo,
    Já vi por aqui muitas referências a este autor. Embora não seja o meu género, tanto falatório dá vontade de ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar